ARTES 24/04/2020
PROFESSORA: JOSENILDA VICENTE
O significado das cores. Para acessar clique no link abaixo
Após a leitura deste artigo, faça um desenho da bandeira
brasileira pinte-a e indique o significado das cores ,
# NÃO PERCA O FOCO!
#FIQUEM EM CASA!
_______________________________________________________________
EDUCAÇÃO FÍSICA - 22.04.2020
PROFESSOR: ERALDO GOMES
https://drive.google.com/open?id=1aOzvzDkBcI3xlaVR9wV600Qd-hZ0xcMt
______________________________________________________________________
LÍNGUA INGLESA - 21.04.2020
PROFESSOR: AFONSO TRAVASSOS
Atenção Estudante!
Responda a atividade e em seguida envie
para o email: afonso.tqx@gmail.com
NOME:____________________________________
8ANO:_______
Adjetivos (
continuação)
Semana passada vimos
os Adjectives. Vamos continuar e enriquecer o nosso
vocabulário?
Copie a tabela em seu
caderno:
ADJETIVO OPPOSITES(
ANTÔNIMO)
Tall – (alto)........................Short
– (baixo)
Big – (grande)...................Small – (pequeno)
Rich – (rico)......................Poor – (pobre)
Long – (longo)..................Short – (curto)
Fat – (gordo).....................Thin – (magro)
Old – (velho).....................New – (novo -coisas)
Old – (velho).....................Young – (jovens - pessoas)
Good – (bom) ...................Bad – (mau)
Dirty – (sujo)......................Clean – (limpo)
Beautiful–(bonito)..............Ugly – (feio)
Wrong – (errado)................Right – (certo)
Cheap – (barato)................Expensive – (caro)
Big – (grande)...................Small – (pequeno)
Rich – (rico)......................Poor – (pobre)
Long – (longo)..................Short – (curto)
Fat – (gordo).....................Thin – (magro)
Old – (velho).....................New – (novo -coisas)
Old – (velho).....................Young – (jovens - pessoas)
Good – (bom) ...................Bad – (mau)
Dirty – (sujo)......................Clean – (limpo)
Beautiful–(bonito)..............Ugly – (feio)
Wrong – (errado)................Right – (certo)
Cheap – (barato)................Expensive – (caro)
1) Escolha e assinale a
tradução mais adequada para os termos em negrito.
A. Ela é muito legal.
( ). Nice
( ). Legal
( ). Fine
B. O tempo está limpo.
( ). Raining
( ). Clean
( ). Cloudy
C. Está barato. Não está caro.
A. Ela é muito legal.
( ). Nice
( ). Legal
( ). Fine
B. O tempo está limpo.
( ). Raining
( ). Clean
( ). Cloudy
C. Está barato. Não está caro.
( ). Cheap / cost
( ). Cheap / Low
( ). Cheap / expensive
( ). Cheap / Low
( ). Cheap / expensive
SIGA O EXEMPLO
A) My friend is very short: My
friend is very tall
(Meu amigo é
muito pequeno: Meu amigo é muito alto.)
B) I am poor. :
(Eu sou
pobre:____________________________________)
C) Your friend is fat
(Seu amigo é gordo: _________________________________)
D) Your car is very dirty:
(Seu caro está
muito sujo:_____________________________)
E) My car is cheap:
(Meu carro é barato:_________________________________)
_______________________________________________________________
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 20/04/2020
PROFESSOR: ELIAS GONÇALVES
Nesta aula vamos estudar: Associação de uma equação linear de
1º grau a uma reta no plano cartesiano.
O Estudante deve assistir aos vídeos clicando nos links abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=rLuCrvVfITk&feature=youtu.be
https://www.youtube.com/watch?v=zoAI2f-JouA&feature=youtu.be
Em seguida:
Fazer a leitura no livro didático da página 148 a página 150.
Fazer as atividades de 1, 4 e 5 da página 149 e atividades 1 e 2 da página 150.
Obs.: Posteriormente as atividades serão cobradas e valerão notas.
_________________________________________________________________________________
ATENÇÃO SENHORES PAIS!
HORÁRIO PARA A ENTREGA DOS CARTÕES ALIMENTAÇÃO.
Nos dias 22/04 e 23/04 acontecerá a entrega dos Cartões/Alimentação para os pais e/ou responsáveis os alunos identificados na relação nominal postada anteriormente, de acordo com os horário descritos a abaixo
Solicitamos também que não leve acompanhante e compareça com sua máscara de proteção.
SE PROTEJA E NOS PROTEJA! um abraço
GRATA
EQUIPE GESTORA
GRATA
EQUIPE GESTORA
22/04
Manhã
08:00 às 09:30 h EJA eTravessia
10:00 às 11:00 h 6 º Anos
Tarde
13:00 às 13:30 h 9 º Anos
13:40 às 15:30 h 1 º Anos
23/04
Manhã
08:00 às 09:30 h 8 º Anos
09:40 às 11:00 h 2 º Anos
Tarde
13:00 às 14:00 h 7 º Anos
14:20 às 15:30 h 3 º Anos
__________________________________________________________________
ATIVIDADE DE ARTES 17/04/2020
PROFESSORA: NILDA
GÊNEROS ARTÍSTICOS VISUAIS
O Assistam ao vídeo disponível no LINK:
APÓS apreciarem o vídeo, REALIZEM a seguinte atividade:
Com o tema NATUREZA MORTA, faça um desenho de observação, numa folha de ofício ou em seu caderno usando lápis de cores.
