ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA
PROFESSORA: RENATA GLAYCE
Copie os textos e as questões em seu caderno, assista ao vídeo e responda as questões.
Os indivíduos e as classes sociais
Podemos compreender o marxismo como um conjunto de ideias políticas, econômicas e sociais utilizadas para analisar e refletir criticamente sobre a sociedade capitalista, a partir do século XIX. Karl Marx e Friedrich Engels desenvolveram um método para análise e explicação social, que leva em consideração as relações de trabalho existentes naquele século, denominado materialismo histórico dialético. Esse método foca nos estudos da sociedade, mediante a relação entre as diferentes formas de acumulação do capital e o desenvolvimento histórico das sociedades e, tem como base a racionalidade, a observação histórica, social, política e econômica.
01- Considerando o processo de organização do trabalho representado na figura e o pensamento marxista, reflita e responda analisando...
a) Em que medida, as relações de trabalho capitalista na contemporaneidade mudaram ou não para o trabalhador?
b) Em tempos dessa pandemia – coronavírus-, o trabalho remoto que está ocorrendo atualmente retrata novas relações sociais de trabalho?
A teoria social de Marx e Engels propunha a explicação científica dos acontecimentos sociais da época, visando apresentar soluções para o desenvolvimento, os conflitos, as desigualdades existentes nas sociedades capitalistas europeias. Assim, o marxismo foi forjado como uma teoria da ação(práxis) que busca mudanças econômicas impulsionadas pela luta de classes entre dois entes antagônicos: a burguesia e proletariado, pois entende que é a forma como os homens se organizam coletivamente para produzir sua existência que determina as relações sociais entre eles. Essas relações segundo o marxismo são de conflitos de classes, e, a partir delas, podemos compreender as organizações sociais, políticas, culturais e as ideias dominantes na sociedade.
02. A luta de classes é um conceito central na teoria marxista, então, marque a alternativa correta. O que define se um indivíduo pertence a uma determinada classe social?
a) as relações de grupo e a cultura dos indivíduos
b) raça, gênero, instrução escolar e poder aquisitivo
c) A função social exercida pelos indivíduos na sociedade
d) A posição que os indivíduos ocupam nas relações de produção
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ATIVIDADE DE LÍNGA PORTUGUESA
PROFESSOR: EDIVAN BERNARDO
Atividades do dia 24 /04 / 2020
https://youtu.be/RMkfhKOJHBQ
Interpretaçao com Música
Mais Uma Vez-Legião Urbana
Mas é claro que o sol vai voltar amanhã
Mais uma vez, eu sei
Escuridão já vi pior, de endoidecer gente sã
Espera que o sol já vem
Tem gente que está do mesmo lado que você
Mas deveria estar do lado de lá
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar
Tem gente enganando a gente
Veja a nossa vida como está
Mas eu sei que um dia a gente aprende
Se você quiser alguém em quem confiar
Confie em si mesmo
Quem acredita sempre alcança
Mas é claro que o sol vai voltar amanhã
Mais uma vez, eu sei
Escuridão já vi pior, de endoidecer gente sã
Espera que o sol já vem
Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena
Acreditar no sonho que se tem
Ou que seus planos nunca vão dar certo
Ou que você nunca vai ser alguém
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar
Mas eu sei que um dia a gente aprende
Se você quiser alguém em quem confiar
Confie em si mesmo
Quem acredita sempre alcança...
Quem acredita sempre alcança...
Quem acredita sempre alcança...
Quem acredita sempre alcança...
Link: http://www.vagalume.com.br
1.Após analisar a letra da canção responda se a temática é positiva ou negativa, em seguida, explique por quê?
2.“Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena acreditar no sonho que se tem, ou que seus planos nunca vão dar certo, ou que você nunca vai ser alguém....quem acredita sempre alcança!” Muito motivacional esse trecho da música, mas você concorda com essas afirmações? Justifique sua resposta.
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3. "Se você quiser alguém em quem confiar . Confie em si mesmo... após fazer a leitura desse verso a que conclusão você chega?
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4. "Mas é claro que o sol vai voltar amanhã..." "Espera que o sol já vem..." O que o sol representa nesses versos? Explique.
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5. Observe o título da canção: “ Mais uma vez”. Se você pudesse voltar ao passado o que gostaria de fazer mais uma vez? Comente.
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6. É possível fazer uma reflexão com a leitura da canção. Você concorda com as afirmações feitas pelo eu lírico? Qual afirmação você concorda plenamente? Qual afirmação você discorda?
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7. A música tem a estrutura de um poema. Ela é escrita de forma disponibilizada no meio da folha, possui rimas ( geralmente) , possui versos e estrofes.Quantos versos tem na letra da música?
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8. Retire dois pares de rimas da canção.
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9.Há estrofes na música? Quantas?
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10.Será que “Quem acredita sempre alcança”? Comente?
ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSOR: EDIVAN BERNARDO
Atividades do dia 22 /04 / 2020
Conteúdo : Conotação e Denotação assista o vídeo no you tube e responda as questões:
https://youtu.be/zbWKAULDZRY
Exercícios Sobre Denotação E Conotação
Com estes exercícios sobre denotação e conotação, você testará seus conhecimentos sobre o sentido figurado e o sentido literal de palavras, expressões e frases.
Publicado por: Mariana do Carmo Pacheco em Exercícios de Gramática
Questão 1
(FGV) “Minha memória não se desgrudava daquela cena e meu olhar apagava a paisagem ao meu redor.” Escreva a seguir as palavras dessa frase que têm sentido conotativo. Explique.
ver resposta
Questão 2
(Fuvest) O filme Cazuza –
O tempo não para me deixou numa espécie de felicidade pensativa. Tento explicar por quê. Cazuza mordeu a vida com todos os dentes.
A doença e a morte parecem ter-se vingado de sua paixão exagerada de viver. É impossível sair da sala de cinema sem se perguntar mais uma vez: o que vale mais, a preservação de nossas forças, que garantiria uma vida mais longa, ou a livre procura da máxima intensidade e variedade de experiências?
Digo que a pergunta se apresenta “mais uma vez” porque a questão é hoje trivial e, ao mesmo tempo, persecutória. (...) Obedecemos a uma proliferação de regras que são ditadas pelos progressos da prevenção.
Ninguém imagina que comer, fumar, tomar pinga, transar sem camisinha e combinar, sei lá, nitratos com Viagra seja uma boa ideia. De fato não é. À primeira vista, parece lógico que concordemos sem hesitação sobre o seguinte: não há ou não deveria haver prazeres que valham um risco de vida ou, simplesmente, que valham o risco de encurtar a vida. De que adiantaria um prazer que, por assim dizer, cortasse o galho sobre o qual estou sentado?
Os jovens têm uma razão básica para desconfiar de uma moral prudente e um pouco avara que sugere que escolhamos sempre os tempos suplementares.
É que a morte lhes parece distante, uma coisa com a qual a gente se preocupará mais tarde, muito mais tarde. Mas sua vontade de caminhar na corda bamba e sem rede não é apenas a inconsciência de quem pode esquecer que “o tempo não para”. É também (e talvez sobretudo) um questionamento que nos desafia: para disciplinar a experiência, será que temos outras razões que não sejam só a decisão de durar um pouco mais? (Contardo Calligaris, Folha de S. Paulo)
Filme : O tempo não para
https://youtu.be/-AgmVCAkBU0
Considere as seguintes afirmações: Verdadeiras
I. Os trechos “mordeu a vida com todos os dentes” e “caminhar na corda bamba e sem rede” podem ser compreendidos tanto no sentido figurado quanto no sentido literal.
II. Na frase “De que adiantaria um prazer que (...) cortasse o galho sobre o qual estou sentado”, o sentido da expressão sublinhada corresponde ao de “se está sentado”.
III. Em “mais uma vez”, no início do terceiro parágrafo, o autor empregou aspas para indicar a precisa retomada de uma expressão do texto.
Está correto o que se afirma em:
a) I, somente
b) I e II, somente
c) II, somente
d) II e III, somente
e) I, II e III
Questão 3
Assinale a alternativa em que não foram utilizadas palavras no sentido figurado:
a) O vento acariciava meus cabelos.
b) Minha vida é um livro aberto.
c) Estou com uma fome de leão.
d) A propaganda é a alma do negócio.
e) Antes do meio-dia, a coluna estava pronta.
Questão 4
A frase em que o termo sublinhado está empregado no sentido denotativo é:
a) “Além dos ganhos econômicos, a nova realidade rendeu frutos políticos.”
b) “...com percentuais capazes de causar inveja ao presidente.”
c) “Os genéricos estão abrindo as portas do mercado...”
d) “...a indústria disparou gordos investimentos.”
e) “Colheu uma revelação surpreendente:...”
Bons Estudos!
ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSOR: EDIVAN BERNARDO
Assistir o vídeo: variação linguística: https://youtu.be/OWkrebsp8Ng e transcrever no caderno a letra da música de Luiz Gonzaga Asa Branca usando uma linguagem formal.
