3º ano B





ATIVIDADE DE GEOGRAFIA
PROFESSORA: MARIA DE JESUS

Atividades de geografia 23/04/2020

Conteúdo: Urbanismo e Planejamento Urbano
Livro  didático páginas de pesquisa e estudos 88 a 97
Exercícios página 98 : 1, 2, 3, 4

https://m.youtube.com/watch?v=VCxvYk4kcBc
OBS: esse vídeo vai entender melhor o conteúdo abordado:!urbanismo


ATIVIDADE DE HISTÓRIA
PROFESSORA: MARIA DE JESUS


Conteúdo: Revolução Russa
https://m.youtube.com/watch?v=EYPPSnwN3ag
Assista o vídeo e escreva seu comentário
Para ajudar a entender melhor o tema Revolução Russa utilize seu livro didático para estudos
Páginas 48 a 54

OBS: não esqueça de produzir seu resumo sobre o conteúdo. 



ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSOR: EDIVAN BERNARDO


LÍNGUA PORTUGUESA/LITERATURA/PRODUÇÃO TEXTUAL

ATIVIDADE 22/ 04/2020  

Assista o vídeo e responda as atividades propostas.
https://youtu.be/UnOevcTSkkQ
Exercícios Sobre Figura De Linguagem
Com estes exercícios, é possível avaliar seus conhecimentos sobre as figuras de linguagem.
Questão 1
Relacione as colunas de acordo com o tipo de figura de linguagem utilizado na construção de sentido das frases a seguir:
a) Estou rindo para não chorar.
b) Eu nasci em Minas; meu irmão, em Goiás.
c) Não se deve faltar com a verdade.
d) Chorei rios de lágrimas.
e) Quem foi o educado que estacionou onde não devia?
f) Seus olhos são dois topázios.
g) O sol beijava o alto das montanhas.
h) “Sorri um sorriso pontual” - Chico Buarque
1. Eufemismo.
2. Prosopopeia.
3. Antítese.
4. Ironia.
5. Elipse.
6. Pleonasmo.
7. Hipérbole.
8. Metáfora.
Questão 2
Assinale a única alternativa que possui a figura de linguagem conhecida como metáfora:
a) ( ) Correu feito louco para não perder o ônibus.
b) ( ) Sua pele é um pêssego.
c) ( ) “Cabelos tão escuros como a asa da graúna” - José de Alencar.
d) ( ) Era delicada como uma flor.

Questão 3
A alternativa que possui uma antítese é:
a) ( ) Ele subiu no telhado nessa madrugada.
b) ( ) O vento sussurrava na noite fria.
c) ( ) Estou morrendo de medo.
d) ( ) Os bobos e os espertos convivem no mesmo espaço.
e) ( ) Ela morou ali durante dois meses, e ele, durante vários anos.
Questão 4
(FGV) Assinale a opção que apresenta o segmento do texto em que não ocorre a presença da ironia.
a) “ Iniciei-me no exílio antropológico ”.
b) “ solicitei a uma respeitável figura do último reduto urbano ”.
c)“... uma atividade tão inútil quanto estúpida ”.
d) “ Essa plausível hipótese levou o nosso intermediário ...”.
e) “... acreditou ter testemunhado dois cientistas em ação ”.
Questão 5
(IFB)
A seguir, há dois extratos de poemas de épocas diferentes: o primeiro, do final do século XIX, e o segundo, do início do século XX. Mesmo sendo textos com dessemelhanças contextuais, há, neles, uma figura de linguagem comum. Leia-os, para marcar a opção CORRETA:
Texto 1:
SONHO BRANCO   (Cruz e Sousa)
De linho e rosas brancas vais vestido,
Sonho virgem que cantas no meu peito!...
És do Luar o claro deus eleito,
Das estrelas puríssimas nascido. [...]
 Texto 2:
DENTRO DA NOITE
(Manuel Bandeira)
Dentro da noite a vida canta
E esgarça névoas ao luar...
Fosco minguante o vale encanta.
Morreu pecando alguma santa...
A água não para de chorar. [...]
a) ( ) Prosopopeia
b) ( ) Catacrese
c) ( ) Aliteração
d) ( ) Hipérbole
e) ( ) Paradoxo

Bons Estudos!


ATIVIDEADE DE LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSOR: EDIVAN BERNARDO


LÍNGUA PORTUGUESA/LITERATURA/PRODUÇÃO TEXTUAL

ATIVIDADE 24/ 04/2020  


MÚSICA: COMO NOSSOS PAIS - BELCHIOR/ELIS REGINA - COM INTERPRETAÇÃO TEXTUAL
Música: Como Nossos Pais
https://youtu.be/bVARodUbO9Q
Escute leia e depois responda.

                                                Belchior/Elis Regina
Não quero lhe falar
Meu grande amor
Das coisas que aprendi nos discos
Quero lhe contar como eu vivi
E tudo que aconteceu comigo

Viver é melhor que sonhar
Eu sei que o amor é uma coisa boa
Mas também sei
Que qualquer canto é menor
Do que a vida de qualquer pessoa

Por isso cuidado meu bem
Há perigo na esquina
Eles venceram e o sinal está
Fechado pra nós, que somos jovens

Para abraçar meu irmão e
Beijar minha menina, na rua
É que se fez o meu lábio, o meu braço
E a minha voz

Você me pergunta pela minha paixão
Digo que estou encantado
Com uma nova invenção
Vou ficar nessa cidade
Não vou voltar pro sertão
Pois vejo vir vindo no vento
O cheiro da nova estação
E eu sinto tudo na ferida viva
Do meu coração

Já faz tempo eu vi você na rua
Cabelo ao vento, gente jovem reunida
Na parede da memória
Essa lembrança é o quadro
Que dói mais

Minha dor é perceber
Que apesar de termos feito
Tudo, tudo, tudo que fizemos
Ainda somos os mesmos e vivemos
Ainda somos os mesmos e vivemos
Como os nossos pais

Nossos ídolos ainda são os mesmos
E as aparências, as aparências não enganam não
Você diz que depois deles
Não apareceu mais ninguém

Você pode até dizer que eu estou por fora
Ou então que eu estou enganando
Mas é você que ama o passado e que não vê
É você que ama o passado e que não vê
Que o novo sempre vem

E hoje eu sei, eu sei que quem me deu a ideia
De uma nova consciência e juventude
Está em casa guardado por Deus
Contando seus metais

Minha dor é perceber
Que apesar de termos feito
Tudo, tudo, tudo que fizemos
Ainda somos os mesmos e vivemos
Ainda somos os mesmos e vivemos
Ainda somos os mesmos e vivemos
Como nossos pais!

Entendendo a canção:

01 – O eu poético nos fala de que nesta canção?
      Fala das desilusões que um indivíduo tem acerca do sistema social e político de sua época. Descreve traços do período denominado de regime ou ditadura militar brasileira, a indignação diante a opressão exercida pelas forças do Estado. E junto a todo esse contexto histórico a canção retrata a paixão pelo direito de viver, pelo amor e pelas amizades, características do convívio familiar e a expectativa de um futuro melhor.

02 – Nos versos de 1 a 4, o autor quer dizer que:
a)   Nos discos há um grande amor.
b)   Nos discos se aprendem coisas más.
c)   Nos discos existem lições artificiais.
d)   As lições trazidas pelos discos são boas.

03 – Nos versos 5 a 13, o autor quer:
a)   Dizer que a canção é pequena para contar sobre uma vida.
b)   Dizer que qualquer canto fica empoeirado.
c)   Dizer apenas que viver é melhor que sonhar.
d)   Dizer apenas que o amor é uma coisa boa.

04 – Nos versos 19 a 22 há:
a)   06 substantivos concretos.
b)   05 substantivos comuns e 01 próprio.
c)   04 substantivos concretos e 02 abstratos.
d)   05 substantivos próprios.

05 – Nos versos 14 a 22, o autor quer dizer que:
I – Os velhos com seus preconceitos venceram.
II – Que devemos ter cuidado ao expressar nossos sentimentos.
III – Que nossos sentidos foram feitos para serem usados e não amputados.
IV – Que não é bom beijar e abraçar.
a)   Estão corretas I e II.
b)   Estão incorretas IV e III.
c)   Está incorreta apenas IV.
d)   N.D.A.

06 – O autor quer passar a seguinte mensagem:
a)   Que os jovens lutam por coisas novas, mas quando outras novidades aparecem eles são conservadores como seus pais.
b)   Que os velhos são conservadores e aceitam bem as novidades.
c)   Que o novo sempre vem e é bem aceito.
d)   Que Deus ajuda a ter uma nova consciência.

07 – A ideia do autor poderia ser trocada pelo seguinte provérbio:
a)   Água mole em pedra dura tanto bate até que fura.
b)   Como pode um peixe vivo viver fora d’água fria.
c)   Jacaré não pari capivara.
d)   Fé cega, faca amolada.
08 – O eu poético aborda a questão da mudança a partir de diferentes perspectivas. De que maneira é tratada esta mudança?

09 – Qual a mudança que se constata na forma como é vista a mulher na terceira estrofe da canção, em relação às duas primeiras?

10 – A letra da canção contrapõe jovens que lutam por mudanças na sociedade aos que se acomodam e se alienam. Na sua opinião, como é vista a atitude política e social do jovens atualmente?
      Resposta pessoal do aluno.

 BONS ESTUDOS! FICA EM CASA!



ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSOR: EDIVAN BERNARDO

COMPONENTE CURRICULAR LÍNGUA PORTUGUESA/LITERATURA/PRODUÇÃO TEXTUAL

Entenda o significado de Cálice, clássico de Chico Buarque
ANALISE 
Quando falamos em músicas da ditadura, é comum lembrar de Cálice. Afinal, Chico Buarque é um compositor incrível e criou letras fenomenais para criticar um dos períodos mais duros da história brasileira. Como se expressar e driblar a censura em tempos tão difíceis?
Cantor Chico Buarque
Créditos: Divulgação
Você já deve conhecer um pouco da história da letra, mas você sabe que a gente adora fazer uma análise completa, né? Por isso, o nosso tema de hoje é a canção de Chico.
Análise da música Cálice
Vamos contar um pouquinho sobre a letra da música, verso a verso:

Pai, afasta de mim esse cálice
De vinho tinto de sangue

Esse primeiríssimo verso é uma passagem bíblica! Vem de Pai, se queres, afasta de mim este cálice (Marcos 14:36). Com uma pequena alteração, a referência é feita de um jeito interessante e aparentemente católico, mas, na verdade, é uma crítica ao regime. 

A ideia de Cálice nada mais é que um jogo do compositor para driblar a censura. Inclusive, a metáfora do cálice só é utilizada no refrão e em poucos versos.

Afinal, cálice, na verdade, é cale-se. Ou seja, em pai, afasta de mim esse cale-se, Chico pede que possa se expressar em paz. Mas o cantor aproveita o jogo de palavras e estende a ideia: o cale-se é manchado do sangue vindo da repressão imposta pela ditadura. 

Chico Buarque em protesto contra a ditadura militar
Chico Buarque em protesto contra a ditadura militar / Créditos: Divulgação
Como beber dessa bebida amarga?
Tragar a dor, engolir a labuta?

Como aguentar a repressão e prosseguir? Na dor de viver o regime militar, Chico se indaga sobre sua própria energia para sobreviver a essa época tão sofrida. Lembra do vinho tinto de sangue que comentamos ali em cima? É essa a bebida amarga que dói e é difícil de engolir.

Mesmo calada a boca, resta o peito
Silêncio na cidade não se escuta

Apesar de silenciadas, as pessoas não deixam de sofrer, apenas não são ouvidas. A boca está calada, mas a dor permanece. 

De que me vale ser filho da santa?
Melhor seria ser filho da outra
Outra realidade menos morta
Tanta mentira, tanta força bruta

A família Buarque de Holanda tem grande prestígio: a mãe de Chico, Maria Amélia, foi uma intelectual brasileira. Casada com Sérgio Buarque de Holanda, famoso sociólogo, tiveram sete filhos.

Chico Buarque e família
Chico Buarque e família / Créditos: Divulgação
Ao se chamar de filho da santa, Chico pode estar sendo literal e falando sobre vir de boa família, mas em uma época em que a filosofia, a sociologia e a crítica não valem muito. 

O mais importante em filho da santa/filho da outra, na verdade, é ele dizer que seria mais fácil se ele fosse filho da p*! Nesse ponto, de forma desafiadora, ele reflete que só não está sofrendo é quem é cruel e repressor. 

Em tanta mentira, tanta força bruta, o artista critica a alteração da verdade por parte da imprensa, controlada pelo Estado. E, claro, a violência desmedida.

