ATIVIDADE DE QUÍMICA
PROFESSORA: PAULA
SEPARAÇÃO DE MISTURAS / HETEROGÊNEAS E HOMOGÊNEAS
TIPOS DE SEPARAÇÕES DE MISTURAS HOMOGÊNEAS:
4)Como ocorre a centrifugação?
ATIVIDADE DE LÍNGUA INGLESA
PROFESSORA: JOSILENE
Inglês.1° Ano A:
Adjetivos Possessivos e Pronomes Possesivos em Assistir o vídeo e copiar no caderno. https://youtu.be/104nDtzSmpg
ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA
PROFESSORA: RENATA GLAYCE
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSOR: ERALDO
ATENÇÃO ESTUDANTES!
PROFESSORA: PAULA
SEPARAÇÃO DE MISTURAS / HETEROGÊNEAS E HOMOGÊNEAS
¢Separação de misturas é o processo utilizado para separar duas
ou mais substâncias diferentes.
Lembre-se que mistura é a
combinação de duas ou mais substâncias, e ela pode ser homogênea ou
heterogênea.
A necessidade de separar essas
substâncias surge por diversos motivos. São exemplos, a separação da água para
obter sal, a separação de poluentes no tratamento da água e a própria separação
de lixo.
TIPOS DE SEPARAÇÕES DE MISTURAS HOMOGÊNEAS:
¢Os métodos que permitem separar as
misturas homogêneas:
¢Destilação simples: empregada na separação de misturas
homogêneas compostas por sólido-líquido.
¢Destilação fracionada: outro método usado para separar misturas
homogêneas que permite separar misturas líquidas.
¢Fusão fracionada: método usado para separar mistura
homogênea composta por vários sólidos, como o próprio nome já diz, se baseia no
ponto de fusão dos componentes da mistura.
¢Catação: separar dois ou mais sólidos. Exemplo:
separar pedra do feijão.
Peneiração: separar dois ou mais sólidos com
significativa diferença de tamanho entre eles. Exemplo: separar areia de
cascalho.
Ventilação: separar um sólido do outro, sendo um
deles muito mais leve que o outro. Exemplo: separação de casca de arroz em
máquinas de beneficiamento.
Levigação: separar sólidos de densidades
diferentes utilizando-se de correntes de água. Exemplo: separação de ouro em
garimpos.
¢Separação magnética: separar uma mistura em que um dos
componentes é atraída por ímã. Exemplo: separar alumínio do ferro.
¢Flotação: separar utilizando-se de um líquido de
densidade intermediária entre os constituintes da mistura. Exemplo: separar
areia de serragem.
¢Filtração simples: separar sólido de líquido usando-se de
uma superfície porosa.
¢Decantação: separar líquidos de diferentes
densidades. Sifonação: separar favorecendo-se da força de
gravidade. Exemplo: retirar gasolina de um tanque de carro usando mangueira e
sucção.
¢Centrifugação: separar partículas sólidas
de líquido (ou líquidos de densidades diferentes) usando a rotação.
ATIVIDADE DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS:
1)Um processo em que, a pessoa
prepara um cafezinho esta utilizando um método de separação de mistura. Que tipo de procedimento é este?
a)Condensação
b)Filtração
c)Destilação
d)Sulfonação
e)Catação
2) Qual dos processos a seguir é o
mais indicado para separar uma mistura de água e álcool?
a)Destilação simples.
b)Destilação fracionada.
c)Decantação.
d)Separação magnética.
e)Centrifugação.
3) Cite os tipos de separação de
misturas homogêneas.
4)Como ocorre a centrifugação?
ATIVIDADE DE LÍNGUA INGLESA
PROFESSORA: JOSILENE
Inglês.1° Ano A:
Adjetivos Possessivos e Pronomes Possesivos em Assistir o vídeo e copiar no caderno. https://youtu.be/104nDtzSmpg
Nesta aula estudaremos o uso dos pronomes possessivos em Inglês. Quer saber mais sobre o tema? Brasil Escola http://brasilescola.com/ingles/possessive-pronou...
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ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA
PROFESSORA: RENATA GLAYCE
Copie os textos e as questões em
seu caderno, assista ao vídeo e responda as questões.
Os indivíduos e as
classes sociais
Podemos compreender o marxismo como um
conjunto de ideias políticas, econômicas e sociais utilizadas para analisar e
refletir criticamente sobre a sociedade capitalista, a partir do século XIX.
Karl Marx e Friedrich Engels desenvolveram um método para análise e explicação
social, que leva em consideração as relações de trabalho existentes naquele
século, denominado materialismo histórico dialético. Esse método foca nos
estudos da sociedade, mediante a relação entre as diferentes formas de
acumulação do capital e o desenvolvimento histórico das sociedades e, tem como
base a racionalidade, a observação histórica, social, política e econômica.
01- Considerando
o processo de organização do trabalho representado na figura e o pensamento
marxista, reflita e responda analisando...
a) Em que
medida, as relações de trabalho capitalista na contemporaneidade mudaram ou não
para o trabalhador?
b) Em tempos
dessa pandemia – coronavírus-, o trabalho remoto que está ocorrendo atualmente
retrata novas relações sociais de trabalho?
A teoria social de Marx e Engels propunha a
explicação científica dos acontecimentos sociais da época, visando apresentar
soluções para o desenvolvimento, os conflitos, as desigualdades existentes nas
sociedades capitalistas europeias. Assim, o marxismo foi forjado como uma
teoria da ação(práxis) que busca mudanças econômicas impulsionadas pela luta de
classes entre dois entes antagônicos: a burguesia e proletariado, pois entende
que é a forma como os homens se organizam coletivamente para produzir sua
existência que determina as relações sociais entre eles. Essas relações segundo
o marxismo são de conflitos de classes, e, a partir delas, podemos compreender
as organizações sociais, políticas, culturais e as ideias dominantes na
sociedade.
02. A luta
de classes é um conceito central na teoria marxista, então, marque a
alternativa correta. O que define se um indivíduo pertence a uma determinada
classe social?
a) as relações
de grupo e a cultura dos indivíduos
b) raça,
gênero, instrução escolar e poder aquisitivo
c) A função
social exercida pelos indivíduos na sociedade
d) A posição
que os indivíduos ocupam nas relações de produção
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSOR: ERALDO
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
– EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO MÉDIO, 1° ANO
Ginástica: Ginástica como
saúde, lazer e trabalho.
→ GINÁSTICA DE LAZER
É a atividade
física que proporciona prazer aos praticantes, realizada no tempo livre. As
atividades que compõem o momento de lazer podem tanto ser feitas em casa, em
locais ao ar livre ou em estabelecimentos fechados. O importante é que o local
proporcione relaxamento e conforto.
Essa é uma
modalidade bastante abrangente que, fundamentada nas atividades ginásticas,
como Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Ginástica Acrobática, Ginástica
Aeróbica e Ginástica de Trampolim, e valendo-se também de vários tipos de
manifestações, tais como danças, expressões folclóricas e jogos, expressos
através de atividades livres e criativas, objetiva promover o lazer saudável,
proporcionando bem estar físico, psíquico e social aos praticantes, favorecendo
a performance coletiva, respeitando as individualidades, em busca da
auto-superação pessoal, sem qualquer tipo de limitação para a sua pratica, seja
quanto às possibilidades de execução, sexo ou idade, ou ainda quanto à
utilização de elementos materiais, musicais e coreográficos, havendo a
preocupação de apresentar neste contexto, aspectos da cultura nacional, sempre
sem fins competitivos.
PROPOSTA DE
PESQUISA
PESQUISE E ESCREVA EM PAPEL PAUTADO, PARA SER
ENTREGUE AO PROFESSOR NO RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS, “ A GINÁSTICA NO ÂMBITO
DO TRABALHO ”.
ATENÇÃO ESTUDANTES!
Nos dias 22/04 e 23/04 acontecerá a entrega dos Cartões/Alimentação para os pais e/ou responsáveis os alunos identificados na relação nominal postada anteriormente, de acordo com os horário descritos a seguir:
22/04
Manhã
08:00 às 09:30 h EJA eTravessia
10:00 às 11:00 h 6 º Anos
Tarde
13:00 às 13:30 h 9 º Anos
13:40 às 15:30 h 1 º Anos
23/04
Manhã
08:00 às 09:30 h 8 º Anos
09:40 às 11:00 h 2 º Anos
Tarde
13:00 às 14:00 h 7 º Anos
14:20 às 15:30 h 3 º Anos
ATIVIDADE DE PVE
PROFESSORA: PAULA
Acesse a atividade no link a seguir:
ATIVIDADE DE BIOLOGIA
PROFESSOR: ELIZÂNGELA DEODATO
Acesse a atividade e as orientações no link a seguir:
ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA
PROFESSORA : RENATA
Acesse a atividade no link a seguir:
Aguardando...
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ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA
ATIVIDADE DE QUÍMICA
Deixar no caderno, quando voltarmos darei o visto.
MATEMÁTICA - 13/04/2020
Atenção Estudantes!
Assistam a vídeo aula sobre Teorema de Tales disponível no link abaixo e realizem a atividade proposta.
Para acessar a atividade, clique no link abaixo:
https://drive.google.com/open?id=1XrMmw6wW3MaT0ZFX_-GwECrG89nw6lYk
Lembro a necessidade de responder a atividade e enviar com urgência para o e-mail silviocesar21@gmail.com
NÃO ESTAMOS DE FÉRIAS! É ISOLAMENTO SOCIAL E VOCÊS PRECISAM REALIZAR AS ATIVIDADES PESSOAL.
https://youtu.be/6r-foeydR2c
https://youtu.be/1y8x1ApGDFk
Assistir vídeo aula e elaborar um resumo do que entendeu.
