8º ano B





EDUCAÇÃO FÍSICA - 22.04.2020
PROFESSOR: ERALDO GOMES


Para acessar a atividade clique no link abaixo

https://drive.google.com/open?id=1aOzvzDkBcI3xlaVR9wV600Qd-hZ0xcMt

______________________________________________________________________

LÍNGUA INGLESA - 21.04.2020
PROFESSOR: AFONSO TRAVASSOS


Atenção Estudante!  
Responda a atividade e  em seguida envie para  email: afonso.tqx@gmail.com

NOME:____________________________________ 8ANO:_______

Adjetivos ( continuação)

Semana passada vimos os Adjectives. Vamos continuar e  enriquecer o nosso vocabulário?

Copie a tabela em seu caderno:

ADJETIVO                      OPPOSITES( ANTÔNIMO)
Tall – (alto)........................Short – (baixo)
Big – (grande)...................Small – (pequeno)
Rich – (rico)......................Poor – (pobre)
Long – (longo)..................Short – (curto)
Fat – (gordo).....................Thin – (magro)
Old – (velho).....................New – (novo -coisas)
Old – (velho).....................Young – (jovens - pessoas)
Good – (bom) ...................Bad – (mau)
Dirty – (sujo)......................Clean – (limpo)
Beautiful–(bonito)..............Ugly – (feio)
Wrong – (errado)................Right – (certo)
Cheap – (barato)................Expensive – (caro)

1)                    Escolha e assinale a tradução mais adequada para os termos em negrito.

A. Ela é muito legal.
(     ). Nice
(      ). Legal
(       ). Fine

B. O tempo está limpo.
(    ). Raining
(     ). Clean
(     ). Cloudy


C. Está barato. Não está caro.

(     ). Cheap / cost
(     ). Cheap / Low
(      ). 
Cheap / expensive

SIGA O EXEMPLO    
A)                  My friend is very shortMy friend is very tall
(Meu amigo é muito pequeno:  Meu amigo é muito alto.)

B)                   I am poor. : 
(Eu sou pobre:____________________________________)

C)                   Your friend is fat
(Seu amigo é gordo: _________________________________)

D)                  Your car is very dirty:
(Seu caro está muito sujo:_____________________________)

E)                   My car is cheap:
(Meu carro é barato:_________________________________)


______________________________________________________________

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 20/04/2020
PROFESSOR: ELIAS GONÇALVES


Nesta aula vamos estudar: Associação de uma equação linear de

1º grau a uma reta no plano cartesiano.

O Estudante deve assistir aos vídeos clicando nos links abaixo:


Em seguida:  

Fazer a leitura no livro didático da página 148 a página 150.

Fazer as atividades de 1, 4 e 5 da página  149 e atividades 1 e 2 da página 150.


Obs.: Posteriormente as atividades serão cobradas e valerão notas.

_________________________________________________________________________________



ATENÇÃO SENHORES PAIS!
HORÁRIO PARA A ENTREGA DOS CARTÕES ALIMENTAÇÃO.

Nos dias 22/04 e 23/04 acontecerá a entrega dos Cartões/Alimentação para os pais e/ou responsáveis os alunos identificados na relação nominal postada anteriormente, de acordo com os horário descritos a abaixo

Solicitamos também que não leve acompanhante e compareça com sua máscara de proteção.
SE PROTEJA E NOS PROTEJA! um abraço
GRATA
EQUIPE GESTORA

22/04 

Manhã
08:00  às 09:30 h  EJA eTravessia
10:00  às 11:00 h  6 º Anos

Tarde
13:00  às 13:30 h  9 º Anos
13:40  às 15:30 h  1 º Anos

23/04

Manhã

08:00 às 09:30 h 8 º Anos
09:40 às 11:00 h 2 º Anos

Tarde

13:00 às 14:00 h 7 º Anos
14:20 às 15:30 h 3 º Anos 


__________________________________________________________________

ATIVIDADE DE ARTES 17/04/2020 
PROFESSORA: NILDA 


GÊNEROS ARTÍSTICOS VISUAIS

O Assistam ao vídeo disponível no LINK: 


APÓS apreciarem o vídeo, REALIZEM a seguinte atividade:

Com o tema NATUREZA MORTA, faça um desenho de observação, numa folha de ofício ou em seu caderno usando lápis de cores.

( SE POSSÍVEL,  TIRE FOTOS DAS ATIVIDADES e envie-as para  o

#NÃO PERCAM O FOCO!
#FIQUEM EM CASA!
#BOM TRABALHO!

