7º ano







LÍNGUA PORTUGUESA  24/04/2020
PROFESSORA: MÔNICA RIBEIRO

Para acessar a atividade clique no link abaixo

https://drive.google.com/open?id=1208oISC9xCAvWnyZ1eKWAGUZDdf74asi


______________________________________________________________________


ARTES  24/04/2020
 PROFESSORA: JOSENILDA VICENTE

O significado das cores. Para acessar clique no link abaixo


Após a leitura deste artigo, faça um desenho da bandeira brasileira e 
indique o significado de cada uma delas. 

# NÃO PERCA O FOCO!
#FIQUEM EM CASA!

 ____________________________________________________________
GEOGAFIA  23/04/2020
 PROFESSORA: JOSENILDA VICENTE

FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL

- Formação geoeconômica

LIVRO página 31.
EXERCÍCIO página 32, (6º e 7º questões).

Nesta leitura vocês irão  identificar as regiões brasileiras que possuem  semelhantes  desenvolvimentos  socioeconômicos, como também, verificar  as desigualdades sociais existentes em nosso país.

FIQUE POR DENTRO! Acesse o link para apreciação do vídeo:

#leiam com atenção.
#NÃO PERCAM O FOCO!
#FIQUEM EM CASA!

___________________________________________________________________________ 


EDUCAÇÃO FÍSICA - 22.04.2020
PROFESSOR: ERALDO GOMES


Para acessar a atividade clique no link abaixo

https://drive.google.com/open?id=18Pv-aXCsBAiVkAzvcgSk8Ll-8uiMUwpn


______________________________________________________________________


LÍNGUA INGLESA - 21.04.2020
PROFESSOR: AFONSO TRAVASSOS


Atenção Estudante! Para acessar a atividade clique no link abaixo. Responda-a e  em seguida envie para  o e-mail: afonso.tqx@gmail.com

https://drive.google.com/open?id=1mtRrSfJeJ8PjOhhvsA-ZKDgFz6ev9WEv

____________________________________________________________________

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 20/04/2020
PROFESSOR: ELIAS GONÇALVES


1) Nesta aula para os alunos do 7º ano A vamos estudar: 

Problemas Envolvendo Medições.

Assistir ao vídeo clicando no link abaixo:



2) Fazer os exercícios da atividade em anexo. Para acessar clique no link abaixo.

  
Obs.: Posteriormente as atividades serão cobradas e valerão notas.


____________________________________________________________________________

ATENÇÃO SENHORES PAIS!
HORÁRIO PARA A ENTREGA DOS CARTÕES ALIMENTAÇÃO.

Nos dias 22/04 e 23/04 acontecerá a entrega dos Cartões/Alimentação para os pais e/ou responsáveis os alunos identificados na relação nominal postada anteriormente, de acordo com os horário descritos a abaixo

Solicitamos também que não leve acompanhante e compareça com sua máscara de proteção.
SE PROTEJA E NOS PROTEJA! um abraço
GRATA
EQUIPE GESTORA

22/04 

Manhã
08:00  às 09:30 h  EJA eTravessia
10:00  às 11:00 h  6 º Anos

Tarde
13:00  às 13:30 h  9 º Anos
13:40  às 15:30 h  1 º Anos

23/04

Manhã

08:00 às 09:30 h 8 º Anos
09:40 às 11:00 h 2 º Anos

Tarde

13:00 às 14:00 h 7 º Anos
14:20 às 15:30 h 3 º Anos 

__________________________________________________________________

ATIVIDADE DE ARTES 17/04/2020 
PROFESSORA: NILDA 


GÊNEROS ARTÍSTICOS VISUAIS

O Assistam ao vídeo disponível no LINK: 


APÓS apreciarem o vídeo, REALIZEM a seguinte atividade:

Com o tema NATUREZA MORTA, faça um desenho de observação, numa folha de ofício ou em seu caderno usando lápis de cores.

