ARTES 24/04/2020
PROFESSORA: JOSENILDA VICENTE
O significado das cores. Para
acessar clique no link abaixo
Após a leitura deste artigo,
faça um desenho da bandeira brasileira e
indique o significado
de cada uma delas.
# NÃO PERCA O FOCO!
#FIQUEM EM CASA!
GEOGRAFIA 23/04/2020
PROFESSORA: JOSENILDA VICENTE
MOVIMENTOS DA TERRA
LINK PARA APRECIAÇÃO:
Após a Apreciação do vídeo, faça uma anotação das
seguintes informações:
Quais são os movimentos da terra e o que cada um é responsável?
Em seguida copie e responda em seu caderno o exercício abaixo.
Exercícios
de Geografia - 6º ano
Exercícios Movimentos da Terra - 6º ano
1. O movimento da Terra responsável pelas estações do ano é
chamado de:
a) Rotação
b) Mutação
c) Translação
d) Precessão
2. Analise as afirmativas e marque a alternativa que não corresponde
a uma característica do inverno.
a) O inverno é a estação que registra as menores temperaturas.
b) O inverno é a estação do ano que antecede a primavera.
c) As noites são mais longas que os dias durante o inverno.
d) O inverno tem início com o término do verão.
3. A estação do ano caracterizada pelos dias mais longos que as
noites é:
a) Inverno
b) Verão
c) Primavera
d) Outono
4. Marque a alternativa correta sobre as quatro estações do ano.
a) As estações do ano são bem definidas em todo o planeta.
b) O outono é a estação do ano que recebe maior quantidade de
radiação solar.
c) O verão é a estação do ano que começa com o término do outono e
antecede a primavera.
d) O movimento de translação, juntamente com a inclinação do eixo
da Terra em relação ao plano orbital, é responsável pelas estações do ano.
5. Complete as frases .
a) O movimento de _______________ é responsável pela distribuição
das quatro estações do ano.
b) Quando for _____________no hemisfério________________será verão
no hemisfério Sul.
c) No _______________, os dias são mais longos e as noites são
mais curtas.
d) Quando for primavera no hemisfério _____________,será
____________ no hemisfério Norte.
#NÃO PERCAM O FOCO!
#FIQUE EM CASA!
_____________________________________________________________________
EDUCAÇÃO FÍSICA - 22.04.2020
PROFESSOR: ERALDO GOMES
Para acessar a atividade clique no link abaixo
https://drive.google.com/open?id=1bkYIoApvfP3DaJtE5BZD_-nr3aa_jQZD
______________________________________________________________________
LÍNGUA INGLESA - 21.04.2020
PROFESSOR: AFONSO TRAVASSOS
NOME:__________________________________________
6 ANO:____
GREETINGS
AND POLIDEZ
Olá, pessoal, tudo bem com vocês? Hoje
vamos revisar algumas expressões de cumprimento e aprender algumas novas.
Relembrando...
Greetings são cumprimentos, por exemplo: olá,
bom dia, boa tarde, etc. Ou seja, uma saudação
amigável entre duas pessoas.
Polidez: são expressões
educadas que utilizamos em nosso dia a dia. Com licença, por favor,
obrigado, etc.
OBS: Para responder as
questões consulte seu caderno e/ ou internet.
1.Complete the greetings ( os cumprimentos)
(A).Bom dia! – Good___________________________________
(B).Boa tarde! – Good____________________________________
(C).Boa noite!( ao encontrar alguém) –
Good_____________________
(D).Boa noite! ( ao despedir-se de
alguém) – Good__________________
2.Ao despedir-se, você pode expressar quais
cumprimentos em inglês? Assinale
apenas uma alternativa.
(A).Good bye!
(B).Hello!
(C).How are you?
(D).Whatsisup?
3. Leia atentamente as alternativas e responda em qual
momento/situação utilizamos cada expressão abaixo:
(A). What is up?:_____________________________
(B).How are you?:____________________________
(C)Sorry?:__________________________________
(D)Excuse-me:____________________________
Para responder a questão siga o exemplo e responda
em inglês:
4) Estamos em uma sala de aula e...
EXEMPLO:Para pedir ao professor que repita o que
disse, utilizamos:
RESPOSTA: Sorry? ( Desculpe?)
A) O que você diz para
beber água?
_______________________________________________________
B) O
que você diz para ir ao banheiro?________________________________________________________
5) Assinale a única alternativa que contém as
expressões em inglês que podem ser utilizadas em qualquer momento do dia.
(A)Hello!Hi!
(B). Good afternoon!,Good night!
(C). Good afternoon! Good evening!,
(D). Good afternoon!,Good morning!
ATENÇÃO SENHORES PAIS!