Para facilitar, fiz uma lista com as figuras de linguagem que mais caem no Enem. Aqui, você vai encontrar uma apresentação breve e descobrir a função de cada uma delas. Vamos lá? Iniciamos Assistindo a vídeo aula a abaixo: ou disponível no link: https://youtu.be/MKWilAZAKrw
Em seguida, enviem para o e-mail: eliz.deo18@gmail.com
DESAFIO - PRAZO ATÉ 14/04/2020
LEIA.
As funções da linguagem são classificadas em seis tipos: função referencial, função emotiva, função poética, função fática, função conativa e função metalinguística.
Relacionadas com os usos da linguagem, cada uma possui uma função de acordo com os elementos da comunicação.
Lembre-se que esse tema está muito presente nos vestibulares, Enem. Por isso, teste já seus conhecimentos sobre as funções da linguagem com exercício abaixo:
RESPONDA.
OBS: ENVIAR PARA O EMAIL: prof.eros@yahoo.com.br
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LÍNGUA INGLESA - 3ª ATIVIDADE
Leia o texto, responda as questões propostas e, em seguida envie para o e-mail: frassinettipaula@hotmail.com
QUÍMICA 3ª ATIVIDADE
_________________________________________________________________
EDUCAÇÃO FÍSICA - 2 ª ATIVIDADE
2 ª ATIVIDADE DE INGLÊS
PROFESSORA: JOSILENE
GEOGRAFIA - 2ª ATIVIDADE
_____________________________________________________________
HISTÓRIA - 2ª ATIVIDADE
_________________________________________________________________________
QUÍMICA 2ª ATIVIDADE
ATENÇÃO ESTUDANTES!
MISTURAS
Exemplos: Misturas homogêneas: água + álcool ; álcool + gasolina sal + água; oxigênio + hidrogênio.
A mistura que tiver mais de um aspecto será heterogênea.
Cada aspecto visível em uma mistura é denominado de FASE.
1- a mistura “água + óleo” possui duas fases, portanto, é mistura bifásica.
EXERCÍCIO
02) O que é uma mistura homogênea? Exemplifique.
03)Quais são os tipos de substância pura?
04) Representa uma mistura homogênea e uma substância simples o grupo:
05) Relacione corretamente as colunas a seguir:
Prezados assistam a vídeo aula disponível no link abaixo e resolvam as questões propostas no arquivo PDF disponível em: https://drive.google.com/open?id=1whRJa4lD07hpqP-Fjk4F2HNyVYssi3ec
Estudos de Função: https://www.youtube.com/watch?v=vKmyxarlwDA&feature=youtu.be
LÍNGUA INGLESA
PROFESSORA: JOSILENE
jv2.silva@hotmail.com até o dia 31/03/2020
2)Complete com is, are, am.
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ATIVIDADE DE FÍSICA
PROFESSOR: DANIEL FREITAS
https://educacao.uol.com.br/disciplinas/fisica/cinematica-1-entenda-o-que-sao-velocidade-e-aceleracao-escalar-media.htm?cmpid=copiaecola
Após a leitura convido a desenvolver um resumo do que foi compreendido e posteriormente elabore quatro questões, ou mais, e responda-as de acordo com o texto proposto. (Envie para o e-mail: danielthazinho@gmail.com até o dia 31/03/2020)
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ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSOR: ERALDO
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
– EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO MÉDIO, 1° ANO
Ginástica: Ginástica como
saúde, lazer e trabalho.
→AS MÚLTIPLAS FACETAS DA
GINÁSTICA NA ATUALIDADE
A ginástica chega
aos nossos dias com o acúmulo de conhecimento e prática desenvolvidos pela
humanidade ao longo da história, hoje uma prática corporal com inúmeras faces e
objetivos. A ginástica é classificada segundo seus objetivos, dessa forma,
podemos identificar as seguintes:
• Ginástica estética;
• Ginástica postural;
• Ginástica de reabilitação;
• Ginástica de reparação ou
condicionamento físico;
• Ginástica laboral;
• Ginástica de lazer;
• Ginástica esportiva.
→ GINÁSTICA DE CONDICIONAMENTO
FÍSICO
Ginástica que é voltada para
a manutenção da boa forma corporal e o bom desempenho das funções orgânicas,
tendo como objetivo dar condições (força, forma física, flexibilidade,
resistência etc.) necessárias para o indivíduo desenvolver as atividades
cotidianas. Praticadas geralmente em academias, possuindo várias modalidades.
CAPACIDADES FÍSICAS
CONDICIONANTES:
• Flexibilidade – É a capacidade de realizar
movimentos de grande amplitude sem que ocorram lesões. A flexibilidade é uma
qualidade física que depende do comprimento de certos músculos, da elasticidade
de certas estruturas articulares (tendões, ligamentos, cápsula articular) e
ainda das formas do esqueleto (fator hereditário e não treinável);
• Força – É a capacidade de exercer uma
tensão contra uma resistência na ação de elevar, tracionar e/ou empurrar;
• Agilidade – É a capacidade de alterar, o mais rapidamente possível, o sentido de deslocamento (ou realizar mudanças de direção);
• Agilidade – É a capacidade de alterar, o mais rapidamente possível, o sentido de deslocamento (ou realizar mudanças de direção);
• Equilíbrio – Permanecer ou deslocar-se
numa superfície limitada, vencendo a ação da gravidade, sem cair.
Equilíbrio estático - A
manutenção de uma determinada posição fixa no espaço.
Equilíbrio dinâmico - Consiste
no resultado da interação de diversas forças, dependentes do movimento em
execução, massa corporal, velocidade, gravidade, equipamento utilizado etc.;
• Velocidade – Qualidade particular dos
músculos e das coordenações neuromusculares, permitindo uma execução rápida de
movimentos com uma intensidade máxima e duração breve ou muito breve;
• Resistência
Aeróbia – é a capacidade de manter o esforço físico de intensidade leve
ou moderada, durante longo período.
ATIVIDADE
PROPOSTA
APÓS A LEITURA DO TEXTO ACIMA, A
PARTIR DO ENTENDIMENTO DESSA FACETA DA GINÁSTICA ABORDADA NO ESTUDO, PESQUISE
AS PRINCIPAIS MODALIDADES DE GINÁSTICAS DE CONDICIONAMENTO FÍSICO, E ESCREVA O
FRUTO DESSA SUA PESQUISA EM PAPEL PAUTADO. PARA NO RETORNO ÀS AULAS SER
ENTREGUE AO PROFESSOR.
ATIVIDADE DE QUÍMICA
PROFESSORA: PAULA
Deixar no caderno, quando voltarmos darei o visto.
Atividade de Química-1 Ano
1)Das opções de mistura abaixo,qual delas é heterogênea?
a)gelo c)água e álcool
b)salmoura d)água e óleo
2)Quantas fases e substâncias temos,respectivamente, na mistura:água +sal+gelo+óleo+areia?
a)3 fases e 4 substâncias
b)4 fases e 4 substâncias
c)5 fases e 4 substâncias
d) 6 fases e 3 substâncias
3) (MACK-SP) Dentre as alternativas a seguir, a única que é uma mistura é:
a) a glicose.
b) o cloreto de sódio.
c) o ar atmosférico.
d) o nitrato de prata.
e) o iodo sólido.
4)A substância simples dos compostos abaixo será:
a)Fe2 c) PbO
b)HCl d)NaCl
MATEMÁTICA - 13/04/2020
PROFESSOR: SILVIO CESAR
Atenção Estudantes!
Assistam a vídeo aula sobre Teorema de Tales disponível no link abaixo e realizem a atividade proposta.
Para acessar a atividade, clique no link abaixo:
https://drive.google.com/open?id=1XrMmw6wW3MaT0ZFX_-GwECrG89nw6lYk
Lembro a necessidade de responder a atividade e enviar com urgência para o e-mail silviocesar21@gmail.com
NÃO ESTAMOS DE FÉRIAS! É ISOLAMENTO SOCIAL E VOCÊS PRECISAM REALIZAR AS ATIVIDADES PESSOAL.
____________________________________________________________________
CARTÃO ALIMENTAÇÃO!
Segue a lista com o nome dos estudantes que a princípio, receberão o cartão alimentação do Governo do Estado de Pernambuco. Aqueles estudantes que não constam dessa lista, devem aguardar as orientações da Secretaria de Educação de Pernambuco. Em breve publicaremos o dia e local para que você possa receber o seu cartão.
Grata
Equipe Gestora
Série
|
Estudante
|
1A
|
ALYSON
RODRIGO DA SILVA
|
IGOR
KAUA DA SILVA MAGALHAES
|
|
JOÃO
VICTOR DA SILVA AZEVÊDO
|
|
MARIA
LUIZA RODRIGUES BATISTA DA SILVA
|
|
MONALISA
REGIS DA SILVA
|
|
WILIANE
VITORIA OLIVEIRA DOS SANTOS
|
____________________________________________________________________________
ATIVIDADE DE FÍSICA
PROFESSOR: DANIEL
Acesse a PLATAFORMA: https://professorboaro.com.br/ A mais completa plataforma de ensino de Física. Abç e fiquem com Deus. Deixo abaixo os links! Playlist de...
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Assistir vídeo aula e elaborar 6 questões sobre o que foi discutido e responder as questões.
ATIVIDADE DE FÍSICA / Semana antes da semana da Páscoa
PROFESSOR: DANIEL
Fala Galera, Nesse vídeo vamos entender os conceitos introdutórios sobre Velocidade Média. Explicado passo a passo de forma didática e objetiva. Música: What...
youtu.be
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Assistir vídeo aula e elaborar um resumo do que entendeu.
LÍNGUA PORTUGUESA/LITERATURA/PRODUÇÃO TEXTUAL
PROFESSOR: EROS BIONDINNI
Figuras de linguagem: o que são, tipos e exemplos!
