ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA
PROFESSORA: RENATA GLAYCE
Copie os textos e as questões em seu caderno, assista ao vídeo e responda as questões.
Os indivíduos e as classes sociais
Podemos compreender o marxismo como um conjunto de ideias políticas, econômicas e sociais utilizadas para analisar e refletir criticamente sobre a sociedade capitalista, a partir do século XIX. Karl Marx e Friedrich Engels desenvolveram um método para análise e explicação social, que leva em consideração as relações de trabalho existentes naquele século, denominado materialismo histórico dialético. Esse método foca nos estudos da sociedade, mediante a relação entre as diferentes formas de acumulação do capital e o desenvolvimento histórico das sociedades e, tem como base a racionalidade, a observação histórica, social, política e econômica.
01- Considerando o processo de organização do trabalho representado na figura e o pensamento marxista, reflita e responda analisando...
a) Em que medida, as relações de trabalho capitalista na contemporaneidade mudaram ou não para o trabalhador?
b) Em tempos dessa pandemia – coronavírus-, o trabalho remoto que está ocorrendo atualmente retrata novas relações sociais de trabalho?
A teoria social de Marx e Engels propunha a explicação científica dos acontecimentos sociais da época, visando apresentar soluções para o desenvolvimento, os conflitos, as desigualdades existentes nas sociedades capitalistas europeias. Assim, o marxismo foi forjado como uma teoria da ação(práxis) que busca mudanças econômicas impulsionadas pela luta de classes entre dois entes antagônicos: a burguesia e proletariado, pois entende que é a forma como os homens se organizam coletivamente para produzir sua existência que determina as relações sociais entre eles. Essas relações segundo o marxismo são de conflitos de classes, e, a partir delas, podemos compreender as organizações sociais, políticas, culturais e as ideias dominantes na sociedade.
02. A luta de classes é um conceito central na teoria marxista, então, marque a alternativa correta. O que define se um indivíduo pertence a uma determinada classe social?
a) as relações de grupo e a cultura dos indivíduos
b) raça, gênero, instrução escolar e poder aquisitivo
c) A função social exercida pelos indivíduos na sociedade
d) A posição que os indivíduos ocupam nas relações de produção
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ATIVIDADE DE QUÍMICA
PROFESSORA: PAULA
SEPARAÇÃO DE MISTURAS / HETEROGÊNEAS E HOMOGÊNEAS
¢Separação de misturas é o processo utilizado para separar duas ou mais substâncias diferentes.
Lembre-se que mistura é a combinação de duas ou mais substâncias, e ela pode ser homogênea ou heterogênea.
A necessidade de separar essas substâncias surge por diversos motivos. São exemplos, a separação da água para obter sal, a separação de poluentes no tratamento da água e a própria separação de lixo.
TIPOS DE SEPARAÇÕES DE MISTURAS HOMOGÊNEAS:
¢Os métodos que permitem separar as misturas homogêneas:
¢Destilação simples: empregada na separação de misturas homogêneas compostas por sólido-líquido.
¢Destilação fracionada: outro método usado para separar misturas homogêneas que permite separar misturas líquidas.
¢Fusão fracionada: método usado para separar mistura homogênea composta por vários sólidos, como o próprio nome já diz, se baseia no ponto de fusão dos componentes da mistura.
¢Catação: separar dois ou mais sólidos. Exemplo: separar pedra do feijão.
Peneiração: separar dois ou mais sólidos com significativa diferença de tamanho entre eles. Exemplo: separar areia de cascalho.
Ventilação: separar um sólido do outro, sendo um deles muito mais leve que o outro. Exemplo: separação de casca de arroz em máquinas de beneficiamento.
Levigação: separar sólidos de densidades diferentes utilizando-se de correntes de água. Exemplo: separação de ouro em garimpos.
¢Separação magnética: separar uma mistura em que um dos componentes é atraída por ímã. Exemplo: separar alumínio do ferro.
¢Flotação: separar utilizando-se de um líquido de densidade intermediária entre os constituintes da mistura. Exemplo: separar areia de serragem.
¢Filtração simples: separar sólido de líquido usando-se de uma superfície porosa.
¢Decantação: separar líquidos de diferentes densidades. Sifonação: separar favorecendo-se da força de gravidade. Exemplo: retirar gasolina de um tanque de carro usando mangueira e sucção.
¢Centrifugação: separar partículas sólidas de líquido (ou líquidos de densidades diferentes) usando a rotação.
ATIVIDADE DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS:
1)Um processo em que, a pessoa prepara um cafezinho esta utilizando um método de separação de mistura. Que tipo de procedimento é este?
a)Condensação
b)Filtração
c)Destilação
d)Sulfonação
e)Catação
2) Qual dos processos a seguir é o mais indicado para separar uma mistura de água e álcool?
a)Destilação simples.
b)Destilação fracionada.
c)Decantação.
d)Separação magnética.
e)Centrifugação.
3) Cite os tipos de separação de misturas homogêneas.
4)Como ocorre a centrifugação?
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSOR: ERALDO
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS – EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO MÉDIO, 1° ANO
Ginástica: Ginástica como saúde, lazer e trabalho.
→ GINÁSTICA DE LAZER
É a atividade física que proporciona prazer aos praticantes, realizada no tempo livre. As atividades que compõem o momento de lazer podem tanto ser feitas em casa, em locais ao ar livre ou em estabelecimentos fechados. O importante é que o local proporcione relaxamento e conforto.
Essa é uma modalidade bastante abrangente que, fundamentada nas atividades ginásticas, como Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Ginástica Acrobática, Ginástica Aeróbica e Ginástica de Trampolim, e valendo-se também de vários tipos de manifestações, tais como danças, expressões folclóricas e jogos, expressos através de atividades livres e criativas, objetiva promover o lazer saudável, proporcionando bem estar físico, psíquico e social aos praticantes, favorecendo a performance coletiva, respeitando as individualidades, em busca da auto-superação pessoal, sem qualquer tipo de limitação para a sua pratica, seja quanto às possibilidades de execução, sexo ou idade, ou ainda quanto à utilização de elementos materiais, musicais e coreográficos, havendo a preocupação de apresentar neste contexto, aspectos da cultura nacional, sempre sem fins competitivos.
PROPOSTA DE PESQUISA
PESQUISE E ESCREVA EM PAPEL PAUTADO, PARA SER ENTREGUE AO PROFESSOR NO RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS, “ A GINÁSTICA NO ÂMBITO DO TRABALHO ”.
ATIVIDADE DE LÍNGUA INGLESA
PROFESSORA: LUCIENE
Para acessar as orientações e a atividade segue o link a baixo:
https://drive.google.com/open?id=1ZYYcu9xib1EPDRok313e0BD74QfQg4Wj
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA
PROFESSOR: ELIAS GONÇALVES
Nesta aula vamos estudar: Intervalos de crescimento e decrescimento e Proporcionalidade I Função Linear
1) Assistir os vídeos clicando nos links abaixo:
2) Fazer a leitura no livro didático da página 75 a página 78.
3) Fazer as atividades de 14, 15, 17 e 18 da página 79.
Obs.: Posteriormente as atividades serão cobradas e valerão notas.
ATENÇÃO ESTUDANTES!
Nos dias 22/04 e 23/04 acontecerá a entrega dos Cartões/Alimentação para os pais e/ou responsáveis os alunos identificados na relação nominal postada anteriormente, de acordo com os horário descritos a seguir:
22/04
Manhã
08:00 às 09:30 h EJA eTravessia
10:00 às 11:00 h 6 º Anos
Tarde
13:00 às 13:30 h 9 º Anos
13:40 às 15:30 h 1 º Anos
23/04
Manhã
08:00 às 09:30 h 8 º Anos
09:40 às 11:00 h 2 º Anos
Tarde
13:00 às 14:00 h 7 º Anos
14:20 às 15:30 h 3 º Anos
ATIVIDADE DE PVE
PROFESSORA: ERALDO
Acesse a atividade no link a seguir:
https://drive.google.com/open?id=1eKwoQAGmtFZ2k3fkKCcugmo3WOXiGvIo
ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA
PROFESSORA: RENATA
Acesse a atividade no link a seguir:
ATIVIDADE DE FILOSOFIA
PROFESSORA: MARIA DE JESUS
Ler os textos
Responder às perguntas 1 ,2 do primeiro texto
Responder às perguntas 1, 2 do segundo texto
ATIVIDADE DE BIOLOGIA
PROFESSOR DANIEL
Assista a "DOENÇAS VIRAIS - Viroses - Aula de Vírus para Vestibular" no YouTube
E ai zzzmeninos, como vocês estão?? Nossa aula de hoje é sobre doenças virais, como HIV, Ébola, Gripe e Hepatite. Outras aulas complementares a essa serão po...
youtu.be
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Elaborar 5 questões e responder de acordo com o visto na vídeo aula.
Aguardando...
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ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSOR: ERALDO
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS – EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO MÉDIO, 1° ANO
Ginástica: Ginástica como saúde, lazer e trabalho.
