ATIVIDADE MATEMÁTICA 24/04/2020
PROFESSORA: RENATA GLAYCE
Fazer uma leitura minuciosa e com muita atenção nas páginas 179 e 180 sobre eventos
dependentes e independentes (questões resolvidas).
Como atividade: Copiar e responder no caderno, as questões 1,2 e 3 da página: 181.
___________________________________________________________________________
ARTES 24/04/2020
PROFESSORA: JOSENILDA VICENTE
O significado das cores. Para acessar clique no link abaixo
Após a leitura deste artigo, faça um desenho da bandeira
brasileira pinte-a e indique o significado das cores ,
# NÃO PERCA O FOCO!
#FIQUEM EM CASA!
_______________________________________________________________
PROFESSOR: AFONSO TRAVASSOS
NOME:________________________________________________
9 ANO:
PROFESSOR: AFONSO TRAVASSOS
PRODUÇÃO
TEXTUAL
1º Leia o conto a seguir:
Velha Contrabandista
Diz que era uma velhinha que sabia andar de lambreta. Todo dia ela passava pela fronteira montada na lambreta, com um bruto saco atrás da lambreta. O pessoal da Alfândega - tudo malandro velho - começou a desconfiar da velhinha.
Um dia, quando ela vinha na lambreta com o saco atrás, o fiscal da Alfândega mandou ela parar. A velhinha parou e então o fiscal perguntou assim pra ela:
- Escuta aqui, vovozinha, a senhora passa por aqui todo dia, com esse saco aí atrás. Que diabo a senhora leva nesse saco?
A velhinha sorriu com os poucos dentes que lhe restavam e mais outros, que ela adquirira no odontólogo, e respondeu:
- É areia!
Aí quem sorriu foi o fiscal. Achou que não era areia nenhuma e mandou a velhinha saltar da lambreta para examinar o saco. A velhinha saltou, o fiscal esvaziou o saco e dentro só tinha areia. Muito encabulado, ordenou à velhinha que fosse em frente. Ela montou na lambreta e foi embora, com o saco de areia atrás.
Mas o fiscal desconfiado ainda. Talvez a velhinha passasse um dia com areia e no outro com muamba, dentro daquele maldito saco. No dia seguinte, quando ela passou na lambreta com o saco atrás, o fiscal mandou parar outra vez. Perguntou o que é que ela levava no saco e ela respondeu que era areia, uai! O fiscal examinou e era mesmo. Durante um mês seguido o fiscal interceptou a velhinha e, todas as vezes, o que ela levava no saco era areia.
Diz que foi aí que o fiscal se chateou:
- Olha, vovozinha, eu sou fiscal de alfândega com 40 anos de serviço. Manjo essa coisa de contrabando pra burro. Ninguém me tira da cabeça que a senhora é contrabandista.
- Mas no saco só tem areia! - insistiu a velhinha. E já ia tocar a lambreta, quando o fiscal propôs:
- Eu prometo à senhora que deixo a senhora passar. Não dou parte, não apreendo, não conto nada a ninguém, mas a senhora vai me dizer: qual é o contrabando que a senhora está passando por aqui todos os dias?
- O senhor promete que não "espáia"? - quis saber a velhinha.
- Juro - respondeu o fiscal.
- É lambreta.
Diz que era uma velhinha que sabia andar de lambreta. Todo dia ela passava pela fronteira montada na lambreta, com um bruto saco atrás da lambreta. O pessoal da Alfândega - tudo malandro velho - começou a desconfiar da velhinha.
Um dia, quando ela vinha na lambreta com o saco atrás, o fiscal da Alfândega mandou ela parar. A velhinha parou e então o fiscal perguntou assim pra ela:
- Escuta aqui, vovozinha, a senhora passa por aqui todo dia, com esse saco aí atrás. Que diabo a senhora leva nesse saco?
A velhinha sorriu com os poucos dentes que lhe restavam e mais outros, que ela adquirira no odontólogo, e respondeu:
- É areia!
Aí quem sorriu foi o fiscal. Achou que não era areia nenhuma e mandou a velhinha saltar da lambreta para examinar o saco. A velhinha saltou, o fiscal esvaziou o saco e dentro só tinha areia. Muito encabulado, ordenou à velhinha que fosse em frente. Ela montou na lambreta e foi embora, com o saco de areia atrás.
Mas o fiscal desconfiado ainda. Talvez a velhinha passasse um dia com areia e no outro com muamba, dentro daquele maldito saco. No dia seguinte, quando ela passou na lambreta com o saco atrás, o fiscal mandou parar outra vez. Perguntou o que é que ela levava no saco e ela respondeu que era areia, uai! O fiscal examinou e era mesmo. Durante um mês seguido o fiscal interceptou a velhinha e, todas as vezes, o que ela levava no saco era areia.
Diz que foi aí que o fiscal se chateou:
- Olha, vovozinha, eu sou fiscal de alfândega com 40 anos de serviço. Manjo essa coisa de contrabando pra burro. Ninguém me tira da cabeça que a senhora é contrabandista.
- Mas no saco só tem areia! - insistiu a velhinha. E já ia tocar a lambreta, quando o fiscal propôs:
- Eu prometo à senhora que deixo a senhora passar. Não dou parte, não apreendo, não conto nada a ninguém, mas a senhora vai me dizer: qual é o contrabando que a senhora está passando por aqui todos os dias?
- O senhor promete que não "espáia"? - quis saber a velhinha.
- Juro - respondeu o fiscal.
- É lambreta.
2) Escolha dentre as duas possibilidades
de produção textual.
a)
Modifique o final utilizando a
criatividade para que o objeto de contrabando seja outro.
OU
b)
Modifique partes do texto alterando
também o final para que objeto do contrabando seja outro.
Orientações:
Alerte
na introdução qual possibilidade de produção textual você escolheu.
Faça
as alterações copiando a crônica em seu caderno.
Envie
o registro da atividade para o email: afonso.tqx@gmail.com
ou aguarde para enviar nos grupos de Whatsapp.
EDUCAÇÃO FÍSICA 22/04/2020
PROFESSOR: ERALDO GOMES
LINGUAGENS, CÓDIGOS E
SUAS TECNOLOGIAS – EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO FUNDAMENTAL, 9° ANO
Ginástica:
Ginástica na Sociedade: Objetivos, características e influências
CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA:
Na
Pré-história a atividade física apresentava um importante papel na
sobrevivência do homem, pois expressava a necessidade vital de atacar e
defender, Caçar, Pescar, além de fazer parte dos jogos, rituais e festivais.