Todo mundo sabe que o Enem possui um formato muito próprio: é um exame recheado de textos que vão pôr em prova a capacidade de interpretação de vocês.
Conhecer as figuras de linguagem pode ser decisivo não só na prova de Redação e de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, mas também em outros cadernos, envolvendo as matérias de exatas e biológicas.
Conhecer as figuras de linguagem pode ser decisivo não só na prova de Redação e de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, mas também em outros cadernos, envolvendo as matérias de exatas e biológicas.
Para facilitar, fiz uma lista com as figuras de linguagem que mais caem no Enem. Aqui, você vai encontrar uma apresentação breve e descobrir a função de cada uma delas. Vamos lá? Iniciamos Assistindo a vídeo aula a abaixo: ou disponível no link: https://youtu.be/MKWilAZAKrw
O que são figuras de linguagem?
As figuras de linguagem são modos que os poetas utilizam para brincar com o significado, sentido e som de seus textos. Elas servem para enriquecer as poesias.
Podemos dividir as figuras de linguagem em 4 grupos:
Figuras de Pensamento;
Figuras de Tropos;
Figuras de Harmonia, e;
Figuras de Construção.
1. Figuras de Pensamento
Vamos começar pelas Figuras de Pensamento – que são as mais presentes no nosso dia a dia e que tem relação com o significado das palavras. Vamos conhecer cada uma das Figuras de Pensamento.
As figuras de linguagem são modos que os poetas utilizam para brincar com o significado, sentido e som de seus textos. Elas servem para enriquecer as poesias.
Podemos dividir as figuras de linguagem em 4 grupos:
Figuras de Pensamento;
Figuras de Tropos;
Figuras de Harmonia, e;
Figuras de Construção.
1. Figuras de Pensamento
Vamos começar pelas Figuras de Pensamento – que são as mais presentes no nosso dia a dia e que tem relação com o significado das palavras. Vamos conhecer cada uma das Figuras de Pensamento.
Comparação
É quando temos dois termos que possuem uma certa semelhança, explícitos numa mesma frase. O uso das palavras “como” e “tal qual” ajuda a perceber essa comparação. Observe o exemplo:
“Meu coração é como uma estrela”.
“Ontem o suspeito que passou na TV, agia tal qual um psicopata”.
Metáfora
Trata-se de usar de um vocábulo para representar o significado de outro, ou seja o emprego de palavras que fazem alusão a algo, e é bem parecida com a comparação, porém a conjunção comparativa não é explícita. Veja os exemplos:
“Meu coração é uma estrela”.
É quando temos dois termos que possuem uma certa semelhança, explícitos numa mesma frase. O uso das palavras “como” e “tal qual” ajuda a perceber essa comparação. Observe o exemplo:
“Meu coração é como uma estrela”.
“Ontem o suspeito que passou na TV, agia tal qual um psicopata”.
Metáfora
Trata-se de usar de um vocábulo para representar o significado de outro, ou seja o emprego de palavras que fazem alusão a algo, e é bem parecida com a comparação, porém a conjunção comparativa não é explícita. Veja os exemplos:
“Meu coração é uma estrela”.
Nesse caso o locutor compara o seu coração a uma estrela, isso significa que seu coração é iluminado, brilhante, etc.
“Pelos vales de teus olhos, de claras águas antigas”.
“Pelos vales de teus olhos, de claras águas antigas”.
Nesse
caso, “vale de teus olhos” pode ser uma alusão à profundidade do olhar e
“de claras águas antigas” pode estar se referindo à cor dos olhos.
Antítese
É o emprego de palavras opostas dentro de uma mesma frase ou
verso, mas ao mesmo tempo as ideias não se contrapõem. Exemplos de antítese:
“Depois da luz, se
segue a noite escura”.
Nesse caso a oposição foi apenas dos termos “luz” e
“escura”, a ideia continua com sentido.
“Ela está na UTI
entre a vida e a morte.”
Nesse caso a oposição das palavras ajuda a enfatizar a
mensagem da frase.
Paradoxo
É o uso de palavras opostas dentro de uma mesma frase que
causam contradição – e geralmente são colocadas lado a lado. Exemplos de
paradoxo:
“Não tenha medo de
fazer uma tatuagem. É uma dor deliciosa”.
“Algumas pessoas
não acordam para a realidade, vivem sonhando acordadas”.
Nesse caso a oposição está nas palavras “sonhando” e
“acordadas”, se analisar pelo ponto de vista lógico a frase está errada, pois é
impossível sonhar acordado, mas ela foi usada para expressar que as pessoas têm
objetivos muito distantes, então é um paradoxo .
Ironia
É quando falamos algo querendo dizer o inverso. Essa figura
de linguagem depende do contexto para ser identificada – se a pessoa não souber
o que está acontecendo quando aquilo foi dito ou escrito, não conseguirá
identificar a presença desse recurso. Exemplo de ironia:
Imaginem que
passou alguém bem feio na rua. Aí logo dizem: “Meu Deus, que pessoa linda! ”.
Só que não, né?
Nesse caso a mensagem passada foi que a pessoa que passou é
feia.
Apóstrofe
A apóstrofe nada mais é que uma invocação feita com muita
ênfase:
“Dizei-me vós,
Senhor Deus!”
Nessa frase estamos invocando “Senhor Deus”, mas poderia ser
qualquer outra pessoa ou sentimentos.
Hipérbole
É quando cometemos um exagero para expressar algo. Essas
figuras de linguagem são bem presentes em falas do dia a dia. Exemplo de
hipérbole:
“Eu estou morrendo
de fome”.
Nesse caso usamos essa frase não para falar que estamos
literalmente morrendo, mas para mostrar que estamos com muita fome.
Eufemismo
O eufemismo é uma figura de linguagem usada para suavizar a
mensagem ou o sentido das palavras. Exemplo de eufemismo:
“Meu vizinho
partiu desta para uma melhor”.
Nessa frase, usamos “partiu desta para uma melhor” para
evitar a palavra “morte”, que costuma causar um certo choque nas pessoas.
Gradação
A gradação ocorre todas as vezes que apresentamos uma
sequência de fatos, gradativos ou degradativos, em uma frase. Exemplos de
Gradação:
Gradativa
“ Em menos de 6
meses o rapaz evoluiu de estagiário a chefe”.
Degradativa
“Converta essa
beleza em terra, em cinza, em pó, em sombra, em nada”.
Prosopopeia
É a atribuição de características humanas a um animal ou um
ser inanimado. Em outras palavras é quando fazemos uma personificação. Exemplos
de Prosopopeia:
“Eu amo esses
olhos que falam de amores”.
Os olhos não falam, por isso a personificação.
2. Figuras de Tropos
Agora vamos conhecer as principais Figuras de Tropos. Os
tropos são desvios de sentido em que, quando falamos de uma figura de estilo
dentro da categoria de tropos, ela será referente à mudança de sentido de uma
palavra ou expressão.
Catacrese
É quando usamos uma analogia a algo para enfatizar aquilo
que queremos dizer. Ou seja, utilizamos uma palavra imprópria, mas que traz a
ideia que queremos transmitir. Exemplos de catacrese:
“Desde então
procuro descascar os fatos”.
Descascar não tem sentido literal nessa frase. Quando o
autor usa a palavra “descascar”, ele quer dizer que chegou ao íntimo de um
fato, que explorou com profundidade.
Além disso, pode ser usado quando não há uma palavra
específica para determinado contexto e acabamos pegando um termo emprestado.
“Vamos embarcar
num avião espaçoso”.
O termo embarcar é referente a barcos, mas como não temos
uma palavra específica para aviões, acabamos usando esse mesmo termo.
Alegoria
É uma sucessão de metáforas. veja o exemplo:
“A felicidade é um
estribo para o gênio, uma piscina para o cristão, um tesouro para o homem
hábil, um abismo para os fracos”.
São usadas várias metáforas para repassar a mensagem do
texto de uma maneira mais impactante.
Perífrase
É quando há a substituição de um nome por um conjunto de
elementos que faz uma alusão a ele. Exemplo de perífrase:
“De minha amarga
descontente vida,
Sem que nesta
carreira tão comprida
Um sincero prazer
tenha gostado”.
Neste caso, a expressão “carreira tão comprida” se refere ao
termo “vida”.
Temos como exemplo, também, chamar a Margaret Thatcher de
“Dama de Ferro” ou Jesus Cristo dizendo apenas “Filho de Maria”.
Metonímia
É quando há a substituição de um termo por outro que lhe
faça referência, ou quando se substitui a marca pelo produto ou a parcela pelo
todo. Exemplos de metonímia:
“Preciso comprar
Gillettes novas para fazer a minha barba”.
No lugar de dizer lâminas de barbear, nós acabamos usando o
nome da marca. O mesmo acontece com Danone, Cândida, Maisena e outros.
3. Figuras de Harmonia
As Figuras de Harmonia são referentes ao ritmo do texto.
Confira as Figuras de Harmonia mais usadas:
Onomatopeia
É quando fazemos a imitação de um som. Essas figuras de
linguagem são muito comuns em gibis e quadrinhos. Exemplos de onomatopeia:
“O Tic Tac do
relógio” – que é o som que o ponteiro faz.
“Ao amanhecer o
galo cantou: có-có-ricó”
Aliteração
É quando fazemos a repetição de consoantes ao longo do texto
e é muito usada para criar trava-línguas e dar ênfase ao texto. Exemplos de
aliteração:
“Levou seu
retrato, seu trapo, seu prato”.
“Três pratos de
trigo para três tigres tristes”.
Assonância
É quando fazemos a repetição de vogais ao longo do texto e é
muito usada para compor rimas. Exemplos de assonância:
“Um urubu pousou
na minha sorte”.
“A vida como
sempre sofrida, mas enfim tem de ser vivida”
Nesse caso usa da repetição do “i” para gerar uma
assonância.