ATIVIDADE DE QUÍMICA
PROFESSORA: PAULA
SEPARAÇÃO DE MISTURAS / HETEROGÊNEAS E HOMOGÊNEAS
¢Separação de misturas é o processo utilizado para separar duas ou mais substâncias diferentes.
Lembre-se que mistura é a combinação de duas ou mais substâncias, e ela pode ser homogênea ou heterogênea.
A necessidade de separar essas substâncias surge por diversos motivos. São exemplos, a separação da água para obter sal, a separação de poluentes no tratamento da água e a própria separação de lixo.
TIPOS DE SEPARAÇÕES DE MISTURAS HOMOGÊNEAS:
¢Os métodos que permitem separar as misturas homogêneas:
¢Destilação simples: empregada na separação de misturas homogêneas compostas por sólido-líquido.
¢Destilação fracionada: outro método usado para separar misturas homogêneas que permite separar misturas líquidas.
¢Fusão fracionada: método usado para separar mistura homogênea composta por vários sólidos, como o próprio nome já diz, se baseia no ponto de fusão dos componentes da mistura.
¢Catação: separar dois ou mais sólidos. Exemplo: separar pedra do feijão.
Peneiração: separar dois ou mais sólidos com significativa diferença de tamanho entre eles. Exemplo: separar areia de cascalho.
Ventilação: separar um sólido do outro, sendo um deles muito mais leve que o outro. Exemplo: separação de casca de arroz em máquinas de beneficiamento.
Levigação: separar sólidos de densidades diferentes utilizando-se de correntes de água. Exemplo: separação de ouro em garimpos.
¢Separação magnética: separar uma mistura em que um dos componentes é atraída por ímã. Exemplo: separar alumínio do ferro.
¢Flotação: separar utilizando-se de um líquido de densidade intermediária entre os constituintes da mistura. Exemplo: separar areia de serragem.
¢Filtração simples: separar sólido de líquido usando-se de uma superfície porosa.
¢Decantação: separar líquidos de diferentes densidades. Sifonação: separar favorecendo-se da força de gravidade. Exemplo: retirar gasolina de um tanque de carro usando mangueira e sucção.
¢Centrifugação: separar partículas sólidas de líquido (ou líquidos de densidades diferentes) usando a rotação.
ATIVIDADE DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS:
1)Um processo em que, a pessoa prepara um cafezinho esta utilizando um método de separação de mistura. Que tipo de procedimento é este?
a)Condensação
b)Filtração
c)Destilação
d)Sulfonação
e)Catação
2) Qual dos processos a seguir é o mais indicado para separar uma mistura de água e álcool?
a)Destilação simples.
b)Destilação fracionada.
c)Decantação.
d)Separação magnética.
e)Centrifugação.
3) Cite os tipos de separação de misturas homogêneas.
4)Como ocorre a centrifugação?
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA
PROFESSORA: VIRGÍNIA
Para acessar a atividade segue o link a baixo:
https://drive.google.com/open?id=1oVmQIkpGTNIaYLfru1azhpWsu3Eyu7SR
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA
PROFESSORA: VIRGÍNIA
ESCOLA ESTADUAL SÃO JOSÉ
ALUNO(A):
SÉRIE 1º ANO C
PROFª VIRGÍNIA DATA:17/04/2020
Teorema de Tales continuação
Desafio do livro página 249 Questão 5
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSOR: ERALDO
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS – EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO MÉDIO, 1° ANO
Ginástica: Ginástica como saúde, lazer e trabalho.
→ GINÁSTICA DE LAZER
É a atividade física que proporciona prazer aos praticantes, realizada no tempo livre. As atividades que compõem o momento de lazer podem tanto ser feitas em casa, em locais ao ar livre ou em estabelecimentos fechados. O importante é que o local proporcione relaxamento e conforto.
Essa é uma modalidade bastante abrangente que, fundamentada nas atividades ginásticas, como Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Ginástica Acrobática, Ginástica Aeróbica e Ginástica de Trampolim, e valendo-se também de vários tipos de manifestações, tais como danças, expressões folclóricas e jogos, expressos através de atividades livres e criativas, objetiva promover o lazer saudável, proporcionando bem estar físico, psíquico e social aos praticantes, favorecendo a performance coletiva, respeitando as individualidades, em busca da auto-superação pessoal, sem qualquer tipo de limitação para a sua pratica, seja quanto às possibilidades de execução, sexo ou idade, ou ainda quanto à utilização de elementos materiais, musicais e coreográficos, havendo a preocupação de apresentar neste contexto, aspectos da cultura nacional, sempre sem fins competitivos.
PROPOSTA DE PESQUISA
PESQUISE E ESCREVA EM PAPEL PAUTADO, PARA SER ENTREGUE AO PROFESSOR NO RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS, “ A GINÁSTICA NO ÂMBITO DO TRABALHO ”.
ATIVIDADE DE LÍNGUA INGLESA
PROFESSORA: LUCIENE
Para acessar as orientações e a atividade segue o link a baixo:
https://drive.google.com/open?id=1ZYYcu9xib1EPDRok313e0BD74QfQg4Wj
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA
PROFESSOR: ELIAS GONÇALVES
Nesta aula o aluno do 1º ano c vai estudar: Equação de Torricelli
1) Assistir o vídeo clicando no link abaixo:
2) Fazer a leitura no livro didático da página 60.
3) Fazer os exercícios propostos de 26 a 29 da página 61.
Obs.: Posteriormente as atividades serão cobradas e valerão notas.
ATENÇÃO ESTUDANTES!
Nos dias 22/04 e 23/04 acontecerá a entrega dos Cartões/Alimentação para os pais e/ou responsáveis os alunos identificados na relação nominal postada anteriormente, de acordo com os horário descritos a seguir:
22/04
Manhã
08:00 às 09:30 h EJA eTravessia
10:00 às 11:00 h 6 º Anos
Tarde
13:00 às 13:30 h 9 º Anos
13:40 às 15:30 h 1 º Anos
23/04
Manhã
08:00 às 09:30 h 8 º Anos
09:40 às 11:00 h 2 º Anos
Tarde
13:00 às 14:00 h 7 º Anos
14:20 às 15:30 h 3 º Anos
ATIVIDADE DE PVE
PROFESSORA: DANIEL
Acesse a atividade no link a seguir:
ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA
PROFESSORA: RENATA
Acesse a atividade no link a seguir:
ATIVIDADE DE FILOSOFIA
PROFESSORA: MARIA DE JESUS
Atividade no Livro didático página 33
Ler os textos
Responder às perguntas 1 ,2 do primeiro texto
Responder às perguntas 1, 2 do segundo texto
Ler os textos
Responder às perguntas 1 ,2 do primeiro texto
Responder às perguntas 1, 2 do segundo texto
ATIVIDADE DE BIOLOGIA
PROFESSORA: ANDREA MELO
ATENÇÃO ESTUDANTES!
Para acessar a atividades e orientações, clique no link abaixo:
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ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSOR; EDIVAN BERNARDO
COMPONENTE CURRICULAR LÍNGUA PORTUGUESA/LITERATURA/PRODUÇÃO TEXTUAL
Professor: Edivan Bernardo 15/04/2020
LÍNGUA E LINGUAGEM: VARIEDADES LINGUÍSTICAS
Segue um pequeno simulado sobre o assunto Variação Linguística , vocês podem enviar me as respostas para email edivanber32@gmail .com ou watzap 9- 93907255
QUESTÃO 1
Tendo em vista que “as gírias” compõem o quadro de variantes linguísticas ligadas ao aspecto sociocultural, analise os excertos a seguir, indicando o significado de cada termo destacado de acordo com o contexto:
a – Possivelmente não iremos à festa. Lá, todos os convidados são patricinhas e mauricinhos!
b - Nossa! Como meu pai é careta! Não permitiu que eu assistisse àquele filme.
c – Os namoros resultantes da modernidade baseiam-se somente no ficar.
d – E aí mano? Estás a fim de encontrar com uma mina hoje? A parada vai bombar!
e – Aquela aula de matemática foi péssima, não saquei nada daquilo que o professor falou.
QUESTÃO 2 (FUVEST) Capitulação
Delivery
Até para telepizza
É um exagero.
Há quem negue?
Um povo com vergonha
Da própria língua.
Já está entregue.
Luís Fernando Veríssimo
a) O título dado pelo autor está adequado, tendo em vista o conteúdo do poema? Justifique sua resposta.
b) O exagero que o autor vê no emprego da palavra “delivery” se aplicaria também à “telepizza”? Justifique sua resposta.
QUESTÃO 3
A seguir são apresentados alguns fragmentos textuais. Sua tarefa consistirá em analisá-los, atribuindo a variação linguística condizente aos mesmos:
a – Antigamente
“Antigamente, as moças chamavam-se mademoiselles e eram todas mimosas e muito prendadas. Não faziam anos: completavam primaveras, em geral dezoito. Os janotas, mesmo sendo rapagões, faziam-lhes pé-de-alferes, arrastando a asa, mas ficavam longos meses debaixo do balaio."