Na Antiguidade
Clássica a atividade física passou a ter outros significados, como: ideal de
beleza humana,exercício físico valorizado como educação corporal, com objetivo
de preparação militar, atividades desportivas.
Na Idade Média
houve o declínio da Educação Física devido ao cristianismo, ondepriorizava-se a
saúde (ou salvação) da alma, pois o culto ao corpo era considerado pecado, condenava-se
o orgulho da vida terrena e menosprezava toda a atividade físico-desportiva.
Foi na Idade
Moderna que vários estudiosos da época, entre eles inúmeros pedagogos,
contribuíram para a evolução do conhecimento da Educação Física com a
publicação de obras relacionadas à pedagogia, à fisiologia e à técnica. A
partir daí, surgiu um grande movimento de sistematização da ginástica.
Mas atenção, a
denominação “ginástica”, inicialmente utilizada como referência a todo tipo de
atividade física sistematizada, cujos conteúdos abarcavam as atividades
necessárias à sobrevivência, aos jogos, ao atletismo, às lutas e à preparação
de soldados, adquiriu, a partir de 1800, com o surgimento das escolas e
movimentos ginásticos, uma conotação mais ligada à prática do exercício físico.
Na Europa do
século XIX ocorreram grandes transformações, onde surgiram: a ginástica com
finalidade de constituir um corpo saudável, afastando-o das doenças que
cresciam com a população dos grandes centros urbanos; os estudos do corpo eram
voltados para conhecê-lo biologicamente; buscava-se estudá-lo sob as óticas da
anatomia, da mecânica, da fisiologia, dentre outras áreas dessa natureza com o
objetivo de educar gestos e comportamentos necessários para a ordem social
daquela época.Dessa forma, no início do século XIX, surgiram grandes escolas e
métodos ginásticos, entre eles:
Ao analisarmos a evolução histórica,
concluímos que aginástica vem sendo moldada ao longo dos tempos, a partir do
acúmulo de informações e dos seus objetivos, ela pode apresentar-se de
diferentes formas e em diferentes situações.
PROPOSTA DE
ATIVIDADE
PESQUISE E ESCREVA UM TEXTO EM PAPEL PAUTADO, PARA POSTERIOR ENTREGA
AO PROFESSOR, SOBRE: “QUAIS AS VERTENTES DA GINÁSTICA NOS DIAS ATUAIS? ”
________________________________________________________________________
ATIVIDADE MATEMÁTICA 22/04/2020
Atividade de Matemática para os 9º A e B/ Professora Renata Glayce
Com base no que já estudamos nas aulas anteriores, baseado nas explicações dos vídeos, copie e responda as questões em seu caderno. Faça os cálculos e marque a alternativa correta.
Em caso de dúvidas me chama no zap 992788581.
1-Margarida gastou 10 kg de limão para fazer 30 litros de limonada. Mantendo essa proporção, quantos litros de limonada Margarida poderá fazer com 50 kg de limão?
A) 30 B) 70 C) 120 D) 150
2- Com velocidade média de 60 km/h, um automóvel gastou 3 horas para percorrer o trajeto entre duas cidades.Aumentando a velocidade média desse veículo para 90 km/h, qual seria o tempo gasto para percorrer o mesmo trajeto?
A) 2 horas.B) 2 horas e 30 minutos.C) 4 horas.D) 4 horas e 30 minutos.
3- ) Na embalagem de certa barra de chocolate, consta que, em cada 100 gramas de chocolate, há 18 gramas de açúcar. Júlia comprou uma barra de 250 gramas desse chocolate.Quantos gramas de açúcar contém essa barra que Júlia comprou?
A) 27 B) 45 C) 63 D) 168
4- Para fazer 15 picolés, Marta usa 750 mL de uma mistura de chocolate.
Utilizando essa mesma proporção, para fazer 20 picolés, quantos mL dessa mistura Marta deve usar?
A) 37,5 B) 50 C) 562,5 D) 1 000
5- Trabalhando 10 horas por dia, um pedreiro constrói uma casa em 120 dias.
Em quantos dias ele construirá a mesma casa, se trabalhar 8 horas por dia?
A) 96 B) 138 C) 150 D) 240
______________________________________________________________________________
ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA 22/04/2020
PROFESSOR: AFONSO TRAVASSOS
"Leia o texto da página 19 ( carta aberta aos prefeitos) e responda a página 20
“Estudo do texto”
Envie para o email: afonso.tqx@gmail.com
Somente respostas!"
____________________________________________________________________________
ATIVIDADE MATEMÁTICA 20/04/2020
PROFESSORA: RENATA GLAYCE
Continuação da aula sobre relação de grandezas: Direta e Inversamente Proporcionais
Assista aos vídeos a seguir para na próxima aula resolvermos exercícios. Em caso de dúvidas me chame no instagram @renatagcs13 ou no zap 992788581. Obs: Assista com calma os dois vídeos. Prestem atenção a anotem as dúvidas para falar comigo.
____________________________________________________________
ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA 20/04/2020
PROFESSOR: AFONSO TRAVASSOS
Atenção Estudantes!
Responda a atividade “Antes da leitura” (página 18) em seu caderno e envie para o email: afonso.tqx@gmail.com
Perguntas e respostas!
“... Estude com dedicação e nada no mundo poderá afastar você dos seus sonhos.”
____________________________________________________________________
ATIVIDADE DE LÍNGUA INGLESA 20/04/2020
PROFESSORA LUCIENE SANTOS
Atenção Estudantes!
Para acessar a atividade, clique no link abaixo
https://drive.google.com/open?id=1hK9OdvuViNYz1DA-FTEoKhcgxnEfLWFk
_______________________________________________________________________________
ATENÇÃO SENHORES PAIS!
HORÁRIO PARA A ENTREGA DOS CARTÕES ALIMENTAÇÃO.
Nos dias 22/04 e 23/04 acontecerá a entrega dos Cartões/Alimentação para os pais e/ou responsáveis os alunos identificados na relação nominal postada anteriormente, de acordo com os horário descritos a abaixo
Solicitamos também que não leve acompanhante e compareça com sua máscara de proteção.
SE PROTEJA E NOS PROTEJA! um abraço
GRATA
EQUIPE GESTORA
GRATA
EQUIPE GESTORA
22/04
Manhã
08:00 às 09:30 h EJA eTravessia
10:00 às 11:00 h 6 º Anos
Tarde
13:00 às 13:30 h 9 º Anos
13:40 às 15:30 h 1 º Anos
23/04
Manhã
08:00 às 09:30 h 8 º Anos
09:40 às 11:00 h 2 º Anos
Tarde
13:00 às 14:00 h 7 º Anos
14:20 às 15:30 h 3 º Anos
__________________________________________________________________
ATIVIDADE MATEMÁTICA 17/04/2020
PROFESSORA: RENATA GLAYCE
VAMOS DE DESAFIO MATEMÁTICO?
