1º ano B




ATIVIDADE DE MATEMÁTICA  - 27/04/2020
PROFESSORA: RENATA GLAYCE


Caros Estudantes!

Em caso de dúvidas meu zap 992788581



Atividade desafio para o 1ºB
Estatística
Estatística é uma ciência exata que estuda a coleta, a organização, a análise e registro de dados por amostras.
Utilizada desde a Antiguidade, quando se registravam os nascimentos e as mortes das pessoas, é um método de pesquisa fundamental para tomar decisões. Isso porque fundamenta suas conclusões nos estudos realizados.
Para tanto, as fases do método estatístico são:
1.      Definição do problema: determinar como recolher de dados pode solucionar um problema.
2.      Planejamento: elaborar como fazer o levantamento dos dados.
3.      Coleta de dados: reunir dados após o planeamento do trabalho pretendido, bem como definição da periodicidade da coleta (contínua, periódica, ocasional ou indireta).
4.      Correção dos dados coletados: conferir dados para afastar algum erro por parte da pessoa que os coletou.
5.      Apuração dos dados: organização e contagem dos dados.
6.      Apresentação dos dados: montagem de suportes que demonstrem o resultado da coleta dos dados (gráficos e tabelas).
7.      Análise dos dados: exame detalhado e interpretação dos dados.


Como atividade escolha um tema para fazer uma pesquisa cumprindo todas as etapas descritas acima e depois deixe no caderno uma tabela e um gráfico (de barras ou colunas) com os resultados.


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ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA
PROFESSORA: RENATA GLAYCE

                      
Copie os textos e as questões em seu caderno, assista ao vídeo e responda as questões.
Os indivíduos e as classes sociais




Podemos compreender o marxismo como um conjunto de ideias políticas, econômicas e sociais utilizadas para analisar e refletir criticamente sobre a sociedade capitalista, a partir do século XIX. Karl Marx e Friedrich Engels desenvolveram um método para análise e explicação social, que leva em consideração as relações de trabalho existentes naquele século, denominado materialismo histórico dialético. Esse método foca nos estudos da sociedade, mediante a relação entre as diferentes formas de acumulação do capital e o desenvolvimento histórico das sociedades e, tem como base a racionalidade, a observação histórica, social, política e econômica.

01- Considerando o processo de organização do trabalho representado na figura e o pensamento marxista, reflita e responda analisando...

a) Em que medida, as relações de trabalho capitalista na contemporaneidade mudaram ou não para o trabalhador?

b) Em tempos dessa pandemia – coronavírus-, o trabalho remoto que está ocorrendo atualmente retrata novas relações sociais de trabalho?

A teoria social de Marx e Engels propunha a explicação científica dos acontecimentos sociais da época, visando apresentar soluções para o desenvolvimento, os conflitos, as desigualdades existentes nas sociedades capitalistas europeias. Assim, o marxismo foi forjado como uma teoria da ação(práxis) que busca mudanças econômicas impulsionadas pela luta de classes entre dois entes antagônicos: a burguesia e proletariado, pois entende que é a forma como os homens se organizam coletivamente para produzir sua existência que determina as relações sociais entre eles. Essas relações segundo o marxismo são de conflitos de classes, e, a partir delas, podemos compreender as organizações sociais, políticas, culturais e as ideias dominantes na sociedade.

02. A luta de classes é um conceito central na teoria marxista, então, marque a alternativa correta. O que define se um indivíduo pertence a uma determinada classe social?
a) as relações de grupo e a cultura dos indivíduos    
b) raça, gênero, instrução escolar e poder aquisitivo
c) A função social exercida pelos indivíduos na sociedade

d) A posição que os indivíduos ocupam nas relações de produção



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ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSOR:  EDIVAN BERNARDO

LÍNGUA PORTUGUESA/LITERATURA/PRODUÇÃO TEXTUAL

PARA 1° ANOS B e C 
Atividades do dia 24 /04 / 2020
https://youtu.be/RMkfhKOJHBQ
Interpretaçao com Música

Mais Uma Vez-Legião Urbana

Mas é claro que o sol vai voltar amanhã
Mais uma vez, eu sei
Escuridão já vi pior, de endoidecer gente sã
Espera que o sol já vem

Tem gente que está do mesmo lado que você
Mas deveria estar do lado de lá
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar
Tem gente enganando a gente

Veja a nossa vida como está
Mas eu sei que um dia a gente aprende
Se você quiser alguém em quem confiar
Confie em si mesmo
Quem acredita sempre alcança

Mas é claro que o sol vai voltar amanhã
Mais uma vez, eu sei
Escuridão já vi pior, de endoidecer gente sã
Espera que o sol já vem

Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena
Acreditar no sonho que se tem
Ou que seus planos nunca vão dar certo
Ou que você nunca vai ser alguém
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar

Mas eu sei que um dia a gente aprende
Se você quiser alguém em quem confiar
Confie em si mesmo
Quem acredita sempre alcança...
Quem acredita sempre alcança...
Quem acredita sempre alcança...
Quem acredita sempre alcança...
Link: http://www.vagalume.com.br
1.Após analisar a letra da canção responda se a temática é  positiva ou negativa, em seguida, explique por quê?

2.“Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena acreditar no sonho que se tem, ou que seus planos nunca vão dar certo, ou que você nunca vai ser alguém....quem acredita sempre alcança!” Muito motivacional esse trecho da música, mas você concorda com essas afirmações? Justifique sua resposta.
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3. "Se você quiser alguém em quem confiar . Confie em si mesmo... após fazer a leitura desse verso a que conclusão você chega?
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4.  "Mas é claro que o sol vai voltar amanhã..." "Espera que o sol já vem..." O que o sol representa nesses versos? Explique.
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5. Observe o título da canção: “ Mais uma vez”. Se você pudesse voltar ao passado o que gostaria de fazer mais uma vez? Comente.
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6. É possível fazer uma reflexão com a leitura da canção. Você concorda com as afirmações feitas pelo eu lírico? Qual afirmação você concorda plenamente? Qual afirmação você discorda?
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7. A música tem a estrutura de um poema. Ela é escrita de forma disponibilizada no meio da folha, possui rimas ( geralmente) , possui versos e estrofes.Quantos versos tem na letra da música?
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8. Retire dois pares de rimas da canção.
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9.Há estrofes na música? Quantas?
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10.Será que  “Quem acredita sempre alcança”? Comente?

ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSOR: EDIVAN BERNARDO

LÍNGUA PORTUGUESA/LITERATURA/PRODUÇÃO TEXTUAL

Atividades do dia 22 /04 / 2020
Conteúdo : Conotação e Denotação assista o vídeo no you tube e responda as questões:
https://youtu.be/zbWKAULDZRY

Exercícios Sobre Denotação E Conotação
Com estes exercícios sobre denotação e conotação, você testará seus conhecimentos sobre o sentido figurado e o sentido literal de palavras, expressões e frases.
Publicado por: Mariana do Carmo Pacheco em Exercícios de Gramática


Questão 1

(FGV) “Minha memória não se desgrudava daquela cena e meu olhar apagava a paisagem ao meu redor.” Escreva a seguir as palavras dessa frase que têm sentido conotativo. Explique.

ver resposta

Questão 2

(Fuvest) O filme Cazuza –
 O tempo não para me deixou numa espécie de felicidade pensativa. Tento explicar por quê. Cazuza mordeu a vida com todos os dentes.
 A doença e a morte parecem ter-se vingado de sua paixão exagerada de viver. É impossível sair da sala de cinema sem se perguntar mais uma vez: o que vale mais, a preservação de nossas forças, que garantiria uma vida mais longa, ou a livre procura da máxima intensidade e variedade de experiências? 
Digo que a pergunta se apresenta “mais uma vez” porque a questão é hoje trivial e, ao mesmo tempo, persecutória. (...) Obedecemos a uma proliferação de regras que são ditadas pelos progressos da prevenção. 
Ninguém imagina que comer, fumar, tomar pinga, transar sem camisinha e combinar, sei lá, nitratos com Viagra seja uma boa ideia. De fato não é. À primeira vista, parece lógico que concordemos sem hesitação sobre o seguinte: não há ou não deveria haver prazeres que valham um risco de vida ou, simplesmente, que valham o risco de encurtar a vida. De que adiantaria um prazer que, por assim dizer, cortasse o galho sobre o qual estou sentado? 
Os jovens têm uma razão básica para desconfiar de uma moral prudente e um pouco avara que sugere que escolhamos sempre os tempos suplementares. 
É que a morte lhes parece distante, uma coisa com a qual a gente se preocupará mais tarde, muito mais tarde. Mas sua vontade de caminhar na corda bamba e sem rede não é apenas a inconsciência de quem pode esquecer que “o tempo não para”. É também (e talvez sobretudo) um questionamento que nos desafia: para disciplinar a experiência, será que temos outras razões que não sejam só a decisão de durar um pouco mais? (Contardo Calligaris, Folha de S. Paulo)
Filme : O tempo não para
https://youtu.be/-AgmVCAkBU0


Considere as seguintes afirmações: Verdadeiras

I. Os trechos “mordeu a vida com todos os dentes” e “caminhar na corda bamba e sem rede” podem ser compreendidos tanto no sentido figurado quanto no sentido literal.

II. Na frase “De que adiantaria um prazer que (...) cortasse o galho sobre o qual estou sentado”, o sentido da expressão sublinhada corresponde ao de “se está sentado”.

III. Em “mais uma vez”, no início do terceiro parágrafo, o autor empregou aspas para indicar a precisa retomada de uma expressão do texto.

