1º módulo A


ATIVIDADE DE BIOLOGIA
Prof. Renan Jr.                      05/05/2020

Olá, gente!
Semana passada nosso foco foi o tecido conjuntivo. Agora, nossa atenção será o tecido epitelial.

Para compreensão do assunto acesse esta video-aula: https://www.youtube.com/watch?v=vIjzv-_vUVA

Semana que vem a gente exercita. Boa vídeo-aula, boa semana! 
#ficaemcasa
_____________________________________________________________

ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA
Prof. Renan Jr.                              30/04/2020

Olá, gente!
Leiam o texto sobre Ciências Sociais e depois copie as perguntas abaixo e responda o que se pede, no caderno.

CIÊNCIAS SOCIAIS E O PENSAMENTO CRÍTICO

     As Ciências Sociais produzem dados e informações importantes em vários sentidos. Mas vimos também que essas informações podem ser interpretadas de formas diferentes. Como distinguir certo e errado nesse terreno movediço?
     As Ciências Sociais nos ensinam a pensar criticamente, a não aceitar qualquer argumentação.
Esta charge ilustra como a divergência de interpretações pode ser um problema social, podendo até gerar conflitos. A ciência social é uma forma de pensar essas diferentes interpretações e também de oferecer dados que sustentem posições de vários pontos de vista.

     Para as Ciências Sociais, certo e errado são termos complexos, que sempre dependem de uma reflexão crítica e cuidadosa. Exercitar o pensamento crítico prepara você para não se deixar enganar facilmente, e por isso a ciência social pode ser muito útil. É importante decifrar o que muitas vezes está por trás dos discursos políticos, questionar as informações da mídia, contrapor argumentos e deduzir a melhor opção, identificar discursos que só pretendem ganhar você por motivos econômicos, políticos ou outros.

Responda:
1 - Qual a importância de se estudar Ciências Sociais?

2 - No caso da charge acima, o pensamento conflitante entre ambas seria de um responsável comum. De quem seria essa responsabilidade?

#ficaemcasa, se puder!

_______________________________________________________________

FILOSOFIA 30/04/2020
PROFESSORA: CARLA OLIVEIRA


Atenção Estudantes!
Para acessar a atividade clique aqui.

____________________________________________________________________
LÍNGUA PORTUGUESA 29/04/2020
PROFESSORA: KATIANE

Atenção Estudantes!

Realiza a atividade e deixe em seu caderno para apresentação ao professor na volta as aulas. Fiquem bem e quem puder Fique em casa!





_________________________________________________________________

EDUCAÇÃO FÍSICA 29/04/2020
PROFESSOR: ERALDO GOMES


Atenção Estudantes!
Para acessar a atividade clique aqui.



____________________________________________________________________

ATIVIDADE DE BIOLOGIA
Prof. Renan Jr.                      28/04/2020

Olá, gente!
Semana passada nosso foco foi o tecido muscular. Agora, nossa atenção será para as primeiras noções de tecido conjuntivo.

Para compreensão do assunto acesse esta video-aula: https://www.youtube.com/watch?v=CjHgpzYmrlY

Em sequida, exercite o que aprendeu, copiando e respondendo no caderno as seguintes questões.


EXERCÍCIO SOBRE TECIDO CONJUNTIVO


1º) Responda:
  a) Qual a função do tecido conjuntivo de faz jus ao nome que tem?


  b) Qual tecido conjuntivo não é irrigado por nervos ou vasos sanguíneos?


2º) Cite:
  a) Quatro substâncias intercelulares (duas amorfas e duas fibras) presentes em tecidos conjuntivos.


  b) Quatro funções do tecido conjuntivo.


3º) De acordo com cada informação abaixo, identifique o tipo de tecido conjuntivo (sanguíneo, cartilaginosohematopoiéticopropriamente dito,  adiposo) a que pertence.
  a) tendões: _________________
  b) reserva energética: ___________________
  c) extremidade das articulações ósseas e pavilhão auditivo: ________________
  d) defesa orgânica e transporte de substâncias e gases: _______________
  e) produção de células sanguíneas: ___________________

BONS ESTUDOS E, JÁ SABEM, #FICAEMCASA!!!!
____________________________________________________________


FÍSICA 28/04/2020
PROFESSORA: CARLA OLIVEIRA


Atenção Estudantes!