Como é difícil acordar calado
Se na calada da noite eu me dano

Na época, eram comuns os ataques “surpresa” da polícia militar, que invadiam casas e tiravam pessoas de suas camas. Alguns eram presos, alguns torturados, outros desapareciam.

Enquanto tudo isso acontecia na calada da noite, Chico se via ainda mais angustiado por não poder agir ou falar a respeito.

Quero lançar um grito desumano
Que é uma maneira de ser escutado
Esse silêncio todo me atordoa
Atordoado eu permaneço atento
Na arquibancada pra a qualquer momento
Ver emergir o monstro da lagoa

Apesar de se sentir impotente e atordoado com a repressão, Chico mostra que não deixou de estar atento.

O monstro da lagoa era uma expressão usada para falar dos corpos de pessoas desaparecidas, que emergiam em mares ou rios nessa época. Imagina que sofrimento encontrar um amigo seu dessa forma?

De muito gorda a porca já não anda
De muito usada a faca já não corta

A porca gorda é uma analogia para representar a ganância do governo corrupto que não consegue mais operar. Já a polícia, com toda a sua brutalidade, não corta: seu poder vai enfraquecendo, de tanto abusar da violência.

Polícia durante a ditadura militar
Polícia durante a ditadudra militar / Créditos: Divulgação
Como é difícil, pai, abrir a porta
Essa palavra presa na garganta
Esse pileque homérico no mundo

Com tudo isso acontecendo, fica difícil abrir a porta e sair de casa. É muito sofrimento preso na garganta, com as coisas de ponta-cabeça. Daí vem o pileque homérico: tudo estava tão fora do lugar que é como se o mundo tivesse bêbado. 

De que adianta ter boa vontade?
Mesmo calado o peito, resta a cuca
Dos bêbados do centro da cidade

Não adianta querer se expressar, fazer arte e lutar pela democracia, a sensação de impotência é maior. Além disso, pode ser que esse verso seja outra referência a uma passagem bíblica, que diz Paz na terra aos homens de boa vontade. Com o regime militar, não adianta ter boa vontade, pois a paz não vem.

Mas a vida boêmia ainda existe, mesmo que reprimida. O pensamento crítico ainda existe, mesmo que calado. São esses os bêbados do centro da cidade: as pessoas rebeldes que tentam sobreviver em meio ao caos.

Talvez o mundo não seja pequeno
Nem seja a vida um fato consumado 

Aqui, surge uma pontada de esperança por parte do compositor. Talvez a vida não tenha que ser assim tão sofrida e a ditadura não esteja garantida para sempre.

Quero inventar o meu próprio pecado
Quero morrer do meu próprio veneno
Quero perder de vez tua cabeça
Minha cabeça perder teu juízo
Quero cheirar fumaça de óleo diesel
Me embriagar até que alguém me esqueça

Apesar do tom amargo dos versos, existe aqui ainda uma rebeldia. Chico quer ser dono do seu próprio corpo e escolher o que fazer com ele, sem acatar ordens. 

Há, ainda, uma referência aos métodos de tortura mais comuns da época (como cheirar fumaça de óleo diesel). Fica uma denúncia e tanto, né?

História da música
A canção foi composta pelo próprio Chico (com colaboração de Gilberto Gil) e foi submetida ao Phono 73, uma espécie de festival que reunia grandes artistas da gravadora Phonogram.

É claro que Cálice não passou pela censura e foi reprovada, mas isso não impediu o artista de apresentá-la com seu colega e amigo Gil.

O resultado é uma letra murmurada por Gil e atravessada pelo próprio Chico, que proclamava cale-se. Ainda assim, o som dos microfones foi cortado em plena apresentação. Tudo isso foi documentado nesse vídeo: 
https://www.youtube.com/watch?v=RzlniinsBeYATIVIDADE

01) Esta música, dentre outras, passou pelo "crivo" dos censores da Ditadura Militar. Sabendo disso, como deveria estar, de fato, grafada a palavra "Cálice"?

02) Você acha que nos dias de hoje a frase “… de muito gorda a porca já não anda…” serve para representar o governo que não funciona, atua como cabide de emprego para familiares, esconder corrupção e etc. Dê sua opinião:

03) Na época da ditadura, as pessoas saíram as ruas; homens, mulheres, crianças e idosos todos por ideal de se ter um Brasil melhor e menos desigual, onde todos pudessem falar. Por que hoje em dia, poucas são as pessoas que protestam e reclamam? Será que tudo está bom? A vida das pessoas está realmente melhor?

04) Observe o verso destacado na música, na segunda estrofe. Que palavra, na verdade, deveria estar no lugar de OUTRA? O que deu essa pista? 

05) Transcreva do texto um exemplo de vocativo: 

06) Que verso(s) da canção traz mais a ideia de que o eu lírico deseja libertar-se da censura, da imposição política? Justifique sua escolha:


07) Que mensagem a música em questão, como um todo, lhe transmitiu?





ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSOR: ERALDO



LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS – EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO MÉDIO, 3° ANO
Ginástica: As dimensões da Ginástica: saúde

GINÁSTICA COM FINS TERAPÊUTICOS
                → LIAN GONG
                                               Lian Gong - Ginástica Terapêutica Chinesa
                O Lian Gong é uma prática chinesa composta por exercícios que podem ser praticados em qualquer lugar, inclusive em casa, e que ajudam a aliviar dores, estresse, melhorar o humor e a disposição, dentre outros benefícios.
O Lian Gong foi desenvolvido na China, Shangai em 1974 pelo médico ortopedista Dr. Zhuang Yuen Ming. O Lian Gong foi estruturado para atender as necessidades da época de prevenir e tratar as doenças da "vida moderna" que acometiam os trabalhadores das indústrias de Shangai que antes trabalhavam no campo.
Surgiu como um dos primeiros sistemas de prática corporal que, mantendo como base as milenares artes corporais chinesas, incorporava também os modernos conhecimentos da medicina ocidental.
Possui 3 séries de 18 terapias (exercícios), com um sistema completo de alongamento, que trabalha músculos superficiais e profundos.
O Lian Gong compõe-se de duas partes, a primeira trata de desequilíbrios e dores no corpo e previne o seu aparecimento; a segunda trata as tenossinovites e disfunções dos órgãos internos, assim como as dores nas extremidades das articulações, prevenindo igualmente o aparecimento dessas disfunções.
• PARTE 1: Prevenção e tratamento de dores no pescoço, ombros, costas, região lombar, glúteos e pernas.
• PARTE 2: Prevenção e tratamento de dores nas articulações dos membros superiores e inferiores, de tenossinovites e desordens funcionais dos órgãos internos.
                A execução das 6 séries do Lian Gong tem a duração de 24 minutos. Os exercícios são simples, acessíveis a pessoas de todas as idades e podem ser realizados em qualquer lugar sem necessidade de roupas especiais ou de equipamentos.
Lian Gong é o trabalho persistente e prolongado de treinar e exercitar o corpo físico, com o objetivo de transformá-lo de fraco para forte e de doente para saudável.
Benefícios do Lian Gong
• Tratar e prevenir as dores no corpo
• Evitar problemas osteomusculares e articulares
• Prevenir disfunções dos órgãos internos
• Tratar problemas respiratórios
• Melhorar a circulação do sangue
• Dissolver aderências e inflamações dos tendões
• Melhorar a resistência e a vitalidade do organismo
• Combater ansiedade e estresse
Como é a Ginástica
Os exercícios são chamados de preventivos e curativos. Isso porque as práticas colocam em movimento o "Chi", que é a energia vital de cada pessoa. Este termo é muito estudado nos fundamentos da Medicina Tradicional Chinesa.
Todos os exercícios são feitos na postura em pé, acompanhados por uma música especialmente desenvolvida para a prática, sem necessidade de roupas especiais, e utilizando uma respiração natural. Eles podem ser praticados todos os dias, por volta de 12 a 15 minutos diários.
A característica básica dos exercícios é a fusão de movimentos de alongamento com tração, controlado pelo praticante, dentro de seus próprios limites. Assim, esta ginástica, agindo de forma suave sobre os sistemas circulatório e articular, mobiliza o tônus muscular, suaviza os enrijecimentos e estimula a “lubrificação” das articulações.
A prática constante destes exercícios tem se revelado como um excelente instrumento na correção postural dos praticantes, bem como na melhora geral do indivíduo, combatendo os sintomas do stress, as ansiedades e irritabilidades além das ações positivas localizadas, específicas de cada exercício.
Além disso, existe o "I Qi Gong", que serve para prevenção e tratamento da bronquite crônica e da debilidade funcional do coração e dos pulmões, bem como outras doenças crônicas das vias respiratórias.





EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO

1º) O QUE É O LIAN GONG?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2º) QUAIS OS BENEFÍCIOS DO LIAN GONG?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3º) QUAL A CARACTERÍSTICA BÁSICA DOS EXERCÍCIOS DO LIAN GONG?


____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________




ATIVIDADE DE LÍNGUA INGLESA
PROFESSORA: LUCIENE

Para acessar as orientações e a atividade segue o link a baixo: 



https://drive.google.com/open?id=1soERLaXxBzyzzmvZpRKUPks5lURusw1T



ATENÇÃO ESTUDANTES!






Nos dias 22/04 e 23/04 acontecerá a entrega dos Cartões/Alimentação para os pais e/ou responsáveis os alunos identificados na relação nominal postada anteriormente, de acordo com os horário descritos a seguir: 

22/04 

Manhã
08:00  às 09:30 h  EJA eTravessia
10:00  às 11:00 h  6 º Anos

Tarde
13:00  às 13:30 h  9 º Anos
13:40  às 15:30 h  1 º Anos

23/04

Manhã

08:00 às 09:30 h 8 º Anos
09:40 às 11:00 h 2 º Anos

Tarde

13:00 às 14:00 h 7 º Anos
14:20 às 15:30 h 3 º Anos 









ATIVIDADE DE BIOLOGIA
PROFESSORA: ANDREA MELO

ATENÇÃO ESTUDANTES!

Para acessar a atividades e orientações, clique no link abaixo:



ATIVIDADE DE HISTÓRIA
PROFESSORA: MARIA DE JESUS


Atividade no Livro didático
Exercícios sobre a Primeira Guerra
Página: 43
Exercícios: 1, 2, 3, 4, 6



ATIVIDADE DE GEOGRAFIA
PROFESSORA: MARIA DE JESUS


 Atividade no livro didático
 Conteúdo: urbanização Mundial
 Página: 83
 Análise o gráfico e responda às questões: 1, 2, 3

ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA
PROFESSORA: ADRIANE


Atividade de Sociologia 3°ano
As respostas devem ser enviadas para o seguinte E-mail: adriane.valeria@hotmail.com
Faça a leitura do capítulo 10 do livro de Sociologia páginas 391 à 313 para resolver as questões abaixo.

a)      Qual a relação entre sociedade, cultura e educação? Justifique.
b)      Elenque algumas características centrais da educação como processo social.
c)       Explique a concepção de educação de Émile Durkheim.
d)      Discorra sobre a inclusão social e a educação brasileira.



ATIVIDADE DE FILOSOFIA
PROFESSORA: ADRIANE


Atividade de Filosofia
As respostas devem ser enviadas para o seguinte E-mail
1°) após ler o texto complementar da página 377 no capitulo 30 do livro de Filosofia responda as questões abaixo:
a)      O que é a transparência da Arte para a autora?
b)      Por que a interpretação pressupõe a experiência sensível da obra de Arte?
c)       Qual é a tarefa do critico de Arte?
   


ATIVIDADE DE FÍSICA
PROFESSOR: DANIEL

De acordo do a ultima vídeo aula eleborar um exercício de 5 questões e responder.


ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSOR: EDIVAN BERNARDO


COMPONENTE CURRICULAR LÍNGUA PORTUGUESA/LITERATURA/PRODUÇÃO TEXTUAL
Professor: Edivan Bernardo

Segue um pequeno simulado sobre  O Pré Modernismo, vocês podem enviar me as respostas para email   edivanber32@gmail .com   ou  watzap  9- 93907255
QUESTÃO 1
Assinale a alternativa que enumera apenas escritores da literatura Pré-modernista brasileira:
a) Augustos dos Anjos, Lima Barreto, Raul Pompeia;
b) Euclides da Cunha, Monteiro Lobato, Alcântara Machado;
c) Machado de Assim, Lima Barreto, Augusto dos Anjos;
d) Lima Barreto, Euclides da Cunha, Monteiro Lobato;
e) José de Alencar, Euclides da Cunha, Oswald de Andrade.