Está correto o que se afirma em:

a) I, somente

b) I e II, somente

c) II, somente

d) II e III, somente

e) I, II e III


Questão 3

Assinale a alternativa em que não foram utilizadas palavras no sentido figurado:

a) O vento acariciava meus cabelos.

b) Minha vida é um livro aberto.

c) Estou com uma fome de leão.

d) A propaganda é a alma do negócio.

e) Antes do meio-dia, a coluna estava pronta.


Questão 4

A frase em que o termo sublinhado está empregado no sentido denotativo é:

a) “Além dos ganhos econômicos, a nova realidade rendeu frutos políticos.”

b) “...com percentuais capazes de causar inveja ao presidente.”

c) “Os genéricos estão abrindo as portas do mercado...”

d) “...a indústria disparou gordos investimentos.”

e) “Colheu uma revelação surpreendente:...”


Bons Estudos!


ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSOR: EDIVAN BERNARDO


COMPONENTE CURRICULAR LÍNGUA PORTUGUESA/LITERATURA/PRODUÇÃO TEXTUAL


Assistir o vídeo: variação linguística: https://youtu.be/OWkrebsp8Ng  e transcrever no caderno a letra da música de Luiz Gonzaga Asa Branca usando uma linguagem formal.


ATIVIDADE DE QUÍMICA
PROFESSORA: PAULA


SEPARAÇÃO DE MISTURAS / HETEROGÊNEAS E HOMOGÊNEAS 

¢Separação de misturas é o processo utilizado para separar duas ou mais substâncias diferentes.
Lembre-se que mistura é a combinação de duas ou mais substâncias, e ela pode ser homogênea ou heterogênea.

A necessidade de separar essas substâncias surge por diversos motivos. São exemplos, a separação da água para obter sal, a separação de poluentes no tratamento da água e a própria separação de lixo.


TIPOS DE SEPARAÇÕES DE MISTURAS HOMOGÊNEAS:

¢Os métodos que permitem separar as misturas homogêneas:
¢Destilação simples: empregada na separação de misturas homogêneas compostas por sólido-líquido.
¢Destilação fracionada: outro método usado para separar misturas homogêneas que permite separar misturas líquidas.
¢Fusão fracionada: método usado para separar mistura homogênea composta por vários sólidos, como o próprio nome já diz, se baseia no ponto de fusão dos componentes da mistura.
¢Catação: separar dois ou mais sólidos. Exemplo: separar pedra do feijão.
Peneiração: separar dois ou mais sólidos com significativa diferença de tamanho entre eles. Exemplo: separar areia de cascalho.
Ventilação: separar um sólido do outro, sendo um deles muito mais leve que o outro. Exemplo: separação de casca de arroz em máquinas de beneficiamento.
Levigação: separar sólidos de densidades diferentes utilizando-se de correntes de água. Exemplo: separação de ouro em garimpos.
¢Separação magnética: separar uma mistura em que um dos componentes é atraída por ímã. Exemplo: separar alumínio do ferro.
¢Flotação: separar utilizando-se de um líquido de densidade intermediária entre os constituintes da mistura. Exemplo: separar areia de serragem.
¢Filtração simples: separar sólido de líquido usando-se de uma superfície porosa.
¢Decantação: separar líquidos de diferentes densidades. Sifonação: separar favorecendo-se da força de gravidade. Exemplo: retirar gasolina de um tanque de carro usando mangueira e sucção.
¢Centrifugação: separar partículas  sólidas  de líquido (ou líquidos de densidades diferentes) usando a rotação.
ATIVIDADE DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS:

1)Um processo em que, a pessoa prepara um cafezinho esta utilizando um método de separação de mistura. Que tipo de procedimento é este?
a)Condensação
b)Filtração
c)Destilação
d)Sulfonação
e)Catação
         2) Qual dos processos a seguir é o mais indicado para       separar uma mistura de água e álcool?
         a)Destilação simples.
         b)Destilação fracionada.
         c)Decantação.
         d)Separação magnética.
         e)Centrifugação.
         3) Cite os tipos de separação de misturas homogêneas.
         
        4)Como ocorre a centrifugação?





ATIVIDADE DE MATEMÁTICA
PROFESSORA : RENATA


Atividade de matemática para o 1ºB                               22/04     Prof. Renata Glayce
Em caso de dúvidas meu zap 992788581

Agora copie e responda as questões no caderno.
1 – A respeito das grandezas escalares e vetoriais julgue as proposições a seguir de certo (C) ou
errado (E):
( ) As grandezas escalares ficam definidas apenas pelo valor, ou módulo, acompanhado da
unidade de medida.
( ) As grandezas vetoriais necessitam, além do módulo, também da direção e do sentido.
( ) Tempo, temperatura, massa, área e comprimento são grandezas escalares.
( ) Deslocamento, velocidade, aceleração e forças são grandezas vetoriais.
( ) Para somar dois vetores, basta somar seus módulos.
( ) A soma de dois vetores é sempre diferente da soma de seus módulos.
( ) A potência é uma grandeza vetorial
2- Quando dizemos que a velocidade de uma bola é de 20 m/s, horizontal e para a
direita, estamos definindo a velocidade como uma grandeza:
(a) escalar
(b) algébrica
(c) linear
(d) vetorial
(e) n.d.a.

3- Quando dizemos que a velocidade de uma bola é de 20 m/s, horizontal e para a
direita, estamos definindo a velocidade como uma grandeza:
(a) escalar
(b) algébrica
(c) linear
(d) vetorial
(e) n.d.a.
4-Considere as grandezas físicas:
I. Velocidade
II. Temperatura
III. Quantidade de movimento
IV. Deslocamento
V. Força
Destas, a grandeza escalar é:
(a) I
(b) II
(c) III
(d) IV
(e) V

5- Como podemos definir um vetor? Dê um exemplo.
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ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSOR: ERALDO
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS – EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO MÉDIO, 1° ANO
Ginástica: Ginástica como saúde, lazer e trabalho.

→ GINÁSTICA DE LAZER
                É a atividade física que proporciona prazer aos praticantes, realizada no tempo livre. As atividades que compõem o momento de lazer podem tanto ser feitas em casa, em locais ao ar livre ou em estabelecimentos fechados. O importante é que o local proporcione relaxamento e conforto.
                Essa é uma modalidade bastante abrangente que, fundamentada nas atividades ginásticas, como Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Ginástica Acrobática, Ginástica Aeróbica e Ginástica de Trampolim, e valendo-se também de vários tipos de manifestações, tais como danças, expressões folclóricas e jogos, expressos através de atividades livres e criativas, objetiva promover o lazer saudável, proporcionando bem estar físico, psíquico e social aos praticantes, favorecendo a performance coletiva, respeitando as individualidades, em busca da auto-superação pessoal, sem qualquer tipo de limitação para a sua pratica, seja quanto às possibilidades de execução, sexo ou idade, ou ainda quanto à utilização de elementos materiais, musicais e coreográficos, havendo a preocupação de apresentar neste contexto, aspectos da cultura nacional, sempre sem fins competitivos.

PROPOSTA DE PESQUISA


                PESQUISE E ESCREVA EM PAPEL PAUTADO, PARA SER ENTREGUE AO PROFESSOR NO RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS, “ A GINÁSTICA NO ÂMBITO DO TRABALHO ”.





ATIVIDADE DE MATEMÁTICA
PROFESSORA: RENATA

Para acessar a atividade segue o link a baixo:


ATIVIDADE DE LÍNGUA INGLESA
PROFESSORA: LUCIENE

Para acessar as orientações e a atividade segue o link a baixo:



ATENÇÃO ESTUDANTES!






Nos dias 22/04 e 23/04 acontecerá a entrega dos Cartões/Alimentação para os pais e/ou responsáveis os alunos identificados na relação nominal postada anteriormente, de acordo com os horário descritos a seguir: 

22/04 

Manhã
08:00  às 09:30 h  EJA eTravessia
10:00  às 11:00 h  6 º Anos

Tarde
13:00  às 13:30 h  9 º Anos
13:40  às 15:30 h  1 º Anos

23/04

Manhã

08:00 às 09:30 h 8 º Anos
09:40 às 11:00 h 2 º Anos

Tarde

13:00 às 14:00 h 7 º Anos
14:20 às 15:30 h 3 º Anos 










ATIVIDADE DE MATEMÁTICA 17/04/2020

PROFESSORA: RENATA


Vamos de desafio???

Desenhe o plano cartesiano a seguir em seu caderno, classifique os quadrantes e depois trace 10 pares ordenados.



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ATIVIDADE DE PVE
PROFESSORA: ERALDO

Acesse a atividade no link a seguir:


_____________________________________________________________________________ ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA
PROFESSORA : RENATA

Acesse a atividade no link a seguir:


_________________________________________________________________________________ ATIVIDADE DE BIOLOGIA
PROFESSORA: ANDREA MELO

ATENÇÃO ESTUDANTES!

Para acessar a atividades e orientações, clique no link abaixo:




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ATIVIDADE DE MATEMÁTICA 15/04/2020
PROFESSORA: RENATA


Atenção Estudante!

Para acessar a atividade, clique no link abaixo:


https://drive.google.com/open?id=1cO88uAqslAqycaQY9LyBL52pvdJ2sp3M

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ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSOR; EDIVAN BERNARDO


COMPONENTE CURRICULAR LÍNGUA PORTUGUESA/LITERATURA/PRODUÇÃO TEXTUAL
Professor: Edivan Bernardo                                                  15/04/2020

LÍNGUA E LINGUAGEM: VARIEDADES LINGUÍSTICAS
Segue um pequeno simulado sobre  o assunto Variação Linguística , vocês podem enviar me as respostas para email   edivanber32@gmail .com   ou  watzap  9- 93907255

QUESTÃO 1
Tendo em vista que “as gírias” compõem o quadro de variantes linguísticas ligadas ao aspecto sociocultural, analise os excertos a seguir, indicando o significado de cada termo destacado de acordo com o contexto:
a – Possivelmente não iremos à festa. Lá, todos os convidados são patricinhas e mauricinhos!
b - Nossa! Como meu pai é careta! Não permitiu que eu assistisse àquele filme.
c – Os namoros resultantes da modernidade baseiam-se somente no ficar.
d – E aí mano? Estás a fim de encontrar com uma mina hoje? A parada vai bombar!
e – Aquela aula de matemática foi péssima, não saquei nada daquilo que o professor falou.   