Para acessar a atividade clique aqui.

https://drive.google.com/open?id=1V_HWYVHVgCIBSXMjwimvqjurpEm-tqSc



__________________________________________________________________

QUÍMICA 28/04/2020
PROFESSORA: CARLA OLIVEIRA


Atenção Estudantes!

Para acessar a atividade clique aqui.

https://drive.google.com/open?id=1WLE1raeAcVd-RSLc_5Xd2G7NOpOUTXPg


_____________________________________________________________
MATEMÁTICA 27/04/2020

PROFESSORA: ELIZANGELA DEODATO



Escola São José
Aluno (a):
Série:
Turma:

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA


Atenção Estudantes!

Assistam ao vídeo no link abaixo e, em seguida respondas as questões propostas




1-     Resolva a equação do 2° grau 2x² + x – 3 = 0.






2-     Encontre as raízes da equação: x2 – 4x – 5 = 0

_____________________________________________________________________
MATEMÁTICA 24/04/2020
PROFESSORA: ELIZANGELA DEODATO

Escola São José
Aluno (a):
Série:
Turma:

ATIVIDADE DE raciocínio lógico

1-     Joana tem 7 figurinhas e Mário tem 19 figurinhas. Para que Joana e Mário fiquem com a mesma quantidade de figurinhas, Mário tem que dar a Joana:
a)     13 figurinhas.
b)     12 figurinhas.
c)     9 figurinhas.
d)     6 figurinhas.
e)     5 figurinhas.
2- A negativa da afirmação "Todos os homens carregam todas suas malas" é
A)Todos os homens carregam apenas uma de suas malas.
B) Pelo menos um homem não carrega nenhuma de suas malas.
C) Todos os homens não carregam nenhuma de suas malas.
D) Pelo menos um homem não carrega todas suas malas.
E) Nenhum homem carrega todas suas malas.

3- Um professor de matemática aplicou aos seus alunos uma prova com 30 questões de múltipla escolha, cuja pontuação foi distribuída da seguinte maneira:
• as questões de 1 a 10 tinham valor de 3 pontos;
• as questões de 11 a 20 tinham valor de 4 pontos;
• as questões de 21 a 30 tinham valor de 5 pontos;
• cada questão errada pelo aluno, acarretava uma perda de pontos correspondente a 25% do valor da questão.
A fim de que nenhum aluno tivesse pontuação negativa nessa prova, o professor verificou que à nota final de cada um deles deveria ser somada uma quantidade de pontos, no mínimo, igual a

A) 3.
B) 5.
C) 15.
D) 30.

 _________________________________________________________________
EDUCAÇÃO FÍSICA 22/04/2020
PROFESSOR: ERALDO GOMES

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS – EDUCAÇÃO FÍSICA
EJA MÉDIO, 1° MÓDULO
Dança: Historicidade das danças