QUESTÃO 2
Com a obra Os Sertões (1902), Euclides da Cunha foi um escritor pré-modernista pioneiro ao aproximar a literatura e a história quando recriou literariamente o sangrento conflito da Guerra de Canudos (1897). Além de retratar os conflitos ocorridos durante o período, o autor atribuiu maior destaque a três principais aspectos:

a) A escravidão, o povo e a luta;
b) A terra, o homem e a luta;
c) O povo, a raça e a luta;
d) O homem, a luta, a guerra;
e) O sertão, o homem, a luta.

QUESTÃO 3
A obra de Lima Barreto, escritor pré-modernista, é marcada pela análise e descrição da vida:
a) no sertão do Brasil, retratando a seca e os conflitos ocasionados pela disputa de terras;
b) nos grandes centros urbanos, retratando os subúrbios os quais eram, até então, ignorados pela elite cultural brasileira;
c) dos trabalhadores dos cafezais do interior de São Paulo, mais precisamente da região do Vale do Paranaíba;
d) da elite carioca, sobretudo dos artistas vanguardistas, como Tarsila do Amaral e Mário de Andrade.
e) e da cultura do Rio Grande do Sul, na região dos Pampas.

QUESTÃO 4
O pré-modernismo foi um período da literatura marcado pela produção de textos em prosa. Na poesia pré-modernista, o autor de maior destaque nesse período foi:
a) Lima Barreto;
b) Alcântara Machado;
c) Raul Pompeia;
d) Augusto dos Anjos;
e) José de Alencar.

QUESTÃO 5
São todas características do Pré-Modernismo, exceto:
a) É considerada literatura pré-modernista tudo o que, nas primeiras décadas do século XX, problematiza a realidade social e cultural do Brasil.
b) A busca por uma linguagem mais simples e coloquial é uma das preocupações dos escritores pré-modernistas, especialmente do escritor Lima Barreto, um de seus principais representantes.
c) O período pré-modernista foi marcado pela convivência entre várias tendências artísticas, ocasionando uma espécie de sincretismo cultural.
d) O Pré-Modernismo sobrepôs-se ao Parnasianismo, escola literária vigente em meados do século XX, gozando de amplo prestígio entre as camadas mais cultas da sociedade.


QUESTÃO 6

Na prosa, um dos principais representantes do Pré-Modernismo foi _______, cujas principais características são a fina ironia e a preocupação com o quadro político e social de sua época. Na poesia, _______ destacou-se pela originalidade e pelo ________ de sua única obra publicada em vida, o livro Eu.
a) Machado de Assis/Manuel Bandeira/lirismo.
b) Lima Barreto/Augusto dos Anjos/antilirismo.
c) Augusto dos Anjos/Euclides da Cunha/simbolismo.
d) Monteiro Lobato/Oswald de Andrade/antilirismo.


QUESTÃO 7
Assinale a alternativa incorreta sobre o Pré-Modernismo:
a) Não se caracterizou como uma escola literária com princípios estéticos bem delimitados, mas como um período de prefiguração das inovações temáticas e linguísticas do Modernismo.
b) Algumas correntes de vanguarda do início do século XX, como o Futurismo e o Cubismo, exerceram grande influência sobre nossos escritores pré-modernistas, sobretudo na poesia.
c) Tanto Lima Barreto quanto Monteiro Lobato são nomes significativos da literatura pré-modernista produzida nos primeiros anos do século XX, pois problematizam a realidade cultural e social do Brasil.
d) Euclides da Cunha, com a obra "Os Sertões", ultrapassa o relato meramente documental da batalha de Canudos para fixar-se em problemas humanos e revelar a face trágica da nação brasileira.
e) Nos romances de Lima Barreto observa-se, além da crítica social, a crítica ao academicismo e à linguagem empolada e vazia dos parnasianos, traço que revela a postura moderna do escritor.
QUESTÃO 8
"Iria morrer, quem sabe naquela noite mesmo? E que tinha ele feito de sua vida? nada. Levara toda ela atrás da miragem de estudar a pátria, por amá-la e querê-la muito bem, no intuito de contribuir para a sua felicidade e prosperidade. Gastara a sua mocidade nisso, a sua virilidade também; e, agora que estava na velhice, como ela o recompensava, como ela o premiava, como ela o condenava?   matando-o.  E o que não deixara de ver, de gozar, de fruir, na sua vida? Tudo. Não brincara, não pandegara, não amara – todo esse lado da existência que parece fugir um pouco à sua tristeza necessária, ele não vira, ele não provara, ele não experimentara.
Desde dezoito anos que o tal patriotismo lhe absorvia e por ele fizera a tolice de estudar inutilidades. Que lhe importavam os rios? Eram grandes? Pois se fossem... Em que lhe contribuiria para a felicidade saber o nome dos heróis do Brasil? Em nada... O importante é que ele tivesse sido feliz. Foi? Não. Lembrou-se das suas causas de tupi, do folclore, das suas tentativas agrícolas... Restava disto tudo em sua alma uma sofisticação? Nenhuma! Nenhuma!"

(Lima Barreto)

As obras do autor desse trecho integram o período literário chamado Pré-Modernismo. Tal designação para este período se justifica, porque ele:
a) desenvolve temas do nacionalismo e se liga às vanguardas europeias.
b) engloba toda a produção literária que se fez antes do Modernismo.
c) antecipa temática e formalmente as manifestações modernistas.
d) se preocupa com o estudo das raças e das culturas formadoras do nordestino brasileiro.
e) prepara pela irreverência de sua linguagem as conquistas estilísticas do Modernismo.

Bom desempenho!


ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSOR: ERALDO

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS – EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO MÉDIO, 3° ANO
Ginástica: As dimensões da Ginástica: saúde

QUAL A RELAÇÃO ENTRE GINÁSTICA E SAÚDE?
A prática de exercícios físicos contribui para a promoção da saúde de várias maneiras importantes, principalmente na prevenção de doenças e no aumento da autoestima, além de proporcionar um melhor relacionamento social.
Mostraremos, a partir de agora, algumas finalidades da ginástica que contribuem para a prevenção de doenças, reabilitação e melhoria da qualidade de vida do ser humano.

→ QUANDO A GINÁSTICA É USADA COM FINS TERAPÊUTICOS?
Ø   Na  melhoria das capacidades físicas;
Ø  No tratamento de distúrbios psicológicos;
Ø  Na reabilitação de traumas neuromotores.
Ex.: o uso do treinamento funcional para reabilitar disfunções neuromusculares; o uso da dança na melhoria do equilíbrio, convívio social e coordenação motora de pessoas com distúrbios mentais.  

→ QUANDO A GINÁSTICA É USADA PARA FINS PREVENTIVOS?
Ø  Na prevenção de Lesões por Esforço Repetidos (LER);
Ø  Na prevenção da obesidade;
Ø  Na prevenção de doenças cardíacas;
Ø  Na prevenção  dos distúrbios metabólicos (diabetes, HDL, LDL etc.).
Ex.: a prática regular de atividades físicas ou da ginástica laboral.

→ QUANDO A GINÁSTICA É APLICADA PARA FINS CURATIVOS?
Ø  No controle das taxas metabólicas elevadas (diabetes, colesterol etc.);
Ø  No controle da pressão arterial (PA);
Ø  Na reabilitação da força, coordenação motora e tônus muscular de pessoas que sofreram algum tipo de lesão músculo-esquelética;
Ex.: o uso do pilates para melhorar danos em traumas   neuromotores; a prática regular de exercícios aeróbios para controle da PA.

ATIVIDADE PROPOSTA
               

                APÓS A LEITURA DO TEXTO ACIMA, A PARTIR DO ENTENDIMENTO DESSA FACETA DA GINÁSTICA ABORDADA NO ESTUDO, PESQUISE AS PRINCIPAIS MODALIDADES DE GINÁSTICAS VOLTADAS À SAUDE, NOS TRÊS ASPECTOS ABORDADOS, E ESCREVA O FRUTO DESSA SUA PESQUISA EM PAPEL PAUTADO. PARA NO RETORNO ÀS AULAS SER ENTREGUE AO PROFESSOR.




ATIVIDADE DE LÍNGUA INGLESA
PROFESSORA: LUCIENE


ATENÇÃO:
  1. Atividade para o período 13/04  a 19/04;
  2. Envie para o meu e-mail: professora.lucienesantos@gmail.com;
  3. Faça um outro envio, não encaminhe com o email já enviado;
  4. Envie apenas as respostas;
  5. Não se esqueça, primeiramente, de colocar o seu nome, série e turma;
  6. Se você tem whatsapp, informe o seu número, a partir daí, enviarei um link e você deverá aceitar a inclusão para o grupo;
                                   
As questões seguintes são referntes a história em quadrinhos.



1 – Com base na tirinha acima, assinale a alternativa correta:
a) Um dos significados do substantivo puzzle é quebra-cabeça. Por outro lado, o verbo puzzle significa, dentre outras coisas, ‘deixar intrigado’.
b) O verbo have, na primeira cena, não pode ser substituído por must.
c) Caso opte-se por substituir o verbo have, na primeira cena, pelo verbo modal must, o verbo admitir manterá a partícula to.
d) Your place faz referência à casinha do gato.
2 – Com base no quadrinho acima, é correto afirmar:
a) A palavra seen, na segunda cena, é o resultado de uma conjugação verbal denominada, em inglês, present participle.
b) Na segunda cena, o cão vale-se do tempo verbal presente perfeito e presente simples, do inglês.
c) O verbo keep, na segunda cena, exprime o sentido de continuar.
d) A palavra it, na segunda cena, aludi à cama do personagem Clawfull.
3 – Com base no quadrinho acima, é incorreto afirmar que:
a) Na terceira cena, o gato opta por dizer you’re lying in it em vez de you’re lying on it em função da maneira como o cão se posiciona no móvel.
b) A palavra it na frase you’re lying in it se refere à caxa de areia do gato.
c) Look all over, na segunda cena, contém sentido parecido ao de look very hard for.
d) A palavra cat em cat box, na segunda cena, faz as vezes de um substantivo.
4 – Em relação à tirinha, podemos afirmar que:
a) O cão questiona o gato sobre o paradeiro da caixa de areia do bichano.
b) O cão questiona o gato sobre o paradeiro da casinha do bichano.
c) O cão questiona o gato sobre o paradeiro da caminha do bichano.
d) O cão questiona o gato sobre o paradeiro da caixa de transporte do bichano.
5 – Em relação à tirinha, é incorreto afirmar que:
a) O gato se chama Clawfull.
b) O gato aparenta ter pena do cão.
c) O cão fica surpreso com a fala do gato.

d) O cão não tem plena ciência de onde está acomodado.





ATIVIDADE DE QUÍMICA
PROFESSORA: PAULA

Deixar no caderno, quando voltarmos darei o visto.
• Assistir as vídeo aulas sobre hidrocarbonetos e responder a atividade.

Atividade de química

1)Conceitue hidrocarbonetos.

2)Dê nome aos alcanos:
a)CH3-CH3
b)CH3-CH2-CH3

3) O que são alcenos?

4)Qual desses compostos é um alcino?

a)Propano         c) hex 2-ino
b) Etano            d) propeno

5) Dê dois exemplos de alceno.
_______________________________________________________________
MATEMÁTICA - 13/04/2020
PROFESSOR: SILVIO CESAR

Atenção Estudantes!

Assistam a vídeo aula sobre Equação da Reta disponível no link abaixo e realizem a atividade proposta.


https://youtu.be/5zMIsErjN-s

Para acessar a atividade, clique no link abaixo:

https://drive.google.com/open?id=1FxEvKpyqbqp7EPwF6_mTK24g9u5ZC3eq


Lembro a necessidade de responder a atividade e enviar com urgência para o e-mail silviocesar21@gmail.com   

NÃO ESTAMOS DE FÉRIAS! É ISOLAMENTO SOCIAL E VOCÊS PRECISAM REALIZAR AS ATIVIDADES PESSOAL.

____________________________________________________________________



CARTÃO ALIMENTAÇÃO!

