2º ano C









ATIVDADE DE GEOGRAFIA
PROFESSORA: MARIA DE JESUS


Conteúdo: Energia no mundo atual
https://m.youtube.com/watch?v=RdoNHT9v-Q8
Assista o vídeo e leia seu livro didático páginas 145 a 148
Escreva no seu caderno seu entendimento do vídeo com a leitura no seu livro didático

Na página 149 do seu livro responda os exercícios 1, 2, 3, 4, e 5




ATIVIDADE DE PVE
PROFESSOR: EDIVAN

Para acessar a atividade segui o link a baixo:  

https://drive.google.com/open?id=1TKFKGwgreocl6UtjhClhb74qr3GrvjQw


ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSORA: JOSILENE


*Produção textual* . Após  a leitura do texto  de relato pessoal Macambúzio  no livro didático 38 na aula anterior. 
Há outros gêneros de relato nas páginas 42 e 43. 
Escolha um gênero e produza um relato pessoal. Na página 45, tem algumas instruções que você poderá seguir. Tirem foto e enviem no Whatsapp.



ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSORA: JOSILENE



Leitura. Livro didático:  Relato de experiências vividas. texto: Macambúzio, páginas 38 e 39.
Responder às questões relativas ao texto: do 1° ao 7° quesitos. 

Páginas 39 a 40. Façam as atividades e quando o WhatsApp estiver formado tire fotos e enviem.



ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSORA: JOSILENE

Livro didático: Ler Realismo Naturalismo: páginas: 188 a 193.  
Responder às questões das páginas:189, 190,194.




ATIVIDADE DE MATEMÁTICA
PROFESSORA: VIRGÍNIA

Para a acessar a atividade segue o link a baixo: 


https://drive.google.com/open?id=1iwgsi7jItQ9TqRYJeul9Dn-1Hi6a5jug


ATIVIDADE DE MATEMÁTICA
PROFESSORA: VIRGÍNIA

Para a acessar a atividade segue o link a baixo:

https://drive.google.com/open?id=1iwgsi7jItQ9TqRYJeul9Dn-1Hi6a5jug


ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSOR: ERALDO



LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS – EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO MÉDIO, 2° ANO
Ginástica: Identificar, sistematizar, ampliar e aprofundar práticas alternativas de ginásticas: Yoga

YOGA

Yoga ou ioga, significa controlar, unir. É um termo de origem sânscrita, uma língua presente na Índia, em especial na religião hinduísta. Yoga é um conceito é uma filosofia, que trabalha o corpo e a mente, através de disciplinas tradicionais de quem a pratica.
Yoga é relacionada ao budismo e ao hinduísmo, com práticas como exercícios e meditação para trabalhar a parte física e também a mente. Existem diversos ramos do yoga, como a raja-ioga, carma-ioga, jnana-ioga, bacti-ioga e hata-ioga, e cada uma delas possui ações e atividades diferentes para trabalhar com os indivíduos.
Yoga é uma filosofia de vida que tem sua origem na Índia, há mais de 5000 anos, e atualmente é conhecido não apenas como uma filosofia de vida, mas também como sistema holístico que trabalha o corpo e a mente ao mesmo tempo. A yoga trabalha as emoções, ajuda as pessoas a agir de acordo com seus pensamentos e sentimentos, além de trazer um profundo relaxamento, concentração, tranquilidade mental, fortalecimento do corpo físico e o desenvolvimento da flexibilidade.

→ Os benefícios do yoga:

  • Conquista e manutenção de uma boa saúde no geral;
  • Melhora de doenças e problemas respiratórios;
  • Diminuição da ansiedade;
  • Melhora do sono;
  • Melhora da disposição e bem-estar;
  • Flexibilidade;
  • Tônus muscular;
  • Autoconhecimento e paz interior;
  • Melhora nos relacionamentos (consigo mesma e com os outros).

EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO
1º) A partir da leitura do texto acima, resuma o que é a yoga?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2º) Quais os diversos ramos da yoga?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3º) Quais os benefícios da yoga?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________






ATIVIDADE DE LÍNGUA INGLESA
PROFESSORA: LUCIENE

Para acessar as orientações e a atividade segue o link a baixo: 



https://drive.google.com/open?id=1BWC64Eus34s0mzC6p-3hlXEgzJhkQqfW



ATENÇÃO ESTUDANTES!






Nos dias 22/04 e 23/04 acontecerá a entrega dos Cartões/Alimentação para os pais e/ou responsáveis os alunos identificados na relação nominal postada anteriormente, de acordo com os horário descritos a seguir: 

22/04 

Manhã
08:00  às 09:30 h  EJA eTravessia
10:00  às 11:00 h  6 º Anos

Tarde
13:00  às 13:30 h  9 º Anos
13:40  às 15:30 h  1 º Anos

23/04

Manhã

08:00 às 09:30 h 8 º Anos
09:40 às 11:00 h 2 º Anos

Tarde

13:00 às 14:00 h 7 º Anos
14:20 às 15:30 h 3 º Anos 









ATIVIDADE DE BIOLOGIA
PROFESSORA: ANDREA MELO

ATENÇÃO ESTUDANTES!


Para acessar a atividades e orientações, clique no link abaixo:



ATIVIDADE DE GEOGRAFIA
PROFESSORA: MARIA DE JESUS

Atividade no Livro didático
Conteúdo: Mobilidade no meio urbano no Brasil
Páginas: 139 a 141
Exercícios página: 142 : 1, 2 3
                                 143: 1, 2, 3, 4



ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA
PROFESSORA: ADRIANE


Atividade de Sociologia 2 ano
Enviar as respostas para o seguinte E- mail: adriane.valeria@hotmail.com
Leia a página 252 no capitulo 10 do seu livro de sociologia e realize a seguinte pesquisa.
1°) Entre em sites dos partidos políticos do Brasil e procure conhecer as propostas de cada um deles. Anote as principais características, e quais grupos procuram representar e quais suas principais bandeiras.  



ATIVIDADE DE FÍSICA
PROFESSOR: DANIEL


De acordo com a última vídeo aula elaborar um exercício com 5 questões e responder.


ATIVIDADE DE PVE
PROFESSORA: RENATA


COMPONENTE CURRICULAR – PROJETO DE VIDA E EMPREENDEDORISMO
ENSINO MÉDIO, 2° ANO
AS CONCEPÇÕES DE AMBIÇÃO

TER AMBIÇÃO É BOM, MAS É IMPORTANTE SABER O QUE FAZER COM ELA

Quem nunca sonhou ou desejou algo na vida? Um emprego melhor, casa, carro, estabilidade financeira. Sonhos, desejos, ambição são inerentes a qualquer pessoa, contudo, para alcançá-los, é necessário esforço. Nesta aula isso é traduzido em sistematização das ações, a partir de metas e prazos definidos.
Desde cedo o jovem naturalmente nutre desejos com os quais estão diretamente ligados a ambição e o esforço. O intuito é mostrar ao jovem que ele pode ou deve ter desejos e ambições e, ao mesmo tempo, orientá-lo a respeito das ações a serem tomadas na busca por suas conquistas, ao introduzir e fortalecer valores éticos e morais importantes no mundo competitivo em que se vive hoje.



Texto 1

O despertar da ambição
(Texto publicado na seção Comportamento da Revista Isto é, de 12 de fevereiro de 2010)

Ambição não é uma característica importante apenas para a vida profissional. Afinal, investir também no lado pessoal é o que garante a felicidade – e não apenas o sucesso. Ainda menina, a estilista Maria Zeli, 61 anos, descobriu a importância do dinheiro. Aos 10 anos, cobrava das irmãs para arrumar suas unhas e cabelos.
Com o que ganhava, comprava tecido e mandava fazer vestidos na costureira. Por sua conta, bordava flores, pérolas. Vinda do interior de São Paulo, chegou à capital paulista para trabalhar como educadora e estudar pedagogia. As colegas se encantavam com suas roupas, e ela logo transformou seu talento em negócio. Comprou diferentes peças e vendeu tudo às amigas no mesmo dia. Reinvestiu o dinheiro em mais roupas. Até que, em 1975, abriu sua primeira butique na edícula dos fundos de casa. Hoje, a maison que leva seu nome fica em Moema, bairro nobre, e começa a formatar um plano de franquias. Seus vestidos de festa e de noivas custam, em média, R$ 1 mil. Maria Zeli é bem-sucedida profissionalmente, mas elege as filhas como sua maior conquista. “Adoro ser mãe”, afirma, referindo-se a Patrícia, 37 anos, a Vanessa, 36, e a Nicole, 16. A mais velha é também dona de uma loja. A do meio trabalha junto com Maria Zeli. A caçula se prepara para estudar moda. Nicole nasceu quando a estilista já estava com 45 anos e com a carreira estabilizada. “Queria muito ser mãe novamente. Tive três abortos naturais antes”, conta ela que não se sentiria realizada se não tivesse conseguido concretizar sua ambição pessoal. “Fui perseverante em tudo. A sorte também veio, mas como merecimento pela honestidade e pela batalha diária”, acredita.