( SE POSSÍVEL,  TIRE FOTOS DAS ATIVIDADES e envie-as para  o

#NÃO PERCAM O FOCO!
#FIQUEM EM CASA!
#BOM TRABALHO!
 ___________________________________________________________________________

HISTÓRIA - 16.04.2020
PROFESSORA: ADEILDA

 Assista o vídeo: "Civilização Islâmica", em seguida faça um breve comentário sobre o que você entendeu do conteúdo exposto: A atividade deve ser encaminhada para meu e-mail: adeildacorreia@yahoo.com.br


https://www.youtube.com/watch?v=9Tvxebthvaw

_____________________________________________________________________

ATIVIDADE DE GEOGRAFIA  16/04/2020 
PROFESSORA: NILDA 


ORGANIZAÇÃO POLITICA DO BRASIL


Olá meus queridos!

Utilize seu livro de GEOGRAFIA e faça a leitura das páginas 26 a 30. Vocês  aprenderão sobre a ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS BRASILEIROS. Desta forma leiam atentamente, para responder as atividades da página 32 do 1º ao 5º, faça-os no caderno. 


(SE POSSIVEL,  TIRE FOTOS DAS ATIVIDADES e envie-as para  o

#NÃO PERCAM O FOCO!

#FIQUEM EM CASA!
__________________________________________________________________

ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA  15/04/2020 
PROFESSORA: MONICA RIBEIRO


Escola São José
Aluno (a ) _______ Série: 8 ano
Disciplina: Português
Professora: Mônica Ribeiro
Trabalho para ser entregue. (Dia 24 de Abril, de 2020.)

Atenção Estudantes!
Vocês vão fazer um “Podcast” ( Está tudo esquematizado abaixo). Para ser enviado para o e-mail:  monycc@bol.com.br  até o dia 24 de abril.
1) Planejar um podcast de notícia;
2) Vão elaborar um planejamento estratégico sobre o tema “COVID-19” na modalidade oral, com intuito de realizar um podcast noticiário;
3) Esse conhecimento é feito através da produção de texto jornalístico oral;
4) Não esqueçam sua prática tem que ser oral;

Observações:
*Vocês podem pesquisar em links diversos sobre esse tema. Grave seu podcast com música de abertura, podem fazer como um micro boletim com duração de 1 a 5 minutos.
*Se não souberem, façam em slides (Introdução, desenvolvimento e conclusão). Podem fazer também através de uma publicidade.

*Podcast é uma forma de transmissão de arquivos multimídia na Internet criados pelos próprios usuários. Nestes arquivos, as pessoas disponibilizam listas e seleções de músicas ou simplesmente falam e expõem suas opiniões sobre os mais diversos assuntos, como política ou o capítulo da novela.


_______________________________________________________________________

ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSOR: ERALDO GOMES 15/04/2020

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS – EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO FUNDAMENTAL, 7° ANO
Ginástica: compreensão e execução das formas técnicas do movimento das ginásticas artística, acrobática e rítmica

→ATIVIDADE FÍSICA E EXERCÍCIO FÍSICO – CONCEITOS:

Os exercícios físicos são movimentos do corpo realizados com intencionalidade, programados e sistematizados, que sejam praticados com regularidade. Seus objetivos podem estar relacionados com a aquisição de condicionamento físico, de manutenção da saúde ou mesmo com a prevenção de lesões. Podem ser considerados exercícios físicos a prática de natação, de ginástica, de ciclismo, de musculaçãoou até mesmo uma caminhada mais intensa. O determinante é o sentido que o indivíduo atribui a essa prática.
Já as atividades físicas são movimentos do corpo que vão além do repouso. Embora possam ter um gasto calórico significativo, sua intencionalidade não tem como objetivo a melhora do condicionamento físico. A regularidade de sua prática também não é programada. Nesse caso, consideramos atividades físicas: ir até a padaria, caminhar para a escola, descer ou subir uma escada, varrer o chão, lavar louça etc.
Para que a prática de exercícios físicos resulte em algum ganho na melhora da condição física, é importante compreender a forma como se manifestam as capacidades físicas, as quais são definidas como ações musculares e qualidades motoras que estão relacionadas com a formação do nosso corpo e com a técnica dos movimentos, sendo seu desenvolvimento e aperfeiçoamento primordiais para a manutenção de uma boa condição física.
Quais são as capacidades físicas?
Resistência Aeróbia é a capacidade de manter o esforço físico de intensidade leve ou moderada, durante longo período;
Força é a capacidade muscular de produzir uma tensão capaz de vencer uma determinada resistência;
Equilíbrioé a capacidade de manter o corpo estável em uma posição estática ou em movimento;
Agilidade é a capacidade de rápido deslocamento de partes ou segmentos do corpo;
Flexibilidade é a capacidade articular de aproveitar as possibilidades de movimento, o mais amplo possível, em todas as direções;
Velocidade é a capacidade de rápida execução de movimentos, deslocando o corpo no espaço, percorrendo uma determinada distancia no menor tempo possível.
As capacidades físicas estão presentes em nossos movimentos, seja nos exercícios físicos, seja nas atividades físicas. É importante que todos usem essas capacidades também em ginásticas de condicionamento físico em razão dos benefícios proporcionados por sua prática.