Carlos Drummond de Andrade
b - Vício na fala
Para dizerem milho dizem mio
Para melhor dizem mió
Para pior pió
Para telha dizem teia
Para telhado dizem teiado
E vão fazendo telhados.
Oswald de Andrade
c –“ Aqui no Norte do Paraná, as pessoas chamam a correnteza do rio de corredeira. Quando a corredeira está forte é perigoso passar pela pinguela, que é uma ponte muito estreita feita, geralmente, com um tronco de árvore. Se temos muita chuva a pinguela pode ficar submersa e, portanto, impossibilita a passagem. Mas se ocorre uma manga de chuva, uma chuvinha passageira, esse problema deixa de existir.”
d – E aí mano? Ta a fim de dá uns rolé hoje?
Qual é! Vai topá a parada? Vê se desencana! Morô velho?
QUESTÃO 4
Os enunciados linguísticos em evidência encontram-se grafados ( escritos) na linguagem coloquial. Reescreva-os de acordo com o padrão culto da linguagem.
a – Os livros estão sobre a mesa. Por favor, devolve eles na biblioteca.
b – Falar no celular é uma falha grave. A consequência deste ato pode ser cara.
c – Me diga se você gostou da surpresa, pois levei muito tempo para preparar ela.
d – No aviso havia o seguinte comentário: Não aproxime-se do alambrado. Perigo constante.
e – Durante a reunião houveram reclamações contra o atraso do pagamento dos funcionários.
QUESTÃO 5
A letra musical abaixo se compõe de alguns registros de variação linguística. Identifique-os tecendo um comentário acerca do referido assunto, levando em consideração os preceitos trazidos pela linguística, em se tratando de tais variedades.
Cuitelinho
Cheguei na beira do porto
Onde as onda se espaia
As garça dá meia volta
E senta na beira da praia
E o cuitelinho não gosta
Que o botão de rosa caia, ai, ai
Ai quando eu vim
da minha terra
Despedi da parentáia
Eu entrei no Mato Grosso
Dei em terras paraguaia
Lá tinha revolução
Enfrentei fortes batáia, ai, ai [...]
Folclore recolhido por Paulo Vanzolini e Antônio Xandó
Bom Desempenho!
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSOR: ERALDO
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS – EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO MÉDIO, 1° ANO
Ginástica: Ginástica como saúde, lazer e trabalho.
→AS MÚLTIPLAS FACETAS DA GINÁSTICA NA ATUALIDADE
A ginástica chega aos nossos dias com o acúmulo de conhecimento e prática desenvolvidos pela humanidade ao longo da história, hoje uma prática corporal com inúmeras faces e objetivos. A ginástica é classificada segundo seus objetivos, dessa forma, podemos identificar as seguintes:
• Ginástica estética;
• Ginástica postural;
• Ginástica de reabilitação;
• Ginástica de reparação ou condicionamento físico;
• Ginástica laboral;
• Ginástica de lazer;
• Ginástica esportiva.
→ GINÁSTICA DE CONDICIONAMENTO FÍSICO
Ginástica que é voltada para a manutenção da boa forma corporal e o bom desempenho das funções orgânicas, tendo como objetivo dar condições (força, forma física, flexibilidade, resistência etc.) necessárias para o indivíduo desenvolver as atividades cotidianas. Praticadas geralmente em academias, possuindo várias modalidades.
CAPACIDADES FÍSICAS CONDICIONANTES:
• Flexibilidade – É a capacidade de realizar movimentos de grande amplitude sem que ocorram lesões. A flexibilidade é uma qualidade física que depende do comprimento de certos músculos, da elasticidade de certas estruturas articulares (tendões, ligamentos, cápsula articular) e ainda das formas do esqueleto (fator hereditário e não treinável);
• Força – É a capacidade de exercer uma tensão contra uma resistência na ação de elevar, tracionar e/ou empurrar;
• Agilidade – É a capacidade de alterar, o mais rapidamente possível, o sentido de deslocamento (ou realizar mudanças de direção);
• Agilidade – É a capacidade de alterar, o mais rapidamente possível, o sentido de deslocamento (ou realizar mudanças de direção);
• Equilíbrio – Permanecer ou deslocar-se numa superfície limitada, vencendo a ação da gravidade, sem cair.
Equilíbrio estático - A manutenção de uma determinada posição fixa no espaço.
Equilíbrio dinâmico - Consiste no resultado da interação de diversas forças, dependentes do movimento em execução, massa corporal, velocidade, gravidade, equipamento utilizado etc.;
• Velocidade – Qualidade particular dos músculos e das coordenações neuromusculares, permitindo uma execução rápida de movimentos com uma intensidade máxima e duração breve ou muito breve;
• Resistência Aeróbia – é a capacidade de manter o esforço físico de intensidade leve ou moderada, durante longo período.
ATIVIDADE PROPOSTA
APÓS A LEITURA DO TEXTO ACIMA, A PARTIR DO ENTENDIMENTO DESSA FACETA DA GINÁSTICA ABORDADA NO ESTUDO, PESQUISE AS PRINCIPAIS MODALIDADES DE GINÁSTICAS DE CONDICIONAMENTO FÍSICO, E ESCREVA O FRUTO DESSA SUA PESQUISA EM PAPEL PAUTADO. PARA NO RETORNO ÀS AULAS SER ENTREGUE AO PROFESSOR.
ATIVIDADE DE LÍNGUA INGLESA
PROFESSORA: LUCIENE
ATENÇÃO:
- Atividade para o período 13/04 a 19/04;
- Envie para o meu e-mail: professora.lucienesantos@gmail.com;
- Faça um outro envio, não encaminhe com o email já enviado;
- Envie apenas as respostas;
- Não se esqueça, primeiramente, de colocar o seu nome, série e turma;
- Se você tem whatsapp, informe o seu número, a partir daí, enviarei um link e você deverá aceitar a inclusão para o grupo;
Atividade referente a história em quadrinhos.
EXERCÍCIO
Observe a charge acima e responda as questões a seguir.
QUESTÃO 1 – Assinale a alternativa correta quanto à charge acima:
a) O “personagem repórter”, por receio de contaminação, justifica o porquê de não entrevistar o “personagem coronavírus”.
b) A preposição about faz alusão ao Coronavírus.
c) Sem prejuízo da correção gramatical da fala do personagem, Its plan to wipe out humanity poderia ser substituído por It is plan to wipe out humanity.
d) A palavra with se trata de uma conjugação.
QUESTÃO 2 – Assinale a alternativa correta em relação à charge acima:
a) A palavra and se trata de um verbo.
b) Know e now são sinônimos, de modo que a primeira é grafia usual no inglês americano e a segunda faz parte da grafia do inglês britânico.
c) O som da letra ‘k’ em now possui o mesmo som da letra ‘k’ na palavra kite.
d) Wipe out the humanity poderia ser substituído por wipe the humanity out of the surface.
QUESTÃO 3 – Qual alternativa está correta em relação à charge acima?
a) O “personagem repórter cinematográfico” contraiu a doença relacionada ao coronavírus.
b) Segundo o ‘”personagem repórter”, ele contraiu a doença relacionada ao coronavírus.
c) O “personagem repórter” está interessado em saber a opinião do “personagem vírus” sobre o plano da humanidade para derrotá-lo.
d) O “personagem repórter” está interessado em saber a respeito dos planos do “personagem coronavírus”.
QUESTÃO 4 – É possível afirma sobre a charge acima:
a) Não se sabe o objetivo do “personagem repórter”.
b) Segundo o “personagem repórter”, aparentemente, o extermínio da humanidade é foco dos planos do “personagem coronavírus”.
c) O autor da charge valeu-se de sarcasmo para a sua elaboração, uma vez que os personagens retratados com siringas nas mãos, estão contaminados.
d) Nada se sabe sobre os planos do “personagem coronavírus”.
QUESTÃO 5 – É possível inferir da charge acima que:
a) Sem prejuízo da correção gramatical da fala do personagem, we’re poderia ser substituído por were.
b) O termo let’s pode ser substituído por let us sem prejuízo ao sentido da frase.
c) Its se trata de um pronome possessivo da língua inglesa.
d) Wipe out não exprimi a ideia de extinção.
ATIVIDADE DE FÍSICA
PROFESSOR: ELIAS GONÇALVES
O ALUNO DO 1º ANO C NESTA AULA DEVERÁ:
1) Assistir aos vídeos sobre Movimento Uniformemente Variado clicando nos links abaixo:
Movimento Uniformemente Variado (Teoria e Exemplos)
3) Fazer os exercícios propostos 5 e 9 da página 51, exercícios propostos 13 e 14 da página 56 e exercícios 19 e 20 da página 59 do livro.
Obs.: Posteriormente as atividades serão cobradas e valerão notas.
ATIVIDADE DE QUÍMICA
PROFESSORA: PAULA
Deixar no caderno, quando voltarmos darei o visto.
