ATIVDADE DE GEOGRAFIA
PROFESSORA: MARIA DE JESUS
Conteúdo: Energia no mundo atual
https://m.youtube.com/watch?v=RdoNHT9v-Q8
Assista o vídeo e leia seu livro didático páginas 145 a 148
Escreva no seu caderno seu entendimento do vídeo com a leitura no seu livro didático
Na página 149 do seu livro responda os exercícios 1, 2, 3, 4, e 5
ATIVIDADE DE PVE
PROFESSORA: RENATA
https://drive.google.com/open?id=1TKFKGwgreocl6UtjhClhb74qr3GrvjQw
ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSORA: JOSILENE
*Produção textual* . Após a leitura do texto de relato pessoal Macambúzio no livro didático 38 na aula anterior.
Há outros gêneros de relato nas páginas 42 e 43.
Escolha um gênero e produza um relato pessoal. Na página 45, tem algumas instruções que você poderá seguir. Tirem foto e enviem no Whatsapp.
ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSORA: JOSILENE
Leitura. Livro didático: Relato de experiências vividas. texto: Macambúzio, páginas 38 e 39.
Responder às questões relativas ao texto: do 1° ao 7° quesitos.
Páginas 39 a 40. Façam as atividades e quando o WhatsApp estiver formado tire fotos e enviem.
ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSORA: JOSILENE
Livro didático: Ler Realismo Naturalismo: páginas: 188 a 193.
Responder às questões das páginas:189, 190,194.
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA
PROFESSORA: VIRGÍNIA
Para a acessar a atividade segue o link a baixo:
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA
PROFESSORA: VIRGÍNIA
Para a acessar a atividade segue o link a baixo:
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSOR: ERALDO
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
– EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO MÉDIO, 2° ANO
Ginástica: Identificar,
sistematizar, ampliar e aprofundar práticas alternativas de ginásticas: Yoga
YOGA
Yoga ou ioga, significa controlar, unir.
É um termo de origem sânscrita, uma língua presente na Índia, em especial na
religião hinduísta. Yoga é um conceito é uma filosofia, que trabalha o corpo e
a mente, através de disciplinas tradicionais de quem a pratica.
Yoga é relacionada ao budismo e
ao hinduísmo, com práticas como exercícios e meditação para trabalhar a parte
física e também a mente. Existem diversos ramos do yoga, como a raja-ioga,
carma-ioga, jnana-ioga, bacti-ioga e hata-ioga, e cada uma delas possui ações e
atividades diferentes para trabalhar com os indivíduos.
Yoga é uma filosofia de vida que
tem sua origem na Índia, há mais de 5000 anos, e atualmente é conhecido não
apenas como uma filosofia de vida, mas também como sistema holístico que
trabalha o corpo e a mente ao mesmo tempo. A yoga trabalha as emoções, ajuda as
pessoas a agir de acordo com seus pensamentos e sentimentos, além de trazer um
profundo relaxamento, concentração, tranquilidade mental, fortalecimento do
corpo físico e o desenvolvimento da flexibilidade.
→ Os benefícios do yoga:
- Conquista e
manutenção de uma boa saúde no geral;
- Melhora de doenças e
problemas respiratórios;
- Diminuição da
ansiedade;
- Melhora do sono;
- Melhora da
disposição e bem-estar;
- Flexibilidade;
- Tônus muscular;
- Autoconhecimento e
paz interior;
- Melhora nos
relacionamentos (consigo mesma e com os outros).
EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO
1º) A
partir da leitura do texto acima, resuma o que é a yoga?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2º) Quais
os diversos ramos da yoga?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3º) Quais
os benefícios da yoga?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ATIVIDADE DE LÍNGUA INGLESA
PROFESSORA: LUCIENE
Para acessar as orientações e a atividade segue o link a baixo:
ATENÇÃO ESTUDANTES!
Nos dias 22/04 e 23/04 acontecerá a entrega dos Cartões/Alimentação para os pais e/ou responsáveis os alunos identificados na relação nominal postada anteriormente, de acordo com os horário descritos a seguir:
22/04
Manhã
08:00 às 09:30 h EJA eTravessia
10:00 às 11:00 h 6 º Anos
Tarde
13:00 às 13:30 h 9 º Anos
13:40 às 15:30 h 1 º Anos
23/04
Manhã
08:00 às 09:30 h 8 º Anos
09:40 às 11:00 h 2 º Anos
Tarde
13:00 às 14:00 h 7 º Anos
14:20 às 15:30 h 3 º Anos
ATIVIDADE DE BIOLOGIA
PROFESSORA: ANDREA MELO
ATENÇÃO ESTUDANTES!
Para acessar a atividades e orientações, clique no link abaixo:
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA
PROFESSORA: MARIA DE JESUS
Conteúdo: Mobilidade no meio urbano no Brasil
Páginas: 139 a 141
Exercícios página: 142 : 1, 2 3
143: 1, 2, 3, 4
ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA
PROFESSORA: ADRIANE
Atividade de Sociologia 2 ano
Enviar as respostas para o seguinte E- mail: adriane.valeria@hotmail.com
Leia a página 252 no capitulo 10 do seu livro de sociologia e
realize a seguinte pesquisa.
1°) Entre em sites dos partidos políticos do Brasil e
procure conhecer as propostas de cada um deles. Anote as principais
características, e quais grupos procuram representar e quais suas principais
bandeiras.
ATIVIDADE DE FÍSICA
PROFESSOR: DANIEL
De acordo com a última vídeo aula elaborar um exercício com 5 questões e responder.
ATIVIDADE DE PVE
PROFESSORA: RENATA
COMPONENTE CURRICULAR – PROJETO DE
VIDA E EMPREENDEDORISMO
ENSINO MÉDIO, 2° ANO
AS CONCEPÇÕES DE AMBIÇÃO
TER AMBIÇÃO É BOM, MAS É IMPORTANTE SABER O QUE FAZER
COM ELA
Quem
nunca sonhou ou desejou algo na vida? Um emprego melhor, casa, carro, estabilidade
financeira. Sonhos, desejos, ambição são inerentes a qualquer pessoa, contudo,
para alcançá-los, é necessário esforço. Nesta aula isso é traduzido em
sistematização das ações, a partir de metas e prazos definidos.
Desde
cedo o jovem naturalmente nutre desejos com os quais estão diretamente ligados
a ambição e o esforço. O intuito é mostrar ao jovem que ele pode ou deve ter
desejos e ambições e, ao mesmo tempo, orientá-lo a respeito das ações a serem
tomadas na busca por suas conquistas, ao introduzir e fortalecer valores éticos
e morais importantes no mundo competitivo em que se vive hoje.
Texto 1
O despertar da ambição
(Texto
publicado na seção Comportamento da Revista Isto é, de 12 de fevereiro de 2010)
Ambição
não é uma característica importante apenas para a vida profissional. Afinal,
investir também no lado pessoal é o que garante a felicidade – e não apenas o
sucesso. Ainda menina, a estilista Maria Zeli, 61 anos, descobriu a importância
do dinheiro. Aos 10 anos, cobrava das irmãs para arrumar suas unhas e cabelos.
Com
o que ganhava, comprava tecido e mandava fazer vestidos na costureira. Por sua
conta, bordava flores, pérolas. Vinda do interior de São Paulo, chegou à
capital paulista para trabalhar como educadora e estudar pedagogia. As colegas
se encantavam com suas roupas, e ela logo transformou seu talento em negócio.
Comprou diferentes peças e vendeu tudo às amigas no mesmo dia. Reinvestiu o
dinheiro em mais roupas. Até que, em 1975, abriu sua primeira butique na
edícula dos fundos de casa. Hoje, a maison que leva seu nome fica em Moema,
bairro nobre, e começa a formatar um plano de franquias. Seus vestidos de festa
e de noivas custam, em média, R$ 1 mil. Maria Zeli é bem-sucedida
profissionalmente, mas elege as filhas como sua maior conquista. “Adoro ser
mãe”, afirma, referindo-se a Patrícia, 37 anos, a Vanessa, 36, e a Nicole, 16.
A mais velha é também dona de uma loja. A do meio trabalha junto com Maria
Zeli. A caçula se prepara para estudar moda. Nicole nasceu quando a estilista
já estava com 45 anos e com a carreira estabilizada. “Queria muito ser mãe
novamente. Tive três abortos naturais antes”, conta ela que não se sentiria
realizada se não tivesse conseguido concretizar sua ambição pessoal. “Fui
perseverante em tudo. A sorte também veio, mas como merecimento pela
honestidade e pela batalha diária”, acredita.
Texto 2
Um ambicioso pedreiro
(conto chinês)
Há muitos anos, na terra de
Zhuang, havia um pedreiro muito habilidoso cuja fama até já tinha chegado às
regiões vizinhas.
Um dia, um homem muito rico o
mandou fazer uma obra. O pedreiro, quando lá chegou, ficou extremamente
impressionado com o luxo que havia naquela casa, nas vestimentas e nas sedas e
brocados, na mesa repleta dos mais diversos e saborosos petiscos, na quantidade
de empregados etc. Invejoso, abandonou o trabalho e só pensava na maneira de
vir a ser, ele também, um homem muito rico.
Ora, os deuses imortais ouviram
os seus desejos e fizeram dele um homem muito rico. Ao se ver assim, de
repente, ele ficou louco de alegria.
Mas, um belo dia, passou diante
de sua casa um mandarim sentado numa cadeirinha carregada pelos seus criados.
Por onde ia era aclamado pelas pessoas que se inclinavam dando-lhe passagem.
Mas o pedreiro, todo inchado no seu orgulho de "novo rico", recusou a
inclinar-se para saudar o mandarim, dizendo baixinho: "Não tenho eu também
tantos servos como ele? Por que teria então de me inclinar diante dele?"
Por azar, o mandarim o ouviu e,
estupefato com tal insolência, ordenou aos seus homens que o prendessem e lhe
dessem uma bela surra depois de multá-lo.
Depois disso, o pedreiro só
gemia e se queixava dizendo:
- Ai! Ai! Ser rico não é nada,
ser mandarim é melhor ainda. E desde então, só pensava numa forma de se tornar
um grande mandarim.
Acontece que os deuses imortais
acabaram ouvindo seus desejos e fizeram dele um grande mandarim. O pedreiro
mais uma vez ficou louco de alegria. Porém, usando mal seu poder como mandarim,
tratava o povo com tirania, provocando ira e ódio de todos.
