ATIVIDADE DE BIOLOGIA
Prof. Renan Jr. 05/05/2020
Olá, gente!!!
Bem, já iniciamos o nosso estudo em Genética. Seguindo com ele, vamos exercitar agora a 1ª Lei de Mendel assistindo a vídeo-aula do dia 28/04/2020. Se você perdeu, dá uma olhada mais abaixo dessas atividades que você encontra.
Copie e responda no caderno:
Desafio
A Melanina é produzida por um aminoácido conhecido como Tirosina e o que acontece no albino é que este aminoácido se encontra inativo, havendo assim pouca ou nenhuma produção de Melanina, o pigmento responsável por dar cor a pele, pelos e olhos. Isso é condicionado por um gene recessivo.
Assim sendo, se um homem, heterozigoto, para pigmentação normal da pele, casa-se com uma mulher também heterozigota para o mesmo caráter, quais a chances de terem filhos albinos? Calcule!
#Ficaemcasa, se puder!!!! Até a próxima!
___________________________________________
ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA
Prof. Renan Jr. 30/04/2020
Olá, gente!
Leiam o texto sobre Globalização e depois copie as perguntas abaixo e responda o que se pede, no caderno.
O CONCEITO DE GLOBALIZAÇÃO
O sociólogo inglês Anthony Giddens definiu a globalização como "a intensificação de relações sociais mundiais que ligam localidades distantes de modo que acontecimentos locais são influenciados por eventos ocorridos a muitas milhas de distância, e vice-versa". Isto é, com a globalização, cada vez mais coisas que ocorrem em um lugar do mundo influenciam de maneira importante outras partes do mundo; quanto mais intensa e abrangente for a globalização, mais integrado será o mundo, mais contato teremos com pessoas, produtos e ideias vindos de outras partes do planeta.
O que hoje chamamos de globalização nada mais é do que a aceleração de processos de troca que existem há muito tempo. No entanto, em diversos momentos na História, houve um tipo de problema global gravíssimo que já se alastrava rapidamente: as epidemias. No passado, doenças que se espalharam pelo mundo mataram altas porcentagens da população da América (como as doenças dos conquistadores europeus, que exterminaram boa parte da população indígena, a qual não tinha anticorpos contra os microrganismo que as causavam) e da Europa (durante a peste-negra, levada da Ásia).
O risco de epidemias cresce quando os contatos entre os diferentes povos também crescem e com a invenção e popularização do transporte por aviões, o que contribuiu para aumentar a velocidade e o alcance da disseminação das doenças. Portanto, se uma doença grave e contagiosa se espalha por algum país do mundo, isso é problema de todos os outros.
Responda:
1 - Qual o conceito de globalização para Anthony Giddens?
2 - Atualmente, que epidemia globalizou de tal modo que se tornou uma pandemia e ainda hoje o planeta está em quarentena?
#ficaemcasa, se puder!
______________________________________________________________
FILOSOFIA 30/04/2020
PROFESSORA: CARLA OLIVEIRA
Atenção Estudantes!
Para acessar a atividade clique aqui.
____________________________________________________________________
EDUCAÇÃO FÍSICA 29/04/2020
PROFESSOR: ERALDO GOMES
Atenção Estudantes!
Para acessar a atividade clique aqui.
____________________________________________________________________
ATIVIDADE DE BIOLOGIA
Prof. Renan Jr. 28/04/2020
Olá, gente!!!
Bem, já iniciamos o nosso estudo em Genética. Seguindo com ele, vamos conhecer a 1ª Lei de Mendel assistindo a vídeo-aula clicando neste link: https://www.youtube.com/watch?v=UGj4x0uAuio OBS: quase no fim do vídeo o professor vai pedir para você pausa-lo. Faça isso, pause e tente responder. Depois continue assistindo para ver a resposta resolvida por ele.
#Ficaemcasa, se puder!!!! Até a próxima!
______________________________________________________________
ATIVIDADE DE LÍNGUA INGLESA 28/04/2020
PROFESSOR: AFONSO TRAVASSOS
Atenção Estudantes!
Para acessar a atividade clique aqui.
____________________________________________________________________
QUÍMICA 28/04/2020
PROFESSORA: CARLA OLIVEIRA
Atenção Estudantes!
Para acessar a atividade clique aqui.
_____________________________________________________________
MATEMÁTICA 27/04/2020
PROFESSORA: ELIZANGELA DEODATO
Atenção!
Para acessar a atividade clique no link abaixo
___________________________________________________________
MATEMÁTICA 24/04/2020
PROFESSORA: ELIZANGELA DEODATO
Escola São José
Aluno (a):
Série:
Turma:
ATIVIDADE DE raciocínio lógico
1- Joana tem 7 figurinhas e Mário tem 19 figurinhas. Para que Joana e Mário fiquem com a mesma quantidade de figurinhas, Mário tem que dar a Joana:
a) 13 figurinhas.
b) 12 figurinhas.
c) 9 figurinhas.
d) 6 figurinhas.
e) 5 figurinhas.
2- A negativa da afirmação "Todos os homens carregam todas suas malas" é
A)Todos os homens carregam apenas uma de suas malas.
B) Pelo menos um homem não carrega nenhuma de suas malas.
C) Todos os homens não carregam nenhuma de suas malas.
D) Pelo menos um homem não carrega todas suas malas.
E) Nenhum homem carrega todas suas malas.
B) Pelo menos um homem não carrega nenhuma de suas malas.
C) Todos os homens não carregam nenhuma de suas malas.
D) Pelo menos um homem não carrega todas suas malas.
E) Nenhum homem carrega todas suas malas.
3- Um professor de matemática aplicou aos seus alunos uma prova com 30 questões de múltipla escolha, cuja pontuação foi distribuída da seguinte maneira:
• as questões de 1 a 10 tinham valor de 3 pontos;
• as questões de 11 a 20 tinham valor de 4 pontos;
• as questões de 21 a 30 tinham valor de 5 pontos;
• cada questão errada pelo aluno, acarretava uma perda de pontos correspondente a 25% do valor da questão.
A fim de que nenhum aluno tivesse pontuação negativa nessa prova, o professor verificou que à nota final de cada um deles deveria ser somada uma quantidade de pontos, no mínimo, igual a
A) 3.
B) 5.
C) 15.
D) 30.
B) 5.
C) 15.
D) 30.
_________________________________________________________________
EDUCAÇÃO FÍSICA 22/04/2020
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS – EDUCAÇÃO FÍSICA
EJA MÉDIO, 3° MÓDULO
Luta: Abordagem histórica das lutas
JUDÔ
História do Judô
O estilo Takenouchi-ryu fundado em 1532 é considerado a origem do estilo Ju-Jutsu japonês. O judô é derivado do Ju-Jutsu, uma arte que serve tanto para atacar quanto para defender usando nada mais que o seu próprio corpo.