Atividade de Química-1 Ano
1)Das opções de mistura abaixo,qual delas é heterogênea?
a)gelo c)água e álcool
b)salmoura d)água e óleo
2)Quantas fases e substâncias temos,respectivamente, na mistura:água +sal+gelo+óleo+areia?
a)3 fases e 4 substâncias
b)4 fases e 4 substâncias
c)5 fases e 4 substâncias
d) 6 fases e 3 substâncias
3) (MACK-SP) Dentre as alternativas a seguir, a única que é uma mistura é:
a) a glicose.
b) o cloreto de sódio.
c) o ar atmosférico.
d) o nitrato de prata.
e) o iodo sólido.
4)A substância simples dos compostos abaixo será:
a)Fe2 c) PbO
b)HCl d)NaCl
CARTÃO ALIMENTAÇÃO!
Segue a lista com o nome dos estudantes que a princípio, receberão o cartão alimentação do Governo do Estado de Pernambuco. Aqueles estudantes que não constam dessa lista, devem aguardar as orientações da Secretaria de Educação de Pernambuco. Em breve publicaremos o dia e local para que você possa receber o seu cartão.
Grata
Equipe Gestora
Série
|
Estudante
|
1C
|
CRISLANE
DA SILVA NASCIMENTO
|
GABRIEL
CARLOS DA SILVA
|
|
JEHNNIFER
NAYARA GOMES BRASIL
|
|
JONATHAS
SANTANA DE ANDRADE
|
|
KAUÃ
SÍLVIO SILVA DE HOLANDA
|
|
RYAN
PABLO DE SANTANA FERREIRA
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ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - DATA: 13/04/2020
PROFESSORA: ANNE VIRGÍNIA
ESCOLA ESTADUAL SÃO JOSÉ
ALUNO(A): SÉRIE 1º ANO C
Teorema de Tales continuação
Assistam a tele aula EDUCA-PE disponível no link abaixo e, em seguida realize a atividade que se encontra em seu livro didático (ATIVIDADE DO LIVRO PÁGINA 249 QUESTÕES 1,2 e 3) e, em seguida envie as respostas para o e-mail: anne_cruzv@hotmail.com
Se puder... SIGA AS RECOMENDAÇÕES E FIQUE EM CASA!
_________________________________________________________________________ATIVIDADE DE GEOGRAFIA
PROFESSORA ADEILDA
Olá meus queridos!
Mediante o conteúdo estudado em nossas aulas, responda a atividade proposta. Você pode responder com a ajuda da anotação ou por meio de outras fontes de pesquisa.
Obs: A atividade deverá ficar registrada e datada no caderno.
ESCOLA SÃO JOSÉ
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA
1-As coordenadas geográficas são conceituadas como um conjunto de linhas imaginárias denominadas paralelos e meridianos que servem para localizar um ponto ou um acidente geográfico na superfície terrestre.
A partir das informações acima, assinale a alternativa correta.
a) O ponto “D” está localizado a 80º de latitude norte e a 140º de longitude leste.
b) O ponto “C” está localizado a 160º de latitude norte e a 30º de longitude oeste.
c) O ponto “A” está localizado a 50º de latitude sul e a 100º de longitude leste.
d) O ponto “B” está localizado a 20º de longitude sul e a 60º de latitude oeste.
2-Analisando o globo terrestre, é certo concluir que:
a) os principais paralelos correspondem às linhas paralelas à linha do Equador e vão de 0° a 180° para o norte e para o sul.
b) os meridianos são semicírculos perpendiculares ao Meridiano de Greenwich, que vão de 0° a 90° para o leste e para o oeste.
c) o Meridiano de Greenwich divide a Terra em dois hemisférios: o ocidental e o boreal.
d) o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico se localizam, ao mesmo tempo, nos hemisférios sul, ocidental e oriental.
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Sociologia - 2ª ATIVIDADE
Professora: Renata Glayce
Ouça a música Problema Social do
cantor Seu Jorge disponível em:
Se eu pudesse eu dava um toque em
meu destino
Não seria um peregrino nesse
imenso mundo cão
Nem o bom menino que vendeu limão
e
Trabalhou na feira pra comprar
seu pão
Não aprendia as maldades que essa
vida tem
Mataria a minha fome sem ter que
roubar ninguém
Juro que nem conhecia a famosa
funabem
Onde foi a minha morada desde os
tempos de neném
É ruim acordar de madrugada pra
vender bala no trem
Se eu pudesse eu tocava em meu
destino
Hoje eu seria alguém
Seria eu um intelectual
Mas como não tive chance de ter
estudado em colégio legal
Muitos me chamam pivete
Mas poucos me deram um apoio
moral
Se eu pudesse eu não seria um
problema social
e eu pudesse eu não seria um
problema social.
Após ouvir a canção responda:
a. Questões sociais como as retratadas na canção acima,
influenciam no comportamento dos indivíduos?
b. Explique a distância social existente entre a burguesia e
a personagem da canção?
________________________________________________________________________
QUÍMICA 3ª ATIVIDADE
PROFESSORA: PAULA FONTES
ATENÇÃO ESTUDANTES!
Pesquisar os modelos atômicos e fazer uma comparação da evolução entre os mesmos.. Em seguida envie suas respostas para o e-mail: frassinettipaula@hotmail.com
EDUCAÇÃO FÍSICA - 2 ª ATIVIDADE
PROFESSOR: ERALDO GOMES
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS – EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO MÉDIO, 1° ANO
Ginástica
PROPOSTA DE ATIVIDADE
PESQUISE E COPIE EM SEU CADERNO “AS MODALIDADES DA GINÁSTICA COM FINS À CONSCIENTIZAÇÃO CORPORAL”, NO RETORNO ÀS AULAS, A ATIVIDADE SERÁ CONFERIDA.
_________________________________________________________________________
BIOLOGIA - 3ª ATIVIDADE
PROFESSORA: ANDREA MELO
Prezados estudantes do 1º Ano!
Como auxílio para o entendimento do assunto abordado e também para a execução das atividades propostas, é necessário que:
- Acessem olink do vídeo sobre (ECOLOGIA) para que possam assisti-lo:https://www.youtube.com/watch?v=CBN9WgeGkTA
- Consultem o Capítulo 5 - páginas : 50 até 60do livro, para responderem as atividades das páginas 61 e 62 - do 1º ao 6º quesito ( BIOLOGIA NOS VESTIBULARES E NO ENEM).
- Para que suas atividades possam ser avaliadas e validadas em termo de notas, solicito que enviem as respostas para o seguinte e-mail : andreamelo376@gmail.com
______________________________________________________________
PROFESSORA: MARIA DE JESUS
Atenção Estudante!
Utilize seu livro didático e faça a leitura das páginas 28 a 30 - Conteúdo: os pré socráticos e realize os exercícios da página 31 (QUESTÕES 1. 2. 3. 4. 5). Além disso, responda também as questões propostas abaixo e envie para o e-mail: jesusfreire2010@hotmail.com até o dia 09.04.2020.
Bons Estudos!
Escola Estadual São José 02/04/2020
Aluno(A)________________________ 1º ano _______
Conteúdo:filósofos pré-socráticos
Atividade de filosofia em quarentena
1.Atente ao texto a seguir sobre a filosofia na história:
A história da filosofia é a exposição crítica e metódica dos principais sistemas e das mais importantes escolas filosóficas. Seguir o pensamento humano nas diferentes fases de seu desenvolvimento através das idades, inventariar os esforços e as tentativas feitas nas diversas épocas, pelas mais poderosas inteligências, para dar uma solução racional e científica às mais altas questões acerca de Deus, do homem e do universo, tal é o seu objeto. Como a história de todas as ciências, também a da filosofia deve ser crítica e metódica.
FRANCA, Leonel. Noções de História da Filosofia, 1990, p. 19. Disponível em: filosofiaefilosofiadaeducacao.blogspot.com
Sobre esse assunto, coloque V nas afirmativas Verdadeiras e F nas Falsas.
( ) Na história da filosofia, os sofistas operaram uma verdadeira revolução espiritual, deslocando o eixo da reflexão filosófica do enfoque sobre aquilo que concerne à vida do homem como membro de uma sociedade para o que concerne à natureza e ao cosmos.
( ) A história da filosofia moderna é a história do desenvolvimento do cartesianismo em seu aspecto de idealismo e de mecanicismo.
( ) A filosofia moderna se caracterizou pela preocupação com as questões do conhecer capazes de produzir a nova ciência, ou seja, recursos que pudessem proporcionar a passagem da especulação metafísica para as explicações experimentais.
( ) Na história da filosofia grega, o período pré-socrático (séc. VII-V a.C.) é aquele em que os filósofos se preocupam quase exclusivamente com os problemas cosmológicos.