DANÇA: CONCEITO
Dança é a arte de movimentar expressivamente o corpo seguindo movimentos ritmados, em geral ao som de música.
O povo primitivo iniciou a arte de dançar e a praticava em diferentes ocasiões: no período de colheitas, nos rituais aos deuses, na época das caçadas, nos casamentos, em momentos de alegria ou tristeza, ou ainda, em homenagem à mãe natureza.
A dança teve forte influência nas sociedades ao longo dos tempos. Como via de socialização e disseminação de cultura, proporcionou ao mundo o conhecimento sobre a diversidade cultural dos diferentes povos em todo mundo, especialmente através das danças folclóricas.O significado da dança vai além da expressão artística, podendo ser vista como um meio para adquirir conhecimentos, como opção de lazer, fonte de prazer, desenvolvimento da criatividade e importante forma de comunicação.Também é uma modalidade amplamente praticada em academias e clubes para manutenção da saúde física e mental. Ainda existem as modalidades competitivas da dança, em diferentes estilos.
   EVOLUÇÃO DA DANÇA
   A dança é uma manifestação artística que evoluiu paralelamente à sociedade. Pinturas rupestres encontradas em cavernas indicam que o homem primitivo teve a expressão religiosa como sua primeira expressão de dança. A dança sofreu, ao longo do tempo, diversas transformações e influências, criando com isso estilos diferentes.A dança, na Idade Medieval, sofreu grande repressão da Igreja Católica. Apenas os nobres da corte tinham o direito de dançar.
Nessa época, as danças de rua e de práticas religiosas populares foram extintas, ressuscitando somente após esse período.No século XX, surgiu a dança moderna, como uma reação à rigidez do ballet.    Ampliou-se a expressividade corporal e a possibilidade de utilização de novos espaços e vestimentas nas apresentações. Um novo impulso foi dado também às danças folclóricas e às danças de salão. Atualmente, há uma grande variedade de expressões de danças. (ex.: contemporânea, street dance, kuduro etc.). O ensino e os espaços de dança foram popularizados. A dança já não é apenas uma forma de expressão artística, de culto religioso ou de entretenimento, ela tem crescido como atividade profissional. Seu potencial terapêutico e educativo também é cada vez mais reconhecido.

PROPOSTA DE ATIVIDADE


   APÓS A LEITURA DO TEXTO ACIMA, PESQUISE E ESCREVA O RESULTADO DO SEU ESTUDO EM PAPEL PAUTADO, PARA SER ENTREGUE AO PROFESSOR NO RETORNO ÀS AULAS. TEMA DA PESQUISA: “ CLASSIFICAÇÃO DOS TIPOS DE DANÇA”


_________________________________________________________________
MATEMÁTICA 22/04/2020
PROFESSORA: ELIZANGELA DEODATO

Escola São José
Aluno:
Série:
Turma:

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA

FIQUE POR DENTRO! ACESSE OS LINKS ABAIXO E TENTE FAZER AS QUESTÕES PROPOSTAS


Aplicando a fórmula de Bhaskara, resolva as seguintes equações do 2º grau.

a) 3x² – 7x + 4 = 0

b)  5x² + 3x + 5 = 0

______________________________________________________________________ 

ARTES - 22/04/2020
PROFESSORA: KATIANE




Copie em seu caderno e responda as questões para apresentação ao professor na volta as aulas.

__________________________________________________________

LÍNGUA INGLESA - 20/04/2020
PROFESSORA: JOSENILDA VICENTE


PALAVRAS COGNATAS E FALSOS COGNATAS

Releiam a anotação da aula passada e responda a atividade


DÚVIDAS ? MEU ZAP - 992995433.

# NÃO PERCAM O FOCO!
#FIQUEM EM CASA!

Questão 1) Indique a alternativa que apresenta palavras semelhantes em português e inglês, mas que variam de significado nas duas línguas.



a)  college / colégio

b)  car / carro

c)  garage / garagem

d)  fruit / fruta

e)  lemon / limão





Questão 2)

Leia as frases a seguir.



I. A tradução de library é livraria.

II. A palavra garage significa garagem.

III. Emoção se escreve emotion em inglês.

IV. A palavra cops significa policiais.

Estão corretas as assertivas:
a)  I, II e III.
b)  II e IV.
c)  I, III e IV.
d)  III e IV.
e)  II, III e IV.

Questão 3)
Palavras cognatas são aquelas que possuem a mesma origem que as que usamos em português. Com isso, as grafias são iguais ou semelhantes e o significado é o mesmo, no máximo com pequenas diferenças.
Ouça o texto que seu professor vai ler e tente identificar as palavras cognatas.
"Music is a form of art; people can express emotions through harmonic frequencies. Music is also a form of entertainment and people like to go to concerts and dance."

Quais são as palavras cognatas do texto?

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.



Questão 4) Match the words in English with their cognates in Portuguese.

1) Important

2) Reaction

3) Human

4) Other



a) Outro

b) Humano

c) Reação

d) Importante



Questão 5) Relacione as colunas, associando cada esporte a uma descrição.