( SE POSSÍVEL, TIRE FOTOS DAS ATIVIDADES e envie-as para o
e- mail: nildaprofletras@gmail.com)
#NÃO PERCAM O FOCO!
#FIQUEM EM CASA!
#BOM TRABALHO!
HISTÓRIA - 16.04.2020
PROFESSORA: ADEILDA
Assista o vídeo: "Revolução Industrial" e faça um breve comentário sobre o que você entendeu do conteúdo exposto: A atividade deve ser encaminhada para meu e-mail: adeildacorreia@yahoo.com.br
_____________________________________________________________________
GEOGRAFIA - 16.04.2020
PROFESSORA: ADEILDA
Faça um desenho criativo e através dele explique o Sistema Solar
______________________________________________________________________
ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA 15/04/2020
PROFESSORA: MONICA
Escola
São José
Aluno
(a ) _______ Série: 8 ano
Disciplina:
Português
Professora:
Mônica Ribeiro
Trabalho
para ser entregue. (Dia
24 de Abril, de 2020.)
Atenção Estudantes!
Vocês vão fazer um “Podcast” ( Está
tudo esquematizado abaixo). Para ser enviado para o e-mail: monycc@bol.com.br até o dia 24 de abril.
1)
Planejar um podcast de notícia;
2)
Vão elaborar um planejamento estratégico sobre o tema “COVID-19” na modalidade oral,
com intuito de realizar um podcast noticiário;
3)
Esse conhecimento é feito através da produção de texto jornalístico oral;
4)
Não esqueçam sua prática tem que ser oral;
Observações:
*Vocês
podem pesquisar em links diversos sobre esse tema. Grave seu podcast com música
de abertura, podem fazer como um micro boletim com duração de 1 a 5 minutos.
*Se
não souberem, façam em slides (Introdução, desenvolvimento e conclusão). Podem
fazer também através de uma publicidade.
*Podcast é
uma forma de transmissão de arquivos multimídia na Internet criados pelos
próprios usuários. Nestes arquivos, as pessoas disponibilizam listas e seleções
de músicas ou simplesmente falam e expõem suas opiniões sobre os mais diversos
assuntos, como política ou o capítulo da novela.
_______________________________________________________________________
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSOR: ERALDO GOMES 15/04/2020
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS – EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO FUNDAMENTAL,
8° ANO
Ginástica: Ginástica Aeróbica
- modalidades
MODALIDADES DA GINÁSTICA AERÓBICA
A
ginástica aeróbica é uma atividade física muito completa, pois ajuda a
emagrecer, perder calorias, tonificar o corpo e até mesmo ajuda a aliviar o
stress. Porém, o que poucas pessoas sabem é que existem diversos tipos de
ginástica aeróbica. É uma atividade
realizada por um longo período de tempo (superior a 20 min) e baixa
intensidade, realizada no ritmo de músicas, no qual são incluídos alguns passos
de dança e exercícios (OLIVEIRA, 1993, s. p).
Em meados de 1960, o cientista americano Kenneth Cooper criou
métodos ginásticos com o objetivo de combater o sedentarismo e compensar as
dores físicas e estados mentais prejudiciais, por meio da resistência aeróbica,
que procuravam principalmente melhorar o sistema cardiovascular.Entre seus
métodos, está a corrida estacionária e saltitamentos com música para aprimorar
os exercícios aeróbicos, originando, assim, a ginástica aeróbica na década de
80, surgindo nos EUA, como uma tendência mundial que visava uma vida mais
saudável, procurando um equilíbrio entre corpo e mente, por consequência criam-se
aulas de Ginástica Aeróbica de academia.
O sucesso da ginástica aeróbica foi tanto que o exercício não
ficou restrito somente as academias. Por ser tão motivadora, essa modalidade
cativou até mesmo as pessoas que gostam de competir, foi a partir daí que
surgiu a ginástica aeróbica esportiva, ou conhecida também através da sigla
GAE, entre os praticantes.
Com isso, atualmente existem
duas vertentes da ginástica aeróbica:
→GINÁSTICA AERÓBICA DE
ESTÉTICA E CONDICIONAMENTO FÍSICO, que é voltada para a manutenção da boa
forma corporal e o bom desempenho das funções orgânicas. Praticadas geralmente
em academias, possuindo várias modalidades:
•Ginástica aeróbica de baixo
impacto (lowimpact):
A técnica da ginástica
aeróbica de baixo impacto é conhecida por ser uma técnica feita a partir da
ginástica aeróbica para que as pessoas evitem lesões, devido o grande impacto
da ginástica e das técnicas agressivas. Nesse caso os exercícios físicos são
feitos sem nenhum tipo de salto sobre os pés.
•Ginástica
aeróbica de alto impacto (high impact):
No caso da ginástica aeróbica
de alto impacto, prevalece repetidamente o trabalho cardiovascular, porém nem
sempre os pés ficam em contato com o chão e o centro da gravidade pode subir e
descer a todo o momento, assim como as pernas que fazem movimentos constantes
de extensão e flexão.
•Combo:
Esse tipo de ginástica
aeróbica é feito com técnicas de baixo impacto e alto impacto, ao mesmo tempo.
•Cardio
Funk:
Nessa técnica utilizam-se
diversos movimentos combinados de braços, pernas e troncos, sendo misturados
com elementos de jazz, músicas afro, disco, salsa e outras danças, sendo que os
movimentos podem vir intercalados, com movimentos rápidos e curtos.