QUESTÃO 2   (FUVEST)   Capitulação
Delivery
Até para telepizza
É um exagero.
Há quem negue?
Um povo com vergonha
Da própria língua.
Já está entregue.
            Luís Fernando Veríssimo

a) O título dado pelo autor está adequado, tendo em vista o conteúdo do poema? Justifique sua resposta.   
b) O exagero que o autor vê no emprego da palavra “delivery” se aplicaria também à “telepizza”? Justifique sua resposta.

QUESTÃO 3
A seguir são apresentados alguns fragmentos textuais. Sua tarefa consistirá em analisá-los, atribuindo a variação linguística condizente aos mesmos: 

a – Antigamente 
“Antigamente, as moças chamavam-se mademoiselles e eram todas mimosas e muito prendadas. Não faziam anos: completavam primaveras, em geral dezoito. Os janotas, mesmo sendo rapagões, faziam-lhes pé-de-alferes, arrastando a asa, mas ficavam longos meses debaixo do balaio."
                                                       Carlos Drummond de Andrade
b - Vício na fala

Para dizerem milho dizem mio
Para melhor dizem mió
Para pior pió
Para telha dizem teia
Para telhado dizem teiado
E vão fazendo telhados.
                     Oswald de Andrade

c –“ Aqui no Norte do Paraná, as pessoas chamam a correnteza do rio de corredeira. Quando a corredeira está forte é perigoso passar pela pinguela, que é uma ponte muito estreita feita, geralmente, com um tronco de árvore. Se temos muita chuva a pinguela pode ficar submersa e, portanto, impossibilita a passagem. Mas se ocorre uma manga de chuva, uma chuvinha passageira, esse problema deixa de existir.”


d – E aí mano? Ta a fim de dá uns rolé hoje?
Qual é! Vai topá a parada? Vê se desencana! Morô velho?

QUESTÃO 4
Os enunciados linguísticos em evidência encontram-se grafados ( escritos) na linguagem coloquial. Reescreva-os de acordo com o padrão culto da linguagem.
a – Os livros estão sobre a mesa. Por favor, devolve eles na biblioteca.
b – Falar no celular é uma falha grave. A consequência deste ato pode ser cara.
c – Me diga se você gostou da surpresa, pois levei muito tempo para preparar ela.
d – No aviso havia o seguinte comentário: Não aproxime-se do alambrado. Perigo constante.
e – Durante a reunião houveram reclamações contra o atraso do pagamento dos funcionários. 

 QUESTÃO 5
A letra musical abaixo se compõe de alguns registros de variação linguística. Identifique-os tecendo um comentário acerca do referido assunto, levando em consideração os preceitos trazidos pela linguística, em se tratando de tais variedades.
Cuitelinho
Cheguei na beira do porto
Onde as onda se espaia
As garça dá meia volta
E senta na beira da praia
E o cuitelinho não gosta
Que o botão de rosa caia, ai, ai
Ai quando eu vim
da minha terra
Despedi da parentáia
Eu entrei no Mato Grosso
Dei em terras paraguaia
Lá tinha revolução
Enfrentei fortes batáia, ai, ai [...]

                                    Folclore recolhido por Paulo Vanzolini e Antônio Xandó

Bom Desempenho!

ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSOR: ERALDO

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS – EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO MÉDIO, 1° ANO
Ginástica: Ginástica como saúde, lazer e trabalho.

→AS MÚLTIPLAS FACETAS DA GINÁSTICA NA ATUALIDADE
                A ginástica chega aos nossos dias com o acúmulo de conhecimento e prática desenvolvidos pela humanidade ao longo da história, hoje uma prática corporal com inúmeras faces e objetivos. A ginástica é classificada segundo seus objetivos, dessa forma, podemos identificar as seguintes:
 • Ginástica estética;
 • Ginástica postural;
 • Ginástica de reabilitação;
 • Ginástica de reparação ou condicionamento físico;
 • Ginástica laboral;
 • Ginástica de lazer;
 • Ginástica esportiva.

→ GINÁSTICA DE CONDICIONAMENTO FÍSICO
                Ginástica que é voltada para a manutenção da boa forma corporal e o bom desempenho das funções orgânicas, tendo como objetivo dar condições (força, forma física, flexibilidade, resistência etc.) necessárias para o indivíduo desenvolver as atividades cotidianas. Praticadas geralmente em academias, possuindo várias modalidades.
CAPACIDADES FÍSICAS CONDICIONANTES:
• Flexibilidade – É a capacidade de realizar movimentos de grande amplitude sem que ocorram lesões. A flexibilidade é uma qualidade física que depende do comprimento de certos músculos, da elasticidade de certas estruturas articulares (tendões, ligamentos, cápsula articular) e ainda das formas do esqueleto (fator hereditário e não treinável);
• Força – É a capacidade de exercer uma tensão contra uma resistência na ação de elevar, tracionar e/ou empurrar;
• Agilidade – É  a capacidade de alterar, o mais rapidamente possível, o sentido de deslocamento (ou realizar mudanças de direção);
• Equilíbrio – Permanecer ou deslocar-se numa superfície limitada, vencendo a ação da gravidade, sem cair.
Equilíbrio estático - A manutenção de uma determinada posição fixa no espaço.
Equilíbrio dinâmico - Consiste no resultado da interação de diversas forças, dependentes do movimento em execução, massa corporal, velocidade, gravidade, equipamento utilizado etc.;
• Velocidade – Qualidade particular dos músculos e das coordenações neuromusculares, permitindo uma execução rápida de movimentos com uma intensidade máxima e duração breve ou muito breve;
• Resistência Aeróbia – é a capacidade de manter o esforço físico de intensidade leve ou moderada, durante longo período.

ATIVIDADE PROPOSTA
               

                APÓS A LEITURA DO TEXTO ACIMA, A PARTIR DO ENTENDIMENTO DESSA FACETA DA GINÁSTICA ABORDADA NO ESTUDO, PESQUISE AS PRINCIPAIS MODALIDADES DE GINÁSTICAS DE CONDICIONAMENTO FÍSICO, E ESCREVA O FRUTO DESSA SUA PESQUISA EM PAPEL PAUTADO. PARA NO RETORNO ÀS AULAS SER ENTREGUE AO PROFESSOR.




ATIVIDADE DE LÍNGUA INGLESA
PROFESSORA: LUCIENE

ATENÇÃO:
  1. Atividade para o período 13/04  a 19/04;
  2. Envie para o meu e-mail: professora.lucienesantos@gmail.com;
  3. Faça um outro envio, não encaminhe com o email já enviado;
  4. Envie apenas as respostas;
  5. Não se esqueça, primeiramente, de colocar o seu nome, série e turma;
  6. Se você tem whatsapp, informe o seu número, a partir daí, enviarei um link e você deverá aceitar a inclusão para o grupo;

Atividade referente a história em quadrinhos.


EXERCÍCIO
Observe a charge acima e responda as questões a seguir.
QUESTÃO 1 – Assinale a alternativa correta quanto à charge acima:
a) O  “personagem repórter”, por receio de contaminação, justifica o porquê de não entrevistar o “personagem coronavírus”.
b) A preposição about faz alusão ao Coronavírus.
c) Sem prejuízo da correção gramatical da fala do personagem, Its plan to wipe out humanity poderia ser substituído por It is plan to wipe out humanity.
d) A palavra with se trata de uma conjugação.
QUESTÃO 2 – Assinale a alternativa correta em relação à charge acima:
a) A palavra and se trata de um verbo.
b) Know e now são sinônimos, de modo que a primeira é grafia usual no inglês americano e a segunda faz parte da grafia do inglês britânico.
c) O som da letra ‘k’ em now possui o mesmo som da letra ‘k’ na palavra kite.
d) Wipe out the humanity poderia ser substituído por wipe the humanity out of the surface.
QUESTÃO 3 – Qual alternativa está correta em relação à charge acima?
a) O “personagem repórter cinematográfico” contraiu a doença relacionada ao coronavírus.
b) Segundo o ‘”personagem repórter”, ele contraiu a doença relacionada ao coronavírus.
c) O “personagem repórter” está interessado em saber a opinião do “personagem vírus” sobre o plano da humanidade para derrotá-lo.
d) O “personagem repórter” está interessado em saber a respeito dos planos do “personagem coronavírus”.
QUESTÃO 4 – É possível afirma sobre a charge acima:
a) Não se sabe o objetivo do  “personagem repórter”.
b) Segundo o “personagem repórter”, aparentemente, o extermínio da humanidade é foco dos planos do “personagem coronavírus”.
c) O autor da charge valeu-se de sarcasmo para a sua elaboração, uma vez que os personagens retratados com siringas nas mãos, estão contaminados.
d) Nada se sabe sobre os planos do “personagem coronavírus”.
QUESTÃO 5 – É possível inferir da charge acima que:
a) Sem prejuízo da correção gramatical da fala do personagem, we’re poderia ser substituído por were.
b) O termo let’s pode ser substituído por let us sem prejuízo ao sentido da frase.
c) Its se trata de um pronome possessivo da língua inglesa.
d) Wipe out não exprimi a ideia de extinção.

 ATIVIDADE DE QUÍMICA
PROFESSORA: PAULA  

Deixar no caderno, quando voltarmos darei o visto.