Um dia, quando contornava uma
colina com seus homens, ele viu um grupo de encantadoras jovens zhuang. E com a
cobiça de um tigre diante de um rebanho de ovelhas, mandou apanhá-las. Mas os
gritos das mulheres foram tantos que surgiram camponeses de todos os lados com
machados, enxadas e foices, avançando por cima dos homens do mandarim. Acabaram
por dispersar os outros e amarrar o mandarim levando-o para o centro da aldeia
e dando-lhe uma excelente sova. Depois dessa aventura, o pedreiro ficava
arrepiado só de ouvir falar dos camponeses zhuang, e murmurava pelos cantos:
"Os mandarins não são nada perto dos camponeses zhuang!" Novamente os
deuses imortais ouviram seu desejo e satisfizeram-no.
Ao tornar-se um camponês zhuang,
o antigo pedreiro ia todos os dias trabalhar nas encostas das montanhas. Era
verão, e o sol queimava-lhe os miolos. Creio que, por estar um pouco com miolo
mole, foi que nosso pedreiro começou a desejar dia e noite ser ele mesmo um
sol.
Sim: nada menos que um sol! E os
deuses imortais fizeram dele um sol. Preso ao céu ele lançava raios de
"fogo" que toda gente receava, e ele se divertia com seu poder. Ora,
um belo dia, uma nuvem avançou com muita rapidez e escondeu o sol.
- E eu que julgava que o sol era
o mais poderoso! Exclamou o pedreiro, com certo despeito. – Ora, afinal, ele
não é nada perto de uma nuvem!
E como acontecera anteriormente,
tanto ele desejou que acabou se tornando uma nuvem – leve, livre e solta nos
céus. Mas um belo dia, sem perceber, veio um vento forte e o desfez num abrir e
fechar de olhos. Do pequeno pedaço que sobrou, que mal aproveitava a liberdade
do céu, podiam-se ouvir as reclamações do pedreiro, que agora queria ser vento.
E assim foi até um dia o vento bater numa rocha, e descobrir que por mais que
soprasse, as rochas das altas montanhas eram o seu obstáculo. Tornou-se então
uma rocha, e imóvel ficou um bom tempo na encosta de uma bela montanha. Até
que, um dia, um grupo de pedreiros descobriu que aquela pedra servia exatamente
para o seu trabalho. Então, começaram a cortá-la. À vista disso, o pedreiro
pediu ajuda aos deuses imortais.
- Não foram boas as razões que
te fizeram sair de sua condição primeira. É melhor que tu voltes a ela!
Desiludido de suas aventuras,
ele parou de cobiçar a torto e direito. E resolveu se dedicar com afinco ao seu
trabalho, sem julgar e invejar a vida alheia. Os seus clientes aumentaram dia a
dia. Tornou-se, então, um notável pedreiro que era tido em consideração por
toda gente de sua terra, e de terras vizinhas.
Ele muito aprendeu com tudo
aquilo. Porém guardava no seu coração suas aventuras e desventuras, que com o
passar do tempo foram se tornando suas preciosas pedras de sabedoria.
PROPOSTAS PARA REFLEXÃO
a) O conto chinês e a reportagem da revista 'Isto é'
trazem duas vertentes populares da palavra ambição. Quais são estas vertentes?
Aponte no texto passagens que atestam o seu ponto de vista.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Qual a sua concepção de ambição?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Relate alguma ambição passada que se tornou realidade.
Diga de onde surgiu seu desejo. O que você acha que o ajudou a conseguir o que
desejava?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d) Você já teve algum desejo que foi alterado ao longo
do tempo? O que o levou a mudá-lo?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
e) Sobre as respostas que você deu a respeito das
alternativas acima, quais as conclusões que você pode extrair delas?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSOR: ERALDO
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
– EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO MÉDIO, 2° ANO
Ginástica: Identificar,
sistematizar, ampliar e aprofundar práticas alternativas de ginásticas: Pilates
PILATES
Pilates é uma forma de
exercício, desenvolvido por Joseph Pilates no início do século XX, enfatizando
o desenvolvimento equilibrado do corpo através dos núcleos força, flexibilidade
e consciência, a fim de apoiar movimentos graciosos e eficientes.
Chamado primeiramente de
"contrologia", o Pilates é
um tipo de atividade física que busca o controle do músculos do corpo, fortalecendo
a musculatura e melhorando seu tônus, além de conferir maior flexibilidade ao
corpo. Hoje, alguns médicos a consideram uma forma de terapia, por ser um
exercício individualizado. A técnica é mais próxima a um exercício de força e é
conhecida por melhora do contorno corporal, além de trazer mais força, ajustar
a postura e melhorar a musculatura do centro do corpo, chamada de core.
O Pilates pode ser praticado por
qualquer pessoa que deseje experimentar esse tipo de atividade física. Tanto
que ele é amplamente indicado para pessoas com problemas articulares, lesões
após atividade físicas e outros problemas de saúde. O Pilates é um método que
estimula o corpo de forma global durante cada exercício, visando aumentando de
mobilidade, flexibilidade força e tônus muscular.
Para tanto, ele faz uso
principalmente da respiração e de movimentos que usam o peso do corpo ou o
auxílio/resistência das molas em seus aparelhos.
Com isso, ele traz alguns
benefícios como:
Melhora da postura: A
consciência corporal obtida com o Pilates e o foco nos músculos do centro do
corpo (conhecidos como core) fazem com que as curvas naturais da coluna sejam
respeitadas, o que melhora a postura. Com isso, o exercício pode reduzir dores
nas costas.
Aumento do tônus muscular: Os
exercícios do Pilates trabalham com a contração e força dos músculos, além de
sua flexibilidade. Com isso, as fibras musculares são rompidas e reconstruídas,
possibilitando a troca de massa gorda por muscular e um melhor contorno
corporal, com redução de medidas.
Maior mobilidade articular: Como
os exercícios trabalham o corpo de forma global, as articulações também são
estimuladas, o que torna o corpo mais móvel e facilita os movimentos do dia a
dia.
Alívio de tensões: Por
focar na respiração e na concentração na hora de executar um movimento, o
Pilates pode ajudar na redução do estresse. Esse benefício é incrementado pelo
ambiente em que o exercício é realizado: normalmente salas tranquilas e com som
ambiente agradável e calmo.
Evolução da marcha e corrida: Como
movimentos globais são estimulados durante o Pilates, isso faz com que
movimentos comuns, como a caminhada, se tornem mais simples e melhor
executados.
Além disso, por meio da reeducação da respiração e
da concentração adquiridas no método, correr pode se tornar uma atividade mais
prazerosa e com resultados mais rápidos. Além disso, a consciência corporal
desenvolvida no Pilates auxilia o equilíbrio do corredor e o alinhamento do
corpo.
Incremento da flexibilidade: Os
exercícios voltados para este benefício são aqueles que enfatizam o alongamento
global do corpo. Trabalhando a extensão de músculos e articulações, percebemos
mudanças positivas em atividades como amarrar os sapatos e vestir as calças,
por exemplo.
EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO
1º) O que é o PILATES?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2º) O que busca ou propõe o Pilates?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3º) Quais os principais benefícios do Pilates?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ATIVIDADE DE LÍNGUA INGLESA
PROFESSORA: LUCIENE
ATENÇÃO:
- Atividade para o
período 13/04 a 19/04;
- Envie
para o meu e-mail: professora.lucienesantos@gmail.com;
- Faça um outro
envio, não encaminhe com o email já enviado;
- Envie apenas as
respostas;
- Não se esqueça,
primeiramente, de colocar o seu nome, série e turma;
- Se você tem
whatsapp, informe o seu número, a partir daí, enviarei um link e você
deverá aceitar a inclusão para o grupo;
Atividade referente a hístória em quadrinhos.
1 – Assinale a alternativa correta:
a) A palavra separate,
presente na terceira cena, é um verbo.
b) A fala do garoto, na primeira
cena, poderia ser reescrita como I’m not sure how is our relationship
working out.
c) A frase I don’t know,
na segunda cena, não poderia ser substituído por beast me!
d) A frase do you think we
should see other people?, na segunda cena, se trata de uma pergunta indireta.
2 – Assinale a alternativa incorreta:
a) A palavra first, na
terceira cena, se trata de um advérbio.
b) Don’t, na terceira cena,
se trata de uma contração entre do e no.
c) Don’t, na terceira
cena, se trata de um verbo auxiliar do tempo verbal simple
present (present simple).
d) A
frase Do you think we should seee other people?, na segunda
cena, poderia ser reescrita como Do you think we ought to see
other people?
3 – Da tirinha, depreende-se que:
a) A palavra Instagram,
na terceira cena, faz as vezes de um adjetivo.
b) O casal possui contas separadas,
na rede social Instagram.
c) A rede social Instagram é
a grande vilã, na relação do casal.
d) O casal preza por uma vida social
agitada.
4 – Podemos afirmar em relação à
tirinha:
a) A tirinha faz um apelo para que
casais mantenham contas individualizadas em redes sociais.
b) A tirinha sugere que é preferível
ter uma vida virtual similar à vida real.
c) A tirinha tece críticas ao uso
excessivo de redes sociais.
d) A tirinha enaltece a opção por
manter perfis em redes sociais.
5 – É corretor afirmar que:
a) A garota se mostra desinteressada
na proposta de manter contato com outras pessoas (além de elas mesmas).
b) A preocupação do casal reside no
fato de eles não manterem contato com outras pessoas (além de elas mesmas).
c) O garoto, na primeira cena,
demonstra preocupação com a garota.
d) A garota, na terceira cena, culpa
a rede social Instagram pela condição por qual passam.
ATIVIDADE DE QUÍMICA
PROFESSORA: PAULA
• Pesquisar sobre propriedades
coligativas e deixar no caderno. Quando voltarmos darei o visto.
MATEMÁTICA - 13/04/2020
PROFESSORA: ANNE VIRGÍNIA
Atenção Estudantes!
Para acessar a atividade, clique no link abaixo:
https://drive.google.com/open?id=1A8aTlnrNcZhB9rlm0TYnmpkx66j-Io7H
Lembro a necessidade de responderem a atividade e enviarem com urgência para o e-mail anne_cruzv@hotmail.com
NÃO ESTAMOS DE FÉRIAS! É ISOLAMENTO SOCIAL E VOCÊS PRECISAM REALIZAR AS ATIVIDADES PESSOAL.
____________________________________________________________________
CARTÃO ALIMENTAÇÃO!
Segue a lista com o nome dos estudantes que a princípio, receberão o cartão alimentação do Governo do Estado de Pernambuco. Aqueles estudantes que não constam dessa lista, devem aguardar as orientações da Secretaria de Educação de Pernambuco. Em breve publicaremos o dia e local para que você possa receber o seu cartão.