 ___________________________________________________________________________


HISTÓRIA - 16.04.2020
PROFESSORA: ADEILDA

Assista o vídeo: "Revolução Industrial" e faça um breve comentário sobre o que você entendeu do conteúdo exposto: A atividade deve ser encaminhada para meu e-mail: adeildacorreia@yahoo.com.br


https://www.youtube.com/watch?v=Y1S7_OD9Viw


_____________________________________________________________________

GEOGRAFIA - 16.04.2020

PROFESSORA: ADEILDA


Faça um desenho criativo e através dele explique o Sistema Solar


A atividade pode ser encaminhada para meu e-mail: adeildacorreia@yahoo.com.br


______________________________________________________________________

ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA  15/04/2020 
PROFESSORA: MONICA RIBEIRO


Escola São José
Aluno (a ) _______ Série: 8 ano
Disciplina: Português
Professora: Mônica Ribeiro
Trabalho para ser entregue. (Dia 24 de Abril, de 2020.)

Atenção Estudantes!
Vocês vão fazer um “Podcast” ( Está tudo esquematizado abaixo). Para ser enviado para o e-mail:  monycc@bol.com.br  até o dia 24 de abril.
1) Planejar um podcast de notícia;
2) Vão elaborar um planejamento estratégico sobre o tema “COVID-19” na modalidade oral, com intuito de realizar um podcast noticiário;
3) Esse conhecimento é feito através da produção de texto jornalístico oral;
4) Não esqueçam sua prática tem que ser oral;

Observações:
*Vocês podem pesquisar em links diversos sobre esse tema. Grave seu podcast com música de abertura, podem fazer como um micro boletim com duração de 1 a 5 minutos.
*Se não souberem, façam em slides (Introdução, desenvolvimento e conclusão). Podem fazer também através de uma publicidade.

*Podcast é uma forma de transmissão de arquivos multimídia na Internet criados pelos próprios usuários. Nestes arquivos, as pessoas disponibilizam listas e seleções de músicas ou simplesmente falam e expõem suas opiniões sobre os mais diversos assuntos, como política ou o capítulo da novela.

_______________________________________________________________________

ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSOR: ERALDO GOMES 15/04/2020


LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS – EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO FUNDAMENTAL, 8° ANO
Ginástica: Ginástica Aeróbica - modalidades

MODALIDADES DA GINÁSTICA AERÓBICA
   A ginástica aeróbica é uma atividade física muito completa, pois ajuda a emagrecer, perder calorias, tonificar o corpo e até mesmo ajuda a aliviar o stress. Porém, o que poucas pessoas sabem é que existem diversos tipos de ginástica aeróbica. É uma atividade realizada por um longo período de tempo (superior a 20 min) e baixa intensidade, realizada no ritmo de músicas, no qual são incluídos alguns passos de dança e exercícios (OLIVEIRA, 1993, s. p).
   Em meados de 1960, o cientista americano Kenneth Cooper criou métodos ginásticos com o objetivo de combater o sedentarismo e compensar as dores físicas e estados mentais prejudiciais, por meio da resistência aeróbica, que procuravam principalmente melhorar o sistema cardiovascular.Entre seus métodos, está a corrida estacionária e saltitamentos com música para aprimorar os exercícios aeróbicos, originando, assim, a ginástica aeróbica na década de 80, surgindo nos EUA, como uma tendência mundial que visava uma vida mais saudável, procurando um equilíbrio entre corpo e mente, por consequência criam-se aulas de Ginástica Aeróbica de academia.
   O sucesso da ginástica aeróbica foi tanto que o exercício não ficou restrito somente as academias. Por ser tão motivadora, essa modalidade cativou até mesmo as pessoas que gostam de competir, foi a partir daí que surgiu a ginástica aeróbica esportiva, ou conhecida também através da sigla GAE, entre os praticantes.
   Com isso, atualmente existem duas vertentes da ginástica aeróbica:
   →GINÁSTICA AERÓBICA DE ESTÉTICA E CONDICIONAMENTO FÍSICO, que é voltada para a manutenção da boa forma corporal e o bom desempenho das funções orgânicas. Praticadas geralmente em academias, possuindo várias modalidades:
   •Ginástica aeróbica de baixo impacto (lowimpact):
   A técnica da ginástica aeróbica de baixo impacto é conhecida por ser uma técnica feita a partir da ginástica aeróbica para que as pessoas evitem lesões, devido o grande impacto da ginástica e das técnicas agressivas. Nesse caso os exercícios físicos são feitos sem nenhum tipo de salto sobre os pés.
•Ginástica aeróbica de alto impacto (high impact):
   No caso da ginástica aeróbica de alto impacto, prevalece repetidamente o trabalho cardiovascular, porém nem sempre os pés ficam em contato com o chão e o centro da gravidade pode subir e descer a todo o momento, assim como as pernas que fazem movimentos constantes de extensão e flexão.
   •Combo:
   Esse tipo de ginástica aeróbica é feito com técnicas de baixo impacto e alto impacto, ao mesmo tempo.
•Cardio Funk:
   Nessa técnica utilizam-se diversos movimentos combinados de braços, pernas e troncos, sendo misturados com elementos de jazz, músicas afro, disco, salsa e outras danças, sendo que os movimentos podem vir intercalados, com movimentos rápidos e curtos.
•Step Training:
   O step training é um exercício aeróbico praticado com o uso de uma pequena plataforma chamada step (em português, degrau), pratica-se subindo e descendo o banco de step e executando simultaneamente movimentos de braços, com ou sem halteres. A altura da plataforma pode ser ajustada com a colocação de pequenas peças embaixo da mesma, dependendo da necessidade de cada praticante, é um programa de atividades que equilibra a alta intensidade com a baixa intensidade, sendo conhecida através do mundo inteiro.
   •Outros tipos de ginástica aeróbica:
   Entre os tipos de ginástica citados acima, ainda existem diversos outros tipos, como o work out, o circuit training e o interval training. Cada tipo de ginástica deve ser respeitado e todas as técnicas de cada uma delas devem ser seguidas corretamente para que não haja nenhum tipo de lesão.
   →GINÁSTICA AERÓBICA ESPORTIVA(GAE), é uma modalidade competitiva de alto rendimento, que além de ser um esporte de grande beleza, é caracterizada pela habilidade de realizar um grande número de movimentos complexos originados da ginástica aeróbica tradicional (academia), movimentos de flexibilidade da Ginástica Rítmica e saltos e esquadros da Ginástica Olímpica. Com o enorme sucesso da ginástica aeróbica tradicional, vislumbrou-se a possibilidade de acrescentar àquelas coreografias, que visavam única e exclusivamente a manutenção do corpo, movimentos mais complexos, como saltos, força e flexibilidade. A junção harmônica da coreografia e dos movimentos fez com que surgisse uma nova modalidade esportiva. Neste momento (1989), as primeiras Federações de Aeróbica começaram a surgir pelo mundo, organizando seus respectivos campeonatos.
   A GAE utiliza uma área de competição de 7x7m para Individuais, Duplas e Trios, e 10x10m para Grupos. As categorias da GAE são: Individual Masculino, Individual Feminino, Dupla Mista, Trios e Equipes (6 a 8 atletas)dependendo da federação.Os equipamentos necessários para sua prática são: piso com amortecimento apropriado para absorver o impacto dos movimentos executados e CD Player. O Piso oficial de GAE é revestido de madeira e fica num palco de 80cm a 1m40cm de altura.
A GAE é composta por 7 Passos Básicos e 4 Grupos de Elementos de Dificuldade, além de elevações, transições e ligações entre os movimentos. A duração total da coreografia é de 1 minuto e 45 segundos.
Os 7 Passos Básicos da GAE são:
•Marcha
•Jogging (Corrida)
•Chutinho
•Chute Alto
•Polichinelo
•Elevações de Joelho
•Lunge (A Fundo)
Os 4 Grupos de Elementos de Dificuldade são:
•Força Dinâmica: Ex. Flexões de Braços, Cortadas, Círculos de Pernas.
•Força Estática: Ex. Esquadros, Pranchas.
•Saltos: Ex. Grupado, Afastado, Carpado, Cortado, Tesoura.
•Flexibilidade e Equilíbrio: Ex. Espacatos, Giros, Pegadas.

EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO

1º) De acordo com o texto, resuma como surgiu a ginástica aeróbica:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2º) De acordo com o texto, quais sãoas duas vertentes da ginástica aeróbica?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3º) De acordo com o texto, resuma o que é a ginástica aeróbica esportiva:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4º) De acordo com o texto, quais os 7 Passos Básicos da GAE?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5º) De acordo com o texto, quais os 4 Grupos de Elementos de Dificuldade Ginástica Aeróbica Esportiva?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6º) De acordo com o texto, quais as categorias da GAE?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


CARTÃO ALIMENTAÇÃO!

Segue a lista com o nome dos estudantes que a princípio, receberão o cartão alimentação do Governo do Estado de Pernambuco. Aqueles estudantes que não constam dessa lista, devem aguardar as orientações da Secretaria de Educação de Pernambuco. Em breve publicaremos o dia e local para que você possa receber o seu cartão.
Grata
Equipe Gestora
Série
Estudante
8B
AYLA LETÍCIA DA SILVA

BERNARDO FÉLIX FRANCISCO DOS SANTOS

CAUÃ PIETRO DA SILVA GOMES

CLAUDENICE RAFAELA PEREIRA DA SILVA

DEIVID GOMES DE BARROS

Júlio César Ferreira Dias

KAMILE VITÓRIA DE OLIVEIRA



_________________________________________________________________________________

ATIVIDADE DE CIÊNCIAS
PROFESSOR: DANIEL FREITAS 14/04/2020


ATENÇÃO ESTUDANTES!


Assistam a vídeo aula disponível no link abaixo e em seguida elabore um resumo com 10 linhas explicando resumidamente o que você compreendeu.