( ) Entre as filosofias da Antiguidade Greco-latina e as chamadas filosofias modernas, a transição é a filosofia da Idade Média, na qual o pensamento é dominado pela religião triunfante – o cristianismo, que como todas as religiões, contém um certo número de ideias filosóficas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
a) F, F, V, V, V
b) V, F, V, V, F
c) F, V, V, V, V.
d) V, V, F, F, V.
e) F, F, F, V, V
2.A influência de Sócrates na filosofia grega foi tão marcante que dividiu a sua história em períodos: período pré-socrático, período socrático e período pós-socrático. O período pré-socrático é visto como uma época de formação da filosofia grega, na qual predominavam os problemas cosmológicos. Ele se desenvolveu em cidades da Jônia e da Magna Grécia. Grandes escolas filosóficas surgem nesse período e muitos pensadores se destacam. Entre eles, um jônico, que ficou conhecido como pai da filosofia. Seu nome é:
a) Tales de Mileto
b) Leucipo de Abdera
c) Sócrates de Atenas
d) Parmênides de Eléia
3.A filosofia vai surgir ligada a esses dois tipos de palavras, isto é, à alétheia e à dóxa. Essa ligação é diferenciada, ou seja, não será sempre a mesma nos diferentes períodos da filosofia grega. Assim, na fase inicial, os filósofos procuravam falar nos dois campos: falam como poetas e adivinhos, isto é, no campo da palavra-verdade, e falam como chefes políticos, isto é, no campo da palavra persuasão. A seguir, com os filósofos Pitágoras de Samos e Parmênides de Eléia, afastam a dóxa e fortalecem apenas a alétheia. No entanto, a partir do desenvolvimento da democracia, sobretudo em Atenas, um grupo de filósofos novos, os sofistas, afastam a alétheia e fortalecem exclusivamente a dóxa. Finalmente, com Sócrates e Platão, será feito um esforço gigantesco (decisivo para todo pensamento ocidental) para colocar a alétheia no lugar da dóxa. Será o momento em que a filosofia, em vez de ocupar-se com a origem do mundo e as causas de suas transformações, se interessará exclusivamente pelos homens, pela vida social e política”
(CHAUÍ, M. Introdução à História da Filosofia – Dos pré-socráticos a Aristóteles. Volume I. 1ª ed. – São Paulo: Brasiliense, 1994).
Com base no texto, e em seus conhecimentos sobre o tema, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) e, em seguida, assinale a alternativa correta.
( ) Essas observações sobre a alétheia e a dóxa nos ajudam a compreender por que a filosofia nascente, embora sendo uma cosmologia (isto é, uma explicação racional sobre a origem do mundo e as causas de suas transformações), emprega um vocabulário político e humano para referir-se o cosmos. É que a linguagem disponível para a filosofia é a linguagem da pólis e esta é projetada na explicação da natureza ou do universo.
( ) A palavra dóxa deriva do verbo dokéo, que significa: 1) tomar o partido que se julga o mais adaptado a uma situação; 2) conformar-se a uma norma; 3) escolher e decidir. A dóxa pertence ao vocabulário político da decisão, deliberação e opinião.
( ) Exercício do pensamento e da linguagem, a filosofia nascente não irá diferenciar-se da palavra dos guerreiros e dos políticos, pois não possui uma pretensão específica, deseja apenas argumentar e persuadir.
( ) No pensamento mítico e na organização sociopolítica que antecede o surgimento da pólis, a alétheia possui uma relação intrínseca com os procedimentos oraculares e divinatótios: é a lembrança do que foi contemplado no oráculo e ouvido, ali, dos deuses, que é a verdade, alétheia.
a)( ) F – V – F – V.
b)( ) V – F – V – F.
c)( ) V – V – F – V.
d)( ) V – V – F – F.
e)( ) V – F – F – V.
4. Tales foi o iniciador da reflexão sobre a physis, pois foi o primeiro filósofo a afirmar a existência de um princípio originário e único, causa de todas as coisas que existem, sustentando que esse princípio de tudo é a água. Tudo se origina a partir dela. Essa proposta é importantíssima […] podendo com boa dose de razão ser qualificada como a primeira proposta filosófica daquilo que se costuma chamar de começo da formação do universo.
REALE, Giovanni. História da filosofia. São Paulo: Loyola, 1990.
A passagem do mito à filosofia iniciou-se com os pré-socráticos. O primeiro deles foi Tales de Mileto, que iniciou o estudo da cosmologia. A cosmologia é definida como:
a) A investigação racional do agir humano
b) A investigação acerca da origem e da ordem do mundo
c) O estudo do belo na arte
d) O estudo do estado civil e natural e seu ordenamento jurídico
_____________________________________________________________HISTÓRIA - 2ª ATIVIDADE
PROFESSOR: LUIZ ANTÔNIO
Mesopotâmia 1
Mesopotâmia 2
Mesopotâmia 3
Mesopotâmia 4
Assistam as aulas acima, leiam o capítulo referente à Mesopotâmia em seu livro de história e responda:
1) Quem foi e por que se tornaram importantes?
Gudea:
Sargão:
Assurbanipal:
Hamurabi:
2) Qual a importância do Tigre e do Eufrates para a Mesopotâmia?
3) O que era um Zigurate e pra que eles serviam?
4) Por que as cidades da Mesopotâmia eram Muradas?
Se tiver curiosidade:
trechos da Epopeia de Gilgamesh
Código de Hamurabi
_________________________________________________________________________
Língua Inglesa - 2ª Atividade
Professora: Luciene Santos
PESSOAL!
1. Atividade correspondente a 2 aulas;
2. Período: 01/04/2020 a 08/04/2020;
3. Encaminhe apenas as repostas de forma organizada correspondente a cada numeral (professora.lucienesantos@gmail.com);
4. Sempre retorne ao seu e-mail para ver as minhas considerações;
5. Informe o seu whatsapp para mim, para aqueles que ainda não informou;
ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA DIA 01/04/2020
PROFESSOR: EDIVAN BERNARDO
Caros alunos e alunas seguem orientações de leituras, vídeos do you tube e resoluções de atividades do livro para obtenção de notas. Observação perguntas com respostas no caderno.
Qualquer dúvida entrar em contato watzap 9 9390-7255 ou email edivanber32@gmail.com
LÍNGUA E LINGUAGEM: VARIEDADES LINGUÍSTICAS
Assistam o vídeo no you tube , https://youtu.be/OWkrebsp8Ng Variação linguística e responda as atividades propostos abaixo:
A ortografia, uma convenção......................................52
A norma-padrão ........................................................53
Resolução de atividades .....................................54 e 55
Assistam o vídeo no you tube.
https://youtu.be/BydAbdmMsAw Prosa e Poema
PRODUÇÃO DE TEXTO: O POEMA ..............................56
Verso .........................................................................56
Estrofe ......................................................................56
Resolução de atividades.............................................60
Bons Estudos!
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MATEMÁTICA
Atenção Estudantes!
Em função da suspensão das aulas ocasionadas pela Pandemia e, de acordo com o que vínhamos estudando, resolva as seguintes questões, constante no link: https://drive.google.com/open?id=1Bmm38PuIt-Fks69vZA435jCID0wft7Rk
Em seguida envie as respostas para o e-mail: anne_cruzv@hotmail.com
Se puder... SIGA AS RECOMENDAÇÕES E FIQUE EM CASA!
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QUÍMICA 2ª ATIVIDADE
PROFESSORA: PAULA FONTES
ATENÇÃO ESTUDANTES!
Com base na leitura do conteúdo abaixo, resolvam as seguintes questões sobre: SUBSTÂNCIAS E MISTURAS. Em seguida envie suas respostas para o email: frassinettipaula@hotmail.com
Substâncias e Misturas
A matéria pode ser uma SUBSTÂNCIA PURA ou uma MISTURA.
SUBSTÂNCIA PURA As substâncias puras podem ser classificadas em: SIMPLES e COMPOSTA.
-As substâncias compostas são constituídas por elementos químicos diferentes. Ex: H2O,CO2 e NH3.
-As substâncias simples apresentam um único elemento químico. Ex: H2,Fe2,O3
MISTURAS
Se a matéria for constituída por mais de um tipo de molécula teremos uma mistura. As misturas podem ser classificadas em HOMOGÊNEAS e HETEROGÊNEAS.
A mistura que possui apenas um único aspecto é denominada de homogênea.
Exemplos: Misturas homogêneas: água + álcool ; álcool + gasolina sal + água; oxigênio + hidrogênio.
A mistura que tiver mais de um aspecto será heterogênea.
Misturas heterogêneas: óleo + água ; gasolina + água.
Cada aspecto visível em uma mistura é denominado de FASE.
1- a mistura “água + óleo” possui duas fases, portanto, é mistura bifásica.
2- a mistura “ água + limalha de ferro + sal + pó de serra “ possui três fases então, será uma mistura trifásica.
EXERCÍCIO
01) Representa uma mistura heterogênea o sistema:
a) gasolina e água.
b) álcool e água.
c) gasolina e álcool.
d) água e sal de cozinha.
e) açúcar e água.
02) O que é uma mistura homogênea? Exemplifique.
03)Quais são os tipos de substância pura?
04) Representa uma mistura homogênea e uma substância simples o grupo:
a) água + sal e H2.
b) água + óleo e NaCl.
c) ar atmosférico e H2O.
d) água + álcool e H2O.
e) água + gasolina e H2.