•Step
Training:
O step training é um exercício
aeróbico praticado com o uso de uma pequena plataforma chamada step (em
português, degrau), pratica-se subindo e descendo o banco de step e executando
simultaneamente movimentos de braços, com ou sem halteres. A altura da
plataforma pode ser ajustada com a colocação de pequenas peças embaixo da
mesma, dependendo da necessidade de cada praticante, é um programa de
atividades que equilibra a alta intensidade com a baixa intensidade, sendo
conhecida através do mundo inteiro.
•Outros tipos de ginástica
aeróbica:
Entre os tipos de ginástica
citados acima, ainda existem diversos outros tipos, como o work out, o circuit
training e o interval training. Cada tipo de ginástica deve ser respeitado
e todas as técnicas de cada uma delas devem ser seguidas corretamente para que
não haja nenhum tipo de lesão.
→GINÁSTICA AERÓBICA
ESPORTIVA(GAE), é uma modalidade competitiva de alto rendimento, que além
de ser um esporte de grande beleza, é caracterizada pela habilidade de realizar
um grande número de movimentos complexos originados da ginástica aeróbica
tradicional (academia), movimentos de flexibilidade da Ginástica Rítmica e
saltos e esquadros da Ginástica Olímpica. Com o enorme sucesso da ginástica
aeróbica tradicional, vislumbrou-se a possibilidade de acrescentar àquelas
coreografias, que visavam única e exclusivamente a manutenção do corpo,
movimentos mais complexos, como saltos, força e flexibilidade. A junção
harmônica da coreografia e dos movimentos fez com que surgisse uma nova
modalidade esportiva. Neste momento (1989), as primeiras Federações de Aeróbica
começaram a surgir pelo mundo, organizando seus respectivos campeonatos.
A GAE utiliza uma área de
competição de 7x7m para Individuais, Duplas e Trios, e 10x10m para Grupos. As
categorias da GAE são: Individual Masculino, Individual Feminino, Dupla Mista,
Trios e Equipes (6 a 8 atletas)dependendo da federação.Os equipamentos
necessários para sua prática são: piso com amortecimento apropriado para
absorver o impacto dos movimentos executados e CD Player. O Piso oficial de GAE
é revestido de madeira e fica num palco de 80cm a 1m40cm de altura.
A GAE é composta por 7 Passos Básicos e 4 Grupos de Elementos de
Dificuldade, além de elevações, transições e ligações entre os movimentos. A
duração total da coreografia é de 1 minuto e 45 segundos.
Os 7 Passos Básicos da GAE são:
•Marcha
•Jogging
(Corrida)
•Chutinho
•Chute
Alto
•Polichinelo
•Elevações
de Joelho
•Lunge
(A Fundo)
Os 4 Grupos de Elementos de
Dificuldade são:
•Força
Dinâmica: Ex. Flexões de Braços, Cortadas, Círculos de Pernas.
•Força
Estática: Ex. Esquadros, Pranchas.
•Saltos:
Ex. Grupado, Afastado, Carpado, Cortado, Tesoura.
•Flexibilidade
e Equilíbrio: Ex. Espacatos, Giros, Pegadas.
EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO
1º) De acordo com o texto, resuma como surgiu a ginástica aeróbica:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2º) De acordo com o texto, quais sãoas duas vertentes da ginástica
aeróbica?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3º) De acordo
com o texto, resuma o que é a ginástica aeróbica esportiva:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4º) De acordo
com o texto, quais os 7 Passos Básicos da GAE?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5º) De acordo
com o texto, quais os 4 Grupos de Elementos
de Dificuldade Ginástica Aeróbica Esportiva?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
CARTÃO ALIMENTAÇÃO!
Segue a lista com o nome dos estudantes que a princípio, receberão o cartão alimentação do Governo do Estado de Pernambuco. Aqueles estudantes que não constam dessa lista, devem aguardar as orientações da Secretaria de Educação de Pernambuco. Em breve publicaremos o dia e local para que você possa receber o seu cartão.
Grata
Equipe Gestora
Série
|
Estudante
|
8A
|
CAUÃ
VINÍCIUS DE SOUZA FRANCA
|
DAVI
EMMANOEL SILVA DE ARAÚJO
|
|
KAYLLANY
AGATHA VIEIRA da SILVA
|
|
LAVÍNIA
MARIA DE ARAUJO
|
|
RUBENS
FRANCISCO DE OLIVEIRA
|
_________________________________________________________________________________
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS
PROFESSOR: DANIEL FREITAS 14/04/2020
ATENÇÃO ESTUDANTES!
Assistam a vídeo aula disponível no link abaixo e em seguida elabore um resumo com 10 linhas explicando resumidamente o que você compreendeu.
________________________________________________________________________
ATIVIDADE DE LÍNGUA INGLESA
PROFESSOR: AFONSO TRAVASSOS 14/04/2020
NOME:______________________________________ 8 ANO:______
Vocabulário:
ADJETIVOS
Responda a atividade em seu caderno e envie para o e-mail:
afonso.tqx@gmail.com
Revisão:
Os adjetivos (adjectives) são palavras que caracterizam os
substantivos (seres, animais, objetos, etc). Essa caracterização pode expressar
qualidade, defeito, estado ou condição.