Atividade de Química-1 Ano
1)Das opções de mistura abaixo,qual delas é heterogênea?

a)gelo                c)água e álcool
b)salmoura       d)água e óleo

2)Quantas fases e substâncias temos,respectivamente, na mistura:água +sal+gelo+óleo+areia?

a)3 fases e 4 substâncias
b)4 fases e 4 substâncias
c)5 fases e 4 substâncias
d) 6 fases e 3 substâncias

3) (MACK-SP) Dentre as alternativas a seguir, a única que é uma mistura é:
a) a glicose.
b) o cloreto de sódio.
c) o ar atmosférico.
d) o nitrato de prata.
e) o iodo sólido.
4)A substância simples dos compostos abaixo será:
a)Fe2     c) PbO
b)HCl     d)NaCl

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ATIVIDADE DE MATEMÁTICA 13/04/2020

PROFESSORA: RENATA


Atenção Estudante!

Para acessar a atividade, clique no link abaixo:


https://drive.google.com/open?id=1ux1qr4nAfvT_dRHStJxI9PHFIMNQU1Uj


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CARTÃO ALIMENTAÇÃO!

Segue a lista com o nome dos estudantes que a princípio, receberão o cartão alimentação do Governo do Estado de Pernambuco. Aqueles estudantes que não constam dessa lista, devem aguardar as orientações da Secretaria de Educação de Pernambuco. Em breve publicaremos o dia e local para que você possa receber o seu cartão.
Grata
Equipe Gestora
Série
Estudante
1B
ELTHON OLIVEIRA DA SILVA

EZEQUIAS BARBOSA DO NASCIMENTO

GLEYCI KELLY CÍCERA DOS RAMOS

HUMBERT ALEXANDRE DA SILVA

KAYLANE INGRID DA SILVA

MIKAELE NAZÁRIO CUSTODIO DO NASCIMENTO

RANIELE CASSIA DE SANTANA

RAYANNE KAMILLA DOS SANTOS SANTANA

RAYSSA DANIELLY DOS SANTOS SANTANA

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ATIVIDADE DE FÍSICA

PROFESSOR: DANIEL


https://youtu.be/6r-foeydR2c









Assistir vídeo aula e elaborar 6 questões sobre o que foi discutido e responder as questões.





ATIVIDADE DE FÍSICA / Semana antes da semana da Páscoa

PROFESSOR: DANIEL


https://youtu.be/1y8x1ApGDFk



Assistir vídeo aula e elaborar um resumo do que entendeu.


ARTES

PROFESSOR: EROS BIONDINNI

ARTES VISUAIS

Disponível no link : https://youtu.be/SkS2xg8NYKk 

 Artes visuais é a designação dada ao conjunto de artes que representam o mundo real ou imaginário e que tem a visão como principal forma de avaliação e apreensão.

Uma arte visual está relacionada com a beleza estética e com a criatividade do ser humano, capaz de criar manifestações ou obras agradáveis aos olhos.
O conceito de arte visual é muito amplo, envolvendo áreas como o teatro, dança, pinturas, colagens, gravuras, cinema, fotografia, escultura, arquitetura, moda, paisagismo, decoração, etc.
As novas tecnologias também têm revolucionado o conceito de artes visuais, em áreas como o web design, que tem um grande impacto na sociedade atual.
As artes visuais podem ser criadas através de várias ferramentas ou instrumentos, como o papel, madeira, gesso, argila, programas informáticos, máquinas de captação e reprodução de imagens como filmadoras ou máquinas fotográficas.
No Brasil existem cursos de artes visuais, onde o aluno pode obter o bachalerato ou licenciatura. Uma pessoa com esse tipo de formação pode atuar em direção de arte, cinema, televisão, vídeo. Pode também trabalhar na área do jornalismo, fazendo a edição de imagens para a mídia impressa ou online.

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ATIVIDADE DE FILOSOFIA
PROFESSORA ADEILDA


Olá meus queridos!
Mediante o conteúdo estudado em nossas aulas, responda a atividade proposta. Você pode responder com a ajuda da anotação ou por meio de outras fontes de pesquisa.
Obs: A atividade deverá ficar registrada e datada no caderno.

ESCOLA SÃO JOSÉ
ATIVIDADE DE FILOSOFIA

1-No início dos tempos é provável que o homem, de modo geral, não tenha se questionado sobre a origem do Universo, do mundo?
a) Estava ocupado com a luta pela vida.
b) Em outros níveis, tinha alguma reflexão.
c) outra resposta

2-O termo Filosofia quer dizer amigo do saber?
a) Não, significa uma crítica pouco construtiva ao saber.
b) Sim, uma espécie de amigo da sabedoria.
c) Não existe um significado para a palavra Filosofia.

3-A Filosofia utiliza primordialmente a razão?
a) Sim, primordialmente é pela razão que a Filosofia ergue suas considerações.
b) Não, em primeiro lugar está a fé.
c) Não, em primeiro lugar está a sensação, o dado empírico.

4-Aristóteles separou Filosofia e Mito?
a) Não. Ele juntou Mito e Filosofia.
b) Sim, diferenciando as áreas.
c) outra resposta

5-Tales de Mileto foi o primeiro filósofo?
a) O primeiro foi Sócrates.
b) O primeiro filósofo foi Platão.
c) outra resposta


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ATIVIDADE DE GEOGRAFIA
PROFESSORA ADEILDA

Olá meus queridos!
Mediante o conteúdo estudado em nossas aulas, responda a atividade proposta. Você pode responder com a ajuda da anotação ou por meio de outras fontes de pesquisa.
Obs: A atividade deverá ficar registrada e datada no caderno.

ESCOLA SÃO JOSÉ
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA

1-As coordenadas geográficas são conceituadas como um conjunto de linhas imaginárias denominadas paralelos e meridianos que servem para localizar um ponto ou um acidente geográfico na superfície terrestre.

A partir das informações acima, assinale a alternativa correta.
a) O ponto “D” está localizado a 80º de latitude norte e a 140º de longitude leste.
b) O ponto “C” está localizado a 160º de latitude norte e a 30º de longitude oeste.
c) O ponto “A” está localizado a 50º de latitude sul e a 100º de longitude leste.
d) O ponto “B” está localizado a 20º de longitude sul e a 60º de latitude oeste.

2-Analisando o globo terrestre, é certo concluir que:
 


a) os principais paralelos correspondem às linhas paralelas à linha do Equador e vão de 0° a 180° para o norte e para o sul.
b) os meridianos são semicírculos perpendiculares ao Meridiano de Greenwich, que vão de 0° a 90° para o leste e para o oeste.
c) o Meridiano de Greenwich divide a Terra em dois hemisférios: o ocidental e o boreal.

d) o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico se localizam, ao mesmo tempo, nos hemisférios sul, ocidental e oriental.

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ARTES
PROFESSOR: EROS BIONDINNI


DESAFIO - PRAZO ATÉ 14/04/2020

Fotografar um objeto, com o segundo plano desfocado. 

OBS: ENVIAR PARA O EMAIL: prof.eros@yahoo.com.br

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MATEMÁTICA - 3ª ATIVIDADE
Professora Renata Glayce

Desafio para o 1º B

Copiar e responder no caderno

Questão 1. Em um triângulo retângulo as medidas dos catetos são 24 e 32. Quanto mede a hipotenusa desse triângulo?

Questão 2. Os lados de um triângulo medem 12 cm, 35 cm e 37 cm. Podemos dizer que esse triângulo é um triângulo retângulo?

Questão 3. Os lados de um triângulo medem 10 cm, 16 cm e 22 cm. Podemos dizer que esse triângulo é um triângulo retângulo?

Questão 4. Um terreno em forma retangular tem 20 metros de comprimento e 12 metros de largura. Quanto mede a diagonal desse terreno?


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EDUCAÇÃO FÍSICA - 2 ª ATIVIDADE

PROFESSOR: ERALDO GOMES

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS – EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO MÉDIO, 1° ANO
Ginástica


PROPOSTA DE ATIVIDADE

                PESQUISE E COPIE EM SEU CADERNO “AS MODALIDADES DA GINÁSTICA COM FINS À CONSCIENTIZAÇÃO CORPORAL”, NO RETORNO ÀS AULAS, A ATIVIDADE SERÁ CONFERIDA.
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BIOLOGIA - 3ª ATIVIDADE

PROFESSORA: ANDREA MELO



Prezados estudantes do 1º Ano!

Como auxílio para o entendimento do assunto abordado e também para a execução das atividades propostas, é necessário que:

- Acessem olink do vídeo sobre (ECOLOGIA) para que possam assisti-lo:https://www.youtube.com/watch?v=CBN9WgeGkTA

- Consultem o Capítulo 5 - páginas : 50 até  60do livro, para responderem as atividades das páginas 61 e 62 - do 1º  ao  6º quesito  ( BIOLOGIA NOS VESTIBULARES  E  NO   ENEM).


- Para que suas atividades possam ser avaliadas e validadas em termo de notas, solicito que enviem as respostas para o seguinte e-mail : andreamelo376@gmail.com

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HISTÓRIA - 2ª ATIVIDADE
PROFESSOR: LUIZ ANTÔNIO


Mesopotâmia 1

Mesopotâmia 2

Mesopotâmia 3
Mesopotâmia 4


Assistam as aulas acima, leiam o capítulo referente à Mesopotâmia em seu livro de história e responda:

1) Quem foi e por que se tornaram importantes?
Gudea:
Sargão:
Assurbanipal:
Hamurabi:

2) Qual a importância do Tigre e do Eufrates para a Mesopotâmia?
3) O que era um Zigurate e pra que eles serviam?
4) Por que as cidades da Mesopotâmia eram Muradas?