05) Relacione corretamente as colunas a seguir:
Coluna I:
a) Mistura líquida homogênea constituída por duas substâncias.
b) Mistura bifásica formada por três substâncias.
c) Mistura trifásica formada por duas substâncias.
d) Solução líquida.
e) Mistura homogênea constituída por três substâncias.
Coluna I:
I. água + álcool + areia
II. vapor de água + gás carbônico + gás oxigênio
III. sal + água
IV. água + areia + gelo
V.Álcool hidratado
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ATIVIDADE DE BIOLOGIA
PROFESSORA: ANDREA MELO
ESTUDOS EM BIOLOGIA (2ª ETAPA)
Prezados estudantes do 1º Ano, como auxílio para o entendimento do assunto abordado e também para a execução das atividades propostas, é necessário que:
- Acessem o link do vídeo para que possam assisti-lo
*No mesmo link vejam os vídeos sobre: RELAÇÕES ECOLÓGICAS e tambémsobre CADEIA ALIMENTAR
- Para que suas atividades possam ser avaliadas e validadas em termo de notas, solicito que enviem as respostas para o seguinte e-mail : andreamelo376@gmail.com
RELAÇÕES ECOLÓGICAS
Relações ecológicas -Quando seres de espécies diferentes dividem um mesmo espaço (Ecossistema)Dependendo da relação os indivíduos envolvidos podem ser:
- Beneficiados = relação harmônica.
- Prejudicados = relação desarmônica.
Relação harmônica - Os seres envolvidos não sofrem prejuízos, todos os indivíduos são beneficiados.
As relações harmônicas podem ser:
·MUTUALISMO – relação de dependência – bactérias no intestino humano, liquens, protozoários no cupim.
·PROTOCOOPERAÇÃO– indivíduos vivem separados e dividem alimento, proteção – crocodilo e pássaro-palito, bernardo – eremita e anêmona do mar
·SOCIEDADE – seres da mesma espécie com divisão de trabalho – abelhas, vespas, cupins e formigas
·COLÔNIA- seres que vivem juntos fisicamente – recifes de corais
·INQUILINISMO – ser vivo usa outro como moradia – pepino-do-mar e peixe – agulha, peixe-palhaço e anêmona do mar ( EPIFITISMO – plantas – bromélias )
·COMENSALISMO– seres que se alimentam dos restos alimentares de outro – hiena, tubarão e rêmora.
Relação desarmônica- Sempre uma das espécies é prejudicada.
As relações desarmônicas podem ser:
·PARASITISMO – ser que vive às custas de outro parasitando
- ECTOPARASITA – (fora) – carrapato, pulga
- ENDOPARASITA – (dentro) – berne, solitária, lombriga
·PREDATISMO – ser vivo que mata outro para ter alimento – leão, sapo, onça
·CANIBALISMO – ser vivo que se alimenta da mesma espécie – fêmea do louva-deus, aranha viúva-negra
·COMPETIÇÃO– seres da mesma espécie competem por comida, espaço – plantas, animais, humanos
Estratégias de sobrevivência
*CAMUFLAGEM – confundir com o ambiente em que vivem – ajuda a se esconder do predador
* MIMETISMO – imitar outras espécies – geralmente maior, venenoso ou ameaçador
SEGUE A ATIVIDADE LOGO ABAIXO
ESCOLA SÃO JOSÉ
ALUNO(A): _______________________________
SÉRIE:1º ANO TURMA: ___ DATA:___ /___ / __
ATIVIDADE SOBRE RELAÇÕES ECOLÓGICAS
1) As formigas-saúvas levam folhas para dentro de seu ninho, um conjunto de galerias no solo. As folhas são agrupadas e nelas crescem fungos, que são alimentos das saúvas. Não se trata de qualquer fungo: é um tipo especial, que foi levado pela formiga rainha, a fundadora da colônia.
A relação ecológica descrita é:
A relação ecológica descrita é:
A) comensalismo
B) mutualismo
C) parasitismo
D) inquilinismo
2) Nas florestas brasileiras, são comuns as plantas epífitas (bromélias, orquídeas e samambaias), que vivem sobre troncos de árvores, sem danificá-las. A relação ecológica descritas entre as bromélias e as árvores é do tipo:
A) inquilinismo
B) mutualismo
C) competição
D) comensalismo
3) Os macacos vermelhos do Quênia apresentam tempo de vida em torno de 4 a 5 anos no ambiente natural e podem viver até 20 anos em cativeiro.
Uma possível explicação para este fato poderia ser a ausência, em cativeiro, de uma das relações ecológicas abaixo relacionadas. Assinale a relação ecológica cuja ausência em cativeiro pode explicar corretamente este fato:
A) Predatismo.
B) Inquilinismo.
C) Mutualismo.
D) Simbiose.
4) Uma determinada bactéria vive dentro das células de pulgões, insetos que retiram seiva elaborada das plantas. O genoma do pulgão supre algumas funções da bactéria e esta sintetiza substâncias que são utilizadas no metabolismo do inseto. A relação pulgão/planta e a relação pulgão/bactéria, contidas no trecho acima, são, respectivamente,
A) parasitismo e mutualismo.
B) parasitismo e comensalismo.
C) comensalismo e mutualismo.
D) comensalismo e inquilinismo.
5) Em uma determinada relação entre seres vivos, um pequeno crustáceo devora a língua de um peixe e fica posicionado estrategicamente no lugar dela para comer a maior parte do alimento que o peixe põe na boca. Este tipo de relação pode ser caracterizado como:
A) Inquilinismo B) Predatismo
C) Comensalismo D) Parasitismo
6) Existem certas espécies de árvores que produzem substâncias que, dissolvidas pela água das chuvas e levadas até o solo, vão dificultar muito o crescimento de outras espécies vegetais, ou até mesmo matar as sementes que tentam germinar. Esse tipo de comportamento caracteriza o:
A) mutualismo. B) comensalismo.
C) saprofitismo. D) amensalismo.
7) No intervalo da aula de Biologia, um aluno contou a seguinte piada: Dois cervos conversavam e passeavam pela mata quando um deles gritou: - Uma onça!!! Vamos correr!!! Ao que o outro respondeu: - Não adianta correr, ela é mais veloz que qualquer um de nós. - Eu sei. Mas a mim basta ser mais veloz que você. O diálogo entre os cervos exemplifica um caso de
A) competição interespecífica. B) competição intraespecífica.
C) seleção natural. D) irradiação adaptativa.
8) Uma determinada bactéria vive dentro das células de pulgões, insetos que retiram seiva elaborada das plantas. O genoma do pulgão supre algumas funções da bactéria e esta sintetiza substâncias que são utilizadas no metabolismo do inseto. A relação pulgão/planta e a relação pulgão/bactéria, contidas no trecho acima, são, respectivamente,
A) parasitismo e mutualismo.
B) parasitismo e comensalismo.
C) comensalismo e mutualismo.
D) comensalismo e inquilinismo.
9) Algumas espécies de formigas acariciam pequenos insetos sugadores de seiva, chamados afídios, com suas patas. Os afídios secretam, então, gotas de seiva parcialmente digerida, usada como fonte de açúcar pelas formigas. Em contrapartida, as formigas protegem os afídios contra predadores, pois os afídios ingerem mais açúcar do que podem utilizar.
Essa relação é classificada como:
A) Predatismo B) Comensalismo
C) Parasitismo D) Mutualismo
______________________________________________________________________ATIVIDADE DE BIOLOGIA
PROFESSORA: ANDREA MELO
CONTEÚDO: ECOLOGIA
Prezados estudantes do 1º Ano!
Como auxílio para o entendimento do assunto abordado e também para a execução das atividades propostas, é necessário que:
- Leiam o texto contido aqui no material de Biologia (O QUE A ECOLOGIA ESTUDA)
- Acessem o link do vídeo para que possam assisti-lo
- Para que suas atividades possam ser avaliadas e validadas, solicito que enviem as respostas para o seguinte e-mail : andreamelo376@gmail.com
O QUE A ECOLOGIA ESTUDA
Ecologia – é a ciência que estuda os seres vivos e suas relações com o ambiente em que vivem.
TERMOS IMPORTANTES EM ECOLOGIA:
Hábitat: lugar onde vive uma espécie, ou seja, é o endereço de uma espécie.
Ex: onças, macacos e capivaras vivem em florestas e campos.
Nicho ecológico: é o modo de vida de uma espécie na natureza, ou seja, seu modo de reprodução, tipo de alimentação, etc. Ex: a zebra come ervas rasteiras, enquanto que a girafa come folhas das árvores, logo a zebra e a girafa apresentam nichos ecológicos diferentes.
Espécie: conjunto de indivíduos semelhantes que são capazes de cruzar entre si e gerar filhos férteis. Ex: espécie de tubarão
População: conjunto de indivíduos da mesma espécie que ocupam uma determinada área. Ex: todos os ursos polares do pólo Ártico.