Antônimo é a palavra cujo significado seja
contrário, oposto ou inverso ao de outra
Sinônimo é a unidade significativa da língua
que tem significado idêntico ou muito semelhante ao de outras
1. Traduza para o português os
adjetivos abaixo:
a) fat
a) fat
b) old
c) young
d) clean
2. Traduza para o inglês os adjetivos:
a) alto
b) bonito
c) pequeno
d) amável
e) rico
3) Relacione as colunas:
a) good ( ) barato
b) strong ( ) bom
c) bad ( ) forte
d) cheap ( ) mal
4) Com ajuda de um dicionário ou da
internet enumere a segunda coluna com o seu ''antônimo''. Siga o modelo
Thin (magro) é antônimo de fat( gordo)
a) rich ( D ) fat
b) good ( ) clean
c) dirty ( ) bad
d) thin ( ) poor
___________________________________________________________________
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 13/04/2020
O ALUNO DO 8º ANO A e B DEVERÁ NESTA AULA:
1) Assistir o vídeo clicando no link abaixo:
2) Fazer a leitura no livro didático da página 104 a página 106.
3) Fazer as atividades de 1 a 5 da página 106.
Obs.: Posteriormente as atividades serão cobradas e valerão notas.
______________________________________________________________________
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA
Olá meus
queridos!
Mediante o
conteúdo estudado em nossas aulas, responda a atividade proposta. Você pode
responder com a ajuda da anotação ou por meio de outras fontes de pesquisa.
Obs: A atividade deverá ficar registrada e
datada no caderno.
ESCOLA SÃO JOSÉ
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA
1-Assinale um
X nas afirmações corretas.
( ) Astros são corpos celestes que podem ter
luz própria ou não.
( ) Os
planetas são astros que não possuem luz própria e giram ao redor de uma
estrela.
( ) O
sistema solar não apresenta uma estrela.
( ) As
estrelas são astros que giram ao redor dos planetas.
( ) A
Terra é um astro do sistema solar.
2-Relacione as colunas.
(a) Lua
(
) estrela do sistema solar
(b) Júpiter ( ) caminho que um planeta percorre em torno do
Sol.
(c) Sol ( )
satélite natural da Terra
(d) Telescópio
( )
maior planeta do sistema solar
(e) Órbita ( ) instrumento utilizado para observar os
astros
3-Crie uma
história imaginária em quadrinhos sobre a visita de um habitante de um outro
planeta do sistema
_______________________________________________________________________
ATIVIDADE DE HISTÓRIA
PROFESSORA: ADEILDA
Olá meus
queridos!
Mediante o
conteúdo estudado em nossas aulas, responda a atividade proposta. Você pode
responder com a ajuda da anotação ou por meio de outras fontes de pesquisa.
Obs: A atividade deverá ficar registrada e
datada no caderno.
ESCOLA SÃO JOSÉ
ATIVIDADE DE HISTÓRIA
1) Afirmando que a razão era a melhor forma
de conseguir liberdade, o iluminismo foi:
a) Uma forma
de governo
b) Um movimento filosófico e cultural
c) Um protesto
feito por intelectuais
d) Um
movimento econômico
2) Por questionar e criticar o antigo
regime em que a França vivia, onde apoiava a centralização dos poderes do
estado nas mãos de um monarca, o iluminismo foi usado como:
a) Inspiração b)
Disfarce
c) Religião
d) Intimidação
3) Em julho de 1788, pressionado pela crise
e pelas elites, Luís XVI convocou para maior de 1789 a Assembleia:
a)
Constituinte b)
Penal
c) Dos
estados-gerais d)
Pública
4) Em 26 de agosto de 1789, foi aprovada
uma declaração de ideais, uma afirmação de intenções que proclamava o direito à
liberdade pessoal e a igualdade de tratamento perante a lei, a:
a) Declaração do cidadão nacional
b) Declaração
constituinte do cidadão
c) Declaração
do homem e seus direitos
d) Declaração
dos direitos do homem e do cidadão
5) A Revolução Francesa rompia com uma
imagem paternal da realeza. Essa desconstrução da imagem do rei favoreceu a:
a)
Constituição da cidadania b)
Economia
c) Importação d)
Exportação
_______________________________________________________________________
MATEMÁTICA: 2ª ATIVIDADE - DESAFIO
PROFESSOR: ELIAS GONÇALVES
ATENÇÃO ESTUDANTE!
Responda as questões para apresentação ao professor na volta as aulas. Acesse clicando no link abaixo:
_____________________________________________________________________________
ARTES - 3ª ATIVIDADE
PROFESSORA: JOSENILDA VICENTE
VAMOS DE DESAFIOS?
1)QUAL DAS ARTES FOI CONSIDERADA A PIONEIRA?
A- artes de rua
b- arte rupestre
c- arte musical
2)QUAIS DAS VARIAÇÕES FAZEM PARTE DA arte visual?
A- dança, pintura e musica
B-musica, teatro,xilogravuras
C-pintura , desenho,xilogravuras
3)QUEM PINTOU A FAMOSA TELA "MONA LISA"
A- Leonardo Dicaprio
B- Leonardo da Vinci
C - van Gogh
4)TARSILA DO AMARAL EM 1928 PINTOU A TELA:
A- ABAPURU
b- CARANDIRU
C- CHAPÉU AZUL
BONS ESTUDOS E FIQUEM EM CASA!
_________________________________________________________________________
PROFESSOR: ERALDO GOMES
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
– EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS, 8° ANO
Ginástica
PROPOSTA
DE ATIVIDADE
PESQUISE E COPIE EM SEU CADERNO
“AS MODALIDADES NÃO-COMPETITIVAS DA GINÁSTICA”, NO RETORNO ÀS AULAS, A ATIVIDADE
SERÁ CONFERIDA.