→OS FUNDAMENTOS BÁSICOS GINÁSTICOS

A ginástica está baseada em cinco tipo de movimentos fundantes ou fundamentais básicos que são:
1- Equilibrar: trata-se de permanecer (equilibrio estático) ou se deslocar (equilíbrio dinâmico) em uma superfície delimitada, resistindo à ação da gravidade; por exemplo: vela, ponte, avião, parada de cabeça ou mão, andar, correr, saltar, engatinhar, marchar.
2- Saltar: representa a ação de se elevar de uma superfície com impulso para cair no mesmo lugar sem desequilibrar; por exemplo: saltos simples, giratorios ou específicos.
3- Girar ou rolar: é a ação de dar voltas sobre os eixos do próprio corpo, por exemplo: rolamento simples, de estrela, flicflac, mortal.
4- Balançar: se impulsiona o corpo ou seus segmentos realizando um movimento de vai e vem.
5- Trepar: ação de subir em superfícies verticais ou inclinadas, pela suspensão dos braços, com ou sem a ajuda das pernas.


EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO


) De acordo com o texto, qual o conceito de exercício físico?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

) De acordo com o texto, qual o conceito de atividade física?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

) De acordo com o texto, quais são as capacidades físicas?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

) De acordo com o texto, quais são os fundamentos básicos ginásticos?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


CARTÃO ALIMENTAÇÃO!

Segue a lista com o nome dos estudantes que a princípio, receberão o cartão alimentação do Governo do Estado de Pernambuco. Aqueles estudantes que não constam dessa lista, devem aguardar as orientações da Secretaria de Educação de Pernambuco. Em breve publicaremos o dia e local para que você possa receber o seu cartão.
Grata
Equipe Gestora

Série
Estudante
7 Ano
GENILDO LUCENA SILVA

Rute Maria de Oliveira

Tayla Emyli Menezes da Silva

William Henrique de Souza Freitas
_________________________________________________________________________________

ATIVIDADE DE CIÊNCIAS
PROFESSOR: DANIEL FREITAS 14/04/2020


ATENÇÃO ESTUDANTES!

Assistam a vídeo aula disponível no link abaixo e respondam as questões propostas no caderno

https://youtu.be/1dMUZED70Qc

1- O que classificar?
2- Porque é importante classificar?
3- Quem foi Lineu?
4-O que é espécie ?
5- Qual a importância das regras de nomenclatura de Lineu?

6- O que é nomenclatura Binominal?
_______________________________________________________________________

ATIVIDADE DE LÍNGUA INGLESA
PROFESSOR: AFONSO TRAVASSOS 14/04/2020

NOME:_________________________________________ 7 ANO:____

Responda a atividade em seu caderno e envie para o e-mail: afonso.tqx@gmail.com

         Revisão e vocabulário: Dias da semana, meses, números e cumprimento.