HORÁRIO PARA A ENTREGA DOS CARTÕES ALIMENTAÇÃO.
Nos dias 22/04 e 23/04 acontecerá a entrega dos Cartões/Alimentação para os pais e/ou responsáveis os alunos identificados na relação nominal postada anteriormente, de acordo com os horário descritos a abaixo
Solicitamos também que não leve acompanhante e compareça com sua máscara de proteção.
SE PROTEJA E NOS PROTEJA! um abraço
GRATA
EQUIPE GESTORA
GRATA
EQUIPE GESTORA
22/04
Manhã
08:00 às 09:30 h EJA eTravessia
10:00 às 11:00 h 6 º Anos
Tarde
13:00 às 13:30 h 9 º Anos
13:40 às 15:30 h 1 º Anos
23/04
Manhã
08:00 às 09:30 h 8 º Anos
09:40 às 11:00 h 2 º Anos
Tarde
13:00 às 14:00 h 7 º Anos
14:20 às 15:30 h 3 º Anos
__________________________________________________________________
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA
Prof. Renan Jr. 21/04/2020Olá, pessoas!!!
Há alguns dias atrás, publiquei uma aula sobre expressões numéricas, potenciação, radiciação... Como tivemos problemas técnicos, estou republicando caso você, prezado(a) aluno(a) não tenha acessado.
Primeiro, assista a seguinte aula do Educa-PE:
Agora, para aprofundar os seus conhecimentos, dê uma boa olhada nas páginas 60, 61 e 62; 66, 67, 68 e 69 do nosso livro didático (A CONQUISTA DA MATEMÁTICA).
Feito isto, vamos exercitar o que aprendeu respondendo, no caderno, as páginas 59; 63 (lembro-vos de que "<" representa "menor que" e ">" representa "maior que") e 70, com exceção do desafio.
Bons estudos e, já sabem, #ficaemcasa!!!!
_____________________________________________________________________
ATIVIDADE DE ARTES 17/04/2020
PROFESSORA: NILDA
GÊNEROS ARTÍSTICOS VISUAIS
O Assistam ao vídeo disponível no LINK:
APÓS apreciarem o vídeo, REALIZEM a seguinte atividade:
Com o tema NATUREZA MORTA, faça um desenho de observação, numa folha de ofício ou em seu caderno usando lápis de cores.
( SE POSSÍVEL, TIRE FOTOS DAS ATIVIDADES e envie-as para o
e- mail: nildaprofletras@gmail.com)
#NÃO PERCAM O FOCO!
#FIQUEM EM CASA!
#BOM TRABALHO!
______________________________________________________________________
HISTÓRIA - 16.04.2020
HISTÓRIA - 16.04.2020
PROFESSORA: ADEILDA
Assista o vídeo: "Introdução ao Estudo da História" disponível no link abaixo e responda as questões propostas e em seguida, elas podem ser encaminhadas para meu e-mail: adeildacorreia@yahoo.com.br
PERGUNTAS
1-O
QUE A HISTÓRIA ESTUDA?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2-COMO
PODEM SER AS FONTES HISTÓRICAS?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3-EXPLIQUE
A DIFERENÇA ENTRE CULTURA E TEMPO.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4-CITE
EXEMPLOS DE:
A)CULTURA
MATERIAL:
__________________________________________________________________________________________________________________________________
B)CULTURA
IMATERIAL:
__________________________________________________________________________________________________________________________________
5-ESCREVA
O SÉCULO CORRESPONDENTE AOS ANOS CITADOS ABAIXO:
A)1934:
___________________________
B)2000:
___________________________
C)510:
____________________________
D)2020:
___________________________
_____________________________________________________________________
GEOGRAFIA - 4ª ATIVIDADE 16.04.2020
PROFESSORA: JOSENILDA VICENTE
REPRESENTAÇÕES
CARTOGRÁFICAS
Utilize seu livro de GEOGRAFIA e faça a leitura das
páginas 62 a 65. Nessa leitura vocês irão descobrir
as várias maneiras de representar a
REALIDADE CARTOGRAFICAMENTE. Desta forma, leiam
atenciosamente e responda as questões da página 66 do 1º ao 6º, faça-os no
CADERNO.
( SE POSSÍVEL, TIRE FOTOS DAS ATIVIDADES e
envie-as para o e-mail: nildaprofletras@gmail.com)
#NÃO PERCAM O FOCO!
#FIQUEM EM CASA!
_______________________________________________________________________
LÍNGUA PORTUGUESA - 15.04.2020
LÍNGUA PORTUGUESA - 15.04.2020
PROFESSORA: MONICA RIBEIRO
OLÁ QUERIDOS!
RESPONDA E DEIXE EM SEU CADERNO! SE CUIDEM
Leia este texto que nos conta sobre o livro Duda cata tudo, escrito por Sheila Kaplan:
Solução para o lixo!