Grata
Equipe Gestora
____________________________________________________________________
Série
|
Estudante
|
2A
|
EZEQUIAS
JOSE DO NASCIMENTO
|
JOSUÉ
CORREIA DE LIMA FILHO
|
|
LUCAS
GABRIEL DA SILVA GOMES
|
|
MICAEL
JULIO GAIAO DANTAS
|
|
PEDRO
HENRIQUE DE MELO MENDES
|
|
THIAGO
AGRIPINO DE SOUZA SILVA
|
____________________________________________________________________
ATIVIDADE DE FÍSICA
PROFESSOR : DANIEL
Aula Completa: http://www.bioexplica.com.br/ Nessa dica ENEM vamos falar sobre CALORIMETRIA - CALOR SENSÍVEL E LATENTE . A aula completa você encontra no sit...
youtu.be
|
_____________________________________________________________________
ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSORA: JOSILENE
Assistir o vídeo: variação linguística: https://youtu.be/OWkrebsp8Ng e transcrever no caderno a letra da música de Luiz Gonzaga Asa Branca usando uma linguagem formal.
____________________________________________________________________
ARTES - 3ª ATIVIDADE
PROFESSORA: ADRIANE VALERIA
Leia o texto a seguir e
elabore um resumo destacando as principais ideias nele apresentadas. Pode acrescentar usando outras fontes de pesquisa.
Obs:
Mínimo 10 linhas. Deixar no caderno.
O
que é Pintura?
A pintura é uma manifestação
artística muito antiga que utiliza técnicas de coloração em uma superfície
bidimensional. Esse tipo de manifestação acompanhou o desenvolvimento das
sociedades, no entanto, a partir do século XIX, com a criação da fotografia,
ela sofreu um declínio. Atualmente, com a evolução da tecnologia a pintura adquire
diversas técnicas, modelos e tendências.
Classificação
As pinturas podem ser
Figurativas (com representações da realidade) ou Abstratas (não
representacional). Os gêneros mais difundidos de pinturas são: natureza-morta,
retratos, paisagem, dentre outros.
Pintura
e Estética
A estética é um conceito que
está vinculado à beleza e, portanto, é fundamental mas artes, por exemplo, na
criação de imagens e combinação de tons, matizes, texturas. O conceito de
“belo” está apoiado na estética clássica grega e romana, a qual fundamentou
outros momentos posteriores da história da arte, por exemplo, o Renascimento
Cultural.
Materiais
e Cores
Os materiais mais utilizados
para a realização de pinturas são os pincéis, espátulas, rolo, tela, papel,
parede, murais, tinta.
O
que é Pintura?
As cores designam elementos
fundamentais da pintura. Elas são extremamente importantes para criar
profundidade, volume e oferecer movimento às pinturas. Para aprofundar seus
conhecimentos no assunto, acesse os artigos:
Cores
Cores Primárias
Cores Secundárias
Cores Quentes
Cores Frias
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
SOCIOLOGIA - 3ª ATIVIDADE
PROFESSORA: ADRIANE VALERIA
Leia
o texto abaixo para responder ao que se pede:
Atenção:
para ser feita no caderno.
O
que é desigualdade social?
A desigualdade social é um
processo existente dentro das relações da sociedade, presente em todos os
países do mundo. Faz parte das relações sociais, pois determina um lugar aos
desiguais, seja por questões econômicas, de gênero, de cor, de crença, de
círculo ou grupo social. Essa forma de desigualdade prejudica e limita o status
social dessas pessoas, além de seu acesso a direitos básicos, como: acesso à
educação e saúde de qualidade, direito à propriedade, direito ao trabalho,
direito à moradia, ter boas condições de transporte e locomoção, entre outros.
Sociedades em que as pessoas são
diferentes, optam por vestir roupas de determinado jeito ou viver sua vida de
maneiras diferentes não são formas de desigualdade. O fenômeno da desigualdade
se manifesta no acesso aos direitos, como dito anteriormente, mas
principalmente no acesso a oportunidades. De acordo com Rosseau, a desigualdade
tende a se acumular.
Logo, determinados grupos de
pessoas de classes sociais e econômicas mais favorecidas têm acesso a boas
escolas, boas faculdades e, consequentemente, a bons empregos. Ou seja, vivem,
convivem e crescem num meio social que lhe está disponível.
É um ciclo vicioso: esses grupos
se mantêm com seus privilégios e num círculo restrito, relacionando-se social e
economicamente por gerações a fio. A grande questão é: o que fazem aqueles que
estão à margem dessa bolha social?
Perpetuação da desigualdade
As pessoas que são marginalizadas
sofrem os maus efeitos da existência dessas bolhas sociais e econômicas, sem
lhes ser concedidas oportunidades de vida, de estudo e de crescimento
profissional da mesma maneira que às outras pessoas. Nesse sentido, quem é de
uma família pobre tem menos probabilidade de ter uma excelente educação e
instrução; assim, com baixo nível de escolaridade, terão destinados a si certos
empregos sem grande prestígio social e com uma remuneração modesta, mantendo
seu status social intacto.
Por essa razão, a meritocracia é
um mito: não há como clamar que uma classe social alcança bons feitos por
mérito, frente a outra que sequer consegue acessar as mesmas oportunidades. Um
princípio do direito prega em tratar os iguais como iguais e os desiguais como
desiguais, com o intuito de reconhecer como a força das vivências, dos locais
de origens e da vida social tendem a se manter os mesmos por décadas.
Questões
1) O que é desigualdade social? E o que ela
determina? Explique.
2) Como o fenômeno da desigualdade se manifesta?
3) Pesquise no dicionário ou na internet o
significado de meritocracia.
PROFESSORA: MARIA DE JESUS
Atenção Estudantes!
Assistam ao documentário sobre os indicadores da população brasileira disponível no link abaixo e faça um breve resumo em seu caderno. Em breve utilizaremos para outras atividades.
____________________________________________________________________
LÍNGUA PORTUGUESA - 3ª ATIVIDADE
PROFESSORA: JOSILENE VICENTE
Leia o texto sobre o caranguejo-uçá para responder à questão .
O caranguejo-uçá vive nos manguezais e sua reprodução ocorre de dezembro a abril. Nessa época, os caranguejos saem das tocas para acasalamento e liberação de ovos. Durante esse período, chamado “andada”, ocorre o defeso. Nesses dias, são proibidos, além da captura, a manutenção em cativeiro, o beneficiamento, o transporte, a industrialização, a comercialização, o armazenamento dos caranguejos-uçá, bem como das partes isoladas (desfiado, puãs, pinças e garras) de qualquer origem, conforme orientações da Prefeitura de Vila Velha para o primeiro defeso de 10 a 15 de janeiro.
Considere as afirmativas sobre a preservação dessa espécie de caranguejo.
I - Essa espécie é fundamental para a sobrevivência de outras espécies do manguezal.
II - Preserva a cadeia alimentar.
III - Prejudica a sobrevivência de catadores dessa espécie, pois a cata de caranguejo é uma atividade extrativista.
IV - É desnecessária, pois essa espécie destrói o manguezal.
I - Essa espécie é fundamental para a sobrevivência de outras espécies do manguezal.
II - Preserva a cadeia alimentar.
III - Prejudica a sobrevivência de catadores dessa espécie, pois a cata de caranguejo é uma atividade extrativista.
IV - É desnecessária, pois essa espécie destrói o manguezal.
São verdadeiras as afirmativas:
A) I e II.
B) I e III.
C) I e IV.
D) II e III.
E) II e IV.
___________________________________________________________________________A) I e II.
B) I e III.
C) I e IV.
D) II e III.
E) II e IV.
PVE - 2ª ATIVIDADE
Professora: Renata Glayce
Faça um breve relato sobre você em seu caderno, responda essas questões em forma de texto.
Qual o seu sonho? Parece possível de se realizar? Como e através de quais recursos?
Aonde você quer chegar? Quais etapas você vislumbra para alcançar esse objetivo? Em quanto tempo?
Quais são os seus pontos fortes e fracos? Em que você precisa melhorar e como?
Quais os valores nos quais você se apoia e que irá te orientar no caminho?
Algo mudou do ano passado pra cá em sua vida? O que e como?
Quais as barreiras que lhe impede de realizar seu Projeto de Vida?
___________________________________________________________________________EDUCAÇÃO FÍSICA - 2 ª ATIVIDADE
PROFESSOR: ERALDO GOMES
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
– EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO MÉDIO, 2° ANO
Ginástica
PROPOSTA
DE ATIVIDADE
PESQUISE E COPIE EM SEU CADERNO
“AS MODALIDADES DA GINÁSTICA COM FINS PREVENTIVOS”, NO RETORNO ÀS AULAS, A ATIVIDADE
SERÁ CONFERIDA.
_________________________________________________________________BIOLOGIA - 3ª ATIVIDADE
PROFESSORA: ANDREA MELO
Prezados estudantes do 2º Ano!
Como auxílio para o entendimento do assunto abordado e
também para a execução das atividades propostas, é necessário que:
- Consultem o capítulo 24 páginas : 211 até 222 do livro, para responderem as
atividades e também acessem o link do vídeo para que possam assisti-lo no
You Tube:
https://www.youtube.com/watch?v=CSdvy7Z2WbU
(REPRODUÇÃO HUMANA)
- Para que suas atividades possam ser avaliadas evalidadas em termo de
notas, solicito que enviem as respostas para o seguinte e-mail : andreamelo376@gmail.com
ESCOLA
SÃO JOSÉ
Aluno
(a)________________________________________________
Série: 2º Ano Turma: __________ Data: _____/ _____ /______
Atividade de Biologia sobre:
Reprodução I Bimestre
1- Nos
ovários, a cada mês, ocorre o desenvolvimento de um folículo, que libera a
célula germinativa feminina normalmente na metade do ciclo menstrual. Esse
processo, que ocorre em virtude da ruptura da parede do folículo, é chamado de
A) menstruação. B) ovulação. C) menarca. D)
gametogênese. E) menopausa.
2 - A
vasectomia é um método contraceptivo que impede a liberação dos espermatozoides
na ejaculação. Nesse processo, é realizada uma secção em qual parte do sistema
genital masculino?
A) Uretra. B) Pênis. C) Testículo. D)
Epidídimo. E) Ducto deferente.
3 -A fecundação ocorre:
a) em qualquer uma das trompas.
b) no fundo do útero.
c) geralmente no ovário esquerdo.
d) na porção mais interna da vagina.
e) geralmente no ovário direito.
