6º ano



ARTES  24/04/2020
 PROFESSORA: JOSENILDA VICENTE

O significado das cores. Para acessar clique no link abaixo


Após a leitura deste artigo, faça um desenho da bandeira brasileira e 
indique o significado de cada uma delas. 

# NÃO PERCA O FOCO!
#FIQUEM EM CASA!

 ____________________________________________________________

GEOGRAFIA 23/04/2020
 PROFESSORA: JOSENILDA VICENTE


MOVIMENTOS DA TERRA

LINK PARA APRECIAÇÃO: 


Após a Apreciação do vídeo, faça uma anotação das seguintes informações:
Quais são os movimentos da terra e o que cada um  é responsável?

Em seguida copie e responda em seu caderno o exercício abaixo.

 

Exercícios de Geografia - 6º ano






Exercícios Movimentos da Terra - 6º ano

1. O movimento da Terra responsável pelas estações do ano é chamado de:
a) Rotação
b) Mutação
c) Translação
d) Precessão

2. Analise as afirmativas e marque a alternativa que não corresponde a uma característica do inverno.
a) O inverno é a estação que registra as menores temperaturas.
b) O inverno é a estação do ano que antecede a primavera.
c) As noites são mais longas que os dias durante o inverno.
d) O inverno tem início com o término do verão.

3. A estação do ano caracterizada pelos dias mais longos que as noites é:
a) Inverno
b) Verão
c) Primavera
d) Outono

4. Marque a alternativa correta sobre as quatro estações do ano.
a) As estações do ano são bem definidas em todo o planeta.
b) O outono é a estação do ano que recebe maior quantidade de radiação solar.
c) O verão é a estação do ano que começa com o término do outono e antecede a primavera.
d) O movimento de translação, juntamente com a inclinação do eixo da Terra em relação ao plano orbital, é responsável pelas estações do ano.

5Complete as frases .
a) O movimento de _______________ é responsável pela distribuição das quatro estações do ano.
b) Quando for _____________no hemisfério________________será verão no hemisfério Sul.
c) No _______________, os dias são mais longos e as noites são mais curtas.
d) Quando for primavera no hemisfério _____________,será ____________ no hemisfério Norte.
#NÃO PERCAM O FOCO!
#FIQUE EM CASA!
 _____________________________________________________________________


EDUCAÇÃO FÍSICA - 22.04.2020
PROFESSOR: ERALDO GOMES


Para acessar a atividade clique no link abaixo

https://drive.google.com/open?id=1bkYIoApvfP3DaJtE5BZD_-nr3aa_jQZD

______________________________________________________________________


LÍNGUA INGLESA - 21.04.2020
PROFESSOR: AFONSO TRAVASSOS


NOME:__________________________________________ 6 ANO:____

                   GREETINGS AND POLIDEZ
Olá, pessoal, tudo bem com vocês? Hoje vamos revisar algumas expressões de cumprimento e aprender algumas novas.
Relembrando...
 Greetings são cumprimentos, por exemplo: olá, bom dia, boa tarde, etc. Ou seja, uma saudação amigável entre duas pessoas.
Polidez: são expressões educadas que utilizamos em nosso dia a dia. Com licença, por favor, obrigado, etc.
OBS: Para responder as questões consulte seu caderno e/ ou internet.
 1.Complete the greetings ( os cumprimentos)
    (A).Bom dia! – Good___________________________________
    (B).Boa tarde! – Good____________________________________
    (C).Boa noite!( ao encontrar alguém) – Good_____________________
    (D).Boa noite! ( ao despedir-se de alguém) – Good__________________

2.Ao despedir-se, você pode  expressar quais cumprimentos em inglês? Assinale apenas uma alternativa.
    (A).Good bye!
    (B).Hello!
    (C).How are you?
    (D).Whatsisup?

3. Leia atentamente as alternativas e responda em qual momento/situação utilizamos cada expressão abaixo:
    (A). What is up?:_____________________________
    (B).How are you?:____________________________
    (C)Sorry?:__________________________________
    (D)Excuse-me:____________________________

Para responder a questão siga o exemplo e responda em inglês:
4) Estamos em uma sala de aula e...
EXEMPLO:Para pedir ao professor que repita o que disse, utilizamos:
RESPOSTA: Sorry? ( Desculpe?)
A) O que você diz para beber água?
_______________________________________________________
B) O que você diz para ir ao banheiro?________________________________________________________
5) Assinale a única alternativa que contém as expressões em inglês que podem ser utilizadas em qualquer momento do dia.
    (A)Hello!Hi!
    (B). Good afternoon!,Good night!
    (C). Good afternoon! Good evening!,
    (D). Good afternoon!,Good morning!
 ______________________________________________________________________________
ATENÇÃO SENHORES PAIS!
HORÁRIO PARA A ENTREGA DOS CARTÕES ALIMENTAÇÃO.