Texto 2

Um ambicioso pedreiro
(conto chinês)

Há muitos anos, na terra de Zhuang, havia um pedreiro muito habilidoso cuja fama até já tinha chegado às regiões vizinhas.
Um dia, um homem muito rico o mandou fazer uma obra. O pedreiro, quando lá chegou, ficou extremamente impressionado com o luxo que havia naquela casa, nas vestimentas e nas sedas e brocados, na mesa repleta dos mais diversos e saborosos petiscos, na quantidade de empregados etc. Invejoso, abandonou o trabalho e só pensava na maneira de vir a ser, ele também, um homem muito rico.
Ora, os deuses imortais ouviram os seus desejos e fizeram dele um homem muito rico. Ao se ver assim, de repente, ele ficou louco de alegria.
Mas, um belo dia, passou diante de sua casa um mandarim sentado numa cadeirinha carregada pelos seus criados. Por onde ia era aclamado pelas pessoas que se inclinavam dando-lhe passagem. Mas o pedreiro, todo inchado no seu orgulho de "novo rico", recusou a inclinar-se para saudar o mandarim, dizendo baixinho: "Não tenho eu também tantos servos como ele? Por que teria então de me inclinar diante dele?"
Por azar, o mandarim o ouviu e, estupefato com tal insolência, ordenou aos seus homens que o prendessem e lhe dessem uma bela surra depois de multá-lo.
Depois disso, o pedreiro só gemia e se queixava dizendo:
- Ai! Ai! Ser rico não é nada, ser mandarim é melhor ainda. E desde então, só pensava numa forma de se tornar um grande mandarim.
Acontece que os deuses imortais acabaram ouvindo seus desejos e fizeram dele um grande mandarim. O pedreiro mais uma vez ficou louco de alegria. Porém, usando mal seu poder como mandarim, tratava o povo com tirania, provocando ira e ódio de todos.
Um dia, quando contornava uma colina com seus homens, ele viu um grupo de encantadoras jovens zhuang. E com a cobiça de um tigre diante de um rebanho de ovelhas, mandou apanhá-las. Mas os gritos das mulheres foram tantos que surgiram camponeses de todos os lados com machados, enxadas e foices, avançando por cima dos homens do mandarim. Acabaram por dispersar os outros e amarrar o mandarim levando-o para o centro da aldeia e dando-lhe uma excelente sova. Depois dessa aventura, o pedreiro ficava arrepiado só de ouvir falar dos camponeses zhuang, e murmurava pelos cantos: "Os mandarins não são nada perto dos camponeses zhuang!" Novamente os deuses imortais ouviram seu desejo e satisfizeram-no.
Ao tornar-se um camponês zhuang, o antigo pedreiro ia todos os dias trabalhar nas encostas das montanhas. Era verão, e o sol queimava-lhe os miolos. Creio que, por estar um pouco com miolo mole, foi que nosso pedreiro começou a desejar dia e noite ser ele mesmo um sol.
Sim: nada menos que um sol! E os deuses imortais fizeram dele um sol. Preso ao céu ele lançava raios de "fogo" que toda gente receava, e ele se divertia com seu poder. Ora, um belo dia, uma nuvem avançou com muita rapidez e escondeu o sol.
- E eu que julgava que o sol era o mais poderoso! Exclamou o pedreiro, com certo despeito. – Ora, afinal, ele não é nada perto de uma nuvem!
E como acontecera anteriormente, tanto ele desejou que acabou se tornando uma nuvem – leve, livre e solta nos céus. Mas um belo dia, sem perceber, veio um vento forte e o desfez num abrir e fechar de olhos. Do pequeno pedaço que sobrou, que mal aproveitava a liberdade do céu, podiam-se ouvir as reclamações do pedreiro, que agora queria ser vento. E assim foi até um dia o vento bater numa rocha, e descobrir que por mais que soprasse, as rochas das altas montanhas eram o seu obstáculo. Tornou-se então uma rocha, e imóvel ficou um bom tempo na encosta de uma bela montanha. Até que, um dia, um grupo de pedreiros descobriu que aquela pedra servia exatamente para o seu trabalho. Então, começaram a cortá-la. À vista disso, o pedreiro pediu ajuda aos deuses imortais.
- Não foram boas as razões que te fizeram sair de sua condição primeira. É melhor que tu voltes a ela!
Desiludido de suas aventuras, ele parou de cobiçar a torto e direito. E resolveu se dedicar com afinco ao seu trabalho, sem julgar e invejar a vida alheia. Os seus clientes aumentaram dia a dia. Tornou-se, então, um notável pedreiro que era tido em consideração por toda gente de sua terra, e de terras vizinhas.
Ele muito aprendeu com tudo aquilo. Porém guardava no seu coração suas aventuras e desventuras, que com o passar do tempo foram se tornando suas preciosas pedras de sabedoria.




PROPOSTAS PARA REFLEXÃO

a) O conto chinês e a reportagem da revista 'Isto é' trazem duas vertentes populares da palavra ambição. Quais são estas vertentes? Aponte no texto passagens que atestam o seu ponto de vista.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Qual a sua concepção de ambição?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c) Relate alguma ambição passada que se tornou realidade. Diga de onde surgiu seu desejo. O que você acha que o ajudou a conseguir o que desejava?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

d) Você já teve algum desejo que foi alterado ao longo do tempo? O que o levou a mudá-lo?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

e) Sobre as respostas que você deu a respeito das alternativas acima, quais as conclusões que você pode extrair delas?


__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


_____________________________________________________________________
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSOR: ERALDO


LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS – EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO MÉDIO, 2° ANO
Ginástica: Identificar, sistematizar, ampliar e aprofundar práticas alternativas de ginásticas: Pilates

PILATES

Pilates é uma forma de exercício, desenvolvido por Joseph Pilates no início do século XX, enfatizando o desenvolvimento equilibrado do corpo através dos núcleos força, flexibilidade e consciência, a fim de apoiar movimentos graciosos e eficientes.
Chamado primeiramente de "contrologia", o Pilates é um tipo de atividade física que busca o controle do músculos do corpo, fortalecendo a musculatura e melhorando seu tônus, além de conferir maior flexibilidade ao corpo. Hoje, alguns médicos a consideram uma forma de terapia, por ser um exercício individualizado. A técnica é mais próxima a um exercício de força e é conhecida por melhora do contorno corporal, além de trazer mais força, ajustar a postura e melhorar a musculatura do centro do corpo, chamada de core.
O Pilates pode ser praticado por qualquer pessoa que deseje experimentar esse tipo de atividade física. Tanto que ele é amplamente indicado para pessoas com problemas articulares, lesões após atividade físicas e outros problemas de saúde. O Pilates é um método que estimula o corpo de forma global durante cada exercício, visando aumentando de mobilidade, flexibilidade força e tônus muscular.
Para tanto, ele faz uso principalmente da respiração e de movimentos que usam o peso do corpo ou o auxílio/resistência das molas em seus aparelhos.
Com isso, ele traz alguns benefícios como:
Melhora da postura: A consciência corporal obtida com o Pilates e o foco nos músculos do centro do corpo (conhecidos como core) fazem com que as curvas naturais da coluna sejam respeitadas, o que melhora a postura. Com isso, o exercício pode reduzir dores nas costas.
Aumento do tônus muscular: Os exercícios do Pilates trabalham com a contração e força dos músculos, além de sua flexibilidade. Com isso, as fibras musculares são rompidas e reconstruídas, possibilitando a troca de massa gorda por muscular e um melhor contorno corporal, com redução de medidas.
Maior mobilidade articular: Como os exercícios trabalham o corpo de forma global, as articulações também são estimuladas, o que torna o corpo mais móvel e facilita os movimentos do dia a dia.
Alívio de tensões: Por focar na respiração e na concentração na hora de executar um movimento, o Pilates pode ajudar na redução do estresse. Esse benefício é incrementado pelo ambiente em que o exercício é realizado: normalmente salas tranquilas e com som ambiente agradável e calmo.
Evolução da marcha e corrida: Como movimentos globais são estimulados durante o Pilates, isso faz com que movimentos comuns, como a caminhada, se tornem mais simples e melhor executados.
Além disso, por meio da reeducação da respiração e da concentração adquiridas no método, correr pode se tornar uma atividade mais prazerosa e com resultados mais rápidos. Além disso, a consciência corporal desenvolvida no Pilates auxilia o equilíbrio do corredor e o alinhamento do corpo.
Incremento da flexibilidade: Os exercícios voltados para este benefício são aqueles que enfatizam o alongamento global do corpo. Trabalhando a extensão de músculos e articulações, percebemos mudanças positivas em atividades como amarrar os sapatos e vestir as calças, por exemplo.

EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO

1º) O que é o PILATES?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2º) O que busca ou propõe o Pilates?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3º) Quais os principais benefícios do Pilates?


_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



ATIVIDADE DE LÍNGUA INGLESA
PROFESSORA: LUCIENE



ATENÇÃO:
  1. Atividade para o período 13/04  a 19/04;
  2. Envie para o meu e-mail: professora.lucienesantos@gmail.com;
  3. Faça um outro envio, não encaminhe com o email já enviado;
  4. Envie apenas as respostas;
  5. Não se esqueça, primeiramente, de colocar o seu nome, série e turma;
  6. Se você tem whatsapp, informe o seu número, a partir daí, enviarei um link e você deverá aceitar a inclusão para o grupo;



Atividade referente a hístória em quadrinhos.