Paronomásia
É o uso de palavras iguais ou parecidas com sentidos
diferentes. Exemplo de paronomásia:
“Não vês que a
última estrela
no céu nublado se
vela?
Colhe a vela
Ó, pescador! ”.
A palavra “vela” é usada em contextos diferentes. A primeira
tem o sentido de desaparecer e a segunda é a vela do barco.
4. Figuras de Construção
Por fim, vamos conhecer as Figuras de Construção. Elas
tratam justamente da parte visual do texto.
Anáfora
É a repetição de palavras ou expressões no início das frases
ou versos. Exemplo de anáfora
“Um rio longo,
Um passo em falso,
Um prato fundo!”
Anacoluto
É a quebra de uma sequência lógica que gera uma desconexão
entre as expressões antecedentes e posteriores. Exemplo de anacoluto:
“Eles, seu único
desejo era exterminar-nos”.
Polissíndeto
É quando há a repetição dos conectivos numa determinada
sequência. Exemplo:
“Trabalha e teima,
e lima, e sofre, e sua”.
Pleonasmo
Quando falamos de figuras de linguagem, o pleonasmo que
ocorre na poesia é diferente do pleonasmo que condenamos na gramática. Na
poesia é uma redundância de palavra ou expressão para dar ênfase.
Exemplo de pleonasmo na poesia:
“Sete anos de
pastor, Jacob servia.
Tabão, pai de
Raquel, serrana bela.
Mas não servia ao
pai, servia a ela”.
Já na gramática é um vício de linguagem. Exemplo de
pleonasmo na gramática:
“Subir a subida”.
“Entrar para
dentro”.
Elipse
É a omissão de uma palavra subentendida. Exemplos de elipse:
“Iluminam-se os
andares,
E os cafés, as
tendas, os estancos”.
Aqui há a palavra “prédio” subentendida através da palavra
“andares”.
Zeugma
É a omissão de uma palavra subentendida já dita
anteriormente. Veja o exemplo:
”A felicidade para
alguns é o dinheiro, para outros o amor”
Nessa frase, a palavra “felicidade” está subentendida e logo
não precisa ser repetida após a vírgula.
Hipérbato
Acontece quando há uma inversão na ordem direta da frase.
Exemplo de hipérbato:
“Morreu o
presidente” = verbo + sujeito.
Sendo que geralmente escrevemos “O presidente morreu”, ou
seja, sujeito + verbo.
Quiasmo
Encerrando a nossa lista das figuras de linguagem que mais
caem no Enem, o Quiasmo é quando ocorre o cruzamento de palavras ou
expressões num poema. Exemplos:
“Ultimamente eu
só estudo e durmo, durmo e estudo”
Bom Estudo!
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ATIVIDADE LÍNGUA INGLESA
PROFESSORA: JOSILENE
ATIVIDADE DE BIOLOGIA
PROFESSORA: JOSILENE
Assistir o vídeo:https://youtu.be/t52usU_GXdYanotar no caderno, traduzir o texto abaixo e responder no caderno:
Exercise 1
Text: Talking to the class
Teacher: Good morning, class!
Class: Good morning!
Teacher: My name’s Rose Silva. I’m your English Teacher.
Class: Hello, Miss Silva!
Teacher: Let’s call the roll…
Number one?
Girl: Present!
Teacher: What’s your name, number one?
Girl: My name’s Amanda.
Teacher: Number two?
Boy: Present!
Teacher: What’s your name, number two?
Boy: My name’s Daniel. I’m Dan!
Teacher: Thank you, Dan!
Teacher: Good morning, class!
Class: Good morning!
Teacher: My name’s Rose Silva. I’m your English Teacher.
Class: Hello, Miss Silva!
Teacher: Let’s call the roll…
Number one?
Girl: Present!
Teacher: What’s your name, number one?
Girl: My name’s Amanda.
Teacher: Number two?
Boy: Present!
Teacher: What’s your name, number two?
Boy: My name’s Daniel. I’m Dan!
Teacher: Thank you, Dan!
1) Que expressão a professora usa para cumprimentar os alunos?
2) Em que período do dia a aula está acontecendo?
3) Com que frase, em inglês, a professora diz o seu nome?
4) Com que frase Rose diz a disciplina que vai lecionar?
5) Com que frase a professora pergunta o nome do primeiro aluno?
6) Com que expressão a professora agradece a Daniel?
2) Em que período do dia a aula está acontecendo?
3) Com que frase, em inglês, a professora diz o seu nome?
4) Com que frase Rose diz a disciplina que vai lecionar?
5) Com que frase a professora pergunta o nome do primeiro aluno?
6) Com que expressão a professora agradece a Daniel?
7) Que cumprimentos usamos...
In the morning?__________________________
In the afternoon?_________________________
In the evening?_________________________
At night?______________________________
In the morning?__________________________
In the afternoon?_________________________
In the evening?_________________________
At night?______________________________
8) Quais cumprimentos podemos usar a qualquer hora do dia?
9) Quando nos despedimos de alguém usamos...
a) à noite- ____________________________
b) a qualquer hora do dia- __________________
9) Quando nos despedimos de alguém usamos...
a) à noite- ____________________________
b) a qualquer hora do dia- __________________
10) De acordo com as respostas ao exercício anterior, responda: Qual a diferença entre Good Evening e Good Night?
ATIVIDADE DE BIOLOGIA
PROFESSORA ELIZÂNGELA DEODATO
ATENÇÃO ESTUDANTES!
Escola São José
Aluno(a):
.......................................................................................
Atividade somatória de BIOLOGIA- 1° ano A
Assistam esses dois vídeos e façam um resumo de no mínimo 25
linhas falando os tópicos mais importantes :
______________________________________________________________________________
ATIVIDADE DE FILOSOFIA
PROFESSORA ADEILDA
Olá meus queridos!
Mediante o conteúdo estudado em nossas aulas, responda a atividade proposta. Você pode responder com a ajuda da anotação ou por meio de outras fontes de pesquisa.
Obs: A atividade deverá ficar registrada e datada no caderno.
ESCOLA SÃO JOSÉ
ATIVIDADE DE FILOSOFIA
1-No início dos tempos é provável que o homem, de modo geral, não tenha se questionado sobre a origem do Universo, do mundo?
a) Estava ocupado com a luta pela vida.
b) Em outros níveis, tinha alguma reflexão.
c) outra resposta
2-O termo Filosofia quer dizer amigo do saber?
a) Não, significa uma crítica pouco construtiva ao saber.
b) Sim, uma espécie de amigo da sabedoria.
c) Não existe um significado para a palavra Filosofia.
3-A Filosofia utiliza primordialmente a razão?
a) Sim, primordialmente é pela razão que a Filosofia ergue suas considerações.
b) Não, em primeiro lugar está a fé.
c) Não, em primeiro lugar está a sensação, o dado empírico.
4-Aristóteles separou Filosofia e Mito?
a) Não. Ele juntou Mito e Filosofia.
b) Sim, diferenciando as áreas.
c) outra resposta
5-Tales de Mileto foi o primeiro filósofo?
a) O primeiro foi Sócrates.
b) O primeiro filósofo foi Platão.
c) outra resposta
______________________________________________________________________________
LÍNGUA PORTUGUESA/LITERATURA/PRODUÇÃO TEXTUAL
PROFESSOR: EROS BIONDINNI
DESAFIO - PRAZO ATÉ 14/04/2020
LEIA.
As funções da linguagem são classificadas em seis tipos: função referencial, função emotiva, função poética, função fática, função conativa e função metalinguística.
Relacionadas com os usos da linguagem, cada uma possui uma função de acordo com os elementos da comunicação.
Lembre-se que esse tema está muito presente nos vestibulares, Enem. Por isso, teste já seus conhecimentos sobre as funções da linguagem com exercício abaixo:
RESPONDA.
Assinale a alternativa em que o(s) termo(s) em negrito do fragmento citado NÃO contém (êm) traço(s) da função emotiva da linguagem. Justifique sua resposta
a) Os poemas (infelizmente!) não estão nos rótulos de embalagens nem junto aos frascos de remédio.
b) A leitura ganha contornos de “cobaia de laboratório” quando sai de sua significação e cai no ambiente artificial e na situação inventada.
c) Outras leituras significativas são o rótulo de um produto que se vai comprar, os preços do bem de consumo, o tíquete do cinema, as placas do ponto de ônibus (...)
d) Ler e escrever são condutas da vida em sociedade. Não são ratinhos mortos (...) prontinhos para ser desmontados e montados, picadinhos (...)
a) Os poemas (infelizmente!) não estão nos rótulos de embalagens nem junto aos frascos de remédio.
b) A leitura ganha contornos de “cobaia de laboratório” quando sai de sua significação e cai no ambiente artificial e na situação inventada.
c) Outras leituras significativas são o rótulo de um produto que se vai comprar, os preços do bem de consumo, o tíquete do cinema, as placas do ponto de ônibus (...)
d) Ler e escrever são condutas da vida em sociedade. Não são ratinhos mortos (...) prontinhos para ser desmontados e montados, picadinhos (...)
A Questão é Começar Coçar e comer é só começar. Conversar e escrever também. Na fala, antes de iniciar, mesmo numa livre conversação, é necessário quebrar o gelo. Em nossa civilização apressada, o “bom dia”, o “boa tarde, como vai?” já não funcionam para engatar conversa. Qualquer assunto servindo, fala-se do tempo ou de futebol. No escrever também poderia ser assim, e deveria haver para a escrita algo como conversa vadia, com que se divaga até encontrar assunto para um discurso encadeado. Mas, à diferença da conversa falada, nos ensinaram a escrever e na lamentável forma mecânica que supunha texto prévio, mensagem já elaborada. Escrevia-se o que antes se pensara. Agora entendo o contrário: escrever para pensar, uma outra forma de conversar.