Nos dias 22/04 e 23/04 acontecerá a entrega dos Cartões/Alimentação para os pais e/ou responsáveis os alunos identificados na relação nominal postada anteriormente, de acordo com os horário descritos a abaixo

Solicitamos também que não leve acompanhante e compareça com sua máscara de proteção.
SE PROTEJA E NOS PROTEJA! um abraço
GRATA
EQUIPE GESTORA

22/04 

Manhã
08:00  às 09:30 h  EJA eTravessia
10:00  às 11:00 h  6 º Anos

Tarde
13:00  às 13:30 h  9 º Anos
13:40  às 15:30 h  1 º Anos

23/04

Manhã

08:00 às 09:30 h 8 º Anos
09:40 às 11:00 h 2 º Anos

Tarde

13:00 às 14:00 h 7 º Anos
14:20 às 15:30 h 3 º Anos 

__________________________________________________________________

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA
Prof. Renan Jr.       21/04/2020

Olá, pessoas!!!
Há alguns dias atrás, publiquei uma aula sobre expressões numéricas, potenciação, radiciação... Como tivemos problemas técnicos, estou republicando caso você, prezado(a) aluno(a) não tenha acessado.

Primeiro, assista a seguinte aula do Educa-PE:



Agora, para aprofundar os seus conhecimentos, dê uma boa olhada nas páginas 60, 61 e 62; 66, 67, 68 e 69 do nosso livro didático (A CONQUISTA DA MATEMÁTICA).

Feito isto, vamos exercitar o que aprendeu respondendo, no caderno, as páginas 59; 63 (lembro-vos de que "<" representa "menor que" e ">" representa "maior que") e 70, com exceção do desafio.

Bons estudos e, já sabem, #ficaemcasa!!!! 


_____________________________________________________________________
ATIVIDADE DE ARTES 17/04/2020 
PROFESSORA: NILDA 


GÊNEROS ARTÍSTICOS VISUAIS

O Assistam ao vídeo disponível no LINK: 


APÓS apreciarem o vídeo, REALIZEM a seguinte atividade:

Com o tema NATUREZA MORTA, faça um desenho de observação, numa folha de ofício ou em seu caderno usando lápis de cores.

( SE POSSÍVEL,  TIRE FOTOS DAS ATIVIDADES e envie-as para  o

#NÃO PERCAM O FOCO!
#FIQUEM EM CASA!

#BOM TRABALHO!


______________________________________________________________________
HISTÓRIA - 16.04.2020
PROFESSORA: ADEILDA

Assista o vídeo: "Introdução ao Estudo da História" disponível no link abaixo e responda as questões propostas e em seguida, elas podem ser encaminhadas para meu e-mail: adeildacorreia@yahoo.com.br



PERGUNTAS
1-O QUE A HISTÓRIA ESTUDA?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2-COMO PODEM SER AS FONTES HISTÓRICAS?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3-EXPLIQUE A DIFERENÇA ENTRE CULTURA E TEMPO.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4-CITE EXEMPLOS DE:
A)CULTURA MATERIAL: __________________________________________________________________________________________________________________________________
B)CULTURA IMATERIAL: __________________________________________________________________________________________________________________________________
5-ESCREVA O SÉCULO CORRESPONDENTE AOS ANOS CITADOS ABAIXO:
A)1934: ___________________________
B)2000: ___________________________
C)510: ____________________________
D)2020: ___________________________


_____________________________________________________________________

GEOGRAFIA - 4ª ATIVIDADE    16.04.2020
PROFESSORA: JOSENILDA VICENTE


REPRESENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS

Utilize seu livro de GEOGRAFIA e faça a leitura das páginas 62 a 65. Nessa leitura vocês irão descobrir as várias maneiras de representar a REALIDADE CARTOGRAFICAMENTE. Desta forma, leiam atenciosamente e responda as questões da página 66 do 1º ao 6º, faça-os no CADERNO.

( SE POSSÍVEL,  TIRE FOTOS DAS ATIVIDADES e envie-as para  o e-mail: nildaprofletras@gmail.com)

#NÃO PERCAM O FOCO!

#FIQUEM EM CASA!

_______________________________________________________________________
LÍNGUA PORTUGUESA - 15.04.2020
PROFESSORA: MONICA RIBEIRO


OLÁ QUERIDOS!
RESPONDA E DEIXE EM SEU CADERNO! SE CUIDEM



Leia este texto que nos conta sobre o livro Duda cata tudo, escrito por Sheila Kaplan:

Solução para o lixo!
Que tal saber mais sobre reciclagem com ‘Duda cata tudo’?