Segue a lista com o nome dos estudantes que a princípio, receberão o cartão alimentação do Governo do Estado de Pernambuco. Aqueles estudantes que não constam dessa lista, devem aguardar as orientações da Secretaria de Educação de Pernambuco. Em breve publicaremos o dia e local para que você possa receber o seu cartão.
Grata

Equipe Gestora


Série
Estudante
3B
EDUARDA MARIA DA SILVA

IARA MARIA DE AMARANTE

WEONNY KELLY FERREIRA DE SANTANA

YAGO MATTHEWS AGUIAR CAVALCANTI CÂMARA

YNGRID HEMILLY GOMES BRASIL
___________________________________________________________________

SOCIOLOGIA - 3ª ATIVIDADE

PROFESSORA: ADRIANE VALÉRIA


Atividade de sociologia

Leia os textos abaixo retirados do ENEM e assinale as alternativas corretas:
Enviar as respostas para o seguinte e-mail: adriane.valeria@hotmail.com

(Enem/2017) O conceito de democracia, no pensamento de Habermas, é construído a partir de uma dimensão procedimental, calcada no discurso e na deliberação. A legitimidade democrática exige que o processo de tomada de decisões políticas ocorra a partir de uma ampla discussão pública, para somente então decidir. Assim, o caráter deliberativo corresponde a um processo coletivo de ponderação e análise, permeado pelo discurso, que antecede a decisão.
VITALE, D. Jürgen Habermas, modernidade e democracia deliberativa. Cadernos do CRH (UFBA), v. 19, 2006 (adaptado).
O conceito de democracia proposto por Jürgen Habermas pode favorecer processos de inclusão social. De acordo com o texto, é uma condição para que isso aconteça o(a)
A) participação direta periódica do cidadão.
B) debate livre e racional entre cidadãos e Estado.
C) interlocução entre os poderes governamentais.
D) eleição de lideranças políticas com mandatos temporários.
E) controle do poder político por cidadãos mais esclarecidos.

(Enem/2017) A participação da mulher no processo de decisão política ainda é extremamente limitada em praticamente todos os países, independentemente do regime econômico e social e da estrutura institucional vigente em cada um deles. É fato público e notório, além de empiricamente comprovado, que as mulheres estão em geral sub-representadas nos órgãos do poder, pois a proporção não corresponde jamais ao peso relativo dessa parte da população.
TABAK, F. Mulheres públicas: participação políticas e poder. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2002.

No âmbito do Poder Legislativo brasileiro, a tentativa de reverter esse quadro de sub-representação tem envolvido a implementação pelo Estado, de
A) leis de combate à violência doméstica.
B) cotas de gênero nas candidaturas partidárias.
C) programas de mobilização política nas escolas.
D) propagandas de incentivo ao voto consciente.
___________________________________________________________________

GEOGRAFIA - 3ª ATIVIDADE
PROFESSORA: MARIA DE JESUS


Atenção Estudantes!

Analise as imagens abaixo considerando a formação e crescimento da população brasileira e elabore um texto observando:
Os povos que formaram a população brasileira e sua contribuição sociocultural e econômica ao longo dos séculos. Esse crescimento rápido trouxe consequências ao país? quais? 






____________________________________________________________________

HISTÓRIA - 3ª ATIVIDADE
PROFESSORA: MARIA DE JESUS

Atenção Estudantes!

Assistam ao vídeo sobre a Revolução Russa disponível no link abaixo e faça um breve resumo em seu caderno. Em breve utilizaremos para outras atividades.

Para complementar, e ajudá-lo na produção do seu resumo, utilize o seu livro didático e faça leitura das páginas 45 a 54.

https://m.youtube.com/watch?v=Xl1qb0SgvZ0

____________________________________________________________________________

QUÍMICA 3ª ATIVIDADE
PROFESSORA: PAULA FONTES


ATENÇÃO ESTUDANTES!

Pesquise o que se pede e,  em seguida envie para o e-mail:  frassinettipaula@hotmail.com

Pesquisar sobre o Petróleo e suas substâncias orgânicas,fazer um resumo e identificar a função orgânica presente
________________________________________________________________

EDUCAÇÃO FÍSICA - 2 ª ATIVIDADE
PROFESSOR: ERALDO GOMES

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS – EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO MÉDIO, 3° ANO
Ginástica


PROPOSTA DE ATIVIDADE

                PESQUISE E COPIE EM SEU CADERNO “AS MODALIDADES DA GINÁSTICA COM FINS FISIOTERAPÊUTICOS”, NO RETORNO ÀS AULAS, A ATIVIDADE SERÁ CONFERIDA.


_________________________________________________________________

BIOLOGIA - 3ª ATIVIDADE
PROFESSORA: ANDREA MELO


Prezados Estudantes do 3º Ano!

Como auxílio para o entendimento do assunto abordado e também para a execução das atividades propostas, é necessário que:
- Leiam o texto contido aqui no material de Biologia (TEORIA DA EVOLUÇÃO e EVOLUÇÃO)
- Consultem os capítulos 14  e 15 nas  páginas : 165 até 182 do livro  e também acessem o  link do vídeo para que possam assisti-lo no You Tube:   


- Para que suas atividades possam ser avaliadas e validadas em termo de notas, solicito que enviem as respostas para o seguinte e-mail : andreamelo376@gmail.com

TEORIA DA EVOLUÇÃO
A Teoria da Evolução descreve o desenvolvimento das espécies que habitavam ou habitam o planeta Terra.
Assim, as espécies atuais descendem de outras espécies que sofreram modificações ao longo do tempo e transmitiram novas características aos seus descendentes.
Charles Darwin, autor de "Origem das Espécies" (1859) é um dos grandes nomes sobre teorias relacionadas ao evolucionismo. A sua teoria baseia-se na seleção natural das espécies e é aceita até hoje.
QUAIS SÃO AS TEORIAS DA EVOLUÇÃO?
Quando nos referimos à evolução das espécies, as teorias criadas baseiam-se em duas vertentes:
- Criacionismo: As forças divinas são responsáveis pelo surgimento do planeta e de todas as espécies existentes. Nesse caso, não houve nenhum processo evolutivo e as espécies são imutáveis. Essa teoria relaciona-se com questões religiosas.
- Evolucionista: Propõe a evolução das espécies por meio da seleção natural conforme ocorrem as mudanças ambientais.

CRIACIONISMO

A Teoria da Criação ou “Criacionismo” aponta para a origem do Universo e da vida através de explicações mítico-religiosas, as quais não estariam sujeitas às evoluções ou transformações ocorridas na evolução das espécies e sim de um Criador.
O criacionismo destaca-se como oposta à ciência evolutiva, sendo discutido por diversas civilizações e gerando diversas hipóteses acerca da criação do mundo, sendo que cada religião o abordou de diferentes maneiras.

LAMARCKISMO

O naturalista francês Jean-Baptiste de Lamarck (1744-1829) foi muito importante para o desenvolvimento das ideias evolucionistas, tendo publicado o livro “Filosofia Zoológica” com suas conclusões em 1809. O conjunto de suas teorias é denominado de “Lamarckismo”.
Ele propunha a “Lei do uso e desuso” que consistia no desenvolvimento ou atrofiamento de partes do corpo, de acordo com seu uso ou desuso, respectivamente. Com isso, tais características seriam passadas ao longo do tempo para as gerações seguintes, o que ele explicou na “Lei da transmissão dos caracteres adquiridos”.

 

DARWINISMO

A teoria da evolução das espécies tem como principal articulador o naturalista britânico Charles Darwin (1809-1882) sendo o conjunto de suas teorias evolutivas nomeada de “Darwinismo”.
Darwin afirmou que os seres vivos, inclusive o homem, descendem de ancestrais comuns, que modificam-se ao longo do tempo. Assim, as espécies existentes foram evoluindo de espécies mais simples que viveram antigamente.
seleção natural foi o princípio utilizado por Darwin para defender a sua teoria. Desse modo, somente as espécies adaptadas às pressões do ambiente, são capazes de sobreviver, se reproduzir e gerar descendentes.


Para Lamarck, a evolução se dava pelo uso e desuso de partes do corpo. Enquanto isso, Darwin acreditava que o ambiente atuava na seleção das características vantajosas.
A partir de suas observações e pesquisas, as principais ideias de Darwin foram:
- Indivíduos de uma mesma espécies apresentam diferenças entre si, resultado de variações entre as suas características;
- Indivíduos com características vantajosas às condições do ambiente possuem mais chances de sobreviver do que aqueles que não apresentam tais características;
- Indivíduos com características vantajosas também possuem mais chances de deixar descendentes.
Quando falamos da teoria da evolução de Charles Darwin não podemos deixar de mencionar outro personagem, o naturalista britânico Alfred Russel Wallace (1823-1913). Ele desenvolveu uma teoria semelhante a de Darwin sobre a evolução das espécies.
Wallace enviou a Darwin os seus manuscritos e em 1858 a teoria da evolução foi publicada no nome dos dois naturalistas. Porém, por Charles Darwin ser mais reconhecido, acabou por receber o mérito e prestígio de criador da teoria.

 

NEODARWINISMO

Neodarwinismo ou Teoria Sintética da Evolução surgiu no século XX e caracteriza-se pela união dos estudos de Darwin, principalmente a seleção natural, com as descobertas na área da genética.
Isso porque na época dos primeiros estudos evolucionistas, ainda não se conhecia como funcionava o mecanismo de hereditariedade e mutação, os quais só foram desvendados tempos depois a partir dos estudos de Gregor Mendel.
A influência atual dos estudos sobre a evolução pode ser percebida em todas áreas da biologia, destacando-se a
citologia, que estuda as células, e a sistemática, responsável pela classificação biológica.
O neodarwinismo é a teoria aceita pela ciência para explicar a evolução das espécies.

EVOLUÇÃO
A evolução biológica corresponde ao processo de modificação e adaptação das espécies ao longo do tempo. A atual diversidade de seres vivos é resultado de processos de transformação e adaptação das espécies aos variados ambientes, constituindo a evolução biológica.
A ideia principal da evolução biológica é que todos os seres vivos compartilham um mesmo ancestral. A partir dela, surgiu a enorme variedade de espécies que encontramos hoje. Pode-se dizer que a evolução é o processo pelo qual os organismos modernos se desenvolveram, a partir de antigos ancestrais. Até meados do século XIX, predominava a ideia do criacionismo. De acordo com o criacionismo, as espécies foram criadas por ato divino e se mantém imutáveis até hoje.
Ainda em meados do século XIX, começa a ganhar força a teoria evolucionista. Nesse contexto, as ideias de Charles Darwin e Alfred Russel Wallace são as mais consistentes para explicar a evolução dos seres vivos. Darwin afirmou que os seres vivos, inclusive o homem, descendem de ancestrais comuns, que modificaram-se ao longo do tempo. Atualmente, a teoria do neodarwinismo explica a evolução dos seres vivos. Ela surgiu no século XX e representa a união dos estudos de Darwin, principalmente a seleção natural, com as descobertas na área da genética, como as leis de Mendel e as mutações.

 

EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA


Entre as principais evidências da evolução biologica estão: o registro fóssil, a adaptação dos seres vivos aos seus ambientes e as semelhanças entre as espécies.

Registro Fóssil -O fóssil é qualquer vestígio de organismos muito antigos que foram preservados com o passar dos anos por meio de processos naturais.

O estudo dos fósseis permite reconstruir a imagem de uma espécie já desaparecida e contribui para o estudo da evolução dos seres vivos. A partir das análises entre semelhanças e diferenças entre as espécies, pode-se concluir sobre o seu surgimento e desaparecimento.

Adaptação - A adaptação corresponde ao ajustamento que todos os organismos apresentam em relação ao ambiente em que vivem.

As adaptações são características mantidas nas populações ou fixadas nas espécies por seleção natural porque têm uma importância relativa na sobrevivência e reprodução dos organismos. São exemplos de adaptação, a camuflagem e o mimetismo.

Semelhanças Entre as Espécies-  A semelhança entre diversos grupos de seres vivos, reforça a ideia de que eles podem ter um ancestral comum durante sua história evolutiva. Veja algumas evidências:

Órgãos Homológos - São aqueles com a mesma origem embrionária e semelhanças anatômicas, porém com funções diferentes. O processo que originou órgãos homólogos é chamado de divergência evolutiva. Um exemplo são os membros anteriores de grande parte dos vertebrados.

Órgãos Análogos - São aqueles com a origem embrionária e estruturas anatômicas diferentes, mas que exercem a mesma função. Os órgãos análogos surgem por convergência evolutiva. Um exemplo são as asas de aves e insetos.

Órgãos Vestigiais - São órgãos atrofiados e sem função aparente. Um exemplo é o apêndice do homem, que representa um vestígio de um compartimento do intestino que abrigava micróbios para a digestão da celulose em nossos ancestrais herbívoros.

Semelhanças Embriológicas - Quando se observa o desenvolvimento embrionário de algumas espécies, nota-se que são muito semelhantes em alguns aspectos. Isso demonstra uma evidência de ancestralidade comum. Por exemplo, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos são muito diferentes quando adultos, mas seus embriões são muito semelhantes.