4 -O processo de união dos núcleos do óvulo e do
espermatozoide é chamado de:
a) segmentação
b) estrobilização c)
fecundação d) nidação e)mutação
5-Desde a sua origem até a fecundação do óvulo, o
espermatozoide humano segue o seguinte trajeto:
a) testículo, epidídimo, canal deferente, uretra,
vagina, útero, tuba uterina.
b) testículo, uretra, canal deferente, epidídimo,
vagina, útero, tuba uterina.
c) epidídimo, testículo, canal deferente, uretra,
útero, vagina, tuba uterina.
d) testículo, próstata, epidídimo, canal deferente,
uretra, vagina, útero, tuba uterina, ovário.
e) canal deferente, testículo, epidídimo, uretra,
vagina, útero, ovário.
6 -O esperma normal é composto de:
a) espermatozoides unicamente.
b) espermatozoides e líquido seminal.
c) espermatozoides, líquido seminal e líquido
prostático.
d) espermatozoides, líquido seminal, plasma e
líquido prostático.
e) espermatozoides, sangue, linfa, líquido seminal
e líquido prostático.
7 -O uso de preservativo masculino
("camisinha") tem sido amplamente divulgado e estimulado nos dias de
hoje. Várias são suas indicações, como:
01. evitar doenças como sífilis e gonorreia.
02. controle de natalidade.
04. bloqueio da produção de gametas masculinos.
08. prevenção da Aids.
16. controle da ovulação.
* Dê como resposta a soma dos números associados às
alternativas corretas.
a) 8b) 11c) 10d) 14e) 15
8 -O esquema a seguir representa, de modo simplificado, uma seção
vertical de algumas estruturas do abdome de uma mulher.
Marque a alternativa que contém os itens que fazem
parte do sistema reprodutor feminino.
a) 1 – Bexiga; 2 – Uretra.
b) 7 – Ânus.
c) 3 – Tuba (Trompa) uterina; 4 – Ovário; 5 –
Útero; 6 – Canal vaginal.
d) 2 – Uretra; 6 – Canal vaginal; 7 – Ânus.
e) Todos os itens fazem parte do sistema reprodutor
feminino.
9 -O esquema a seguir representa, de forma
simplificada, o sistema reprodutivo de um homem.
* No esquema, qual o nome da estrutura indicada
pela seta e sua respectiva função:
a) Glândula seminal, cuja função é produzir uma secreção
para nutrição dos espermatozoides.
b) Epidídimo, cuja função é produzir
espermatozoides.
c) Glândula bulbouretral, cuja função é secretar um
líquido para limpeza da uretra, antes da passagem do esperma, e para
lubrificação do pênis para a relação sexual.
d) Bexiga, cuja função é armazenar urina.
e) Próstata, cuja função é produzir uma secreção
alcalina para neutralizar a acidez da uretra e da vagina.
* Utilize a figura abaixo para as questões 10 e 11.
10 - Num processo judicial de paternidade duvidosa,
uma mulher, grávida de dois meses, acusou um homem, anteriormente
vasectomizado, como o responsável pela sua gravidez.
A prova visual da vasectomia poderá ser obtida caso
se constate uma interrupção na região indicada por:
a) 1. b) 2. c) 3. d) 4. e) 5
11 - Marque a alternativa que faz a correlação
correta do nome das estruturas indicadas no esquema e suas respectivas funções.
Estruturas
1. Vesículas seminais
2. Próstata
3. Uretra
4. Canal deferente
5. Epidídimo
Função
I. Canal comum ao sistema urinário e reprodutor
masculino, por onde o sêmen é expelido para o meio externo.
II. Ligar o epidídimo ao duto ejaculatório.
III. Local onde os espermatozoides terminam seu
amadurecimento e ficam armazenados até a sua eliminação.
IV. Produção de secreção para nutrição dos
espermatozoides e hormônios responsáveis pelo peristaltismo do canal
ejaculador.
V. Produção de secreção alcalina para neutralizar a
acidez da uretra e da vagina.
a) 1. IV; 2. I; 3. II; 4. III; 5. V.
b) 1. IV; 2. V; 3. I; 4. II; 5. III.
c) 1. I; 2. II; 3. III; 4. IV; 5. V.
d) 1. V; 2. IV; 3. II; 4. I; 5. III.
e) 1. V; 2. IV; 3. III; 4. I; 5. II.
______________________________________________________________________________
GEOGRAFIA - 2ª ATIVIDADE
PROFESSORA: MARIA DE JESUS
Atenção Estudante!
Assistam as vídeo aulas disponíveis nos links abaixo e, em seguida, aprofundem suas pesquisas para responderem as questões propostas abaixo. Envie as respostas para o e- mail: jesusfreire2010@hotmail.com até o dia 09.04.2020
https://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaHumana/Populacao/populacao4.php
https://m.youtube.com/watch?v=X1wFLifH14Y
https://m.youtube.com/watch?v=SfIZYAivzHo
_________________________________________________________________https://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaHumana/Populacao/populacao4.php
https://m.youtube.com/watch?v=X1wFLifH14Y
https://m.youtube.com/watch?v=SfIZYAivzHo
Escola Estadual São José
02/04/2020
Aluno(A)________________________ 2º ano _______
Prof.ª Mª de Jesus
Conteúdo: Movimentos populacionais
Atividade de geografia em
quarentena
1. “Muitos colonos gaúchos e catarinenses estão ajudando na
conquista de uma nova fronteira agrícola: a região de Dourados, responsável por
50% da produção de soja de Mato Grosso do Sul. Rondônia, nossa última
fronteira, recebeu, nos últimos três anos, cerca de 200.000 migrantes. Só 10%
de sua população economicamente ativa nasceu ali.” (Jornal da Tarde,de 16/5/81)
Identifique, no mapa abaixo, a seta que corresponde à
direção do fluxo populacional descrito no texto anterior.
a) 5 b) 3 c) 3 d) 1 e) 4
Com a leitura do texto justifique sua resposta.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2.Dos imigrantes que vieram para o Brasil, a maior
contribuição populacional foi dada pelos:
a) portugueses e japoneses
b) italianos e alemães
c) alemães e espanhóis
d) japoneses e espanhóis
e) portugueses e italianos
3.Na segunda metade do século XIX, o Brasil recebeu um
grande contingente imigratório. Um dos grupos de imigrantes se destaca por ter
participado da fundação de várias cidades, tais como: Blumenau, Joinville, São
Leopoldo e Novo Hamburgo. O texto refere-se aos imigrantes:
a) italianos
b) franceses
c) alemães
d) espanhóis
e) portugueses
4.Migrações pendulares são:
a) movimentos ligados a atividades pastoris;
b) movimentos da população rural em direção aos grandes
centros urbanos;
c) troca de imigrantes entre as grandes regiões;
d) deslocamento maciço de populações urbanas em direção ao
campo;
e) movimentos diários de trabalhadores entre o local de
residência e o local de trabalho.
5.Um fenômeno urbano, visto especialmente nas grandes
cidades. Esse processo ocorre na medida em que milhões de pessoas que compõem o
PEA (População Economicamente Ativa) deixam suas residências antes do horário
comercial para chegar ao trabalho e, no final da tarde, ou do expediente,
voltam para casa. Esse processo significa simples fluxos populacionais que não
configuram propriamente como migração, isso porque não se trata de uma
transferência definitiva e sim momentânea. Existem vários casos que se
enquadram. Entre eles está o fluxo de boias-frias que residem geralmente na
cidade e se deslocam até o campo onde desenvolvem suas atividades, de pessoas
que moram em uma determinada cidade e trabalham em outra, além de viagens de
final de semana, feriados e férias. Decorrente desse fenômeno, ocorre nos
grandes centros urbanos a hora de rush, que são determinados horários do dia
nos quais os trabalhadores se aglomeram no trajeto tanto para chegar ao
trabalho como para regressar a casa. Outro tipo de fluxo é o commuting, pessoas
que moram em um determinado país e se deslocam para outro para trabalhar ou
procurar uma ocupação.
(Adaptado de:
. Acesso em: 13 jul. 2013.)
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o tipo
de migração descrita no texto.
a) Êxodo rural.
b) Migração espontânea.
c) Migração pendular.
d) Migração inter-regional.
e) Migração intra-regional.
6.Observe a imagem:
As famílias chegadas a Santos com passagens de 3ª classe,
tendo pelo menos 3 pessoas de 12 a 45 anos, sendo agricultores e destinando-se
à lavoura do estado de São Paulo, como colonos nas fazendas ou estabelecendo-se
por conta própria em terras adquiridas ou arrendadas de particulares ou do
governo, fora dos subúrbios da cidade, podem obter a restituição da quantia que
tiverem pago por suas passagens.
Adaptado de O
imigrante, nº 1, janeiro de 1908
A publicação da revista O imigrante fazia parte das ações do
governo de São Paulo que tinham como objetivo estimular, no final do século XIX
e início do XX, a ida de imigrantes para o estado. Para isso, ofereciam-se
inclusive subsídios, como indica o texto.
Essa diretriz paulista era parte integrante da política
nacional da época que visava à garantia da:
a) oferta de mão de obra para a cafeicultura
b) ampliação dos núcleos urbanos no interior
c) continuidade do processo de reforma agrária
d) expansão dos limites territoriais da federação
7. Leia com atenção
Pau de Arara
Luiz Gonzaga
Quando eu vim do sertão,
seu môço, do meu Bodocó
A malota era um saco
e o cadeado era um nó
Só trazia a coragem e a cara
Viajando num pau de arara
Eu penei, mas aqui cheguei (bis)
Trouxe um triângulo, no matolão
Trouxe um gonguê, no matolão
Trouxe um zabumba dentro do matolão
Xóte, maracatu e baião
Tudo isso eu trouxe no meu matolão
A letra da música pode ser relacionada a qual fenômeno
social?
a) Aglomeração.
b) Conurbação.
c) Êxodo Rural.
d) Hipertrofia do Terciário.
e) Transumância.
2 ª ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSORA: JOSILENE
Ler o livro Iracema de José de Alencar e fazer um resumo no caderno. Segue o link onde você encontrará:
_________________________________________________________________________________
PROFESSORA: Adriane
4ª arte – Escultura
Compreende-se escultura como a arte de modelar ou desgastar matérias brutas (como a argila, mármore, madeira e pedra) e convertê-las em objetos com significados, expressando ideias e sentimentos.
Usando formas, espaços e volumes, o artista cria obras tridimensionais, ou seja, que têm altura, largura e profundidade.
Assim como as outras formas de artes que vimos até agora, a escultura também é muito antiga e começou a ser feita ainda nas sociedades primitivas.
É curioso que nesses primeiros trabalhos em escultura, não existiam representações de figuras masculinas. Prevaleciam as formas femininas com ventres e seios volumosos. Um exemplo é a estatueta da Vênus de Willendorf, encontrada na Áustria e esculpida há mais de 25 mil anos.