1) Observe as alternativas e assinale a única que apresenta apenas os dias da semana:
a) Sunday, Tuesday, Thursday, May
b) Monday, Wednesday, May, Friday
c) Sunday, Tuesday, January, Saturday
d) Tuesday, Monday, Friday, Saturday

2) Observe as palavras abaixo, em seguida, relacione a segunda coluna em relação a tradução de cada palavra, siga o modelo.
a) apple             (  D ) pai
b) century         (    ) dois
c) black              (    ) século
d) father            (    ) preto
e) two               (    ) maçã

3) Observe a frase: “Eu viajarei terça-feira”.  A tradução da palavra grifada para o inglês é?

a) Friday                   
b) Saturday              
c) Wednesday          
d) Tuesday

4) Até ao meio-dia, dizemos em inglês:
a) goodmorning          
b) goodafternoon         
c) good bye         
d) goodnight
 ___________________________________________________________________
 ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 13/04/2020
PROFESSOR: ELIAS GONÇALVES


O ALUNO DO 7º ANO A NESTA AULA DEVERÁ:
 1) Assistir aos vídeos sobre Cálculo de Porcentagem clicando nos links abaixo:

Porcentagem - Vivendo a matemática com a Professora Angela

Porcentagem- Resolução de situação problema - Professora Angela

Porcentagem, Acréscimo e Desconto - Professora Angela


2) Fazer a leitura no livro didático da página 238 a pagina 241.

3) Fazer as atividades de 1 a 5 da página 240.

Obs.: Posteriormente as atividades serão cobradas e valerão nota.

___________________________________________________________________________________________

ATIVIDADE DE HISTÓRIA
PROFESSORA: ADEILDA


Olá meus queridos!
Mediante o conteúdo estudado em nossas aulas, responda a atividade proposta. Você pode responder com a ajuda da anotação ou por meio de outras fontes de pesquisa.
Obs: A atividade deverá ficar registrada e datada no caderno.

ESCOLA SÃO JOSÉ
ATIVIDADE DE HISTÓRIA – 7º ANO A

1-Explique a estrutura da sociedade feudal:
“A sociedade feudal era estamental”. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 2-Dentro da sociedade feudal, escreva o que cada grupo fazia:
a) Clero: __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Nobreza: __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Servos: __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3-Por que podemos dizer que o feudo era auto-suficiente? _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4-Como se tornava um senhor feudal? Como se chamava aquele que doava e recebia o feudo? _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5-Escreva dois títulos de nobreza que se iniciou na Idade Média. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6-Escreva o que significava cada obrigação feudal: a) Corveia : __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Talha : __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Banalidade : __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d) Dízimo: _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

MATEMÁTICA - 3ª ATIVIDADE - DESAFIO
PROFESSOR: ELIAS GONÇALVES


ATENÇÃO ESTUDANTES!

Resolva as questões disponíveis no link abaixo e apresente ao professor na volta as aulas.

_______________________________________________________________________

GEOGRAFIA - 3ª ATIVIDADE
PROFESSORA: JOSENILDA VICENTE


VAMOS DE DESAFIO?



1)QUAL A MAIOR CIDADE DO BRASIL?

A) RIO DE JANEIRO
B) VITÓRIA
C) BELO HORIZONTE
D)SÃO PAULO
E)PORTO ALEGRE

2)O BRASIL PERTENCE A QUAL CONTINENTE?
A- Africano
B- Americano
C- Europeu
D -Asiático

3) MONTE VOCÊ MESMO, UM QUEBRA-CABEÇAS UTILIZANDO O MAPA DO BRASIL. NELE DEVE CONTER O NOME OS ESTADOS E SUAS CAPITAIS. APRESENTE-O QUANDO VOLTARMOS AS AULAS.
USE SUA CRIATIVIDADE.

UMA ABRAÇO E FIQUE EM CASA!
_______________________________________________________________________

ARTES - 3ª ATIVIDADE
PROFESSORA: JOSENILDA VICENTE

VAMOS DE DESAFIOS?

1)QUAL DAS ARTES FOI CONSIDERADA A PIONEIRA?

A- artes de rua
b- arte rupestre
c- arte musical
2)QUAIS DAS VARIAÇÕES FAZEM PARTE DA arte visual?