No começo era tudo muito estranho. A mãe de Duda, o personagem principal desta história, brigava muito com o garoto, que vivia catando lixo. Era latinha, cabo de vassoura, tampinha de garrafa… Para que juntar tanto bagulho, meu filho?
Mas, dentro da garagem de casa, tudo isso e muitas outras coisas que são consideradas lixo se transformavam em brinquedos. Cabo de guarda-chuva quebrado, por exemplo, nas mãos do garoto, virava uma arma contra dragões. E isso era bem legal.
Mesmo assim, com tanta bronca da mãe, Duda começou a desanimar. Até o dia em que a professora deu uma aula sobre reciclagem e reaproveitamento de lixo: aí, sim, tudo começou a fazer sentido na cabeça do garoto. Era o que ele fazia! O menino contou para a professora os tesouros que tinha na garagem e sabe o que aconteceu? Surpresa!


1°) O autor do texto dialoga diretamente com o leitor no trecho:
a) “Que tal saber mais sobre reciclagem com ‘Duda cata tudo’?”
b) “Para que juntar tanto bagulho, meu filho?” 
c) “Mesmo assim, com tanta bronca da mãe, Duda começou a desanimar.”
d) “E isso era bem legal.”

 2°) Identifique a palavra que não se refere ao Duda:
a) ele
b) o menino
c) o garoto Duda 
d) o garoto

3°) Grife os verbos no tempo passado nas seguintes passagens:
a) “No começo era tudo muito estranho.”
b) “[...] o personagem principal desta história, brigava muito com o garoto, que vivia catando lixo.”
c) “[...] nas mãos do garoto, virava uma arma contra dragões.”
d) “Até o dia em que a professora deu uma aula sobre reciclagem e reaproveitamento de lixo [...]”

4°) Na parte “Mas, dentro da garagem de casa, tudo isso e muitas outras coisas que são consideradas lixo se transformavam em brinquedos.”, a palavra destacada indica:
a) comparação 
b) adição
c) conclusão
d) oposição
___________________________________________________________________________


EDUCAÇÃO FÍSICA - 15.04.2020
PROFESSOR: ERALDO GOMES

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS – EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO FUNDAMENTAL, 6° ANO
Ginástica: Organização do conhecimento da Ginástica Rítmica

O QUE É GINÁSTICA?
   A ginástica é uma forma de exercícios físicos (são atividades sistematizadas, com sequência de movimentos para alcançar um objetivo, geralmente ligado à saúde ou estética)que é classificada em duas modalidades, as competitivas e não competitivas.São movimentos que envolvem força, flexibilidade e coordenação.

GINÁSTICA RÍTMICA
   A ginástica rítmica, também conhecida como GRD (ginástica rítmica desportiva), é uma modalidade esportiva, ou seja, é uma modalidade competitiva da ginástica, composta por movimentos corporais combinados aos elementos de balé e dança teatral, em harmonia com a música e coordenados por aparelhos como corda, arco, bola, maças e fita. É um esporte olímpico e exclusivamente feminino.Nos Jogos Olímpicos, a competição é disputada nas categorias individual e em conjuntos:
•Na disputa individual, as ginastas apresentam quatro séries, uma com cada aparelho estabelecido para a competição;
•Na disputa em conjuntos, cinco ginastas apresentam uma série com as cinco usando o mesmo aparelho e uma série com a combinação de três com um aparelho, mais duas com outro aparelho.

APARELHOS DA GINÁSTICA RÍTMICA
   A utilização de diferentes aparelhos em sincronia à trilha musical temática, dá brilho à modalidade, além da técnica apurada que faz da ginástica rítmica uma prática belíssima, enchendo os olhos de quem assiste a ela. Desenvolve harmonia, graça e beleza em movimentos criativos, traduzidos em expressões pessoais por meio de   combinação musical técnica.
   • FITA
É considerada o aparelho mais plástico da ginástica rítmica; 
Pode ser lançada em qualquer direção para criar desenhos no espaço;
Pesa 35 mg e deve ter no máximo 4 e 6 cm de largura e 6 metros de comprimento;
É de cetim ou outro material semelhante;
Pode ser de forma cilíndrica e cônica ou uma combinação de ambas;
Mede 0.5 cm de diâmetro e entre 50 e 60 cm de comprimento;
Possui uma vareta que segura a fita, a qual pode ser feita de madeira, bambu, plástico ou fibra de vidro.
MAÇAS
Possuem entre 40 e 50 cm de comprimento e pesam pelo menos 150 mg cada;
São feitas de madeira ou plástico;
Tem no equilíbrio e coordenação motora, oselementos corporais mais importantes deste aparelho;
Requerem alto grau de ritmo, coordenação e precisão.
ARCO
Possui entre 80 e 90 cm de diâmetro interno e pesa pelo menos de 300 mg; 
Deve ser rígido, sem se dobrar;
É feito de madeira ou plástico.
BOLA
Deve estar em constante movimento pelo corpo ou em equilíbrio;
Tem diâmetro entre 18 e 20 cm e pesar pelo menos 400 mg;
Pode ser de plástico ou borracha;
São elementos corporais principais deste aparelho: flexibilidade e ondas.
CORDA
Pode ser feita de cânhamo ou qualquer material sintético;
Possui também nós em suas extremidades;
Seu tamanho é proporcional à altura da ginasta;
Seus principais elementos corporais são os saltos;
Pode ser aberta ou dobrada.


EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO

1º) Resuma o que é ginástica?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2º) Resuma o que é ginástica rítmica?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3º)  O que é que dá brilho à ginástica rítmica?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4º) Quais são os aparelhos usados na ginástica rítmica?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5º) Quais categorias são disputadas pela ginástica rítmica nos jogos olímpicos?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6º) Como é a apresentação em cada categoria disputada na ginástica rítmica nos jogos olímpicos?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________
CARTÃO ALIMENTAÇÃO!

Segue a lista com o nome dos estudantes que a princípio, receberão o cartão alimentação do Governo do Estado de Pernambuco. Aqueles estudantes que não constam dessa lista, devem aguardar as orientações da Secretaria de Educação de Pernambuco. Em breve publicaremos o dia e local para que você possa receber o seu cartão.
Grata
Equipe Gestora

Série
Estudante
6A
KAUÊ WICTOR DE LIMA SILVA

RODRIGO GOMES DA SILVA

Thaís Mayara de Lima

THALYSON HENRIQUE VALDEVINO DA SILVA


_____________________________________________________________________
CIÊNCIAS - 14.04.2020
PROFESSOR: DANIEL FREITAS


ATENÇÃO ESTUDANTES!


Assista a vídeo aula disponível no link abaixo e em seguida, responda as questões propostas. Deixe-as em seu caderno para posterior apresentação ao professor.

https://youtu.be/03OPxmiHris


RESPONDA:
1-O que é biodiversidade?
2- O que é índice positivo de biodiversidade?
3- Qual a importância do reflorestamento?

4- Como é biodiversidade no Brasil?

______________________________________________________________________
LÍNGUA INGLESA - 14.04.2020
PROFESSOR: AFONSO TRAVASSOS

ATENÇÃO ESTUDANTES! PARA ACESSAR A ATIVIDADE CLIQUE NO LINK ABAIXO:


https://drive.google.com/open?id=1q62MXC_SD88CamCXcmRQmgFCAld8k0gx


________________________________________________________________________________
HISTÓRIA - 1ª ATIVIDADE
PROFESSORA: ADEILDA

Olá meus queridos!

Mediante o conteúdo estudado em nossas aulas, responda a atividade proposta. Você pode responder com a ajuda da anotação ou por meio de outras fontes de pesquisa.

Obs: A atividade deverá ficar registrada e datada no caderno.


ESCOLA SÃO JOSÉ ATIVIDADE DE HISTÓRIA –6º ANO

1-Explique: 

a) o que é hominídeo? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

b) Quais foram os primeiros hominídeos que surgiram e onde foram encontrados? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ 
2-Identifique as frases corretas e utilize-as para escrever um texto sobre os primeiros seres humanos. a) Os primeiros grupos humanos surgiram na África e, depois, espalharam-se pelo mundo. b) Esses primeiros grupos humanos eram de caçadores e coletores. c) Os Homo sapiens surgiram na Europa, há cerca de 40 mil anos. d) Entre todas as espécies de hominídeos, os Homo sapiens foram os únicos a sobreviver até os dias atuais. __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________
EDUCAÇÃO FÍSICA - 06.04.2020
PROFESSOR: ERALDO GOMES



LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS – EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS, 6° ANO
Ginástica


PROPOSTA DE ATIVIDADE


                PESQUISE E COPIE EM SEU CADERNO “AS MODALIDADES COMPETITIVAS DA GINÁSTICA”, NO RETORNO ÀS AULAS, A ATIVIDADE SERÁ CONFERIDA.


_________________________________________________________________________
GEOGRAFIA - 3ª ATIVIDADE
PROFESSORA: JOSENILDA VICENTE

GEOGRAFIA DO BRASIL

VAMOS DE DESAFIO?