Alguns importantes escultores brasileiros, sem dúvida, são: Aleijadinho (1730-1814) e Victor Brecheret (1894-1955).
Após ler o texto acima responda as questões que seguem:
1°) Como podemos definir a arte Escultura? E quais matérias brutas são utilizadas para que a mesma seja convertida em objeto significativo?
2°) Pesquise sobre a vida e obras do escultor Aleijadinho (1730-1814).
Atenção estudantes atividades para serem feitas no caderno.
_____________________________________________________________________________
2 ª ATIVIDADE DE INGLÊS
PROFESSORA: LUCIENE
SOCIOLOGIA- 2º ATIVIDADE
PROFESSORA: ADRIANE
VALÉRIA
a)Estabeleça as diferenças entre cultura e civilização
b)Destaque as bases
das ideologias racistas e explique suas distinções
c)Que processos levam a formação de uma identidade cultural?
FILOSOFIA - 2ª ATIVIDADE
Olá, estudante.
Vamos pensar em Direitos Humanos? Considerando a resposta de cada um/a como positiva convido-o (a) a pensar em temáticas, situações, experiências e vivências que afetam a sociedade em seu dia a dia.
Quero relembrar que a “Educação em Direitos Humanos (EDH), está alicerçada no respeito e proteção à dignidade da pessoa humana, compreende o conjunto de práticas educativas fundamentadas nos Direitos Humanos, tendo como objetivo formar o sujeito de direito”.
Assim sendo, coloque a cabeça para pensar. Refletir é preciso!
Tema PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO
Compreender a necessidade de se respeitar a diversidade humana.
TEXTO DE APOIO:: Preconceito, Racismo e Discriminação no contexto escolar.
SUGESTÃO DE ATIVIDADE
1. Leia o texto abaixo
ERA VEZ UMA SALA DE AULA
Era uma vez uma sala de aula. Lá tem todo tipo de gente: tem a Júlia, baixinha e calma (que só fica nervosa quando a chamam de baixinha), tem a Laura, um pouco maluca, divertida e engraçada, e tem a Giovana, bem mais alta que eu…
Tem muita gente. Tem Jhonatan, tem Augusto, William e tem até o Gustavo, um garoto negro, baixinho e esperto (que, é claro, sou eu).
Nessa sala tem todo tipo de coisa, só não tem uma coisa: preconceito. Todo mundo é diferente, e é isso que é bom.
A diferença de altura da Júlia para a Giovana, por exemplo, nem importa. As duas são amigas. O fato de o William ser negro e o Augusto ser branco também não muda nada. Os dois têm até uma coisa em comum: amam jogar “Minecraft”.
As diferenças só deixam as pessoas mais interessantes, não tem motivo para preconceito!
Sem falar que, por dentro, somos todos iguais, só muda o caráter. As pessoas não devem julgar pelas aparências. Todos temos defeitos, mas também temos qualidades.
GUSTAVO GOMES, 11, colunista da “Folhinha”
Disponível em: https://m.folha.uol.com.br/colunas/ideias/2015/10/1692473-era-uma-vez-uma-sala-de-aula.shtml
QUESTÕES PARA PENSAR E RESPONDER:
a) A sala de aula de Gustavo se parece com a sua? De que forma?
b) Como o Gustavo se identifica no texto?
c) Por que não existe preconceito na sala de Gustavo? Como ele e seus amigos entendem as diferenças?
d) Pense em 4 amigos e em que eles são diferentes? As diferenças entre você e eles importa?
e) Você concorda com a frase “As pessoas não devem julgar pelas aparências”? Explique o porquê.
2 – Leia a tirinha abaixo:
a) Armandinho conversa com seu pai sobre o Preconceito. Eles comparam o preconceito à:
(a) um inseto
(b) um sofrimento
(c) uma doença
(d) um desvio de caráter
b) O Preconceito é algo que pode ser transmitido? Como?
c) O pai de Armandinho explica ao filho que Preconceito tem cura. De que forma podemos tratar o Preconceito?
3 - Por uma sociedade menos preconceituosa e mais acolhedora.
Fonte: Ziraldo. Cartilha dos Direitos Humanos (2008, p. 4)
a) Diante da figura acima e da frase “todos têm direito a ser diferentes…” faça uma reflexão e escreva, em poucas linhas, o que você pensa sobre isso.
b) O que é para você uma sociedade sem discriminação?
c) Finalmente, é para ser igual ou para ser diferente?
____________________________________________________________________________
HISTÓRIA - 2ª ATIVIDADE
PROFESSOR: LUIZ ANTÔNIO
Interiorização da colonização portuguesa
Assistir a vídeo aula
1) Quais as principais atividades que promoveram a
interiorização da colônia portuguesa na América?
2) Quais as questões e problemas ligados aos limites e
fronteiras das terras portuguesas e espanholas? Como tais questões foram
resolvidas?
3) Caracterize as atividades do:
Vaqueiro:
Bandeirante:
PROFESSORA: ADRIANE
Leia o texto abaixo para resolver as questão que segue.
O que é releitura?
Publicado por Vânia Myrrha
Assim como existem diversas interpretações de uma obra de arte, existem diversas possibilidades de releituras dessa obra. Uma boa releitura irá depender de uma boa compreensão na leitura da obra. Reler uma obra é totalmente diferente de apenas reproduzi-la, pois é preciso interpretar bem aquilo que se vê e exercitar a criatividade. Ao recriar uma obra não é necessário empregar a mesma técnica usada pelo artista na obra original. Na releitura de uma pintura podemos utilizar outras formas de expressão artística como o desenho, a escultura, a fotografia ou a colagem. O mais importante é criar algo novo que mantem um elo com a fonte que serviu de inspiração. Uma boa proposta de releitura se baseia em um conhecimento prévio do artista e da obra: a época em que ele viveu, sua biografia, artistas que admirava, outros artistas de seu tempo, o tema da obra e de outros trabalhos seus, a técnica utilizada, etc. Há inúmeros casos de grandes artistas que a utilizaram para se aperfeiçoar, homenagear seus mestres ou alguma obra em especial. No caso das artes, as atividades de releitura possuem um enorme valor educativo e, algumas vezes, geram resultados que se tornam conhecidos e resultam em uma sequência de obras, em outros tempos e estilos. Existem vários exemplos disso na arte, como é o caso da pintura Almoço na Relva de Manet que inspirou o quadro de Picasso. Manet se inspirou em Concerto Pastoral de Giorgione e em uma gravura de Marcantonio Raimondi, O Julgamento de Paris, gravura baseada em desenho de Rafael Sanzio. Ou, ainda, O Balcão de Manet de Magritte, releitura de O Balcão de Manet, que releu O Balcão de Goya.
1) O que é Releitura? E em que uma boa Releitura se baseia? Explique.
____________________________________________________________________________MATEMÁTICA
PROFESSORA: ANNE VIRGINIA
Atenção Estudantes!
Em função da suspensão das aulas ocasionadas pela Pandemia e, de acordo com o que vínhamos estudando, resolva as seguintes questões contante neste link: https://drive.google.com/open?id=1XozJ7OrecOPmhFtloRCnsHd1WbqgCyjt
Em função da suspensão das aulas ocasionadas pela Pandemia e, de acordo com o que vínhamos estudando, resolva as seguintes questões contante neste link: https://drive.google.com/open?id=1XozJ7OrecOPmhFtloRCnsHd1WbqgCyjt
Em seguida envie as respostas para o e-mail: anne_cruzv@hotmail.com até o dia 07.04.2020.
Se puder... SIGA AS RECOMENDAÇÕES E FIQUE EM CASA!
_______________________________________________________________________________
QUÍMICA 2ª ATIVIDADE
Se puder... SIGA AS RECOMENDAÇÕES E FIQUE EM CASA!
_______________________________________________________________________________
QUÍMICA 2ª ATIVIDADE
PROFESSORA: PAULA FONTES
ATENÇÃO
ESTUDANTES!
Com
base no que já estudamos, resolvam as seguintes questões sobre: concentração. Envie suas respostas para o
e-mail: frassinettipaula@hotmail.com até o dia 07.04.2020.
01)Uma solução com 340g de
cloreto de sódio com 200ml. Determine a concentração em g/L.
02) Uma solução foi
preparada dissolvendo-se 4,0 g de cloreto de sódio (NaCl) em 2,0 litros de
água. Qual é a concentração da solução final?
a) 2g/L
b) 4g/L
c) 6 g/L
d) 8 g/L
e) 10 g/L
03) (UFSCAR - SP) Soro
fisiológico contém 0,900 gramas de NaCℓ, massa molecular=58,5g/mol, em 100 mL
de solução aquosa. A concentração do soro fisiológico, expressa em mol/L, é
igual a:
a) 0,009
b) 0,015
c) 0,100
d) 0,154
e) 0,900
b) 0,015
c) 0,100
d) 0,154
e) 0,900
4) (Vunesp-2000) Sabendo-se
que a massa molar do lítio é 7,0g/mol, a massa de lítio contida em 250mL de uma
solução aquosa de concentração 0,160mol/L de carbonato de lítio é:
a) 0,560g.
b) 0,400g.
c) 0,280g.
d) 0,160g.
e) 0,080g.
b) 0,400g.
c) 0,280g.
d) 0,160g.
e) 0,080g.
05)Calcule a fração em
massa(título em massa) de sacarose com 36g dissolvida em 59g de água.
06) Calcule o título e a
porcentagem em massa de uma solução feita a partir da dissolução de 368 g de
glicerina, C3H8O3, em 1600 g de água.
______________________________________________________________________________
ATIVIDADE DE BIOLOGIA
ATIVIDADE DE BIOLOGIA
PROFESSORA: ANDREA MELO
Prezados
estudantes do 2º Ano, como auxílio para o entendimento do assunto abordado e
também para a execução das atividades propostas, é necessário que:
- Leiam o texto contido aqui no
material de Biologia (AS PRINCIPAIS
DOENÇAS AGRAVADAS PELA FALTA DE SANEAMENTO BÁSICO)
- Acessem os links
abaixo para que possam assistir os
vídeos.
- Para que suas atividades possam ser
avaliadas evalidadas em termo de notas, solicito que enviem as respostas para o
seguinte e-mail : andreamelo376@gmail.com
AS PRINCIPAIS DOENÇAS
AGRAVADAS PELA FALTA DE SANEAMENTO BÁSICO
A destinação inadequada do esgoto e a
falta de tratamento da água que consumimos são focos de diversas doenças
causadas por organismos patogênicos que se desenvolvem em ambientes insalubres.