Responda os desafios a seguir e depois, entre no site indicado para conferir suas respostas.
ATIVIDADE DE ARTES 17/04/2020
PROFESSORA: NILDA
GÊNEROS ARTÍSTICOS VISUAIS
O Assistam ao vídeo disponível no LINK:
APÓS apreciarem o vídeo, REALIZEM a seguinte atividade:
Com o tema NATUREZA MORTA, faça um desenho de observação, numa folha de ofício ou em seu caderno usando lápis de cores.
( SE POSSÍVEL, TIRE FOTOS DAS ATIVIDADES e envie-as para o
e- mail: nildaprofletras@gmail.com)
#NÃO PERCAM O FOCO!
#FIQUEM EM CASA!
#BOM TRABALHO!
ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA - Produção de Texto 17/04/2020
PROFESSOR: AFONSO TRAVASSOS
PRODUÇÃO TEXTUAL
FANFIC: fanfic é uma narrativa ficcional, escrita e divulgada por fãs. Inicialmente em fanzines impressos e posteriormente em blogs, sites e em outras plataformas pertencentes ao ciberespaço, que parte da apropriação de personagens e enredos provenientes de produtos midiáticos como filmes, séries, quadrinhos, histórias videogames, etc.
A proposta da produção textual dessa semana será uma fanfic envolvendo a situação em que vivemos hoje, seguindo os temas-situações: quarentena ou mundo após coronavírus.
Lembre-se de imaginar seus personagens favoritos nos moldes que já vimos de uma fanfic! (Consulte suas anotações.) Seja criativo!
OBSERVAÇÕES:
1)Lembre-se que toda narrativa tem que possuir os elementos: personagens, enredo, lugar, tempo, conflito e desfecho.
2) Não há limite máximo ou mínimo de linhas, mas aconselho ter como base o gênero conto (1 a 3 páginas é o recomendado).
3) Cuidado com a caligrafia! Revise bem e passe a limpo usando a caneta! (também aceito digitado)
4) Para relembrar os tipos de fanfic:
Universo alternativo – são as personagens vivendo em um universo diferente.
Mesmo cenário, outras personagens – história se passa no mundo criado por outro autor, mas as personagens são criadas pelo autor da fanfic.
Mais do mesmo – fanfics que seguem exatamente o mesmo estilo e gênero da história original.
Romance – essas fanfics são voltadas para um casal específico, o desenvolvimento de sua relação.
Enviar para o e-mail : afonso.tqx@gmail.com BOM FINAL DE SEMANA!!!!!
__________________________________________________________________________
HISTÓRIA - 16.04.2020
PROFESSORA: ADEILDA
Assista o vídeo: " Primeira Guerra Mundial", em seguida resolva a atividade proposta. As respostas podem ser encaminhadas para meu e-mail: adeildacorreia@yahoo.com.br
https://drive.google.com/open?id=1-7ieFffwH-OrmchoZqj8VmG-zgWE3w2v
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
GEOGRAFIA - 16.04.2020
PROFESSORA: ADEILDA
Pesquise e registre no seu caderno os principais tipos de mapas
A atividade pode ser encaminhada para meu e-mail: adeildacorreia@yahoo.com.br
A atividade pode ser encaminhada para meu e-mail: adeildacorreia@yahoo.com.br
______________________________________________________________________________
PROFESSORA: RENATA GLAYCE
Copie o texto no caderno e assista aos vídeos.
Grandezas proporcionais
O que é grandeza?
Entendemos por grandeza tudo aquilo que pode ser medido, contado. As grandezas podem ter suas medidas aumentadas ou diminuídas.
Alguns exemplos de grandeza são: o volume, a massa, a superfície, o comprimento, a capacidade, a velocidade, o tempo, o custo e a produção.
É comum ao nosso dia a dia situações em que relacionamos duas ou mais grandezas. Por exemplo:
Em uma corrida de "quilômetros contra o relógio", quanto maior for a velocidade, menor será o tempo gasto nessa prova. Aqui as grandezas são a velocidade e o tempo.
Em um forno utilizado para a produção de ferro fundido comum, quanto maior for o tempo de uso, maior será a produção de ferro. Nesse caso, as grandezas são o tempo e a produção.
O que é grandeza proporcional?
A definição de grandeza está associada a tudo aquilo que pode ser medido ou contado. Como exemplo citamos: tempo, temperatura, preço, idade e etc. As grandezas diretamente proporcionais estão ligadas de modo que à medida que uma grandeza aumenta ou diminui, a outra altera de forma proporcional.
Como saber se as grandezas são proporcionais?
Duas grandezas são inversamente proporcionais quando, dobrando uma delas, a outra se reduz para a metade; triplicando uma delas, a outra se reduz para a terça parte... e assim por diante. Quando duas grandezas são inversamente proporcionais, os números que expressam essas grandezas variam um na razão inversa do outro.
Assista aos vídeos:
_______________________________________________________________________________
ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA 15/04/2020
NOME:________________________________________ 9 ANO:_______
PROFESSOR: AFONSO TRAVASSOS
LÍNGUA PORTUGUESA – INTERPRETAÇÃO TEXTUAL
Como definir “acessibilidade”?
O dicionário nos diz que “acessibilidade” é um substantivo que denota a qualidade de
ser acessível; “acessível”, por sua vez, é um adjetivo que indica aquilo a que se pode chegar
facilmente; que fica ao alcance. Na área da Deficiência, quando este termo começou a ser
utilizado, estava restrito ao ambiente construído e designava a eliminação de barreiras
arquitetônicas. Na verdade, a expressão mais frequentemente usada era “eliminação de
barreiras”, pois ficava subentendido que a pessoa se referia às barreiras arquitetônicas.
A sensação que as pessoas tinham (tanto as pessoas com deficiência quanto familiares,
amigos e profissionais) era muito negativa: a cidade era vista como um lugar perigoso,
cheio de armadilhas e obstáculos a serem enfrentados, que requeriam disposição e
paciência, todo dia. Nada era fácil, nada era possível. A ilustração de Ricardo Ferraz
traduz brilhantemente a percepção e o sentimento dessa época.
1) A partir da leitura do texto e do desenho em questão o que você entende por
acessibilidade?
R:
2) Como a expressão no rosto do cadeirante reflete o seu sentimento mediante a
palavra “NÃO” que se ergue à sua frente como uma barreira enorme, o que ele
está sentindo?