________________________________________________________________________LÍNGUA INGLESA - 3ª ATIVIDADE
PROFESSOR: AFONSO TRAVASSOS
NOME:_______________________________________ 8 ANO_______
Professor: Afonso Travassos
Enviar a atividade respondida para o e-mail:
afonso.tqx@gmail.com
LÍNGUA INGLESA
1)
Pesquise e traduza cinco expressões
idiomáticas da língua inglesa.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2)
Respostas as perguntas abaixo:
a)
Why
do you go to school?______________________________
b)
What is your favorite fruit? _________________________
c)
When you were born?____________________________
d)
When you were born?________________________________________________________________________________________________
ARTES - 2ª ATIVIDADE
PROFESSORA: JOSENILDA VICENTE
ARTES VISUAIS
Prezados alunos, não percam o foco!
Leia o artigo: MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS E SEUS MÉTODOS disponível no link abaixo:
Após a leitura do artigo, copie e responda as questões:
1- Como se dá a Expressão Visual na Arte?
2-Quais as várias maneiras de expressão das artes visuais?
3-A arte RUPESTRE, pode ser considerada uma arte visual? Justifique:
4-Quais das várias maneiras de expressão visual que você mais se identifica?
5-Produza uma arte visual utilizando a técnica de desenho, para expressar o lugar que você mais gosta de estar( praias,escola, sítios, praças, igrejas,etc.). Dê um belo colorido!
OBS.: a questão 5 pode ser realizada no próprio caderno, como as demais.
BOM ESTUDO! PREZE PELA VIDA! FIQUE EM CASA!!!!!!!!!!
_______________________________________________
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS
PROFESSOR: DANIEL
FREITAS
ATENÇÃO ESTUDANTES!
Para não perdermos o ritmo dos
estudos, convido-os para assistir o vídeo sobre SISTEMA
REPRODUTOR FEMININO disponível no link abaixo e, em seguida,
responda as questões propostas. Deixe-as em seu caderno para
apresentação ao professor na volta as aulas.
SIGA AS
ORIENTAÇÕES E FIQUE EM CASA!
Após assistir a vídeo aula,
responda as seguintes questões:
1-
O que
é sexualidade?
2- Em quantas partes é dividido o aparelho
reprodutor feminino?
3- Por que é importante conhecer o
próprio corpo?
4- Elabore um resumo do que aprendeu a partir
do vídeo.
ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSORA MÔNICA RIBEIRO
Prezado Estudante!
. Um forte abraço!
Lembre-se: CONTINUE EM CASA!!!!
Atividade de Língua Portuguesa
Menos árvores
derrubadas?
Mais de 4 bilhões de árvores vêm abaixo todos os anos para
produzir papéis, seja para fazer livros ou até mesmo para higiene pessoal,
entre outras utilidades. Embora a tecnologia digital e os tablets venham
se tornando cada vez mais populares, ainda não há indicativos sólidos de
mudanças nessa indústria. A solução então é repensar o modo como se produz o
papel.
Ao pensar nisso, a companhia italiana Ogami resolveu
inovar completamente e criou um papel feito de pedra. Tecnicamente, ele é feito
de carbonato de cálcio, um subproduto natural do calcário. O Repap (papel
de trás para frente, em inglês) também é à prova d’água, e pode até mesmo ser
limpo.
As vantagens do Repap não param na
redução da derrubada de árvores: o processo de produção do papel de pedra dispensa
água. Naturalmente branco, o produto também evita os fortes ácidos utilizados
para o branqueamento. Tudo isto significa que a poluição associada à fabricação
do papel normal pode ser evitada.
Também é fácil de reciclar, sem as grandes quantidades de
água e energia que a reciclagem normalmente usa. O material não tem capacidade
de ser transformado em papel novo, mas pode ser reciclado em produtos feitos de
plástico, como vasos de flores e bolsas.
Disponível
<http://www.ecodesenvolvimento.org>.
Questões
1º) O texto apresenta
tecnicamente o elemento utilizado na fabricação do papel feito de pedra, em:
a) “[…] é feito de carbonato de cálcio, um subproduto natural do
calcário.”
b) “[…] é à prova d’água, e pode até mesmo ser limpo.”
c) “Naturalmente branco […]”
d) “Também é fácil de reciclar […]”
2º) Em “O Repap (papel de trás para frente, em inglês),
o trecho nos parênteses:
a) define o Repap.
b) critica o Repap.
c) elogia o Repap.
d) destaca o Repap.
3º) No último período
do texto, a conjunção “mas” introduz:
a) uma conclusão
b) uma compensação
c) uma ressalva
d) uma oposição
4º) Na frase “[…] como vasos de flores e bolsas.”, o termo “como”
anuncia:
a) uma condição
b) uma comparação
c) uma exemplificação
d) uma observação
5º) O texto foi escrito
em uma linguagem predominantemente:
a) técnica
b) coloquial
c) científica
d) formal
___________________________________________________________________________
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA
PROFESSOR: ELIAS GONÇALVES
O aluno do 8º ano nesta aula deverá:
1) ASSISTIR AO VÍDEO ÁREA DE FIGURAS PLANAS E ÁREA DO CÍRCULO, CLICANDO EM:
2) FAZER A LEITURA NO LIVRO DIDÁTICO DA PÁGINA 232 a 235.3) FAZER NO CADERNO AS ATIVIDADES DA PÁGINA 236 DO EXERCÍCIO 1 A 9.OBS.: POSTERIORMENTE OU NA VOLTA AS AULAS AS ATIVIDADES SERÃO VÁLIDAS PARA NOTA.