QUAL A MAIOR CIDADE DO BRASIL?
A)RIO DE JANEIRO
B)VITÓRIA
C)BELO HORIZONTE
D)SÃO PAULO
E)PORTO ALEGRE

O BRASIL PERTENCE A QUAL CONTINENTE?
A- Africano
B- Americano
c- Europeu

D -Asiático

_______________________________________________________________________
ARTES - 3ª ATIVIDADE
PROFESSORA: JOSENILDA VICENTE

VAMOS DE DESAFIOS?


QUAL DAS ARTES FOI CONSIDERADA A PIONEIRA?
A- artes de rua
b- arte rupestre
c- arte musical

QUAIS DAS VARIAÇÕES FAZEM PARTE DA arte visual?
A- dança, pintura e musica
B-musica, teatro,xilogravuras
C-pintura , desenho,xilogravuras

QUEM PINTOU A FAMOSA TELA "MONA LISA"
A- Leonardo Dicaprio
B- Leonardo da Vinci
C - van Gogh

TARSILA DO AMARAL  EM 1928 PINTOU A TELA:
A- ABAPURU
b- CARANDIRU
C- CHAPÉU AZUL


DEIXE A ATIVIDADE EM SEU CADERNO PARA APRESENTAÇÃO AO
PROFESSOR NA VOLTA AS AULAS.


BONS ESTUDOS E FIQUEM EM CASA!




_____________________________________________________________________________

MATEMÁTICA - Prof. Renan Jr.       06/04/2020

Olá pessoas!!!!
Como estamos vivenciando a Semana Santa, não passarei grandes tarefas. Porém, lanço dois desafios para você tentar os solucionar. Ah! A resposta do primeiro desafio escreva no caderno. Já sabe, quando retornarmos vou conferir, heim!

Ai vaí o primeiro:

Descubra o padrão e identifique que número deveria estar no lugar do sinal de interrogação.

1 + 4 = 5
2 + 5 = 12
3 + 6 = 21
8 + 11 = ?
Dica: o padrão costuma ser utilizado como cálculo de saldo

O segundo desafio:

Quantos quadrados há na figura?


Tente observar o máximo de quadrados possíveis, e depois, confira sua resposta clicando no vídeo abaixo para saber se acertou.


Feliz Páscoa e já sabem: #ficaemcasa!


_______________________________________________________________________ ARTES - 2ª ATIVIDADE
PROFESSORA: JOSENILDA VICENTE


ARTES VISUAIS

Prezados alunos, não  percam o foco!

Leia o artigo: MANIFESTAÇÕES  ARTÍSTICAS E SEUS MÉTODOS disponível no link abaixo:


Após a leitura do artigo, copie e responda as questões:

1- Como se dá a Expressão Visual na Arte?
2-Quais as várias maneiras de expressão das artes visuais?
3-A arte RUPESTRE, pode ser considerada uma arte visual? Justifique:
4-Quais das várias maneiras de expressão visual que você mais se identifica?
5-Produza uma arte visual utilizando a técnica de desenho, para expressar o lugar que você mais gosta de estar( praias,escola, sítios, praças, igrejas,etc.). Dê um belo colorido!


OBS.: a questão 5  pode ser realizada no próprio caderno, como as demais.


BOM ESTUDO! PREZE PELA VIDA! FIQUE EM CASA!!!!!!!!!!
_______________________________________________
GEOGRAFIA - 2ª ATIVIDADE
PROFESSORA: JOSENILDA VICENTE

TEMA: Compreendendo o espaço geográfico.

LEIAM o conteúdo de geografia no LIVRO, páginas 24,25 e 26. COPIE e RESPONDA, as questões da atividade da página 27, do 1º ao 6º em seus cadernos.

LEMBREM-SE: Uma leitura atenta, destacando elementos importantes, observando as imagens detalhadamente, os ajudará para um bom desempenho das atividades propostas.

BOA LEITURA!
BOM  DESEMPENHO!
ABRAÇOS VIRTUAIS!
FIQUEM EM CASA!

______________________________________________________________________________

ATIVIDADE DE INGLÊS   DIA 01/04/2020
PROFESSOR: AFONSO

Leia os textos das páginas 14 e 16 do seu livro e responda em seu caderno as atividades Tune Into ( pag 14) e Think it Over ( pag 16)


Enviar a atividade para o email:  afonso.tqx@gmail.com
(Aceito textos e fotos legíveis)
________________________________________________________________________________

ATIVIDADE DE  LÍNGUA PORTUGUESA  DIA 01/04/2020
PROFESSORA; MÔNICA

ESCOLA SÃO JOSÉ
CARPINA, ______ de _________de 2020
ALUNO(A)_________________nº _______
PROFESSORA: Mônica Ribeiro
SÉRIE: 6º Ano