Que tal saber mais sobre reciclagem com ‘Duda cata tudo’?
No começo era tudo muito estranho. A mãe de Duda, o personagem principal desta história, brigava muito com o garoto, que vivia catando lixo. Era latinha, cabo de vassoura, tampinha de garrafa… Para que juntar tanto bagulho, meu filho?
Mas, dentro da garagem de casa, tudo isso e muitas outras coisas que são consideradas lixo se transformavam em brinquedos. Cabo de guarda-chuva quebrado, por exemplo, nas mãos do garoto, virava uma arma contra dragões. E isso era bem legal.
Mesmo assim, com tanta bronca da mãe, Duda começou a desanimar. Até o dia em que a professora deu uma aula sobre reciclagem e reaproveitamento de lixo: aí, sim, tudo começou a fazer sentido na cabeça do garoto. Era o que ele fazia! O menino contou para a professora os tesouros que tinha na garagem e sabe o que aconteceu? Surpresa!
1°) O autor do texto dialoga diretamente com o leitor no trecho:
a) “Que tal saber mais sobre reciclagem com ‘Duda cata tudo’?”
b) “Para que juntar tanto bagulho, meu filho?”
c) “Mesmo assim, com tanta bronca da mãe, Duda começou a desanimar.”
d) “E isso era bem legal.”
2°) Identifique a palavra que não se refere ao Duda:
a) ele
b) o menino
c) o garoto Duda
d) o garoto
3°) Grife os verbos no tempo passado nas seguintes passagens:
a) “No começo era tudo muito estranho.”
b) “[...] o personagem principal desta história, brigava muito com o garoto, que vivia catando lixo.”
c) “[...] nas mãos do garoto, virava uma arma contra dragões.”
d) “Até o dia em que a professora deu uma aula sobre reciclagem e reaproveitamento de lixo [...]”
4°) Na parte “Mas, dentro da garagem de casa, tudo isso e muitas outras coisas que são consideradas lixo se transformavam em brinquedos.”, a palavra destacada indica:
a) comparação
b) adição
c) conclusão
d) oposição
___________________________________________________________________________
EDUCAÇÃO FÍSICA - 15.04.2020
PROFESSOR: ERALDO GOMES
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS – EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO
FUNDAMENTAL, 6° ANO
Ginástica: Organização do conhecimento da
Ginástica Rítmica
O QUE É
GINÁSTICA?
A ginástica é uma forma de exercícios físicos (são atividades
sistematizadas, com sequência de movimentos para alcançar um objetivo,
geralmente ligado à saúde ou estética)que é classificada em duas
modalidades, as competitivas e não competitivas.São movimentos que
envolvem força, flexibilidade e coordenação.
GINÁSTICA RÍTMICA
A ginástica rítmica, também conhecida como GRD (ginástica
rítmica desportiva), é uma modalidade esportiva, ou seja, é uma modalidade
competitiva da ginástica, composta por movimentos corporais combinados aos
elementos de balé e dança teatral, em harmonia com a música e
coordenados por aparelhos como corda, arco, bola, maças e fita. É um
esporte olímpico e exclusivamente feminino.Nos Jogos Olímpicos, a competição é
disputada nas categorias individual e em conjuntos:
•Na
disputa individual, as ginastas apresentam quatro séries, uma com cada aparelho
estabelecido para a competição;
•Na
disputa em conjuntos, cinco ginastas apresentam uma série com as cinco usando o
mesmo aparelho e uma série com a combinação de três com um aparelho, mais duas
com outro aparelho.
APARELHOS DA GINÁSTICA RÍTMICA
A utilização de diferentes aparelhos em sincronia à trilha musical
temática, dá brilho à modalidade, além da técnica apurada que faz da ginástica
rítmica uma prática belíssima, enchendo os olhos de quem assiste a ela.
Desenvolve harmonia, graça e beleza em movimentos
criativos, traduzidos em expressões pessoais por meio de combinação musical técnica.
• FITA
É considerada o aparelho mais plástico da ginástica rítmica;
Pode ser lançada em qualquer direção para criar desenhos no espaço;
Pesa 35 mg e deve ter no máximo 4 e 6 cm de largura e 6
metros de comprimento;
É de cetim ou outro material semelhante;
Pode ser de forma cilíndrica e cônica ou uma combinação de ambas;
Mede 0.5 cm de diâmetro e entre 50 e 60 cm de comprimento;
Possui uma vareta que segura a fita, a qual pode ser feita de madeira,
bambu, plástico ou fibra de vidro.