________________________________________________________________________

ATIVIDADE DE LÍNGUA INGLESA
PROFESSOR: AFONSO TRAVASSOS 14/04/2020


NOME:______________________________________ 8 ANO:______

                            Vocabulário: ADJETIVOS

Responda a atividade em seu caderno e envie para o e-mail: afonso.tqx@gmail.com
Revisão: Os adjetivos (adjectives) são palavras que caracterizam os substantivos (seres, animais, objetos, etc). Essa caracterização pode expressar qualidade, defeito, estado ou condição.
Antônimo é a palavra cujo significado seja contrário, oposto ou inverso ao de outra
Sinônimo é a unidade significativa da língua que tem significado idêntico ou muito semelhante ao de outras
1. Traduza para o português os adjetivos abaixo:
a) fat
b) old
c) young
d) clean

2. Traduza para o inglês os adjetivos:
a) alto
b) bonito
c) pequeno
d) amável
e) rico

3) Relacione as colunas:a) good                              (     ) barato
b) strong                           (      ) bom
c) bad                                (      ) forte
d) cheap                            (     ) mal
4) Com ajuda de um dicionário ou da internet enumere a segunda coluna com o seu ''antônimo''. Siga o modelo
Thin (magro) é antônimo de fat( gordo)

a) rich      (  D ) fat
b) good    (  ) clean
c) dirty     (  ) bad
d) thin       (  ) poor
 ___________________________________________________________________


ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 13/04/2020
PROFESSOR: ELIAS GONÇALVES


O ALUNO DO 8º ANO A e B DEVERÁ NESTA AULA:

 1) Assistir o vídeo clicando no link abaixo:

2) Fazer a leitura no livro didático da página 104 a página 106.


 3) Fazer as atividades de 1 a 5 da página 106.

Obs.: Posteriormente as atividades serão cobradas e valerão notas.


______________________________________________________________________

ATIVIDADE DE GEOGRAFIA
PROFESSORA: ADEILDA

Olá meus queridos!
Mediante o conteúdo estudado em nossas aulas, responda a atividade proposta. Você pode responder com a ajuda da anotação ou por meio de outras fontes de pesquisa.
Obs: A atividade deverá ficar registrada e datada no caderno.

ESCOLA SÃO JOSÉ
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA

1-Assinale um X nas afirmações corretas.
(   ) Astros são corpos celestes que podem ter luz própria ou não.
(   ) Os planetas são astros que não possuem luz própria e giram ao redor de uma estrela.
(   ) O sistema solar não apresenta uma estrela.
(   ) As estrelas são astros que giram ao redor dos planetas.
(   ) A Terra é um astro do sistema solar.

2-Relacione as colunas.
(a) Lua                                                    (   ) estrela do sistema solar
(b) Júpiter                                               (   ) caminho que um planeta percorre em torno do Sol.
(c) Sol                                                      (   ) satélite natural da Terra
(d) Telescópio                                         (   ) maior planeta do sistema solar
(e) Órbita                                                 (   ) instrumento utilizado para observar os astros


3-Crie uma história imaginária em quadrinhos sobre a visita de um habitante de um outro planeta do sistema


_______________________________________________________________________

ATIVIDADE DE HISTÓRIA
PROFESSORA: ADEILDA
Olá meus queridos!
Mediante o conteúdo estudado em nossas aulas, responda a atividade proposta. Você pode responder com a ajuda da anotação ou por meio de outras fontes de pesquisa.
Obs: A atividade deverá ficar registrada e datada no caderno.

ESCOLA SÃO JOSÉ
ATIVIDADE DE HISTÓRIA

1) Afirmando que a razão era a melhor forma de conseguir liberdade, o iluminismo foi:
a) Uma forma de governo
 b) Um movimento filosófico e cultural
c) Um protesto feito por intelectuais
d) Um movimento econômico

2) Por questionar e criticar o antigo regime em que a França vivia, onde apoiava a centralização dos poderes do estado nas mãos de um monarca, o iluminismo foi usado como:
a) Inspiração                                                                   b) Disfarce
c) Religião                                                                      d) Intimidação

3) Em julho de 1788, pressionado pela crise e pelas elites, Luís XVI convocou para maior de 1789 a Assembleia:
a) Constituinte                                                                  b) Penal
c) Dos estados-gerais                                                       d) Pública

4) Em 26 de agosto de 1789, foi aprovada uma declaração de ideais, uma afirmação de intenções que proclamava o direito à liberdade pessoal e a igualdade de tratamento perante a lei, a:
 a) Declaração do cidadão nacional                                       
b) Declaração constituinte do cidadão
c) Declaração do homem e seus direitos  
d) Declaração dos direitos do homem e do cidadão

5) A Revolução Francesa rompia com uma imagem paternal da realeza. Essa desconstrução da imagem do rei favoreceu a:
a) Constituição da cidadania                                                   b) Economia

c) Importação                                                                          d) Exportação


_______________________________________________________________________

MATEMÁTICA: 2ª ATIVIDADE - DESAFIO
PROFESSOR: ELIAS GONÇALVES

ATENÇÃO ESTUDANTE!