_____________________________________________________________________________
DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA
PROF: ERALDO GOMES
ENSINO FUNDAMENTAL, 8° ANO
ENSINO FUNDAMENTAL, 8° ANO
Ginástica: Contextualização histórica da Ginástica, identificando o Método Sueco, Francês e Calistênico, relacionando-os as modalidades ginásticas da atualidade
CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA:
Na Pré-história a atividade física apresentava um importante papel na sobrevivência do homem, pois expressava a necessidade vital de atacar e defender,Caçar, Pescar, além de fazer parte dos jogos, rituais e festivais.
Na Antiguidade Clássica a atividade física passou a ter outros significados, como: ideal de beleza humana,exercício físico valorizado como educação corporal, com objetivo de preparação militar, atividades desportivas.
Na Idade Média houve o declínio da Educação Física devido ao cristianismo, ondepriorizava-se a saúde (ou salvação) da alma, pois o culto ao corpo era considerado pecado, condenava-se o orgulho da vida terrena e menosprezava toda a atividade físico-desportiva.
Foi na Idade Moderna que vários estudiosos da época, entre eles inúmeros pedagogos, contribuíram para a evolução do conhecimento da Educação Física com a publicação de obras relacionadas à pedagogia, à fisiologia e à técnica. A partir daí, surgiu um grande movimento de sistematização da ginástica.
Mas atenção, a denominação “ginástica”, inicialmente utilizada como referência a todo tipo de atividade física sistematizada, cujos conteúdos abarcavam as atividades necessárias à sobrevivência, aos jogos, ao atletismo, às lutas e à preparação de soldados, adquiriu, a partir de 1800, com o surgimento das escolas e movimentos ginásticos, uma conotação mais ligada à prática do exercício físico.
Na Europa do século XIX ocorreram grandes transformações, onde surgiram: a ginástica com finalidade de constituir um corpo saudável, afastando-o das doenças que cresciam com a população dos grandes centros urbanos; os estudos do corpo eram voltados para conhecê-lo biologicamente; buscava-se estudá-lo sob as óticas da anatomia, da mecânica, da fisiologia, dentre outras áreas dessa natureza com o objetivo de educar gestos e comportamentos necessários para a ordem social daquela época.Dessa forma, no início do século XIX, surgiram grandes escolas e métodos ginásticos, entre eles:
Método Sueco
A ginástica sueca surgiu com a finalidade de extirpar os vícios da sociedade, em
especial o alcoolismo. Com a missão de regenerar a população, deveria gerar indivíduos
fortes que pudessem ser úteis à pátria, como soldados ou trabalhadores civis (SOARES, 2004).
O método sueco foi criado por PierHenrichLing, ele acreditava que seu método assegurava
a saúde, por ser essencialmente respiratório, e a beleza, por seus efeitos corretivos e ortopédicos.
Por isso, o destinou a todos, independentemente de sexo, idade ou condições materiais e
sociais, dividindo-o em quatros modalidades:
Ginástica Pedagógica ou Educativa - para todas as pessoas, tinha como objetivo assegurar a saúde, evitar a instalação de doenças, vícios e defeitos posturais e desenvolver normalmente o indivíduo;
Ginástica Militar- com as mesmas características da pedagógica, acrescentando os exercícios de preparação para a guerra;
Ginástica Médica e Ortopédica - também baseada na pedagógica, objetivava eliminar vícios e defeitos posturais, sendo específica para cada caso;
Ginástica Estética - mais uma vez apoiada na pedagógica buscou o desenvolvimento harmonioso do organismo, utilizando-se da dança e de movimentos suaves para proporcionar beleza e graça ao corpo (MARINHO, S/D).
Levando em consideração os princípios estabelecidos dentro das ciências biológicas, Ling criou exercícios livres sem aparelhos, de execução fácil e estética, além de saltos no cavalo, cambalhotas, jogos ginásticos, patinação e esgrima. Tudo associado a cantos alegres e disciplina militar (RAMOS, 1982). A aula de ginástica sueca era dividida em três partes: aquecimento, parte fundamental e relaxamento.
Contribuições da ginástica sueca:
•ênfase na estética e na formação corporal;
•técnica: ritmo, soltura e trabalho estruturado;
•metodologia: imagens, comando e música;
•prática: flexibilidade, preocupação com a prevenção e correção de posturas;
•ênfase na destreza e no melhor aproveitamento do tempo e na maior qualidade do trabalho.
Método Francês
A ginastica na França desenvolveu-se na primeira metade do século XIX (dezenove), com preocupações básicas com o corpo anátomo-fisiológico. Idealizada por Amoros eDemeny,
esta ginástica tinha a preocupação com o desenvolvimento da força física, da destreza, da agilidade e da resistência,
qualidades físicas essenciais, tanto para o trabalho fabril quanto para as lutas pela defesa da pátria. Para seu fundador, D. Francisco de Amoros, a ginastica na França deveria proporcionar todos tipos de exercícios
a fim de desenvolver as qualidades físicas, psicológicas e morais, que, além de desenvolver essas qualidades, teria ainda por finalidade o alcance da saúde, o prolongamento da vida e, consequentemente, o melhoramento da espécie humana, com objetivo de originar o homem forte.Demeny, discordando do método sueco de Ling, propôs exercícios ginásticos completos, arredondados e contínuos.