Criação do Judô e o Instituto Kodokan
Durante anos, o jovem Jigoro Kano se dedicou a fazer um estudo completo sobre as antigas formas de autodefesa e, procurando encontrar explicações científicas aos golpes, baseadas em leis de dinâmica, ação e reação, selecionou e classificou as melhores técnicas dos vários sistemas de Ju-jutsu em um novo estilo chamado de Judô, ou "caminho suave" - Ju (suave) e Do (caminho ou via).
Em 1882, o mestre Kano fundou o Instituto Kodokan. O termo Kodokan se decompõe em ko (palestra, estudo, método), do (caminho ou via) e kan (Instituto). Assim, significa "um lugar para estudar o caminho", o que explica muito bem a intenção do fundador da arte. Além de tornar o ensino da arte marcial como um esporte, Jigoro Kano desenvolveu uma linha filosófica baseada no conceito ippon-shobu (luta pelo ponto perfeito) e um código moral. Assim, ele pretendeu que a prática do Judô fortalecesse o físico, a mente e o espírito de forma integrada.
Com seu trabalho, Jigoro Kano conseguiu criar uma modalidade que não se restringe a homens com vigor físico, se estendendo a mulheres, crianças e idosos, de qualquer altura e peso. O judô significa “caminho suave, ou caminho da suavidade”.
Código Moral
Visando fortalecer o caráter filosófico da prática do judô e fazer com que os praticantes do judô crescessem como pessoas, o mestre Jigoro Kano idealizou um código moral baseado em oito princípios básicos:
- Cortesia, para ser educado no trato com os outros;
- Coragem, para enfrentar as dificuldades com bravura;
- Honestidade, para ser verdadeiro em seus pensamentos e ações;
- Honra, para fazer o que é certo e se manter de acordo com seus princípios;
- Modéstia, para não agir e pensar de maneira egoísta;
- Respeito, para conviver harmoniosamente com os outros;
- Autocontrole, para estar no comando das suas emoções;
- Amizade, para ser um bom companheiro e amigo.
Esporte olímpico
Prosseguindo com a organização da Kodokan e buscando aprovar os regulamentos do Judô, Mestre Kano tornou-se o primeiro membro asiático do Comitê Olímpico Internacional em 1909 e trabalhou para a propagação do esporte no mundo todo. O Judô passou a fazer parte do programa olímpico oficialmente nos Jogos de Tóquio em 1964.
Jigoro Kano
Ao longo de sua vida, Jigoro Kano alcançou o doutorado em Judô, uma graduação equivalente ao 12º Dan, honraria concedida apenas ao criador do esporte. Ele trabalhou constantemente para garantir o desenvolvimento do atletismo e do esporte japonês de uma maneira em geral e, como resultado de seus esforços, muitas vezes é chamado de "Pai dos Esportes Japoneses”. Em 1935, ele foi premiado com o prêmio Asahi por sua excepcional contribuição para a organização do esporte no Japão durante sua vida.
A introdução do Judô no Brasil
A imigração japonesa foi o fator mais importante para o surgimento do judô no Brasil. A influência exercida por lutadores profissionais representantes de diversas escolas de ju-jutsu japonês também contribuiu para o desenvolvimento do judô. O início do judô no Brasil ocorreu sem instituições organizadoras. Apenas na década de 1920 e início dos anos 1930 chegaram ao Brasil os imigrantes que conseguiram organizar as práticas do judô e kendô no país. Em São Paulo, destaque para TatsuoOkoshi (1924), KatsutoshiNaito (1929), TokuzoTerazaki (1929 em Belém e 1933 em São Paulo), Yassuishi Ono (1928), SobeiTani (1931) e RyuzoOgawa (1934). TakajiSaigo e GeoOmori, ambos com vínculo na Kodokan, chegaram a abrir academias em São Paulo na década de 1920, porém, essa atividade não teve continuidade. Na década de 1930 Omori foi instrutor na Associação Cristã de Moços no Rio de Janeiro e, posteriormente, se radicou em Minas Gerais. No norte do Paraná, nas cidades de Assaí, Uraí e Londrina, o judô deu seus primeiros passos com SadaiIshihara (1932) e Shunzo Shimada (1935). Os primeiros professores a chegarem aoRio de Janeiro, foram MasamiOgino (1934), Takeo Yano (1931), YoshimasaNagashima (1935-6 em São Paulo e 1950 no Rio de Janeiro) e GeoOmori, vindo de São Paulo (1930 aproximadamente).
A chegada dos primeiros professores-lutadores também deixou o seu legado. Dentre os pioneiros se destacaram, Mitsuyo Maeda e Soishiro (Shinjiro) Satake, alunos de Jigoro Kano. Eisei Mitsuyo Maeda, também chamado Conde Koma, chegou ao Brasil em 14 de novembro de 1914, entrando no país por Porto Alegre. Junto com ele chegaram Satake, Laku, Okura e Shimisu. Em 18 de dezembro de 1915 a trupe de lutadores chegou a Manaus, mas antes disso rodou o Brasil em demonstrações e desafios. Conde Koma se radicou em Belém do Pará, em 1921, enquanto Satake ficou em Manaus, onde ministrava aulas no Bairro da Cachoeirinha ainda na década de 20. Maeda fundou sua primeira academia de judô no Brasil no Clube do Remo, bairro da cidade velha. A contribuição dos imigrantes japoneses que divulgaram o judô parece ter sido mais importante do que a contribuição de Conde Koma, e seus companheiros lutadores. Da chegada do KasatoMaru ao Brasil (1908) até a Segunda Guerra Mundial, os nomes e as práticas se confundiam. Encontra-se na literatura judô, jiu-do, jujutsu, jiu-jitsu e ainda jiu-jitsu Kano, muitas vezes para designar a mesma prática. A institucionalização do esporte, inicialmente organizada pela colônia japonesa, depois sob o controle da Confederação Brasileira de Pugilismo e finalmente a criação da Confederação Brasileira de Judô foram os passos para a diferenciação das práticas de luta e a organização do judô no país.