Se tiver curiosidade:

trechos da Epopeia de Gilgamesh

Código de Hamurabi

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ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA   DIA 01/04/2020
PROFESSOR: EDIVAN BERNARDO

Caros alunos e alunas seguem orientações de leituras, vídeos do you tube e resoluções de atividades do livro para obtenção de notas. 
Observação perguntas com respostas no caderno. Qualquer dúvida entrar em contato watzap 9 9390-7255 ou email  edivanber32@gmail.com

LÍNGUA E LINGUAGEM: VARIEDADES LINGUÍSTICAS
Assistam o vídeo no you tube , https://youtu.be/OWkrebsp8Ng Variação linguística e responda as atividades propostos abaixo:
A ortografia, uma convenção......................................52
A norma-padrão ........................................................53
Resolução de atividades .....................................54 e 55

Assistam o vídeo  no you tube.
https://youtu.be/BydAbdmMsAw Prosa e Poema
PRODUÇÃO DE TEXTO: O POEMA ..............................56
Verso .........................................................................56 
Estrofe ......................................................................56
Resolução de atividades.............................................60

Bons Estudos!
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Língua Inglesa - 2ª Atividade
Professora: Luciene Santos


PESSOAL!

1.    Atividade correspondente a 2 aulas;
2.    Período: 01/04/2020 a 08/04/2020;
3.    Encaminhe apenas as repostas de forma organizada correspondente a cada numeral (professora.lucienesantos@gmail.com);
4.    Sempre retorne ao seu e-mail para ver as minhas considerações;
5.    Informe o seu whatsapp para mim, para aqueles que ainda não informou;

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Aula de Revisão de Matemática
Professora Renata Glayce



Em seguida responda as questões no caderno.

Baixe as questões aqui:
https://drive.google.com/open?id=19clYpNKA-ytYienlLbuQD6QNbN_lY8ml


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QUÍMICA 2ª ATIVIDADE
PROFESSORA: PAULA FONTES


ATENÇÃO ESTUDANTES!

Com base na leitura do conteúdo abaixo, resolvam as seguintes questões sobre: SUBSTÂNCIAS E MISTURAS. Em seguida envie suas respostas  para o email:  frassinettipaula@hotmail.com


Substâncias e Misturas

A matéria pode ser uma SUBSTÂNCIA PURA ou uma MISTURA.
SUBSTÂNCIA PURA As substâncias puras podem ser classificadas em: SIMPLES e COMPOSTA.
-As substâncias compostas são constituídas por elementos químicos diferentes. Ex: H2O,CO2 e NH3. 
-As substâncias simples apresentam um único elemento químico. Ex: H2,Fe2,O3

MISTURAS
Se a matéria for constituída por mais de um tipo de molécula teremos uma mistura. As misturas podem ser classificadas em HOMOGÊNEAS e HETEROGÊNEAS.
A mistura que possui apenas um único aspecto é denominada de homogênea.

Exemplos: Misturas homogêneas: água + álcool ; álcool + gasolina sal + água; oxigênio + hidrogênio.

A mistura que tiver mais de um aspecto será heterogênea.
Misturas heterogêneas: óleo + água ; gasolina + água.

Cada aspecto visível em uma mistura é denominado de FASE.

1- a mistura “água + óleo” possui duas fases, portanto, é mistura bifásica.
2- a mistura “ água + limalha de ferro + sal + pó de serra “ possui três fases então, será uma mistura trifásica.

EXERCÍCIO
01) Representa uma mistura heterogênea o sistema:
 a) gasolina e água.
 b) álcool e água.
c) gasolina e álcool.
d) água e sal de cozinha.
e) açúcar e água.

02) O que é uma mistura homogênea? Exemplifique.

03)Quais são os tipos de substância pura?

04) Representa uma mistura homogênea e uma substância simples o grupo:
a) água + sal e H2.
 b) água + óleo e NaCl.
c) ar atmosférico e H2O.
d) água + álcool e H2O.
e) água + gasolina e H2.

05) Relacione corretamente as colunas a seguir:
Coluna I:
a) Mistura líquida homogênea constituída por duas substâncias.
b) Mistura bifásica formada por três substâncias.
c) Mistura trifásica formada por duas substâncias.
d) Solução líquida.
e) Mistura homogênea constituída por três substâncias.
Coluna I:
I. água + álcool + areia
II. vapor de água + gás carbônico + gás oxigênio
III. sal + água
IV. água + areia + gelo
V.Álcool hidratado
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ATIVIDADE DE BIOLOGIA
PROFESSORA: ANDREA MELO


ESTUDOS EM BIOLOGIA (2ª ETAPA)

Prezados estudantes do 1º Ano, como auxílio para o entendimento do assunto abordado e também para a execução das atividades propostas, é necessário que:
- Leiam o texto contido aqui no material de Biologia (RELAÇÕES ECOLÓGICAS)
- Acessem o link do vídeo para que possam assisti-lo  


*No mesmo link vejam os vídeos sobre: RELAÇÕES ECOLÓGICAS e tambémsobre CADEIA ALIMENTAR
- Para que suas atividades possam ser avaliadas e validadas em termo de notas, solicito que enviem as respostas para o seguinte e-mail : andreamelo376@gmail.com


RELAÇÕES ECOLÓGICAS
Relações ecológicas -Quando seres de espécies diferentes dividem um mesmo espaço (Ecossistema)Dependendo da relação os indivíduos envolvidos podem ser:
- Beneficiados = relação harmônica.
- Prejudicados = relação desarmônica.
Relação harmônica - Os seres envolvidos não sofrem prejuízos, todos os indivíduos são beneficiados.
As relações harmônicas podem ser:
·MUTUALISMO – relação de dependência – bactérias no intestino humano, liquens, protozoários no cupim.
·PROTOCOOPERAÇÃO– indivíduos vivem separados e dividem alimento, proteção – crocodilo e pássaro-palito, bernardo – eremita e anêmona do mar
·SOCIEDADE – seres da mesma espécie com divisão de trabalho – abelhas, vespas, cupins e formigas
·COLÔNIA- seres que vivem juntos fisicamente – recifes de corais
·INQUILINISMO – ser vivo usa outro como moradia – pepino-do-mar e peixe – agulha, peixe-palhaço e anêmona do mar ( EPIFITISMO – plantas – bromélias )
·COMENSALISMO– seres que se alimentam dos restos alimentares de outro – hiena, tubarão e rêmora.
Relação desarmônica- Sempre uma das espécies é prejudicada.
As relações desarmônicas podem ser:
·PARASITISMO – ser que vive àscustas de outro parasitando
- ECTOPARASITA – (fora) – carrapato, pulga
- ENDOPARASITA – (dentro) – berne, solitária, lombriga
·PREDATISMO ser vivo que mata outro para ter alimento – leão, sapo, onça
·CANIBALISMO – ser vivo que se alimenta da mesma espécie – fêmea do louva-deus, aranha viúva-negra
·COMPETIÇÃO– seres da mesma espécie competem por comida, espaço – plantas, animais, humanos

Estratégias de sobrevivência
*CAMUFLAGEM – confundir com o ambiente em que vivem – ajuda a se esconder do predador
* MIMETISMO – imitaroutras espécies – geralmente maior, venenoso ou ameaçador


SEGUE A ATIVIDADE LOGO ABAIXO

ESCOLA SÃO JOSÉ
ALUNO(A): _______________________________
SÉRIE:1º ANO   TURMA: ___ DATA:___ /___ / __

ATIVIDADE SOBRE RELAÇÕES ECOLÓGICAS

1) As formigas-saúvas levam folhas para dentro de seu ninho, um conjunto de galerias no solo. As folhas são agrupadas e nelas crescem fungos, que são alimentos das saúvas. Não se trata de qualquer fungo: é um tipo especial, que foi levado pela formiga rainha, a fundadora da colônia.
A relação ecológica descrita é:


A) comensalismo
B) mutualismo
C) parasitismo
D) inquilinismo

2) Nas florestas brasileiras, são comuns as plantas epífitas (bromélias, orquídeas e samambaias), que vivem sobre troncos de árvores, sem danificá-las. A relação ecológica descritas entre as bromélias e as árvores é do tipo:


A) inquilinismo
B) mutualismo
C) competição
D) comensalismo

3) Os macacos vermelhos do Quênia apresentam tempo de vida em torno de 4 a 5 anos no ambiente natural e podem viver até 20 anos em cativeiro.



Uma possível explicação para este fato poderia ser a ausência, em cativeiro, de uma das relações ecológicas abaixo relacionadas. Assinale a relação ecológica cuja ausência em cativeiro pode explicar corretamente este fato:

A) Predatismo. 
B) Inquilinismo. 
C) Mutualismo. 
D) Simbiose.

4) Uma determinada bactéria vive dentro das células de pulgões, insetos que retiram seiva elaborada das plantas. O genoma do pulgão supre algumas funções da bactéria e esta sintetiza substâncias que são utilizadas no metabolismo do inseto. A relação pulgão/planta e a relação pulgão/bactéria, contidas no trecho acima, são, respectivamente,

A) parasitismo e mutualismo. 
B) parasitismo e comensalismo. 
C) comensalismo e mutualismo. 
D) comensalismo e inquilinismo. 

5)  Em uma determinada relação entre seres vivos, um pequeno crustáceo devora a língua de um peixe e fica posicionado estrategicamente no lugar dela para comer a maior parte do alimento que o peixe põe na boca. Este tipo de relação pode ser caracterizado como:

A) Inquilinismo                B) Predatismo 
C) Comensalismo           D) Parasitismo

6) Existem certas espécies de árvores que produzem substâncias que, dissolvidas pela água das chuvas e levadas até o solo, vão dificultar muito o crescimento de outras espécies vegetais, ou até mesmo matar as sementes que tentam germinar. Esse tipo de comportamento caracteriza o:

A) mutualismo.               B) comensalismo. 
C) saprofitismo.              D) amensalismo.