→AS MÚLTIPLAS FACETAS DA GINÁSTICA NA ATUALIDADE
A ginástica chega aos nossos dias com o acúmulo de conhecimento e prática desenvolvidos pela humanidade ao longo da história, hoje uma prática corporal com inúmeras faces e objetivos. A ginástica é classificada segundo seus objetivos, dessa forma, podemos identificar as seguintes:
• Ginástica estética;
• Ginástica postural;
• Ginástica de reabilitação;
• Ginástica de reparação ou condicionamento físico;
• Ginástica laboral;
• Ginástica de lazer;
• Ginástica esportiva.
→ GINÁSTICA DE CONDICIONAMENTO FÍSICO
Ginástica que é voltada para a manutenção da boa forma corporal e o bom desempenho das funções orgânicas, tendo como objetivo dar condições (força, forma física, flexibilidade, resistência etc.) necessárias para o indivíduo desenvolver as atividades cotidianas. Praticadas geralmente em academias, possuindo várias modalidades.
CAPACIDADES FÍSICAS CONDICIONANTES:
• Flexibilidade – É a capacidade de realizar movimentos de grande amplitude sem que ocorram lesões. A flexibilidade é uma qualidade física que depende do comprimento de certos músculos, da elasticidade de certas estruturas articulares (tendões, ligamentos, cápsula articular) e ainda das formas do esqueleto (fator hereditário e não treinável);
• Força – É a capacidade de exercer uma tensão contra uma resistência na ação de elevar, tracionar e/ou empurrar;
• Agilidade – É a capacidade de alterar, o mais rapidamente possível, o sentido de deslocamento (ou realizar mudanças de direção);
• Agilidade – É a capacidade de alterar, o mais rapidamente possível, o sentido de deslocamento (ou realizar mudanças de direção);
• Equilíbrio – Permanecer ou deslocar-se numa superfície limitada, vencendo a ação da gravidade, sem cair.
Equilíbrio estático - A manutenção de uma determinada posição fixa no espaço.
Equilíbrio dinâmico - Consiste no resultado da interação de diversas forças, dependentes do movimento em execução, massa corporal, velocidade, gravidade, equipamento utilizado etc.;
• Velocidade – Qualidade particular dos músculos e das coordenações neuromusculares, permitindo uma execução rápida de movimentos com uma intensidade máxima e duração breve ou muito breve;
• Resistência Aeróbia – é a capacidade de manter o esforço físico de intensidade leve ou moderada, durante longo período.
ATIVIDADE PROPOSTA
APÓS A LEITURA DO TEXTO ACIMA, A PARTIR DO ENTENDIMENTO DESSA FACETA DA GINÁSTICA ABORDADA NO ESTUDO, PESQUISE AS PRINCIPAIS MODALIDADES DE GINÁSTICAS DE CONDICIONAMENTO FÍSICO, E ESCREVA O FRUTO DESSA SUA PESQUISA EM PAPEL PAUTADO. PARA NO RETORNO ÀS AULAS SER ENTREGUE AO PROFESSOR.
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ATIVIDADE DE MATEMÁTICA
PROFESSOR: ELIAS GONÇALVES
O ALUNO NESTA AULA DEVERÁ:
3) Fazer a atividade 1 da página 223, atividades 2 e 3 da página 224 e atividades 5 e 6 da página 229.
Obs.: Posteriormente as atividades serão cobradas e valerão notas.
ATIVIDADE DE LÍNGUA INGLESA
PROFESSORA: LUCIENE
ATENÇÃO:
- Atividade para o período 13/04 a 19/04;
- Envie para o meu e-mail: professora.lucienesantos@gmail.com;
- Faça um outro envio, não encaminhe com o email já enviado;
- Envie apenas as respostas;
- Não se esqueça, primeiramente, de colocar o seu nome, série e turma;
- Se você tem whatsapp, informe o seu número, a partir daí, enviarei um link e você deverá aceitar a inclusão para o grupo;
Atividade referente a história em quadrinhos.
EXERCÍCIO
Observe a charge acima e responda as questões a seguir.
QUESTÃO 1 – Assinale a alternativa correta quanto à charge acima:
a) O “personagem repórter”, por receio de contaminação, justifica o porquê de não entrevistar o “personagem coronavírus”.
b) A preposição about faz alusão ao Coronavírus.
c) Sem prejuízo da correção gramatical da fala do personagem, Its plan to wipe out humanity poderia ser substituído por It is plan to wipe out humanity.
d) A palavra with se trata de uma conjugação.
QUESTÃO 2 – Assinale a alternativa correta em relação à charge acima:
a) A palavra and se trata de um verbo.
b) Know e now são sinônimos, de modo que a primeira é grafia usual no inglês americano e a segunda faz parte da grafia do inglês britânico.
c) O som da letra ‘k’ em now possui o mesmo som da letra ‘k’ na palavra kite.
d) Wipe out the humanity poderia ser substituído por wipe the humanity out of the surface.
QUESTÃO 3 – Qual alternativa está correta em relação à charge acima?
a) O “personagem repórter cinematográfico” contraiu a doença relacionada ao coronavírus.
b) Segundo o ‘”personagem repórter”, ele contraiu a doença relacionada ao coronavírus.
c) O “personagem repórter” está interessado em saber a opinião do “personagem vírus” sobre o plano da humanidade para derrotá-lo.
d) O “personagem repórter” está interessado em saber a respeito dos planos do “personagem coronavírus”.
QUESTÃO 4 – É possível afirma sobre a charge acima:
a) Não se sabe o objetivo do “personagem repórter”.
b) Segundo o “personagem repórter”, aparentemente, o extermínio da humanidade é foco dos planos do “personagem coronavírus”.
c) O autor da charge valeu-se de sarcasmo para a sua elaboração, uma vez que os personagens retratados com siringas nas mãos, estão contaminados.
d) Nada se sabe sobre os planos do “personagem coronavírus”.
QUESTÃO 5 – É possível inferir da charge acima que:
a) Sem prejuízo da correção gramatical da fala do personagem, we’re poderia ser substituído por were.
b) O termo let’s pode ser substituído por let us sem prejuízo ao sentido da frase.
c) Its se trata de um pronome possessivo da língua inglesa.
d) Wipe out não exprimi a ideia de extinção.
ATIVIDADE DE QUÍMICA
PROFESSORA: PAULA
Deixar no caderno, quando voltarmos darei o visto.
Atividade de Química-1 Ano
1)Das opções de mistura abaixo,qual delas é heterogênea?
a)gelo c)água e álcool
b)salmoura d)água e óleo
2)Quantas fases e substâncias temos,respectivamente, na mistura:água +sal+gelo+óleo+areia?
a)3 fases e 4 substâncias
b)4 fases e 4 substâncias
c)5 fases e 4 substâncias
d) 6 fases e 3 substâncias
3) (MACK-SP) Dentre as alternativas a seguir, a única que é uma mistura é:
a) a glicose.
b) o cloreto de sódio.
c) o ar atmosférico.
d) o nitrato de prata.
e) o iodo sólido.
4)A substância simples dos compostos abaixo será:
a)Fe2 c) PbO
b)HCl d)NaCl
CARTÃO ALIMENTAÇÃO!
Segue a lista com o nome dos estudantes que a princípio, receberão o cartão alimentação do Governo do Estado de Pernambuco. Aqueles estudantes que não constam dessa lista, devem aguardar as orientações da Secretaria de Educação de Pernambuco. Em breve publicaremos o dia e local para que você possa receber o seu cartão.
Grata
Equipe Gestora
Série
|
Estudante
|
1D
|
ANA
LUYSA GOMES DE SOUSA ANDRADE
|
EMILLYN
ALEXSANDHE DA SILVA FERREIRA
|
|
ERIK
GABRIEL DO NASCIMENTO SOUZA
|
|
JOSE
HENRIQUE GOMES DE MELO
|
|
MARIA
LAURA NASCIMENTO SILVA
|
|
PEDRO
GABRIEL DA SILVA
|
|
WENDRIELY
JENIFER OLIVEIRA ROMÃO
|
|
WILLAMY
VINÍCIUS RUFINO DA SILVA
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ATIVIDADE DE FÍSICA
PROFESSOR: DANIEL
https://youtu.be/6r-foeydR2c
Acesse a PLATAFORMA: https://professorboaro.com.br/ A mais completa plataforma de ensino de Física. Abç e fiquem com Deus. Deixo abaixo os links! Playlist de...
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Assistir vídeo aula e elaborar 6 questões sobre o que foi discutido e responder as questões.
ATIVIDADE DE FÍSICA / Semana antes da semana da Páscoa
PROFESSOR: DANIEL
Fala Galera, Nesse vídeo vamos entender os conceitos introdutórios sobre Velocidade Média. Explicado passo a passo de forma didática e objetiva. Música: What...
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Assistir vídeo aula e elaborar um resumo do que entendeu.
LÍNGUA PORTUGUESA/LITERATURA/PRODUÇÃO TEXTUAL
PROFESSOR: EROS BIONDINNI
Figuras de linguagem: o que são, tipos e exemplos!