Comunidade: conjunto de populações de espécies diferentes. Ex: as espécies que vivem numa lagoa formam uma comunidade.
Ecossistema: conjunto dos seres vivos (ou fatores bióticos) e a parte não viva (ou fatores abióticos – Ex: água, luz, temperatura, calor, luminosidade, umidade, etc).
Ex: todos os seres vivos de uma lagoa juntamente com a água e o calor que aquece a lagoa forma um ecossistema.
Biosfera: parte do planeta Terra em que é possível existir vida, ou seja, é a união de todos os ecossistemas da Terra.
Cadeia Alimentar – seqüência de seres vivos onde um se alimenta do outro
Ex: plantas do aquáticas → caramujo → lambari → peixe maior → aves da margem
Componentes da cadeia alimentar:
a) Produtores – seres capazes de produzir seu próprio alimento e são também chamados de autótrofos. Ex: plantas.
b) Consumidores – seres que não são capazes de produzir seu próprio alimento
(e são chamados de heterótrofos), precisam se alimentar de outros seres.
• Consumidor primário: alimenta-se de plantas, são chamados de herbívoros. Ex: boi.
• Consumidor secundário: alimenta-se do consumidor primário, são chamados de carnívoros. Ex: onça.
• Consumidor terciário: alimenta-se do consumidor secundário. OBS: O homem é chamado de onívoro, pois se alimenta de plantas e animais.
c) Decompositores – são seres que degradam a matéria orgânica, ou seja, se alimentam de restos de plantas e animais mortos; são importantes porque devolvem os nutrientes para o solo. Ex: fungos e bactérias.
Nível trófico é a posição que um ser vivo ocupa na cadeia alimentar.
Ex: Os produtores sempre ocupam o 1o nível trófico.
Teia Alimentar – união de várias cadeias alimentares.
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COMPONENTE CURRICULAR LÍNGUA PORTUGUESA - LITERATURA/PRODUÇÃO TEXTUAL
Professor: Edivan Bernardo
Caros alunos e alunas seguem orientações de leituras e resoluções de atividades do livro para serem realizadas em função da suspensão das aulas por conta da Pandemia que estamos vivendo.
Observação: Perguntas com respostas no caderno para serem apresentadas ao professor na volta as aulas.
Qualquer dúvida entrar em contato
watzap 9 9390-7255 ou email : edivanber32@gmail.com
LÍNGUA E LINGUAGEM: VARIEDADES LINGUÍSTICAS ...................48
Foco no texto: “Vozes da seca”, de Luís Gonzaga e Zé Dantas......48
Reflexões sobre a língua ................................................................50
Uma variedade é melhor que outra? .............................................51
Tipos de variação ...................................51
Bons Estudos!
E Continue seguindo as Orientações. FIQUE EM CASA!
Cuide da sua higiene pessoal
Nossas posturas determinarão os rumos dessa Pandemia!!!!
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ATIVIDADE DE HISTÓRIA
PROFESSOR: LUIZ ANTÔNIO
PRÉ HISTÓRIA
1° ano
Assista a vídeo aula do link abaixo.
Se quiser saber mais sobre a Evolução Humana assista ao documentário Homo Futurus.
Atividade:
Elabore/Sintetize em até 10 cards/slides um resumo da vídeo aula.
E CONTINUE SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES. FIQUE EM CASA!
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ATIVIDADE DE LÍNGUA INGLESA
PROFESSORA: LUCIENE SANTOS
Queridos(as) estudantes:
Ø Esta
atividade deverá ser respondida durante a passagem da música que segue;
Ø Sejam
sinceros quanto ao preenchimento e logo em seguida poderão consultar quaisquer
fontes de pesquisa;
1.
Seguem as palavras para
completar a música. Ao todo são 10 espaços, indicando o quantitativo de vezes
que elas aparecerão.
HANDS
(1) – EVERY TIME (2) – MORE TIME (2) – BEFORE (4) - GOD (1)
Dance
Monkey
Tones
And I
Take your hand, my dear,
and place them both in mine
You know you stopped me
dead when I was passing by
And now I beg to see you
dance just one more time
Ooh, I see you, see you,
see you __________
And oh my, I, I, I, I like
your style
You, you make me, make me,
make me wanna cry
And now I beg to see you
dance just one ________
So I say
Dance for me, dance for me,
dance for me, oh, oh, oh
I've never seen anybody do
the things you do _______
They say
Move for me, move for me,
move for me, ay-ay-ay
And when you’re done I'll
make you do it all again
I said: Oh my God, I see
you walking by
Take my ________, my dear,
and look me in my eyes
Just like a monkey, I've
been dancing my whole life
And you just beg to see me
dance just one more time
Ooh, I see you, see you,
see you _____________
And I, I, I, I like your
style
You, you make me, make me,
make me wanna cry
And now I beg to see you
dance just one ____________
So they say
Dance for me, dance for me,
dance for me, oh, oh, oh
I’ve never seen anybody do
the things you do before
They say
Move for me, move for me,
move for me, ay-ay-ay
And when you're done I'll
make you do it all again
They say
Dance for me, dance for me,
dance for me, oh ohoh, oh-oh, oh-oh
I've never seen anybody do
the things you do _____________
They say
Move for me, move for me,
move for me, ay-ay-ay
And when you're done I'll
make you do it all again
Ooh, ooh, ooh, ooh, ooh
(Do it all again, do it all
again, do it all again)
Oh-oh, oh-oh, oh
Ooh, ooh, ooh, ooh, ooh-ooh
(Do it all again, do it all
again, do it all again)
Ooh, ah-ah, ah-ah
They say
Dance for me, dance for me,
dance for me, oh ohoh
I've never seen anybody do
the things you do __________
They say
Move for me, move for me,
move for me, ay-ay-ay
And when you're done I’ll
make you do it all again
They say
Dance for me, dance for me,
dance for me, oh ohoh, oh-oh, oh-oh
I’ve never seen anybody do
the things you do ________
They say
Move for me, move for me,
move for me, ay-ay-ay
And when you're done I’ll
make you do it all again
Allagain
2- Escreva 10 verbos contidos na música com sua
respectiva tradução.
3- Responda
de acordo com o texto:
A) Há uma ação que a pessoa do texto solicita para que
sempre faça repetidas vezes. Que é essa ação
B)Que
significado está por trás da música sobre o relacionamento entre ela e seu
público ?
C)Transcreva 2 passagens da música que são várias
vezes repetidas e diga qual foi o objetivo?
D)Qual é
o ritmo dessa música?
E)A
gravadora convidou um artista pernambucano para fazer uma versão oficial em
ritmo de brega funk. Quem é o DJ?
Sobre a artista:
A)Qual é a sua nacionalidade?
B)Quais
temas ela aborda em suas músicas?
ATENÇÃO!
Atividade correspondente
a esta semana (23 a 27/03/2020).
Data final para o envio : 01/04/2020
Encaminhe as respostas com seu nome e turma para o meu email:
__________________________________________________________________
ATIVIDADE DE FÍSICA
PROFESSOR: ELIAS GONÇALVES
NESTA AULA O ALUNO DEVERÁ:
1) ASSISTIR AOS VÍDEOS CLICANDO:
:
_________________________________________________________________Aula 01 - Movimento Uniforme - Conceitos Iniciais
Física - Cinemática Escalar - Aula 3 - M.U. - Gráficos
2) FAZER A LEITURA NO LIVRO DIDÁTICO DA PÁGINA 41 a 46
3) FAZER NO CADERNO OS EXERCÍCIOS PROPOSTOS DA PÁGINA 44 DO 1 AO 5 e OS EXERCÍCIOS PROPOSTOS DA PÁGINA 46 DO 9 AO 13..
OBS.: POSTERIORMENTE OU NA VOLTA AS AULAS AS ATIVIDADES SERÃO COBRADAS PARA NOTA
ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA
Profª Renata Glayce
Clique no link a seguir, assista ao vídeo que trata da Consolidação da Sociedade Global: https://www.youtube.com/watch?v=Ju5mnuG4KH8
Responda em seu caderno as seguintes questões:
1- Quais foram os antecedentes históricos à globalização?
2- Quais os contrastes da globalização? E como atinge a nossa vida, nos aspectos econômicos, políticos, sociais e culturais?
3- O processo de globalização está sendo bom ou ruim para a maioria das pessoas no planeta? Justifique sua resposta.
4- Cite 3 aspectos positivos e 3 aspectos negativos da globalização em sua vida.
5- O que você entendeu sobre a formação da cultura brasileira x globalização?
6- Quais as implicações ambientais da globalização?
IMPORTANTE LEMBRAR! FIQUE EM CASA. NOSSAS POSTURAS DETERMINARÃO OS RUMOS DESSA PANDEMIA.