1 – Assinale a alternativa correta:
a) A palavra separate, presente na terceira cena, é um verbo.
b) A fala do garoto, na primeira cena, poderia ser reescrita como I’m not sure how is our relationship working out.
c) A frase I don’t know, na segunda cena, não poderia ser substituído por beast me!
d) A frase do you think we should see other people?, na segunda cena, se trata de uma pergunta indireta.
2 – Assinale a alternativa incorreta:
a) A palavra first, na terceira cena, se trata de um advérbio.
b) Don’t, na terceira cena, se trata de uma contração entre do e no.
c) Don’t, na terceira cena, se trata de um verbo auxiliar do tempo verbal simple present (present simple).
d) A frase Do you think we should seee other people?, na segunda cena, poderia ser reescrita como Do you think we ought to see other people?
3 – Da tirinha, depreende-se que:
a) A palavra Instagram, na terceira cena, faz as vezes de um adjetivo.
b) O casal possui contas separadas, na rede social Instagram.
c) A rede social Instagram é a grande vilã, na relação do casal.
d) O casal preza por uma vida social agitada.
4 – Podemos afirmar em relação à tirinha:
a) A tirinha faz um apelo para que casais mantenham contas individualizadas em redes sociais.
b) A tirinha sugere que é preferível ter uma vida virtual similar à vida real.
c) A tirinha tece críticas ao uso excessivo de redes sociais.
d) A tirinha enaltece a opção por manter perfis em redes sociais.
5 – É corretor afirmar que:
a) A garota se mostra desinteressada na proposta de manter contato com outras pessoas (além de elas mesmas).
b) A preocupação do casal reside no fato de eles não manterem contato com outras pessoas (além de elas mesmas).
c) O garoto, na primeira cena, demonstra preocupação com a garota.
d) A garota, na terceira cena, culpa a rede social Instagram pela condição por qual passam.



ATIVIDADE DE QUÍMICA
PROFESSORA: PAULA



• Pesquisar sobre propriedades coligativas e deixar no caderno. Quando voltarmos darei o visto.


MATEMÁTICA - 13/04/2020
PROFESSORA: ANNE VIRGÍNIA


Atenção Estudantes!



Para acessar a atividade, clique no link abaixo:

https://drive.google.com/open?id=1A8aTlnrNcZhB9rlm0TYnmpkx66j-Io7H



Lembro a necessidade de responderem a atividade e enviarem com urgência para o e-mail  anne_cruzv@hotmail.com  

NÃO ESTAMOS DE FÉRIAS! É ISOLAMENTO SOCIAL E VOCÊS PRECISAM REALIZAR AS ATIVIDADES PESSOAL.

____________________________________________________________________

CARTÃO ALIMENTAÇÃO!

Segue a lista com o nome dos estudantes que a princípio, receberão o cartão alimentação do Governo do Estado de Pernambuco. Aqueles estudantes que não constam dessa lista, devem aguardar as orientações da Secretaria de Educação de Pernambuco. Em breve publicaremos o dia e local para que você possa receber o seu cartão.
Grata


Equipe Gestora


Série
Estudante
2C
GABRIEL ANGELO MONTEIRO FERREIRA

GILBERTO CAETANO DA SILVA JÚNIOR

GREITIANE MARINA SANTOS DE ANDRADE

HAMONIÊ WANDERLEY MOREIRA DA SILVA

HELLEN CAROLINY DE LIMA SILVA

MARIA CLARA OLIVEIRA DA SILVA

MARIA VITÓRIA FIRMINO DOS SANTOS

MARILIA DANIELA PRAZERES DA SILVA
___________________________________________________________________

ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSORA: JOSILINE

Assistir o vídeo: variação linguística: https://youtu.be/OWkrebsp8Ng e transcrever no caderno a letra da música de Luiz Gonzaga Asa Branca usando uma linguagem formal.
_____________________________________________________________________
GEOGRAFIA - 3ª ATIVIDADE
PROFESSORA: MARIA DE JESUS

Atenção Estudantes!

Assistam ao documentário sobre os indicadores da população brasileira disponível no link abaixo e faça um breve resumo em seu caderno. Em breve utilizaremos para outras atividades.

https://m.youtube.com/watch?v=TMNulMYchm0


____________________________________________________________________
LÍNGUA PORTUGUESA - 3ª ATIVIDADE
PROFESSORA: JOSILENE VICENTE

Leia o texto sobre o caranguejo-uçá para responder à questão .

O caranguejo-uçá vive nos manguezais e sua reprodução ocorre de dezembro a abril. Nessa época, os caranguejos saem das tocas para acasalamento e liberação de ovos. Durante esse período, chamado “andada”, ocorre o defeso. Nesses dias, são proibidos, além da captura, a manutenção em cativeiro, o beneficiamento, o transporte, a industrialização, a comercialização, o armazenamento dos caranguejos-uçá, bem como das partes isoladas (desfiado, puãs, pinças e garras) de qualquer origem, conforme orientações da Prefeitura de Vila Velha para o primeiro defeso de 10 a 15 de janeiro.

Considere as afirmativas sobre a preservação dessa espécie de caranguejo.
I - Essa espécie é fundamental para a sobrevivência de outras espécies do manguezal.
II - Preserva a cadeia alimentar.
III - Prejudica a sobrevivência de catadores dessa espécie, pois a cata de caranguejo é uma atividade extrativista.
IV - É desnecessária, pois essa espécie destrói o manguezal.

São verdadeiras as afirmativas:
A) I e II.
B) I e III.
C) I e IV.
D) II e III.
E) II e IV.
___________________________________________________________________________

PVE - 2ª ATIVIDADE
Professora: Renata Glayce

Faça um breve relato sobre você em seu caderno, responda  essas questões em forma de texto.

Qual o seu sonho? Parece possível de se realizar? Como e através de quais recursos?

Aonde você quer chegar? Quais etapas você vislumbra para alcançar esse objetivo? Em quanto tempo?

Quais são os seus pontos fortes e fracos? Em que você precisa melhorar e como?

Quais os valores nos quais você se apoia e que irá te orientar no caminho?

Algo mudou do ano passado pra cá em sua vida? O que e como?

Quais as barreiras que lhe impede de realizar seu Projeto de Vida?
___________________________________________________________________________

QUÍMICA 3ª ATIVIDADE
PROFESSORA: PAULA FONTES


ATENÇÃO ESTUDANTES!

Responda as questões e em seguida envie suas respostas  para o e-mail:  frassinettipaula@hotmail.com


Concentração molar
1)Calcule a concentração molar de uma solução que apresenta 0,4 mol de KNO3 em 500ml de solução.
Concentração em massa

1)Em um balão volumétrico adicionaram-se 20g de KBr e água suficiente para 250ml de solução.  Calcule a concentração da solução em g/l. 
______________________________________________________________


EDUCAÇÃO FÍSICA - 2 ª ATIVIDADE
PROFESSOR: ERALDO GOMES

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS – EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO MÉDIO, 2° ANO
Ginástica


PROPOSTA DE ATIVIDADE

                PESQUISE E COPIE EM SEU CADERNO “AS MODALIDADES DA GINÁSTICA COM FINS PREVENTIVOS”, NO RETORNO ÀS AULAS, A ATIVIDADE SERÁ CONFERIDA.

_________________________________________________________________
BIOLOGIA - 3ª ATIVIDADE
PROFESSORA: ANDREA MELO


Prezados estudantes do 2º Ano!

Como auxílio para o entendimento do assunto abordado e também para a execução das atividades propostas, é necessário que:

- Consultem o capítulo 24   páginas : 211 até 222 do livro, para responderem as atividades   e também acessem o  link do vídeo para que possam assisti-lo no You Tube:

- Para que suas atividades possam ser avaliadas evalidadas em termo de notas, solicito que enviem as respostas para o seguinte e-mail : andreamelo376@gmail.com



 ESCOLA SÃO JOSÉ
Aluno (a)________________________________________________
Série:  2º Ano Turma: __________  Data: _____/ _____ /______

         Atividade de Biologia sobre: Reprodução I Bimestre

1- Nos ovários, a cada mês, ocorre o desenvolvimento de um folículo, que libera a célula germinativa feminina normalmente na metade do ciclo menstrual. Esse processo, que ocorre em virtude da ruptura da parede do folículo, é chamado de

A) menstruação. B) ovulação. C) menarca. D) gametogênese. E) menopausa.


2 - A vasectomia é um método contraceptivo que impede a liberação dos espermatozoides na ejaculação. Nesse processo, é realizada uma secção em qual parte do sistema genital masculino? 

A) Uretra. B) Pênis. C) Testículo. D) Epidídimo. E) Ducto deferente.


3 -A fecundação ocorre:
a) em qualquer uma das trompas.
b) no fundo do útero.
c) geralmente no ovário esquerdo.
d) na porção mais interna da vagina.
e) geralmente no ovário direito.


4 -O processo de união dos núcleos do óvulo e do espermatozoide é chamado de:

a) segmentação      b) estrobilização        c) fecundação      d) nidação           e)mutação


5-Desde a sua origem até a fecundação do óvulo, o espermatozoide humano segue o seguinte trajeto:
a) testículo, epidídimo, canal deferente, uretra, vagina, útero, tuba uterina.
b) testículo, uretra, canal deferente, epidídimo, vagina, útero, tuba uterina.
c) epidídimo, testículo, canal deferente, uretra, útero, vagina, tuba uterina.
d) testículo, próstata, epidídimo, canal deferente, uretra, vagina, útero, tuba uterina, ovário.
e) canal deferente, testículo, epidídimo, uretra, vagina, útero, ovário.