Além disso, a falta de saneamento contribui para o agravamento de epidemias,
deixando a população mais exposta a vírus e bactérias que desencadeiam
enfermidades potencialmente fatais.
A maioria das doenças frequentemente
associadas à precariedade nos sistemas de coleta e tratamento de esgoto, bem
como no acesso à água potável, é causada por cistos, larvas ou parasitas
provenientes de fezes e fluidos humanos a que a população sem acesso ao
saneamento está constantemente em contato. Conheça, a partir de agora, 8 dessas
doenças e veja como evitá-las!
1. Diarreia
por Escherichia coli
Essa bactéria, normalmente encontrada em nossos
intestinos, é eliminada naturalmente nas fezes. Algumas linhagens, no entanto,
são capazes de causar diarreia, sobretudo em crianças e bebês. A contaminação
se dá a partir da ingestão de alimentos ou água contendo as bactérias
(transmissão fecal-oral), podendo ser evitada pela:
- higienização ou cozimento de frutas, verduras,
legumes e carnes;
- fervura da água;
- adoção de bons hábitos de higiene.
2.
Disenteria bacteriana
Causada pela bactéria Shigella, essa
doença tem a diarreia como principal sintoma. Os casos mais leves regridem
espontaneamente, mas é preciso estar atento à desidratação. Medidas de higiene na
cozinha e ao usar o banheiro são fundamentais para prevenir a disenteria.
Evitar o contato com águas não tratadas é essencial.
3. Febre
Tifóide
Essa doença é causada pelo consumo de água ou
alimentos contaminados com a bactéria Salmonellaenterica sorotipo Typhi.
Seus sintomas mais comuns são mal-estar, dor de cabeça, dores abdominais,
vômitos e diarreia com sangue. Em casos extremos, pode ocorrer a perfuração do
intestino, levando a óbito. Muitos pacientes se tornam portadores crônicos da
bactéria, eliminando microrganismos nas fezes e na urina sem apresentar
sintomas, o que contribui para a disseminação da doença.
4. Cólera
Causada pela bactéria Vibriocholerae, a
Cólera é caracterizada por uma intensa diarreia na forma de água de arroz. Se
não controlada, a intensa desidratação pode levar à morte. A contaminação se dá
pelo consumo de água ou alimentos contaminados com o microrganismo.
5. Leptospirose
Causada pela bactéria Leptospira, essa
doença infecciosa é transmitida ao homem pela urina de roedores. Sua propagação
normalmente ocorre em enchentes, quando a urina dos animais presente nos
esgotos se mistura com a enxurrada. O contágio se dá pelo contato da água
contaminada com a pele, causando sintomas como febre, dores no corpo, vômitos,
diarreia, icterícia e alterações urinárias.
6. Hepatite
A
A Hepatite A é uma doença viral transmitida pela
via fecal-oral. Em alguns casos, a infecção sequer produz sintomas. Outras
vezes, os sinais são tão leves que a doença nem é diagnosticada. Os quadros
mais comuns incluem fadiga, náuseas e vômitos, dor abdominal, febre e
icterícia. Por mais que a cura seja espontânea na maioria das vezes, sua forma
fulminante pode levar rapidamente à morte.
7.
Verminoses
A infecção por vermes normalmente se dá pela
ingestão de água ou alimentos contaminados, mas pode ocorrer também penetração
do parasita por ferimentos na pele. Os sintomas mais associados à presença de
vermes no intestino são dores abdominais, enjoo, mudança do apetite, falta
de disposição, fraqueza, diarreia e vômitos.
8.
Arboviroses
As doenças transmitidas por insetos vetores, tais
como Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela, são favorecidas pela presença
de locais adequados para a procriação dos mosquitos. A melhora da drenagem das
águas pluviais, um dos pontos mais importantes da nossa Política Nacional de Saneamento Básico, exerce,
portanto, papel fundamental na prevenção dessas enfermidades.
Como reduzir todas essas doenças simultaneamente? A
resposta está no saneamento básico, com a promoção da qualidade de vida e a
geração de impactos significativos para a economia. Priorizar a saúde da
população é um passo importante para uma sociedade mais equilibrada e produtiva.
Nada disso é possível sem um serviço de saneamento de qualidade.
ATIVIDADE DE
BILOGIA SOBRE: SANEAMENTO BÁSICO (ATIVIDADE 2)
Aluno
(a):____________________________________
Série:2º
ANO Turma:______ Data:___/___/___
* ASSINALE A ALTERNATIVA
CORRETA
1 - Muitas doenças, como
a dengue, estão relacionadas com a água porque seus vetores completam seu ciclo
no meio aquático. Todas as doenças a seguir possuem vetores que se desenvolvem
na água, exceto:
a) Febre amarela
b) Zika
c) Malária
d) Leptospirose
e) Chikungunya
2 - (Enem
2012) Medidas de saneamento básico são fundamentais no processo de promoção de
saúde e qualidade de vida da população. Muitas vezes, a falta de saneamento
está relacionada com o aparecimento de várias doenças. Nesse contexto, um
paciente dá entrada em um pronto atendimento relatando que há 30 dias teve
contato com águas de enchente. Ainda informa que nesta localidade não há rede
de esgoto e drenagem de águas pluviais e que a coleta de lixo é inadequada. Ele
apresenta os seguintes sintomas: febre, dor de cabeça e dores musculares.
Disponível
em: http://portal.saude.gov.br. Acesso em: 27 fev. 2012 (adaptado).
Relacionando
os sintomas apresentados com as condições sanitárias da localidade, há
indicações de que o paciente apresenta um caso de
a) difteria.
b)
botulismo.
c)
tuberculose.
d)
leptospirose.
e) meningite
meningocócica.
3
- Entre as recomendações a seguir, qual não é eficaz na proteção contra doenças
relacionadas com a água?
a)
Lavar sempre as mãos.
b)
Ter bons hábitos de higiene.
c)
Usar sempre camisinha.
d)
Evitar andar em locais com enchentes.
e)
Não deixar água parada.
4 -Qual das
doenças a seguir não apresenta a ingestão de água contaminada como forma de
transmissão?
a) Hepatite.
b)
Giardíase.
c)
Esquistossomose.
d)
Rotavírus.
e) Cólera.
5- (Enem
2011) Durante as estações chuvosas, aumentam no Brasil as campanhas de
prevenção à dengue, que têm como objetivo a redução da proliferação do
mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue.
Que proposta
preventiva poderia ser efetivada para diminuir a reprodução desse mosquito?
a) Colocação
de telas nas portas e janelas, pois o mosquito necessita de ambientes cobertos
e fechados para a sua reprodução.
b)
Substituição das casas de barro por casas de alvenaria, haja vista que o
mosquito se reproduz na parede das casas de barro.
c) Remoção
dos recipientes que possam acumular água, porque as larvas do mosquito se
desenvolvem nesse meio.
d)
Higienização adequada de alimentos, visto que as larvas do mosquito se
desenvolvem nesse tipo de substrato.
e) Colocação
de filtros de água nas casas, visto que a reprodução do mosquito acontece em
águas contaminadas.
6
- (Unesp)Municípios do Nordeste atingidos pelas chuvas sofrem com doenças
O
fim das enchentes não significa que o perigo acabou. Cresce o risco de
proliferação de doenças nos 95 municípios alagoanos e pernambucanos afetados
pelos temporais. Em alguns municípios, a rede de abastecimento de água foi
destruída. O contato direto da população com a água e a lama deixa os
sanitaristas preocupados.
(www.globo.com/jornalnacional. Adaptado.)
Na situação colocada, dentre as doenças que mais
imediatamente preocupam os sanitaristas, pode-se citar:
a)
difteria, tifo e tuberculose.
b)
tétano, giardíase e leishmaniose.
c)
leptospirose, hepatite e diarreia.
d)
hepatite, difteria e leishmaniose.
e)
diarreia, dengue e toxoplasmose.
7-
(UFPB) O Brasil hoje apresenta um quadro peculiar em relação ao perfil
epidemiológico da população. Problemas de saúde considerados de países
desenvolvidos, como câncer, convivem com problemas de saúde característicos de
países subdesenvolvidos, a exemplo de parasitoses. Nesse contexto, um conjunto
de fatores, como falta de condições sanitárias adequadas, ausência de água
tratada e descuido com a higiene pessoal podem levar ao surgimento de:
a)
Doença de Chagas.
b)
Malária.
c)
Amebíase.
d)
AIDS.
e)
Tuberculose.
___________________________________________________________________ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA
PROFESSORA: ADRIANE
VALÉRIA
ATENÇÃO ESTUDANTES!
Para não perdermos o ritmo dos estudos, convido-o a fazer leitura
do capítulo 05 de seu livro didático
e responder as questões propostas. Deixe-as em seu caderno para
apresentação ao professor na volta as aulas.
SIGA AS
ORIENTAÇÕES E FIQUE EM CASA!
a) O que é terceirização? Como estas podem
impactar nas novas relações de trabalho?
b) Qual o perfil do novo trabalhador
brasileiro?
c) O que podemos compreender a partir da
análise da charge contida na página 151 do seu livro didático?
________________________________________________________________________
ATIVIDADE DE BIOLOGIA________________________________________________________________________
PROFESSORA: ANDREA MELO
CONTEÚDO: SANEAMENTO BÁSICO
Prezados estudantes do 2º
Ano!
Como auxílio para o entendimento do assunto abordado e também para a
execução das atividades propostas, segue um texto na própria atividade e também
os links de alguns vídeos para que possam assisti-los e assim, aprimorarem seus
estudos durante esse período de suspensão das aulas.
Envie suas respostas para o
e-mail: andreamelo376@gmail.com
ESCOLA SÃO JOSÉ
Aluno (a):____________________________________
Série:2º ANO Turma:______ Data:___/___/___
*LEIA ESTE TEXTO, E EM SEGUIDA RESPONDA AS QUESTÕES.
SANEAMENTO BÁSICO
Aparência de uma cidade limpa.
Saneamento básico é o conjunto de cuidados que se tem com a água, o esgoto e o
lixo. Esses cuidados são fundamentais na manutenção da saúde e do bem-estar da população.
Afinal, todos nós gostamos de um ambiente saudável, limpo e organizado. Como é
bom viver em uma cidade limpa. Infelizmente, as cidades ainda têm muito que
fazer para oferecer às pessoas um ambiente limpo e saudável. Em vários bairros,
não há saneamento básico, e as pessoas convivem com esgoto e lixo a céu aberto,
na porta de suas casas, sem nenhum tipo de tratamento. Nessas condições, a
proliferação de doenças é inevitável, assim como a contaminação dessas pessoas.