Atividade de Língua Portuguesa

1º) Separe as sílabas de todas as palavras e classifique os encontros vocálicos em ditongo, tritongo ou hiato.
a)  jamais
b) Deus  
c) luar  
d daí        
e) baixo
f)  fluir
g) jesuíta  
h) fogaréu
i)  ódio  
j) saguão
k) leal  
l)  poeira
m) quais
n) fugiu  
o) caiu  
p) história

2. Copie a alternativa em que todas as palavras estão separadas corretamente:
a) es-pé-ci-e, pa-i-xão
b) vas-sou-ra, E-gíp-cio
c) p-si-co-lo-gi-a, at-mos-fe-ra
d) as-sa-do, tra-nsa-tlân-ti-co

3. Marque D para ditongo,  H para hiato e T para tritongo:
a) Romeu (      )
b) ptico (      )
c) realizar (      )
d) quais (      )
e) grão (      )
f) experncia (      ) / (      )

4º Transforme os verbos em substantivos e em seguida crie uma frase para cada item:
a. amar -
b. sossegar -
c. apaixonar - 
d. emprestar -
e. sonhar - 
f. desprezar -
g. analisar - 
h. copiar - 
i. lembrar - 
j. prejudicar 
k. compreender - 
l. surpreender - 

5º) Crie duas frases com a mesma palavra: uma, como verbo; outra, como substantivo.
a. reza         
b. desprezo       
c. desejo       
d. começo    
e. conquista   
f. sonho
g. trabalho      
h. choro   
i. espera    
j. debate


Caros alunos, estas atividades são referentes aos conteúdos já vistos na sala de aula, e também realizamos exercício do livro. Respondam no caderno. Fiquem em casa. Um abraço. 
______________________________________________
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA
Prof. Renan Jr.

Olá, pessoas!


Quero agradecer a Tiago, Julysan, Elaine e Júlio César por terem respondido o exercício. Os demais colegas... Cadê vocês????? Até o momento 15h30min de 31/03/2020 só esses coleguinhas preencheram. Lembro-vos que as atividades antigas não estão sendo excluídas, é só procurar mais abaixo rolando a barrinha neste feed de atividades.


Esta semana proponho o reforço no estudo da operação de MULTIPLICAÇÃO.


Para tanto, leiam as páginas 48 e 49 do nosso livro didático (A Conquista da Matemática). Para te ajudar a entender um pouco mais o assunto, assista este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ReL5qnY_dls  Depois, no caderno, respondam a questão 1 da página 49.


Em seguida, procure entender o algoritmo da multiplicação, consultando a página 50. Se ainda não entendeu, assista essa vídeo-aula: https://www.youtube.com/watch?v=lx4feekmoCA

Tentem responder as continhas que aparecem no final do vídeo e depois confira na calculadora se acertou. Mas, seu trabalho só termina quando, no caderno, responder todas as questões da página 51. Ao retornarmos da quarentena eu vou conferir. E vocês sabem que eu confiro mesmo!!!

OBS: Basta as respostas, porém as questões que exigirem cálculos, quero vê-los. Não adianta só pegar as respostas finais no final do livro, pois, quero ter certeza de que você aprendeu ou, no mínimo, tentou.


Um abraço virtual para vocês e já sabem #ficaemcasa! 


________________________________________________________________________________ ATIVIDADE DE CIÊNCIAS
PROFESSOR: DANIEL FREITAS

ATENÇÃO ESTUDANTES!


Para não perdermos o ritmo dos estudos, convido-os para assistir o vídeo sobre os Biomas Brasileiros disponível no link abaixo e, em seguida, responda as questões propostasDeixe-as em seu caderno para apresentação ao professor na volta as aulas.

SIGA AS ORIENTAÇÕES E FIQUE EM CASA! 

https://youtu.be/aPa7qR4mvAU


Após assistir, responda as seguintes questões:

1- Todos biomas são iguais ? Justifique

2- Quais as fragilidades dos biomas?

3- Qual o maior dos biomas brasileiros?

4- Quais os biomas brasileiros?


5- Faça um pequeno resumo do que viu na vídeo aula

_________________________________________________________________________________

ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSORA MÔNICA RIBEIRO


Prezado Estudante!

Em meio a grave situação que estamos vivendo e, para não perdermos o foco dos estudos e continuarmos aprimorando os nossos conhecimentos,   peço que realizem a atividade abaixo e enviem para o e mail: monycc@bol.com.br até o dia 31.03.2020

. Um forte abraço!

Lembre-se: CONTINUE EM CASA!!!! 