6 -O esperma normal é composto de:
a) espermatozoides unicamente.
b) espermatozoides e líquido seminal.
c) espermatozoides, líquido seminal e líquido prostático.
d) espermatozoides, líquido seminal, plasma e líquido prostático.
e) espermatozoides, sangue, linfa, líquido seminal e líquido prostático.


7 -O uso de preservativo masculino ("camisinha") tem sido amplamente divulgado e estimulado nos dias de hoje. Várias são suas indicações, como:

01. evitar doenças como sífilis e gonorreia.
02. controle de natalidade.
04. bloqueio da produção de gametas masculinos.
08. prevenção da Aids.
16. controle da ovulação.

* Dê como resposta a soma dos números associados às alternativas corretas.
a) 8b) 11c) 10d) 14e) 15



8 -O esquema a seguir representa, de modo simplificado, uma seção vertical de algumas estruturas do abdome de uma mulher.
Marque a alternativa que contém os itens que fazem parte do sistema reprodutor feminino.
a) 1 – Bexiga; 2 – Uretra.
b) 7 – Ânus.
c) 3 – Tuba (Trompa) uterina; 4 – Ovário; 5 – Útero; 6 – Canal vaginal.
d) 2 – Uretra; 6 – Canal vaginal; 7 – Ânus.
e) Todos os itens fazem parte do sistema reprodutor feminino.


9 -O esquema a seguir representa, de forma simplificada, o sistema reprodutivo de um homem.




* No esquema, qual o nome da estrutura indicada pela seta e sua respectiva função:
a) Glândula seminal, cuja função é produzir uma secreção para nutrição dos espermatozoides.
b) Epidídimo, cuja função é produzir espermatozoides.
c) Glândula bulbouretral, cuja função é secretar um líquido para limpeza da uretra, antes da passagem do esperma, e para lubrificação do pênis para a relação sexual.
d) Bexiga, cuja função é armazenar urina.
e) Próstata, cuja função é produzir uma secreção alcalina para neutralizar a acidez da uretra e da vagina.


* Utilize a figura abaixo para as questões 10 e 11.



10 - Num processo judicial de paternidade duvidosa, uma mulher, grávida de dois meses, acusou um homem, anteriormente vasectomizado, como o responsável pela sua gravidez.
A prova visual da vasectomia poderá ser obtida caso se constate uma interrupção na região indicada por:
a) 1.           b) 2.                 c) 3.                     d) 4.                         e) 5


11 - Marque a alternativa que faz a correlação correta do nome das estruturas indicadas no esquema e suas respectivas funções.
Estruturas
1. Vesículas seminais
2. Próstata
3. Uretra
4. Canal deferente
5. Epidídimo

Função
I. Canal comum ao sistema urinário e reprodutor masculino, por onde o sêmen é expelido para o meio externo.
II. Ligar o epidídimo ao duto ejaculatório.
III. Local onde os espermatozoides terminam seu amadurecimento e ficam armazenados até a sua eliminação.
IV. Produção de secreção para nutrição dos espermatozoides e hormônios responsáveis pelo peristaltismo do canal ejaculador.
V. Produção de secreção alcalina para neutralizar a acidez da uretra e da vagina.

a) 1. IV; 2. I; 3. II; 4. III; 5. V.
b) 1. IV; 2. V; 3. I; 4. II; 5. III.
c) 1. I; 2. II; 3. III; 4. IV; 5. V.
d) 1. V; 2. IV; 3. II; 4. I; 5. III.
e) 1. V; 2. IV; 3. III; 4. I; 5. II.


______________________________________________________________________________ 
GEOGRAFIA - 2ª ATIVIDADE
PROFESSORA: MARIA DE JESUS


Atenção Estudante! 

Assistam as vídeo aulas disponíveis nos links abaixo e, em seguida, aprofundem suas pesquisas para responderem as questões propostas abaixo.  Envie as respostas para o e- mail: jesusfreire2010@hotmail.com   até o dia 09.04.2020  


https://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaHumana/Populacao/populacao4.php

https://m.youtube.com/watch?v=X1wFLifH14Y

https://m.youtube.com/watch?v=SfIZYAivzHo



Escola Estadual São José      02/04/2020
Aluno(A)________________________ 2º ano _______
Prof.ª Mª de Jesus
        Conteúdo: Movimentos populacionais                      
Atividade de geografia em quarentena

1. “Muitos colonos gaúchos e catarinenses estão ajudando na conquista de uma nova fronteira agrícola: a região de Dourados, responsável por 50% da produção de soja de Mato Grosso do Sul. Rondônia, nossa última fronteira, recebeu, nos últimos três anos, cerca de 200.000 migrantes. Só 10% de sua população economicamente ativa nasceu ali.” (Jornal da Tarde,de 16/5/81)
Identifique, no mapa abaixo, a seta que corresponde à direção do fluxo populacional descrito no texto anterior.

a) 5             b) 3                  c) 3                           d) 1                   e) 4

Com a leitura do texto justifique sua resposta.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2.Dos imigrantes que vieram para o Brasil, a maior contribuição populacional foi dada pelos:
a) portugueses e japoneses
b) italianos e alemães
c) alemães e espanhóis
d) japoneses e espanhóis
e) portugueses e italianos

3.Na segunda metade do século XIX, o Brasil recebeu um grande contingente imigratório. Um dos grupos de imigrantes se destaca por ter participado da fundação de várias cidades, tais como: Blumenau, Joinville, São Leopoldo e Novo Hamburgo. O texto refere-se aos imigrantes:
a) italianos
b) franceses
c) alemães
d) espanhóis
e) portugueses

4.Migrações pendulares são:
a) movimentos ligados a atividades pastoris;
b) movimentos da população rural em direção aos grandes centros urbanos;
c) troca de imigrantes entre as grandes regiões;
d) deslocamento maciço de populações urbanas em direção ao campo;
e) movimentos diários de trabalhadores entre o local de residência e o local de trabalho.

5.Um fenômeno urbano, visto especialmente nas grandes cidades. Esse processo ocorre na medida em que milhões de pessoas que compõem o PEA (População Economicamente Ativa) deixam suas residências antes do horário comercial para chegar ao trabalho e, no final da tarde, ou do expediente, voltam para casa. Esse processo significa simples fluxos populacionais que não configuram propriamente como migração, isso porque não se trata de uma transferência definitiva e sim momentânea. Existem vários casos que se enquadram. Entre eles está o fluxo de boias-frias que residem geralmente na cidade e se deslocam até o campo onde desenvolvem suas atividades, de pessoas que moram em uma determinada cidade e trabalham em outra, além de viagens de final de semana, feriados e férias. Decorrente desse fenômeno, ocorre nos grandes centros urbanos a hora de rush, que são determinados horários do dia nos quais os trabalhadores se aglomeram no trajeto tanto para chegar ao trabalho como para regressar a casa. Outro tipo de fluxo é o commuting, pessoas que moram em um determinado país e se deslocam para outro para trabalhar ou procurar uma ocupação.
(Adaptado de: . Acesso em: 13 jul. 2013.)

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o tipo de migração descrita no texto.
a) Êxodo rural.
b) Migração espontânea.
c) Migração pendular.
d) Migração inter-regional.
e) Migração intra-regional.

6.Observe a imagem:


As famílias chegadas a Santos com passagens de 3ª classe, tendo pelo menos 3 pessoas de 12 a 45 anos, sendo agricultores e destinando-se à lavoura do estado de São Paulo, como colonos nas fazendas ou estabelecendo-se por conta própria em terras adquiridas ou arrendadas de particulares ou do governo, fora dos subúrbios da cidade, podem obter a restituição da quantia que tiverem pago por suas passagens.
Adaptado de O imigrante, nº 1, janeiro de 1908

A publicação da revista O imigrante fazia parte das ações do governo de São Paulo que tinham como objetivo estimular, no final do século XIX e início do XX, a ida de imigrantes para o estado. Para isso, ofereciam-se inclusive subsídios, como indica o texto.

Essa diretriz paulista era parte integrante da política nacional da época que visava à garantia da:
a) oferta de mão de obra para a cafeicultura
b) ampliação dos núcleos urbanos no interior
c) continuidade do processo de reforma agrária
d) expansão dos limites territoriais da federação

7. Leia com atenção
Pau de Arara
Luiz Gonzaga

Quando eu vim do sertão,
seu môço, do meu Bodocó
A malota era um saco
e o cadeado era um nó
Só trazia a coragem e a cara
Viajando num pau­ de­ arara
Eu penei, mas aqui cheguei (bis)
Trouxe um triângulo, no matolão
Trouxe um gonguê, no matolão
Trouxe um zabumba dentro do matolão
Xóte, maracatu e baião
Tudo isso eu trouxe no meu matolão

A letra da música pode ser relacionada a qual fenômeno social?
a) Aglomeração.
b) Conurbação.
c) Êxodo Rural.
d) Hipertrofia do Terciário.
e) Transumância.
_________________________________________________________________
2 ª ATIVIDADE DE INGLÊS
PROFESSORA: LUCIENE






2 ª ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSORA: JOSILENE

Ler o livro Iracema de José de Alencar e fazer um resumo no caderno.  Segue o link onde você encontrará:



SOCIOLOGIA- 2º ATIVIDADE
PROFESSORA: ADRIANE VALÉRIA

Leia o capítulo 6 do seu livro de Sociologia e em seguida responda as questões abaixo:

a)Estabeleça as diferenças entre cultura e civilização
b)Destaque as bases das ideologias racistas e explique suas distinções

c)Que processos levam a formação de uma identidade cultural?