R:
3) O autor utilizou parênteses no segundo parágrafo. Qual a função deles na construção
de sentido nesta parte do texto?
R:
4) Você acha que a cidade em que vive possui acessibilidade para pessoas de determinadas
deficiências em geral? Independentemente de sua resposta for positiva ou negativa, comente
brevemente sobre sua percepção disso.
R:
5) Na ilustração, o advérbio “NÃO” está escrito bem grande. O que ele representa
na realidade, dia a dia, do cadeirante?
R:
__________________________________________________________________________
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA 15/04/2020
PROFESSOR: ERALDO GOMES
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS – EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO FUNDAMENTAL, 9° ANO
Ginástica: Ginástica na Sociedade: Objetivos, características e influênciasSOCIEDADE ATUAL - OS VALORES DO CAPITALISMO E O PAPEL DA GINÁSTICA
Na sociedade capitalista que vivemos, a lógica do mercado é o consumo, cuja preocupação está em fixar indústrias pautadas no lucro e criar meios que tornem a vida moderna mais confortável. Com a suposta intenção de “melhorar a vida” das pessoas, surgem produtos variados, desde alimentos até as intervenções cirúrgicas, que visam a correção de supostas imperfeições. Vivemos numa sociedade em que tudo o que está ao nosso redor interfere, em nossos pensamentos e nossas ações. Somos sobrecarregados de informações que nos influenciam, e isso se reflete no modo como nos relacionamos no mundo. A padronização do consumo, que determina vontades e vaidades, faz com que o ser humano perca uma das características fundamentais que é a sua singularidade. As supostas imperfeições são alvo de enormes investimentos da indústria de cosméticos e das academias, que criam variados artefatos, cada vez mais sofisticados com o objetivo de adaptar os corpos às exigências da sociedade. A imagem do corpo “ideal”, desejada por algumas pessoas, está baseada exclusivamente na aparência e, para reforçar essa ideia, há várias personalidades famosas na mídia que têm a sua imagem intensa e constantemente veiculada como modelo de “corpo perfeito” e para alcançar os “contornos corporais ideais”, é preciso muita “malhação” e sacrifícios, o que faz com que algumas pessoas travem “batalhas” incessantes e incansáveis com a balança, com o espelho, com dietas e os exercícios físicos, sem contar com as dolorosas incisões cirúrgicas, para aqueles com possibilidades financeiras que buscam resultados mais rápidos. Jornais, TV, revistas, internet, rádio, são alguns exemplos de mídia de massa que influenciam a opinião, atitudes e comportamentos da maioria da população, e tudo isto é criado com a intenção de vender mais, criando falsas necessidades de consumo em uma grande parcela da população. Mas qual é a relação disso tudo, especificamente, com a ginástica? Podemos dizer que há uma íntima relação entre todos esses aspectos destacados anteriormente, pois é principalmente por meio de exercício físico e da ginástica que se modela o corpo.Voltando um pouco no tempo, podemos observar que os exercícios físicos ganharam espaço nas escolas brasileiras a partir do movimento médico higienista, movimento que surgiu em um contexto de crescimento do capitalismo industrial e que tinha interesses ideológicos em tornar a ginástica conteúdo escolar, pois por meio da escola seriam atendidas as exigências das novas demandas sociais e históricas, pois se configuravam como elementos significativos que contribuíam para a “nova ordem em formação”, cuja importância estava em disciplinar o espírito, o corpo e a moral. Essas novas demandas advinham com o surgimento do capitalismo. Resumindo a história da ginástica sempre esteve atrelada aos interesses ideológicos de cada época da nossa sociedade, e isso ocorre até os dias atuais, por isso é importante refletirmos sobre as nossas atitudes, não só em relação à ginástica, mas também a qualquer atividade física, antes de aderirmos ingênua ou cegamente aos apelos da mídia. É importante considerar que cada um de nós traz consigo as suas histórias individuais e essas precisam ser respeitadas. Além disso, precisamos estar alertas para não cairmos nos apelos intencionais da mídia na busca por um corpo perfeito.
Questões para a reflexão
Após a leitura do texto acima, desenvolva uma redação norteada pelos seguintes
questionamentos:
→ Será que atingir o corpo “ideal” ditado pela mídia é fácil?
→ Que motivos nos levam a mudar a própria aparência?
→ Até que ponto essa vontade de mudar é movida por vaidade própria?
CARTÃO ALIMENTAÇÃO!
Segue a lista com o nome dos estudantes que a princípio, receberão o cartão
alimentação do Governo do Estado de Pernambuco. Aqueles estudantes que não
constam dessa lista, devem aguardar as orientações da Secretaria de Educação de
Pernambuco. Em breve publicaremos o dia e local para que você possa receber o s
eu cartão.
alimentação do Governo do Estado de Pernambuco. Aqueles estudantes que não
constam dessa lista, devem aguardar as orientações da Secretaria de Educação de
Pernambuco. Em breve publicaremos o dia e local para que você possa receber o s
eu cartão.
Grata
Equipe Gestora
Série
|
Estudante
|
9B
|
ALLANA
HELLEN DA SILVA SOUZA
|
GUSTAVO
AMANCIO DA SILVA
|
|
LUCAS
VINICIUS DE OLIVEIRA PEREIRA
|
|
MARIA
EDUARDA OLIVEIRA CUSTODIO
|
|
THAINAR
VANESSA DE LIMA
|
____________________________________________________________________________
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS 14/04/2020
PROFESSOR: DANIEL FREITAS
ATENÇÃO ESTUDANTES!
Assistam a vídeo aula disponível no link abaixo e em seguida elabore um resumo com
10 linhas explicando resumidamente o que você compreendeu.
10 linhas explicando resumidamente o que você compreendeu.
________________________________________________________________________
ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA 13/04/2030
PROFESSOR: AFONSO TRAVASSOS
ATENÇÃO ESTUDANTES!
ATENÇÃO ESTUDANTES!
Respondam a atividade “Gênero em foco” das páginas 16 e 17 e, em seguida, enviem para o
e-mail afonso.tqx@gmail.com
______________________________________________________________________________
MATEMÁTICA - 13/04/2020
PROFESSORA: RENATA GLAYCE
ATENÇÃO ESTUDANTES!
Leia o texto e realize a atividade proposta e deixe-a em seu caderno para posterior
apresentação ao professor.
apresentação ao professor.