Column 1


1 - Soccer
2 - Volleyball
3 - Swimming
4 - Bowling
5 - Tennis

Column 2

(   ) It’s played by two people with rackets.
(   ) It’s practiced in the water.
(   ) There are two teams, one ball and one net.
(   ) A player uses a ball to knock down pins.
(   ) Two teams compete to score goals.

Questão 6) False Friends são falsos cognatos, ou seja, aquelas palavras que possuem escrita similar em inglês e português, porém apresentam significados diferentes. Observe as palavras abaixo e assinale a alternativa que representa seu real significado.

a) Parents
(     ) Parentes                      (     ) Pais
b) Pull
(     ) Pular                           (     ) Puxar
c) Fabric
(     ) Tecido                         (     ) Fábrica
d) Balcony
(     ) Balcão                         (     ) Sacada
e) Push
(     ) Puxar                           (     ) Empurrar
f) Novel
(     ) Novela                         (     ) Romance
g) Library
(     ) Livraria                         (     ) Biblioteca
h) Idiom
(     ) Idioma                          (     ) Expressão idiomática

Questão 7) Assinale a alternativa que apresenta os cognatos corretos para as palavras a seguir: comédia, emoção e criação.

a)  comedy; emotion; creation
b)  comic; emotional; creation
c)  comedy; emotion; creative
d)  comic; emotion; creation


Questão 8) Some words have the same meaning and the same spelling in English and Portuguese. Choose the alternative that only has words with the same spelling and meaning.

a)  Agenda; horror; zero.
b)  Car; shopping; hotel.
c)  Banana; school; movie.
d)  Novel; crime; drama.
e)  Chocolate; hospital; zebra.


Questão 9) Algumas palavras são escritas de forma parecida em inglês e português, mas têm sentidos diferentes. Assinale a alternativa que possui a tradução correta das palavras:

atualmente, biblioteca e almoço.

a)  actually/ bookstore/ lunch.
b)  currently/ bookstore/ dinner.
c)  currently/ library/ lunch.
d)  actually/ library/ lunch.
e)  actually/ library/ snack.


Questão 10) Mark the alternative with words related only to school.

a)  Science – Math – Desk – Videogame.
b)  Backpack – Science – Math – Airplane.
c)  Geography – English – Computing – Math.
d)  Sand – History – Physical Education – Geography.

Questão 11) Match the columns according to the occupation.
( 1 ) engineer
( 2 ) nurse
( 3 ) singer
( 4 ) truck driver

(   ) cuida de pessoas doentes

(   ) dirige caminhões

(   ) canta

(   ) desenha e constrói casas



a)  1 – 2 – 4 – 3.

b)  2 – 4 – 1 – 3.

c)  3 – 4 – 1 – 2.

d)  2 – 4 – 3 – 1.

e)  3 – 1 – 4 – 2.

___________________________________________________________________________ 

ATENÇÃO SENHORES PAIS!
HORÁRIO PARA A ENTREGA DOS CARTÕES ALIMENTAÇÃO.

Nos dias 22/04 e 23/04 acontecerá a entrega dos Cartões/Alimentação para os pais e/ou responsáveis os alunos identificados na relação nominal postada anteriormente, de acordo com os horário descritos a abaixo

Solicitamos também que não leve acompanhante e compareça com sua máscara de proteção.
SE PROTEJA E NOS PROTEJA! um abraço
GRATA
EQUIPE GESTORA

22/04 

Manhã
08:00  às 09:30 h  EJA eTravessia
10:00  às 11:00 h  6 º Anos

Tarde
13:00  às 13:30 h  9 º Anos
13:40  às 15:30 h  1 º Anos

23/04

Manhã

08:00 às 09:30 h 8 º Anos
09:40 às 11:00 h 2 º Anos

Tarde

13:00 às 14:00 h 7 º Anos
14:20 às 15:30 h 3 º Anos 


__________________________________________________________________

MATEMÁTICA 20/04/2020
PROFESSORA: ELIZANGELA DEODATO


Escola São José
Aluno:
Série:
Turma:

ATIVIDADE DE MATEMATICA


De acordo com esses vídeos tente resolver essas equações:

     1)      3x  -  4  =  2x  +  8    2)   7x  -  2  +  4  =  10  +  5x


_____________________________________________________________________


QUÍMICA 20 /04/2020
PROFESSORA: CARLA OLIVEIRA


ATENÇÃO ESTUDANTES!