______________________________________________________________________
FILOSOFIA - 2ª ATIVIDADE
PROFESSOR: LUIZ ANTÔNIO


Olá, estudante.

Vamos pensar em Direitos Humanos? Considerando a resposta de cada um/a como positiva convido-o (a) a pensar em temáticas, situações, experiências e vivências que afetam a sociedade em seu dia a dia.

Quero relembrar que a “Educação em Direitos Humanos (EDH), está alicerçada no respeito e proteção à dignidade da pessoa humana, compreende o conjunto de práticas educativas fundamentadas nos Direitos Humanos, tendo como objetivo formar o sujeito de direito”.

Assim sendo, coloque a cabeça para pensar. Refletir é preciso!

Tema PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO

OBJETIVOS: Refletir sobre os tipos de preconceito existentes na Escola.
                      Compreender a necessidade de se respeitar a diversidade humana.

TEXTO DE APOIO:: Preconceito, Racismo e Discriminação no contexto escolar.



SUGESTÃO DE ATIVIDADE

1.    Leia o texto abaixo

ERA VEZ UMA SALA DE AULA

Era uma vez uma sala de aula. Lá tem todo tipo de gente: tem a Júlia, baixinha e calma (que só fica nervosa quando a chamam de baixinha), tem a Laura, um pouco maluca, divertida e engraçada, e tem a Giovana, bem mais alta que eu…
Tem muita gente. Tem Jhonatan, tem Augusto, William e tem até o Gustavo, um garoto negro, baixinho e esperto (que, é claro, sou eu).
Nessa sala tem todo tipo de coisa, só não tem uma coisa: preconceito. Todo mundo é diferente, e é isso que é bom.
A diferença de altura da Júlia para a Giovana, por exemplo, nem importa. As duas são amigas. O fato de o William ser negro e o Augusto ser branco também não muda nada. Os dois têm até uma coisa em comum: amam jogar “Minecraft”.
As diferenças só deixam as pessoas mais interessantes, não tem motivo para preconceito!
Sem falar que, por dentro, somos todos iguais, só muda o caráter. As pessoas não devem julgar pelas aparências. Todos temos defeitos, mas também temos qualidades.
GUSTAVO GOMES, 11, colunista da “Folhinha”

QUESTÕES PARA PENSAR E RESPONDER:

a)    A sala de aula de Gustavo se parece com a sua? De que forma?
b)    Como o Gustavo se identifica no texto?
c)    Por que não existe preconceito na sala de Gustavo? Como ele e seus amigos entendem as diferenças?
d)    Pense em 4 amigos e em que eles são diferentes? As diferenças entre você e eles importa?

e)    Você concorda com a frase “As pessoas não devem julgar pelas aparências”? Explique o porquê.

2 – Leia a tirinha abaixo:


 a)    Armandinho conversa com seu pai sobre o Preconceito. Eles comparam o preconceito à:
(a) um inseto
(b) um sofrimento
(c) uma doença
(d) um desvio de caráter

b)    O Preconceito é algo que pode ser transmitido? Como?
c)    O pai de Armandinho explica ao filho que Preconceito tem cura. De que forma podemos tratar o Preconceito?

3 - Por uma sociedade menos preconceituosa e mais acolhedora. 

Fonte: Ziraldo. Cartilha dos Direitos Humanos (2008, p. 4)

a)    Diante da figura acima e da frase “todos têm direito a ser diferentes…” faça uma reflexão e escreva, em poucas linhas, o que você pensa sobre isso.
b)    O que é para você uma sociedade sem discriminação?
c)    Finalmente, é para ser igual ou para ser diferente?
____________________________________________________________________________


HISTÓRIA - 2ª ATIVIDADE
PROFESSOR: LUIZ ANTÔNIO


Interiorização da colonização portuguesa

Assistir a vídeo aula

1) Quais as principais atividades que promoveram a interiorização da colônia portuguesa na América?
2) Quais as questões e problemas ligados aos limites e fronteiras das terras portuguesas e espanholas? Como tais questões foram resolvidas?
3) Caracterize as atividades do:
Vaqueiro:
Bandeirante:
 ___________________________________________________________________________
MATEMÁTICA 
PROFESSORA: ANNE VIRGINIA

Atenção Estudantes!

Em função da suspensão das aulas ocasionadas pela Pandemia e, de acordo com o que vínhamos estudando, resolva as seguintes questões contante neste link: https://drive.google.com/open?id=1XozJ7OrecOPmhFtloRCnsHd1WbqgCyjt

Em seguida envie as respostas para o e-mail: anne_cruzv@hotmail.com até o dia 07.04.2020.

Se puder... SIGA AS RECOMENDAÇÕES E FIQUE EM CASA! 
_______________________________________________________________________________

QUÍMICA 2ª ATIVIDADE
PROFESSORA: PAULA FONTES

ATENÇÃO ESTUDANTES!

Com base no que já estudamos, resolvam as seguintes questões sobre: concentração. Envie suas respostas  para o e-mail:  frassinettipaula@hotmail.com  até o dia 07.04.2020.

01)Uma solução com 340g de cloreto de sódio com 200ml. Determine a concentração em g/L.

02) Uma solução foi preparada dissolvendo-se 4,0 g de cloreto de sódio (NaCl) em 2,0 litros de água. Qual é a concentração da solução final?
a)      2g/L
b)      4g/L
c)      6 g/L
d)      8 g/L
e)      10 g/L

03) (UFSCAR - SP) Soro fisiológico contém 0,900 gramas de NaCℓ, massa molecular=58,5g/mol, em 100 mL de solução aquosa. A concentração do soro fisiológico, expressa em mol/L, é igual a:
 a) 0,009
b) 0,015
c) 0,100
d) 0,154
e) 0,900

4) (Vunesp-2000) Sabendo-se que a massa molar do lítio é 7,0g/mol, a massa de lítio contida em 250mL de uma solução aquosa de concentração 0,160mol/L de carbonato de lítio é:
a) 0,560g.
b) 0,400g.
c) 0,280g.
d) 0,160g.
e) 0,080g.

05)Calcule a fração em massa(título em massa) de sacarose com 36g dissolvida em 59g de água.


06) Calcule o título e a porcentagem em massa de uma solução feita a partir da dissolução de 368 g de glicerina, C3H8O3, em 1600 g de água.
______________________________________________________________________________
ATIVIDADE DE BIOLOGIA
PROFESSORA: ANDREA MELO


Prezados estudantes do 2º Ano, como auxílio para o entendimento do assunto abordado e também para a execução das atividades propostas, é necessário que:

- Leiam o texto contido aqui no material de Biologia (AS PRINCIPAIS DOENÇAS AGRAVADAS PELA FALTA DE SANEAMENTO BÁSICO

 

- Acessem os links abaixo  para que possam assistir os vídeos.



- Para que suas atividades possam ser avaliadas evalidadas em termo de notas, solicito que enviem as respostas para o seguinte e-mail : andreamelo376@gmail.com

AS PRINCIPAIS DOENÇAS AGRAVADAS PELA FALTA DE SANEAMENTO BÁSICO


A destinação inadequada do esgoto e a falta de tratamento da água que consumimos são focos de diversas doenças causadas por organismos patogênicos que se desenvolvem em ambientes insalubres. Além disso, a falta de saneamento contribui para o agravamento de epidemias, deixando a população mais exposta a vírus e bactérias que desencadeiam enfermidades potencialmente fatais.
A maioria das doenças frequentemente associadas à precariedade nos sistemas de coleta e tratamento de esgoto, bem como no acesso à água potável, é causada por cistos, larvas ou parasitas provenientes de fezes e fluidos humanos a que a população sem acesso ao saneamento está constantemente em contato. Conheça, a partir de agora, 8 dessas doenças e veja como evitá-las!

1. Diarreia por Escherichia coli
Essa bactéria, normalmente encontrada em nossos intestinos, é eliminada naturalmente nas fezes. Algumas linhagens, no entanto, são capazes de causar diarreia, sobretudo em crianças e bebês. A contaminação se dá a partir da ingestão de alimentos ou água contendo as bactérias (transmissão fecal-oral), podendo ser evitada pela:
- higienização ou cozimento de frutas, verduras, legumes e carnes;
- fervura da água;
- adoção de bons hábitos de higiene.

2. Disenteria bacteriana
Causada pela bactéria Shigella, essa doença tem a diarreia como principal sintoma. Os casos mais leves regridem espontaneamente, mas é preciso estar atento à desidratação. Medidas de higiene na cozinha e ao usar o banheiro são fundamentais para prevenir a disenteria. Evitar o contato com águas não tratadas é essencial.

3. Febre Tifóide
Essa doença é causada pelo consumo de água ou alimentos contaminados com a bactéria Salmonellaenterica sorotipo Typhi. Seus sintomas mais comuns são mal-estar, dor de cabeça, dores abdominais, vômitos e diarreia com sangue. Em casos extremos, pode ocorrer a perfuração do intestino, levando a óbito. Muitos pacientes se tornam portadores crônicos da bactéria, eliminando microrganismos nas fezes e na urina sem apresentar sintomas, o que contribui para a disseminação da doença.