Semelhanças Moleculares -Os avanços da Biologia Molecular têm permitido comparar a estrutura genética de diferentes espécies. Esses estudos complementam-se às semelhanças anatômicas e embrionárias e confirmam a relação de parentesco entre as espécies.

 

MECANISMOS DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA

A teoria do neodarwinismo considera os seguintes mecanismos como fatores que contribuem para mudanças evolutivas:

Mutações - corresponde qualquer alteração no material genético de um organismo, que pode originar uma nova característica. Se essa nova característica oferecer alguma vantagem ao indivíduo, o alelo tende a ser preservado pela seleção natural.

 

Deriva Genética - corresponde a um processo de mudança ao acaso das frequências alélicas de uma população. A deriva genética altera a frequência alélica de uma população, de modo aleatório. Ela não trabalha para produzir adaptações.

Seleção Natural - é um dos mecanismos fundamentais da evolução. Através dela, osindivíduos mais adaptados a uma determinada condição são selecionados. Assim, eles tem mais chances de sobreviver, se reproduzir e transmitir suas características aos descendentes.

  
ESCOLA SÃO JOSÉ
Aluno (a)________________________________________________
Série:3º Ano Turma: __________Data: _____/ _____ /______
                                 Atividade de Biologia sobre EvoluçãoIBimestre
1 - Os princípios a seguir relacionados referem-se à teoria da evolução das espécies.
I. Adaptação ao meio.
II. Seleção natural.
III. Mutação.
IV. Lei do uso e desuso.
V. Herança dos caracteres adquiridos.
* Lamarck, em sua teoria, considerou:
a) I, II e III.                    b) II, III e IV.                 c) I, IV e V.             d) II, IV e V.              e) II, III e V.


 2 - "Seus ancestrais eram animais de quatro patas como os demais répteis. Uma necessidade surgiu e esses animais passaram a se mover deslizando pelo solo e esticando o corpo para atravessar passagens estreitas. Nessas condições as patas deixaram de ter utilidade e passaram até a prejudicar o deslizamento. As patas, pela falta de uso, foram se atrofiando e, após um longo tempo, desapareceram por completo". Este texto exemplifica a teoria denominada:
a) Seleção natural.             b) Morganismo.           c) Darwinismo.       
d) Lamarckismo.               e) Fixismo.


3 -  "Existem os mais fortes e os mais fracos, os sexualmente mais atraentes e os menos atraentes, os mais adaptados às condições ambientais e os menos adaptados; por isso, numa mesma espécie, os indivíduos não são exatamente iguais entre si. Sendo que os mais adaptados se perpetuam e os menos adaptados tendem a ser eliminados da população."
Esse texto está de acordo com o conceito:
a) Fixista.
b) Da transmissão de caracteres adquiridos.
c) Da geração espontânea.
d) Naturalista.
e) Da seleção natural.


4 - Em Manchester, cidade inglesa, no século passado os troncos das árvores dos arredores da cidade eram cobertos por mariposas da espécie Bistonbetularia de cor clara. Com o decorrer dos anos veio a instalação de complexos industriais, e a poluição (fumaça e fuligem) enegreceu os troncos das árvores; atualmente os troncos das árvores apresentam um grande número de mariposas escuras, e as mariposas claras estão muito reduzidas.
Analise abaixo duas explicações sobre a mudança das mariposas:

Explicação -I As mariposas de cor escura foram favorecidas porque não poderiam ser mais visualizadas facilmente e comidas pelos predadores, passando a reproduzir-se e a constituir a maior parte da população de mariposas.

Explicação - II As mariposas de cor clara necessitaram adquirir a cor escura para se confundir com os troncos e se proteger dos predadores, transmitindo aos descendentes esta característica, e desta maneira ocorreu a mudança de cor das mariposas.

*Após a análise podemos afirmar que:
a)explicação I é lamarckista e a II é darwinista
b) a explicação I é darwinista e a II é lamarckista
c) ambas são lamarckistas
d) ambas são darwinistas
e) as explicações não são nem lamarckistas e nem darwinistas.

5 -  Comparando as figuras abaixo podemos afirmar que são órgãos análogos:
a) 3 e 4.                      d) 1 e 2.
b) 2 e 3.                      e) 1 e 4.
c) 2 e 4.

6 - Qual das alternativas apresenta um par de estruturas homólogas?
a) Asa de morcego e asa de borboleta.
b) Carapaça de tatu e concha de caramujo.
c) Nadadeira de peixe e asa de borboleta.
d) Asa de ave e asa de morcego.
e) Concha de caramujo e escama de peixe.

7 - Famoso exemplo de evolução é o dos tentilhões, tipo de ave encontrado nas Ilhas Galápagos por Darwin. Diferentes espécies de tentilhões habitam as diversas ilhas do arquipélago. A principal diferença entre as espécies refere-se à forma do bico. Verificou-se que essa forma variou conforme o tipo de alimento disponível em cada ilha. Acredita-se que todas as espécies de tentilhões de Galápagos possuam um mesmo ancestral. Todas as afirmações seguintes constituem explicações certas das etapas da evolução dos tentilhões, exceto uma:

a) A migração para ilhas diferentes determinou um isolamento geográfico.
b) Mutações diferentes ocorreram em cada ilha, determinadas pelo alimento disponível.
c) Em cada ilha, a seleção natural eliminou os mutantes não-adaptados.
d) Novas mutações foram se acumulando nas populações de cada ilha.
e) Os tentilhões de cada ilha tornaram-se tão diferentes que se estabeleceu isolamento reprodutivo.

8 - São mecanismos responsáveis pelo aumento da variabilidade genética dos organismos:
a) a mutação, a seleção natural e a partenogênese.
b) a mutação, a autogamia e a recombinação gênica.
c) a mutação, a segregação independente dos cromossomose a recombinação gênica.
d) a seleção natural, a segregação independente dos cromossomos e a autogamia.
e) a seleção natural, a recombinação gênica e a partenogênese.

9 - As Teorias da Evolução enunciam o surgimento da vida na Terra como um processo de evolução continuo e lento, que depende de mutações genicas e/ou processos internos de adaptações do organismo ao ambiente, conduzidos por herança genômica. A partir desta afirmação, preencha o espaço em branco das sentenças abaixo, utilizando L (de Lamarck) e N (de Neodarwinismo) para tornar a sequencia correta, considerando a relação entre a teoria e seus defensores:
(   ) 1. Herança dos caracteres adquiridos.
(   ) 2. A sobrevivência dos mais aptos esta relacionada com a seleção natural.
(   ) 3. As aquisições ou perdas de características são causadas pelo ambiente e, a partir dai, pelo uso ou desuso, e
conservadas pela reprodução.
(  ) 4. Mutações que ocorrem nos genes e nas novas disposições nos cromossomos resultam em alterações no conjunto de genes (características), transmitidas as gerações de forma sucessiva e que favorecem a evolução da espécie.
 Agora, marque a alternativa correta:

a) LNLN                                b) NLLN                          c) LNNL                         
d) NNLL                                e) NLNL

___________________________________________________________________________ 
GEOGRAFIA - 2ª ATIVIDADE
PROFESSORA: MARIA DE JESUS



Atenção Estudante! 

Responda as questões abaixo com base no vídeo da aula anterior e envie as respostas para o e- mail: jesusfreire2010@hotmail.com   até o dia 09.04.2020   


Escola Estadual São José      02/04/2020
Aluno(A)________________________ 3º ano _______
Prof.ª Mª de Jesus

Conteúdo: Êxodo rural e a Urbanização no Brasil
Atividade de Geografia em quarentena

1.Leia livro didático paginas : 83 a 97 e responda
A intensa e acelerada urbanização brasileira resultou em sérios problemas sociais urbanos,entre os quais podemos destacar:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2.No Brasil, em decorrência do processo de urbanização, verificou-se uma intensa metropolização, da qual resultaram:
a) cidades médias, que se industrializaram após a abertura econômica da década de 1990, como Campinas e Ouro Preto.
b) cidades mundiais, que receberam vultosos investimentos externos no início do século XXI, como Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
c) megacidades dispersas pelo país, graças ao retorno de imigrantes, como Manaus, Goiânia e Curitiba.
d) metrópoles nacionais, sedes do poder econômico e político do país, como São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro.
e) metrópoles regionais, que constituem a primeira megalópole do país, como Fortaleza, Recife e Salvador.
Justifique sua resposta:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3.sobre o processo de urbanização brasileira: O papel das economias primárias

A urbanização brasileira teve destaque e grande crescimento a partir da segunda metade do século XX. É preciso ressaltar que este processo de urbanização esteve desde o início relacionado às diversas atividades econômicas desenvolvidas no país que contribuíram significativamente para que esse processo ocorresse. A produção do açúcar no século XVI foi responsável por criar os primeiros centros urbanos, no litoral nordestino. A descoberta do ouro em Minas Gerais também colaborou bastante para a urbanização, serviu tanto para criar núcleos urbanos como para decentralizar e interiorizar a população brasileira que era basicamente litorânea, movimento importante para a ocupação e desenvolvimento do Brasil. No entanto, foi no ciclo do café que o desenvolvimento urbano do Brasil se destacou. Com o café, a industrialização se iniciou de forma efetiva, pela necessidade da construção de portos para escoar a produção e abertura de novas vias e ferrovias para fazer o deslocamento até esses portos. Essas transformações proporcionaram uma atração de pessoas para as cidades, principalmente São Paulo e seus arredores, sendo um marco da urbanização. Atrelada ao crescimento exponencial do café na economia brasileira, a abolição da escravatura também foi responsável por levar boa parte dos escravos a habitarem nas cidades e buscarem trabalho.

Leia o texto e retire  os principais atividades econômicas  do processo de urbanização para a  economia primarias no Brasil
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Segundo o texto qual economia que mais se destacou no processo da urbanização, por que ?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4.Segundo a hierarquia urbana, as cidades mais importantes de um país, que comandam a rede urbana nacional, estabelecendo áreas de influência, correspondem aos (às):
a) centros regionais
b) cidades-dormitórios
c) metrópoles nacionais
d) capitais regionais
e) metrópoles regionais

5.Quais alternativas estão corretas, coloque (V)verdadeiro  ou (F) falso:

a)(   ) As maiores e mais bem equipadas metrópoles das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul são, respectivamente, Manaus, Salvador, São Paulo e Porto Alegre.
b) (   )Caxias (RS), Blumenau (SC), Londrina (PR), Ribeirão Preto (SP), Campos (RJ) e Feira de Santana (BA) são exemplos decapitais regionais.
c)(   ) Dentre as características de uma metrópole, podemos citar a função de polarização e de organização de espaço ao seu redor.
d) (   )Comparando-se as redes urbanas das regiões Norte e Sudeste, podemos dizer que a primeira não apresenta uma nítida hierarquia urbana ao passo que a segunda é bem caracterizada hierarquicamente.

6.Nos países industrializados, a migração campo-cidade tem como causa fundamental:
a) carência de melhores condições sociais no campo.
b) baixa produtividade agrícola.
c) pressão demográfica no campo.
 d) dificuldade de aquisição de terras.
e) liberação de mão-de-obra pela mecanização.

7. O intenso processo de urbanização ocorrido no Brasil, principalmente a partir da década de 1950, gerou uma série de problemas, pois a urbanização brasileira não teve o devido planejamento. Quais os principais problemas detectados nas cidades do Brasil?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8. O que são as chamadas Megalópoles ou Cidades Globais. Dê dois exemplos.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


______________________________________________________________
HISTÓRIA - 2ª ATIVIDADE
PROFESSORA: MARIA DE JESUS



Atenção Estudante! 
Responda as questões abaixo com base no vídeo da aula anterior e envie as respostas para o e- mail: jesusfreire2010@hotmail.com   até o dia 09.04.2020

Escola Estadual São José      02/04/2020
Aluno(A)________________________ 3º ano _______
Prof.ª Mª de Jesus

Conteúdo: Primeira Guerra Mundial
Atividade de História em quarentena

1.Um dos fatores da I Grande Guerra foi a rivalidade industrial entre a Alemanha e a Inglaterra, por que:
a) os ingleses temiam a penetração alemã em suas colônias, como se estava verificando na Austrália;
b) os alemães receavam o poderio econômico inglês, acreditando na eliminação da rivalidade por meio de uma guerra;
c) os alemães haviam obtido o controle comercial sobre o Império Otomano;
d) a Alemanha vinha dominando grande parte dos mercados de consumo até então pertencentes à Inglaterra;

2. Presidente dos Estados Unidos durante a Guerra de 1914 – 1918:
a) Franklin Roosevelt                b) Churchill
c) Wilson                                     d) Theodore Roosevelt

3.O assassinato do herdeiro do Império Austro-Húngaro em Sarajevo veio complicar a situação europeia e ocasionou a eclosão da I Guerra Mundial. O personagem em questão era:
a) o Kaiser Guilherme                               b) Francisco Fernando
c) Lloyd George                                        d) Nicolau Romanov


4.Os países envolvidos na I Guerra Mundial dividiram-se em duas coligações de nações que se enfrentaram durante os anos da guerra, formadas inicialmente por seis países. Qual das alternativas indica corretamente as coligações de nações e os países participantes?

a) Eixo, formado por Alemanha, Itália e Japão; e os Aliados, composto por França, Inglaterra e Estados Unidos.
b) Tríplice Aliança, composta pela Alemanha, Áustria-Hungria e Itália; e a Tríplice Entente, formada pela França, Inglaterra e Rússia.
c) Eixo, formado por Alemanha, Itália e Japão; e Tríplice Entente, formada pela França, Inglaterra e Rússia.
d) Tríplice Aliança, composta pela Alemanha, Áustria-Hungria e Itália; e os Aliados, composto por França, Inglaterra e Estados Unidos.