Responda as questões para apresentação ao professor na volta as aulas. Acesse clicando no link abaixo:

https://drive.google.com/open?id=12nay9HveV1-CMHh3Ta0itHARrXL804il


_________________________________________________________________________________

EDUCAÇÃO FÍSICA - 2ª ATIVIDADE

PROFESSOR: ERALDO GOMES

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS – EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS, 8° ANO
Ginástica


PROPOSTA DE ATIVIDADE

                PESQUISE E COPIE EM SEU CADERNO “AS MODALIDADES NÃO-COMPETITIVAS DA GINÁSTICA”, NO RETORNO ÀS AULAS, A ATIVIDADE SERÁ CONFERIDA.

________________________________________________________________________

LÍNGUA INGLESA - 3ª ATIVIDADE
PROFESSOR: AFONSO TRAVASSOS


NOME:_______________________________________ 8 ANO_______
Professor: Afonso Travassos
Enviar a atividade respondida para o e- mail: afonso.tqx@gmail.com
LÍNGUA INGLESA

1)                 Pesquise e traduza cinco expressões idiomáticas da língua inglesa.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2)                 Respostas as perguntas abaixo:

a)                  Why do you go to school?______________________________
b)                 What is your favorite fruit? _________________________
c)                  When you were born?____________________________

d)                 When you were born?_______________________________

_________________________________________________________________

ATIVIDADE DE CIÊNCIAS
PROFESSOR: DANIEL FREITAS

ATENÇÃO ESTUDANTES!

Para não perdermos o ritmo dos estudos, convido-os para assistir o vídeo sobre  SISTEMA REPRODUTOR FEMININO  disponível no link abaixo e, em seguida, responda as questões propostas. Deixe-as em seu caderno para apresentação ao professor na volta as aulas.

SIGA AS ORIENTAÇÕES E FIQUE EM CASA!


Após assistir a vídeo aula, responda as seguintes questões: 

1-     O que é sexualidade?
2-     Em quantas partes é dividido o aparelho reprodutor feminino?
3-     Por que é importante conhecer  o próprio corpo?

4-     Elabore um resumo do que aprendeu a partir do vídeo.

______________________________________________________________________________

ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSORA MÔNICA RIBEIRO


Prezado Estudante!

Em meio a grave situação que estamos vivendo e, para não perdermos o foco dos estudos e continuarmos aprimorando os nossos conhecimentos,   peço que realizem a atividade abaixo e enviem para o e mail: monycc@bol.com.br até o dia 31.03.2020

. Um forte abraço!

Lembre-se: CONTINUE EM CASA!!!! 


Atividade de Língua Portuguesa
Menos árvores derrubadas?
    Mais de 4 bilhões de árvores vêm abaixo todos os anos para produzir papéis, seja para fazer livros ou até mesmo para higiene pessoal, entre outras utilidades. Embora a tecnologia digital e os tablets venham se tornando cada vez mais populares, ainda não há indicativos sólidos de mudanças nessa indústria. A solução então é repensar o modo como se produz o papel.
    Ao pensar nisso, a companhia italiana Ogami resolveu inovar completamente e criou um papel feito de pedra. Tecnicamente, ele é feito de carbonato de cálcio, um subproduto natural do calcário. O Repap (papel de trás para frente, em inglês) também é à prova d’água, e pode até mesmo ser limpo.
    As vantagens do Repap não param na redução da derrubada de árvores: o processo de produção do papel de pedra dispensa água. Naturalmente branco, o produto também evita os fortes ácidos utilizados para o branqueamento. Tudo isto significa que a poluição associada à fabricação do papel normal pode ser evitada.
    Também é fácil de reciclar, sem as grandes quantidades de água e energia que a reciclagem normalmente usa. O material não tem capacidade de ser transformado em papel novo, mas pode ser reciclado em produtos feitos de plástico, como vasos de flores e bolsas.
Disponível <http://www.ecodesenvolvimento.org>.

Questões 

1º) O texto apresenta tecnicamente o elemento utilizado na fabricação do papel feito de pedra, em:
a) “[…] é feito de carbonato de cálcio, um subproduto natural do calcário.”
b) “[…] é à prova d’água, e pode até mesmo ser limpo.”
c) “Naturalmente branco […]”
d) “Também é fácil de reciclar […]”
 2º) Em “O Repap (papel de trás para frente, em inglês), o trecho nos parênteses:
a) define o Repap.
b) critica o Repap.
c) elogia o Repap.
d) destaca o Repap.