Todo mundo sabe que o Enem possui um formato muito próprio: é um exame recheado de textos que vão pôr em prova a capacidade de interpretação de vocês.
Conhecer as figuras de linguagem pode ser decisivo não só na prova de Redação e de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, mas também em outros cadernos, envolvendo as matérias de exatas e biológicas.
Conhecer as figuras de linguagem pode ser decisivo não só na prova de Redação e de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, mas também em outros cadernos, envolvendo as matérias de exatas e biológicas.
Para facilitar, fiz uma lista com as figuras de linguagem que mais caem no Enem. Aqui, você vai encontrar uma apresentação breve e descobrir a função de cada uma delas. Vamos lá? Iniciamos Assistindo a vídeo aula a abaixo: ou disponível no link: https://youtu.be/MKWilAZAKrw
O que são figuras de linguagem?
As figuras de linguagem são modos que os poetas utilizam para brincar com o significado, sentido e som de seus textos. Elas servem para enriquecer as poesias.
Podemos dividir as figuras de linguagem em 4 grupos:
Figuras de Pensamento;
Figuras de Tropos;
Figuras de Harmonia, e;
Figuras de Construção.
1. Figuras de Pensamento
Vamos começar pelas Figuras de Pensamento – que são as mais presentes no nosso dia a dia e que tem relação com o significado das palavras. Vamos conhecer cada uma das Figuras de Pensamento.
As figuras de linguagem são modos que os poetas utilizam para brincar com o significado, sentido e som de seus textos. Elas servem para enriquecer as poesias.
Podemos dividir as figuras de linguagem em 4 grupos:
Figuras de Pensamento;
Figuras de Tropos;
Figuras de Harmonia, e;
Figuras de Construção.
1. Figuras de Pensamento
Vamos começar pelas Figuras de Pensamento – que são as mais presentes no nosso dia a dia e que tem relação com o significado das palavras. Vamos conhecer cada uma das Figuras de Pensamento.
Comparação
É quando temos dois termos que possuem uma certa semelhança, explícitos numa mesma frase. O uso das palavras “como” e “tal qual” ajuda a perceber essa comparação. Observe o exemplo:
“Meu coração é como uma estrela”.
“Ontem o suspeito que passou na TV, agia tal qual um psicopata”.
Metáfora
Trata-se de usar de um vocábulo para representar o significado de outro, ou seja o emprego de palavras que fazem alusão a algo, e é bem parecida com a comparação, porém a conjunção comparativa não é explícita. Veja os exemplos:
“Meu coração é uma estrela”.
É quando temos dois termos que possuem uma certa semelhança, explícitos numa mesma frase. O uso das palavras “como” e “tal qual” ajuda a perceber essa comparação. Observe o exemplo:
“Meu coração é como uma estrela”.
“Ontem o suspeito que passou na TV, agia tal qual um psicopata”.
Metáfora
Trata-se de usar de um vocábulo para representar o significado de outro, ou seja o emprego de palavras que fazem alusão a algo, e é bem parecida com a comparação, porém a conjunção comparativa não é explícita. Veja os exemplos:
“Meu coração é uma estrela”.
Nesse caso o locutor compara o seu coração a uma estrela, isso significa que seu coração é iluminado, brilhante, etc.
“Pelos vales de teus olhos, de claras águas antigas”.
“Pelos vales de teus olhos, de claras águas antigas”.
Nesse
caso, “vale de teus olhos” pode ser uma alusão à profundidade do olhar e
“de claras águas antigas” pode estar se referindo à cor dos olhos.
Antítese
É o emprego de palavras opostas dentro de uma mesma frase ou
verso, mas ao mesmo tempo as ideias não se contrapõem. Exemplos de antítese:
“Depois da luz, se
segue a noite escura”.
Nesse caso a oposição foi apenas dos termos “luz” e
“escura”, a ideia continua com sentido.
“Ela está na UTI
entre a vida e a morte.”
Nesse caso a oposição das palavras ajuda a enfatizar a
mensagem da frase.
Paradoxo
É o uso de palavras opostas dentro de uma mesma frase que
causam contradição – e geralmente são colocadas lado a lado. Exemplos de
paradoxo:
“Não tenha medo de
fazer uma tatuagem. É uma dor deliciosa”.
“Algumas pessoas
não acordam para a realidade, vivem sonhando acordadas”.
Nesse caso a oposição está nas palavras “sonhando” e
“acordadas”, se analisar pelo ponto de vista lógico a frase está errada, pois é
impossível sonhar acordado, mas ela foi usada para expressar que as pessoas têm
objetivos muito distantes, então é um paradoxo .
Ironia
É quando falamos algo querendo dizer o inverso. Essa figura
de linguagem depende do contexto para ser identificada – se a pessoa não souber
o que está acontecendo quando aquilo foi dito ou escrito, não conseguirá
identificar a presença desse recurso. Exemplo de ironia:
Imaginem que
passou alguém bem feio na rua. Aí logo dizem: “Meu Deus, que pessoa linda! ”.
Só que não, né?
Nesse caso a mensagem passada foi que a pessoa que passou é
feia.
Apóstrofe
A apóstrofe nada mais é que uma invocação feita com muita
ênfase:
“Dizei-me vós,
Senhor Deus!”
Nessa frase estamos invocando “Senhor Deus”, mas poderia ser
qualquer outra pessoa ou sentimentos.
Hipérbole
É quando cometemos um exagero para expressar algo. Essas
figuras de linguagem são bem presentes em falas do dia a dia. Exemplo de
hipérbole:
“Eu estou morrendo
de fome”.
Nesse caso usamos essa frase não para falar que estamos
literalmente morrendo, mas para mostrar que estamos com muita fome.
Eufemismo
O eufemismo é uma figura de linguagem usada para suavizar a
mensagem ou o sentido das palavras. Exemplo de eufemismo:
“Meu vizinho
partiu desta para uma melhor”.
Nessa frase, usamos “partiu desta para uma melhor” para
evitar a palavra “morte”, que costuma causar um certo choque nas pessoas.
Gradação
A gradação ocorre todas as vezes que apresentamos uma
sequência de fatos, gradativos ou degradativos, em uma frase. Exemplos de
Gradação:
Gradativa
“ Em menos de 6
meses o rapaz evoluiu de estagiário a chefe”.
Degradativa
“Converta essa
beleza em terra, em cinza, em pó, em sombra, em nada”.
Prosopopeia
É a atribuição de características humanas a um animal ou um
ser inanimado. Em outras palavras é quando fazemos uma personificação. Exemplos
de Prosopopeia:
“Eu amo esses
olhos que falam de amores”.
Os olhos não falam, por isso a personificação.
2. Figuras de Tropos
Agora vamos conhecer as principais Figuras de Tropos. Os
tropos são desvios de sentido em que, quando falamos de uma figura de estilo
dentro da categoria de tropos, ela será referente à mudança de sentido de uma
palavra ou expressão.
Catacrese
É quando usamos uma analogia a algo para enfatizar aquilo
que queremos dizer. Ou seja, utilizamos uma palavra imprópria, mas que traz a
ideia que queremos transmitir. Exemplos de catacrese:
“Desde então
procuro descascar os fatos”.
Descascar não tem sentido literal nessa frase. Quando o
autor usa a palavra “descascar”, ele quer dizer que chegou ao íntimo de um
fato, que explorou com profundidade.
Além disso, pode ser usado quando não há uma palavra
específica para determinado contexto e acabamos pegando um termo emprestado.
“Vamos embarcar
num avião espaçoso”.
O termo embarcar é referente a barcos, mas como não temos
uma palavra específica para aviões, acabamos usando esse mesmo termo.
Alegoria
É uma sucessão de metáforas. veja o exemplo:
“A felicidade é um
estribo para o gênio, uma piscina para o cristão, um tesouro para o homem
hábil, um abismo para os fracos”.
São usadas várias metáforas para repassar a mensagem do
texto de uma maneira mais impactante.
Perífrase
É quando há a substituição de um nome por um conjunto de
elementos que faz uma alusão a ele. Exemplo de perífrase:
“De minha amarga
descontente vida,
Sem que nesta
carreira tão comprida
Um sincero prazer
tenha gostado”.
Neste caso, a expressão “carreira tão comprida” se refere ao
termo “vida”.
Temos como exemplo, também, chamar a Margaret Thatcher de
“Dama de Ferro” ou Jesus Cristo dizendo apenas “Filho de Maria”.
Metonímia
É quando há a substituição de um termo por outro que lhe
faça referência, ou quando se substitui a marca pelo produto ou a parcela pelo
todo. Exemplos de metonímia:
“Preciso comprar
Gillettes novas para fazer a minha barba”.
No lugar de dizer lâminas de barbear, nós acabamos usando o
nome da marca. O mesmo acontece com Danone, Cândida, Maisena e outros.
3. Figuras de Harmonia
As Figuras de Harmonia são referentes ao ritmo do texto.
Confira as Figuras de Harmonia mais usadas:
Onomatopeia
É quando fazemos a imitação de um som. Essas figuras de
linguagem são muito comuns em gibis e quadrinhos. Exemplos de onomatopeia:
“O Tic Tac do
relógio” – que é o som que o ponteiro faz.