Para acessar, clique no link abaixo:
_________________________________________________________________________________
PROFESSORA LUCIENE SANTOS
- Atividade para o período 13/04 a 17/04;
- Envie para o meu e-mail: professora.lucienesantos@gmail.com;
- Faça um outro envio, não encaminhe com o email já enviado;
- Envie apenas as respostas;
- Não se esqueça, primeiramente, de colocar o seu nome, série e turma;
- Se você tem whatsapp, informe o seu número, a partir daí, enviarei um link
- e você deverá aceitar a inclusão para o grupo;
As questões que seguem são referentes a história em quadrinhos.
QUESTÃO 1 – Quanto ao Cartoon acima, é correto afirmar que:
a) You kids não faz alusão a jovens, de modo geral.
b) A palavra boomer faz referência aos baby boomers, pessoas nascidas no período de
1946-1964.
1946-1964.
c) A palavra boomer poderia ser substituída por bummer sem modificação no sentido
da fala do personagem.
da fala do personagem.
d) Okay boomer sinaliza concordância.
QUESTÃO 2 – Quanto ao ao Cartoon acima, é incorreto inferir que:
a) O cartoon retrata o período de férias escolares conhecido nos Estados Unidos da América
como Spring Break.
como Spring Break.
b) O cartoon não faz alusão, especificamente, à estação do ano Primavera.
c) O personagem, supostamente infectado pelo coronavírus, alerta para a necessidade
de não se gerar pânico entre as pessoas.
de não se gerar pânico entre as pessoas.
d) O contexto em questão (em que há uma pessoa de mais idade infectada pelo vírus
COVID-19) versa sobre recomendação dada a jovens praieiros no sentido de tomarem o
devido cuidado. No entanto, o cartoon é composto, em verdade, de uma miscelânea de
ironias, sendo o elemento principal dessa mistura o que segue: pessoa já infectada
alertando como se comportar para não contrair a doença.
COVID-19) versa sobre recomendação dada a jovens praieiros no sentido de tomarem o
devido cuidado. No entanto, o cartoon é composto, em verdade, de uma miscelânea de
ironias, sendo o elemento principal dessa mistura o que segue: pessoa já infectada
alertando como se comportar para não contrair a doença.
QUESTÃO 3 – Assinale a alternativa correta:
a) You’re poderia ser substituído por your, sem nenhum prejuízo no sentido na fala
de um dos personagens.
de um dos personagens.
b) Um dos personagens do cartoon faz uso da terceira condicional em sua fala.
c) A palavra kids é utilizada por um dos personagens para demarcar padrões de
comportamento semelhantes envolvendo aquele de pessoas mais velhas e o de pessoas
mais novas.
comportamento semelhantes envolvendo aquele de pessoas mais velhas e o de pessoas
mais novas.
d) A roupa da personificação do COVID-19 e os trajes de banhos dos demais
personagens, retratam divergência de entendimentos sobre como enxergam o risco de
serem infectados pelo coronavírus.
personagens, retratam divergência de entendimentos sobre como enxergam o risco de
serem infectados pelo coronavírus.
QUESTÃO 4 – Assinale a alternativa incorreta, quanto ao cartoon acima:
a) Há 3 verbos distintos no cartoon em questão.
b) A palavra Spring faz as vezes de adjetivo em Spring Break.
c) O verbo to be é utilizado mais de uma vez pelos personagens.
d) Are going denota passado.
_____________________________________________________________________________ATIVIDADE DE GEOGRAFIA
PROFESSORA ADEILDA
Olá meus queridos!
Mediante o conteúdo estudado em nossas aulas, responda a atividade proposta. Você pode responder
com a ajuda da anotação ou por meio de outras fontes de pesquisa.
com a ajuda da anotação ou por meio de outras fontes de pesquisa.
Obs: A atividade deverá ficar registrada e datada no caderno.
Para acessar a atividade, clique no link abaixo:
Para acessar a atividade, clique no link abaixo:
_____________________________________________________________________________
ATIVIDADE DE HISTÓRIA
PROFESSORA ADEILDA
Olá meus queridos!
Mediante o conteúdo estudado em nossas aulas, responda a atividade proposta. Você pode responder
com a ajuda da anotação ou por meio de outras fontes de pesquisa.
com a ajuda da anotação ou por meio de outras fontes de pesquisa.
Obs: A atividade deverá ficar registrada e datada no caderno.
ESCOLA SÃO JOSÉ
ATIVIDADE DE HISTÓRIA
1-Explique o que foi o governo do café-com-leite no Brasil.
2-O que foi o Tenentismo?
3-Algumas rebeliões foram articuladas pelo movimento tenentista, quais delas têm maior destaque?
4-Por que o segundo período da República Velha ficou conhecido como “República das Oligarquias”?
5-Em que momento chega ao fim a política do café-com-leite?
________________________________________________________________________________
MATEMÁTICA - 3ª ATIVIDADE
Professora Renata Glayce
Descritor 19- Desafios para os 9º A e B
Copiar e responder no caderno.
1- “Itaú Unibanco registra lucro de R$ 13 bilhões”. O lucro do banco escrito em notação científica é:
(A) 1,3 x 1010
(B) 1,3 x 109
(C) 13 x 108
(D) 13 x 107
2- A soma das mesadas de Marta e João é R$ 200,00. No mês passado, Marta gastou R$ 70,00, e João gastou R$ 40,00 e, ao final do mês, estavam com as mesmas quantias. A mesada de Marta é:
(A) R$ 115,00
(B) R$ 120,00
(C) R$ 135,00
(D) R$ 152,00
3- Seu Mário é pedreiro e recebe R$ 55,00 por dia. Quantos reais seu Mário recebeu pela construção de uma casa em que trabalhou 42 dias?
(A) R$ 1.900,00
(B) R$ 2.010,00
(C) R$ 2.310,00
(D) R$ 2.400,00
_____________________________________________________________________
PROFESSORA: JOSENILDA VICENTE
VAMOS DE DESAFIOS?
1)QUAL DAS ARTES FOI CONSIDERADA A PIONEIRA?
A- artes de rua
b- arte rupestre
c- arte musical
2)QUAIS DAS VARIAÇÕES FAZEM PARTE DA arte visual?
A- dança, pintura e musica
B-musica, teatro,xilogravuras
C-pintura , desenho,xilogravuras
3)QUEM PINTOU A FAMOSA TELA "MONA LISA"
A- Leonardo Dicaprio
B- Leonardo da Vinci
C - van Gogh
4)TARSILA DO AMARAL EM 1928 PINTOU A TELA:
A- ABAPURU
b- CARANDIRU
C- CHAPÉU AZUL
BONS ESTUDOS E FIQUEM EM CASA!