A- dança, pintura e musica
B-musica, teatro,xilogravuras
C-pintura , desenho,xilogravuras

3)QUEM PINTOU A FAMOSA TELA "MONA LISA"

A- Leonardo Dicaprio
B- Leonardo da Vinci
C - van Gogh

4)TARSILA DO AMARAL  EM 1928 PINTOU A TELA:

A- ABAPURU
b- CARANDIRU
C- CHAPÉU AZUL


BONS ESTUDOS E FIQUEM EM CASA!
_________________________________________________________________________

EDUCAÇÃO FÍSICA - 2ª ATIVIDADE
PROFESSOR: ERALDO GOMES

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUASTECNOLOGIAS – EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS, 7° ANO
Ginástica

PROPOSTA DE ATIVIDADE

                PESQUISE E COPIE EM SEU CADERNO “AS MODALIDADES COMPETITIVAS DA GINÁSTICA”, NO RETORNO ÀS AULAS, A ATIVIDADE SERÁ CONFERIDA.

_________________________________________________________________________

LÍNGUA INGLESA - 3ª ATIVIDADE
PROFESSOR: AFONSO TRAVASSOS

NOME:__________________________________________7 ANO_____
Professor: Afonso Travassos
Enviar a atividade respondida para o email: afonso.tqx@gmail.com

                                             LÍNGUA INGLESA.

1)   Responda em inglês:

a)    O dia e o mês em que seu pai nasceu:_______________________________

b)   O dia e o mês em que sua mãe nasceu:________________________________


c)     O dia e o mês em que você nasceu:__________________________________

2)   Complete a sequência com os meses em inglês:
January___________, March,_________, May, June, July,_______________, September,___________October,______________,________________.

_______________________________________________________________________ 

ARTES - 2ª ATIVIDADE
PROFESSORA: JOSENILDA VICENTE

ARTES VISUAIS

Prezados alunos, não  percam o foco!

Leia o artigo: MANIFESTAÇÕES  ARTÍSTICAS E SEUS MÉTODOS disponível no link abaixo:


Após a leitura do artigo, copie e responda as questões:

1- Como se dá a Expressão Visual na Arte?
2-Quais as várias maneiras de expressão das artes visuais?
3-A arte RUPESTRE, pode ser considerada uma arte visual? Justifique:
4-Quais das várias maneiras de expressão visual que você mais se identifica?
5-Produza uma arte visual utilizando a técnica de desenho, para expressar o lugar que você mais gosta de estar( praias,escola, sítios, praças, igrejas,etc.). Dê um belo colorido!


OBS.: a questão 5  pode ser realizada no próprio caderno, como as demais.

BOM ESTUDO! PREZE PELA VIDA! FIQUE EM CASA!!!!!!!!!!
_______________________________________________

GEOGRAFA- 2ª ATIVIDADE
PROFESSORA: JOSENILDA VICENTE


TEMA: FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO

LEIA o conteúdo de geografia no LIVRO, paginas 19 A 24 COPIE e RESPONDA, as questões da atividade da pagina 25, do 1º ao 4º em seus cadernos.

LEMBRE-SE: Uma leitura atenta, destacando elementos importantes, observando as imagens detalhadamente, lhe ajudará para um bom desempenho das atividades propostas.

BOA LEITURA! 
NÃO PERCA O FOCO!
BOM  DESEMPENHO!
ABRAÇOS VIRTUAIS!
FIQUEM EM CASA!
___________________________________________________________________________

ATIVIDADE DE INGLÊS    DIA  01/04/2020
PROFESSOR: AFONSO

Copie e responda em seu caderno a atividade Tune Into (página 14)

Em seguida envie a atividade para o email: afonso.tqx@gmail.com
(Aceito textos e fotos legíveis)

_____________________________________________________________________________

ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA  DIA 01/04/2020
PROFESSORA: MÔNICA

ESCOLA SÃO JOSÉ
CARPINA, ______ de _________de 2020
ALUNO(A)_________________nº _______
PROFESSORA: Mônica Ribeiro
SÉRIE: 7º Ano


COESÃO E COERÊNCIA

1º)  Complete o texto com as palavras do quadro abaixo de forma que o texto fique compreensível, ou seja, coeso.
Muito suor, pouca descoberta (Super for Kids, nº 1) O trabalho do arqueólogo tem emoções, sim. _________não pense em Indiana Jones, bandidos e tesouros. É verdade _________ os arqueólogos passam um bom tempo em lugares excitantes, como pirâmides e ruínas. _______as emoções acontecem mesmo é nos laboratórios, __________ ___________ identificam a importância das coisas que acharam nos sítios arqueológicos. _____________, é preciso persistência para encarar a profissão, ___________ os resultados demoram, e muita gente passa a vida estudando sem fazer grandes descobertas. No Brasil, é necessário fazer pós-graduação, ____________não há faculdade de Arqueologia. ___________, é preciso gostar de viver sem rotina, ______________o arqueólogo passa meses no laboratório e outros em campo. O prêmio é fazer descobertas que mudam a história.
porque – mas – eles – pois – portanto – mas – além disso – que – porque – quando