Todas as casas precisam ter rede de
esgoto. Essa rede é composta de canos subterrâneos que levam todo o esgoto das
casas, das indústrias e das escolas para as estações de tratamento. No esgoto,
existe todo tipo de lixo, fezes, urina e muita sujeira misturada. Nas estações
de tratamento, esse esgoto é tratado antes de ser jogado em rios, mares ou
lagos. Em alguns lugares, onde não há rede de esgoto, é necessário construir
fossas. Elas devem ser construídas longe de poços artesianos e de cisternas. Em
toda cidade tem que haver uma estação de tratamento de água e esgoto. Todo o
lixo que produzimos em casa deve ser separado em lixo orgânico e lixo
reciclável. O lixo que você não mandar para a reciclagem, para ser
reaproveitado como plástico, papel, vidro, metal, será levado para os aterros sanitários
ou lixões.
Coleta do lixo que será levado para
aterros ou lixões. A falta de saneamento básico pode causar várias doenças,
como hepatite, leptospirose, cólera, doenças de pele, diarreia, tifo, febre
amarela, viroses, amarelão, esquistossomose, dentre outras. Vivendo em um
ambiente saudável, nos desenvolvemos e aprendemos mais e temos uma qualidade de
vida bem melhor.
Paula Louredo Graduada em Biologia
Disponível em: < (Adasptado) Acesso em:23 março.2020)
1 - De acordo com o texto e com os seus conhecimentos, explique as
principais medidas de saneamento básico.
2 – Como está o saneamento básico na sua rua e no seu bairro? Explique:
3 -Sobre
o lixo produzido em casa, analise estas afirmativas e marque (V) para as
Verdadeiras e (F) para as Falsas.
( ) É importante separarmos o lixo produzido em
nossas casas para facilitar o seu reaproveitamento.
(
) Uma das formas de se evitar o desperdício é comprar somente o
necessário para o consumo.
(
) Restos de alimentos podem ser utilizados como adubo para as plantas.
(
) Os melhores destinos do lixo reciclável são os aterros sanitários e os
lixões.
A sequência correta é:
a) V V F F. b) F V F V. c) F F V F. d) V VV F.
4) Saneamento básico envolve
cuidados fundamentais na manutenção da saúde, pois a sua falta acarreta a proliferação
de doenças como as verminoses. Cite cinco doenças relacionadas à falta de
saneamento básico.
5)Sobre as formas de prevenção das verminoses, analise estas afirmativas.
I) Beba somente água filtrada ou
fervida.
II) Lave e cozinhe bem os alimentos.
III) Ande sempre com os pés calçados.
IV) Lave as mãos com água e sabão antes
das refeições e após usar os sanitários.
* É correto o que se afirma em:
a) II e III apenas. b) I, II, III e IV.
c) I, II e IV apenas. d) II e IV apenas.
6 -A implantação das medidas de
saneamento básico nas cidades promove, além da saúde da população, um ambiente
saudável e limpo. Justifique essa afirmação.
_________________________________________________________________ATIVIDADE DE FILOSOFIA
PROFESSOR: LUIZ ANTÔNIO
DIREITOS HUMANOS
O QUE SÃO OS DIREITOS
HUMANOS?
OBJETIVO:
●
Conhecer os direitos fundamentais dos seres humanos.
●
Relacionar os Direitos Humanos às suas vivências.
Material de apoio:
A Cartilha do Ziraldo: http://www.dhnet.org.br/dados/cartilhas/a_pdf_dh/cartilha_ziraldo_dh.pdf
- Após a leitura, relacione os Direitos Humanos com sua vivência diária e reflita sobre as questões abaixo:
a) Quais
são os Direitos Humanos descritos na Cartilha?
b) Por
que houve necessidade de criar os Direitos Humanos?
c) O
que significa dizer: todos são iguais, mas respeitando as diferenças?
d) Direito
ao trabalho: Esse direito é respeitado no Brasil? Por quê? Toda pessoa que
exerce a mesma atividade recebe a mesma remuneração por isso? Dê exemplos.
Todos que trabalham recebem um salário justo? O que seria necessário para
assegurar bem estar às pessoas?
A DESIGUALDADE SOCIAL E O DIREITO
À CULTURA
OBJETIVO:
● Refletir
sobre as características da desigualdade social brasileira com enfoque na
dimensão cultural.
Material de Apoio:
Música “Comida”, de Titãs: https://www.youtube.com/watch?v=MgzOL-R1rsE
Comida
(Titãs)
Bebida é água
Comida é pasto
Você tem sede de quê?
Você tem fome de quê?
A gente não quer só comida
A gente quer comida
Diversão e arte
A gente não quer só comida
A gente quer saída
Para qualquer parte
A gente não quer só comida
A gente quer bebida
Diversão, balé
A gente não quer só comida
A gente quer a vida
Como a vida quer
Bebida é água
Comida é pasto
Você tem sede de quê?
Você tem fome de quê?
A gente não quer só comer
A gente quer comer
E quer fazer amor
A gente não quer só comer
A gente quer prazer
Pra aliviar a dor
A gente não quer só dinheiro
A gente quer dinheiro
E felicidade
A gente não quer só dinheiro
A gente quer inteiro
E não pela metade
Bebida é água
Comida é pasto
Você tem sede de quê? (De quê?)
Você tem fome de quê?
A gente não quer só comida
A gente quer…
- Vamos refletir?
a) Para
você, o que significa o direito à cultura?
b) Você
acha que o acesso à cultura é direito que se realiza plenamente? Por quê?
CONTINUE SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES. FIQUE EM CASA!
_________________________________________________________________
ATIVIDADE DE HISTÓRIA
PROFESSOR: LUIZ ANTÔNIO
BRASIL HOLANDÊS
2° ano
Assista ao documentário do link abaixo.
Atividade:
Registre as contribuições holandesas nas: Construções, Artes
e Ciências.
CONTINUE SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES. FIQUE EM CASA!
______________________________________________________________________
ATIVIDADE DE LÍNGUA INGLESA
PROFESSORA: LUCIENE SANTOS
Atividade correspondente a esta semana (23 a
27/03/2020).
Nome:______________________________________________________
Série: ______________ Turma:___________________
Queridos(as)
estudantes:
Ø
Esta atividade deverá ser respondida durante a
passagem da música que segue;
Ø
Sejam sinceros quanto ao preenchimento e logo em
seguida poderão consultar quaisquer fontes de pesquisa;
Seguem as palavras para
completar a música. Ao todo são 7 espaços, indicando o quantitativo de vezes
que elas aparecerão.
ANGEL
(1)- YOU (1) –BEAUTIFUL (3) – MAN (1) -
FACE (1)
You're Beautiful
James Blunt
My
life is brilliant
My
life is brilliant
My
love is pure
I
saw an __________
Of
that I'm sure
She
smiled me on the subway
She
was with another _________
But
I won't lose any sleep on that
'Cause
I've got a plan
You're
beautiful, you're ____________
You're
beautiful, it's true
I
saw your face in a crowded place
And
I don't know what to do
'Cause
I'll never be with _________
Yes,
she caught my eye
As
we walked on by
She
could see from my______ that I was
Flying
high
And
I don't think that I'll see her again
But
we shared a moment that will last 'till the end
You're
beautiful, you're _______________
You're
beautiful, it's true
I
saw your face in a crowded place
And
I don't know what to do
'Cause
I'll never be with you
La, la
La, la
La, la
You're
beautiful, you're _____________
You're
beautiful, it's true
There
must be an angel with a smile on her face
When
she thought up that I should be with you
But
it's time to face the truth
I
will never be with you
1.
Faça
a correspondência dos versos nas duas línguas, a partir de "pistas"
que estão no próprio texto:
You're beautiful
(Part I)
( ) My life is brilliant. (2x)
( ) My love is pure.
( ) I saw an angel.
( ) Of that I'm sure.
( ) She smiled at me on the subway.
( ) She was with another man.
( ) But I won't lose no sleep on that,
( ) 'Cause I've got a plan.
( ) You're beautiful. You're beautiful.
( ) You're beautiful, it's true.
( ) I saw your face in a crowded place,
( ) And I don't know what to do,
( ) 'Cause I'll never be with you.
( ) My life is brilliant. (2x)
( ) My love is pure.
( ) I saw an angel.
( ) Of that I'm sure.
( ) She smiled at me on the subway.
( ) She was with another man.
( ) But I won't lose no sleep on that,
( ) 'Cause I've got a plan.
( ) You're beautiful. You're beautiful.
( ) You're beautiful, it's true.
( ) I saw your face in a crowded place,
( ) And I don't know what to do,
( ) 'Cause I'll never be with you.
1. Eu vi seu rosto num lugar cheio de gente
2. Você é bonita, é verdade.
3. Meu amor é puro.
4. E eu não sei o que fazer
5. Minha vida é ótima.
6. Você é bonita. Você é bonita.
7. Porque eu nunca estarei com você.
8. Eu vi um anjo.
9. Porque eu tenho um plano.
10. Ela estava com outro homem.
11. Disso eu tenho certeza.
2. Você é bonita, é verdade.
3. Meu amor é puro.
4. E eu não sei o que fazer
5. Minha vida é ótima.
6. Você é bonita. Você é bonita.
7. Porque eu nunca estarei com você.
8. Eu vi um anjo.
9. Porque eu tenho um plano.
10. Ela estava com outro homem.
11. Disso eu tenho certeza.
12. Mas eu não vou perder o
sono por isso
13. Ela sorriu pra mim no metrô.
1.
Responda
em português:
a)
A letra da música mostra a
concretização deste amor? Justifique sua resposta.
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
b)
Que tipo de contato eles tiveram? ________________________________
c)
O verso
“ But I won’t lose no sleep on that” passa que ideia?_______________
d)
O desencontro amoroso é um tema comum nas músicas?______________
_________________________________________________________________________________ATIVIDADES DE GEOGRAFIA
PROFESSORA: MARIA DE JESUS
Caros Estudantes!
Para nos ajudar
enquanto durar o estado de Emergência e de suspensão das aulas, enviaremos por
este canal as nossas atividades. Então vamos lá!
Após responder as questões envie para o e-mail: jesusfreire2010@hotmail.com até o dia 01.04.2020.
Após responder as questões envie para o e-mail: jesusfreire2010@hotmail.com até o dia 01.04.2020.