•MAÇAS
Possuem entre 40 e 50 cm de comprimento e pesam pelo menos
150 mg cada;
São feitas de madeira ou plástico;
Tem no equilíbrio e coordenação motora, oselementos corporais mais
importantes deste aparelho;
Requerem alto grau de ritmo, coordenação e precisão.
•ARCO
Possui entre 80 e 90 cm de diâmetro interno e pesa pelo menos de
300 mg;
Deve ser rígido, sem se dobrar;
É feito de madeira ou plástico.
•
BOLA
Deve estar em constante movimento pelo corpo ou em equilíbrio;
Tem diâmetro entre 18 e 20 cm e pesar pelo menos 400 mg;
Pode ser de plástico ou borracha;
São elementos corporais principais deste aparelho: flexibilidade e
ondas.
•
CORDA
Pode ser feita de cânhamo ou qualquer material sintético;
Possui também nós em suas extremidades;
Seu tamanho é proporcional à altura da ginasta;
Seus principais elementos corporais são os saltos;
Pode ser aberta ou dobrada.
EXERCÍCIO DE
FIXAÇÃO
1º) Resuma o que é ginástica?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2º) Resuma o que é ginástica rítmica?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4º) Quais são os aparelhos usados na ginástica rítmica?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5º) Quais categorias são disputadas pela ginástica rítmica nos jogos
olímpicos?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6º) Como é a apresentação em cada categoria disputada na ginástica
rítmica nos jogos olímpicos?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
CARTÃO ALIMENTAÇÃO!
Segue a lista com o nome dos estudantes que a princípio, receberão o cartão alimentação do Governo do Estado de Pernambuco. Aqueles estudantes que não constam dessa lista, devem aguardar as orientações da Secretaria de Educação de Pernambuco. Em breve publicaremos o dia e local para que você possa receber o seu cartão.
Grata
Equipe Gestora
Série
|
Estudante
|
6A
|
KAUÊ
WICTOR DE LIMA SILVA
|
RODRIGO
GOMES DA SILVA
|
|
Thaís
Mayara de Lima
|
|
THALYSON
HENRIQUE VALDEVINO DA SILVA
|
_____________________________________________________________________
CIÊNCIAS - 14.04.2020
PROFESSOR: DANIEL FREITASCIÊNCIAS - 14.04.2020
ATENÇÃO ESTUDANTES!
Assista a vídeo aula disponível no link abaixo e em seguida, responda as questões propostas. Deixe-as em seu caderno para posterior apresentação ao professor.
https://youtu.be/03OPxmiHris
RESPONDA:
1-O que é biodiversidade?
2- O que é índice positivo de biodiversidade?
3- Qual a importância do reflorestamento?
4- Como é biodiversidade no Brasil?
LÍNGUA INGLESA - 14.04.2020
PROFESSOR: AFONSO TRAVASSOS
ATENÇÃO ESTUDANTES! PARA ACESSAR A ATIVIDADE CLIQUE NO LINK ABAIXO:
https://drive.google.com/open?id=1q62MXC_SD88CamCXcmRQmgFCAld8k0gx
________________________________________________________________________________ATENÇÃO ESTUDANTES! PARA ACESSAR A ATIVIDADE CLIQUE NO LINK ABAIXO:
https://drive.google.com/open?id=1q62MXC_SD88CamCXcmRQmgFCAld8k0gx
HISTÓRIA - 1ª ATIVIDADE
PROFESSORA: ADEILDA
Olá meus queridos!
Mediante o conteúdo estudado em nossas aulas, responda a atividade proposta. Você pode responder com a ajuda da anotação ou por meio de outras fontes de pesquisa.
Obs: A atividade deverá ficar registrada e datada no caderno.
ESCOLA SÃO JOSÉ
ATIVIDADE DE HISTÓRIA –6º ANO
1-Explique:
a)
o que é hominídeo?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________
b) Quais foram
os primeiros hominídeos que surgiram e onde foram encontrados?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________
2-Identifique as frases corretas e utilize-as para escrever um texto sobre os
primeiros seres humanos. a) Os primeiros grupos humanos surgiram na África e,
depois, espalharam-se pelo mundo. b) Esses primeiros grupos humanos eram de
caçadores e coletores. c) Os Homo sapiens surgiram na Europa, há cerca de 40
mil anos. d) Entre todas as espécies de hominídeos, os Homo sapiens foram os
únicos a sobreviver até os dias atuais.
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
EDUCAÇÃO FÍSICA - 06.04.2020
PROFESSOR: ERALDO GOMES
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
– EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS, 6° ANO
Ginástica
PROPOSTA
DE ATIVIDADE
PESQUISE E COPIE EM SEU CADERNO
“AS MODALIDADES COMPETITIVAS DA GINÁSTICA”, NO RETORNO ÀS AULAS, A ATIVIDADE
SERÁ CONFERIDA.