A ginástica francesa foi divididaem quatro modalidades: Civil e Industrial, Militar, Médica e Cênica. A ginástica francesa tinha como características básicas: o método baseado na disciplina Militar, na progressão pedagógica, o uso da música, do ritmo e inspiração, e a expressão de sentimentos.
A aula de ginásticafrancesa compreende três partes: a fase preparatória, a lição propriamente dita, e a volta à calma.
•preparatória – duração de ²/10 do tempo total da sessão. Comporta evoluções e flexionamentos dos braços, pernas, tronco, combinados, assimétricos e de caixa torácica.
•lição propriamente dita – duração de 7/10 da sessão. Abrange exercícios grupados nas sete famílias: marcha, trepar e equilibrar-se, saltar, levantar e transportar, correr, lançar e atacar e defender-se.
•volta à calma – duração de ¹/10 da sessão; contém: marcha com canto ou assobio e exercício de ordem.
Método Calistênico
O método calistênico surgiu no século XIX, e foi um marco do desenvolvimento da Ginástica Moderna, o termo calistenia vem do grego kalllstenés, que significa “cheio de vigor”, é a arte de exercitar os músculos. A Calistenia representa uma série de exercícios localizados, com fins corretivos, fisiológicos e pedagógicos, cujo objetivo central é adquirir saúde, força e elegância de porte físico e movimento, apresentando em sua estruturação de treinamento uma divisão de oito grupos de exercícios localizados, associando música ao ritmo dos exercícios:
grupo I: dos braços e pernas;
grupo II: região posterior-superior do tronco;
grupo III: região posterior-inferior do tronco;
grupo IV: região lateral do tronco;
grupo V: equilíbrio;
grupo VI: região abdominal;
grupo VII: exercícios de marcha e trote curto;
grupo VIII: ombros e costas
A calistenia éum tipo de exercício funcional, uma forma de exercício físico onde o praticante usa o peso do seu próprio corpo como sobrecarga para desenvolvimento da musculatura, dispensando o uso de aparelhos.
O método calistênicovaloriza as técnicas de construção de exercícios com atividades ritmadas, onde suas atividades abrangem todas as partes do corpo humano, com os exercícios bem lineares, obedecendo a curva do esforço fisiológico (volume, intensidade e duração). Os exercícios eram progressivos, iniciando com séries simples, e avançando para as séries mais complexas, desenvolvendo também as capacidades respiratória e cardiovascular.
EXERCÍCIO
1º) De acordo com o texto, qual era o papel da atividade física na Pré-História?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2º) De acordo com o texto, qual
era o papel da atividade física na Antiguidade Clássica?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3º) De acordo com o texto, qual
era o papel da atividade física na Idade Média?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4º) De acordo com o texto, que
papel da atividade física passou a ter na Idade Moderna?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5º) De acordo com o texto, em
que época surgiram as grandes escolas e métodos ginásticos?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6º) De acordo com o texto, em
que modalidades se dividia o método sueco de ginástica?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7º) De acordo com o texto, como
era dividida a aula da ginástica sueca?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8º) De acordo com o texto, em
que modalidades se dividia o método francês de ginástica?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9º) De acordo com o texto, como
era dividida a aula da ginástica francesa?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10º) De acordo com o texto, o que
é a calistenia?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------DISCIPLINA: LÍNGUA INGLESA - PRONOMES INTERROGATIVOS
Professor: Afonso Travassos
Atividade
1)Traduzam os pronomes interrogativos sublinhados nas sentenças abaixo:
1. Who are you helping right now?
R:
2. What is you favorite movie?
R:
2) Traduza as frases abaixo e depois responda as perguntas em português:
A. What time is it?
TRADUÇÃO:_____________________________________________________
RESPOSTA:______________________________________________________
B. Where are you from?
TRADUÇÃO:_____________________________________________________
RESPOSTA:______________________________________________________
C. When is your birthday?
TRADUÇÃO:
RESPOSTA:
3. Como se pode responder a pergunta: "How are you?" ?
1. I'm fine.
2. I'm going.
3. I'mat home.
D. Como se diz "Por que?" em inglês?
R:____________________________________________________________
____________________________________________________________________________
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------DISCIPLINA: LÍNGUA INGLESA - PRONOMES INTERROGATIVOS
Professor: Afonso Travassos
Atividade
1)Traduzam os pronomes interrogativos sublinhados nas sentenças abaixo:
1. Who are you helping right now?
R:
2. What is you favorite movie?
R:
2) Traduza as frases abaixo e depois responda as perguntas em português:
A. What time is it?
TRADUÇÃO:_____________________________________________________
RESPOSTA:______________________________________________________
B. Where are you from?
TRADUÇÃO:_____________________________________________________
RESPOSTA:______________________________________________________
C. When is your birthday?
TRADUÇÃO:
RESPOSTA:
3. Como se pode responder a pergunta: "How are you?" ?
1. I'm fine.
2. I'm going.
3. I'mat home.
D. Como se diz "Por que?" em inglês?
R:____________________________________________________________
____________________________________________________________________________
ATIVIDADE DE ARTES
PROFESSORA: JOSENILDA VICENTE
Com esse video, vocês poderão apreciar as belezas naturais do nosso Brasil,conhecendo também a arte RUPESTRE, que deu inicio a todas as artes.
Segue link para visualização de vídeo
Atenção: Após assisti-lo, aprovei e utilize a sua criatividade produzindo seu desenho a partir da arte rupestre.