3º) No último período do texto, a conjunção “mas” introduz:
a) uma conclusão
b) uma compensação
c) uma ressalva
d) uma oposição
4º) Na frase “[…] como vasos de flores e bolsas.”, o termo “como” anuncia:
a) uma condição
b) uma comparação
c) uma exemplificação
d) uma observação

5º) O texto foi escrito em uma linguagem predominantemente:
a) técnica
b) coloquial
c) científica
d) formal
_____________________________________________________________________________

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA
PROFESSOR: ELIAS GONÇALVES

O aluno do 8º ano nesta aula deverá:


1) ASSISTIR AO VÍDEO ÁREA DE FIGURAS PLANAS E ÁREA DO CÍRCULO, CLICANDO EM:

2) FAZER A LEITURA NO LIVRO DIDÁTICO DA PÁGINA 232 a 235.
3) FAZER NO CADERNO AS ATIVIDADES DA PÁGINA 236 DO EXERCÍCIO 1 A 9.
OBS.: POSTERIORMENTE OU NA VOLTA AS AULAS AS ATIVIDADES SERÃO VÁLIDAS PARA NOTA.

_____________________________________________________________________________


DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA
PROF: ERALDO GOMES

ENSINO FUNDAMENTAL, 8° ANO

Ginástica: Contextualização histórica da Ginástica, identificando o Método Sueco, Francês e Calistênico, relacionando-os as modalidades ginásticas da atualidade


CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA:

Na Pré-história a atividade física apresentava um importante papel na sobrevivência do homem, pois expressava a necessidade vital de atacar e defender,Caçar, Pescar, além de fazer parte dos jogos, rituais e festivais.

Na Antiguidade Clássica a atividade física passou a ter outros significados, como: ideal de beleza humana,exercício físico valorizado como educação corporal, com objetivo de preparação militar, atividades desportivas.

Na Idade Média houve o declínio da Educação Física devido ao cristianismo, ondepriorizava-se a saúde (ou salvação) da alma, pois o culto ao corpo era considerado pecado, condenava-se o orgulho da vida terrena e menosprezava toda a atividade físico-desportiva.

Foi na Idade Moderna que vários estudiosos da época, entre eles inúmeros pedagogos, contribuíram para a evolução do conhecimento da Educação Física com a publicação de obras relacionadas à pedagogia, à fisiologia e à técnica. A partir daí, surgiu um grande movimento de sistematização da ginástica.

Mas atenção, a denominação “ginástica”, inicialmente utilizada como referência a todo tipo de atividade física sistematizada, cujos conteúdos abarcavam as atividades necessárias à sobrevivência, aos jogos, ao atletismo, às lutas e à preparação de soldados, adquiriu, a partir de 1800, com o surgimento das escolas e movimentos ginásticos, uma conotação mais ligada à prática do exercício físico.

Na Europa do século XIX ocorreram grandes transformações, onde surgiram: a ginástica com finalidade de constituir um corpo saudável, afastando-o das doenças que cresciam com a população dos grandes centros urbanos; os estudos do corpo eram voltados para conhecê-lo biologicamente; buscava-se estudá-lo sob as óticas da anatomia, da mecânica, da fisiologia, dentre outras áreas dessa natureza com o objetivo de educar gestos e comportamentos necessários para a ordem social daquela época.Dessa forma, no início do século XIX, surgiram grandes escolas e métodos ginásticos, entre eles:


Método Sueco

A ginástica sueca surgiu com a finalidade de extirpar os vícios da sociedade, em

especial o alcoolismo. Com a missão de regenerar a população, deveria gerar indivíduos
fortes que pudessem ser úteis à pátria, como soldados ou trabalhadores civis (SOARES, 2004).

O método sueco foi criado por PierHenrichLing, ele acreditava que seu método assegurava

a saúde, por ser essencialmente respiratório, e a beleza, por seus efeitos corretivos e ortopédicos.
Por isso, o destinou a todos, independentemente de sexo, idade ou condições materiais e

sociais, dividindo-o em quatros modalidades:

               Ginástica Pedagógica ou Educativa - para todas as pessoas, tinha como objetivo assegurar a saúde, evitar a instalação de doenças, vícios e defeitos posturais e desenvolver normalmente o indivíduo;

               Ginástica Militar- com as mesmas características da pedagógica, acrescentando os exercícios de preparação para a guerra;

               Ginástica Médica e Ortopédica - também baseada na pedagógica, objetivava eliminar vícios e defeitos posturais, sendo específica para cada caso;

               Ginástica Estética - mais uma vez apoiada na pedagógica buscou o desenvolvimento harmonioso do organismo, utilizando-se da dança e de movimentos suaves para proporcionar beleza e graça ao corpo (MARINHO, S/D).

               Levando em consideração os princípios estabelecidos dentro das ciências biológicas, Ling criou exercícios livres sem aparelhos, de execução fácil e estética, além de saltos no cavalo, cambalhotas, jogos ginásticos, patinação e esgrima. Tudo associado a cantos alegres e disciplina militar (RAMOS, 1982). A aula de ginástica sueca era dividida em três partes: aquecimento, parte fundamental e relaxamento.

Contribuições da ginástica sueca:

•ênfase na estética e na formação corporal;

•técnica: ritmo, soltura e trabalho estruturado;

•metodologia: imagens, comando e música;

•prática: flexibilidade, preocupação com a prevenção e correção de posturas;                      

•ênfase na destreza e no melhor aproveitamento do tempo e na maior qualidade do trabalho.