A Criação da Confederação Brasileira de Judô
A primeira instituição a ‘coordenar’ o desenvolvimento do judô kodokan no Brasil foi a Ju-kendo-Renmei a partir de 1933 em São Paulo e 1937 no Paraná. A partir do ingresso do judô como modalidade olímpica nos Jogos de Tokyo em 1964, passaram-se a se organizar as instituições federativas do judô brasileiro. A Confederação Brasileira de Judô foi fundada em 18 de março de 1969, sendo reconhecida em 1972, quando o Brasil conquistou a primeira medalha olímpica. A partir de 1984 o país estabeleceu uma tradição vitoriosa em Jogos Olímpicos, conquistando medalhas em todas as edições. Com federações nos 27 estados e mais de um milhão de praticantes, o judô assumiu, em 2012, a posição de esporte brasileiro com maior número de medalhas em edições dos jogos olímpicos. Além da tradição vitoriosa a CBJ possui uma estrutura moderna e organizada, proporcionando a seus atletas, treinadores e demais membros das comissões técnicas uma excelente estrutura de treinamentos e competições. Desta forma captou grande número de apoiadores e patrocinadores, já que sua marca é confiável e vitoriosa. O Campeonato Mundial de Judô foi realizado no Brasil em 1965, 2007 e 2013.
EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO
1ª) Quando, onde e por quem foi criado o judô?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2º) O que significa a palavra “judô”?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3º) Quais são os oito princípios básicos do código moral do judô?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4º) Quando e onde o judô tornou-se esporte olímpico?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________
MATEMÁTICA 22/04/2020
PROFESSORA: ELIZANGELA DEODATO
Para acessar a atividade clique no link abaixo:
____________________________________________________________________
ARTES 22/04/2020
PROFESSORA: KATIANE
____________________________________________________________________
FÍSICA 22/04/2020
PROFESSORA: ELIZANGELA DEODATO
Escola São José
Aluno:
Série:
Turma:
ATIVIDADE DE FÍSICA
Assista aos vídeos abaixe e, em seguida, tente responder as questões propostas
1- Um pequeno ímã é colocado nas proximidades de uma barra de ferro. Sobre a situação descrita, assinale a alternativa correta.
a) O ímã atrai a barra de ferro com a mesma intensidade que a barra de ferro atrai o ímã.
b) A força que o ímã exerce sobre a barra de ferro é maior que a força que o ferro exerce sobre o ímã.
c) O ímã atrai a barra de ferro.
d) A barra de ferro atrai o ímã.
e) A força que a barra de ferro exerce sobre o ímã é maior que a força que o ímã exerce sobre a barra de ferro.
2- Sobre as propriedades do campo magnético, assinale a alternativa falsa.
a) As linhas de indução magnética emergem do polo norte magnético e adentram o polo sul magnético.
b) As linhas de indução magnética são sempre abertas.
c) A concentração de linhas de indução magnética está relacionada com a intensidade do campo magnético na região.
d) Não é possível separar, em nenhuma ocasião, os polos norte e sul magnéticos.
____________________________________________________________________
ATENÇÃO SENHORES PAIS!
HORÁRIO PARA A ENTREGA DOS CARTÕES ALIMENTAÇÃO.
Nos dias 22/04 e 23/04 acontecerá a entrega dos Cartões/Alimentação para os pais e/ou responsáveis os alunos identificados na relação nominal postada anteriormente, de acordo com os horário descritos a abaixo
Solicitamos também que não leve acompanhante e compareça com sua máscara de proteção.
SE PROTEJA E NOS PROTEJA! um abraço
GRATA
EQUIPE GESTORA
GRATA
EQUIPE GESTORA
22/04
Manhã
08:00 às 09:30 h EJA eTravessia
10:00 às 11:00 h 6 º Anos
Tarde
13:00 às 13:30 h 9 º Anos
13:40 às 15:30 h 1 º Anos
23/04
Manhã
08:00 às 09:30 h 8 º Anos
09:40 às 11:00 h 2 º Anos
Tarde
13:00 às 14:00 h 7 º Anos
14:20 às 15:30 h 3 º Anos
__________________________________________________________________
ATIVIDADE DE BIOLOGIA
Prof. Renan Jr. 21/04/2020
Olá, gente!!!
Na vídeo-aula postada anteriormente (Se não viu, desça a barra de rolagem até achar neste feed de atividades), tivemos noções de Genética.
Agora é hora de exercitar o que aprendeu. Clique AQUI, imprima o exercício, responda-o e me entregue assim que retornarmos às aulas presenciais.
E, já sabem, #ficaemcasa, se puder!!!
Bons estudos!
__________________________________________________________________Prof. Renan Jr. 21/04/2020
Olá, gente!!!
Na vídeo-aula postada anteriormente (Se não viu, desça a barra de rolagem até achar neste feed de atividades), tivemos noções de Genética.
Agora é hora de exercitar o que aprendeu. Clique AQUI, imprima o exercício, responda-o e me entregue assim que retornarmos às aulas presenciais.
E, já sabem, #ficaemcasa, se puder!!!
Bons estudos!
MATEMÁTICA 20/04/2020
PROFESSORA: ELIZANGELA DEODATO
Atenção Estudantes!
Para acessar a atividade de hoje clique no link abaixo.
https://drive.google.com/open?id=1inIvJXS4PYJ-0A0V0tac6cV3myZP474I
Atenção Estudantes!
Para acessar a atividade de hoje clique no link abaixo.
https://drive.google.com/open?id=1inIvJXS4PYJ-0A0V0tac6cV3myZP474I
_____________________________________________________________________
QUÍMICA 20 /04/2020
PROFESSORA: CARLA OLIVEIRA
ATENÇÃO ESTUDANTES!
Para acessar a atividade de Química, clique no link abaixo. Responda e envie para o e-mail
accarla_oliver@hotmail.com
accarla_oliver@hotmail.com
_________________________________________________________________
ATIVIDADE DE LÍNGUA INGLESA 20/04/2020
Para acessar a atividade clique no link abaixo
https://drive.google.com/open?id=1JDgH8TAn0IhzlEqI280WN6F1zVCv97qL
__________________________________________________________________
MATEMÁTICA 17/04/2020
Escola São José
Aluno(a):
Série: . Turma:
Vamos de Desafio Matemático?
1- A mãe de Takada tem cinco filhos: Tanako, Taneko, Taniko, Tanoko.
Qual é o quinto filho?
2- Em janeiro de 2020 a capinha de celular da Viúva Negra custava R$20,00 . Ao final de cada ano, o valor aumenta 10% em relação ao valor que estava sendo vendido. Sabendo disso, quanto custará a capinha em Março de 2022?
3- Uma pessoa se encontra no degrau na metade de uma escada. Sobe 5 degraus, desce 7, volta a subir 4 e depois mais 9 para chegar ao último degrau. Quantos degraus a escada tem?
Enviar as respostas das atividades para: eliz.deo18@gmail.com
____________________________________________________________________
ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA
Prof. Renan Jr. 16/04/2020
Olá, pessoas!!!
Em 1977, ainda sob a ditadura militar, Raul Seixas, gravou "O Dia em que a Terra Parou" uma canção baseada em um sonho real que Raul teve e com o qual ficou eufórico.