_________________________________________________________________________
GEOGRAFIA - 3ª ATIVIDADE
PROFESSORA: JOSENILDA VICENTE
GEOGRAFIA DO BRASIL
VAMOS DE DESAFIO?
QUAL A MAIOR CIDADE
DO BRASIL?
A)RIO DE JANEIRO
B)VITÓRIA
C)BELO HORIZONTE
D)SÃO PAULO
E)PORTO ALEGRE
O BRASIL PERTENCE A QUAL CONTINENTE?
A- Africano
B- Americano
c- Europeu
D -Asiático
_______________________________________________________________________
ARTES - 3ª ATIVIDADE
ARTES - 3ª ATIVIDADE
PROFESSORA: JOSENILDA VICENTE
VAMOS
DE DESAFIOS?
QUAL DAS ARTES FOI CONSIDERADA A PIONEIRA?
A- artes de rua
b- arte rupestre
c- arte musical
QUAIS DAS VARIAÇÕES FAZEM PARTE DA arte visual?
A- dança, pintura e
musica
B-musica,
teatro,xilogravuras
C-pintura ,
desenho,xilogravuras
QUEM PINTOU A FAMOSA TELA "MONA LISA"
A- Leonardo
Dicaprio
B- Leonardo da
Vinci
C - van Gogh
TARSILA DO AMARAL EM 1928 PINTOU A TELA:
A- ABAPURU
b- CARANDIRU
C- CHAPÉU AZUL
DEIXE A ATIVIDADE
EM SEU CADERNO PARA APRESENTAÇÃO AO
PROFESSOR NA VOLTA
AS AULAS.
BONS ESTUDOS E FIQUEM EM CASA!
_____________________________________________________________________________
MATEMÁTICA - Prof. Renan Jr. 06/04/2020
Olá pessoas!!!!
Como estamos vivenciando a Semana Santa, não passarei grandes tarefas. Porém, lanço dois desafios para você tentar os solucionar. Ah! A resposta do primeiro desafio escreva no caderno. Já sabe, quando retornarmos vou conferir, heim!
Ai vaí o primeiro:
Descubra o padrão e identifique que número deveria estar no lugar do sinal de interrogação.
1 + 4 = 5
2 + 5 = 12
3 + 6 = 21
8 + 11 = ?
Dica: o padrão costuma ser utilizado como cálculo de saldo
O segundo desafio:
Quantos quadrados há na figura?
Tente observar o máximo de quadrados possíveis, e depois, confira sua resposta clicando no vídeo abaixo para saber se acertou.
Feliz Páscoa e já sabem: #ficaemcasa!
_______________________________________________________________________ ARTES - 2ª ATIVIDADE
ARTES VISUAIS
Prezados alunos, não percam o foco!
Leia o artigo: MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS E SEUS MÉTODOS disponível no link abaixo:
Após a leitura do artigo, copie e responda as questões:
1- Como se dá a Expressão Visual na Arte?
2-Quais as várias maneiras de expressão das artes visuais?
3-A arte RUPESTRE, pode ser considerada uma arte visual? Justifique:
4-Quais das várias maneiras de expressão visual que você mais se identifica?
5-Produza uma arte visual utilizando a técnica de desenho, para expressar o lugar que você mais gosta de estar( praias,escola, sítios, praças, igrejas,etc.). Dê um belo colorido!
OBS.: a questão 5 pode ser realizada no próprio caderno, como as demais.
BOM ESTUDO! PREZE PELA VIDA! FIQUE EM CASA!!!!!!!!!!
GEOGRAFIA - 2ª ATIVIDADE
PROFESSORA: JOSENILDA VICENTE
TEMA: Compreendendo o espaço geográfico.
LEIAM o conteúdo de geografia no LIVRO, páginas 24,25 e 26. COPIE e RESPONDA, as questões da atividade da página 27, do 1º ao 6º em seus cadernos.
LEMBREM-SE: Uma leitura atenta, destacando elementos importantes, observando as imagens detalhadamente, os ajudará para um bom desempenho das atividades propostas.
BOA LEITURA!
BOM DESEMPENHO!
ABRAÇOS VIRTUAIS!
FIQUEM EM CASA!