As Regiões Brasileiras e suas Características: Região Norte
Conteúdo:
As Regiões Brasileiras e suas Características: Região Nordeste
Então faça uma pesquisa considerando os elementos abaixo e produza um texto contendo essas informações. (Um texto para cada Região)
-Estados e Capitais
-População Geral
-Aspectos Culturais
- Aspectos Econômicos
- Aspectos Físicos: Clima, Relevo, Hidrografia e Vegetação
_________________________________________________________________________________
COMPONENTE CURRICULAR – PROJETO DE
VIDA E EMPREENDEDORISMO
AUTOCONHECIMENTO: BEM ESTAR
FÍSICO E MENTAL
EU SOU O
QUE PENSO, COMO, FALO E FAÇO
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), Saúde é
um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não, simplesmente, a
ausência de doenças ou enfermidades.Uma pessoa saudável é aquela que está em
dia com os exames de saúde, apresenta condições físicas normais e mantém um
estado mental e emocional equilibrado. É preciso estabelecer relações diretas
entre saúde física e mental, ambas importantes para uma saúde plena.
A convivência que estabelecemos com as pessoas depende
do grau de aceitação e de bem-estar em que nos encontramos - estado
emocional/mental/espiritual em relação a todas as coisas que nos tocam.
Sentir-se satisfeito com a própria vida é imprescindível para estabelecermos
boas relações com as pessoas.
Além da importância da atividade física frequente, não
devemos esquecer da saúde mental/emocional. Fazer exercícios, passear, estar em
companhias de amigos e familiares são outras maneiras de cultivar um estilo de
vida saudável.
Hoje sabemos que um dos grandes problemas que aflige as
grandes cidades é o trânsito. Assim como, viver em cidades do interior nos
limita a encontrar tudo o que precisamos por perto. Contudo, independente do
local em que vivemos, precisamos buscar maneiras de viver bem com a natureza,
as pessoas que nos cercam e com nós mesmos.
Uma das maneiras de se encontrar e estar de bem consigo
mesmo é se engajando em alguma atividade voluntária (em abrigos de idosos, em
orfanatos, em hospitais e/ou ONGs) ou buscando algo que alimente
espiritualmente nossa alma (religião, crenças, rituais, objetos). Atividades
ligadas à arte desempenham um papel positivo no fomento de uma saúde mais
equilibrada, assim como ler, escrever e assistir a filmes bons, etc.
Cada pessoa tem um estilo de vida que interfere na
saúde. Ser vegetariano ou comer de tudo não diz exatamente que temos hábitos
saudáveis de vida. A saúde depende de vários fatores que quando combinados
entre si ajudam em nosso bem-estar.
Após a leitura do texto acima, reflita sobre posturas e
estilos de vida que contribuem para uma vida saudável,perceba que a saúde
física tem associação com a saúde mental, descubra maneiras adequadas de cuidar
da saúde, refletindo sobre alguns hábitos desfavoráveis à promoção da saúde.
Complete este pequeno questionário abaixo, circulando o
número que vai numa escala de 1 a 5,sendo 1 para a repostar ser “nem pensar!”, e 5 para a resposts ser “com certeza!”. Para avaliar se está
mesmo cuidando da sua súde:
SE
ao final das respostas dadas, a soma dos seus números marcados for maior ou
igual a 16 (você está cuidando da sua saúde), se for de 12 a 15 (você precisa
rever alguns hábitos), agora se sua soma for menor que 12 (pare agora, reflita
bem e mude urgentemente sua forma como está levando a vida).
Assista ao vídeo: As três gerações do romantismo no Brasil: https://www.youtube.com/watch?v=oWcWgHg0kx0&feature=youtu.be
Em seguida, resolva as questões abaixo e as envie para o e-mail: jv2.silva@hotmail.com até o dia 31/03/2020
ATIVIDADE
1- De acordo com o contexto histórico o marco inicial da Literatura no BrasiL foi: :
A- 1835 B- 1936 C- 1937
2-Tradicionalmente, a poesia do Romantismo brasileiro é dividida em três diferentes gerações. Sobre elas, estão corretas as seguintes proposições:
I. A primeira geração do Romantismo brasileiro ficou marcada pela inovação temática e pelo experimentalismo. Também conhecida como fase heroica do Romantismo, tinha como principal projeto literário a retomada dos modelos clássicos europeus;
II. O sofrimento, a dor existencial, a angústia e o amor sensual e idealizado foram os principais temas da literatura produzida durante a segunda fase do Romantismo. Seus principais representantes foram Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Fagundes Varela e Junqueira Freire;
III. Da primeira fase do Romantismo brasileiro destacam-se nomes como José de Alencar e Gonçalves Dias, responsáveis por imprimir em nossa literatura o sentimento de nacionalismo e anticolonialismo;
IV. Entre as principais características da poesia romântica da terceira geração, estão o interesse por temas religiosos, os dualismos que bem representam o conflito espiritual do homem do início do século XIX , o emprego de figuras de linguagem e o uso de uma linguagem rebuscada;
2- Cite as características da:
1ª geração romântica:
________________________________________________________________________________
2ºgeração romântica:-__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3ªgeração romântica:
______________________________________________________________________________
3) Leia:
Valente na guerra,
Quem há, como eu sou?
Quem vibra o tacape
Com mais valentia?
Quem golpes daria
Fatais, como eu dou?
— Guerreiros, ouvi-me;
— Quem há, como eu sou?
A estrofe transcrita faz parte do poema “O Canto do Guerreiro”, de Gonçalves Dias. Tendo-se em vista o indianismo romântico:
a) Pode-se considerar a estrofe como uma verdadeira expressão épica do condoreirismo.
b) Pode-se considerar a estrofe como uma imagem do índio típico daqueles que seguiam a filosofia epicurista.
c)Pode-se considerar a estrofe como expressão verdadeira da realidade indígena..
d) Pode-se considerar a estrofe como uma falsa imagem do índio, típica do misticismo.
e).Pode-se considerar a estrofe como uma imagem idealizada do índio.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
QUÍMICA
PROFESSORA: PAULA FONTES
Fazer a leitura do slide sobre diluição e responder a atividade. disponível em: https://drive.google.com/open?id=1FsAgsRNk1bjh_ygK47SoHG2k7Z99njsQ
Atividade
de Química
Obs: responder a atividade de acordo
com as informações do slide.
1)O
que é diluir?
2)Quais
são os tipos de concentrações que ocorrem a diluição?
3)De
acordo com o texto, qual dos componentes podemos adicionar o volume?
a)soluto.
b)solvente.
c)nos
dois componentes.
d)em
nenhum componente.
4)Observe
os slides e dê um exemplo de um cálculo de diluição.
5)
Uma solução pode acontecer a partir de uma mistura? Justifique sua resposta.
Enviar para o e-mail: frassinettipaula@hotmail.com até o dia 31.03.2020
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
FÍSICA
PROFESSOR: DANIEL FREITAS
Após assistir os videos, convido-os a responder as questões:
DILATAÇÃO TÉRMICA: Definição e Tipos de dilatação:
https://www.youtube.com/watch?v=kGv9wSsRxVU&feature=youtu.be
https://www.youtube.com/watch?v=kGv9wSsRxVU&feature=youtu.be
Entenda a DILATAÇÃO LINEAR:
https://www.youtube.com/watch?v=LRP1KjIkAY0&feature=youtu.be
https://www.youtube.com/watch?v=LRP1KjIkAY0&feature=youtu.be
Exercício
1- Como funciona a dilatação térmica?
2 - Quais os tipos de dilatação térmica?
3- Descreva a dilatação linear.
4- Qual a influência do aumento da temperatura nas partículas solidas?
5- Diante os vídeos apresentados, escreva um pequeno resumo do que você aprendeu?
Prazo de entrega 31/03/2020 no e-mail danielthazinho@gmail.com
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
1ª semana da quarentena
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUASTECNOLOGIAS
– EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO MÉDIO, 2° ANO
Ginástica: Identificar,
sistematizar, ampliar e aprofundar práticas alternativas de ginásticas:
Holística
O QUE É A
GINÁSTICA HOLÍSTICA?
A Ginástica Holística é,
basicamente, um método de trabalho corporal baseado em movimentos de baixo
impacto, que atuam em 3 níveis distintos:
1. preventivo;
2. terapêutico;
3. pedagógico.
As técnicas utilizadas permitem
que o indivíduo desenvolva suas capacidades perceptivas, sensoriais e motoras,
trabalhando ao mesmo tempo com equilíbrio, respiração e musculatura.
Os exercícios levam em
consideração a anatomia, a fisiologia e a biomecânica humana, sendo que os
alunos têm a liberdade para experimentarem movimentos que solicitem novas
respostas neuromusculares.
A prática foi criada pela médica alemã
LilyEhrenfried (Berlim, 1896 — Paris, 1994), em meados do século XX, período em
que diversos pesquisadores se dedicaram aos estudos da movimentação humana.
BENEFÍCIOS
DA GINÁSTICA HOLÍSTICA
São quatro os principais
benefícios que a Ginástica Holística:
1. Alívio das dores musculares e das articulações
Seja graças à prática de
esportes ou em virtude de questões profissionais, quem sofre com as dores no
corpo pode se beneficiar e muito das técnicas de Ginástica Holística.
A dinâmica dos exercícios se
atém a técnicas leves e suaves, que visam a alongar e fortalecer o corpo, sem
contar que auxiliam na prevenção ou no tratamento de algumas doenças, como
osteoporose (enfraquecimento dos ossos) e tendinite (inflamações nos tendões).
2. Redução do estresse e da ansiedade
Outro benefício bastante claro é
a redução do estresse e da ansiedade. Por treinar o controle da respiração e do
equilíbrio, o aluno acaba aprendendo que pode utilizar esses conhecimentos para
lidar com uma série de situações que normalmente levariam ao estresse e/ou à
ansiedade.
3. Realinhamento da postura
Para quem se queixa de dores nas
costas, a Ginástica Holística pode ser o remédio que faltava!
Acontece que muitos desses incômodos são causados
pelo desalinhamento vertebral, que geralmente é resultado de péssimos hábitos
em relação à postura ou graças a determinadas exigências profissionais.
Dessa forma, é preciso
“reorganizar” a teia muscular — e isso requer um trabalho direcionado
exclusivamente à coluna. Com aulas frequentes e bem administradas, é possível
obter o realinhamento definitivo da postura.
4. Relaxamento da mente
A Ginástica Holística não
envolve apenas a parte física, mas também a mental e espiritual. Os exercícios
promovem um bem-estar extenso e duradouro, favorecendo o sono, a concentração e
o equilíbrio emocional.
EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO (DEIXE EM SEU CADERNO)
1º) O que é a ginástica holística?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2º)Quais os níveis de atuação da Ginástica holística?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3º) Quais os principais benefícios da ginástica holística?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________