_________________________________________________________________________
EDUCAÇÃO FÍSICA - 2ª ATIVIDADE
PROFESSOR: ERALDO GOMES
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS – EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS, 9° ANO
Ginástica
PROPOSTA DE ATIVIDADE
PESQUISE E COPIE EM SEU CADERNO “AS MODALIDADES NÃO-COMPETITIVAS DA GINÁSTICA”, NO RETORNO ÀS AULAS, A ATIVIDADE SERÁ CONFERIDA.
________________________________________________________________________
LÍNGUA PORTUGUESA - 3ª ATIVIDADE
NOME:_____________________________________SÉRIE: 9 ANO______
Professor: Afonso Travassos
Enviar a atividade respondida para o email: afonso.tqx@gmail.com
LÍNGUA PORTUGUESA.
1) Construa frases utilizando os “problemas da norma padrão” abaixo:
Exemplo: Mau
Resposta: Ele é um mau professor.
a) Porque.
________________________________________________________________
b) Mal.
________________________________________________________________
c) Mas.
________________________________________________________________
d) Onde.
________________________________________________________________
e) Há.
________________________________________________________________
2) O que é um adjetivo? Construa duas frases utilizando essa classe gramatical.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
PROFESSORA: LUCIENE
PESSOAL! 1.
Atividade correspondente a 2
aulas;
2.
Período: 01/04/2020 a
08/04/2020;
3.
Encaminhe apenas as
repostas ( a letra e o verbo de cada questão) para o meu e-mail: (professora.lucienesantos@gmail.com)
4.
Sempre retorne ao seu e-mail
para ver as minhas considerações;
5.
Informe o seu whatsapp para
mim, para aqueles que ainda não informou;
2 ª ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSOR: AFONSO
Enviar a atividade para o email afonso.tqx@gmail.com
(Aceito textos e fotos legíveis)
9° ANO
Copie e responda em seu caderno a atividade “Antes da
leitura” Página 10
ARTES - 2ª ATIVIDADE
PROFESSORA: JOSENILDA VICENTE
ARTES VISUAIS
Prezados alunos, não percam o foco!
Leia o artigo: MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS E SEUS MÉTODOS disponível no link abaixo:
Após a leitura do artigo, copie e responda as questões:
1- Como se dá a Expressão Visual na Arte?
2-Quais as várias maneiras de expressão das artes visuais?
3-A arte RUPESTRE, pode ser considerada uma arte visual? Justifique:
4-Quais das várias maneiras de expressão visual que você mais se identifica?
5-Produza uma arte visual utilizando a técnica de desenho, para expressar o lugar que você mais gosta de estar( praias,escola, sítios, praças, igrejas,etc.). Dê um belo colorido!
OBS.: a questão 5 pode ser realizada no próprio caderno, como as demais.
BOM ESTUDO! PREZE PELA VIDA! FIQUE EM CASA!!!!!!!!!!
LÍNGUA INGLESA: 1ª ATIVIDADE
PROFESSORA: LUCIENE SANTOS
Atividade correspondente a esta semana (23 a 27/03/2020).
Data final da postagem : 09/04/2020
Encaminhe as respostas para o meu email:
Nome:______________________________________________
Série: ________ Turma: ________________________
1. Ouça a música Sorry.
Sorry
Justin Bieber
You gotta go and get angry at all of my honesty
You know I try, but I don't do too well with apologies
I hope I don't run out of time, could someone call the referee?
'Cause I just need one more shot at forgiveness
I know you know that I made those mistakes maybe once or twice
By once or twice, I mean maybe a couple a hundred times
So let me, oh, let me redeem, oh, redeem, oh, myself tonight
'Cause I just need one more shot, second chances
Yeah, is it too late now to say sorry?
'Cause I'm missing more than just your body
Ooh, is it too late now to say sorry?
Yeah, I know that I let you down
Is it too late to say I'm sorry now?
I'm sorry, yeah
Sorry, yeah
Sorry
Yeah, I know that I let you down
Is it too late to say I'm sorry now?
I'll take every single piece of the blame, if you want me to
But you know that there is no innocent one in this game for two
I'll go, I'll go and then you go, you go out and spill the truth
Can we both say the words and forget this?
Yeah, is it too late now to say sorry?
'Cause I'm missing more than just your body
Ooh, is it too late now to say I'm sorry?
Yeah, I know that I let you down
Is it too late to say I'm sorry now?
I'm not just trying to get you back on me
'Cause I'm missing more than just your body
Is it too late now to say sorry?
Yeah, I know that I let you down
Is it too late to say I'm sorry now?
I'm sorry, yeah
Sorry, oh
Sorry
Yeah, I know that I let you down
Is it too late to say I'm sorry now?
I'm sorry, yeah
Sorry, oh
Sorry
Yeah, I know that I let you down
Is it too late to say I'm sorry now?
2. Assinale a alternativa que apresenta uma tradução coerente.
You gotta go and get angry at all of my honesty
You know I try, but I don't do too well with apologies
I hope I don't run out of time, could someone call a referee?
'CauseI just need one more shot at forgiveness
a.”…getangry at...”
( ) estou com fome.
( )ficar com raiva de
( )ficar “zoado” com
b.”… I don't do too well with…”
( )Eu não me dou muito bem com…
( ) Eu não gosto muito de...
( ) Eu não estou satisfeito com...
c.”... run out of…”
( )ficar sem…
( ) viajar com...
( ) fazer a ronda...
d.”... I justneed…”
( )Eu só quero …
( ) Eu só preciso de...
( ) Eu não quero...
3. Escreva os versos da estrofe a seguir na ordem em que eles aparecem na música. (Ouça a música)
I'll go, I'll go and then you go, you go out and spill the truth
Can we both say the words and forget this?
But you know that there is no innocent one in this game for two
I'll take every single piece of the blame, if you want me to
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5.Observe o trecho destacado e assinale as alternativas com as traduções mais adequadas. (São 2 adequadas).
I'm not just trying to get you back on me
Is it too late now to say sorry?
Yeah, I know that I let you down
Is it too late to say I'm sorry now?(…)
(a)Eu estou tentando.
(b) Eu não estou simplesmente tentando. (c)Não estou tentando apenas.
(d)Estou apenas tentando.
______________________________________________________________________
Aula de Revisão de Matemática
Produtos Notáveis
Agora, responda em seu caderno a atividade a seguir. Baixe aqui: https://drive.google.com/open?id=1kX-P8TYF4wD0yiNtbG1C5EYR2gFrIPIo
_______________________________________________________________________________
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS
PROFESSOR: DANIEL FREITAS
ATENÇÃO ESTUDANTES!
Para não perdermos o ritmo dos estudos, convido-os para assistir os vídeos sobre CINEMÁTICA disponível nos links abaixo e, em seguida, responda as questões propostas. Deixe-as em seu caderno para apresentação ao professor na volta as aulas.