Bons estudos e FIQUE EM CASA....!
_________________________________________________________________________
ATIVIDADE DE INGLÊS DIA 01/04/2020
PROFESSOR: AFONSO
ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA DIA 01/04/2020
PROFESSORA: MÔNICA
ATIVIDADE DE INGLÊS DIA 01/04/2020
PROFESSOR: AFONSO
Enviar a atividade para o email afonso.tqx@gmail.com
(Aceito textos e fotos legíveis)
Copie e responda em seu caderno a atividade Tune Into
( página 14)
ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA DIA 01/04/2020
PROFESSORA: MÔNICA
ESCOLA SÃO JOSÉ
CARPINA, ______ de _________de 2020
ALUNO(A)_________________nº _______
PROFESSORA: Mônica Ribeiro
SÉRIE: 8º Ano
( A )
1ª) Identifique as figuras de linguagem presentes nas frases
abaixo:
a) Há séculos espero você aqui sentado.
_____________________
b) O vento da praia beijou meus cabelos.
_____________________
c) Estou lendo machado de Assis.
_____________________
d) Você não foi muito educado com o vizinho.
_____________________
e) Ele morreu de rir ao ouvir a piada.
_____________________
f) Os carros não andam, voam.
_____________________
g) Quando o sol bater na janela do seu quarto lembre-se de mim.
_____________________
h) Você é a flor mais linda do jardim do Senhor.
_____________________
i) As nuvens são barcos de felicidade.
_____________________
j) Você é como dádiva de Deus em minha vida.
_____________________
k) Mando-te mil beijos esta noite.
_____________________
l) Comprei bastante coca-cola para a festa.
_____________________
m) Meu carro é muito bom, dá o prego todos os dias.
_____________________
n) Chorei bilhões de vezes por você.
_____________________
o) Ele dormiu no derradeiro sono.
_____________________
p) Teu sorriso é uma aurora.
_____________________
q) Que pessoa educada! Entrou sem
cumprimentar ninguém.
_____________________
Bilhete ao futuro
Affonso Romano de Sant’Anna
Affonso Romano de Sant’Anna
Bela ideia essa de Cristóvam Buarque, ex-reitor da Universidade de
Brasília e ex-ministro da Educação, de pedir às pessoas do nosso país que
escrevessem um “bilhete ao futuro”. O projeto teve a intenção de recolher, no
final dos anos 80, no século passado, uma série de mensagens que seriam abertas
em 2089, nas quais os brasileiros expressariam suas esperanças e perplexidades
diante do tumultuado presente do fabuloso futuro.
Oportuníssima e fecunda ideia. Ela nos colocou de
frente ao século XXI, nos incitou a liquidar de vez o século XX e a sair da
hipocondria político-social. Pensar o futuro sempre será um exercício de vida.
O que projetar para amanhã? (…)
2º) Os dois parágrafos acima fazem parte do texto cujo autor é Affonso
Sant’Anna. Esse tipo de produção textual é chamado de crônica, porque:
a) defende um tema.
b) tenta ludibriar o leitor.
c) faz o registro do dia-a-dia.
d) conta uma história antiga.
e) exalta as belezas do país amado.
b) tenta ludibriar o leitor.
c) faz o registro do dia-a-dia.
d) conta uma história antiga.
e) exalta as belezas do país amado.
3º) O acontecimento que originou esse texto está relacionado:
a) à promoção do reitor da Universidade de Brasília.
b) à realização do reitor como mestre da Universidade de Brasília.
c) ao pedido feito pelo reitor da Universidade às pessoas de Brasília.
d) à liquidação dos problemas do século XX.
e) ao pedido feito pelo ex-reitor da Universidade de Brasília aos brasileiros.
b) à realização do reitor como mestre da Universidade de Brasília.
c) ao pedido feito pelo reitor da Universidade às pessoas de Brasília.
d) à liquidação dos problemas do século XX.
e) ao pedido feito pelo ex-reitor da Universidade de Brasília aos brasileiros.
4º) Segundo o cronista, o bilhete ao futuro:
a) incitaria as pessoas a “sair da hipocondria
político-social”.
b) incitaria as pessoas à revolta social e política no presente e no futuro.
c) incitaria as pessoas a liquidarem de vez com as ideias do século XX e do século XXI.
d) incitaria as pessoas a escreverem mensagens de desilusão.
e) incitaria as pessoas a se comunicarem por bilhetes, algo incomum nos dias atuais.
b) incitaria as pessoas à revolta social e política no presente e no futuro.
c) incitaria as pessoas a liquidarem de vez com as ideias do século XX e do século XXI.
d) incitaria as pessoas a escreverem mensagens de desilusão.
e) incitaria as pessoas a se comunicarem por bilhetes, algo incomum nos dias atuais.
5º) Segundo o cronista:
a) futuro jamais deverá ser pensado pelos hipocondríacos
político-sociais.
b) o amanhã é algo imprevisível; sempre haverá momentos tumultuados.
c) o estímulo à fuga da hipocondria político-social seria a oportunidade que a redação do bilhete oferece.
d) o povo não queria se comprometer com as políticas sociais da década.
e) a população tinha muita dificuldade para redigir o bilhete do futuro.
b) o amanhã é algo imprevisível; sempre haverá momentos tumultuados.
c) o estímulo à fuga da hipocondria político-social seria a oportunidade que a redação do bilhete oferece.
d) o povo não queria se comprometer com as políticas sociais da década.
e) a população tinha muita dificuldade para redigir o bilhete do futuro.