 2º) Ligue as informações abaixo, tornando-as uma só frase. Para uni-las você deve usar as palavras do quadro abaixo. mas - porém - então - e - portanto - assim - logo - porque - pois - contudo
a) Fui à escola. Não levei meu caderno. Prestei atenção nas explicações. ______________________________________________________________________________b) Pratiquei exercícios físicos. Fiquei todo suado. Me senti muito bem. ______________________________________________________________________________ c) Não quero comer. Não gosto de verduras. Não ficarei com fome. __________________________________________________________________________
d) Estudamos para a prova. Não tiramos boas notas. Passaremos de ano. ______________________________________________________________________________
3º) Use todas as preposições deste quadro para ligar as palavras das frases abaixo:

até          desde           após           a           sobre           sem           perante     para

a) Fomos __________ várias lojas.

b) Saímos __________ as 10 horas.

c) Comprei um lenço __________ você.

d) Estou gripada __________sábado.

e) Corremos __________ a esquina.

f) Conversamos __________ o assunto.

g) Todos são iguais ____________ a lei.

h) Prefiro chá __________ açúcar.


4º)  Sublinhe a preposição e localize, no quadro abaixo, a relação que ela estabelece.

POSSE – MODO – CAUSA – COMPANHIA – LUGAR – OPOSIÇÃO

a) Chorava de dor. ________________________________________________________________

b) O técnico não viajou com a equipe. _________________________________________________

c) Fiquei ouvindo o disco de Pedrinho. ________________________________________________

d) Vou ficar dois dias em Manaus. ____________________________________________________

e) O touro investiu contra a multidão. _________________________________________________

f) A menina falava com grande desembaraço. ___________________________________________

Livro de Português- Páginas 23 e 24

Boa Atividade !   Fica em casa!
_______________________________________________________________________

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA
PROFESSOR: ELIAS GONÇALVES


O aluno do 7º ano nesta aula deverá:

1) Assistir ao vídeo clicando em:


MATEMÁTICA: SIMETRIA - Figuras Simétricas






2) Fazer a leitura no livro didático da página 86 à pagina 89.

3) Fazer as Atividades de 1 à 10 das páginas 90 à 91 do livro.

Obs.: Posteriormente as atividades serão cobradas e valerão notas.


_____________________________________________________________________
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS
PROFESSOR: DANIEL FREITAS

ATENÇÃO ESTUDANTES!

Para não perdermos o ritmo dos estudos, convido-os para assistir ao vídeo sobre Vírus e Microbiologia disponível no link abaixo e, em seguida, responda as questões propostasDeixe-as em seu caderno para apresentação ao professor na volta as aulas.


SIGA AS ORIENTAÇÕES E FIQUE EM CASA! 


Após assistir ao vídeo, responda as seguintes questões:

1- O que um vírus?  Doença viral tem cura?

2- É correto afirmar pela vídeo aula que os vírus transformam as pessoas em zumbis? justifique

3- Como podemos explicar estrutura celular de um vírus?

4- Descreva a importância de conhecer os vírus e como funcionam

5- Quais cuidados devemos tomar para evitar contrair no novo CORONAVÍRUS?
_______________________________________________________________________________

ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSORA MÔNICA RIBEIRO


Prezado Estudante!

Em meio a grave situação que estamos vivendo e, para não perdermos o foco dos estudos e continuarmos aprimorando os nossos conhecimentos,   peço que realizem a atividade abaixo e enviem para o e mail: monycc@bol.com.br até o dia 31.03.2020

. Um forte abraço!

Lembre-se: CONTINUE EM CASA!!!! 