Veja abaixo, alguns eventos daquele ano, sua canção e letra.
Essa noite eu tive um sonho de sonhador
Maluco que sou, eu sonhei
Com o dia em que a Terra parou
Com o dia em que a Terra parou
Maluco que sou, eu sonhei
Com o dia em que a Terra parou
Com o dia em que a Terra parou
Foi assim
No dia em que todas as pessoas
Do planeta inteiro
Resolveram que ninguém ia sair de casa
Como que se fosse combinado em todo o planeta
Naquele dia, ninguém saiu de casa, ninguém
No dia em que todas as pessoas
Do planeta inteiro
Resolveram que ninguém ia sair de casa
Como que se fosse combinado em todo o planeta
Naquele dia, ninguém saiu de casa, ninguém
O empregado não saiu pro seu trabalho
Pois sabia que o patrão também não 'tava lá
Dona de casa não saiu pra comprar pão
Pois sabia que o padeiro também não 'tava lá
E o guarda não saiu para prender
Pois sabia que o ladrão, também não 'tava lá
E o ladrão não saiu para roubar
Pois sabia que não ia ter onde gastar
Pois sabia que o patrão também não 'tava lá
Dona de casa não saiu pra comprar pão
Pois sabia que o padeiro também não 'tava lá
E o guarda não saiu para prender
Pois sabia que o ladrão, também não 'tava lá
E o ladrão não saiu para roubar
Pois sabia que não ia ter onde gastar
No dia em que a Terra parou, eh eh
No dia em que a Terra parou, oh oh oh
No dia em que a Terra parou, oh oh
No dia em que a Terra parou
No dia em que a Terra parou, oh oh oh
No dia em que a Terra parou, oh oh
No dia em que a Terra parou
E nas Igrejas nem um sino a badalar
Pois sabiam que os fiéis também não 'tavam lá
E os fiéis não saíram pra rezar
Pois sabiam que o padre também não 'tava lá
E o aluno não saiu para estudar
Pois sabia o professor também não 'tava lá
E o professor não saiu pra lecionar
Pois sabia que não tinha mais nada pra ensinar
Pois sabiam que os fiéis também não 'tavam lá
E os fiéis não saíram pra rezar
Pois sabiam que o padre também não 'tava lá
E o aluno não saiu para estudar
Pois sabia o professor também não 'tava lá
E o professor não saiu pra lecionar
Pois sabia que não tinha mais nada pra ensinar
Fonte: LyricFind
43 anos depois, há quem diga que Raul teria profetizado este momento ímpar em que a humanidade enfrenta - a quarentena contra o Covid-19.
Numa folha, sem anotações, faça cabeçalho e responda, para me entregar no retorno, as sequintes indagações:
1 - Você também acredita que o sonho de Raul Seixas teria sido uma profecia para o que está ocorrendo agora, na quarentena contra o Covid-19, haveria perturbações na época para levá-lo a sonhar assim ou teria outra explicação? (Comente!)
2 - A música está atendendo plenamente a tudo que está ocorrendo no momento? (Em caso negativo, mencione as divergências)
#ficaemcasa
___________________________________________________________________
FILOSOFIA 16/04/2020
PROFESSORA: CARLA OLIVEIRA
ATENÇÃO ESTUDANTES!
Para acessar a atividade de Filosofia, clique no link abaixo. Responda e aguarde as orientações posteriores para sua apresentação ao professor.
Não perca o FOCO!
__________________________________________________________________
MATEMÁTICA 15/04/2020
ATENÇÃO ESTUDANTES!
Respondas as questões de raciocínio lógico e deixe no seu caderno para apresentação ao professor!
Para acessar a atividade, clique no link abaixo
______________________________________________________________________
ATIVIDADE DE ARTES 15/04/2020
PROFESSORA: KATIANE
Olá Estudantes!
Sou a Professora Katiane e assumi as aulas que eram ministradas pela Professora Silvana Gomes e, a partir de agora, nos comunicaremos por aqui. Em breve nos encontraremos pessoalmente. Daremos continuidade ao planejamento iniciado pela professora Silvana. Então vamos lá!
Vocês farão a atividade abaixo e deixarão em seus cadernos para apresentação assim que nos encontrarmos. Um abraço!
______________________________________________________________
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA 15/04/2020
PROFESSOR: ERALDO GOMES
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS – EDUCAÇÃO FÍSICA
EJA MÉDIO, 3° MÓDULO
Luta: Abordagem histórica das lutas
BOXE
O que é o boxe?
O boxe é um desporto de combate que coloca frente a frente dois lutadores que se enfrentam em busca do título de melhor boxeur. Trata-se de uma arte marcial que, ao contrário de outras modalidades como o MuayThai ou Savate, utiliza apenas os punhos, quer para defender ou atacar. O termo boxe deriva da expressão inglesa “to box” que significa bater ou bater com os punhos (pugilismo). Este estilo de luta é praticado há milhares de anos e tem milhões de adeptos e praticantes em todo o mundo.
A origem do boxe
O boxe como desporto já é conhecido e praticado há várias décadas e a sua origem remonta a Creta em 1500 A.C. Começou por ser praticado na Grécia e em Roma e era um desporto muito violento e desumano, pois os lutadores enfrentavam-se até à morte. Este tipo de luta foi adotado mais tarde pela primeira vez numa Olimpíada em 668 A.C. Tratou-se da 23ª edição dos Jogos Olímpicos da Antiguidade e os boxeurs utilizavam faixas de couro nas mãos para proteger os dedos e lutavam até que um deles caísse inanimado ou admitisse a derrota. Com a queda do Império Romano, perdeu-se um pouco a cultura do boxe, mas tudo leva a crer que ele continuou a ser praticado, visto que a sua prática foi assinalada no fim do século IX, no Sul de Inglaterra.
A afirmação do boxe a partir do século XVII
Depois de um período mais conturbado, em que não se assistiu a qualquer evolução da modalidade, o boxe popularizou-se em Inglaterra, a partir do século XVII. Os boxeurs passaram a combater por dinheiro e isso foi suficiente para surgirem novas técnicas, como a introdução do jogo de pernas e o jogo ofensivo, o que atraiu milhares de novos praticantes. O nobre inglês Marquês de Queensbury sentiu a necessidade de regulamentar este desporto e, como tal, criou determinadas regras para deixar o boxe menos violento, como por exemplo:
• Os combates passariam a ser dentro de um ringue de cordas da forma como hoje é conhecido;
•Os lutadores começaram a ser divididos por pesos e categorias;
•Osboxeurs utilizavam sempre umas luvas de boxe durante um combate. Acabava o boxe a punhos nus;
•Passou-se a utilizar uma proteção nos dentes;
•O público ficou separado dos atletas;
•Cada assalto tinha a duração de três minutos com intervalos de um minuto entre eles para que os atletas conseguissem recuperar as suas forças.