7) No intervalo da aula de Biologia, um aluno contou a seguinte piada: Dois cervos conversavam e passeavam pela mata quando um deles gritou: - Uma onça!!! Vamos correr!!! Ao que o outro respondeu: - Não adianta correr, ela é mais veloz que qualquer um de nós. - Eu sei. Mas a mim basta ser mais veloz que você. O diálogo entre os cervos exemplifica um caso de 

A) competição interespecífica.  B) competição intraespecífica. 
C) seleção natural.                        D) irradiação adaptativa. 

8)  Uma determinada bactéria vive dentro das células de pulgões, insetos que retiram seiva elaborada das plantas. O genoma do pulgão supre algumas funções da bactéria e esta sintetiza substâncias que são utilizadas no metabolismo do inseto. A relação pulgão/planta e a relação pulgão/bactéria, contidas no trecho acima, são, respectivamente,

A) parasitismo e mutualismo. 
B) parasitismo e comensalismo. 
C) comensalismo e mutualismo. 
D) comensalismo e inquilinismo. 

9) Algumas espécies de formigas acariciam pequenos insetos sugadores de seiva, chamados afídios, com suas patas. Os afídios secretam, então, gotas de seiva parcialmente digerida, usada como fonte de açúcar pelas formigas. Em contrapartida, as formigas protegem os afídios contra predadores, pois os afídios ingerem mais açúcar do que podem utilizar.

Essa relação é classificada como:
A) Predatismo            B) Comensalismo 
C) Parasitismo         D) Mutualismo 

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ATIVIDADE DE BIOLOGIA
PROFESSORA: ANDREA MELO

CONTEÚDO: ECOLOGIA

Prezados estudantes do 1º Ano!

Como auxílio para o entendimento do assunto abordado e também para a execução das atividades propostas, é necessário que:
- Leiam o texto contido aqui no material de Biologia (O QUE A ECOLOGIA ESTUDA)
- Acessem o link do vídeo para que possam assisti-lo  


Para que suas atividades possam ser avaliadas e validadas, solicito que enviem as respostas para o seguinte e-mail : andreamelo376@gmail.com


O QUE A ECOLOGIA ESTUDA
Ecologia – é a ciência que estuda os seres vivos e suas relações com o ambiente em que vivem.

TERMOS IMPORTANTES EM ECOLOGIA:

Hábitat: lugar onde vive uma espécie, ou seja, é o endereço de uma espécie.
Ex: onças, macacos e capivaras vivem em florestas e campos.

Nicho ecológico: é o modo de vida de uma espécie na natureza, ou seja, seu modo de reprodução, tipo de alimentação, etc. Ex: a zebra come ervas rasteiras, enquanto que a girafa come folhas das árvores, logo a zebra e a girafa apresentam nichos ecológicos diferentes.

Espécie: conjunto de indivíduos semelhantes que são capazes de cruzar entre si e gerar filhos férteis. Ex: espécie de tubarão

População: conjunto de indivíduos da mesma espécie que ocupam uma determinada área. Ex: todos os ursos polares do pólo Ártico.

Comunidade: conjunto de populações de espécies diferentes. Ex: as espécies que vivem numa lagoa formam uma comunidade.

Ecossistema: conjunto dos seres vivos (ou fatores bióticos) e a parte não viva (ou fatores abióticos – Ex: água, luz, temperatura, calor, luminosidade, umidade, etc).
Ex: todos os seres vivos de uma lagoa juntamente com a água e o calor que aquece a lagoa forma um ecossistema.

Biosfera: parte do planeta Terra em que é possível existir vida, ou seja, é a união de todos os ecossistemas da Terra.
Cadeia Alimentar – seqüência de seres vivos onde um se alimenta do outro
Ex: plantas do aquáticas → caramujo → lambari → peixe maior → aves da margem

Componentes da cadeia alimentar:
a) Produtores – seres capazes de produzir seu próprio alimento e são também chamados de autótrofos. Ex: plantas.
b) Consumidores – seres que não são capazes de produzir seu próprio alimento
(e são chamados de heterótrofos), precisam se alimentar de outros seres.
• Consumidor primário: alimenta-se de plantas, são chamados de herbívoros. Ex: boi.
• Consumidor secundário: alimenta-se do consumidor primário, são chamados de carnívoros. Ex: onça.
 • Consumidor terciário: alimenta-se do consumidor secundário. OBS: O homem é chamado de onívoro, pois se alimenta de plantas e animais.
c) Decompositores – são seres que degradam a matéria orgânica, ou seja, se alimentam de restos de plantas e animais mortos; são importantes porque devolvem os nutrientes para o solo. Ex: fungos e bactérias.
Nível trófico é a posição que um ser vivo ocupa na cadeia alimentar.
Ex: Os produtores sempre ocupam o 1o nível trófico.

Teia Alimentar – união de várias cadeias alimentares.


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COMPONENTE CURRICULAR LÍNGUA PORTUGUESA - LITERATURA/PRODUÇÃO TEXTUAL
Professor: Edivan Bernardo


Caros alunos e alunas seguem orientações de leituras e resoluções de atividades do livro para serem realizadas em função da suspensão das aulas por conta da Pandemia que estamos vivendo. 

Observação: Perguntas com respostas no caderno para serem apresentadas ao professor na volta as aulas. 

Qualquer dúvida entrar em contato 
watzap 9 9390-7255 ou  email : edivanber32@gmail.com

LÍNGUA E LINGUAGEM: VARIEDADES LINGUÍSTICAS ...................48
Foco no texto: “Vozes da seca”, de Luís Gonzaga e Zé Dantas......48 
Reflexões sobre a língua  ................................................................50
Uma variedade é melhor que outra? .............................................51 
Tipos de variação ...................................51

Bons Estudos! 
E Continue seguindo as Orientações. FIQUE EM CASA!
Cuide da sua higiene pessoal
Nossas posturas determinarão os rumos dessa Pandemia!!!!
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ATIVIDADE DE HISTÓRIA
PROFESSOR: LUIZ ANTÔNIO

PRÉ HISTÓRIA

1° ano
Assista a vídeo aula do link abaixo.

Se quiser saber mais sobre a Evolução Humana assista ao documentário Homo Futurus.

Atividade:
Elabore/Sintetize em até 10 cards/slides um resumo da vídeo aula.


E CONTINUE SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES. FIQUE EM CASA!
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ATIVIDADE DE LÍNGUA INGLESA
PROFESSORA: LUCIENE SANTOS
Queridos(as) estudantes:

Ø  Esta atividade deverá ser respondida durante a passagem da música que segue;
Ø  Sejam sinceros quanto ao preenchimento e logo em seguida poderão consultar quaisquer fontes de pesquisa;


1.       Seguem as palavras para completar a música. Ao todo são 10 espaços, indicando o quantitativo de vezes que elas aparecerão.

HANDS (1) – EVERY TIME (2) – MORE TIME (2) – BEFORE (4) -  GOD (1)

Dance Monkey
Tones And I

They say: Oh my _______, I see the way you shine
Take your hand, my dear, and place them both in mine
You know you stopped me dead when I was passing by
And now I beg to see you dance just one more time
Ooh, I see you, see you, see you __________

And oh my, I, I, I, I like your style
You, you make me, make me, make me wanna cry
And now I beg to see you dance just one ________
So I say
Dance for me, dance for me, dance for me, oh, oh, oh

I've never seen anybody do the things you do _______
They say
Move for me, move for me, move for me, ay-ay-ay
And when you’re done I'll make you do it all again
I said: Oh my God, I see you walking by

Take my ________, my dear, and look me in my eyes
Just like a monkey, I've been dancing my whole life

And you just beg to see me dance just one more time
Ooh, I see you, see you, see you _____________

And I, I, I, I like your style
You, you make me, make me, make me wanna cry
And now I beg to see you dance just one ____________
So they say
Dance for me, dance for me, dance for me, oh, oh, oh

I’ve never seen anybody do the things you do before
They say
Move for me, move for me, move for me, ay-ay-ay
And when you're done I'll make you do it all again
They say
Dance for me, dance for me, dance for me, oh ohoh, oh-oh, oh-oh

I've never seen anybody do the things you do _____________
They say
Move for me, move for me, move for me, ay-ay-ay
And when you're done I'll make you do it all again
Ooh, ooh, ooh, ooh, ooh
(Do it all again, do it all again, do it all again)
Oh-oh, oh-oh, oh
Ooh, ooh, ooh, ooh, ooh-ooh

(Do it all again, do it all again, do it all again)
Ooh, ah-ah, ah-ah
They say
Dance for me, dance for me, dance for me, oh ohoh

I've never seen anybody do the things you do __________
They say
Move for me, move for me, move for me, ay-ay-ay
And when you're done I’ll make you do it all again
They say
Dance for me, dance for me, dance for me, oh ohoh, oh-oh, oh-oh

I’ve never seen anybody do the things you do ________
They say
Move for me, move for me, move for me, ay-ay-ay
And when you're done I’ll make you do it all again
Allagain


2-  Escreva 10 verbos contidos na música com sua respectiva tradução.

3-  Responda de acordo com o texto:
A)  Há uma ação que a pessoa do texto solicita para que sempre faça repetidas vezes. Que é essa ação
B)Que significado está por trás da música  sobre o relacionamento entre ela e seu público ?
C)Transcreva 2 passagens da música que são várias vezes repetidas e diga qual foi o objetivo?
D)Qual é o ritmo dessa música?
E)A gravadora convidou um artista pernambucano para fazer uma versão oficial em ritmo de brega funk. Quem é o DJ?

Sobre a artista:
A)Qual é a sua nacionalidade?
B)Quais temas ela aborda em suas músicas?