Atividade de Língua Portuguesa

Não corra atrás das borboletas, cuide do seu jardim
  
 … Muitas vezes, passamos um longo tempo de nossas vidas correndo desesperadamente atrás de algo que desejamos, seja um amor, um emprego, uma amizade, uma casa, etc.

    Muitas vezes, a vida usa símbolos, acontecimentos que são sinais para que possamos entender que, antes de merecermos aquilo que desejamos, precisamos aprender algo importante, precisamos estar prontos e maduros para viver determinadas situações.

    Se isso está acontecendo na sua vida, pare e reflita sobre a seguinte frase: “Não corra atrás das borboletas. Cuide do seu jardim e elas virão até você!”. Devemos compreender que a vida segue seu fluxo e que esse fluxo é perfeito.

    Tudo acontece no seu devido tempo.

    Nós, seres humanos, é que nos tornamos ansiosos e estamos constantemente querendo “empurrar o rio”. O rio vai sozinho, obedecendo ao ritmo da natureza. Se passarmos todo o tempo desejando as borboletas e reclamando porque elas não se aproximam da gente, mas vivem no jardim do nosso vizinho, elas realmente não virão.

    Mas, se nos dedicarmos a cuidar de nosso jardim, a transformar o nosso espaço [a nossa vida] num ambiente agradável, perfumado e bonito, será inevitável… as borboletas virão até nós!

    Dê o que você tem de melhor e a vida lhe retribuirá…!


Questões
1º) A finalidade e do texto é:
a) fazer refletir
b) informar
c) divulgar
d) entreter
 2º) O texto é construído por meio da seguinte metáfora:

a) “Muitas vezes, passamos um longo tempo de nossas vidas correndo desesperadamente […]”
b) “Não corra atrás das borboletas. Cuide do seu jardim e elas virão até você!”.
c) “Tudo acontece no seu devido tempo.”
d) “Dê o que você tem de melhor e a vida lhe retribuirá…!”

3º) Em “[…] é que nos tornamos ansiosos e estamos constantemente querendo “empurrar o rio”, o termo destacado poderia ser substituído por:

a) aleatoriamente
b) consequentemente
c) indubitavelmente
d) incessantemente

 4º) No trecho “[…] mas vivem no jardim do nosso vizinho, elas realmente não virão.”, o termo sublinhado estabelece uma relação de:

a) adversidade
b) reciprocidade
c) continuidade
d) conclusão

5º) Em todos os segmentos, registra-se o emprego do modo imperativo, exceto em:

a) “Se isso está acontecendo na sua vida, pare e reflita sobre a seguinte frase […]”

b) “Não corra atrás das borboletas.”

c) “Mas, se nos dedicarmos a cuidar de nosso jardim […]”

d) “Dê o que você tem de melhor e a vida lhe retribuirá…!”


____________________________________________________________________

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA
PROFESSOR: ELIAS GONÇALVES


O aluno do 7º ano nesta aula deverá:

1) Assistir ao vídeo clicando em introdução as transformações: https://youtu.be/bae8Sl_ONeo
Introdução a transformações



2) Fazer a leitura no livro didático da página 78 á 80.

3) Fazer no caderno as atividades da página 82 do exercício 1 a 7.

OBS.: Posteriormente ou na volta as aulas as atividades serão válidas para nota.


____________________________________________________________________________

1ª semana da quarentena
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS – EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO FUNDAMENTAL, 7° ANO

Ginástica: Ampliar o entendimento sobre a ginásticaartística nas suas origens e evolução histórica