“Ao amanhecer o
galo cantou: có-có-ricó”
Aliteração
É quando fazemos a repetição de consoantes ao longo do texto
e é muito usada para criar trava-línguas e dar ênfase ao texto. Exemplos de
aliteração:
“Levou seu
retrato, seu trapo, seu prato”.
“Três pratos de
trigo para três tigres tristes”.
Assonância
É quando fazemos a repetição de vogais ao longo do texto e é
muito usada para compor rimas. Exemplos de assonância:
“Um urubu pousou
na minha sorte”.
“A vida como
sempre sofrida, mas enfim tem de ser vivida”
Nesse caso usa da repetição do “i” para gerar uma
assonância.
Paronomásia
É o uso de palavras iguais ou parecidas com sentidos
diferentes. Exemplo de paronomásia:
“Não vês que a
última estrela
no céu nublado se
vela?
Colhe a vela
Ó, pescador! ”.
A palavra “vela” é usada em contextos diferentes. A primeira
tem o sentido de desaparecer e a segunda é a vela do barco.
4. Figuras de Construção
Por fim, vamos conhecer as Figuras de Construção. Elas
tratam justamente da parte visual do texto.
Anáfora
É a repetição de palavras ou expressões no início das frases
ou versos. Exemplo de anáfora
“Um rio longo,
Um passo em falso,
Um prato fundo!”
Anacoluto
É a quebra de uma sequência lógica que gera uma desconexão
entre as expressões antecedentes e posteriores. Exemplo de anacoluto:
“Eles, seu único
desejo era exterminar-nos”.
Polissíndeto
É quando há a repetição dos conectivos numa determinada
sequência. Exemplo:
“Trabalha e teima,
e lima, e sofre, e sua”.
Pleonasmo
Quando falamos de figuras de linguagem, o pleonasmo que
ocorre na poesia é diferente do pleonasmo que condenamos na gramática. Na
poesia é uma redundância de palavra ou expressão para dar ênfase.
Exemplo de pleonasmo na poesia:
“Sete anos de
pastor, Jacob servia.
Tabão, pai de
Raquel, serrana bela.
Mas não servia ao
pai, servia a ela”.
Já na gramática é um vício de linguagem. Exemplo de
pleonasmo na gramática:
“Subir a subida”.
“Entrar para
dentro”.
Elipse
É a omissão de uma palavra subentendida. Exemplos de elipse:
“Iluminam-se os
andares,
E os cafés, as
tendas, os estancos”.
Aqui há a palavra “prédio” subentendida através da palavra
“andares”.
Zeugma
É a omissão de uma palavra subentendida já dita
anteriormente. Veja o exemplo:
”A felicidade para
alguns é o dinheiro, para outros o amor”
Nessa frase, a palavra “felicidade” está subentendida e logo
não precisa ser repetida após a vírgula.
Hipérbato
Acontece quando há uma inversão na ordem direta da frase.
Exemplo de hipérbato:
“Morreu o
presidente” = verbo + sujeito.
Sendo que geralmente escrevemos “O presidente morreu”, ou
seja, sujeito + verbo.
Quiasmo
Encerrando a nossa lista das figuras de linguagem que mais
caem no Enem, o Quiasmo é quando ocorre o cruzamento de palavras ou
expressões num poema. Exemplos:
“Ultimamente eu
só estudo e durmo, durmo e estudo”
Bom Estudo!
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LÍNGUA PORTUGUESA/LITERATURA/PRODUÇÃO TEXTUAL
PROFESSOR: EROS BIONDINNI
DESAFIO - PRAZO ATÉ 14/04/2020
LEIA.
As funções da linguagem são classificadas em seis tipos: função referencial, função emotiva, função poética, função fática, função conativa e função metalinguística.
Relacionadas com os usos da linguagem, cada uma possui uma função de acordo com os elementos da comunicação.
Lembre-se que esse tema está muito presente nos vestibulares, Enem. Por isso, teste já seus conhecimentos sobre as funções da linguagem com exercício abaixo:
RESPONDA.
Assinale
a alternativa em que o(s) termo(s) em negrito do fragmento citado NÃO
contém (êm) traço(s) da função emotiva da linguagem. Justifique sua resposta.
a) Os poemas (infelizmente!) não estão nos rótulos de embalagens nem junto aos frascos de remédio.
b) A leitura ganha contornos de “cobaia de laboratório” quando sai de sua significação e cai no ambiente artificial e na situação inventada.
c) Outras leituras significativas são o rótulo de um produto que se vai comprar, os preços do bem de consumo, o tíquete do cinema, as placas do ponto de ônibus (...)
d) Ler e escrever são condutas da vida em sociedade. Não são ratinhos mortos (...) prontinhos para ser desmontados e montados, picadinhos (...)
a) Os poemas (infelizmente!) não estão nos rótulos de embalagens nem junto aos frascos de remédio.
b) A leitura ganha contornos de “cobaia de laboratório” quando sai de sua significação e cai no ambiente artificial e na situação inventada.
c) Outras leituras significativas são o rótulo de um produto que se vai comprar, os preços do bem de consumo, o tíquete do cinema, as placas do ponto de ônibus (...)
d) Ler e escrever são condutas da vida em sociedade. Não são ratinhos mortos (...) prontinhos para ser desmontados e montados, picadinhos (...)
A Questão é Começar Coçar
e comer é só começar. Conversar e escrever também. Na fala, antes de
iniciar, mesmo numa livre conversação, é necessário quebrar o gelo. Em
nossa civilização apressada, o “bom dia”, o “boa tarde, como vai?” já
não funcionam para engatar conversa. Qualquer assunto servindo, fala-se
do tempo ou de futebol. No escrever também poderia ser assim, e deveria
haver para a escrita algo como conversa vadia, com que se divaga até
encontrar assunto para um discurso encadeado. Mas, à diferença da
conversa falada, nos ensinaram a escrever e na lamentável forma mecânica
que supunha texto prévio, mensagem já elaborada. Escrevia-se o que
antes se pensara. Agora entendo o contrário: escrever para pensar, uma
outra forma de conversar.
Assim fomos “alfabetizados”, em obediência a certos rituais. Fomos induzidos a, desde o início, escrever bonito e certo. Era preciso ter um começo, um desenvolvimento e um fim predeterminados. Isso estragava, porque bitolava, o começo e todo o resto. Tentaremos agora (quem? eu e você, leitor) conversando entender como necessitamos nos reeducar para fazer do escrever um ato inaugural; não apenas transcrição do que tínhamos em mente, do que já foi pensado ou dito, mas inauguração do próprio pensar. “Pare aí”, me diz você. “O escrevente escreve antes, o leitor lê depois.” “Não!”, lhe respondo, “Não consigo escrever sem pensar em você por perto, espiando o que escrevo. Não me deixe falando sozinho.”
Pois é; escrever é isso aí: iniciar uma conversa com interlocutores invisíveis, imprevisíveis, virtuais apenas, sequer imaginados de carne e ossos, mas sempre ativamente presentes. Depois é espichar conversas e novos interlocutores surgem, entram na roda, puxam assuntos. Termina-se sabe Deus onde.
(MARQUES, M.O. Escrever é Preciso, Ijuí, Ed. UNIJUÍ, 1997, p. 13).
Observe a seguinte afirmação feita pelo autor: “Em nossa civilização apressada, o “bom dia”, o “boa tarde” já não funcionam para engatar conversa. Qualquer assunto servindo, fala-se do tempo ou de futebol.” Ela faz referência à função da linguagem cuja meta é “quebrar o gelo”. Indique a alternativa que explicita essa função.
a) Função emotiva
b) Função referencial
c) Função fática
d) Função conativa
e) Função poética
Assim fomos “alfabetizados”, em obediência a certos rituais. Fomos induzidos a, desde o início, escrever bonito e certo. Era preciso ter um começo, um desenvolvimento e um fim predeterminados. Isso estragava, porque bitolava, o começo e todo o resto. Tentaremos agora (quem? eu e você, leitor) conversando entender como necessitamos nos reeducar para fazer do escrever um ato inaugural; não apenas transcrição do que tínhamos em mente, do que já foi pensado ou dito, mas inauguração do próprio pensar. “Pare aí”, me diz você. “O escrevente escreve antes, o leitor lê depois.” “Não!”, lhe respondo, “Não consigo escrever sem pensar em você por perto, espiando o que escrevo. Não me deixe falando sozinho.”
Pois é; escrever é isso aí: iniciar uma conversa com interlocutores invisíveis, imprevisíveis, virtuais apenas, sequer imaginados de carne e ossos, mas sempre ativamente presentes. Depois é espichar conversas e novos interlocutores surgem, entram na roda, puxam assuntos. Termina-se sabe Deus onde.
(MARQUES, M.O. Escrever é Preciso, Ijuí, Ed. UNIJUÍ, 1997, p. 13).