SIGA AS ORIENTAÇÕES E FIQUE EM CASA!
ATENÇÃO! Após assistir o material
Faça uma pesquisa sobre os efeitos da cinemática no nosso dia a dia e um resumo do que aprendeu na vídeo aula
_________________________________________________________________________________
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
PROFESSORA: RENATA GLAYCE
Leia
Função à Uma função é uma regra que relaciona dois conjuntos de forma que cada elemento do primeiro conjunto possua um único representante no segundo conjunto. Essa regra também é conhecida como lei de formação, e os elementos desses conjuntos são chamados de variáveis.
Função à Uma função é uma regra que relaciona dois conjuntos de forma que cada elemento do primeiro conjunto possua um único representante no segundo conjunto. Essa regra também é conhecida como lei de formação, e os elementos desses conjuntos são chamados de variáveis.
Domínio e Imagem de uma função
O primeiro conjunto dessa definição contém números que, de certa maneira, dominam os seus possíveis resultados da função. Por esse motivo, esse conjunto é chamado de domínio e seus elementos são chamados de variáveis independentes e, geralmente, são representados pela letra x.
Já o segundo conjunto contém elementos que variam de acordo com a variação dos elementos do domínio. Portanto, o segundo conjunto é composto por “imagens” das variáveis independentes, uma vez que todo esse conjunto é apenas resultado de cada elemento do primeiro conjunto avaliado na lei de formação da função. Esse fato nomeia o segundo conjunto como imagem e seus elementos como variáveis independentes. Estas, geralmente, são representadas pela letra y.
Para definir uma função, é necessário que esses dois conjuntos estejam bem definidos. Para tanto, basta definir a lei de formação e o domínio.
As variáveis são, assim como nas expressões algébricas, números representados por letras. A diferença está no fato de que a variável pode assumir qualquer valor dentro do conjunto a que ela pertence, ou seja, nas expressões algébricas, a incógnita é um número desconhecido; nas funções, a variável é um número qualquer pertencente a um conjunto numérico.
Representações da função
→ Representação algébrica
A representação algébrica de uma função é uma fórmula matemática que relaciona cada elemento de um conjunto a outro. Essa representação é dada pelo símbolo “f(x)” ou pela letra “y” com uma expressão algébrica na sequência. Seguem abaixo alguns exemplos de leis de formação de funções em sua forma algébrica.
f(x) = 2x
y = 2x
Observe que as duas leis de formação acima se referem à mesma função. Se definirmos o domínio dessa função como o conjunto dos números naturais, a sua imagem será o conjunto dos números pares. Observe:
f(x) = 2·x
f(1) = 2·1 = 2
f(2) = 2·2 = 4
f(3) = 2·3 = 6
Substituindo x pelos números naturais 1, 2, 3, …, sempre obteremos números pares por meio da lei de formação f(x) = 2x. Logo, 1, 2, 3 … são os elementos que compõem o domínio, e 2, 4, 6 … são os elementos que compõem a imagem.
→ Representação por diagrama
Quando a função possui poucos elementos, é possível desenhar diagramas e ligar todos os seus elementos. No exemplo abaixo, utilizaremos a mesma função do exemplo anterior, mas com domínio restrito a três elementos. Observe: Representação de uma função cujo domínio é D = {1, 2, 3} e a imagem é I = {2, 4, 6}
Representação de uma função cujo domínio é D = {1, 2, 3} e a imagem é I = {2, 4, 6}
Grau de uma função
O grau de uma função é atribuído de acordo com o número de variáveis que estão sendo multiplicadas. Caso a função seja dada apenas em uma variável (caso mais frequente), seu grau pode ser avaliado pelo maior expoente encontrado entre suas variáveis. Por exemplo: a função f(x) = 2x tem grau 1, pois 1 é o maior expoente de uma variável presente nessa função. Já a função f(x) = x4 – 4x2 possui grau 4.
Função: regra que relaciona elementos de um conjunto a elementos de outro conjunto.
Assista o vídeo com explicações: https://www.youtube.com/watch?v=ixeXKCM5DEk
Esse outro vídeo é composto de parte 1 e parte 2 assista as duas partes: https://www.youtube.com/watch?v=DfTXY698rJ0
EXERCÍCIOS
1- Um cabeleireiro cobra R$ 12,00 pelo corte para clientes com hora marcada e R$ 10,00 sem hora marcada. Ele atende por dia um número fixo de 6 clientes com hora marcada e um número variável x de clientes sem hora marcada.
a) O que é dado em função do que?
b) Escreva a fórmula matemática que fornece a quantia Q arrecadada por dia em função do número x.
c) Qual foi a quantia arrecadada num dia em que foram atendidos 16 clientes?
d) Qual foi o número de clientes atendidos num dia em que foram arrecadados R$ 212,00?
e) Qual é a expressão que indica o número C de clientes atendidos por dia em função de x?
2- Dada a função f (x) = 3X − 7 determine:
a) f (0)
b) f (1)
c) f (−2)
3- Macedo observou que a distância percorrida pelo seu carro em certo dia variava de acordo o número de litros de gasolina que o carro consumia. Na tabela a seguir aparece a leitura obtida por Macedo em alguns instantes da viagem.
Total de Litros Gastos Total de Quilômetros Percorridos
1 13
3 29
5 45
Supondo que o carro de Macedo mantenha o mesmo padrão no gasto de combustível em relação aos quilômetros percorridos, qual será a distância que Macedo conseguirá viajar com um tanque de 40 litros de combustível?
a) 302 Km b) 320 Km c) 329 Km d) 313 Km e) 325 Km
4- Considere a função g(x) = − 4X + 8 e calcule:
a) g(8)
b) g(6)
c) g(−3)
5- Um plano telefônico custa R$ 50,00 ao mês, com franquia de 300 minutos, e cada minuto utilizado além da franquia custa R$ 0,60. Se a conta de um usuário, em determinado mês, foi de R$ 125,00, quantos minutos foram utilizados neste mês?
a) 410 minutos. b) 425 minutos. c) 415 minutos. d) 430 minutos. e) 420 minutos.
ATENÇÃO! RESPONDAM AS QUESTÕES E DEIXE EM SEU CADERNO PARA APRESENTAÇÃO NO RETORNO DAS AULAS.
ATENÇÃO! RESPONDAM AS QUESTÕES E DEIXE EM SEU CADERNO PARA APRESENTAÇÃO NO RETORNO DAS AULAS.
BONS ESTUDOS E FIQUEM EM CASA!