5.Dentre os fatores que conduziram à Primeira Guerra Mundial (1914-1918), destacamos o(a):
a) nacionalismo eslavo aliado à desagregação do Império Turco.
b) acordo militar anglo-germânico visando à partilha da África.
c) desequilíbrio internacional provocado pela aliança da Rússia com o Império Austro-Húngaro.
d) descontentamento da França frente à ocupação no Marrocos.
e) oposição do Imperador Francisco Ferdinando à admissão da Sérvia no Império Austro-Húngaro.

6.
Três décadas — de 1884 a 1914 — separam o século XIX — que terminou com a corrida dos países europeus para a África e com o surgimento dos movimentos de unificação nacional na Europa — do século XX, que começou com a Primeira Guerra Mundial. É o período do Imperialismo, da quietude estagnante na Europa e dos acontecimentos empolgantes na Ásia e na África.
ARENDT, H. As origens do totalitarismo. São Paulo: Cia. das Letras, 2012.

O processo histórico citado contribuiu para a eclosão da Primeira Grande Guerra na medida em que

a) difundiu as teorias socialistas.
b) acirrou as disputas territoriais.
c) superou as crises econômicas.
d) multiplicou os conflitos religiosos.
e) conteve os sentimentos xenófobos.

7.O campo de batalha é terrível. Há um cheiro de azedo, pesado e penetrante de cadáveres. Homens que foram mortos no último outubro estão meio afundados no pântano e nos campos de nabos em crescimento. As pernas de um soldado inglês, ainda envoltas em polainas, irrompem de uma trincheira, o corpo está empilhado com outros; um soldado apoia o seu rifle sobre eles. Um pequeno veio de água corre através da trincheira, e todo mundo usa a água para beber e se lavar; é a única água disponível. Ninguém se importa com o inglês pálido que apodrece alguns passos adiante.

BINDING, Rudolf Georg. Um fatalista na guerra. In: MARQUES, Adhemaretalii. História contemporânea através de textos. 11. ed. São Paulo: Contexto, 2005. p. 119.

Sobre a Primeira Guerra Mundial e seu contexto, é CORRETO afirmar que:         

a)A Primeira Guerra Mundial tem suas motivações vinculadas às disputas nacionalistas e imperialistas articuladas à política de alianças das grandes potências da época.    

b)A entrada da Rússia na guerra, logo após a Revolução Bolchevique de 1917, foi decisiva para o desfecho favorável aos países vinculados à Tríplice Aliança.       

c)Cão houve participação brasileira na Primeira Guerra, pois a organização do país como República, imprescindível para a formação de tropas militares, ainda era muito recente.              

d)A Revolução Científico-Tecnológica do século XIX influenciou diretamente o conflito, tanto pelas disputas imperialistas como pelo uso, nas batalhas, de recursos como granadas, tanques, aviões e armas químicas. 

e)A gripe espanhola ocorreu durante a Primeira Guerra Mundial e foi vista como ameaça para as nações em conflito; porém, com o desenvolvimento dos antibióticos no início do século XX, a doença foi controlada sem gerar maiores consequências.)             

f)Com a ida de um número expressivo de homens aos campos de batalha, muitas mulheres ficaram responsáveis por tarefas até então consideradas predominantemente masculinas.

Marque as questões correta:
a) A     D   F                   b) A  C   D
c) B     C   E                   d) A  B   C

8.As imagens apresentadas são emblemáticas de um devastador conflito e fizeram o crítico literário, ensaísta, tradutor, ficcionista e poe­ta Walter Benjamin afirmar:
Em vista de tais armas o ritmo do confli­to bélico vindouro será ditado pela tentativa não só de defender-se, mas também de su­plantar os terrores provocados pelo inimigo por terrores dez vezes maiores.
(Walter Benjamin. “As armas do futuro”. In: Ilustríssima/ Folha de São Paulo, 28/07/2013)



As imagens e o texto remetem para:
a) Guerra Civil Norte-Americana.         b) Guerra dos Boeres.
c) Guerra Civil Espanhola.                     d) Primeira Guerra Mundial.
e) Guerra Fria.


_______________________________________________________________
2 ª ATIVIDADE DE INGLÊS
PROFESSORA: LUCIENE




2 ª ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSOR: EDIVAN BERNARDO

Caros alunos e alunas seguem orientações de leituras e resoluções de atividades do livro aulas you tube para obtenção de notas. 
Observação perguntas com respostas no caderno. Qualquer dúvida entrar em contato watzap 9 9390-7255 ou email   edivanber32@gmail.com
Assistam ao vídeo  Modernismo II fase no you tube : https://youtu.be/8aAIQ57L3Zk
Documentário Rachel de Queiroz no you tube : https://youtu.be/M93zWe4kbZQ
Documentário Graciliano Ramos no you tube : https://youtu.be/6qAB7bvcevk
 UNIwDADE 2 PALAVRA E PERSUASÃO
- CAPÍTULO 1 A GERAÇÃO DE 30:
GRACILIANO RAMOS REGÊNCIA NOMINAL- O DEBATE
- O contexto de produção e recepção de produção literária da geração de 30.......101
-Meios de circulação .....101
- O  modernismo em contexto.......102
- O romance de 30........102
-Rachel de Queiroz ........102
-Graciliano Ramos...........103
-Resolução de atividades...104
- Elabora  um resumo sobre a vida e obra do escritor Patativa do Assaré.
Bons Estudos!


SOCIOLOGIA- 2ª ATIVIDADE
PROFESSORA: ADRIANE VALÉRIA

 1°) Leia o capítulo 29 do livro de Filosofia páginas 362 à 369 para responder as questões abaixo: 

A) Qual o papel da imaginação na Arte?

B) Como podemos saber que uma obra é criativa?


C) Em que sentido se pode dizer que a Arte é conhecimento? Como este conhecimento se distingue do conhecimento cientifico e do filosófico?

(Deixe-as em seu caderno para apresentação na volta as aulas. Um abraço!)
__________________________________________________________

SOCIOLOGIA- 2ª ATIVIDADE
PROFESSORA: ADRIANE VALÉRIA

1°) Leia o capítulo 09 do livro de Sociologia páginas: 276 à 286 para fazer a pesquisa abaixo:

Faça uma pesquisa na internet e descubra grupos que atuam, nos diferentes estados e regiões nas seguintes causas:
a)            Movimento negro
b)           Movimento LGBT
c)            Movimento pela reforma agrária
d)           Movimento de moradia
e)            Combate ao trabalho infantil

PS: Para ser feita no caderno de Sociologia.
___________________________________________________________________________
QUÍMICA 2ª ATIVIDADE
PROFESSORA: PAULA FONTES

ATENÇÃO ESTUDANTES!


Vocês devem assistir o vídeo sobre a reconstituição do acidente de Goiânia disponível no link abaixo e fazer um breve resumo do conteúdo do vídeo.

https://youtu.be/MfshO3PvlYs

Envie suas respostas  para o email:  frassinettipaula@hotmail.com

CONTINUE SEGUINDO AS RECOMENDAÇÕES. FIQUE EM CASA!

_______________________________________________________________________________
MATEMÁTICA 2ª ATIVIDADE
PROFESSOR:SILVIO CÉSAR   


Prezados Estudantes!  Assistam as vídeos aulas disponível no links abaixo e resolvam as questões propostas no arquivo PDF disponível em:   https://drive.google.com/open?id=18Pe7Ul9UQm3KkwOMeN8-qar6AJUQC8kj

Matemática Básica: Porcentagem - https://youtu.be/J3lwBTutjaw
Matemática Básica: Porcentagem - https://youtu.be/nrQyzCHSrMY


Após responder as questões, enviar para o e-mail:  silviocesar21@gmail.com até o dia 07.04.2020

______________________________________________________________________
ATIVIDADE DE FILOSOFIA
PROFESSORA: ADRIANE VALÉRIA

ATENÇÃO ESTUDANTES!

Para não perdermos o ritmo dos estudos, convido-o a fazer leitura do capítulo 28 de seu livro didático e responder as questões propostas.  Deixe-as em seu caderno para apresentação ao professor na volta as aulas.

SIGA AS ORIENTAÇÕES E FIQUE EM CASA!

Atividade
:1) Apresente algumas características que distinguem arte de cultura.

2) De acordo com suas leituras, como podemos definir o que é grafite? Há um predomínio dessa arte em um determinado estrato social (camada social)? Justifique

3) Explique qual a relação existente entre a indústria cultural e a cultura de massa. Exemplifique.


4) Do ponto de vista antropológico como podemos definir o termo cultura?
__________________________________________________________________

COMPONENTE CURRICULAR LÍNGUA PORTUGUESA - LITERATURA/PRODUÇÃO TEXTUAL
Professor: Edivan Bernardo



Caros alunos e alunas seguem orientações de leituras e resoluções de atividades do livro para serem realizadas em função da suspensão das aulas por conta da Pandemia que estamos vivendo. 

Observação: Perguntas com respostas no caderno para serem apresentadas ao professor na volta as aulas. 

Qualquer dúvida entrar em contato 

watzap 9 9390-7255 ou  email : edivanber32@gmail.com

UNIDADE 1 RUPTURA E CONSTRUÇÃO

CAPITULO 3- A GERAÇÃO DE 22
Oswaldo de Andrade.........................................65
Mário de Andrade..............................................65
Reflexão sobre a língua......................................76

PRODUÇÃO DE TEXTO O CONTO FANTÁSTICO......82

COMO COMPLEMENTO SUGIRO QUE ASSISTAM  O FILME MACUNAÍMA


Baseado no romance homônimo de Mario de Andrade, o filme “Macunaíma” narra a metamorfose do herói preguiçoso e sem caráter que nasce negro e se faz branco para emigrar da selva para a cidade. Ao longo de suas aventuras fantásticas Macunaíma e seus dois irmãos oferecem uma antologia abrangente do folclore brasileiro, misturando mitos antigos e situações atuais do homem no mundo das máquinas. disponível no link abaixo: 
  

Bons Estudos!

Atenção! Muito importante seguir as recomendações. FIQUE EM CASA
________________________________________________________________________


ATIVIDADE DE LÍNGUA INGLESA
PROFESSORA: LUCIENE SANTOS

Atividade correspondente a esta semana (23 a 27/03/2020).

Encaminhe as respostas para o meu email: professora.lucienesantos@gmail.com até o dia 01.04.2020

Nome:______________________________________________________
Série:   ______________                             Turma:___________________


Queridos(as) estudantes:
Ø  Esta atividade deverá ser respondida durante a passagem da música que segue;
Ø  Sejam sinceros quanto ao preenchimento e logo em seguida poderão consultar quaisquer fontes de pesquisa;

Seguem as palavras para completar a música. Ao todo são 7 espaços, indicando o quantitativo de vezes que elas aparecerão.