______________________________________________________________________________
ATIVIDADE DE INGLÊS DIA 01/04/2020
PROFESSOR: AFONSO
Leia os textos das páginas 14 e 16 do seu livro e responda em seu caderno as atividades Tune Into ( pag 14) e Think it Over ( pag 16)
(Aceito textos e fotos legíveis)
________________________________________________________________________________
ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA DIA 01/04/2020
PROFESSORA; MÔNICA
ESCOLA SÃO JOSÉ
CARPINA, ______ de _________de 2020
ALUNO(A)_________________nº _______
PROFESSORA: Mônica Ribeiro
SÉRIE: 6º Ano
Atividade de Língua Portuguesa
1º) Separe as sílabas de todas as palavras e classifique os encontros vocálicos em ditongo, tritongo ou hiato.
a) jamais
b) Deus
c) luar
d daí
e) baixo
f) fluir
g) jesuíta
h) fogaréu
i) ódio
j) saguão
k) leal
l) poeira
m) quais
n) fugiu
o) caiu
p) história
2. Copie a alternativa em que todas as palavras estão separadas corretamente:
a) es-pé-ci-e, pa-i-xão
b) vas-sou-ra, E-gíp-cio
c) p-si-co-lo-gi-a, at-mos-fe-ra
d) as-sa-do, tra-nsa-tlân-ti-co
3. Marque D para ditongo, H para hiato e T para tritongo:
a) Romeu ( )
b) poético ( )
c) realizar ( )
d) quais ( )
e) grão ( )
f) experiência ( ) / ( )
4º Transforme os verbos em substantivos e em seguida crie uma frase para cada item:
a. amar -
b. sossegar -
c. apaixonar -
d. emprestar -
e. sonhar -
f. desprezar -
g. analisar -
h. copiar -
i. lembrar -
j. prejudicar
k. compreender -
l. surpreender -
5º) Crie duas frases com a mesma palavra: uma, como verbo; outra, como substantivo.
a. reza
b. desprezo
c. desejo
d. começo
e. conquista
f. sonho
g. trabalho
h. choro
i. espera
j. debate
Caros alunos, estas atividades são referentes aos conteúdos já vistos na sala de aula, e também realizamos exercício do livro. Respondam no caderno. Fiquem em casa. Um abraço.
______________________________________________
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA
Prof. Renan Jr.Olá, pessoas!
Quero agradecer a Tiago, Julysan, Elaine e Júlio César por terem respondido o exercício. Os demais colegas... Cadê vocês????? Até o momento 15h30min de 31/03/2020 só esses coleguinhas preencheram. Lembro-vos que as atividades antigas não estão sendo excluídas, é só procurar mais abaixo rolando a barrinha neste feed de atividades.
Esta semana proponho o reforço no estudo da operação de MULTIPLICAÇÃO.
Para tanto, leiam as páginas 48 e 49 do nosso livro didático (A Conquista da Matemática). Para te ajudar a entender um pouco mais o assunto, assista este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ReL5qnY_dls Depois, no caderno, respondam a questão 1 da página 49.
Em seguida, procure entender o algoritmo da multiplicação, consultando a página 50. Se ainda não entendeu, assista essa vídeo-aula: https://www.youtube.com/watch?v=lx4feekmoCA
Tentem responder as continhas que aparecem no final do vídeo e depois confira na calculadora se acertou. Mas, seu trabalho só termina quando, no caderno, responder todas as questões da página 51. Ao retornarmos da quarentena eu vou conferir. E vocês sabem que eu confiro mesmo!!!
OBS: Basta as respostas, porém as questões que exigirem cálculos, quero vê-los. Não adianta só pegar as respostas finais no final do livro, pois, quero ter certeza de que você aprendeu ou, no mínimo, tentou.
Um abraço virtual para vocês e já sabem #ficaemcasa!
________________________________________________________________________________ ATIVIDADE DE CIÊNCIAS
PROFESSOR: DANIEL FREITAS
ATENÇÃO ESTUDANTES!
Para não perdermos o ritmo dos estudos, convido-os para assistir o vídeo sobre os Biomas Brasileiros disponível no link abaixo e, em seguida, responda as questões propostas. Deixe-as em seu caderno para apresentação ao professor na volta as aulas.
SIGA AS ORIENTAÇÕES E FIQUE EM CASA!
https://youtu.be/aPa7qR4mvAU
Após assistir, responda as seguintes questões:
1- Todos biomas são iguais ? Justifique
2- Quais as fragilidades dos biomas?
3- Qual o maior dos biomas brasileiros?
4- Quais os biomas brasileiros?
5- Faça um pequeno resumo do que viu na vídeo aula
_________________________________________________________________________________
ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSORA MÔNICA RIBEIRO
Prezado Estudante!
Em meio a grave situação que estamos vivendo e, para não perdermos o foco dos estudos e continuarmos aprimorando os nossos conhecimentos, peço que realizem a atividade abaixo e enviem para o e mail: monycc@bol.com.br até o dia 31.03.2020
. Um forte abraço!
Lembre-se: CONTINUE EM CASA!!!!
Atividade de Língua Portuguesa
O conto da mentira
Rogério Augusto
Todo dia Felipe inventava uma mentira.
“Mãe, a vovó tá no telefone!”. A mãe largava a louça na pia e corria até a
sala. Encontrava o telefone mudo.