Observe a seguinte afirmação feita pelo autor: “Em nossa civilização apressada, o “bom dia”, o “boa tarde” já não funcionam para engatar conversa. Qualquer assunto servindo, fala-se do tempo ou de futebol.” Ela faz referência à função da linguagem cuja meta é “quebrar o gelo”. Indique a alternativa que explicita essa função.
a) Função emotiva
b) Função referencial
c) Função fática
d) Função conativa
e) Função poética
OBS: ENVIAR PARA O EMAIL: prof.eros@yahoo.com.br
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MATEMÁTICA - QUESTÕES DESAFIO
PROFESSOR: ELIAS GONÇALVES
NESTE DESAFIO EM ANEXO, O ALUNO DEVERÁ RESOLVER E ENTREGAR AO PROFESSOR POSTERIORMENTE. Para acessar, clique no link abaixo:
https://drive.google.com/open?id=1sGARQMopu47wWjLYBnE1_kcc9NSYkwe_
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QUÍMICA 3ª ATIVIDADE
PROFESSORA: PAULA FONTES
ATENÇÃO ESTUDANTES!
Pesquisar os modelos atômicos e fazer uma comparação da evolução entre os mesmos.. Em seguida envie suas respostas para o e-mail: frassinettipaula@hotmail.com
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EDUCAÇÃO FÍSICA - 2 ª ATIVIDADE
PROFESSOR: ERALDO GOMES
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS – EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO MÉDIO, 1° ANO
Ginástica
PROPOSTA DE ATIVIDADE
PESQUISE E COPIE EM SEU CADERNO “AS MODALIDADES DA GINÁSTICA COM FINS À CONSCIENTIZAÇÃO CORPORAL”, NO RETORNO ÀS AULAS, A ATIVIDADE SERÁ CONFERIDA.
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FILOSOFIA - 2ª ATIVIDADE
PROFESSORA: MARIA DE JESUS
Atenção Estudante!
Utilize seu livro didático e faça a leitura das páginas 28 a 30 - Conteúdo: os pré socráticos e realize os exercícios da página 31 (QUESTÕES 1. 2. 3. 4. 5). Além disso, responda também as questões propostas abaixo e envie para o e-mail: jesusfreire2010@hotmail.com até o dia 09.04.2020.
Bons Estudos!
Escola Estadual São José 02/04/2020
Aluno(A)________________________ 1º ano _______
Conteúdo:filósofos pré-socráticos
Atividade de filosofia em quarentena
1.Atente ao texto a seguir sobre a filosofia na história:
A história da
filosofia é a exposição crítica e metódica dos principais sistemas e das mais
importantes escolas filosóficas. Seguir o pensamento humano nas diferentes
fases de seu desenvolvimento através das idades, inventariar os esforços e as
tentativas feitas nas diversas épocas, pelas mais poderosas inteligências, para
dar uma solução racional e científica às mais altas questões acerca de Deus, do
homem e do universo, tal é o seu objeto. Como a história de todas as ciências,
também a da filosofia deve ser crítica e metódica.
FRANCA, Leonel. Noções de
História da Filosofia, 1990, p. 19. Disponível em:
filosofiaefilosofiadaeducacao.blogspot.com
Sobre esse assunto, coloque V nas afirmativas Verdadeiras e
F nas Falsas.
( ) Na história da
filosofia, os sofistas operaram uma verdadeira revolução espiritual, deslocando
o eixo da reflexão filosófica do enfoque sobre aquilo que concerne à vida do
homem como membro de uma sociedade para o que concerne à natureza e ao cosmos.
( ) A história da
filosofia moderna é a história do desenvolvimento do cartesianismo em seu
aspecto de idealismo e de mecanicismo.
( ) A filosofia
moderna se caracterizou pela preocupação com as questões do conhecer capazes de
produzir a nova ciência, ou seja, recursos que pudessem proporcionar a passagem
da especulação metafísica para as explicações experimentais.
( ) Na história da
filosofia grega, o período pré-socrático (séc. VII-V a.C.) é aquele em que os
filósofos se preocupam quase exclusivamente com os problemas cosmológicos.
( ) Entre as
filosofias da Antiguidade Greco-latina e as chamadas filosofias modernas, a
transição é a filosofia da Idade Média, na qual o pensamento é dominado pela
religião triunfante – o cristianismo, que como todas as religiões, contém um
certo número de ideias filosóficas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
a) F, F, V,
V, V
b) V, F, V,
V, F
c) F, V, V,
V, V.
d) V, V, F,
F, V.
e) F, F, F, V, V
2.A influência de Sócrates na filosofia grega foi tão
marcante que dividiu a sua história em períodos: período pré-socrático, período
socrático e período pós-socrático. O período pré-socrático é visto como uma
época de formação da filosofia grega, na qual predominavam os problemas
cosmológicos. Ele se desenvolveu em cidades da Jônia e da Magna Grécia. Grandes
escolas filosóficas surgem nesse período e muitos pensadores se destacam. Entre
eles, um jônico, que ficou conhecido como pai da filosofia. Seu nome é:
a) Tales de Mileto
b) Leucipo de Abdera
c) Sócrates de Atenas
d) Parmênides de Eléia
3.A filosofia vai surgir ligada a esses dois tipos de
palavras, isto é, à alétheia e à dóxa. Essa ligação é diferenciada, ou seja,
não será sempre a mesma nos diferentes períodos da filosofia grega. Assim, na
fase inicial, os filósofos procuravam falar nos dois campos: falam como poetas
e adivinhos, isto é, no campo da palavra-verdade, e falam como chefes
políticos, isto é, no campo da palavra persuasão. A seguir, com os filósofos
Pitágoras de Samos e Parmênides de Eléia, afastam a dóxa e fortalecem apenas a
alétheia. No entanto, a partir do desenvolvimento da democracia, sobretudo em
Atenas, um grupo de filósofos novos, os sofistas, afastam a alétheia e
fortalecem exclusivamente a dóxa. Finalmente, com Sócrates e Platão, será feito
um esforço gigantesco (decisivo para todo pensamento ocidental) para colocar a
alétheia no lugar da dóxa. Será o momento em que a filosofia, em vez de
ocupar-se com a origem do mundo e as causas de suas transformações, se
interessará exclusivamente pelos homens, pela vida social e política”
(CHAUÍ, M.
Introdução à História da Filosofia – Dos pré-socráticos a Aristóteles. Volume
I. 1ª ed. – São Paulo: Brasiliense, 1994).
Com base no texto, e em seus conhecimentos sobre o tema,
informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) e, em seguida, assinale a alternativa
correta.
( ) Essas
observações sobre a alétheia e a dóxa nos ajudam a compreender por que a
filosofia nascente, embora sendo uma cosmologia (isto é, uma explicação
racional sobre a origem do mundo e as causas de suas transformações), emprega
um vocabulário político e humano para referir-se o cosmos. É que a linguagem
disponível para a filosofia é a linguagem da pólis e esta é projetada na
explicação da natureza ou do universo.
( ) A palavra dóxa
deriva do verbo dokéo, que significa: 1) tomar o partido que se julga o mais
adaptado a uma situação; 2) conformar-se a uma norma; 3) escolher e decidir. A
dóxa pertence ao vocabulário político da decisão, deliberação e opinião.
( ) Exercício do
pensamento e da linguagem, a filosofia nascente não irá diferenciar-se da
palavra dos guerreiros e dos políticos, pois não possui uma pretensão
específica, deseja apenas argumentar e persuadir.
( ) No pensamento
mítico e na organização sociopolítica que antecede o surgimento da pólis, a
alétheia possui uma relação intrínseca com os procedimentos oraculares e
divinatótios: é a lembrança do que foi contemplado no oráculo e ouvido, ali,
dos deuses, que é a verdade, alétheia.
a)( ) F
– V – F – V.
b)( ) V
– F – V – F.
c)( ) V
– V – F – V.
d)( ) V
– V – F – F.
e)( ) V – F – F – V.
4. Tales foi o iniciador da reflexão sobre a physis, pois
foi o primeiro filósofo a afirmar a existência de um princípio originário e
único, causa de todas as coisas que existem, sustentando que esse princípio de
tudo é a água. Tudo se origina a partir dela. Essa proposta é importantíssima
[…] podendo com boa dose de razão ser qualificada como a primeira proposta
filosófica daquilo que se costuma chamar de começo da formação do universo.
REALE,
Giovanni. História da filosofia. São Paulo: Loyola, 1990.
A passagem do mito à filosofia iniciou-se com os
pré-socráticos. O primeiro deles foi Tales de Mileto, que iniciou o estudo da
cosmologia. A cosmologia é definida como:
a) A investigação racional do agir humano
b) A investigação acerca da origem e da ordem do mundo
c) O estudo do belo na arte
d) O estudo do estado civil e natural e seu ordenamento
jurídico
_____________________________________________________________
GEOGRAFIA - 2ª ATIVIDADE
PROFESSOR: LUIZ ANTÔNIO
Assistir o documentário.
Segundo o documentário responda:
1) Como surgiu o planeta terra?
2) Qual a Importância dos asteroides, meteoros e meteoritos
para nosso planeta?
3) Como se formou a crosta terrestre?