ANGEL (1)- YOU (1) –BEAUTIFUL (3) – MAN (1)  - FACE (1)

You're Beautiful
James Blunt

My life is brilliant

My life is brilliant
My love is pure
I saw an __________
Of that I'm sure
She smiled me on the subway
She was with another _________
But I won't lose any sleep on that
'Cause I've got a plan

You're beautiful, you're ____________
You're beautiful, it's true
I saw your face in a crowded place
And I don't know what to do
'Cause I'll never be with _________

Yes, she caught my eye

As we walked on by

She could see from my______ that I was
Flying high
And I don't think that I'll see her again
But we shared a moment that will last 'till the end

You're beautiful, you're _______________
You're beautiful, it's true
I saw your face in a crowded place
And I don't know what to do
'Cause I'll never be with you

La, la
La, la
La, la

You're beautiful, you're _____________
You're beautiful, it's true
There must be an angel with a smile on her face
When she thought up that I should be with you
But it's time to face the truth
I will never be with you

1.         Faça a correspondência dos versos nas duas línguas, a partir de "pistas" que estão  no próprio texto: 

You're beautiful (Part I)
(    ) My life is brilliant. (2x)
(    ) My love is pure.
(    ) I saw an angel.
(    ) Of that I'm sure.
(    ) She smiled at me on the subway.
(    ) She was with another man.
(    ) But I won't lose no sleep on that,
(    ) 'Cause I've got a plan.
(    ) You're beautiful. You're beautiful.
(    ) You're beautiful, it's true.
(    ) I saw your face in a crowded place,
(    ) And I don't know what to do,
(    ) 'Cause I'll never be with you.

1. Eu vi seu rosto num lugar cheio de gente
2. Você é bonita, é verdade.
3. Meu amor é puro.
4. E eu não sei o que fazer
5. Minha vida é ótima.
6. Você é bonita. Você é bonita.
7. Porque eu nunca estarei com você.
8. Eu vi um anjo.
9. Porque eu tenho um plano.
10. Ela estava com outro homem.
11. Disso eu tenho certeza.
12. Mas eu não vou perder o sono por isso
13. Ela sorriu pra mim no metrô.

1.         Responda em português:
a)         A letra da música mostra a concretização deste amor?  Justifique sua resposta.
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
b)              Que tipo de contato eles tiveram? ________________________________
c)                O verso “ But I won’t lose no sleep on that”  passa que ideia?_______________
d)              O desencontro amoroso é um tema comum nas músicas?______________

_________________________________________________________________________________

ATIVIDADES DE GEOGRAFIA
 PROFESSORA: MARIA DE JESUS

Caros Estudantes!
Para nos ajudar enquanto durar o estado de Emergência e de suspensão das aulas, enviaremos por este canal as nossas atividades. Então vamos lá!

Após responder as questões envie para o e-mail: jesusfreire2010@hotmail.com  até o dia 01.04.2020.

CONTEÚDO: ESPAÇO RURAL BRASILEIRO


1) Analise as imagens abaixo e responda a seguinte questão: 
A produção em grande escala vem provocando mudanças na ocupação do espaço rural. Analisando as imagens apresentadas quais você consegue identificar? E quais são as consequências desse avanço?


2) Considere as seguintes imagens e responda as questões propostas


a) Após analisar  as imagens produza um texto sobre os problemas  que o solo vem sofrendo com a produção desordenada da agricultura.



b)O país precisa crescer economicamente através da agricultura, quais medidas são necessárias pra não saturar ( destruir) o solo?
_______________________________________________________________________________
ATIVIDADE DE HISTÓRIA
PROFESSORA: MARIA DE JESUS

Caros Estudantes!
Para nos ajudar enquanto durar o estado de Emergência e de suspensão das aulas, enviaremos por este canal as nossas atividades. Então vamos lá! E Lembre-se: SIGA AS RECOMENDAÇÕES E FIQUE EM CASA.

Após responder as questões envie para o e-mail: jesusfreire2010@hotmail.com  até o dia 01.04.2020.

Faça uma leitura interpretativa no seu livro páginas : 30 a 39 - Conteúdo: Primeira Guerra Mundial e assista ao trecho do filme: Cavalo de Guerra disponível em:


Em seguida, produza seu resumo observando os pontos abaixo:
-Cenário da guerra
-De qual guerra está sendo retratada no filme
-O que o cavalo está sendo representado no filme
-Porque o nome do cavalo é coragem
-A posição dos soldados na guerra


-Quais países da Tríplice Aliança e a Tríplice Entente  diante da guerra

_____________________________________________________________________________
SOCIOLOGIA
Professora: Adriane Valéria

Prezado Estudante! 
Atendendo as orientações nesse período de Pandemia e suspensão das aulas, envio para vocês a atividade abaixo. Peço que respondam em seus cadernos para posterior apresentação ao Professor. 

1) Leia o capítulo 9 do livro didático páginas 272 à 274 para responder as questões abaixo:
a) O que é o Socialismo? Qual a sua opinião acerca do tema em questão?

b) O que foram os movimentos operários? Comente um pouco sobre eles.apontando quais benefícios foram conquistados a partir dessas lutas.



c) Apresente alguns temas de pauta dos movimentos sociais contemporâneos e como estes podem contribuir para a transformação social? 
___________________________________________________________________________

MATÉMATICA
PROFESSOR:SILVIO CÉSAR


Prezados assistam as vídeos aulas disponível no links abaixo e resolvam as questões propostas no arquivo PDF disponível em:  https://drive.google.com/open?id=1vFUlccrFiuo9_9YcEASAUAHL-melxYxW

Lei dos Senoshttps://youtu.be/z0qIJQADTM4 

Lei dos Cossenos: https://youtu.be/ucRNXocZlu0

Após responder as questões, enviar para o e-mail:  silviocesar21@gmail.com até o dia 31.03.2020
__________________________________________________________________________

QUÍMICA
PROFESSORA: PAULA FONTES

Fazer a leitura do slide sobre diluição e responder a atividade. disponível em: https://drive.google.com/open?id=1QYx-XOe-2vvrAKzge1mMk9VuV03bKbAa


Atividade de Química

Obs: responder a atividade de acordo com as informações do slide.

  
1)Quem foi a cientista que descobriu as primeiras evidencias da radioatividade?
a) Anne Frank    c)Eloisa Mafalda
b)Marie Curie    d) Tereza Gomes

2)No histórico de efeitos biológicos em qual ano houve a explosão das bombas atômicas de Hiroshima e Nagazaki?

a)1910
b)1922
c)1966
d)1945

3)Defina(dizer o que é) período de semidesintegração ou meia vida.


4)Quais são os tipo de emissões radioativas?
a)apenas alfa e beta.
b)alfa,beta e gama.
c)raio C
d)raio Omega


5)Em quais áreas são feitas as aplicações de radioisótopos?


Enviar para o e-mail: frassinettipaula@hotmail.com  até o dia 31.03.2020

_____________________________________________________________________



FÍSICA

PROFESSOR: DANIEL FREITAS

Após assistir as aulas elaborar e responder 6 questões e enviar para o email: danielthazinho@gmail.com até o dia 31/03/2020


Eletrização por Atrito - Brasil Escola: https://www.youtube.com/watch?v=1uJ0g4g6xRQ&feature=youtu.be



ELETRIZAÇÃO POR ATRITO E POR CONTATO- ELETROSTÁTICA: https://www.youtube.com/watch?v=bglmaanxQ_U&feature=youtu.be

________________________________________________________________________________
BIOLOGIA
PROFESSORA: ANDREA MELO

ESTUDOS EM BIOLOGIA-          I BIMESTRE         
Prezados estudantes do 3º Ano, como auxílio para o entendimento do assunto abordado e também para a execução das atividades propostas, é necessário que:

-Leiam o texto contido aqui no material de Biologia (Termos e Conceitos Utilizados em Genética)

- Consultem as páginas do livro para estudo: 59 até 65e também acessem o link do vídeo para que possam assisti-lo   https://www.youtube.com/watch?v=enZ5zCwdu5s

- Para que suas atividades possam ser avaliadas e validadas em termo de notas, solicito que enviem as respostas para o seguinte e-mail : andreamelo376@gmail.com

Termos e Conceitos Utilizados em Genética
1.Característica ou caráter: É toda particularidade que apresenta um indivíduo, como, cor do cabelo, cor dos olhos, estatura, doenças hereditárias, etc.
Tipos de caráter
a) Caráter adquirido: É toda característica que o indivíduo desenvolve após o nascimento, como um defeito físico por acidente, AIDS, paralisia infantil, etc.
b) Caráter Congênito: São características que o indivíduo adquire ainda no ventre materno, como cegueira por gonorréia, deformações por sífilis e rubéola, AIDS, etc.
*OBS: As características congênitas e adquiridas não são transmitidas hereditariamente.
c) Caráter hereditário: São características transmitidas hereditariamente através dos genes contidos nos cromossomos das células sexuais. Ex: Cor dos cabelos, estatura, cor dos olhos, etc.
2. Cromossomos: São filamentos de DNA e proteínas, observados espiralados na ocasião da divisão celular (mitose ou meiose). Correspondem aos cromonemas da cromatina observados durante a intérfase.
3. Cromossomos homólogos: São cromossomos encontrados aos pares nas células diplóides.
Apresentam os genes para as mesmas características com o mesmo lócus gênico (posição do gene no cromossomo).
Um deles tem origem paterna e o outro tem origem materna.
Emparelham-se durante a fecundação.
Representação da Formação dos
Cromossomos Homólogos
4.Gene ou gen:
São as unidades constituintes dos cromossomos. Quimicamente um gene é um segmento do DNA capaz de codificar a formação de uma proteína.
5. Genes alelos ou alelomorfos: São genes que determinam uma mesma característica em um ser vivo.
São encontrados aos pares, cada um em um dos cromossomos do par de homólogos. Ocupam portanto, o mesmo lócus gênico em cada cromossomo do par.
São representados por letras do alfabeto, iniciais das características.
Ex : Indivíduo albino (aa)          Indivíduo normal (AA ou Aa)
6. Gene dominante: É aquele que inibe a expressão do seu alelo recessivo.
É representado pela letra inicial maiúscula da característica recessiva.
Se expressa tanto em dose dupla ou homozigose (AA) como em dose única ou heterozigose (Aa) .
7. Gene recessivo: É aquele que tem a sua expressão inibida em presença do seu alelo dominante.
É representado pela letra inicial minúscula do caráter recessivo.
Se expressa apenas em dose dupla ou homozigose (aa).
Exemplo: Sabendo-se que o caráter albinismo é recessivo, temos as seguintes situações:
_ Indivíduo albino (aa)
_ Indivíduo normal (AA ou Aa)
8. Homozigose :Ocorre quando o par de alelos para uma certa característica apresenta uma mesma expressão, podendo ser dominante (AA ) ou recessivo (aa).
9. Heterozigose:Ocorre quando o par de alelos para uma certa característica apresenta diferente expressão (Aa).
10. Genótipo :É o conjunto de genes responsáveis por certa característica. Ou ainda, é o conjunto de todos os genes de um indivíduo.
11. Fenótipo :São as características que se manifestam em um indivíduo podendo ser de ordem morfológicas ou fisiológicas. O fenótipo é formado por uma interação entre o genótipo e as condições ambientais.
Características morfológicas:tipo de cabelo, cor dos olhos, estatura,
Características fisiológicas: tipo sanguíneo, doenças hereditárias, certos tipos de câncer
12. Fenocópia :São manifestações não-hereditárias deuma condição genética produzida por influência do meio ambiente.
13. Genoma: É o conjunto haplóide dos cromossomos de um organismo de determinada espécie.
14. Cariótipo: Refere-se ao conjunto de informações sobre o número, o tipo e a posição do centrômero dos cromossomos de uma determinada espécie.Ex; cariótipo humano:
15. Célula diploide :É a que apresenta os cromossomos aos pares de homólogos. São as células somáticas da quase totalidade dos animais.
16. Célula haploide :É a que apresenta apenas um cromossomo do par de homólogos. Ex. gametas, esporos


Atividades relacionadas ao assunto: (Termos e Conceitos Utilizados em Genética)

01ª Questão: (Ufc) Na(s) questão(ões) a seguir escreva no espaço apropriado a soma dos itens corretos.