Assim fomos “alfabetizados”, em obediência a certos rituais. Fomos induzidos a, desde o início, escrever bonito e certo. Era preciso ter um começo, um desenvolvimento e um fim predeterminados. Isso estragava, porque bitolava, o começo e todo o resto. Tentaremos agora (quem? eu e você, leitor) conversando entender como necessitamos nos reeducar para fazer do escrever um ato inaugural; não apenas transcrição do que tínhamos em mente, do que já foi pensado ou dito, mas inauguração do próprio pensar. “Pare aí”, me diz você. “O escrevente escreve antes, o leitor lê depois.” “Não!”, lhe respondo, “Não consigo escrever sem pensar em você por perto, espiando o que escrevo. Não me deixe falando sozinho.”
Pois é; escrever é isso aí: iniciar uma conversa com interlocutores invisíveis, imprevisíveis, virtuais apenas, sequer imaginados de carne e ossos, mas sempre ativamente presentes. Depois é espichar conversas e novos interlocutores surgem, entram na roda, puxam assuntos. Termina-se sabe Deus onde.
(MARQUES, M.O. Escrever é Preciso, Ijuí, Ed. UNIJUÍ, 1997, p. 13).
Observe a seguinte afirmação feita pelo autor: “Em nossa civilização apressada, o “bom dia”, o “boa tarde” já não funcionam para engatar conversa. Qualquer assunto servindo, fala-se do tempo ou de futebol.” Ela faz referência à função da linguagem cuja meta é “quebrar o gelo”. Indique a alternativa que explicita essa função.
a) Função emotiva
b) Função referencial
c) Função fática
d) Função conativa
e) Função poética
Assim fomos “alfabetizados”, em obediência a certos rituais. Fomos induzidos a, desde o início, escrever bonito e certo. Era preciso ter um começo, um desenvolvimento e um fim predeterminados. Isso estragava, porque bitolava, o começo e todo o resto. Tentaremos agora (quem? eu e você, leitor) conversando entender como necessitamos nos reeducar para fazer do escrever um ato inaugural; não apenas transcrição do que tínhamos em mente, do que já foi pensado ou dito, mas inauguração do próprio pensar. “Pare aí”, me diz você. “O escrevente escreve antes, o leitor lê depois.” “Não!”, lhe respondo, “Não consigo escrever sem pensar em você por perto, espiando o que escrevo. Não me deixe falando sozinho.”
Pois é; escrever é isso aí: iniciar uma conversa com interlocutores invisíveis, imprevisíveis, virtuais apenas, sequer imaginados de carne e ossos, mas sempre ativamente presentes. Depois é espichar conversas e novos interlocutores surgem, entram na roda, puxam assuntos. Termina-se sabe Deus onde.
(MARQUES, M.O. Escrever é Preciso, Ijuí, Ed. UNIJUÍ, 1997, p. 13).
Observe a seguinte afirmação feita pelo autor: “Em nossa civilização apressada, o “bom dia”, o “boa tarde” já não funcionam para engatar conversa. Qualquer assunto servindo, fala-se do tempo ou de futebol.” Ela faz referência à função da linguagem cuja meta é “quebrar o gelo”. Indique a alternativa que explicita essa função.
a) Função emotiva
b) Função referencial
c) Função fática
d) Função conativa
e) Função poética
OBS: ENVIAR PARA O EMAIL: prof.eros@yahoo.com.br
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LÍNGUA INGLESA - 3ª ATIVIDADE
PROFESSORA: JOSILENE VICENTE
Atenção Estudantes!
Para finalizar, responda às questões para você reforçar o que aprendeu sobre o verbo TO BE:
Questão 1
Madrid _______________ in Spain.__________ in Portugal.
a) are – It’s
b) is – He’s not
c) is – It isn’t
d) are – It isn’t
e) is – Is not
b) is – He’s not
c) is – It isn’t
d) are – It isn’t
e) is – Is not
Questão 2
George: Hi Paul. This ________ Mariah, my cousin.
Paul: Hello Mariah. I ______ Paul. _______ you a student?
Mariah: No, I __________ a doctor. I work in Atlanta.
Paul: Hello Mariah. I ______ Paul. _______ you a student?
Mariah: No, I __________ a doctor. I work in Atlanta.
a) is – am – Are – am
b) are – am – Are – is
c) is – are – Is – am
d) are – am – Are – am
e) is – am – Is – a
b) are – am – Are – is
c) is – are – Is – am
d) are – am – Are – am
e) is – am – Is – a
PVE - 2ª ATIVIDADE
PROFESSORA: PAULA FONTES
ATENÇÃO ESTUDANTES!Leia o texto, responda as questões propostas e, em seguida envie para o e-mail: frassinettipaula@hotmail.com
Escola São José
Aluno(a):
Série:1 A
Prof:Paula Fontes
Atividade de Projeto de Vida e
Empreendedorismo
1)
Leia o
texto de Clarice Lispector Pertencer e responda:
Texto: Pertencer
Clarice Lispector
Um amigo meu, médico,
assegurou-me que desde o berço a criança sente o ambiente, a criança
quer: nela o ser humano, no
berço mesmo, já começou.
Tenho certeza de que no berço a
minha primeira vontade foi a de pertencer. Por motivos que aqui
não importam, eu de algum modo
devia estar sentindo que não pertencia a nada e a ninguém.
Nasci de graça.
Se no berço experimentei esta
fome humana, ela continua a me acompanhar pela vida afora,
como se fosse um destino. A
ponto de meu coração se contrair de inveja e desejo quando vejo
uma freira: ela pertence a Deus.
Exatamente porque é tão forte em
mim a fome de me dar a algo ou a alguém, é que me tornei
bastante arisca: tenho medo de
revelar de quanto preciso e de como sou pobre. Sou, sim. Muito
pobre. Só tenho um corpo e uma
alma. E preciso de mais do que isso. Com o tempo, sobretudo
os últimos anos, perdi o jeito
de ser gente. Não sei mais como se é. E uma espécie toda nova de
"solidão de não
pertencer" começou a me invadir como heras num muro.
Se meu desejo mais antigo é o de
pertencer, por que então nunca fiz parte de clubes ou de associações?
Porque não é isso que eu chamo
de pertencer. O que eu queria, e não posso, é por
exemplo que tudo o que me viesse
de bom de dentro de mim eu pudesse dar àquilo que eu pertenço.
Mesmo minhas alegrias, como são
solitárias às vezes. E uma alegria solitária pode se tornar
patética. É como ficar com um
presente todo embrulhado em papel enfeitado de presente nas
mãos - e não ter a quem dizer:
tome, é seu, abra-o! Não querendo me ver em situações patéticas
e, por uma espécie de contenção,
evitando o tom de tragédia, raramente embrulho com papel de
presente os meus sentimentos.
Pertencer não vem apenas de ser
fraca e precisar unir-se a algo ou a alguém mais forte. Muitas
vezes a vontade intensa de
pertencer vem em mim de minha própria força - eu quero pertencer
para que minha força não seja
inútil e fortifique uma pessoa ou uma coisa. Quase consigo me
visualizar no berço, quase
consigo reproduzir em mim a vaga e, no entanto, premente sensação
de precisar pertencer. Por
motivos que nem minha mãe nem meu pai podiam controlar, eu nasci
e fiquei apenas: nascida.
No entanto fui preparada para
ser dada à luz de um modo tão bonito. Minha mãe já estava doente,
e, por uma superstição bastante
espalhada, acreditava-se que ter um filho curava uma mulher
de uma doença. Então fui
deliberadamente criada: com amor e esperança. Só que não curei
minha mãe. E sinto até hoje essa
carga de culpa: fizeram-me para uma missão determinada e eu
falhei. Como se contassem comigo
nas trincheiras de uma guerra e eu tivesse desertado. Sei que
meus pais me perdoaram por eu
ter nascido em vão e tê-los traído na grande esperança.
Mas eu, eu não me perdoo.
Quereria que simplesmente se tivesse feito um milagre: eu nascer e
curar minha mãe. Então, sim: eu
teria pertencido a meu pai e a minha mãe. Eu nem podia confiar
a alguém essa espécie de solidão
de não pertencer porque, como desertor, eu tinha o segredo da
fuga que por vergonha não podia
ser conhecido.
A vida me fez de vez em quando
pertencer, como se fosse para me dar a medida do que eu perco
não pertencendo. E então eu
soube: pertencer é viver. Experimentei-o com a sede de quem está
no deserto e bebe sôfrego o
último gole de água de um cantil. E depois a sede volta e é no deserto
mesmo que caminho!
a) Por que Clarice
Lispector se sentia deserdada da vida?
b) Para Clarice Lispector, o que significa pertencer?
c) “Nasceu e ficou simplesmente nascida”, “Não recebeu a
marca do pertencer”. Que
marca é essa a que Clarice se refere?
d) Assim como Clarice Lispector, que histórias você tem
sobre a sua origem?
e) O que você sabe acerca das expectativas dos seus pais
sobre você, antes mesmo do
seu nascimento?
___________________________________________________________________________
QUÍMICA 3ª ATIVIDADE
PROFESSORA: PAULA FONTES
ATENÇÃO ESTUDANTES!
Pesquisar os modelos atômicos e fazer uma comparação da
evolução entre os mesmos.. Em seguida envie suas respostas para o e-mail: frassinettipaula@hotmail.com
_________________________________________________________________
EDUCAÇÃO FÍSICA - 2 ª ATIVIDADE
PROFESSOR: ERALDO GOMES
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
– EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO MÉDIO, 1° ANO
Ginástica
PROPOSTA
DE ATIVIDADE
PESQUISE E COPIE EM SEU CADERNO
“AS MODALIDADES DA GINÁSTICA COM FINS À CONSCIENTIZAÇÃO
CORPORAL”, NO RETORNO ÀS AULAS, A ATIVIDADE SERÁ CONFERIDA.