Estas alterações contribuíram para o desenvolvimento do boxe como desporto e favoreceram a tática, a velocidade de execução, o aperfeiçoamento desportivo e a estética. Esta evolução e mudança de mentalidade garantiram uma emoção acrescida à prática da modalidade.
O boxe no século XX
No início do século XX, o boxe era já um desporto muito conhecido no Continente Europeu e a sua inclusão nos Jogos Olímpicos de Saint Lois em 1904, fez com que esta arte marcial ficasse conhecida em todo o mundo. Desde então que o seu crescimento não mais parou e na memória de todos ficaram nomes como Rocky Marciano, Muhammad Ali, Teofilo Stevenson, Joe Frazier, George Foreman, Lennox Lewis, Jeff Fenech, Sugar Ray, entre outras lendas.
O aparecimento do boxe no Brasil
O boxe chegou ao Brasil com os emigrantes alemães e italianos no final do século XIX e início do século XX. Os primeiros combates foram realizados nas docas de Santos e Rio de Janeiro entre marinheiros europeus. Este estilo de luta começou a ser conhecido e praticado por vários atletas, no entanto a sua difusão foi lenta. A partir dos anos 60, o boxe ganhou um novo fulgor e isso deveu-se aos contributos do lutador Éder Jofre que foi campeão mundial em 1961 e 1973. Anos mais tarde, Adilson Maguila Rodrigues também teve um papel preponderante, pois em 1989 foi campeão sul-americano e foi segundo no ranking do Conselho Mundial de Boxe (CMB). No final dos anos noventa, surgiu uma nova promessa do boxe brasileiro: Acelino de Freitas, mais conhecido como o Popó. Ele foi campeão mundial (1999) pela Organização Mundial de Boxe (OMB) ao vencer o russo Anatoly Alexandrov e isso inspirou milhares de praticantes brasileiros.
ATIVIDADE PROPOSTA
APÓS A LEITURA DO TEXTO ACIMA, A PARTIR DO ENTENDIMENTO DESSE ESTUDO, PESQUISE SOBRE O BOXE OLÍMPICO, E ESCREVA O FRUTO DESSA SUA PESQUISA EM PAPEL PAUTADO. PARA NO RETORNO ÀS AULAS SER ENTREGUE AO PROFESSOR.
______________________________________________________________________
CARTÃO ALIMENTAÇÃO!
Segue a lista com o nome dos estudantes que a princípio, receberão o cartão alimentação do Governo do Estado de Pernambuco. Aqueles estudantes que não constam dessa lista, devem aguardar as orientações da Secretaria de Educação de Pernambuco. Em breve publicaremos o dia e local para que você possa receber o seu cartão.
Grata
Equipe Gestora
_________________________________________________________________
Série
|
Estudante
|
3 MOD B
|
CARLOS
RODRIGO CEZAR DA SILVA
|
CLARICE
DA SILVA TAVARES
|
|
JOZELANE
MARIA NUNES
|
|
Laís
Fernanda Correia da Silva
|
|
MARIA
JOSÉ DO NASCIMENTO
|
FÍSICA - 14/04/2020
PROFESSORA: ELIZÂNGELA DEODATO
ATENÇÃO ESTUDANTES!
Realize a atividade proposta e deixe-a em seu caderno para posterior apresentação ao professor.
Para acessar a atividade, clique no link abaixo:
______________________________________________________________________
QUÍMICA - 14/04/2020
PROFESSORA: CARLA OLIVEIRA
ATENÇÃO ESTUDANTES!
Realize a atividade proposta e deixe-a em seu caderno para posterior apresentação ao professor.
Para acessar a atividade, clique no link abaixo:
CONTINUE SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES E FIQUE EM CASA!
_____________________________________________
ATIVIDADE DE BIOLOGIA
Prof. Renan Jr. 14/04/2020
Olá, gente!
Depois de estudarmos um pouco de Ecologia e adentrar na Reprodução Humana, é hora de entendermos os princípios da hereditariedade. Para tanto, adentramos agora na Genética. Para uma rápida noção, assista:
Semana que vem, a gente continua os nossos estudos.
#ficaemcasa
ATIVIDADE DE LÍNGUA INGLESA
PROFESSOR: AFONSO TRAVASSOS
NOME:__________________________________________ III Módulo:
Professor: Afonso Travassos
Certamente você já preencheu um cadastro em uma loja ou um cupom promocional. Para preenchê-lo você deve colocar informações pessoais que o
identifiquem.
1) Entreviste duas pessoas em sua casa e preencha a ficha abaixo. As respostas podem ser em português e o endereço e número de telefone fictício. Anote as respostas em seu caderno e envie as fotos para o e-mail: afonso.tqx@gmail.com
REGISTER
NAME_____________________________________________________
OCCUPATION:____________________________________________
ADDRESS:________________________________________________
TELEPHONE NUMER: ____________________________________
Vocabulário:
Name: Nome
Occupation: Profissão
Address: Endereço
TelephoneNumber: número de telefone
________________________________________________________________
ATIVIDADE DE FÍSICA
PROFESSORA: ELIZÂNGELA DEODATO
Escola São José
Aluno(a): .......................................................................................
Atividade de Física
Atenção Estudantes!
Assista ao vídeo disponível no link abaixo e descreva em 25 linhas os tópicos mais importantes. DEIXE EM SEU CADERNO PARA APRESENTAÇÃO AO PROFESSOR
MATEMÁTICA - ATIVIDADE
PROFESSORA: ELIZÂNGELA DEODATO
Escola São José
Aluno(a): .......................................................................................
Atividade de Matemática do 3° módulo
_______________________________________________________________________
EDUCAÇÃO FÍSICA - 2ª ATIVIDADE
Analise essa tabela e responda as seguintes questões
CASOS DE CORONAVÍRUS NO BRASIL
| ||
região:
|
confirmados:
|
óbitos:
|
Norte
|
527
|
16
|
Nordeste
|
1.642
|
59
|
Sudeste
|
6.295
|
329
|
Centro-Oeste
|
675
|
12
|
Sul
|
1.139
|
17
|
TOTAL
|
10.278
|
432 (4,2% de mortalidade)
|
a) Qual a região mais afetada pelo coronavírus?
b) Nordeste tem quantos casos confirmados e óbitos pela covid-19?
c) Qual o total de gente infectado no país?
d) Qual a porcentagem de mortalidade até agora?
e) Qual a região menos afetada pela covid 19?