A ginástica artística, também conhecida como ginástica olímpica, é uma das modalidades competitivas da ginástica. É uma modalidade esportiva que envolve um conjunto de movimentos. Esses movimentos exigem precisão, força, flexibilidade, agilidade, coordenação e equilíbrio. Portanto, o domínio do corpo é uma das principais características desses atletas.
A história da ginástica artística é mais antiga do que pensamos. Acredita-se que os gregos praticavam diversos movimentos e acrobacias em alguns aparelhos com o intuito de atingir a perfeição física.
A ginástica grega era uma preparação do corpo tanto para a prática de outros esportes, como para o treinamento militar.
No início do século XIX, o pedagogo alemão Friedrich Ludwig ChristophJahn (1778-1852) foi um dos responsáveis por transformar a ginástica artística em modalidade esportiva.
Ele fundou clubes de ginástica para jovens e interessados na modalidade e ainda, criou diversos aparelhos que são utilizados até hoje.
Por esse motivo, é chamado por alguns de “pai da ginástica”. Visto que a prática era vista como perigosa, Jahn foi preso e a ginástica foi proibida.
Felizmente, adeptos desse esporte não permitiram sua extinção. Assim, alguns alemães levaram a modalidade para outras partes da Europa e do mundo.
Em 1881 foi fundada a Federação Europeia de Ginástica, o que resultou na consolidação dessa modalidade esportiva.
Desde 1896, a ginástica artística está presente nos jogos olímpicos. Começou nos Jogos de Atenas e nos Jogos Pan-americanos ela está desde 1951.
No tocante à categoria feminina, foi somente nas Olimpíadas de 1928 na Holanda que as mulheres passaram a competir. Hoje esse grupo tem grande representatividade no Brasil e no mundo.
Sempre em busca da perfeição, a Ginástica Artística compreende-se em uma sequência de acrobacias nos diferentes tipos de aparelhos. Uma apresentação limpa, onde exige-se ao mesmo tempo força, flexibilidade, equilíbrio, coordenação motora e leveza nos movimentos.
A ginástica artística atualmente é dividida em duas categorias: masculino e feminino. Estas duas categorias têm diferentes aparelhos, os quais foram definidos pela Federação Internacional ao longo dos anos.
No caso dos homens o objetivo é ter aparelhos que destaquem mais a capacidade física e equilíbrio do ginasta, sendo que os aparelhos usados são:
  • Solo
  • Salto sobre a mesa
  • Cavalo com alças
  • Barras paralelas
  • Barra fixa
  • Argolas
Já no caso das mulheres, os aparelhos escolhidos foram com o intuito de realçar a beleza plástica da ginástica e que dê para ter uma coreografia mais definida.
Os aparelhos são:
  • Trave
  • Solo
  • Salto sobre a mesa
  • Barras assimétricas

EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO

1º) Por que outro nome também é conhecida a ginástica artística?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2º) De acordo com o texto, quem é conhecido como o “pai da ginástica”?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3º) De acordo com o texto, quais as capacidades físicas mais exigidas àginástica artística?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4º) De acordo com o texto, desde quando a ginástica artística está presente nos jogos olímpicos?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5º) Quais são os aparelhos masculinos da ginástica artística?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6º) Quais são os aparelhos femininos da ginástica artística?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



ATIVIDADE DE LÍNGUA INGLESA
Professor: Afonso Travassos
Nome:______________________________________ Série: 7 ANO

1)    Mostre que você aprende os dias da semana, escreva em inglês e em ordem:
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2)Responda em inglês:
a)     O dia que vem depois de Monday é:________________________
b)    O dia que vem depois de Tuesday é:________________________
c)     O último dia da semana é:___________________
d)    O primeiro dia semana é:_______________________

2)      Responda em inglês
a)     Qual mês nasceu seu pai?_______________________________________
b)Qual mês nasceu sua mãe?______________________________________
c)     Em qual mês você nasceu?______________________________________

___________________________________________________________

ATIVIDADE DE GEOGRAFIA
PROFESSORA: JOSENILDA VICENTE

Elementos cartográficos. Segue link para visualização de vídeo

Atenção:  Após assisti-lo, aponte e defina os elementos cartográficos necessários para produção de um mapa. Por enquanto, deixe a atividade em seu caderno.

(Consulte suas anotações, elas irão também contribuir para seu  bom desempenho) 
 Bons estudos e FIQUE EM CASA....!


______________________________________________________________________

ATIVIDADE DE ARTES
PROFESSORA: JOSENILDA VICENTE


Com esse video, vocês poderão apreciar as belezas naturais do nosso Brasil,conhecendo também a arte RUPESTRE, que deu inicio a todas as artes.

Segue link para visualização de vídeo


Atenção:  Após assisti-lo, aprovei e utilize a sua criatividade produzindo seu desenho a partir da arte rupestre.


 Bons estudos e FIQUE EM CASA....!

_____________________________________________________________________