4. Cólera
Causada pela bactéria Vibriocholerae, a Cólera é caracterizada por uma intensa diarreia na forma de água de arroz. Se não controlada, a intensa desidratação pode levar à morte. A contaminação se dá pelo consumo de água ou alimentos contaminados com o microrganismo.
5. Leptospirose
Causada pela bactéria Leptospira, essa doença infecciosa é transmitida ao homem pela urina de roedores. Sua propagação normalmente ocorre em enchentes, quando a urina dos animais presente nos esgotos se mistura com a enxurrada. O contágio se dá pelo contato da água contaminada com a pele, causando sintomas como febre, dores no corpo, vômitos, diarreia, icterícia e alterações urinárias.

6. Hepatite A
A Hepatite A é uma doença viral transmitida pela via fecal-oral. Em alguns casos, a infecção sequer produz sintomas. Outras vezes, os sinais são tão leves que a doença nem é diagnosticada. Os quadros mais comuns incluem fadiga, náuseas e vômitos, dor abdominal, febre e icterícia. Por mais que a cura seja espontânea na maioria das vezes, sua forma fulminante pode levar rapidamente à morte.

7. Verminoses
A infecção por vermes normalmente se dá pela ingestão de água ou alimentos contaminados, mas pode ocorrer também penetração do parasita por ferimentos na pele. Os sintomas mais associados à presença de vermes no intestino são dores abdominais, enjoo, mudança do apetite, falta de disposição, fraqueza, diarreia e vômitos.

8. Arboviroses
As doenças transmitidas por insetos vetores, tais como Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela, são favorecidas pela presença de locais adequados para a procriação dos mosquitos. A melhora da drenagem das águas pluviais, um dos pontos mais importantes da nossa Política Nacional de Saneamento Básico, exerce, portanto, papel fundamental na prevenção dessas enfermidades.
Como reduzir todas essas doenças simultaneamente? A resposta está no saneamento básico, com a promoção da qualidade de vida e a geração de impactos significativos para a economia. Priorizar a saúde da população é um passo importante para uma sociedade mais equilibrada e produtiva. Nada disso é possível sem um serviço de saneamento de qualidade.


ATIVIDADE DE BILOGIA SOBRE: SANEAMENTO BÁSICO (ATIVIDADE 2)

Aluno (a):____________________________________
Série:2º ANO   Turma:______   Data:___/___/___

* ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA
1 - Muitas doenças, como a dengue, estão relacionadas com a água porque seus vetores completam seu ciclo no meio aquático. Todas as doenças a seguir possuem vetores que se desenvolvem na água, exceto:
a) Febre amarela
b) Zika
c) Malária
d) Leptospirose
e) Chikungunya


2 - (Enem 2012) Medidas de saneamento básico são fundamentais no processo de promoção de saúde e qualidade de vida da população. Muitas vezes, a falta de saneamento está relacionada com o aparecimento de várias doenças. Nesse contexto, um paciente dá entrada em um pronto atendimento relatando que há 30 dias teve contato com águas de enchente. Ainda informa que nesta localidade não há rede de esgoto e drenagem de águas pluviais e que a coleta de lixo é inadequada. Ele apresenta os seguintes sintomas: febre, dor de cabeça e dores musculares.
Disponível em: http://portal.saude.gov.br. Acesso em: 27 fev. 2012 (adaptado).

Relacionando os sintomas apresentados com as condições sanitárias da localidade, há indicações de que o paciente apresenta um caso de
a) difteria.
b) botulismo.
c) tuberculose.
d) leptospirose.
e) meningite meningocócica.


3 - Entre as recomendações a seguir, qual não é eficaz na proteção contra doenças relacionadas com a água?
a) Lavar sempre as mãos.
b) Ter bons hábitos de higiene.
c) Usar sempre camisinha.
d) Evitar andar em locais com enchentes.
e) Não deixar água parada.

4 -Qual das doenças a seguir não apresenta a ingestão de água contaminada como forma de transmissão?
a) Hepatite.
b) Giardíase.
c) Esquistossomose.
d) Rotavírus.
e) Cólera.

5- (Enem 2011) Durante as estações chuvosas, aumentam no Brasil as campanhas de prevenção à dengue, que têm como objetivo a redução da proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue.
Que proposta preventiva poderia ser efetivada para diminuir a reprodução desse mosquito?

a) Colocação de telas nas portas e janelas, pois o mosquito necessita de ambientes cobertos e fechados para a sua reprodução.
b) Substituição das casas de barro por casas de alvenaria, haja vista que o mosquito se reproduz na parede das casas de barro.
c) Remoção dos recipientes que possam acumular água, porque as larvas do mosquito se desenvolvem nesse meio.
d) Higienização adequada de alimentos, visto que as larvas do mosquito se desenvolvem nesse tipo de substrato.
e) Colocação de filtros de água nas casas, visto que a reprodução do mosquito acontece em águas contaminadas.


6 - (Unesp)Municípios do Nordeste atingidos pelas chuvas sofrem com doenças
O fim das enchentes não significa que o perigo acabou. Cresce o risco de proliferação de doenças nos 95 municípios alagoanos e pernambucanos afetados pelos temporais. Em alguns municípios, a rede de abastecimento de água foi destruída. O contato direto da população com a água e a lama deixa os sanitaristas preocupados.
(www.globo.com/jornalnacional. Adaptado.)

Na situação colocada, dentre as doenças que mais imediatamente preocupam os sanitaristas, pode-se citar:
a) difteria, tifo e tuberculose.
b) tétano, giardíase e leishmaniose.
c) leptospirose, hepatite e diarreia.
d) hepatite, difteria e leishmaniose.
e) diarreia, dengue e toxoplasmose.

7- (UFPB) O Brasil hoje apresenta um quadro peculiar em relação ao perfil epidemiológico da população. Problemas de saúde considerados de países desenvolvidos, como câncer, convivem com problemas de saúde característicos de países subdesenvolvidos, a exemplo de parasitoses. Nesse contexto, um conjunto de fatores, como falta de condições sanitárias adequadas, ausência de água tratada e descuido com a higiene pessoal podem levar ao surgimento de:
a) Doença de Chagas.
b) Malária.
c) Amebíase.
d) AIDS.

e) Tuberculose.
______________________________________________________________________
ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA
PROFESSORA: ADRIANE VALÉRIA

ATENÇÃO ESTUDANTES!

Para não perdermos o ritmo dos estudos, convido-o a fazer leitura do capítulo 05 de seu livro didático e responder as questões propostas.  Deixe-as em seu caderno para apresentação ao professor na volta as aulas.

SIGA AS ORIENTAÇÕES E FIQUE EM CASA!

a) O que é terceirização? Como estas podem impactar nas novas relações de trabalho?

b) Qual o perfil do novo trabalhador brasileiro?


c) O que podemos compreender a partir da análise da charge contida na página 151 do seu livro didático?
_____________________________________________________________________________

ATIVIDADE DE BIOLOGIA
PROFESSORA: ANDREA MELO

CONTEÚDO: SANEAMENTO BÁSICO

Prezados estudantes do 2º Ano!
Como auxílio para o entendimento do assunto abordado e também para a execução das atividades propostas, segue um texto na própria atividade e também os links de alguns vídeos para que possam assisti-los e assim, aprimorarem seus estudos durante esse período de suspensão das aulas.

Envie suas respostas para o e-mail: andreamelo376@gmail.com




ESCOLA SÃO JOSÉ
Aluno (a):____________________________________
Série:2º ANO   Turma:______   Data:___/___/___


*LEIA ESTE TEXTO, E EM SEGUIDA RESPONDA AS QUESTÕES.

 SANEAMENTO BÁSICO
Aparência de uma cidade limpa. Saneamento básico é o conjunto de cuidados que se tem com a água, o esgoto e o lixo. Esses cuidados são fundamentais na manutenção da saúde e do bem-estar da população. Afinal, todos nós gostamos de um ambiente saudável, limpo e organizado. Como é bom viver em uma cidade limpa. Infelizmente, as cidades ainda têm muito que fazer para oferecer às pessoas um ambiente limpo e saudável. Em vários bairros, não há saneamento básico, e as pessoas convivem com esgoto e lixo a céu aberto, na porta de suas casas, sem nenhum tipo de tratamento. Nessas condições, a proliferação de doenças é inevitável, assim como a contaminação dessas pessoas.

Todas as casas precisam ter rede de esgoto. Essa rede é composta de canos subterrâneos que levam todo o esgoto das casas, das indústrias e das escolas para as estações de tratamento. No esgoto, existe todo tipo de lixo, fezes, urina e muita sujeira misturada. Nas estações de tratamento, esse esgoto é tratado antes de ser jogado em rios, mares ou lagos. Em alguns lugares, onde não há rede de esgoto, é necessário construir fossas. Elas devem ser construídas longe de poços artesianos e de cisternas. Em toda cidade tem que haver uma estação de tratamento de água e esgoto. Todo o lixo que produzimos em casa deve ser separado em lixo orgânico e lixo reciclável. O lixo que você não mandar para a reciclagem, para ser reaproveitado como plástico, papel, vidro, metal, será levado para os aterros sanitários ou lixões.

Coleta do lixo que será levado para aterros ou lixões. A falta de saneamento básico pode causar várias doenças, como hepatite, leptospirose, cólera, doenças de pele, diarreia, tifo, febre amarela, viroses, amarelão, esquistossomose, dentre outras. Vivendo em um ambiente saudável, nos desenvolvemos e aprendemos mais e temos uma qualidade de vida bem melhor.