PROFESSOR: ERALDO GOMES
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS – EDUCAÇÃO FÍSICA
EJA MÉDIO, 3° MÓDULO
Ginástica
PROPOSTA DE ATIVIDADE
PESQUISE E COPIE EM SEU CADERNO “AS PRINCIPAIS ARTES MARCIAIS ORIENTAIS”, NO RETORNO ÀS AULAS, A ATIVIDADE SERÁ CONFERIDA.
LÍNGUA INGLESA - 3ª ATIVIDADE
PROFESSOR: AFONSO TRAVASSOS
NOME:_______________________________________ 3º MÓDULO_____
Professor: Afonso Travassos
Enviar a atividade respondida para o e-mail: afonso.tqx@gmail.com
Exercício 1 : Complete os cumprimentos em inglês ( bom dia, boa tarde, boa noite):
a) Você acabou de acordar e diz : Good __________________!
b) Logo depois do almoço, você diz: Good ________________!
c) Esta anoitecendo e você diz: Good _________________________!
Exercício 2:
a) Como podemos dizer Adeus em Inglês?
___________________________________
3) Quando você vai se apresentar para uma pessoa, você diz em inglês:___________________
______________________________________________________________________________
BIOLOGIA - Prof. Renan Jr.
07/04/2020
Olá, pessoas!!!!
Como estamos vivenciando a semana Santa, serei bonzinho! Sobre o assunto vivenciado em sala de aula e também em pesquisa solicitada, os(as) desafio a responder as questões abaixo.
Observe a imagem, leia a legenda e responda as questões abaixo:
A relação que ocorre entre as aves-palito e os crocodilos: freqüentemente existem sanguessugas e restos de comida entre os dentes dos crocodilos. Por causa disto, o crocodilo abre a boca e permite que a ave-palito pouse dentro dela para se alimentar dos restos de comida e das sanguessugas. Assim, o crocodilo fica livre desses "incômodos" e a ave-palito obtém alimento de maneira fácil e segura (porque o crocodilo não fecha a boca, e nenhum predador da ave-palito se aproxima do crocodilo).
1 - Sabendo que o crocodilo não tem apenas aves-palito para comer e que essas aves não tem apenas sanguessugas como alimento, a relação ecológica existente entre ambos, conforme imagem e descrição, é melhor definida como sendo:
a) mutualismo
b) protocooperação
c) predatismo
d) parasitismo
e) comensalismo
2 - Ainda acerca da relação ecológica da imagem, qual a relação existente entre o pássaro-palito e as sanguessugas?
a) mutualismo
b) protocooperação
c) predatismo
d) parasitismo
e) comensalismo
3 - E entre as sanguessugas e o crocodilo, a relação existente é de:
a) mutualismo
b) protocooperação
c) predatismo
d) parasitismo
e) comensalismo
Copie as perguntas no caderno e responda-as, assinalando uma única alternativa. Ao retornarmos a gente confere se cada um de vocês acertou!
E já sabem! Se puder, #ficaemcasa! Abençoada Semana Santa!
SOCIOLOGIA - Prof. Renan Jr.
02/04/2020
Prezados(as) alunos(as), com base nas informações contidas neste site, clique neste link: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/sociologia/poder-politico.htm sobre Poder e Política, escreva e responda no caderno as seguintes questões:
1 - Qual o significado geral da palavra PODER?
2 - Qual a definição de poder no sentido social?
3 - De modo geral, qual tema define política em todas as perspectivas?
4 - Qual é a entidade que possui poder genuíno de lançar mão do uso da força, se preciso, como forma de intervenção nas ações dos sujeitos que estão submetidos à sua jurisdição?
Ao regressarmos, vou conferir os cadernos, heim! #ficaemcasa
FILOSOFIA- 2ª ATIVIDADE
PROFESSORA: CARLA OLIVEIRA
Aluno: ________________________________
Série: 3º Módulo turma:_______ data: ___/___/___
2 Lista de Atividade de Filosofia – I Bimestre
1.Analise as afirmações abaixo:
I. Conjunto de normas que orientam o comportamento humano tendo como base os valores próprios a uma comunidade ou cultura.
II.Estuda os diversos sistemas morais elaborados pelos seres humanos, que busca compreender a fundamentação das normas e interdições próprias a cada um e explicitar seus pressupostos, ou seja, as concepções sobre o ser humano e a existência humana que os sustentam e significa “modo de ser”, “comportamento”.
As afirmações I e II referem-se respectivamente a:
a.A moral e a ética.
b.A códigos morais e a ética.
c.A valores e códigos morais.
d.A valores éticos e a ética.
2.Comente sobre as grandes questões que a ética procura investigar e responder nos dias atuais.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3.Explique como a consciência moral e a liberdade costumam ser vinculadas por alguns filósofos?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4.Você concorda com a ideia de que a liberdade é, em parte, a compreensão da necessidade? E você se sente livre?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________
QUÍMICA- 2ª ATIVIDADE
PROFESSORA: CARLA OLIVEIRA
ATENÇÃO ESTUDANTES!
Para não perdermos o ritmo dos estudos,
convido-os a fazerem as leituras e, em seguida, responderem as questões
propostas. Deixe-as em seu caderno para apresentação ao professor na
volta as aulas.
https://drive.google.com/open?id=1ojnDA4B43IzmIcJDjo8MiNB5VFTdWzCI
SIGA AS ORIENTAÇÕES E FIQUE EM CASA!
Professora: Elizângela Deodato
Atenção Estudantes!
Faça leitura do texto e responda as questões propostas. Para acessar, clique no link abaixo. Deixe em seu caderno para apresentação ao professor na volta às aulas.
Atenção Estudantes!
Faça leitura do texto e responda as questões propostas. Para acessar, clique no link abaixo. Deixe em seu caderno para apresentação ao professor na volta às aulas.
https://drive.google.com/open?id=1GMQ-ITYkV1w34cA8lsz7A27OTfsCCRfJ
____________________________________________________
Atividade de Matemática
Professora: Elizângela Deodato
_____________________________________________________________
Atenção Estudante!
Assista o vídeo disponível no link abaixo e em seguida, utilize algo de seu interesse e construa em seu caderno uma tabela para apresentar ao professor na volta às aulas.
Se puder, FIQUE EM CASA!!!!
ATIVIDADE DE BIOLOGIA - Prof. Renan Jr. Publicação do exercício abaixo, confira!
Prezados alunos e alunas dos terceiros módulos, lembro-vos que a pesquisa que eu passei sobre RELAÇÕES ECOLÓGICAS DESARMÔNICAS está valendo. Quem ainda não a fez, faça-a! Pode ser digitada ou manuscrita. Quando retornarmos dessa quarentena, cobrarei na 1ª oportunidade.
Prosseguindo com os temas propostos, dêem uma boa lida neste site (clique aqui) sobre REPRODUÇÃO HUMANA, buscando localizar cada parte nos esquemas apresentados. Semana que vem, publicarei aqui, no blog, um exercício acerca do tema.