4) Qual a importância das forças tectônicas na composição
geográfica do nosso planeta?
_____________________________________________________________
HISTÓRIA - 2ª ATIVIDADE
PROFESSOR: LUIZ ANTÔNIO
Mesopotâmia 1
Mesopotâmia 2
Mesopotâmia 3
Mesopotâmia 4
Assistam as aulas acima, leiam o capítulo referente à Mesopotâmia em seu livro de história e responda:
1) Quem foi e por que se tornaram importantes?
Gudea:
Sargão:
Assurbanipal:
Hamurabi:
2) Qual a importância do Tigre e do Eufrates para a Mesopotâmia?
3) O que era um Zigurate e pra que eles serviam?
4) Por que as cidades da Mesopotâmia eram Muradas?
Se tiver curiosidade:
trechos da Epopeia de Gilgamesh
Código de Hamurabi
_________________________________________________________________________
Língua Inglesa - 2ª Atividade
Professora: Luciene Santos
PESSOAL!
1. Atividade correspondente a 2 aulas;
2. Período: 01/04/2020 a 08/04/2020;
3. Encaminhe apenas as repostas de forma organizada correspondente a cada numeral (professora.lucienesantos@gmail.com);
4. Sempre retorne ao seu e-mail para ver as minhas considerações;
PROFESSORA: PAULA FONTES
ATENÇÃO ESTUDANTES!
Com base na leitura do conteúdo abaixo, resolvam as seguintes questões sobre: SUBSTÂNCIAS E MISTURAS. Em seguida envie suas respostas para o email: frassinettipaula@hotmail.com
Substâncias e Misturas
A matéria pode ser uma SUBSTÂNCIA PURA ou uma MISTURA.
SUBSTÂNCIA PURA As substâncias puras podem ser classificadas em: SIMPLES e COMPOSTA.
-As substâncias compostas são constituídas por elementos químicos diferentes. Ex: H2O,CO2 e NH3.
-As substâncias simples apresentam um único elemento químico. Ex: H2,Fe2,O3
MISTURAS
Se a matéria for constituída por mais de um tipo de molécula teremos uma mistura. As misturas podem ser classificadas em HOMOGÊNEAS e HETEROGÊNEAS.
A mistura que possui apenas um único aspecto é denominada de homogênea.
Exemplos: Misturas homogêneas: água + álcool ; álcool + gasolina sal + água; oxigênio + hidrogênio.
A mistura que tiver mais de um aspecto será heterogênea.
Misturas heterogêneas: óleo + água ; gasolina + água.
Cada aspecto visível em uma mistura é denominado de FASE.
1- a mistura “água + óleo” possui duas fases, portanto, é mistura bifásica.
2- a mistura “ água + limalha de ferro + sal + pó de serra “ possui três fases então, será uma mistura trifásica.
EXERCÍCIO
01) Representa uma mistura heterogênea o sistema:
a) gasolina e água.
b) álcool e água.
c) gasolina e álcool.
d) água e sal de cozinha.
e) açúcar e água.
02) O que é uma mistura homogênea? Exemplifique.
03)Quais são os tipos de substância pura?
04) Representa uma mistura homogênea e uma substância simples o grupo:
a) água + sal e H2.
b) água + óleo e NaCl.
c) ar atmosférico e H2O.
d) água + álcool e H2O.
e) água + gasolina e H2.
05) Relacione corretamente as colunas a seguir:
Coluna I:
a) Mistura líquida homogênea constituída por duas substâncias.
b) Mistura bifásica formada por três substâncias.
c) Mistura trifásica formada por duas substâncias.
d) Solução líquida.
e) Mistura homogênea constituída por três substâncias.
Coluna I:
I. água + álcool + areia
II. vapor de água + gás carbônico + gás oxigênio
III. sal + água
IV. água + areia + gelo
V.Álcool hidratado
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ATIVIDADE DE MATEMÁTICA
PROFESSOR: ELIAS GONÇALVES
PROFESSOR: ELIAS GONÇALVES
Nesta aula o aluno deverá:
1) Assistir o vídeo clicando em:
DOMÍNIO, CONTRADOMÍNIO E IMAGEM DA FUNÇÃO (Pedido por aluno) - Parte 01
2) Fazer a leitura no livro didático da pagina 42 a pagina 45.
3) Fazer no caderno as Atividades de 11 à 15 da página 46.
OBS.: POSTERIORMENTE OU NA VOLTA AS AULAS AS ATIVIDADES SERÃO COBRADAS PARA NOTA.
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ATIVIDADE DE GEOGRAFIA
PROFESSOR: LUIZ ANTÔNIO
LOCALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO NO ESPAÇO
Escolha dois dos instrumentos abaixo para fazer uma pesquisa:
Luneta
Balhestilha
Quadrante
Astrolábio
Sextante
Bússola
G.P.S. – Global Position System
Obs: O G.P.S. do seu celular não é um G.P.S. de verdade e sim um aplicativo que faz interface entre o posicionamento do celular e mapeamento digital prévio.
Sobre os instrumentos escolhidos você deve relatar:
Quando foi inventado?
Onde Foi Inventado?
Quem Inventou?
Para que serve?
Como Funciona?
ATENÇÃO!!!!
Este Relatório deve ser feito no seu caderno de preferência com Imagens para ilustrar o objeto e seu funcionamento.
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ATIVIDADE DE HISTÓRIA
PROFESSOR: LUIZ ANTÔNIO
PRÉ HISTÓRIA
1° ano
Assista a vídeo aula do link abaixo.
Se quiser saber mais sobre a Evolução Humana assista ao documentário Homo Futurus.
Atividade:
Elabore/Sintetize em até 10 cards/slides um resumo da vídeo aula.
E CONTINUE SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES. FIQUE EM CASA!
ATIVIDADE DE LÍNGUA INGLESA
PROFESSORA: LUCIENE SANTOS
Queridos(as) estudantes:
Ø Esta atividade deverá ser respondida durante a passagem da música que segue;
Ø Sejam sinceros quanto ao preenchimento e logo em seguida poderão consultar quaisquer fontes de pesquisa;
1. Seguem as palavras para completar a música. Ao todo são 10 espaços, indicando o quantitativo de vezes que elas aparecerão.
HANDS (1) – EVERY TIME (2) – MORE TIME (2) – BEFORE (4) - GOD (1)
Dance Monkey
Tones And I
Take your hand, my dear, and place them both in mine
You know you stopped me dead when I was passing by
And now I beg to see you dance just one more time
Ooh, I see you, see you, see you __________
And oh my, I, I, I, I like your style
You, you make me, make me, make me wanna cry
And now I beg to see you dance just one ________
So I say
Dance for me, dance for me, dance for me, oh, oh, oh
I've never seen anybody do the things you do _______
They say
Move for me, move for me, move for me, ay-ay-ay
And when you’re done I'll make you do it all again
I said: Oh my God, I see you walking by
Take my ________, my dear, and look me in my eyes
Just like a monkey, I've been dancing my whole life
And you just beg to see me dance just one more time
Ooh, I see you, see you, see you _____________
And I, I, I, I like your style
You, you make me, make me, make me wanna cry
And now I beg to see you dance just one ____________
So they say
Dance for me, dance for me, dance for me, oh, oh, oh
I’ve never seen anybody do the things you do before
They say
Move for me, move for me, move for me, ay-ay-ay
And when you're done I'll make you do it all again
They say
Dance for me, dance for me, dance for me, oh ohoh, oh-oh, oh-oh
I've never seen anybody do the things you do _____________
They say
Move for me, move for me, move for me, ay-ay-ay
And when you're done I'll make you do it all again
Ooh, ooh, ooh, ooh, ooh
(Do it all again, do it all again, do it all again)
Oh-oh, oh-oh, oh
Ooh, ooh, ooh, ooh, ooh-ooh
(Do it all again, do it all again, do it all again)
Ooh, ah-ah, ah-ah
They say
Dance for me, dance for me, dance for me, oh ohoh
I've never seen anybody do the things you do __________
They say
Move for me, move for me, move for me, ay-ay-ay
And when you're done I’ll make you do it all again
They say
Dance for me, dance for me, dance for me, oh ohoh, oh-oh, oh-oh
I’ve never seen anybody do the things you do ________
They say
Move for me, move for me, move for me, ay-ay-ay
And when you're done I’ll make you do it all again
Allagain
2- Escreva 10 verbos contidos na música com sua respectiva tradução.
3- Responda de acordo com o texto:
A) Há uma ação que a pessoa do texto solicita para que sempre faça repetidas vezes. Que é essa ação
B)Que significado está por trás da música sobre o relacionamento entre ela e seu público ?
C)Transcreva 2 passagens da música que são várias vezes repetidas e diga qual foi o objetivo?
D)Qual é o ritmo dessa música?
E)A gravadora convidou um artista pernambucano para fazer uma versão oficial em ritmo de brega funk. Quem é o DJ?
Sobre a artista:
A)Qual é a sua nacionalidade?
B)Quais temas ela aborda em suas músicas?
ATENÇÃO!