Atividade de Língua Portuguesa
O conto da mentira
Rogério Augusto

    Todo dia Felipe inventava uma mentira. “Mãe, a vovó tá no telefone!”. A mãe largava a louça na pia e corria até a sala. Encontrava o telefone mudo.
    O garoto havia inventado morte do cachorro, nota dez em matemática, gol de cabeça em campeonato de rua. A mãe tentava assustá-lo: “Seu nariz vai ficar igual ao do Pinóquio!”. Felipe ria na cara dela: “Quem tá mentindo é você! Não existe ninguém de madeira!”.
    O pai de Felipe também conversava com ele: “Um dia você contará uma verdade e ninguém acreditará!”. Felipe ficava pensativo. Mas no dia seguinte…
    Então, aconteceu o que seu pai alertara. Felipe assistia a um programa na TV. A apresentadora ligou para o número do telefone da casa dele. Felipe tinha sido sorteado. O prêmio era uma bicicleta: “É verdade, mãe! A moça quer falar com você no telefone pra combinar a entrega da bicicleta. É verdade!”. 
    A mãe de Felipe fingiu não ouvir. Continuou preparando o jantar em silêncio. Resultado: Felipe deixou de ganhar o prêmio. Então, ele começou a reduzir suas mentiras. Até que um dia deixou de contá-las. Bem, Felipe cresceu e tornou-se um escritor. Voltou a criar histórias. Agora, sem culpa e sem medo. No momento está escrevendo um conto. É a história de um menino que deixa de ganhar uma bicicleta porque mentia…

1º) Identifique a ordem dos acontecimentos no conto:
(    ) Felipe utiliza a criação de histórias como uma ferramenta profissional.
(    ) O pai do garoto o alerta quanto às consequências do ato de mentir.
(    ) Felipe deixa de ganhar a bicicleta do programa de televisão.
(    ) Felipe conta inúmeras mentiras em casa.
A sequência correta é:
a) 1, 2, 3, 4.
b) 4, 2, 3, 1.
c) 4, 3, 1, 2.
d) 2, 1, 4, 3.
 2º) O que motivou Felipe a reduzir as suas mentiras?
 ____________________________________

 3º) Releia:
“Voltou a criar histórias. Agora, sem culpa e sem medo.”
Explique por que, agora, Felipe não se sente culpado e com medo de contar mentiras:
________________________________________________________________________
 4º) Justifique o emprego das aspas no conto:
________________________________________________________________________
 5º) Identifique os referentes das palavras sublinhadas:
a) “A mãe tentava assustá-lo […]”.

b) “Felipe ria na cara dela […]”.

c) “A moça quer falar com você no telefone pra combinar a entrega da bicicleta.”.


d) “Até que um dia deixou de contá-las.”.

________________________________________________________________________________

1ª semana da quarentena
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS – EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO FUNDAMENTAL, 6° ANO
Ginástica: vivência dos fundamentos ginásticos e elementos da ginástica acrobática

Conceito de ginástica
Por definição, de acordo com o Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, a palavra vem do grego gymnastiké e significa - "A Arte ou ato de exercitar o corpo para fortificá-lo e dar-lhe agilidade”.
Ginástica (arte de exercitar o corpo nu) é uma forma de exercitação, com ou sem o uso de aparelhos, engloba modalidades competitivas e não competitivas e envolve a prática de uma série de movimentos exigentes de força, flexibilidade e coordenação motora para fins únicos de aperfeiçoamento físico e mental.

Divisão da ginástica
Modernamente, a ginástica passou a ser dividida em cinco campos de atuação:
Condicionamento físico: objetiva adquirir e manter a condição física de um praticante ou de um atleta;
Competição: reúne todas as modalidades competitivas;
Fisioterapêutico: utiliza o exercício físico na prevenção ou tratamento de doenças;
Demonstração: tem como principal função a interação social e o compartilhamento do aprendizado e da evolução gímnica;
Conscientização corporal: foca em reunir novas propostas de abordagem do corpo na busca da solução de problemas físicos e posturais.

Fundamentos básicos da ginástica:
       SALTAR;
       EQUILIBRAR;
       ROLAR/GIRAR;
       TREPAR;
       BALANCEAR.

A Ginástica Acrobática
A ginástica acrobáticaé uma das modalidades competitivas da ginástica,surgiu na Idade Média e foi muito praticada pelos componentes dos circos. Só começou a ter regras próprias e competições na década de 1970.
A ginástica acrobática ensina os atletas a cooperarem uns com os outros e a confiarem nos seus parceiros.
A ginástica acrobática representa uma área da ginástica que exige muita força e flexibilidade dos ginastas que a praticam. Nos seus treinos, exercitam-se muitos elementos gímnicos de solo provenientes da ginástica artística, assim como elementos de pares ou grupos designados de “figuras”. Esses elementos representam a essência dessa modalidade, pois implicam uma interdependência entre os ginastas que compõem os pares/grupos.