Método Francês
A ginastica na França desenvolveu-se na primeira metade do século XIX (dezenove), com preocupações básicas com o corpo anátomo-fisiológico. Idealizada por Amoros eDemeny,
esta ginástica tinha a preocupação com o desenvolvimento da força física, da destreza, da agilidade e da resistência,
qualidades físicas essenciais, tanto para o trabalho fabril quanto para as lutas pela defesa da pátria.            Para seu fundador, D. Francisco de Amoros, a ginastica na França deveria proporcionar todos tipos de exercícios
a fim de desenvolver as qualidades físicas, psicológicas e morais, que, além de desenvolver essas qualidades, teria ainda por finalidade o alcance da saúde, o prolongamento da vida e, consequentemente, o melhoramento da espécie humana, com objetivo de originar o homem forte.Demeny, discordando do método sueco de Ling, propôs exercícios ginásticos completos, arredondados e contínuos.

               A ginástica francesa foi divididaem quatro modalidades: Civil e Industrial, Militar, Médica e Cênica. A ginástica francesa tinha como características básicas: o método baseado na disciplina Militar, na progressão pedagógica, o uso da música, do ritmo e inspiração, e a expressão de sentimentos.

               A aula de ginásticafrancesa compreende três partes: a fase preparatória, a lição propriamente dita, e a volta à calma.

•preparatória – duração de ²/10  do tempo total da sessão. Comporta evoluções e flexionamentos dos braços, pernas, tronco, combinados, assimétricos e de caixa torácica. 

•lição propriamente dita – duração de  7/10  da sessão. Abrange exercícios grupados nas sete famílias: marcha, trepar e equilibrar-se, saltar, levantar e transportar, correr, lançar e atacar e defender-se.

•volta à calma – duração de ¹/10 da sessão; contém: marcha com canto ou assobio e exercício de ordem.



Método Calistênico
            O método calistênico surgiu no século XIX, e foi um marco do desenvolvimento da Ginástica Moderna, o termo calistenia vem do grego kalllstenés,  que significa “cheio de vigor”, é a arte de exercitar os músculos. A Calistenia representa uma série de exercícios localizados, com fins corretivos, fisiológicos e pedagógicos, cujo objetivo central é adquirir saúde, força e elegância de porte físico e movimento, apresentando em sua estruturação de treinamento uma divisão de oito grupos de exercícios localizados, associando música ao ritmo dos exercícios:
grupo I: dos braços e pernas;

grupo II: região posterior-superior do tronco; 

grupo III: região posterior-inferior do tronco;

grupo IV: região lateral do tronco;

grupo V: equilíbrio;

grupo VI: região abdominal;

grupo VII: exercícios de marcha e trote curto;

grupo VIII: ombros e costas
A calistenia éum tipo de exercício funcional, uma forma de exercício físico onde o praticante usa o peso do seu próprio corpo como sobrecarga para desenvolvimento da musculatura, dispensando o uso de aparelhos.
            O método calistênicovaloriza as técnicas de construção de exercícios com atividades ritmadas, onde suas atividades abrangem todas as partes do corpo humano, com os exercícios bem lineares, obedecendo a curva do esforço fisiológico (volume, intensidade e duração). Os exercícios eram progressivos, iniciando com séries simples, e avançando para as séries mais complexas, desenvolvendo também as capacidades respiratória e cardiovascular.

EXERCÍCIO


1º) De acordo com o texto, qual era o papel da atividade física na Pré-História?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2º) De acordo com o texto, qual era o papel da atividade física na Antiguidade Clássica?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3º) De acordo com o texto, qual era o papel da atividade física na Idade Média?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4º) De acordo com o texto, que papel da atividade física passou a ter na Idade Moderna?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


5º) De acordo com o texto, em que época surgiram as grandes escolas e métodos ginásticos?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6º) De acordo com o texto, em que modalidades se dividia o método sueco de ginástica?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7º) De acordo com o texto, como era dividida a aula da ginástica sueca?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8º) De acordo com o texto, em que modalidades se dividia o método francês de ginástica?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


9º) De acordo com o texto, como era dividida a aula da ginástica francesa?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

10º) De acordo com o texto, o que é a calistenia?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


______________________________________________________________________________

DISCIPLINA: LÍNGUA INGLESA - PRONOMES INTERROGATIVOS   
Professor: Afonso Travassos

Atividade

1)Traduzam os pronomes interrogativos sublinhados nas sentenças abaixo:

1. Who are you helping right now?
R:

2. What is you favorite movie?
R:

2) Traduza as frases abaixo e depois responda as perguntas em português:

A. What time is it?
TRADUÇÃO:_____________________________________________________

RESPOSTA:______________________________________________________

B. Where are you from?
TRADUÇÃO:_____________________________________________________

RESPOSTA:______________________________________________________

C. When is your birthday?
TRADUÇÃO:

RESPOSTA:

3. Como se pode responder a pergunta: "How are you?" ?

1. I'm fine.
2. I'm going.
3. I'mat home.

D. Como se diz "Por que?" em inglês?
R:____________________________________________________________

____________________________________________________________________________

ATIVIDADE DE ARTES
PROFESSORA: JOSENILDA VICENTE


Com esse vídeo, vocês poderão apreciar as belezas naturais do nosso Brasil,conhecendo também a arte RUPESTRE, que deu inicio a todas as artes.