Paula Louredo Graduada em Biologia Disponível em: < (Adasptado) Acesso em:23 março.2020)

1 - De acordo com o texto e com os seus conhecimentos, explique as principais medidas de saneamento básico.








2 – Como está o saneamento básico na sua rua e no seu bairro? Explique:








3 -Sobre o lixo produzido em casa, analise estas afirmativas e marque (V) para as Verdadeiras e (F) para as Falsas.

(   ) É importante separarmos o lixo produzido em nossas casas para facilitar o seu reaproveitamento.
(     ) Uma das formas de se evitar o desperdício é comprar somente o necessário para o consumo.
(       ) Restos de alimentos podem ser utilizados como adubo para as plantas.
(       ) Os melhores destinos do lixo reciclável são os aterros sanitários e os lixões.

A sequência correta é:
a) V V F F.                     b) F V F V.              c) F F V F.          d) V VV F.

4) Saneamento básico envolve cuidados fundamentais na manutenção da saúde, pois a sua falta acarreta a proliferação de doenças como as verminoses. Cite cinco doenças relacionadas à falta de saneamento básico.




5)Sobre as formas de prevenção das verminoses, analise estas afirmativas.
I) Beba somente água filtrada ou fervida.
II) Lave e cozinhe bem os alimentos.
 III) Ande sempre com os pés calçados.
IV) Lave as mãos com água e sabão antes das refeições e após usar os sanitários.
* É correto o que se afirma em:
a) II e III apenas. b) I, II, III e IV. c) I, II e IV apenas. d) II e IV apenas.


6 -A implantação das medidas de saneamento básico nas cidades promove, além da saúde da população, um ambiente saudável e limpo. Justifique essa afirmação.
_________________________________________________________________
ATIVIDADE DE FILOSOFIA
PROFESSOR: LUIZ ANTÔNIO


DIREITOS HUMANOS

O QUE SÃO OS DIREITOS HUMANOS?

OBJETIVO:
     Conhecer os direitos fundamentais dos seres humanos.
     Relacionar os Direitos Humanos às suas vivências.

Material de apoio:

  1. Após a leitura, relacione os Direitos Humanos com sua vivência diária e reflita sobre as questões abaixo:
a)    Quais são os Direitos Humanos descritos na Cartilha?
b)    Por que houve necessidade de criar os Direitos Humanos?
c)    O que significa dizer: todos são iguais, mas respeitando as diferenças?
d)    Direito ao trabalho: Esse direito é respeitado no Brasil? Por quê? Toda pessoa que exerce a mesma atividade recebe a mesma remuneração por isso? Dê exemplos. Todos que trabalham recebem um salário justo? O que seria necessário para assegurar bem estar às pessoas?


 A DESIGUALDADE SOCIAL E O DIREITO À CULTURA

OBJETIVO:
     Refletir sobre as características da desigualdade social brasileira com enfoque na dimensão cultural.

Material de Apoio:
Música “Comida”, de Titãs: https://www.youtube.com/watch?v=MgzOL-R1rsE

Comida
(Titãs)

Bebida é água
Comida é pasto
Você tem sede de quê?
Você tem fome de quê?
A gente não quer só comida
A gente quer comida
Diversão e arte
A gente não quer só comida
A gente quer saída
Para qualquer parte
A gente não quer só comida
A gente quer bebida
Diversão, balé
A gente não quer só comida
A gente quer a vida
Como a vida quer
Bebida é água
Comida é pasto
Você tem sede de quê?
Você tem fome de quê?
A gente não quer só comer
A gente quer comer
E quer fazer amor
A gente não quer só comer
A gente quer prazer
Pra aliviar a dor
A gente não quer só dinheiro
A gente quer dinheiro
E felicidade
A gente não quer só dinheiro
A gente quer inteiro
E não pela metade
Bebida é água
Comida é pasto
Você tem sede de quê? (De quê?)
Você tem fome de quê?
A gente não quer só comida
A gente quer…

  1. Vamos refletir?
a)    Para você, o que significa o direito à cultura?

b)    Você acha que o acesso à cultura é direito que se realiza plenamente? Por quê? 

CONTINUE SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES. FIQUE EM CASA!
________________________________________________________________
ATIVIDADE DE HISTÓRIA
PROFESSOR: LUIZ ANTÔNIO

BRASIL HOLANDÊS

2° ano
Assista ao documentário do link abaixo.

Atividade:

Registre as contribuições holandesas nas: Construções, Artes e Ciências.


CONTINUE SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES. FIQUE EM CASA!

_______________________________________________________________________

ATIVIDADE DE LÍNGUA INGLESA
PROFESSORA: LUCIENE SANTOS

Atividade correspondente a esta semana (23 a 27/03/2020).

Encaminhe as respostas para o meu email: professora.lucienesantos@gmail.com até o dia 01.04.2020

Nome:______________________________________________________
Série:   ______________                             Turma:___________________


Queridos(as) estudantes:
Ø  Esta atividade deverá ser respondida durante a passagem da música que segue;
Ø  Sejam sinceros quanto ao preenchimento e logo em seguida poderão consultar quaisquer fontes de pesquisa;

Seguem as palavras para completar a música. Ao todo são 7 espaços, indicando o quantitativo de vezes que elas aparecerão.

ANGEL (1)- YOU (1) –BEAUTIFUL (3) – MAN (1)  - FACE (1)

You're Beautiful
James Blunt

My life is brilliant

My life is brilliant
My love is pure
I saw an __________
Of that I'm sure
She smiled me on the subway
She was with another _________
But I won't lose any sleep on that
'Cause I've got a plan

You're beautiful, you're ____________
You're beautiful, it's true
I saw your face in a crowded place
And I don't know what to do
'Cause I'll never be with _________

Yes, she caught my eye

As we walked on by

She could see from my______ that I was
Flying high
And I don't think that I'll see her again
But we shared a moment that will last 'till the end

You're beautiful, you're _______________
You're beautiful, it's true
I saw your face in a crowded place
And I don't know what to do
'Cause I'll never be with you

La, la
La, la
La, la

You're beautiful, you're _____________
You're beautiful, it's true
There must be an angel with a smile on her face
When she thought up that I should be with you
But it's time to face the truth
I will never be with you

1.         Faça a correspondência dos versos nas duas línguas, a partir de "pistas" que estão  no próprio texto: 

You're beautiful (Part I)
(    ) My life is brilliant. (2x)
(    ) My love is pure.
(    ) I saw an angel.
(    ) Of that I'm sure.
(    ) She smiled at me on the subway.
(    ) She was with another man.
(    ) But I won't lose no sleep on that,
(    ) 'Cause I've got a plan.
(    ) You're beautiful. You're beautiful.
(    ) You're beautiful, it's true.
(    ) I saw your face in a crowded place,
(    ) And I don't know what to do,
(    ) 'Cause I'll never be with you.

1. Eu vi seu rosto num lugar cheio de gente
2. Você é bonita, é verdade.
3. Meu amor é puro.
4. E eu não sei o que fazer
5. Minha vida é ótima.
6. Você é bonita. Você é bonita.
7. Porque eu nunca estarei com você.
8. Eu vi um anjo.
9. Porque eu tenho um plano.
10. Ela estava com outro homem.
11. Disso eu tenho certeza.
12. Mas eu não vou perder o sono por isso
13. Ela sorriu pra mim no metrô.

1.         Responda em português:
a)         A letra da música mostra a concretização deste amor?  Justifique sua resposta.
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
b)              Que tipo de contato eles tiveram? ________________________________
c)                O verso “ But I won’t lose no sleep on that”  passa que ideia?_______________
d)              O desencontro amoroso é um tema comum nas músicas?______________

_________________________________________________________________________________

ATIVIDADES DE GEOGRAFIA
PROFESSORA: MARIA DE JESUS

Caros Estudantes!
Para nos ajudar enquanto durar o estado de Emergência e de suspensão das aulas, enviaremos por este canal as nossas atividades. Então vamos lá!

Após responder as questões envie para o e-mail: jesusfreire2010@hotmail.com  até o dia 01.04.2020.