O garoto havia inventado morte do cachorro,
nota dez em matemática, gol de cabeça em campeonato de rua. A mãe tentava
assustá-lo: “Seu nariz vai ficar igual ao do Pinóquio!”. Felipe ria na cara
dela: “Quem tá mentindo é você! Não existe ninguém de madeira!”.
O pai de Felipe também conversava com ele:
“Um dia você contará uma verdade e ninguém acreditará!”. Felipe ficava
pensativo. Mas no dia seguinte…
Então, aconteceu o que seu pai alertara.
Felipe assistia a um programa na TV. A apresentadora ligou para o número do
telefone da casa dele. Felipe tinha sido sorteado. O prêmio era uma bicicleta:
“É verdade, mãe! A moça quer falar com você no telefone pra combinar a entrega
da bicicleta. É verdade!”.
A mãe de Felipe fingiu não ouvir. Continuou
preparando o jantar em silêncio. Resultado: Felipe deixou de ganhar o prêmio.
Então, ele começou a reduzir suas mentiras. Até que um dia deixou de contá-las.
Bem, Felipe cresceu e tornou-se um escritor. Voltou a criar histórias. Agora,
sem culpa e sem medo. No momento está escrevendo um conto. É a história de um
menino que deixa de ganhar uma bicicleta porque mentia…
1º) Identifique
a ordem dos acontecimentos no conto:
(
) Felipe utiliza a criação de histórias como uma ferramenta profissional.
(
) O pai do garoto o alerta quanto às consequências do ato de mentir.
(
) Felipe deixa de ganhar a bicicleta do programa de televisão.
(
) Felipe conta inúmeras mentiras em casa.
A
sequência correta é:
a)
1, 2, 3, 4.
b)
4, 2, 3, 1.
c)
4, 3, 1, 2.
d)
2, 1, 4, 3.
2º) O
que motivou Felipe a reduzir as suas mentiras?
____________________________________
3º) Releia:
“Voltou
a criar histórias. Agora, sem culpa e sem medo.”
Explique
por que, agora, Felipe não se sente culpado e com medo de contar mentiras:
________________________________________________________________________
4º) Justifique
o emprego das aspas no conto:
________________________________________________________________________
5º) Identifique
os referentes das palavras sublinhadas:
a) “A
mãe tentava assustá-lo […]”.
b)
“Felipe ria na cara dela […]”.
c) “A
moça quer falar com você no telefone pra combinar a entrega da
bicicleta.”.
d) “Até
que um dia deixou de contá-las.”.
________________________________________________________________________________
1ª semana da quarentena
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
– EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO FUNDAMENTAL, 6° ANO
Ginástica: vivência dos fundamentos
ginásticos e elementos da ginástica acrobática
Conceito de ginástica
Por definição, de acordo com o
Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, a palavra vem do grego gymnastiké
e significa - "A Arte ou ato de exercitar o corpo para fortificá-lo e
dar-lhe agilidade”.
Ginástica (arte de exercitar o
corpo nu) é uma forma de exercitação, com ou sem o uso de aparelhos, engloba
modalidades competitivas e não competitivas e envolve a prática de uma série de
movimentos exigentes de força, flexibilidade e coordenação motora para fins
únicos de aperfeiçoamento físico e mental.
Divisão da ginástica
Modernamente, a ginástica passou a ser dividida
em cinco campos de atuação:
•Condicionamento
físico: objetiva adquirir e manter a condição física de um praticante ou de
um atleta;
•Competição:
reúne todas as modalidades competitivas;
•Fisioterapêutico:
utiliza o exercício físico na prevenção ou tratamento de doenças;
•Demonstração:
tem como principal função a interação social e o compartilhamento do
aprendizado e da evolução gímnica;
•Conscientização
corporal: foca em reunir novas propostas de abordagem do corpo na busca da
solução de problemas físicos e posturais.
Fundamentos básicos da ginástica:
•
SALTAR;
•
EQUILIBRAR;
•
ROLAR/GIRAR;
•
TREPAR;
•
BALANCEAR.
A Ginástica Acrobática
A ginástica acrobáticaé uma das modalidades competitivas da
ginástica,surgiu na Idade Média e foi muito praticada pelos
componentes dos circos. Só começou a ter regras próprias e competições na
década de 1970.
A ginástica acrobática ensina os atletas a cooperarem
uns com os outros e a confiarem nos seus parceiros.
A ginástica acrobática representa uma área
da ginástica que exige muita força e flexibilidade dos ginastas
que a praticam. Nos seus treinos, exercitam-se muitos elementos gímnicos de
solo provenientes da ginástica artística, assim como elementos de pares ou
grupos designados de “figuras”. Esses elementos representam a essência
dessa modalidade, pois implicam uma interdependência entre os ginastas que
compõem os pares/grupos.