Segue link para visualização de vídeo


Atenção:  Após assisti-lo, aprovei e utilize a sua criatividade produzindo seu desenho a partir da arte rupestre.


 Bons estudos e FIQUE EM CASA....!
______________________________________________________________________

ATIVIDADE DE INGLÊS   DIA 01/04/2020
PROFESSOR: AFONSO


Enviar a atividade para o email afonso.tqx@gmail.com
(Aceito textos e fotos legíveis)


Copie e responda em seu caderno a atividade Tune Into ( página 14)


ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA  DIA 01/04/2020
PROFESSORA: MÔNICA


ESCOLA SÃO JOSÉ
CARPINA, ______ de _________de 2020
ALUNO(A)_________________nº _______
PROFESSORA: Mônica Ribeiro
SÉRIE: 8º Ano  ( B )


1ª) Identifique as figuras de linguagem presentes nas frases abaixo:


a) Há séculos espero você aqui sentado.
_____________________
b) O vento da praia beijou meus cabelos.
_____________________
c) Estou lendo machado de Assis.
_____________________
d) Você não foi muito educado com o vizinho.
_____________________
e) Ele morreu de rir ao ouvir a piada.
_____________________
f) Os carros não andam, voam.
_____________________
g) Quando o sol bater na janela do seu quarto lembre-se de mim.
_____________________
h) Você é a flor mais linda do jardim do Senhor.
_____________________
i) As nuvens são barcos de felicidade.
_____________________
j) Você é como dádiva de Deus em minha vida.
_____________________
k) Mando-te mil beijos esta noite.
_____________________
l) Comprei bastante coca-cola para a festa.
_____________________
m) Meu carro é muito bom, dá o prego todos os dias.
_____________________
n) Chorei bilhões de vezes por você.
_____________________
o) Ele dormiu no derradeiro sono.
_____________________
p) Teu sorriso é uma aurora.
_____________________
q) Que pessoa educada! Entrou sem cumprimentar ninguém.
_____________________

Bilhete ao futuro
Affonso Romano de Sant’Anna
Bela ideia essa de Cristóvam Buarque, ex-reitor da Universidade de Brasília e ex-ministro da Educação, de pedir às pessoas do nosso país que escrevessem um “bilhete ao futuro”. O projeto teve a intenção de recolher, no final dos anos 80, no século passado, uma série de mensagens que seriam abertas em 2089, nas quais os brasileiros expressariam suas esperanças e perplexidades diante do tumultuado presente do fabuloso futuro.
Oportuníssima e fecunda ideia. Ela nos colocou de frente ao século XXI, nos incitou a liquidar de vez o século XX e a sair da hipocondria político-social. Pensar o futuro sempre será um exercício de vida. O que projetar para amanhã? (…)
2º) Os dois parágrafos acima fazem parte do texto cujo autor é Affonso Sant’Anna. Esse tipo de produção textual é chamado de crônica, porque:

a)   defende um tema.
b)   tenta ludibriar o leitor.
c)   faz o registro do dia-a-dia.
d)   conta uma história antiga.
e)   exalta as belezas do país amado. 
3º) O acontecimento que originou esse texto está relacionado:

a)   à promoção do reitor da Universidade de Brasília.
b)   à realização do reitor como mestre da Universidade de Brasília.
c)   ao pedido feito pelo reitor da Universidade às pessoas de Brasília.
d)   à liquidação dos problemas do século XX.
e) ao pedido feito pelo ex-reitor da Universidade de Brasília aos brasileiros. 
4º) Segundo o cronista, o bilhete ao futuro:

a)   incitaria as pessoas a “sair da hipocondria político-social”.
b)   incitaria as pessoas à revolta social e política no presente e no futuro.
c)   incitaria as pessoas a liquidarem de vez com as ideias do século XX e do século XXI.
d)   incitaria as pessoas a escreverem mensagens de desilusão.
e)   incitaria as pessoas a se comunicarem por bilhetes, algo incomum nos dias atuais. 
5º) Segundo o cronista:

a) futuro jamais deverá ser pensado pelos hipocondríacos político-sociais.
b) o amanhã é algo imprevisível; sempre haverá momentos tumultuados.
c) o estímulo à fuga da hipocondria político-social seria a oportunidade que a redação do bilhete oferece.
d) o povo não queria se comprometer com as políticas sociais da década.
e) a população tinha muita dificuldade para redigir o bilhete do futuro.