 ATENÇÃO!

Atividade correspondente a esta semana (23 a 27/03/2020).

Data final para o envio : 01/04/2020

Encaminhe as respostas  com seu nome e turma para o meu email:


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ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA
Profª Renata Glayce

Clique no link a seguir, assista ao vídeo que trata da Consolidação da Sociedade Global: https://www.youtube.com/watch?v=Ju5mnuG4KH8

Responda em seu caderno as seguintes questões:
1-                        Quais foram os antecedentes históricos à globalização?
2-                        Quais os contrastes da globalização? E como atinge a nossa vida, nos aspectos econômicos, políticos, sociais e culturais?
3-                        O processo de globalização está sendo bom ou ruim para a maioria das pessoas no planeta? Justifique sua resposta.
4-                        Cite 3 aspectos positivos  e 3 aspectos negativos da globalização em sua vida.
5-                        O que você entendeu sobre a formação da cultura brasileira x globalização?
6-                        Quais as implicações ambientais da globalização?


IMPORTANTE LEMBRAR!  FIQUE EM CASA. NOSSAS POSTURAS DETERMINARÃO OS RUMOS DESSA PANDEMIA.

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ATIVIDADE DE MATEMÁTICA
PROFESSORA: RENATA GLAYCE



Razões trigonométricas
As razões trigonométricas são a base para o estudo da trigonometria e são obtidas pelas proporções dos lados de um triangulo retângulo. Como sabemos, um triangulo é retângulo quando um de seus ângulos é reto, ou seja, tem 90º:


 Num triangulo retângulo, o lado oposto ao ângulo reto (neste caso o lado BC cuja medida é igual a 𝑎, na figura) é chamado de hipotenusa. Já os outros dois lados, AB e AC, são chamados de catetos e têm medidas iguais a 𝑐 e 𝑏, respectivamente.
Lembrando também que, num triângulo retângulo vale o teorema de Pitágoras: a2 = b2 + c2
Agora, para obtermos as relações trigonométricas no nosso triangulo ABC precisamos inicialmente fixar um dos ângulos agudos. Veja, na figura, o ângulo 𝜃, evamos obter as relações trigonométricas com base neste ângulo:




Seno
seno de um ângulo agudo é dado pela razão entre a medida do cateto oposto a ele e a medida da hipotenusa. Usando o ângulo 𝜃 como referência temos:








Cosseno
cosseno é dado pela razão entre o cateto adjacente ao ângulo agudo e a hipotenusa. Com o ângulo 𝜃 teremos:








Tangente
Já a tangente é a razão entre o cateto oposto e o cateto adjacente do triangulo 𝐴𝐵𝐶, logo:








Assista os vídeos a seguir:  https://www.youtube.com/watch?v=4sTUs4ll3dI
                                               https://www.youtube.com/watch?v=QsXidyYwS5Q
                                              https://www.youtube.com/watch?v=OEO975w1GuY



Exercícios
1- Uma rampa plana, de 36 m de comprimento, faz ângulo de 30° com o plano horizontal. Uma pessoa que sobe a rampa inteira eleva-se verticalmente de:
a) 6√3 m.
b) 12 m.
c) 13,6 m.
d) 9√3 m.
e) 18 m.

2- A figura abaixo representa um avião que decolou sob um ângulo constante de 40º e percorreu em linha reta 8000 m. Nesta situação, qual a altura que se encontrava o avião ao percorrer essa distância?















Considere:  sen 40º = 0,64       cos 40º = 0,77           tg 40º = 0,84

a)3200m                b)4550m                 c)5120m                d)6140m                     e)7150m



3- Quando o Sol se encontra a 45º acima do horizonte, uma árvore projeta sua sombra no chão com o comprimento de 15 m. Determine a altura dessa árvore:

a)15m                     b) 20m                       c)30m                        d)45m                      e)55m

4- Uma escada que mede 6m está apoiada em uma parede. Sabendo-se que ela forma com o solo um ângulo α e que
Qual a distância de seu ponto de apoio no solo até a parede, em metros?                             




ATENÇÃO!  RESPONDAM AS QUESTÕES E DEIXE EM SEU CADERNO PARA APRESENTAÇÃO NO RETORNO DAS AULAS.  
BONS ESTUDOS E FIQUEM EM CASA!

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ATIVIDADE DE FÍSICA
PROFESSOR: DANIEL FREITAS

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/fisica/cinematica-1-entenda-o-que-sao-velocidade-e-aceleracao-escalar-media.htm?cmpid=copiaecola

Após a leitura convido a desenvolver um resumo do que foi compreendido e posteriormente elabore quatro questões, ou mais, e responda-as de acordo com o texto proposto. (Envie para o e-mail: danielthazinho@gmail.com até o dia 31/03/2020)


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COMPONENTE CURRICULAR  ARTES

PROFESSOR: EROS BIONDINNI


Prezados estudantes, como estamos vivenciando o Conteúdo Música, Som e Imagem é importante sabermos que a fotografia é registro da memória pessoal e coletiva. Por esse motivo, convido vocês a conhecerem a história da fotografia disponível no link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Fotografia



Após a leitura os Convido a assistir o vídeo  história da fotografia acessando o link: https://www.youtube.com/watch?v=NZ8anIpn4PY

Em seguida: preciso que vocês organizem imagens que mostrem com eram as primeiras máquinas fotográficas, o processo de revelação de filmes. E redijam um texto individual do que aprenderam. Após isso, desenhem um modelo de máquina antiga e outro modelo atual. E me enviem os textos e os desenhos através do e-mail ou grupo do Whatsapp disponíveis abaixo:

Fiquem atentos ao prazo de entrega: 31/03/2020
Que poderá ser feita pelo e-mail: prof.eros@yahoo.com.br
Ou através do Grupo do Whatsapp: 1º Ano B – Artes Remota – entre no grupo através do link: http://abre.ai/1bremota

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ATIVIDADE DE QUÍMICA
PROFESSORA: PAULA FONTES

Pesquisem e realizem uma leitura sobre número de massa e número atômico em alguns sites, em seguida responda a atividade:
Enviar as respostas para o email: frassinettipaula@hotmail.com até o dia 31.03.2020



Escola São Jose
Aluno(a):
Serie: 1 ano
Prof:Paula Fontes

Atividade de Química


1) Indique o número de prótons, nêutrons e elétrons que existem, respectivamente, no átomo de mercúrio 80200Hg:
a) 80, 80, 200.
b) 80, 200, 80.
c) 80, 120, 80.
d) 200, 120, 200.
e) 200, 120, 80.

2) Um íon de certo elemento químico, de número de massa 85, apresenta 36 elétrons e carga +1. Qual é o número atômico desse íon?
a) 35.
b) 36.
c) 37.
d) 49.
e) 85.

3)Complete a tabela:

Nº Atômico(Z)
Nº de Massa(A)
Nº de prótons
Nº de elétrons 
Nº de nêutrons
20Ca41




21
18Ar

40



17Cl




18
Fe56



26


4) Qual o número de prótons, nêutrons e elétrons do íon Br -, sabendo que o número atômico do bromo é 35 e o número de massa é 80?



5) Analise cada uma das afirmativas seguintes e verifique se é verdadeira (V) ou falsa (F).
a) a massa de um próton é maior que a de um elétron. (    )
b) a massa de um átomo está principalmente na eletrosfera. (    )
 c) Z é o número de massa de um elemento. (    )
 d) Z é o número de cargas positivas do núcleo. (    )
e) a carga elétrica de um próton é positiva e a de um elétron é negativa. (    )
6) (MACK) Indique a alternativa que completa corretamente as lacunas do seguinte período: “Um elemento químico é representado pelo seu ___________, é identificado pelo número de __________ e pode apresentar diferente número de __________ .”
a) nome – prótons – nêutrons.
b) nome – elétrons – nêutrons.
c) símbolo – elétrons – nêutrons.
d) símbolo – prótons – nêutrons.
e) símbolo – – elétrons – nêutrons.
7)Identifique em cátion ou ânions os átomos a seguir:
a) Ca+2  c)F-1

b)O-2      d)Na+1

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PROJETO DE VIDA E EMPREENDEDORISMO


Olá pessoal,estou enviando a atividade de PVE. Façam a leitura e escutem a música para poder responder o questionário. 
Bons estudos e boa semana!!!
Não esqueçam FIQUEM EM CASA!!! SE PROTEJAM!!!
ABRAÇOS,

ERALDO GOMES.