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ATIVIDADE DE QUÍMICA
PROFESSORA: PAULA FONTES
Pesquisem e realizem uma leitura sobre número de massa e número atômico em alguns sites, em seguida responda a atividade:
Enviar as respostas para o email: frassinettipaula@hotmail.com até o dia 31.03.2020
Escola São Jose
Aluno(a):
Serie: 1 ano
Prof:Paula Fontes
Atividade de Química
1) Indique o número de prótons, nêutrons e elétrons que existem, respectivamente, no átomo de mercúrio 80200Hg:
a) 80, 80, 200.
b) 80, 200, 80.
c) 80, 120, 80.
d) 200, 120, 200.
e) 200, 120, 80.
2) Um íon de certo elemento químico, de número de massa 85, apresenta 36 elétrons e carga +1. Qual é o número atômico desse íon?
a) 35.
b) 36.
c) 37.
d) 49.
e) 85.
3)Complete a tabela:
Nº Atômico(Z)
|
Nº de Massa(A)
|
Nº de prótons
|
Nº de elétrons
|
Nº de nêutrons
| |
20Ca41
|
21
| ||||
18Ar
|
40
| ||||
17Cl
|
18
| ||||
Fe56
|
26
|
4) Qual o número de prótons, nêutrons e elétrons do íon Br -, sabendo que o número atômico do bromo é 35 e o número de massa é 80?
5) Analise cada uma das afirmativas seguintes e verifique se é verdadeira (V) ou falsa (F).
a) a massa de um próton é maior que a de um elétron. ( )
b) a massa de um átomo está principalmente na eletrosfera. ( )
c) Z é o número de massa de um elemento. ( )
d) Z é o número de cargas positivas do núcleo. ( )
e) a carga elétrica de um próton é positiva e a de um elétron é negativa. ( )
6) (MACK) Indique a alternativa que completa corretamente as lacunas do seguinte período: “Um elemento químico é representado pelo seu ___________, é identificado pelo número de __________ e pode apresentar diferente número de __________ .”a) nome – prótons – nêutrons.
b) nome – elétrons – nêutrons.
c) símbolo – elétrons – nêutrons.
d) símbolo – prótons – nêutrons.
e) símbolo – – elétrons – nêutrons.
7)Identifique em cátion ou ânions os átomos a seguir:
a) Ca+2 c)F-1
b)O-2 d)Na+1
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1ª semana da quarentena
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUASTECNOLOGIAS – EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO MÉDIO, 1° ANO
Ginástica: Ginásticas Localizadas, confrontando-a com as atividades das Ginásticas Aeróbicas
O QUE É A GINÁSTICA LOCALIZADA
A ginástica localizada são exercícios que utilizam de movimentos repetitivos e focados em determinados grupos musculares, cada seção de repetição deve ser separada por uma pausa para o descanso dos músculos.
Além da definição dos músculos a ginástica localizada proporciona um bom condicionamento físico, força, flexibilidade e resistência e melhora o sistema respiratório e a coordenação motora.
Na ginástica localizada são usados vários equipamentos como os alteres pesos de perna e bastões para aumentar o trabalho muscular realizado nas aulas, os alteres, são usados normalmente para realizar os exercícios para os braços, ombros, peito e costas os bastões e pesos são para trabalhar as pernas, panturrilha e glúteos.
EXERCÍCIOS DA GINÁSTICA LOCALIZADA
A ginástica localizada possui uma série de exercícios que envolvem músculos específicos do corpo, mas antes do iniciar os exercícios é preciso realizar alongamento para preparar e aquecer os músculos e depois do treino para relaxar e evitar dores. Os exercícios são divididos em dois grupos, membros superiores e membros inferiores, realizando os exercícios por meio de séries.
As séries possuem repetições e intervalos de 40 a 60 segundos. Primeiro são trabalhados os membros superiores começando pelos tríceps e seguindo com bíceps, ombros, peitoral e costas. São trabalhados também os músculos abdominais depois os membros inferiores que são as coxas, glúteos e panturrilha.
São usados pesos durante a ginástica localizada, porém a quantidade vai depender de cada pessoa e do seu condicionamento físico. É normal começar com pouco peso e depois ir aumentando aos poucos, conforme for avançando.
BENEFÍCIOS DA GINÁSTICA LOCALIZADA
1. Melhora da postura: por possuir um grande acervo de exercícios, a ginástica localizada treina o corpo todo de forma equilibrada, contribuindo para uma melhor postura.
2. Ajuda no aumento e/ou preservação da massa muscular: a ginástica localizada é uma boa pedida, seja para ganhar massa ou manter a que você já possui, o que traz vantagens não só do ponto de vista estético, mas também para a saúde de uma forma geral.
3. Melhora das habilidades psicomotoras: com exercícios variados, a ginástica localizada pode contribuir para a melhora da agilidade, do equilíbrio e da coordenação.
4. Prevenção a possíveis lesões: quando feita de forma correta e frequentemente, a ginástica localizada ajuda a reduzir e amortecer possíveis lesões do cotidiano, já que os músculos ficam mais fortes e protegem tendões e ligamentos.
5. Melhora do condicionamento físico e da qualidade de vida: como outras atividades físicas, a ginástica localizada tira a pessoa do sedentarismo e proporciona melhor condicionamento, não só para a pessoa se exercitar, mas para realizar todas as suas atividades do dia a dia. Tudo isso proporciona ainda uma melhor qualidade de vida.
6. Ajuda no emagrecimento: como outras atividades, a ginástica localizada é uma boa aliada no processo de emagrecimento. Ela proporciona fortalecimento dos músculos e, assim, maior perda de gordura, além de ajudar a modelar o corpo e auxiliam o sistema cardiorrespiratório.
QUALIDADES FÍSICAS EMPREGADAS
Atualmente, com as novas técnicas de aula influenciadas principalmente pela musculação, as qualidades físicas que podem ser desenvolvidas com a Ginástica Localizada são:
Resistência muscular localizada
Resistência ao lactato
Aumento da capacidade cardiorrespiratória
Força
Hipertrofia muscular
Flexibilidade
Resistência ao lactato
Aumento da capacidade cardiorrespiratória
Força
Hipertrofia muscular
Flexibilidade
A característica física trabalhada está diretamente ligada ao objetivo específico da aula.
DIVISÃO DE UMA AULA DE GINÁSTICA LOCALIZADA
Atualmente, a divisão, mais utilizada em uma sessão de Ginástica Localizada é:
AQUECIMENTO
PARTE PRINCIPAL
EXERCÍCIOS DE SOLO
RELAXAMENTO E VOLTA À CALMA
PARTE PRINCIPAL
EXERCÍCIOS DE SOLO
RELAXAMENTO E VOLTA À CALMA
AQUECIMENTO
Têm duração de Aproximadamente 10 minutos. É composto por exercícios de pré-aquecimento musculares de baixa intensidade e alongamentos. Os movimentos devem ser feitos de maneira suave e pouca amplitude, visando uma adaptação músculo-articular e orgânica, preparando-se para elevação gradual da frequência cardíaca e do esforço muscular. Deve ser direcionado aos grupamentos de maior exigência durante a sessão de treinamento. O aumento metabólico deve ser lento e gradual.
PARTE PRINCIPAL
É a parte mais importante da aula, onde serão trabalhados os grandes grupos musculares. Têm duração de aproximadamente entre 30 e 40 minutos e caracteriza-se pela alta intensidade e aumento significativo dos parâmetros fisiológicos. Utiliza implementos como halteres, caneleiras e barras para exercitar os grandes grupos musculares, tais como Membros inferiores, Membros superiores e Tórax.
EXERCÍCIOS DE SOLO
São caracteristicamente exercícios para o Abdômen, Glúteos e Adutores. São utilizadas normalmente sobrecargas como caneleiras para aumentar a intensidade do esforço e têm em média 15 a 20 minutos.
RELAXAMENTO E VOLTA À CALMA
São exercícios de alongamento de leve intensidade e baixa amplitude articular, também conhecida como parte regenerativa da aula. Têm em média 5 a 10 minutos e deve obedecer a uma desaceleração gradual dos parâmetros fisiológicos, tais como a frequência cardíaca. Nesta parte da aula você deverá proporcionar ao aluno uma recuperação lenta e gradual, reduzindo assim o grau de excitação proporcionado pela parte principal da aula.
MATERIAL UTILIZADO NAS AULAS
Atualmente existe uma gama de materiais que auxiliam no desempenho do trabalho numa aula de Ginástica Localizada. A criatividade do profissional poderá muito ajudar na elaboração de rotinas que proporcionarão um excelente resultado, tanto estético como fisiológico. Dentre estes materiais estão:
Halteres
Barras com anilhas
Caneleiras
Elásticos
Steps
Barras fixas e paralelas
Colchonetes
Barras com anilhas
Caneleiras
Elásticos
Steps
Barras fixas e paralelas
Colchonetes
EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO (DEIXE NO SEU CADERNO)
1º) O que é a ginástica localizada?
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2º) Quais os 6 principais benefícios da ginástica localizada?
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3º) Quais as qualidades físicas desenvolvidas na ginástica localizada?
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4º) Em que partes geralmente se divide atualmente uma aula de ginástica localizada?
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5º) Quais os principais materiais utilizados nas aulas de ginástica localizada?
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