 Conteúdo: 

 As Regiões Brasileiras e suas Características: Região Norte


Conteúdo: 

 As Regiões Brasileiras e suas Características: Região Nordeste



Então faça uma pesquisa considerando os elementos abaixo e produza um texto contendo essas informações. (Um texto para cada Região)
-Estados e Capitais
-População Geral
-Aspectos Culturais
- Aspectos Econômicos
- Aspectos Físicos: Clima, Relevo, Hidrografia e Vegetação 

______________________________________________________________________________

COMPONENTE CURRICULAR – PROJETO DE VIDA E EMPREENDEDORISMO




AUTOCONHECIMENTO: BEM ESTAR FÍSICO E MENTAL


EU SOU O QUE PENSO, COMO, FALO E FAÇO


Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não, simplesmente, a ausência de doenças ou enfermidades.Uma pessoa saudável é aquela que está em dia com os exames de saúde, apresenta condições físicas normais e mantém um estado mental e emocional equilibrado. É preciso estabelecer relações diretas entre saúde física e mental, ambas importantes para uma saúde plena.
A convivência que estabelecemos com as pessoas depende do grau de aceitação e de bem-estar em que nos encontramos - estado emocional/mental/espiritual em relação a todas as coisas que nos tocam. Sentir-se satisfeito com a própria vida é imprescindível para estabelecermos boas relações com as pessoas.
Além da importância da atividade física frequente, não devemos esquecer da saúde mental/emocional. Fazer exercícios, passear, estar em companhias de amigos e familiares são outras maneiras de cultivar um estilo de vida saudável.
Hoje sabemos que um dos grandes problemas que aflige as grandes cidades é o trânsito. Assim como, viver em cidades do interior nos limita a encontrar tudo o que precisamos por perto. Contudo, independente do local em que vivemos, precisamos buscar maneiras de viver bem com a natureza, as pessoas que nos cercam e com nós mesmos.
Uma das maneiras de se encontrar e estar de bem consigo mesmo é se engajando em alguma atividade voluntária (em abrigos de idosos, em orfanatos, em hospitais e/ou ONGs) ou buscando algo que alimente espiritualmente nossa alma (religião, crenças, rituais, objetos). Atividades ligadas à arte desempenham um papel positivo no fomento de uma saúde mais equilibrada, assim como ler, escrever e assistir a filmes bons, etc.
Cada pessoa tem um estilo de vida que interfere na saúde. Ser vegetariano ou comer de tudo não diz exatamente que temos hábitos saudáveis de vida. A saúde depende de vários fatores que quando combinados entre si ajudam em nosso bem-estar.

Após a leitura do texto acima, reflita sobre posturas e estilos de vida que contribuem para uma vida saudável,perceba que a saúde física tem associação com a saúde mental, descubra maneiras adequadas de cuidar da saúde, refletindo sobre alguns hábitos desfavoráveis à promoção da saúde.
Complete este pequeno questionário abaixo, circulando o número que vai numa escala de 1 a 5,sendo 1 para a repostar ser “nem pensar!”, e 5 para a resposts ser “com certeza!”. Para avaliar se está mesmo cuidando da sua súde:
                SE ao final das respostas dadas, a soma dos seus números marcados for maior ou igual a 16 (você está cuidando da sua saúde), se for de 12 a 15 (você precisa rever alguns hábitos), agora se sua soma for menor que 12 (pare agora, reflita bem e mude urgentemente sua forma como está levando a vida).



______________________________________________________________________________

LÍNGUA PORTUGUESA/LITERATURA/PRODUÇÃO DE TEXTOS

PROFESSORA: JOSILENE

Assista ao vídeo: As três gerações do romantismo no Brasil:  https://www.youtube.com/watch?v=oWcWgHg0kx0&feature=youtu.be

Em seguida,  resolva as questões abaixo e as envie para o e-mail: jv2.silva@hotmail.com até o dia 31/03/2020

ATIVIDADE

1- De acordo com o contexto histórico o marco inicial da Literatura no BrasiL foi: :
A- 1835                   B- 1936                C- 1937

2-Tradicionalmente, a poesia do Romantismo brasileiro é dividida em três diferentes gerações. Sobre elas, estão corretas as seguintes proposições:

I. A primeira geração do Romantismo brasileiro ficou marcada pela inovação temática e pelo experimentalismo. Também conhecida como fase heroica do Romantismo, tinha como principal projeto literário a retomada dos modelos clássicos europeus;

II. O sofrimento, a dor existencial, a angústia e o amor sensual e idealizado foram os principais temas da literatura produzida durante a segunda fase do Romantismo. Seus principais representantes foram Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Fagundes Varela e Junqueira Freire;

III. Da primeira fase do Romantismo brasileiro destacam-se nomes como José de Alencar e Gonçalves Dias, responsáveis por imprimir em nossa literatura o sentimento de nacionalismo e anticolonialismo;

IV. Entre as principais características da poesia romântica da terceira geração, estão o interesse por temas religiosos, os dualismos que bem representam o conflito espiritual do homem do início do século XIX , o emprego de figuras de linguagem e o uso de uma linguagem rebuscada;

2- Cite as características da:
1ª geração romântica:
______________________________________________________________________________

2ºgeração romântica:-__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3ªgeração romântica:

 ______________________________________________________________________________

3) Leia:

Valente na guerra,
Quem há, como eu sou?
Quem vibra o tacape
Com mais valentia?
Quem golpes daria
Fatais, como eu dou?
— Guerreiros, ouvi-me;
— Quem há, como eu sou?

A estrofe transcrita faz parte do poema “O Canto do Guerreiro”, de Gonçalves Dias. Tendo-se em vista o indianismo romântico:

a) Pode-se considerar a estrofe como uma verdadeira expressão épica do condoreirismo.
b) Pode-se considerar a estrofe como uma imagem do índio típico daqueles que seguiam a filosofia epicurista.
c)Pode-se considerar a estrofe como expressão verdadeira da realidade indígena..
d) Pode-se considerar a estrofe como uma falsa imagem do índio, típica do misticismo.

e).Pode-se considerar a estrofe como uma imagem idealizada do índio.
________________________________________________________________________________


QUÍMICA
PROFESSORA: PAULA FONTES

Fazer a leitura do slide sobre diluição e responder a atividade. disponível em: https://drive.google.com/open?id=1FsAgsRNk1bjh_ygK47SoHG2k7Z99njsQ


Atividade de Química

Obs: responder a atividade de acordo com as informações do slide.


1)O que é diluir?

 2)Quais são os tipos de concentrações que ocorrem a diluição?

 3)De acordo com o texto, qual dos componentes podemos adicionar o volume?
a)soluto.
b)solvente.
c)nos dois componentes.
d)em nenhum componente.

4)Observe os slides e dê um exemplo de um cálculo de diluição.
  

5) Uma solução pode acontecer a partir de uma mistura? Justifique sua resposta.

Enviar para o e-mail: frassinettipaula@hotmail.com  até o dia 31.03.2020

_________________________________________________________________



FÍSICA

PROFESSOR: DANIEL FREITAS



Após assistir os vídeos, convido-os a responder as questões:


DILATAÇÃO TÉRMICA: Definição e Tipos de dilatação: 
https://www.youtube.com/watch?v=kGv9wSsRxVU&feature=youtu.be





Exercício



1- Como funciona a dilatação térmica?


2 - Quais os tipos de dilatação térmica?


3- Descreva a dilatação linear.


4- Qual a influência do aumento da temperatura nas partículas solidas?


5- Diante os vídeos apresentados, escreva um pequeno resumo do que você aprendeu?


Prazo de entrega 31/03/2020 no e-mail danielthazinho@gmail.com  

________________________________________________________________________
1ª semana da quarentena
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUASTECNOLOGIAS – EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO MÉDIO, 2° ANO
Ginástica: Identificar, sistematizar, ampliar e aprofundar práticas alternativas de ginásticas: Holística

O QUE É A GINÁSTICA HOLÍSTICA?
A Ginástica Holística é, basicamente, um método de trabalho corporal baseado em movimentos de baixo impacto, que atuam em 3 níveis distintos:
1.            preventivo;
2.            terapêutico;
3.            pedagógico.
As técnicas utilizadas permitem que o indivíduo desenvolva suas capacidades perceptivas, sensoriais e motoras, trabalhando ao mesmo tempo com equilíbrio, respiração e musculatura.
Os exercícios levam em consideração a anatomia, a fisiologia e a biomecânica humana, sendo que os alunos têm a liberdade para experimentarem movimentos que solicitem novas respostas neuromusculares.
A prática foi criada pela médica alemã LilyEhrenfried (Berlim, 1896 — Paris, 1994), em meados do século XX, período em que diversos pesquisadores se dedicaram aos estudos da movimentação humana.

BENEFÍCIOS DA GINÁSTICA HOLÍSTICA
São quatro os principais benefícios que a Ginástica Holística:
1. Alívio das dores musculares e das articulações
Seja graças à prática de esportes ou em virtude de questões profissionais, quem sofre com as dores no corpo pode se beneficiar e muito das técnicas de Ginástica Holística.
A dinâmica dos exercícios se atém a técnicas leves e suaves, que visam a alongar e fortalecer o corpo, sem contar que auxiliam na prevenção ou no tratamento de algumas doenças, como osteoporose (enfraquecimento dos ossos) e tendinite (inflamações nos tendões).
2. Redução do estresse e da ansiedade
Outro benefício bastante claro é a redução do estresse e da ansiedade. Por treinar o controle da respiração e do equilíbrio, o aluno acaba aprendendo que pode utilizar esses conhecimentos para lidar com uma série de situações que normalmente levariam ao estresse e/ou à ansiedade.
3. Realinhamento da postura
Para quem se queixa de dores nas costas, a Ginástica Holística pode ser o remédio que faltava!
Acontece que muitos desses incômodos são causados pelo desalinhamento vertebral, que geralmente é resultado de péssimos hábitos em relação à postura ou graças a determinadas exigências profissionais.
Dessa forma, é preciso “reorganizar” a teia muscular — e isso requer um trabalho direcionado exclusivamente à coluna. Com aulas frequentes e bem administradas, é possível obter o realinhamento definitivo da postura.
4. Relaxamento da mente
A Ginástica Holística não envolve apenas a parte física, mas também a mental e espiritual. Os exercícios promovem um bem-estar extenso e duradouro, favorecendo o sono, a concentração e o equilíbrio emocional.

EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO (DEIXE EM SEU CADERNO)

1º) O que é a ginástica holística?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2º)Quais os níveis de atuação da Ginástica holística?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3º) Quais os principais benefícios da ginástica holística?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________