Atividade correspondente a esta semana (23 a 27/03/2020).
Data final para o envio : 01/04/2020
Encaminhe as respostas com seu nome e turma para o meu email:
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ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA
Profª Renata Glayce
Clique no link a seguir, assista ao vídeo que trata da Consolidação da Sociedade Global: https://www.youtube.com/watch?v=Ju5mnuG4KH8
Responda em seu caderno as seguintes questões:
1- Quais foram os antecedentes históricos à globalização?
2- Quais os contrastes da globalização? E como atinge a nossa vida, nos aspectos econômicos, políticos, sociais e culturais?
3- O processo de globalização está sendo bom ou ruim para a maioria das pessoas no planeta? Justifique sua resposta.
4- Cite 3 aspectos positivos e 3 aspectos negativos da globalização em sua vida.
5- O que você entendeu sobre a formação da cultura brasileira x globalização?
6- Quais as implicações ambientais da globalização?
IMPORTANTE LEMBRAR! FIQUE EM CASA. NOSSAS POSTURAS DETERMINARÃO OS RUMOS DESSA PANDEMIA.
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ATIDADE DE FÍSICA
PROFESSOR: DANIEL FREITAS
https://educacao.uol.com.br/disciplinas/fisica/cinematica-1-entenda-o-que-sao-velocidade-e-aceleracao-escalar-media.htm?cmpid=copiaecola
Após a leitura convido a desenvolver um resumo do que foi compreendido e posteriormente elabore quatro questões, ou mais, e responda-as de acordo com o texto proposto. (Envie para o e-mail: danielthazinho@gmail.com até o dia 31/03/2020)
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COMPONENTE CURRICULAR LÍNGUA PORTUGUESA/LITERATURA/PRODUÇÃO TEXTUAL
PROFESSOR: EROS BIONDINNI
Prezados estudantes, como estamos vivenciando o Conteúdo da Variação Linguística é importante que saibam que existem mais de 200 milhões as pessoas falam português em todo o mundo. Assim não existe uma unidade linguística, pois só no Brasil temos mais de duzentas línguas faladas em diversas partes do país, temos sobreviventes das antigas nações indígenas e comunidades de imigrantes estrangeiros que até hoje mantém viva a língua de seus ancestrais. Por este motivo gostaria que me respondessem as seguintes questões em me enviassem através do grupo do WhatsApp ou e-mail disponível ao final desta atividade. Vamos entrar nessa discussão, gostaria muito a opinião de vocês!
1. Você conhece alguma pessoa brasileira que tem um sotaque diferente? Como é o sotaque?
2. Já se perguntou de onde ele herdou essa maneira de falar?
3. Você sabe por que as pessoas falam de diferentes maneiras?
Após a discussão convido todos a Assistirem ao Vídeo disponível em:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/8971/linguas.wmv?sequence=1 e a responderem as seguintes questões:
1. Com base no vídeo Língua, quais especificidades podemos perceber sobre a língua portuguesa? Quais são os países que falam a língua portuguesa?
2. A Língua Portuguesa é inflexível? Justifique com base nas informações do vídeo.
3. A Língua Portuguesa é idêntica em todos os países falantes?
Após a discussão façam a leitura do texto, Millôr Fernandes
Tem aí meia dúzia de urnigos (1), na calada da noite, arquitetando um plano pra “unificação” da língua portuguesa. Escrevi o trecho abaixo em português de Portugal pra vocês verem como será fácil essa unificação.
(1. Palavra portuguesa que significa o que significa.) [...]
UNIFICAÇÃO LINGUÍSTICA, QUE CLAREZA!
Estava a conduzir meu automóvel numa azinhaga com um borracho muito gira ao lado, quando dei com uma bossa na estrada de circunvalação que um bera teve a lata de deixar. Escapei de me espalhar à justa. Em havendo um bufete à frente, convidei a chavala a um copo. Botei o chiante na berma e ordenamos ao criado de mesa, uma sande de fiambre em carcaça eu, e ela um miau. O panasqueiro, com jeito de marialva paneleiro, um chalado da pinha, embora nos tratando nas palminhas, trouxe-nos a sande com a carcaça esturrada (e sem caganitas!), e, faltando-lhe o miau, deu-nos um prego duro.”
Fonte: Millôr Fernandes. Revista: Isto é Senhor, 19/06/1991, p.8. Adaptado
Após a leitura do texto,
1. O texto apresenta uma variedade linguística, a variante do português de Portugal. O que você percebeu de diferente nessa língua?
2. O título já sugere o tema principal do texto?
3. Qual é a crítica que Millôr Fernandes realiza no texto acima?
4. De que maneira ele realiza essa crítica?
Fiquem atentos ao prazo de entrega: 31/03/2020
Que poderá ser feita pelo e-mail: prof.eros@yahoo.com.br
Ou através do Grupo do Whatsapp: 1º Ano A e D - LP Remota – entre no grupo através do link: http://abre.ai/1lpremota
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ATIVIDADE DE QUÍMICA
PROFESSORA: PAULA FONTES
Pesquisem e realizem uma leitura sobre número de massa e número atômico em alguns sites, em seguida responda a atividade:
Enviar as respostas para o email: frassinettipaula@hotmail.com até o dia 31.03.2020
Escola São Jose
Aluno(a):
Serie: 1 ano
Prof:Paula Fontes
Atividade de Química
1) Indique o número de prótons, nêutrons e elétrons que existem, respectivamente, no átomo de mercúrio 80200Hg:
a) 80, 80, 200.
b) 80, 200, 80.
c) 80, 120, 80.
d) 200, 120, 200.
e) 200, 120, 80.
2) Um íon de certo elemento químico, de número de massa 85, apresenta 36 elétrons e carga +1. Qual é o número atômico desse íon?
a) 35.
b) 36.
c) 37.
d) 49.
e) 85.
3)Complete a tabela:
Nº Atômico(Z)
|
Nº de Massa(A)
|
Nº de prótons
|
Nº de elétrons
|
Nº de nêutrons
| |
20Ca41
|
21
| ||||
18Ar
|
40
| ||||
17Cl
|
18
| ||||
Fe56
|
26
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4) Qual o número de prótons, nêutrons e elétrons do íon Br -, sabendo que o número atômico do bromo é 35 e o número de massa é 80?
5) Analise cada uma das afirmativas seguintes e verifique se é verdadeira (V) ou falsa (F).
a) a massa de um próton é maior que a de um elétron. ( )
b) a massa de um átomo está principalmente na eletrosfera. ( )
c) Z é o número de massa de um elemento. ( )
d) Z é o número de cargas positivas do núcleo. ( )
e) a carga elétrica de um próton é positiva e a de um elétron é negativa. ( )
6) (MACK) Indique a alternativa que completa corretamente as lacunas do seguinte período: “Um elemento químico é representado pelo seu ___________, é identificado pelo número de __________ e pode apresentar diferente número de __________ .”
a) nome – prótons – nêutrons.
b) nome – elétrons – nêutrons.
c) símbolo – elétrons – nêutrons.
d) símbolo – prótons – nêutrons.
e) símbolo – – elétrons – nêutrons.
b) nome – elétrons – nêutrons.
c) símbolo – elétrons – nêutrons.
d) símbolo – prótons – nêutrons.
e) símbolo – – elétrons – nêutrons.
7)Identifique em cátion ou ânions os átomos a seguir:
a) Ca+2 c)F-1
b)O-2 d)Na+1
PROJETO DE VIDA E EMPREENDEDORISMO
Olá pessoal,estou enviando a atividade de PVE. Façam a leitura e escutem a música para poder responder o questionário.
Bons estudos e boa semana!!!
Não esqueçam FIQUEM EM CASA!!! SE PROTEJAM!!!
ABRAÇOS,
ERALDO GOMES.
Escola São Jose
Aluno(a): ____________________________________________
Serie: 1 ano
Prof: ERALDO GOMES
Atividade de Projeto de vida
1)Leia e responda:
Até Quando
Gabriel, o Pensador
Não adianta olhar pro céu
Com muita fé e pouca luta
Levanta aí que você tem muito protesto pra fazer
E muita greve, você pode, você deve, pode crer
Não adianta olhar pro chão
Virar a cara pra não ver
Se liga aí que te botaram numa cruz e só porque Jesus
Sofreu não quer dizer que você tenha que sofrer!
Até quando você vai ficar usando rédea?!
Rindo da própria tragédia
Até quando você vai ficar usando rédea?!
Pobre, rico ou classe média
Até quando você vai levar cascudo mudo?
Muda, muda essa postura
Até quando você vai ficando mudo?
muda que o medo é um modo de fazer censura
Até quando você vai levando? (Porrada! Porrada!!)
Até quando vai ficar sem fazer nada?
Até quando você vai levando? (Porrada! Porrada!!)
Até quando vai ser saco de pancada?
Você tenta ser feliz, não vê que é deprimente
O seu filho sem escola, seu velho tá sem dente
Cê tenta ser contente e não vê que é revoltante
Você tá sem emprego e a sua filha tá gestante
Você se faz de surdo, não vê que é absurdo
Você que é inocente foi preso em flagrante!