1ª semana da quarentena
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUASTECNOLOGIAS
– EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO FUNDAMENTAL, 9° ANO
Ginástica: ampliação do
conhecimentosobre a Ginástica Aeróbica, sem aparelhos
Conceituação do exercício aeróbio
Todo
mundo fala sobre exercícios aeróbios e anaeróbios, mas o que significam esses
termos? Aeróbio ou anaeróbio está ligado ao tipo de metabolismo energético que
está sendo utilizado preferencialmente. Isto não tem relação com os efeitos
salutares dos exercícios.
No
exercício aeróbio o oxigênio funciona como fonte de queima dos substratos que
produzirão a energia transportada para o músculo em atividade. O exercício
aeróbio é um exercício de longa duração, contínuo e de baixa e moderada
intensidade. Estimula a função dos sistemas cardiorrespiratório e vascular e
também o metabolismo, porque aumenta a capacidade cardíaca e pulmonar para
suprir de energia o músculo a partir do consumo do oxigênio (daí o nome
aeróbio).
São
exemplos de exercícios aeróbios: Caminhar, correr, andar, pedalar, nadar,
dançar. Estes exercícios utilizam vários grupos musculares ao mesmo tempo.
Nestes exercícios, a duração dos movimentos influencia mais do que a velocidade
para caracterizar se a atividade é suave, moderada ou exaustiva.
Ginástica Aeróbica
É uma atividade realizada por um longo
período de tempo (superior a 20 min) e baixa intensidade, realizada no ritmo de
músicas, no qual são incluídos alguns passos de dança e exercícios (OLIVEIRA,
1993, s. p).
Em meados de 1960, o cientista
americano Kenneth Cooper criou métodos ginásticos com o objetivo de combater o
sedentarismo e compensar as dores físicas e estados mentais prejudiciais, por
meio da resistência aeróbica, que procuravam principalmente melhorar o sistema
cardiovascular.Entre seus métodos, está a corrida estacionária e saltitamentos
com música para aprimorar os exercícios aeróbicos, originando, assim, a
ginástica aeróbica.
Benefícios da ginástica aeróbica
•Aumento
da resistência geral do organismo;
•Melhoria
cardiovascular;
•Melhoria
da autoestima;
•Coordenação
motora;
•Fortalecimento
muscular;
•Resistência
aeróbica;
•Melhoria
do sistema cardiorrespiratório.
Modalidades da Ginástica Aeróbica:
•BAIXO
IMPACTO
É um estilo definido pela
manutenção de pelo menos um dos pés em contato com o solo.
•ALTO
IMPACTO
Nesse estilo, perde-se o contato
total com o solo por alguns momentos.
Estruturação:
Música - Sua utilização é uma das características
da ginástica aeróbica; O ritmo mais utilizado a dance music das discotecas; outros
ritmos se adaptam aos movimentos da aeróbica, como: lambada, funk, pagode, axé,
principalmente, a zumba.
Os movimentos são interligados
formando sequências, como coreografias; executam –se deslocamentos em todas as
direções; os exercícios ritmados são semelhantes a passos de dança.
Fases da Aula de Ginástica Aeróbica:
AQUECIMENTO, tem como objetivo preparar o
corpo para esforços mais intensos. Para isso, utilizam-se o alongamento e
exercícios de mobilidade articular (5 a 10 minutos aproximadamente).
AERÓBICA, são realizados os
movimentos generalizados (andar, marchar, saltar, saltitar, girar, galopar,
corridas estacionárias, associados a movimentos de braços) com sequências
simples ou de maior dificuldade; de preferência, sem interrupções (20 minutos
aproximadamente).
FASE LOCALIZADA, nessa fase, são
trabalhados grupos musculares através de exercícios localizados, dentro do
ritmo da música (15 a 20 minutos), sendo facultativa sua prática.
RELAXAMENTO OU VOLTA À CALMA, nessa
fase, utilizam-se exercícios respiratórios, alongamentos e até relaxamento (7
minutos aproximadamente).
EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO
1º) De acordo com o texto, resuma o que é um
exercício aeróbio:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2º) De acordo com o texto, o que é a ginástica
aeróbica?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3º) De acordo com o texto, quais os benefícios da ginástica aeróbica?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4º) De acordo com o texto, quais as modalidades da Ginástica Aeróbica?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA - PROBLEMAS DA LÍNGUA CULTA
Professor: Afonso Travassos
Nome:____________________________________________ Série: 9ANO
Copie e
responda em seu caderno.
1)
Preencha a lacuna
utilizando o porquê correto:
Não sei __________escolhi o vestido amarelo.
2)
Complete as lacunas, usando adequadamente mas/mais/mal/mau:
Pedro e João, ________entraram em casa, perceberam que as coisas não
estavam bem, pois sua irmã caçula escolhera um momento ___________ para
comunicar aos pais que iria viajar nas férias; ____________seus dois irmãos
deixaram os pais __________ sossegados quando disseram que a jovem iria com as
primas e a tia.
a) mau – mal – mais – mas
b) mal – mal – mais – mais
c) mal – mau – mas – mais
d) mal – mau – mas – mas
e) mau – mau – mas – mais.
b) mal – mal – mais – mais
c) mal – mau – mas – mais
d) mal – mau – mas – mas
e) mau – mau – mas – mais.
3) Assinale a alternativa em que as formas mal ou mau estão
utilizadas de acordo com a norma culta:
a) Mau agradecidas, as juízas se postaram diante do procurador, a
exigir recompensas.
b) Seu mal humor ultrapassa os limites do suportável.
c) Mal chegou a dizer isso, e tomou um sopapo que o lançou longe.
d) As respostas estavam mau dispostas sobre a mesa, de forma que ninguém sabia a sequência correta.
e) Então, mau ajeitada, desceu triste para o salão, sem perceber que alguém a observava.
b) Seu mal humor ultrapassa os limites do suportável.
c) Mal chegou a dizer isso, e tomou um sopapo que o lançou longe.
d) As respostas estavam mau dispostas sobre a mesa, de forma que ninguém sabia a sequência correta.
e) Então, mau ajeitada, desceu triste para o salão, sem perceber que alguém a observava.
______________________________________________________________________________
ATIVIDADE DE ARTES
PROFESSORA: JOSENILDA VICENTE
Com esse vídeo, vocês poderão apreciar as belezas naturais do nosso Brasil,conhecendo também a arte RUPESTRE, que deu inicio a todas as artes.
Segue link para visualização de vídeo
Atenção: Após assisti-lo, aprovei e utilize a sua criatividade produzindo seu desenho a partir da arte rupestre.
Bons estudos e FIQUE EM CASA....!
______________________________________________________________________