Escola São Jose
Aluno(a): ____________________________________________
Serie: 1 ano
Prof: ERALDO GOMES


Atividade de Projeto de vida

1)Leia e responda:

Até Quando
Gabriel, o Pensador

Não adianta olhar pro céu
Com muita fé e pouca luta
Levanta aí que você tem muito protesto pra fazer
E muita greve, você pode, você deve, pode crer
Não adianta olhar pro chão
Virar a cara pra não ver
Se liga aí que te botaram numa cruz e só porque Jesus
Sofreu não quer dizer que você tenha que sofrer!
Até quando você vai ficar usando rédea?!
Rindo da própria tragédia
Até quando você vai ficar usando rédea?!
Pobre, rico ou classe média
Até quando você vai levar cascudo mudo?
Muda, muda essa postura
Até quando você vai ficando mudo?
muda que o medo é um modo de fazer censura
Até quando você vai levando? (Porrada! Porrada!!)
Até quando vai ficar sem fazer nada?
Até quando você vai levando? (Porrada! Porrada!!)
Até quando vai ser saco de pancada?
Você tenta ser feliz, não vê que é deprimente
O seu filho sem escola, seu velho tá sem dente
Cê tenta ser contente e não vê que é revoltante
Você tá sem emprego e a sua filha tá gestante
Você se faz de surdo, não vê que é absurdo
Você que é inocente foi preso em flagrante!
É tudo flagrante! É tudo flagrante!!
A polícia
Matou o estudante
Falou que era bandido
Chamou de traficante!
A justiça
Prendeu o pé-rapado
Soltou o deputado
E absolveu os PMs de Vigário!
A polícia só existe pra manter você na lei
Lei do silêncio, lei do mais fraco
Ou aceita ser um saco de pancada ou vai pro saco
A programação existe pra manter você na frente
Na frente da TV, que é pra te entreter
Que é pra você não ver que o programado é você!
Acordo, não tenho trabalho, procuro trabalho, quero trabalhar
O cara me pede o diploma, não tenho diploma, não pude estudar
E querem que eu seja educado, que eu ande arrumado, que eu saiba falar
Aquilo que o mundo me pede não é o que o mundo me dá
Consigo um emprego, começa o emprego, me mato de tanto ralar
Acordo bem cedo, não tenho sossego nem tempo pra raciocinar
Não peço arrego, mas onde que eu chego se eu fico no mesmo lugar?
Brinquedo que o filho me pede, não tenho dinheiro pra dar!
Escola! Esmola!
Favela, cadeia!
Sem terra, enterra!
Sem renda, se renda! Não! Não!!
Muda que quando a gente muda o mundo muda com a gente
A gente muda o mundo na mudança da mente
E quando a mente muda a gente anda pra frente
E quando a gente manda ninguém manda na gente!
Na mudança de atitude não há mal que não se mude nem doença sem cura
Na mudança de postura a gente fica mais seguro
Na mudança do presente a gente molda o futuro!
Até quando você vai ficar levando porrada,
até quando vai ficar sem fazer nada
Até quando você vai ficar de saco de pancada?
Até quando?

Escute a música, Até quando, após responda as questões:



Agora, individualmente, responda às perguntas abaixo:
a) Você acredita que as pessoas, quando se unem em prol de alguma causa, conseguem
mudar uma realidade? Se sim, você conhece algum exemplo?
b) Se você fosse defender uma causa social, qual seria? Por quê?
c) Você desenvolve algum tipo de trabalho voluntário? Se sim, qual?
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1ª semana da quarentena
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUASTECNOLOGIAS – EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO MÉDIO, 1° ANO
Ginástica: Ginásticas Localizadas, confrontando-a com as atividades das Ginásticas Aeróbicas

O QUE É A GINÁSTICA LOCALIZADA
A ginástica localizada são exercícios que utilizam de movimentos repetitivos e focados em determinados grupos musculares, cada seção de repetição deve ser separada por uma pausa para o descanso dos músculos.
Além da definição dos músculos a ginástica localizada proporciona um bom condicionamento físico, força, flexibilidade e resistência e melhora o sistema respiratório e a coordenação motora.
Na ginástica localizada são usados vários equipamentos como os alteres pesos de perna e bastões para aumentar o trabalho muscular realizado nas aulas, os alteres, são usados normalmente para realizar os exercícios para os braços, ombros, peito e costas os bastões e pesos são para trabalhar as pernas, panturrilha e glúteos.

EXERCÍCIOS DA GINÁSTICA LOCALIZADA
A ginástica localizada possui uma série de exercícios que envolvem músculos específicos do corpo, mas antes do iniciar os exercícios é preciso realizar alongamento para preparar e aquecer os músculos e depois do treino para relaxar e evitar dores. Os exercícios são divididos em dois grupos, membros superiores e membros inferiores, realizando os exercícios por meio de séries.
As séries possuem repetições e intervalos de 40 a 60 segundos. Primeiro são trabalhados os membros superiores começando pelos tríceps e seguindo com bíceps, ombros, peitoral e costas. São trabalhados também os músculos abdominais depois os membros inferiores que são as coxas, glúteos e panturrilha.
São usados pesos durante a ginástica localizada, porém a quantidade vai depender de cada pessoa e do seu condicionamento físico. É normal começar com pouco peso e depois ir aumentando aos poucos, conforme for avançando.

BENEFÍCIOS DA GINÁSTICA LOCALIZADA
1. Melhora da postura: por possuir um grande acervo de exercícios, a ginástica localizada treina o corpo todo de forma equilibrada, contribuindo para uma melhor postura.
2. Ajuda no aumento e/ou preservação da massa muscular: a ginástica localizada é uma boa pedida, seja para ganhar massa ou manter a que você já possui, o que traz vantagens não só do ponto de vista estético, mas também para a saúde de uma forma geral.
3. Melhora das habilidades psicomotoras: com exercícios variados, a ginástica localizada pode contribuir para a melhora da agilidade, do equilíbrio e da coordenação.
4. Prevenção a possíveis lesões: quando feita de forma correta e frequentemente, a ginástica localizada ajuda a reduzir e amortecer possíveis lesões do cotidiano, já que os músculos ficam mais fortes e protegem tendões e ligamentos.
5. Melhora do condicionamento físico e da qualidade de vida: como outras atividades físicas, a ginástica localizada tira a pessoa do sedentarismo e proporciona melhor condicionamento, não só para a pessoa se exercitar, mas para realizar todas as suas atividades do dia a dia. Tudo isso proporciona ainda uma melhor qualidade de vida.
6. Ajuda no emagrecimento: como outras atividades, a ginástica localizada é uma boa aliada no processo de emagrecimento. Ela proporciona fortalecimento dos músculos e, assim, maior perda de gordura, além de ajudar a modelar o corpo e auxiliam o sistema cardiorrespiratório.

QUALIDADES FÍSICAS EMPREGADAS
Atualmente, com as novas técnicas de aula influenciadas principalmente pela musculação, as qualidades físicas que podem ser desenvolvidas com a Ginástica Localizada são:
http://www.saudeemmovimento.com.br/images/2setas.gifResistência muscular localizada
http://www.saudeemmovimento.com.br/images/2setas.gifResistência ao lactato
http://www.saudeemmovimento.com.br/images/2setas.gifAumento da capacidade cardiorrespiratória
http://www.saudeemmovimento.com.br/images/2setas.gifForça
http://www.saudeemmovimento.com.br/images/2setas.gifHipertrofia muscular
http://www.saudeemmovimento.com.br/images/2setas.gifFlexibilidade
A característica física trabalhada está diretamente ligada ao objetivo específico da aula.




DIVISÃO DE UMA AULA DE GINÁSTICA LOCALIZADA
Atualmente, a divisão, mais utilizada em uma sessão de Ginástica Localizada é:
http://www.saudeemmovimento.com.br/images/2setas.gifAQUECIMENTO
http://www.saudeemmovimento.com.br/images/2setas.gifPARTE PRINCIPAL
http://www.saudeemmovimento.com.br/images/2setas.gifEXERCÍCIOS DE SOLO
http://www.saudeemmovimento.com.br/images/2setas.gifRELAXAMENTO E VOLTA À CALMA

AQUECIMENTO
Têm duração de Aproximadamente 10 minutos. É composto por exercícios de pré-aquecimento musculares de baixa intensidade e alongamentos. Os movimentos devem ser feitos de maneira suave e pouca amplitude, visando uma adaptação músculo-articular e orgânica, preparando-se para elevação gradual da frequência cardíaca e do esforço muscular. Deve ser direcionado aos grupamentos de maior exigência durante a sessão de treinamento. O aumento metabólico deve ser lento e gradual.

PARTE PRINCIPAL
É a parte mais importante da aula, onde serão trabalhados os grandes grupos musculares. Têm duração de aproximadamente entre 30 e 40 minutos e caracteriza-se pela alta intensidade e aumento significativo dos parâmetros fisiológicos. Utiliza implementos como halteres, caneleiras e barras para exercitar os grandes grupos musculares, tais como Membros inferiores, Membros superiores e Tórax.

EXERCÍCIOS DE SOLO
São caracteristicamente exercícios para o Abdômen, Glúteos e Adutores. São utilizadas normalmente sobrecargas como caneleiras para aumentar a intensidade do esforço e têm em média 15 a 20 minutos.

RELAXAMENTO E VOLTA À CALMA
São exercícios de alongamento de leve intensidade e baixa amplitude articular, também conhecida como parte regenerativa da aula. Têm em média 5 a 10 minutos e deve obedecer a uma desaceleração gradual dos parâmetros fisiológicos, tais como a frequência cardíaca. Nesta parte da aula você deverá proporcionar ao aluno uma recuperação lenta e gradual, reduzindo assim o grau de excitação proporcionado pela parte principal da aula.

MATERIAL UTILIZADO NAS AULAS
Atualmente existe uma gama de materiais que auxiliam no desempenho do trabalho numa aula de Ginástica Localizada. A criatividade do profissional poderá muito ajudar na elaboração de rotinas que proporcionarão um excelente resultado, tanto estético como fisiológico. Dentre estes materiais estão:
http://www.saudeemmovimento.com.br/images/2setas.gifHalteres
http://www.saudeemmovimento.com.br/images/2setas.gifBarras com anilhas
http://www.saudeemmovimento.com.br/images/2setas.gifCaneleiras
http://www.saudeemmovimento.com.br/images/2setas.gifElásticos
http://www.saudeemmovimento.com.br/images/2setas.gifSteps
http://www.saudeemmovimento.com.br/images/2setas.gifBarras fixas e paralelas
http://www.saudeemmovimento.com.br/images/2setas.gifColchonetes

EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO (DEIXE NO SEU CADERNO)

1º) O que é a ginástica localizada?
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2º) Quais os 6 principais benefícios da ginástica localizada?
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3º) Quais as qualidades físicas desenvolvidas na ginástica localizada?
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4º) Em que partes geralmente se divide atualmente uma aula de ginástica localizada?
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5º) Quais os principais materiais utilizados nas aulas de ginástica localizada?

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