Deus abençoe a todos e #ficaemcasa (se puder)!
Acesse, imprima, responda e me entregue o exercício no retorno das aulas. Clique: exercício 3º módulo. 31/03/2020
Atividade de Língua Inglesa
Professor: Afonso Travassos
Nome:___________________________________________ Módulo:
1)Complete a frase utilizando I can( eu posso/ consigo) ou I can’t (
eu não posso/ consigo)
a)______________________escalar uma montanha.
b)______________________ correr uma maratona.
c)_______________________ pular uma cerca.
d) ______________________fazer uma lasanha.
c) ______________________ andar de bicicleta.
2)Complete as frases utilizando um sinônimo/ antônimo em inglês
que vimos em sala de aula:
Exemplo: I amfat
a)
I
am________________________
b)
My brother is__________________
c)
Myfatheris__________________
d)
I
am________________________
3)Você conhece alguma expressão idiomática / ditado popular em
português? Quais?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4)Pesquise e traduza três expressões idiomáticas da língua inglesa:
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
*****************************************************************************
Disciplina de Química
Professora: Carla Oliveira
Atividade
1. Qual foi o primeiro composto orgânico a ser sintetizado em laboratório?
2. Além do carbono quais os outros elementos químicos podemos encontrar nas substâncias orgânicas?
3. Quais são as principais classes dos compostos orgânicos?
4. Dê exemplo de compostos orgânicos naturais e sintéticos.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Disciplina de Química
Professora: Carla Oliveira
Atividade
A expressão compostos orgânicos surgiu há mais de 200 anos, inicialmente com o objetivo de identificar os compostos que eram produzidos por organismos vivos. Entretanto, hoje se sabe que os compostos orgânicos podem ser também sintetizados em laboratório e essa definição não é mais utilizada. Um exemplo clássico que mostrou que os compostos orgânicos poderiam ser sintetizados em laboratório foi à síntese da ureia a partir do cianeto de amônio, realizada em 1828 pelo químico Friedrich Wöhler:
Atualmente podemos dizer que compostos orgânicos são aqueles formados por carbono, independente terem sido sintetizados ou não por organismos vivos. Todas as moléculas orgânicas apresentam átomos de carbono além de, a grande maioria, átomos de hidrogênio. Entretanto, outros elementos chamados de heteroátomos, podem estar presentes ligados quimicamente entre 2 átomos de carbono da cadeia, tais como o oxigênio (O), nitrogênio (N), enxofre (S) , fósforo (P) e os halogênios, cloro (Cl), bromo (Br) e iodo (I). A ligação dos átomos de carbonos com os elementos citados acima, forma estruturas chamadas cadeias carbônicas, que são bastante estáveis, e que podem variar desde 2 até centenas de átomos de carbono. É importante ressaltar que para que seja considerado um heteroátomo o elemento deve estar localizado ia entre dois átomos de carbono na cadeia. No caso dos elementos O, S, N e P geralmente ocorrem duas ligações covalentes, já para F, Cl, Br e I, ocorre apenas 1. Cabe chamar atenção aqui também para o fato de que existem substâncias, que embora contenham carbono não são consideradas orgânicas. Essas substâncias são chamadas de inorgânicas e entre alguns podemos citar o diamante, o gás carbônico (CO2), carbonato de sódio (Na2CO3), etc.
As diferentes formas como os átomos das cadeias carbônicas se ligam da origem a uma quantidade quase infinita de compostos orgânicos. Com isso eles podem ser agrupados de acordo com as classes funcionais, que é um conjunto de substância que apresentam propriedades químicas parecidas. As principais classes são: hidrocarbonetos, alcoóis, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos, éteres, ésteres, aminas, amidas, haletos orgânicos, fenóis, nitrocompostos, nitrilas, ácidos sulfônicos e compostos organometálicos.
Além disso, podemos dividi-los em compostos orgânicos naturais ou sintéticos. Em relação aos naturais temos os ácidos nucleicos (DNA e RNA) carboidratos, lipídios, proteínas, gás metano, petróleo, entre outros. Já em relação aos sintéticos podemos destacar os detergentes, solventes, tintas, medicamentos, agrotóxicos, plásticos, combustíveis, etc.
Com base nas informações contidas no texto responda:
1. Qual foi o primeiro composto orgânico a ser sintetizado em laboratório?
2. Além do carbono quais os outros elementos químicos podemos encontrar nas substâncias orgânicas?
3. Quais são as principais classes dos compostos orgânicos?
4. Dê exemplo de compostos orgânicos naturais e sintéticos.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Disciplina: Filosofia
Professora: Carla Oliveira
Atividade Filosofia
Democracia
Democracia é uma organização social em que o controle político é exercido pelo povo. É um sistema de governo que resulta da livre escolha de governantes, a qual é expressa pela união e a vontade da maioria dos governados, confirmada por meio de votos.
Um sistema de governo democrático abrange todos os elementos da organização política de um país.
Nesse sentido, democracia não é apenas uma forma de Estado ou de Constituição, mas a ordem constitucional, eleitoral e administrativa, o equilíbrio dos poderes e órgãos do Estado, a prioridade política do Parlamento, o sistema alternativo de grupos governamentais e de oposição.
A democracia é uma forma de governo que tem como fundamentos uma conjugação de princípios de organização política, dentro de um sistema social, em que prevalece:
• a liberdade do indivíduo diante de todos os representantes do poder político, especialmente face ao Estado
• a liberdade de opinião e de expressão da vontade política
• igualdade dos direitos políticos e oportunidades favoráveis para que o povo e os partidos se pronunciem sobre todas as decisões de interesse geral.
Com base nas informações do texto acima, construa um texto ressaltando a importância da democracia para o país.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
1ª semana da quarentena
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUASTECNOLOGIAS – EDUCAÇÃO FÍSICA
EJA MÉDIO, 3° MÓDULO
Luta: Abordagem histórica das lutas
Conceito de luta enquanto cultura corporal
Segundo as OTM (2008), luta é uma forma de expressão corporal que representa vários aspectos da vida do homem. A luta precisa ser compreendida desde a busca pela sobrevivência, no que se refere a sua história- passando pelas esferas sociais, afetivas, religiosas, políticas, econômicas etc.- até uma forma de linguagem transmitida ao ser humano ao longo dos tempos.
Conceito de luta enquanto esporte
As lutas são disputas em que os oponentes devem ser dominados por meio de técnicas e estratégias de desequilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão de um determinado espaço, por meio da combinação de ações de ataque e defesa.
A luta possui uma regulamentação específica com os objetivos de: evitar atitudes violentas; punir atitudes/ações irregulares dentro da prática da luta; respeitar as diferenças do oponente; considerar os valores éticos da cultura corporal luta.