Características gerais:
Ela requer do ginasta muita coragem, força, coordenação e flexibilidade, além das exigências técnicas de salto. Suas rotinas são executadas com acompanhamento musical e requerem expressão e movimentos do corpo perfeitamente sincronizados com a música.

Descrição:
O que se pode identificar em uma apresentação de ginástica acrobática são figuras, lançamentos e diagonais.A Ginástica Acrobática é praticada em pares e grupos, formados por ginastas com diferentes idades e estaturas, aos quais damos duas denominações: bases e volantes.
Os bases normalmente são os elementos mais velhos do par ou do grupo com uma estatura mais alta, normalmente mais fortes para facilmente sustentarem e apoiarem o volante. O volante é o outro elemento do par ou grupo normalmente mais novo, com uma estrutura física mais baixa e mais leve para poder facilitar o trabalho em conjunto, permitindo também uma maior longevidade da participação desportiva.
Figuras: movimentos em que um ginasta sustenta o outro formando figuras. Eles têm que permanecer em uma posição fixa por cinco segundos;
Lançamentos: um dos ginastas (o volante) é lançado para o alto por outros dois (ou três) ginastas (o base).



Provas:
As séries (rotinas) são executadas num tablado de 12x12 metros, semelhante ao de modalidade artística.Os acrobatas em grupo devem executar três séries: uma de equilíbrio, uma dinâmica e outra combinada, e cada uma delas com características diferentes:
   nos exercícios de equilíbrio os ginastas realizam elementos técnicos de equilíbrio como o próprio nome diz e têm que permanecer durante 3 segundos em cada elemento, podendo realizar movimentações e ligações entre um elemento e o outro como forma de enriquecer o exercício;
   nos exercícios dinâmicos os ginastas realizam elementos com fase de voo, vulgarmente chamados de saltos mortais, que podem ser combinados com piruetas e podem ser interligados entre si;
   nos exercícios combinados os ginastas realizam elementos que agrupam as características dos exercícios de equilíbrio e dinâmicos.

Categorias:
                Existem 5 categorias
•duplas femininas: constituídas por duas ginastas do sexo feminino, sendo uma base e uma volante;
•duplas mistas: constituídas por um ginasta base do sexo masculino e uma volante do sexo feminino;
•duplas masculinas: constituídas por dois ginastas do sexo masculino, sendo um base e o outro volante;
•trios: constituídos por três ginastas do sexo feminino, sendo duas bases, e uma volante;
•quartetos: constituídos por quatro ginastas do sexo masculino, sendo três bases e um volante.


EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO

1º) A partir da leitura do texto, resuma o que é a ginástica:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2º) De acordo com o texto, como hoje é dividida a ginástica em seus campos de atuação?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3º) De acordo com o texto, quais as duas capacidades físicas mais exigidas na ginástica acrobática?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4º) De acordo com o texto, quais são os tipos de ginastas quanto a sua função naginástica acrobática?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5º) De acordo com o texto, quais as três séries que devem ser executadas pelos atletas da ginástica acrobática?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6º) De acordo com o texto, quais as categorias da ginástica acrobática?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________





__________________________________________________________________________

ATIVIDADE DE GEOGRAFIA
PROFESSORA: JOSENILDA VICENTE


Povos originários da população brasileira. Raízes do Brasil. 

Segue link para visualização de vídeo


Atenção:  Após assisti-lo, produza um pequeno relato  do que entenderam sobre  os povos indígenas. Por enquanto, deixe a atividade em seu caderno.


 Bons estudos e FIQUE EM CASA....!

_______________________________________________________________________

ATIVIDADE DE ARTES
PROFESSORA: JOSENILDA VICENTE


Com esse video, vocês poderão apreciar as belezas naturais do nosso Brasil,conhecendo também a arte RUPESTRE, que deu inicio a todas as artes.

Segue link para visualização de vídeo


Atenção:  Após assisti-lo, aproveite e utilize a sua criatividade produzindo seu desenho a partir da arte rupestre.


 Bons estudos e FIQUE EM CASA....!


ATIVIDADE DE MATEMÁTICA

Preencha o formulário abaixo, digite o seu nome completo e com base na tabela dada e seus conhecimentos em sala de aula responda a cada uma das 10 perguntas selecionando apenas uma alternativa em cada questão. Você pode pular as perguntas e voltar a ela depois ou selecionar outra alternativa, caso tenha mudado de ideia - Tudo isso antes de clicar no botão ENVIAR no final de todas elas. Pois aí estará concluído o seu exercício. Se necessário, pode utilizar a calculadora! No retorno de nossas aulas eu informarei quantas e quais questões você acertou. Capricha! Vou pontuar, heim!