____________________________________________________________________________
2 ª ATIVIDADE DE INGLÊS
PROFESSORA: JOSILENE
1 Ano A:
Língua Inglesa. Copiar e traduzir as palavras que aparecem no vídeo. Segue linnk https://youtu.be/g_d6VZnaWwA
GEOGRAFIA - 2ª ATIVIDADE
PROFESSOR: LUIZ ANTÔNIO
Assistir o documentário.
Segundo o documentário responda:
1) Como surgiu o planeta terra?
2) Qual a Importância dos asteroides, meteoros e meteoritos para nosso planeta?
3) Como se formou a crosta terrestre?
4) Qual a importância das forças tectônicas na composição geográfica do nosso planeta?
_____________________________________________________________
HISTÓRIA - 2ª ATIVIDADE
PROFESSOR: LUIZ ANTÔNIO
Mesopotâmia 1
Mesopotâmia 2
Mesopotâmia 3
Mesopotâmia 4
Assistam as aulas acima, leiam o capítulo referente à
Mesopotâmia em seu livro de história e responda:
1) Quem foi e por que se tornaram importantes?
Gudea:
Sargão:
Assurbanipal:
Hamurabi:
2) Qual a importância do Tigre e do Eufrates para a
Mesopotâmia?
3) O que era um Zigurate e pra que eles serviam?
4) Por que as cidades da Mesopotâmia eram Muradas?
Se tiver curiosidade:
trechos da Epopeia de Gilgamesh
Código de Hamurabi
_________________________________________________________________________
QUÍMICA 2ª ATIVIDADE
PROFESSORA: PAULA FONTES
ATENÇÃO ESTUDANTES!
Com
base na leitura do conteúdo abaixo, resolvam as seguintes questões sobre: SUBSTÂNCIAS E
MISTURAS. Em seguida envie suas
respostas para o email: frassinettipaula@hotmail.com
Substâncias e Misturas
A matéria pode ser uma SUBSTÂNCIA PURA ou uma MISTURA.
SUBSTÂNCIA PURA As substâncias puras podem ser
classificadas em: SIMPLES e COMPOSTA.
-As substâncias compostas são constituídas por elementos
químicos diferentes. Ex: H2O,CO2 e NH3.
-As substâncias simples apresentam um único elemento
químico. Ex: H2,Fe2,O3
MISTURAS
Se a matéria for constituída por mais de um tipo de
molécula teremos uma mistura. As misturas podem ser classificadas em HOMOGÊNEAS
e HETEROGÊNEAS.
A mistura que possui apenas um único aspecto é denominada
de homogênea.
Exemplos: Misturas homogêneas: água + álcool ; álcool + gasolina sal + água; oxigênio + hidrogênio.
A mistura que tiver mais de um aspecto será heterogênea.
Misturas heterogêneas: óleo + água ; gasolina + água.
Cada aspecto visível em uma mistura é denominado de FASE.
1- a mistura “água + óleo” possui duas fases, portanto, é mistura bifásica.
2- a mistura “ água + limalha de ferro + sal + pó de
serra “ possui três fases então, será uma mistura trifásica.
EXERCÍCIO
01) Representa uma mistura heterogênea o sistema:
a) gasolina e
água.
b) álcool e água.
c) gasolina e álcool.
d) água e sal de cozinha.
e) açúcar e água.
02) O que é uma mistura homogênea? Exemplifique.
03)Quais são os tipos de substância pura?
04) Representa uma mistura homogênea e uma substância simples o grupo:
a) água + sal e H2.
b) água + óleo e
NaCl.
c) ar atmosférico e H2O.
d) água + álcool e H2O.
e) água + gasolina e H2.
05) Relacione corretamente as colunas a seguir:
Coluna I:
a) Mistura líquida homogênea constituída por duas
substâncias.
b) Mistura bifásica formada por três substâncias.
c) Mistura trifásica formada por duas substâncias.
d) Solução líquida.
e) Mistura homogênea constituída por três substâncias.
Coluna I:
I. água + álcool + areia
II. vapor de água + gás carbônico + gás oxigênio
III. sal + água
IV. água + areia + gelo
V.Álcool hidratado
_____________________________________________________________________
ATIVIDADE DE BIOLOGIA
PROFESSOR: ELIZÂNGELA DEODATO
Atenção Estudantes! Em virtude da Pandemia, envio por este canal a atividade a ser respondida em seu caderno.
Aluno:
______________________________________________________
Água
Em um ser
humano adulto, a água corresponde a cerca de 60% da massa total do corpo; nas
crianças, essa porcentagem pode chegara 75%. Por ser um excelente solvente, a
água é essencial à vida. No interior das células, ela constitui o meio que
permite a mobilidade de outras substâncias. A água transporta nutrientes para o
interior das células, como glicose e sais minerais (sódio, potássio e cálcio,
por exemplo), essenciais ao funcionamento do corpo. A água também transporta
para fora da célula substâncias tóxicas dissolvidas e que devem ser eliminadas
do organismo. Outra função da água é a regulação da temperatura corpórea
associada à transpiração.
Diariamente, eliminamos água por diferentes meios: pelos
rins (na forma de urina), pelos pulmões (no vapor d’água eliminado na
expiração), pela pele (no suor da transpiração para manter a temperatura do
corpo estável) e pelo sistema
digestório (água das fezes). A água
perdida deve ser continuamente reposta pela ingestão de líquidos e de
alimentos.
Em
um dia não muito quente, com atividades sem muito esforço físico, um adulto
perde, em média, 2 500 mL de água. Normalmente essa água é reposta pelos
produtos das reações químicas que ocorrem no organismo (metabolismo) e pela
ingestão de alimentos e líquidos.
Com
base no texto responda:
1.
A água é um elemento de
fundamental importância para a vida de todas as espécies da natureza. Quais as
principais contribuições da água para o ser humano?
2.
A água é
fundamental para o funcionamento do nosso corpo, e uma de suas funções
refere-se à capacidade de dissolver substâncias e garantir um meio propício
para a realização de reações químicas. Isso se deve ao fato de a água
a) ser um
importante condutor elétrico.
b) atuar
como soluto.
c) ser
apolar.
d)
funcionar como solvente.
e) compor
o plasma sanguíneo.
3.
A água
está presente em grande quantidade em nosso corpo e atua de diferentes formas
em seu funcionamento. Uma das funções da água diz respeito ao controle de
temperatura, que é conseguido graças à eliminação de uma substância rica em
água chamada
a)
saliva.
b)
lágrima.
c) suor.
d)
sangue.
e) sebo.
4.
A taxa de
água em um organismo pode variar de acordo com alguns fatores.São eles:
a) Espécie, enzimas e proteínas.
b) Idade, espécie e proteínas.
c) Atividade, idade e espécie.
d) Atividade, enzimas e proteínas.
e) Idade, enzimas e proteínas
5.
Durante uma competição esportiva,
observa-se uma intensa sudorese nos atletas, que tem como principal função:
A) Aliviar a excreção
renal.
B) Controlar a pressão
arterial.
C) Eliminar os resíduos
metabólicos.
D) Manter a temperatura
corporal.
Bom desempenho!
____________________________________________________________________________
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA
PROFESSOR: LUIZ ANTÔNIO
LOCALIZAÇÃO E
ORIENTAÇÃO NO ESPAÇO
Escolha dois dos instrumentos abaixo para fazer uma pesquisa:
Luneta
Balhestilha
Quadrante
Astrolábio
Sextante
Bússola
G.P.S. – Global Position System
Obs: O G.P.S. do seu celular não é um G.P.S. de verdade e sim um
aplicativo que faz interface entre o posicionamento do celular e mapeamento
digital prévio.
Sobre os instrumentos
escolhidos você deve relatar:
Quando foi inventado?
Onde Foi Inventado?
Quem Inventou?
Para que serve?
Como Funciona?
ATENÇÃO!!!!
Este Relatório deve ser feito no seu caderno de preferência
com Imagens para ilustrar o objeto e seu funcionamento.
_________________________________________________________________
ATIVIDADE DE HISTÓRIA
PROFESSOR: LUIZ ANTÔNIO
PRÉ HISTÓRIA
1° ano
Assista ao vídeo aula do link abaixo.
Se quiser saber mais sobre a Evolução Humana assista ao
documentário Homo Futurus.
Atividade:
Elabore/Sintetize em até 10 cards/slides um resumo da vídeo
aula.
E CONTINUE SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES. FIQUE EM CASA!
______________________________________________________________
ATIVIDADE
DE SOCIOLOGIA
Profª
Renata Glayce
Clique no link a
seguir, assista ao vídeo que trata da Consolidação da Sociedade Global:
https://www.youtube.com/watch?v=Ju5mnuG4KH8
Responda em seu caderno
as seguintes questões:
1-
Quais foram os antecedentes históricos à
globalização?
2-
Quais os contrastes da globalização? E
como atinge a nossa vida, nos aspectos econômicos, políticos, sociais e
culturais?
3-
O processo de globalização está sendo
bom ou ruim para a maioria das pessoas no planeta? Justifique sua resposta.
4-
Cite 3 aspectos positivos e 3 aspectos negativos da globalização em sua
vida.
5-
O que você entendeu sobre a formação da
cultura brasileira x globalização?
6-
Quais as implicações ambientais da
globalização?
IMPORTANTE LEMBRAR! FIQUE EM CASA. NOSSAS POSTURAS DETERMINARÃO
OS RUMOS DESSA PANDEMIA.