Os fundamentos básicos das lutas corporais são: atacar; defender; controlar.
ATACAR
“Tomar ofensiva contra, investir, hostilizar, acontecer, combater. Conjuga-se como trancar.”
Amora, Antônio Soares: Saraiva, 2009.
“(...) consiste em executar uma ação ofensiva contra alguém ou alguma coisa, através das características de socar, chutar, puxar, derrubar, desequilibrar, golpear e/ou projetar.”
PIO (2010, pg 28)
DEFENDER
“1. Proteger; 2.auxiliar, prestar auxílio ou socorro a; 3. falar a favor de; 4. resistir a um ataque; 5. rebater uma acusação; 6. proteger-se”
Amora, Antônio Soares: Saraiva, 2009.
“(...) justifica-se em opor o esforço próprio ao ataque alheio, a partir da característica de excluir, empurrar, esquivar, equilibrar e/ou bloquear de algo ou alguém.”
PIO (2010, pg 28)
CONTROLAR
“Exercer o controle de.”
Amora, Antônio Soares: Saraiva, 2009.
“(...) consiste em exercer o controle ou ter sob o seu domínio algo, alguém e/ou através de alguma situação, subsidiado das características de imobilizar, estrangular, segurar, agarrar e/ou gingar.”
PIO (2010, pg 28)
Pré-História
Os homens, nessa época, utilizavam a luta para brigar pela sua sobrevivência. A luta para eles era o meio mais natural e primitivo de ataque e defesa, sua finalidade era submeter, humilhar e até mesmo eliminar os seus adversários ou animais que representassem perigo.
A Idade Antiga e suas civilizações
Muitas das lutas que nós conhecemos hoje têm as suas raízes na Índia e na China, há aproximadamente 5000 anos atrás. Em 776 AC, data mais aceita para início dos Jogos Olímpicos na antiga Grécia, já se tem notícia de que as lutas faziam parte dessa competição, eram o boxe, wrestling e pancrácio, que floresceram nessa época.No ano de 264 AC, nos circos de Roma, aconteciam as lutas dos gladiadores, escravos que lutavam até a morte, para entreter o público.
Idade Média
No ano 500 dC é criado na China o Templo Shaolin, espaço destinado para o treinamento dos lutadores sob orientação dos monges.A partir do século X, no Japão, surge a figura do Samurai, exímio lutador, que tinha por função principal defender o seu senhor, no tempo do Japão feudal.No século XIV, no Japão, surgem várias escolas de esgrima. No século XV, China e Japão proibiram o porte de arma, o que levou ao desenvolvimento do combate desarmado, e as lutas que surgiram nessa época foram JiuJitsu e o Karatê. No século XV, na Alemanha, Johannes Liechtenauer escreveu um manual de esgrima, baseando-se nos estudos que realizou durante as suas viagens pelo Oriente.Na Itália, em 1410, é escrito Flos Duellatorum por Fiore dei Liberi, manual que documenta técnicas que envolvem o combate corpo a corpo, adaga, espada de uma mão, espada longa, lanças e alabardas, combate com e sem armadura.
Idade moderna
No século XVI, a mão de obra escrava africana foi muito utilizada no Brasil. Da necessidade de se proteger contra a violência e repressão dos colonizadores brasileiros, os escravos africanos criaram a Capoeira.No século XVI, a esgrima alemã tendeu ao enfoque esportivo da arte marcial.No século XVIII, surge, na China, o Kung Fu.Em 1743, Jack Broughton, um lutador inglês de boxe com as mãos nuas, escreve as primeiras regras do boxe.Em 1750, as técnicas da arte marcial chinesa do Tai Chi Chuan são escritas.
Idade Contemporânea
Surge o Judô em 1882, quando o japonês Jigoro Kano modifica o tradicional Jiu Jitsu.Em 1893, Edward William Barton-Wright viaja para o Japão para estudar o Jiu Jitsu, e cria o Bartitsu. Ao retornar para a Inglaterra, introduz as artes marciais japonesas no Ocidente. Em 1896, acontecem os primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, e, nessa edição, a luta também fez parte da programação.Em 1896, e de 1904 a 2008, a Luta greco-romana esteve presente na programação dos Jogos Olímpicos.Em 1896, e de 1904 a 2008, aLuta estilo livre esteve presente na programação dos Jogos Olímpicos.De 1896 a 2008, a Esgrima esteve presente na programação dos Jogos Olímpicos.De 1900 a 1920, o Cabo de guerra esteve presente na programação dos Jogos Olímpicos.De 1904 a 1908, e de 1920 a 2008, o Boxe esteve presente na programação dos Jogos Olímpicos.Em 1964, e de 1972 a 2008, o Judô esteve presente na programação dos Jogos Olímpicos. De 2000 a 2008, o Taekwondo esteve presente na programação dos Jogos Olímpicos
ATIVIDADE PROPOSTA: Desenvolver pesquisa (que deverá ser escrita à mão, para no retorno às aulas ser entregue) sobre os seguintes temas:
“O HISTÓRICO DA CAPOEIRA
_______________________________________________________________________________
ATIVIDADE DE INGLÊS DIA 01/04/2020
PROFESSOR: AFONSO
ATIVIDADE DE INGLÊS DIA 01/04/2020
PROFESSOR: AFONSO
Enviar a atividade para o email afonso.tqx@gmail.com
Every Day Life (O dia-a-dia)
Ted, Bob, Mary and Jane like sports.
They são new no clube
Ted likes
football e Mary likes basketball
Jane likes
tennis e Bob likes volleyball
E
you? Qual é o seu favorite sport?
Vocabulário.
New:
Novo
They:
Eles
You:
Você
Football:
Futebol.
Basketball: Basquete.
Volleyball: Vôlei.
Qual será o
significado das palavras like e likes?
Trata-se do
verbo to like = gostar,
conjugado no presente simples.
EXERCISES
1)
Agora chegou a hora de um novo tipo de exercício, trata-se de compreensão de
texto,
copie em seu caderno.
1.2 .Ted, Bob, Mary and Jane:
a) ( ) like
music
b) ( ) like sports
1.3. Ted likes:
a) ( ) football
b) ( )
volleyball
1.4. Mary Iikes:
a) ( ) basketball
b) ( ) tennis
1.5. Jane likes:
a) ( ) tennis
b) ( ) football
1.6. Bob likes:
a) ( ) basketball
b) ( ) volleyball
2) Complete a frase com o seu esporte favorito.
I like__________________
(Eu gosto de_____________)
3) Pesquise e escreve o nome de dez esportes em inglês. Use
Google tradutor, sites ou dicionários
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________