Características gerais:
Ela requer do ginasta muita
coragem, força, coordenação e flexibilidade, além das exigências técnicas de
salto. Suas rotinas são executadas com acompanhamento musical e requerem
expressão e movimentos do corpo perfeitamente sincronizados com a música.
Descrição:
O que se pode identificar em uma
apresentação de ginástica acrobática são figuras, lançamentos e diagonais.A Ginástica Acrobática é praticada em pares e
grupos, formados por ginastas com diferentes idades e estaturas, aos quais
damos duas denominações: bases e volantes.
Os bases normalmente
são os elementos mais velhos do par ou do grupo com uma estatura mais alta,
normalmente mais fortes para facilmente sustentarem e apoiarem o volante. O
volante é o outro elemento do par ou grupo normalmente mais novo, com uma
estrutura física mais baixa e mais leve para poder facilitar o trabalho em
conjunto, permitindo também uma maior longevidade da participação desportiva.
• Figuras:
movimentos em que um ginasta sustenta o outro formando figuras. Eles têm que
permanecer em uma posição fixa por cinco segundos;
• Lançamentos:
um dos ginastas (o volante) é lançado para o alto por outros dois (ou três)
ginastas (o base).
Provas:
As séries (rotinas) são
executadas num tablado de 12x12 metros, semelhante ao de modalidade
artística.Os acrobatas em grupo devem executar três séries: uma de equilíbrio,
uma dinâmica e outra combinada, e cada uma delas com
características diferentes:
– nos
exercícios de equilíbrio os ginastas realizam elementos técnicos de equilíbrio
como o próprio nome diz e têm que permanecer durante 3 segundos em cada
elemento, podendo realizar movimentações e ligações entre um elemento e o outro
como forma de enriquecer o exercício;
– nos
exercícios dinâmicos os ginastas realizam elementos com fase de voo,
vulgarmente chamados de saltos mortais, que podem ser combinados com piruetas e
podem ser interligados entre si;
– nos
exercícios combinados os ginastas realizam elementos que agrupam as
características dos exercícios de equilíbrio e dinâmicos.
Categorias:
Existem 5 categorias
•duplas femininas: constituídas por duas ginastas
do sexo feminino, sendo uma base e uma volante;
•duplas mistas: constituídas por um ginasta base do
sexo masculino e uma volante do sexo feminino;
•duplas masculinas: constituídas por dois ginastas
do sexo masculino, sendo um base e o outro volante;
•trios: constituídos por três ginastas do sexo
feminino, sendo duas bases, e uma volante;
•quartetos: constituídos por quatro ginastas do
sexo masculino, sendo três bases e um volante.
EXERCÍCIO
DE FIXAÇÃO
1º) A partir da leitura do texto, resuma o que é a
ginástica:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2º) De acordo com o texto, como hoje é dividida a
ginástica em seus campos de atuação?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3º) De acordo com o texto, quais as duas capacidades físicas mais
exigidas na ginástica acrobática?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4º) De acordo com o texto, quais são os tipos de ginastas quanto a sua
função naginástica acrobática?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5º) De acordo com o texto, quais as três séries que devem ser
executadas pelos atletas da ginástica
acrobática?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA
PROFESSORA: JOSENILDA VICENTE
Povos originários da população brasileira. Raízes do Brasil.
Segue link para visualização de vídeo
Atenção: Após assisti-lo, produza um pequeno relato do que entenderam sobre os povos indígenas. Por enquanto, deixe a atividade em seu caderno.
Bons estudos e FIQUE EM CASA....!
_______________________________________________________________________
ATIVIDADE DE ARTES
PROFESSORA: JOSENILDA VICENTE
Com esse video, vocês poderão apreciar as belezas naturais do nosso Brasil,conhecendo também a arte RUPESTRE, que deu inicio a todas as artes.
Segue link para visualização de vídeo
Atenção: Após assisti-lo, aproveite e utilize a sua criatividade produzindo seu desenho a partir da arte rupestre.
Bons estudos e FIQUE EM CASA....!
Preencha o formulário abaixo, digite o seu nome completo e com base na tabela dada e seus conhecimentos em sala de aula responda a cada uma das 10 perguntas selecionando apenas uma alternativa em cada questão. Você pode pular as perguntas e voltar a ela depois ou selecionar outra alternativa, caso tenha mudado de ideia - Tudo isso antes de clicar no botão ENVIAR no final de todas elas. Pois aí estará concluído o seu exercício. Se necessário, pode utilizar a calculadora! No retorno de nossas aulas eu informarei quantas e quais questões você acertou. Capricha! Vou pontuar, heim!