_________________________________________________________
MATÉMATICA
MATÉMATICA
PROFESSOR: SILVIO CÉSAR
Prezados assistam a vídeo aula disponível no link abaixo e resolvam as questões propostas no arquivo PDF disponível em: https://drive.google.com/open?id=1whRJa4lD07hpqP-Fjk4F2HNyVYssi3ec
Estudos de Função: https://www.youtube.com/watch?v=vKmyxarlwDA&feature=youtu.be
Após responder as questões, enviar para o e-mail: silviocesar21@gmail.com até o dia 31.03.2020
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LÍNGUA INGLESA
PROFESSORA: JOSILENE
Assista ao vídeo: VERBO TO BE (Afirmativo, Negativo e Interrogativo) https://www.youtube.com/watch?v=SXuBaxqsinQ&feature=youtu.be
Em seguida, resolva as questões abaixo e as envie para o e-mail:
ATIVIDADE
1-Passe para a forma negativa as seguintes orações:
1-Passe para a forma negativa as seguintes orações:
a)I am a student.______________________________________________________________
b)Rose is a
doctor._____________________________________________________________
c)The Bob
is a good student._____________________________________________________
d)The
rabbit is white.___________________________________________________________
2)Complete com is, are, am.
a)You________a
dentist.
C) They___________students
b)We………………nurses. D)Paul and Bob__________teachers.
3º)Passe as orações
para a forma interrogativa:
a)Bete is a
beautiful girls.________________________________________________________
b) youis an
impatient young man. _________________________________________________
c) The dog
is a ferocious animal.___________________________________________________
d) The
Portuguese teacher is kind._________________________________________________
4)Traduza para o português:
Hi, my name is Emily. I am ten years old. This is my
family. My father is Jason, he is a doctor and my mother is Beth, she is a
nurse. I have two brothers, Anny and Joe, they are twins and very funny.
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…………………………………………………………………………………………………………
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PROJETO DE VIDA E EMPREENDEDORISMO
Olá pessoal,estou enviando a atividade de PVE,.Façam a leitura e escutem a música para poder responder o questionário.
Bons estudos e boa semana!!!
Não esqueçam FIQUEM EM CASA!!! SE PROTEJAM!!!
ABRAÇOS,
PAULA FONTES.
Escola São Jose
Aluno(a): ____________________________________________
Serie: 1 ano
Prof:Paula Fontes
Atividade de Projeto de vida
1)Leia e responda:
Até Quando
Gabriel, o Pensador
Não adianta olhar pro céu
Com muita fé e pouca luta
Levanta aí que você tem muito protesto pra fazer
E muita greve, você pode, você deve, pode crer
Não adianta olhar pro chão
Virar a cara pra não ver
Se liga aí que te botaram numa cruz e só porque
Jesus
Sofreu não quer dizer que você tenha que sofrer!
Até quando você vai ficar usando rédea?!
Rindo da própria tragédia
Até quando você vai ficar usando rédea?!
Pobre, rico ou classe média
Até quando você vai levar cascudo mudo?
Muda, muda essa postura
Até quando você vai ficando mudo?
muda que o medo é um modo de fazer censura
Até quando você vai levando? (Porrada! Porrada!!)
Até quando vai ficar sem fazer nada?
Até quando você vai levando? (Porrada! Porrada!!)
Até quando vai ser saco de pancada?
Você tenta ser feliz, não vê que é deprimente
O seu filho sem escola, seu velho tá sem dente
Cê tenta ser contente e não vê que é revoltante
Você tá sem emprego e a sua filha tá gestante
Você se faz de surdo, não vê que é absurdo
Você que é inocente foi preso em flagrante!
É tudo flagrante! É tudo flagrante!!
A polícia
Matou o estudante
Falou que era bandido
Chamou de traficante!
A justiça
Prendeu o pé-rapado
Soltou o deputado
E absolveu os PMs de
Vigário!
A polícia só existe pra
manter você na lei
Lei do silêncio, lei do
mais fraco
Ou aceita ser um saco de
pancada ou vai pro saco
A programação existe pra
manter você na frente
Na frente da TV, que é
pra te entreter
Que é pra você não ver
que o programado é você!
Acordo, não tenho
trabalho, procuro trabalho, quero trabalhar
O cara me pede o diploma,
não tenho diploma, não pude estudar
E querem que eu seja
educado, que eu ande arrumado, que eu saiba falar
Aquilo que o mundo me
pede não é o que o mundo me dá
Consigo um emprego,
começa o emprego, me mato de tanto ralar
Acordo bem cedo, não
tenho sossego nem tempo pra raciocinar
Não peço arrego, mas onde
que eu chego se eu fico no mesmo lugar?
Brinquedo que o filho me
pede, não tenho dinheiro pra dar!
Escola! Esmola!
Favela, cadeia!
Sem terra, enterra!
Sem renda, se renda! Não!
Não!!
Muda que quando a gente
muda o mundo muda com a gente
A gente muda o mundo na
mudança da mente
E quando a mente muda a
gente anda pra frente
E quando a gente manda
ninguém manda na gente!
Na mudança de atitude não
há mal que não se mude nem doença sem cura
Na mudança de postura a
gente fica mais seguro
Na mudança do presente a
gente molda o futuro!
Até quando você vai ficar
levando porrada,
até quando vai ficar sem
fazer nada
Até quando você vai ficar
de saco de pancada?
Até
quando?
Escute
a música, Até quando, após responda as questões:
Agora, individualmente,
responda às perguntas abaixo:
a) Você acredita que as
pessoas, quando se unem em prol de alguma causa, conseguem
mudar uma realidade? Se
sim, você conhece algum exemplo?
b) Se você fosse defender
uma causa social, qual seria? Por quê?
c)
Você desenvolve algum tipo de trabalho voluntário? Se sim, qual?
ENTREGAR ATÉ O FIM DA SEMANA NO EMAIL(FRASSINETTIPAULA@HOTMAIL.COM)
ATIVIDADE DE FÍSICA
PROFESSOR: DANIEL FREITAS
https://educacao.uol.com.br/disciplinas/fisica/cinematica-1-entenda-o-que-sao-velocidade-e-aceleracao-escalar-media.htm?cmpid=copiaecola
Após a leitura convido a desenvolver um resumo do que foi compreendido e posteriormente elabore quatro questões, ou mais, e responda-as de acordo com o texto proposto. (Envie para o e-mail: danielthazinho@gmail.com até o dia 31/03/2020)
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COMPONENTE CURRICULAR LÍNGUA PORTUGUESA/LITERATURA/PRODUÇÃO TEXTUAL
PROFESSOR: EROS BIONDINNI
Prezados estudantes, como estamos vivenciando o Conteúdo da Variação Linguística é importante que saibam que existem mais de 200 milhões as pessoas falam português em todo o mundo. Assim não existe uma unidade linguística, pois só no Brasil temos mais de duzentas línguas faladas em diversas partes do país, temos sobreviventes das antigas nações indígenas e comunidades de imigrantes estrangeiros que até hoje mantém viva a língua de seus ancestrais. Por este motivo gostaria que me respondessem as seguintes questões em me enviassem através do grupo do WhatsApp ou e-mail disponível ao final desta atividade. Vamos entrar nessa discussão, gostaria muito a opinião de vocês!
1. Você conhece alguma pessoa brasileira que tem um sotaque diferente? Como é o sotaque?
2. Já se perguntou de onde ele herdou essa maneira de falar?
3. Você sabe por que as pessoas falam de diferentes maneiras?
Após a discussão convido todos a Assistirem ao Vídeo disponível em:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/8971/linguas.wmv?sequence=1 e a responderem as seguintes questões:
1. Com base no vídeo Língua, quais especificidades podemos perceber sobre a língua portuguesa? Quais são os países que falam a língua portuguesa?
2. A Língua Portuguesa é inflexível? Justifique com base nas informações do vídeo.
3. A Língua Portuguesa é idêntica em todos os países falantes?
Após a discussão façam a leitura do texto, Millôr Fernandes
Tem aí meia dúzia de urnigos (1), na calada da noite, arquitetando um plano pra “unificação” da língua portuguesa. Escrevi o trecho abaixo em português de Portugal pra vocês verem como será fácil essa unificação.
(1. Palavra portuguesa que significa o que significa.) [...]
UNIFICAÇÃO LINGUÍSTICA, QUE CLAREZA!
Estava a conduzir meu automóvel numa azinhaga com um borracho muito gira ao lado, quando dei com uma bossa na estrada de circunvalação que um bera teve a lata de deixar. Escapei de me espalhar à justa. Em havendo um bufete à frente, convidei a chavala a um copo. Botei o chiante na berma e ordenamos ao criado de mesa, uma sande de fiambre em carcaça eu, e ela um miau. O panasqueiro, com jeito de marialva paneleiro, um chalado da pinha, embora nos tratando nas palminhas, trouxe-nos a sande com a carcaça esturrada (e sem caganitas!), e, faltando-lhe o miau, deu-nos um prego duro.”
Fonte: Millôr Fernandes. Revista: Isto é Senhor, 19/06/1991, p.8. Adaptado
Após a leitura do texto,
1. O texto apresenta uma variedade linguística, a variante do português de Portugal. O que você percebeu de diferente nessa língua?
2. O título já sugere o tema principal do texto?
3. Qual é a crítica que Millôr Fernandes realiza no texto acima?
4. De que maneira ele realiza essa crítica?
Fiquem atentos ao prazo de entrega: 31/03/2020
Que poderá ser feita pelo e-mail: prof.eros@yahoo.com.br
Ou através do Grupo do Whatsapp: 1º Ano A e D - LP Remota – entre no grupo através do link: http://abre.ai/1lpremota
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ATIVIDADE DE QUÍMICA
PROFESSORA: PAULA FONTES
Pesquisem e realizem uma leitura sobre número de massa e número atômico em alguns sites, em seguida responda a atividade:
Enviar as respostas para o email: frassinettipaula@hotmail.com até o dia 31.03.2020
a) nome – prótons – nêutrons.
b) nome – elétrons – nêutrons.
c) símbolo – elétrons – nêutrons.
d) símbolo – prótons – nêutrons.
e) símbolo – – elétrons – nêutrons.