1. Os termos a seguir fazem parte da nomenclatura genética básica. Assinale as alternativas que trazem o significado correto de cada um desses termos:
(01) GENE é sinônimo de molécula de DNA.
(02) GENÓTIPO é a constituição genética de um indivíduo.
(04) DOMINANTE é um dos membros de um par de alelos que se manifesta inibindo a expressão do outro.
(08) FENÓTIPO é a expressão do gene em determinado ambiente.
(16) GENOMA é o conjunto de todos os alelos de um indivíduo.
SOMA: ______

02ª Questão: A idéia da eugenia, que se ocupa do aperfeiçoamento físico e mental da espécie humana, perigosamente em alta em países desenvolvidos da Europa, se sustenta em premissas incorretas, que violam princípios sociais e admitem conceitos biológicos errôneos, como na citação:

Os cromossomos, (...) os determinantes (...) se entrechocam, lutam entre si, selecionam-se, eliminando-se com o glóbulo polar os mais fracos, os inferiores, e persistindo nos pronúcleos resultantes os mais aptos, os mais fortes. 
                                                                                                                                                                                   (Kehl apud BIZZO, p. 30)

*Considerando-se os princípios biológicos que regem a herança, pode-se afirmar:

(01) A subordinação aos princípios mendelianos reduz a variabilidade nas espécies que se reproduzem sexuadamente.
(02) A segregação dos cromossomos homólogos, na primeira divisão meiótica, é aleatória.
(04) O efeito de um determinado gene depende do ambiente em que ele é expresso.
(08) Os fatores genéticos se misturam e se diluem ao longo das gerações.
(16) A aplicação de princípios eugênicos comprometeria a sobrevivência da espécie humana.
(32) Alterações do fenótipo, adquiridas por indivíduos de uma geração, repercutem além dela, atingindo sua prole.
(64) As repercussões da eugenia em populações humanas descartam sua aplicação para qualquer fim.
SOMA: ______

03ª Questão: (Enem 2009)  Em um experimento, preparou-se um conjunto de plantas por técnica de clonagem a partir de uma planta original que apresentava folhas verdes. Esse conjunto foi dividido em dois grupos, que foram tratados de maneira idêntica, com exceção das condições de iluminação, sendo um grupo exposto a ciclos de iluminação solar natural e outro mantido no escuro. Após alguns dias, observou-se que o grupo exposto à luz apresentava folhas verdes como a planta original e o grupo cultivado no escuro apresentava folhas amareladas.

Ao final do experimento, os dois grupos de plantas apresentaram 
a) os genótipos e os fenótipos idênticos.
b) os genótipos idênticos e os fenótipos diferentes.
c) diferenças nos genótipos e fenótipos.
d) o mesmo fenótipo e apenas dois genótipos diferentes.
e) o mesmo fenótipo e grande variedade de genótipos.   

04ª Questão: (Enem 2008)  Durante muito tempo, os cientistas acreditaram que variações anatômicas entre os animais fossem consequência de diferenças significativas entre seus genomas. Porém, os projetos de sequenciamento de genoma revelaram o contrário. Hoje, sabe-se que 99% do genoma de um camundongo é igual ao do homem, apesar das notáveis diferenças entre eles. Sabe-se também que os genes ocupam apenas cerca de 1,5% do DNA e que menos de 10% dos genes codificam proteínas que atuam na construção e na definição das formas do corpo. O restante, possivelmente, constitui DNA não-codificante. Como explicar, então, as diferenças fenotípicas entre as diversas espécies animais? A resposta pode estar na região não-codificante do DNA.
                                                               S. B. Carroll et al. O jogo da evolução.In: "Scientific American Brasil", jun./2008 (com adaptações)

* A região não-codificante do DNA pode ser responsável pelas diferenças marcantes no fenótipo porque contém

a) as sequências de DNA que codificam proteínas responsáveis pela definição das formas do corpo.
b) uma enzima que sintetiza proteínas a partir da sequência de aminoácidos que formam o gene.
c) centenas de aminoácidos que compõem a maioria de nossas proteínas.
d) informações que, apesar de não serem traduzidas em sequências de aminoácidos, interferem no fenótipo.
e) os genes associados à formação de estruturas similares às de outras espécies. 

05ª Questão: (UFRN) Resultam das modificações produzidas pelo meio ambiente, que não chegam a atingir os gametas, não sendo por isso transmissíveis. O texto acima refere-se aos caracteres:

a) hereditários
b) dominantes
c) genotípicos
d) adquiridos
e) recessivos

06ª Questão: Um casal normal tem cinco filhos. Dois deles sofrem de um distúrbio genético raro que tem aparecido esporadicamente nessa família. Qual é o tipo de relação entre os alelos desse gene?

a) Codominância
b) Dominância completa
c) Dominância parcial
d) Ausência de dominância

07ª Questão:(PUCC-SP) O cariótipo está relacionado com:
a) número de cromossomos
b) forma dos cromossomos
c) tamanho dos cromossomos
d) todas alternativas anteriores
e) conjunto de cromossomos da espécie.

08ª Questão: (UFSCAR) Relativamente à primeira lei de Mendel, só não é correto dizer que:

a) o gameta recebe apenas um dos genes de cada caráter, sendo, portanto, sempre puro.
b) entre outros nomes, esta lei recebe o nome de lei da pureza dos gametas
c) os genes alelos são segregados e passam aos gametas em proporções fixas e definidas
d) cada gameta é puro, isto é, só contém um alelo de cada par de genes
e) cada caráter é determinado por um par de genes, que se une na formação dos gametas.

09ª Questão: (UFSCAR) O que é fenótipo?

a) é o conjunto de características decorrentes da ação do ambiente
b) influi no genótipo, transmitindo a este as suas características
c) é o conjunto de características decorrentes da ação do genótipo
d) é o conjunto de características de um indivíduo
e) é o conjunto de caracteres exteriores de um indivíduo

10ª Questão: (Sta.Casa-SP) Dos conhecimentos abaixo, o único que Mendel possuía quando realizou as experiências que deram origem à genética era:
a) a relação genes-cromossomos
b) a existência de cromossomos no núcleo celular
c) o processo de reprodução dos vegetais
d) a natureza química dos genes
e) o processo da meiose

11ª Questão: (CESESP-PE) O gene para albinismo somente se expressa quando está em par, e situa-se no mesmo locus de cromossomos que possuem cargas genéticas semelhantes, sendo a cor de pele, o caráter normal, transmitida por um gene que se expressa, mesmo em dose simples. De acordo com as palavras grifadas, assinale o conceito que lhe parece correto, respectivamente:

a) homólogos, alelos, recessivos, dominantes
b) alelos, recessivos, alelos, homólogos
c) recessivos, dominantes, alelos, homólogos
d) recessivos, alelos, dominantes, homólogos
e) recessivos, alelos, homólogos, dominantes

12ª Questão: (CESGRANRIO-RJ) As células de um indivíduo, para um determinado locus, apresentam o mesmo gene em ambos os cromossomos homólogos. Esse indivíduo é denominado:

a) hemizigoto
b) heterozigoto
c) heterogamético
d) homozigoto
e) haplóide



 Atividades relacionadas ao assunto ( Genética, 1ª Lei de Mendel)

1 - Um estudante, ao iniciar o curso de Genética, anotou o seguinte:
I. Cada caráter hereditário é determinado por um par de fatores e, como estes se separam na formação dos gametas, cada gameta recebe apenas um fator do par.
II. Cada par de alelos presentes nas células diploides separa-se na meiose, de modo que cada célula haploide só recebe um alelo do par.
III. Antes da divisão celular se iniciar, cada molécula de DNA se duplica e, na mitose, as duas moléculas resultantes se separam, indo para células diferentes.
A primeira lei de Mendel está expressa em:

a) I, somente.             b) II, somente.            c) I e II, somente.           d) II e III, somente.              e) I, II e III.

2- Mendel, durante as suas pesquisas, elaborou algumas hipóteses. Entre estas, estava a de que fatores se segregam quando ocorre a produção dos gametas. O que Mendel chamou de fatores, hoje sabemos que se trata dos (as):

a) cromossomos.               b) genes.              c) RNA.                   d) espermatozoides.                   e) fenótipos.

3 - Imagine que, no cruzamento entre dois ratos de pelagem preta (característica dominante), nasceu um filhote de pelagem branca. Ao observar esse fato, podemos afirmar que:
a) Os pais do rato branco são heterozigotos.
b) Os pais do rato branco são homozigotos.
c) O rato branco é heterozigoto.
d) O rato branco tem o mesmo genótipo dos pais, diferindo apenas no fenótipo.
e) É impossível que o rato branco seja filho dos ratos de pelagem preta.

4 - (UFPR-83) Um retrocruzamento sempre significa:
a) cruzamento entre dois heterozigotos obtidos em F1.
b) cruzamento entre um heterozigoto obtido em F1 e o indivíduo dominante da geração P.
c) cruzamento de qualquer indivíduo de F2 com qualquer indivíduo de F1.
d) cruzamento entre um heterozigoto de F1 e o indivíduo recessivo da geração P.
e) cruzamento de dois indivíduos de F2.

5 -Podemos dizer que o fenótipo de um indivíduo é dado por suas características:
a) unicamente morfológicas.
b) morfológicas e fisiológicas apenas.
c) estruturais, funcionais e comportamentais.
d) herdáveis e não herdáveis.
e) hereditárias

-A 1ª lei de Mendel considera que:
a) os gametas são produzidos por um processo de divisão chamado meiose.
b) na mitose, os pares de fatores segregam-se independentemente.
c) os gametas são puros, ou seja, apresentam apenas um componente de cada par de fatores considerado.
d) o gene recessivo se manifesta unicamente em homozigose.
e) a determinação do sexo se dá no momento da fecundação.

-Identifique entre as características mencionadas abaixo aquela que não é hereditária.
a) cor dos cabelos.
b) conformação dos olhos, nariz e boca.
c) cor dos olhos.
d) deformidade física acidental.
e) hemofilia.

8 - (UFPA) Usando seus conhecimentos de probabilidade, Mendel chegou às seguintes conclusões, com exceção de uma delas. Indique-a:
a) Há fatores definidos (mais tarde chamados genes) que determinam as características hereditárias.
b) Uma planta possui dois alelos para cada caráter os quais podem ser iguais ou diferentes.
c) Os alelos se distribuem nos gametas sem se modificarem e com igual probabilidade.
d) Na fecundação, a união dos gametas se dá ao acaso, podendo-se prever as proporções dos vários tipos de descendentes.
e) Os fatores (genes) responsáveis pela herança dos caracteres estão localizados no interior do núcleo, em estruturas chamadas cromossomos.

____________________________________________________________________________

1ª semana da quarentena
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS – EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO MÉDIO, 3° ANO
Ginástica: As dimensões da Ginástica: competição, demonstração e saúde

AS MÚLTIPLAS FACES DA GINÁSTICA NA ATUALIDADE
A ginástica chega aos nossos dias com o acúmulo de conhecimento e prática desenvolvidos pela humanidade ao longo da história, hoje uma prática corporal com inúmeras faces e objetivos. A ginástica é classificada segundo seus objetivos, dessa forma, podemos identificar as seguintes:
        Ginástica estética
        Ginástica postural
        Ginástica de reabilitação
        Ginástica de reparação ou condicionamento físico
        Ginástica laboral
        Ginástica de lazer
        Ginástica esportiva

Ginástica estética
                É a ginástica que tem como objetivo melhorar a aparência corporal. A ginástica com finalidade estética surge na Antiguidade, mais precisamente na Grécia Antiga, e ganha bastante notoriedade no Brasil a partir das décadas de 80 e 90 do século XX. A abertura de inúmeras academias de ginástica, em todo o país, foi impulsionada pela diminuição do tempo e espaço para a prática de atividade física e pelas descobertas científicas, as quais a apontaram como meio de obter melhor qualidade de vida. Além disso, houve a supervalorização de um padrão corporal forte e malhado, estabelecidos pela sociedade de consumo e proclamados pela mídia. Com o crescimento da procura pela ginástica estética nas academias e com a intensificação do apelo midiático com relação ao corpo perfeito, cresce o aparecimento de distúrbios da imagem corporal, o consumo de medicamentos para emagrecimento, adesão a dietas prejudiciais e utilização de substâncias nocivas à saúde (anabolizantes).
Alguns conceitos pertinentes ao tema
•             Imagem corporal é a figuração do próprio corpo formada e estruturada na mente do mesmo indivíduo, ou seja, a maneira como o corpo se apresenta para si próprio. É o conjunto de sensações sinestésicas construídas pelos sentidos (audição, visão, tato, paladar), oriundos de experiências vivenciadas pelo individuo, em que o referido cria um referencial do seu corpo, para o seu corpo e para o outro, sobre o objeto elaborado. (Leonardo Mataruna) Disponível em:  http://www.efdeportes.com/efd71/imagem.htm
•             Padrão corporal é um modelo corporal determinado pela sociedade como o corpo perfeito, o belo, o ideal de se ter naquele momento. Estar distante desse padrão é sinônimo de estar fora de moda.
•             Anabolizantes são drogas fabricadas geralmente do hormônio masculino Testosterona, produzido pelos testículos. Eles ajudam no crescimento dos músculos (efeito anabólico) e no desenvolvimento das características sexuais masculinas como: pelos, barba, voz grossa,etc. (efeito androgênico).


ATIVIDADE PROPOSTA

Desenvolver pesquisa (que deverá ser escrita à mão, para no retorno às aulas ser entregue) sobre os seguintes temas:

1-Distúrbios da imagem corporal e Distúrbios Alimentares: vigorexia, bulimia e anorexia;

2-Uso de anabolizantes.

________________________________________________________________________________