É tudo flagrante! É tudo flagrante!!
A polícia
Matou o estudante
Falou que era bandido
Chamou de traficante!
A justiça
Prendeu o pé-rapado
Soltou o deputado
E absolveu os PMs de Vigário!
A polícia só existe pra manter você na lei
Lei do silêncio, lei do mais fraco
Ou aceita ser um saco de pancada ou vai pro saco
A programação existe pra manter você na frente
Na frente da TV, que é pra te entreter
Que é pra você não ver que o programado é você!
Acordo, não tenho trabalho, procuro trabalho, quero trabalhar
O cara me pede o diploma, não tenho diploma, não pude estudar
E querem que eu seja educado, que eu ande arrumado, que eu saiba falar
Aquilo que o mundo me pede não é o que o mundo me dá
Consigo um emprego, começa o emprego, me mato de tanto ralar
Acordo bem cedo, não tenho sossego nem tempo pra raciocinar
Não peço arrego, mas onde que eu chego se eu fico no mesmo lugar?
Brinquedo que o filho me pede, não tenho dinheiro pra dar!
Escola! Esmola!
Favela, cadeia!
Sem terra, enterra!
Sem renda, se renda! Não! Não!!
Muda que quando a gente muda o mundo muda com a gente
A gente muda o mundo na mudança da mente
E quando a mente muda a gente anda pra frente
E quando a gente manda ninguém manda na gente!
Na mudança de atitude não há mal que não se mude nem doença sem cura
Na mudança de postura a gente fica mais seguro
Na mudança do presente a gente molda o futuro!
Até quando você vai ficar levando porrada,
até quando vai ficar sem fazer nada
Até quando você vai ficar de saco de pancada?
Até quando?
Escute a música, Até quando, após responda as questões:
Agora, individualmente, responda às perguntas abaixo:
a) Você acredita que as pessoas, quando se unem em prol de alguma causa, conseguem
mudar uma realidade? Se sim, você conhece algum exemplo?
b) Se você fosse defender uma causa social, qual seria? Por quê?
c) Você desenvolve algum tipo de trabalho voluntário? Se sim, qual?
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1ª semana da quarentena
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUASTECNOLOGIAS – EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO MÉDIO, 1° ANO
Ginástica: Ginásticas Localizadas, confrontando-a com as atividades das Ginásticas Aeróbicas
O QUE É A GINÁSTICA LOCALIZADA
A ginástica localizada são exercícios que utilizam de movimentos repetitivos e focados em determinados grupos musculares, cada seção de repetição deve ser separada por uma pausa para o descanso dos músculos.
Além da definição dos músculos a ginástica localizada proporciona um bom condicionamento físico, força, flexibilidade e resistência e melhora o sistema respiratório e a coordenação motora.
Na ginástica localizada são usados vários equipamentos como os alteres pesos de perna e bastões para aumentar o trabalho muscular realizado nas aulas, os alteres, são usados normalmente para realizar os exercícios para os braços, ombros, peito e costas os bastões e pesos são para trabalhar as pernas, panturrilha e glúteos.
EXERCÍCIOS DA GINÁSTICA LOCALIZADA
A ginástica localizada possui uma série de exercícios que envolvem músculos específicos do corpo, mas antes do iniciar os exercícios é preciso realizar alongamento para preparar e aquecer os músculos e depois do treino para relaxar e evitar dores. Os exercícios são divididos em dois grupos, membros superiores e membros inferiores, realizando os exercícios por meio de séries.
As séries possuem repetições e intervalos de 40 a 60 segundos. Primeiro são trabalhados os membros superiores começando pelos tríceps e seguindo com bíceps, ombros, peitoral e costas. São trabalhados também os músculos abdominais depois os membros inferiores que são as coxas, glúteos e panturrilha.
São usados pesos durante a ginástica localizada, porém a quantidade vai depender de cada pessoa e do seu condicionamento físico. É normal começar com pouco peso e depois ir aumentando aos poucos, conforme for avançando.
BENEFÍCIOS DA GINÁSTICA LOCALIZADA
1. Melhora da postura: por possuir um grande acervo de exercícios, a ginástica localizada treina o corpo todo de forma equilibrada, contribuindo para uma melhor postura.
2. Ajuda no aumento e/ou preservação da massa muscular: a ginástica localizada é uma boa pedida, seja para ganhar massa ou manter a que você já possui, o que traz vantagens não só do ponto de vista estético, mas também para a saúde de uma forma geral.
3. Melhora das habilidades psicomotoras: com exercícios variados, a ginástica localizada pode contribuir para a melhora da agilidade, do equilíbrio e da coordenação.
4. Prevenção a possíveis lesões: quando feita de forma correta e frequentemente, a ginástica localizada ajuda a reduzir e amortecer possíveis lesões do cotidiano, já que os músculos ficam mais fortes e protegem tendões e ligamentos.
5. Melhora do condicionamento físico e da qualidade de vida: como outras atividades físicas, a ginástica localizada tira a pessoa do sedentarismo e proporciona melhor condicionamento, não só para a pessoa se exercitar, mas para realizar todas as suas atividades do dia a dia. Tudo isso proporciona ainda uma melhor qualidade de vida.
6. Ajuda no emagrecimento: como outras atividades, a ginástica localizada é uma boa aliada no processo de emagrecimento. Ela proporciona fortalecimento dos músculos e, assim, maior perda de gordura, além de ajudar a modelar o corpo e auxiliam o sistema cardiorrespiratório.
QUALIDADES FÍSICAS EMPREGADAS
Atualmente, com as novas técnicas de aula influenciadas principalmente pela musculação, as qualidades físicas que podem ser desenvolvidas com a Ginástica Localizada são:
Resistência muscular localizada
Resistência ao lactato
Aumento da capacidade cardiorrespiratória
Força
Hipertrofia muscular
Flexibilidade
Resistência ao lactato
Aumento da capacidade cardiorrespiratória
Força
Hipertrofia muscular
Flexibilidade
A característica física trabalhada está diretamente ligada ao objetivo específico da aula.
DIVISÃO DE UMA AULA DE GINÁSTICA LOCALIZADA
Atualmente, a divisão, mais utilizada em uma sessão de Ginástica Localizada é:
AQUECIMENTO
PARTE PRINCIPAL
EXERCÍCIOS DE SOLO
RELAXAMENTO E VOLTA À CALMA
PARTE PRINCIPAL
EXERCÍCIOS DE SOLO
RELAXAMENTO E VOLTA À CALMA
AQUECIMENTO
Têm duração de Aproximadamente 10 minutos. É composto por exercícios de pré-aquecimento musculares de baixa intensidade e alongamentos. Os movimentos devem ser feitos de maneira suave e pouca amplitude, visando uma adaptação músculo-articular e orgânica, preparando-se para elevação gradual da frequência cardíaca e do esforço muscular. Deve ser direcionado aos grupamentos de maior exigência durante a sessão de treinamento. O aumento metabólico deve ser lento e gradual.
PARTE PRINCIPAL
É a parte mais importante da aula, onde serão trabalhados os grandes grupos musculares. Têm duração de aproximadamente entre 30 e 40 minutos e caracteriza-se pela alta intensidade e aumento significativo dos parâmetros fisiológicos. Utiliza implementos como halteres, caneleiras e barras para exercitar os grandes grupos musculares, tais como Membros inferiores, Membros superiores e Tórax.
EXERCÍCIOS DE SOLO
São caracteristicamente exercícios para o Abdômen, Glúteos e Adutores. São utilizadas normalmente sobrecargas como caneleiras para aumentar a intensidade do esforço e têm em média 15 a 20 minutos.
RELAXAMENTO E VOLTA À CALMA
São exercícios de alongamento de leve intensidade e baixa amplitude articular, também conhecida como parte regenerativa da aula. Têm em média 5 a 10 minutos e deve obedecer a uma desaceleração gradual dos parâmetros fisiológicos, tais como a frequência cardíaca. Nesta parte da aula você deverá proporcionar ao aluno uma recuperação lenta e gradual, reduzindo assim o grau de excitação proporcionado pela parte principal da aula.
MATERIAL UTILIZADO NAS AULAS
Atualmente existe uma gama de materiais que auxiliam no desempenho do trabalho numa aula de Ginástica Localizada. A criatividade do profissional poderá muito ajudar na elaboração de rotinas que proporcionarão um excelente resultado, tanto estético como fisiológico. Dentre estes materiais estão:
Halteres
Barras com anilhas
Caneleiras
Elásticos
Steps
Barras fixas e paralelas
Colchonetes
Barras com anilhas
Caneleiras
Elásticos
Steps
Barras fixas e paralelas
Colchonetes
EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO (DEIXE NO SEU CADERNO)
1º) O que é a ginástica localizada?
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2º) Quais os 6 principais benefícios da ginástica localizada?
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3º) Quais as qualidades físicas desenvolvidas na ginástica localizada?
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4º) Em que partes geralmente se divide atualmente uma aula de ginástica localizada?
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5º) Quais os principais materiais utilizados nas aulas de ginástica localizada?
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