7)Identifique em cátion ou ânions os átomos a seguir:
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ATIVIDADE DE QUÍMICA
PROFESSORA: PAULA FONTES
Pesquisem e realizem uma leitura sobre número de massa e número atômico em alguns sites, em seguida responda a atividade:
Enviar as respostas para o email: frassinettipaula@hotmail.com até o dia 31.03.2020
Escola São Jose
Aluno(a):
Serie: 1 ano
Prof:Paula Fontes
Atividade de Química
1) Indique o número de prótons, nêutrons e elétrons que existem, respectivamente, no átomo de mercúrio 80200Hg:
a) 80, 80, 200.
b) 80, 200, 80.
c) 80, 120, 80.
d) 200, 120, 200.
e) 200, 120, 80.
2) Um íon de certo elemento químico, de número de massa 85, apresenta 36 elétrons e carga +1. Qual é o número atômico desse íon?
a) 35.
b) 36.
c) 37.
d) 49.
e) 85.
3)Complete a tabela:
Nº Atômico(Z)
|
Nº de Massa(A)
|
Nº de prótons
|
Nº de elétrons
|
Nº de nêutrons
| |
20Ca41
|
21
| ||||
18Ar
|
40
| ||||
17Cl
|
18
| ||||
Fe56
|
26
|
4) Qual o número de prótons, nêutrons e elétrons do íon Br -, sabendo que o número atômico do bromo é 35 e o número de massa é 80?
5) Analise cada uma das afirmativas seguintes e verifique se é verdadeira (V) ou falsa (F).
a) a massa de um próton é maior que a de um elétron. ( )
b) a massa de um átomo está principalmente na eletrosfera. ( )
c) Z é o número de massa de um elemento. ( )
d) Z é o número de cargas positivas do núcleo. ( )
e) a carga elétrica de um próton é positiva e a de um elétron é negativa. ( )
6) (MACK) Indique a alternativa que completa corretamente as lacunas do seguinte período: “Um elemento químico é representado pelo seu ___________, é identificado pelo número de __________ e pode apresentar diferente número de __________ .”a) nome – prótons – nêutrons.
b) nome – elétrons – nêutrons.
c) símbolo – elétrons – nêutrons.
d) símbolo – prótons – nêutrons.
e) símbolo – – elétrons – nêutrons.
7)Identifique em cátion ou ânions os átomos a seguir:
a) Ca+2 c)F-1
b)O-2 d)Na+1
1ª semana da quarentena
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUASTECNOLOGIAS
– EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO MÉDIO, 1° ANO
Ginástica: Ginásticas
Localizadas, confrontando-a com as atividades das Ginásticas Aeróbicas
O QUE É A GINÁSTICA LOCALIZADA
A ginástica localizada são exercícios que utilizam
de movimentos repetitivos e focados em determinados grupos musculares, cada
seção de repetição deve ser separada por uma pausa para o descanso dos
músculos.
Além da definição dos músculos a ginástica localizada proporciona um
bom condicionamento físico, força, flexibilidade e resistência e melhora o
sistema respiratório e a coordenação motora.
Na ginástica localizada são usados vários equipamentos como os alteres
pesos de perna e bastões para aumentar o trabalho muscular realizado nas aulas,
os alteres, são usados normalmente para realizar os exercícios para os braços,
ombros, peito e costas os bastões e pesos são para trabalhar as pernas,
panturrilha e glúteos.
EXERCÍCIOS DA GINÁSTICA
LOCALIZADA
A ginástica localizada possui uma série de
exercícios que envolvem músculos específicos do corpo, mas antes do iniciar os
exercícios é preciso realizar alongamento para preparar e aquecer os músculos e
depois do treino para relaxar e evitar dores. Os exercícios são divididos em
dois grupos, membros superiores e membros inferiores, realizando os exercícios
por meio de séries.
As séries possuem repetições e intervalos de 40 a 60 segundos. Primeiro
são trabalhados os membros superiores começando pelos tríceps e seguindo com
bíceps, ombros, peitoral e costas. São trabalhados também os músculos
abdominais depois os membros inferiores que são as coxas, glúteos e
panturrilha.
São usados pesos durante a ginástica localizada, porém a quantidade vai
depender de cada pessoa e do seu condicionamento físico. É normal começar com
pouco peso e depois ir aumentando aos poucos, conforme for avançando.
BENEFÍCIOS DA GINÁSTICA
LOCALIZADA
1. Melhora da postura: por possuir um grande acervo de exercícios, a
ginástica localizada treina o corpo todo de forma equilibrada, contribuindo
para uma melhor postura.
2. Ajuda no aumento e/ou preservação da massa muscular: a ginástica
localizada é uma boa pedida, seja para ganhar massa ou manter a que você já
possui, o que traz vantagens não só do ponto de vista estético, mas também para
a saúde de uma forma geral.
3. Melhora das habilidades psicomotoras: com exercícios variados, a
ginástica localizada pode contribuir para a melhora da agilidade, do equilíbrio
e da coordenação.
4. Prevenção a possíveis lesões: quando feita de forma correta e
frequentemente, a ginástica localizada ajuda a reduzir e amortecer possíveis
lesões do cotidiano, já que os músculos ficam mais fortes e protegem tendões e
ligamentos.
5. Melhora do condicionamento físico e da qualidade de vida: como
outras atividades físicas, a ginástica localizada tira a pessoa do sedentarismo
e proporciona melhor condicionamento, não só para a pessoa se exercitar, mas
para realizar todas as suas atividades do dia a dia. Tudo isso proporciona
ainda uma melhor qualidade de vida.
6. Ajuda no emagrecimento: como outras atividades, a ginástica
localizada é uma boa aliada no processo de emagrecimento. Ela proporciona
fortalecimento dos músculos e, assim, maior perda de gordura, além de ajudar a
modelar o corpo e auxiliam o sistema cardiorrespiratório.
QUALIDADES FÍSICAS EMPREGADAS
Atualmente, com as novas técnicas de aula influenciadas principalmente
pela musculação, as qualidades físicas que podem ser desenvolvidas com a
Ginástica Localizada são:
Resistência
muscular localizada
Resistência ao lactato
Aumento da capacidade cardiorrespiratória
Força
Hipertrofia muscular
Flexibilidade
Resistência ao lactato
Aumento da capacidade cardiorrespiratória
Força
Hipertrofia muscular
Flexibilidade
A característica física trabalhada está diretamente ligada ao objetivo
específico da aula.
DIVISÃO DE UMA AULA DE GINÁSTICA LOCALIZADA
Atualmente, a divisão, mais utilizada em uma sessão de Ginástica
Localizada é:
AQUECIMENTO
PARTE PRINCIPAL
EXERCÍCIOS DE SOLO
RELAXAMENTO E VOLTA À CALMA
PARTE PRINCIPAL
EXERCÍCIOS DE SOLO
RELAXAMENTO E VOLTA À CALMA
AQUECIMENTO
Têm duração de Aproximadamente 10 minutos. É
composto por exercícios de pré-aquecimento musculares de baixa intensidade e
alongamentos. Os movimentos devem ser feitos de maneira suave e pouca
amplitude, visando uma adaptação músculo-articular e orgânica, preparando-se
para elevação gradual da frequência cardíaca e do esforço muscular. Deve ser
direcionado aos grupamentos de maior exigência durante a sessão de treinamento.
O aumento metabólico deve ser lento e gradual.
PARTE PRINCIPAL
É a parte mais importante da aula, onde serão
trabalhados os grandes grupos musculares. Têm duração de aproximadamente entre
30 e 40 minutos e caracteriza-se pela alta intensidade e aumento significativo
dos parâmetros fisiológicos. Utiliza implementos como halteres, caneleiras e
barras para exercitar os grandes grupos musculares, tais como Membros
inferiores, Membros superiores e Tórax.
EXERCÍCIOS DE SOLO
São caracteristicamente exercícios para o Abdômen,
Glúteos e Adutores. São utilizadas normalmente sobrecargas como caneleiras para
aumentar a intensidade do esforço e têm em média 15 a 20 minutos.
RELAXAMENTO E VOLTA À CALMA
São exercícios de alongamento de leve intensidade e
baixa amplitude articular, também conhecida como parte regenerativa da aula.
Têm em média 5 a 10 minutos e deve obedecer a uma desaceleração gradual dos
parâmetros fisiológicos, tais como a frequência cardíaca. Nesta parte da aula
você deverá proporcionar ao aluno uma recuperação lenta e gradual, reduzindo
assim o grau de excitação proporcionado pela parte principal da aula.
MATERIAL UTILIZADO NAS AULAS
Atualmente existe uma gama de materiais que auxiliam
no desempenho do trabalho numa aula de Ginástica Localizada. A criatividade do
profissional poderá muito ajudar na elaboração de rotinas que proporcionarão um
excelente resultado, tanto estético como fisiológico. Dentre estes materiais
estão:
Halteres
Barras com anilhas
Caneleiras
Elásticos
Steps
Barras fixas e paralelas
Colchonetes
Barras com anilhas
Caneleiras
Elásticos
Steps
Barras fixas e paralelas
Colchonetes
EXERCÍCIO
DE FIXAÇÃO (DEIXE NO SEU CADERNO)
1º) O que é a ginástica localizada?
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2º) Quais os 6 principais benefícios da ginástica localizada?
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3º) Quais as qualidades físicas desenvolvidas na ginástica localizada?
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4º) Em que partes geralmente se divide atualmente uma aula de ginástica
localizada?
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5º) Quais os principais materiais utilizados nas aulas de ginástica
localizada?
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