Para acessar a atividade de Química, clique no link abaixo. Responda e envie para o e-mail 
accarla_oliver@hotmail.com

https://drive.google.com/open?id=1wLXUNFYd3zSXHg-0Su_3y1vAsB5kdLhg

_________________________________________________________________
Física  20 /04/2020
PROFESSORA: CARLA OLIVEIRA


ATENÇÃO ESTUDANTES!

Para acessar a atividade de Física, clique no link abaixo. Responda e envie para o email 
accarla_oliver@hotmail.com

https://drive.google.com/open?id=1lqcp5ILzJkmhHFXekiSB3a649kJfGBbK

_____________________________________________

ATIVIDADE DE BIOLOGIA
Prof. Renan Jr.                      21/04/2020

Olá, gente!
Semana passada apresentei um vídeo introduzindo o estudo da histologia. Agora, vamos assistir uma aula que apresenta um dos grupos de tecidos mencionado, o muscular.



Em seguida, exercite o que aprendeu! No seu caderno copie e julgue as afirmações sobre o tecido muscular, assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso:
     a) O estômago tem contração lenta e voluntária. (   )
     b) O músculo estriado cardíaco tem contração rítmica e voluntária. (   )
     c) O músculo estriado esquelético tem contração rápida e voluntária. (   )
     d) O tecido muscular liso possui células anucleadas, ou seja, sem núcleo. (   )

     e) As estrias presentes em células de tecido muscular estriado são formadas pela organização de duas proteínas: a actina e a miosina. (   )

Bons estudos e, já sabe, se puder #ficaemcasa!

__________________________________________________________________

MATEMÁTICA 17/04/2020
PROFESSORA: ELIZANGELA DEODATO

Escola São José
Aluno(a):
Série:         .                         Turma:

 

Vamos de Desafio Matemático?


1-             A mãe de Takada tem cinco filhos: Tanako, Taneko, Taniko, Tanoko.
Qual é o quinto filho? 



2-             Em janeiro de 2020 a capinha de celular da Viúva Negra custava R$20,00 . Ao final de cada ano, o valor aumenta 10% em relação ao valor que estava sendo vendido. Sabendo disso, quanto custará a capinha em Março de 2022?



3-             Uma pessoa se encontra no degrau na metade de uma escada. Sobe 5 degraus, desce 7, volta a subir 4 e depois mais 9 para chegar ao último degrau. Quantos degraus a escada tem?



Enviar as respostas das atividades para: eliz.deo18@gmail.com

____________________________________________________________________

ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA
Prof. Renan Jr.      16/04/2020

Olá, pessoas!!!

Em 1977, ainda sob a ditadura militar, Raul Seixas, gravou "O Dia em que a Terra Parou" uma canção baseada em um sonho real que Raul teve e com o qual ficou eufórico.

Veja abaixo, alguns eventos daquele ano, sua canção e letra.




O Dia Em Que a Terra Parou

Raul Seixas
Essa noite eu tive um sonho de sonhador
Maluco que sou, eu sonhei
Com o dia em que a Terra parou
Com o dia em que a Terra parou
Foi assim
No dia em que todas as pessoas
Do planeta inteiro
Resolveram que ninguém ia sair de casa
Como que se fosse combinado em todo o planeta
Naquele dia, ninguém saiu de casa, ninguém
O empregado não saiu pro seu trabalho
Pois sabia que o patrão também não 'tava lá
Dona de casa não saiu pra comprar pão
Pois sabia que o padeiro também não 'tava lá
E o guarda não saiu para prender
Pois sabia que o ladrão, também não 'tava lá
E o ladrão não saiu para roubar
Pois sabia que não ia ter onde gastar
No dia em que a Terra parou, eh eh
No dia em que a Terra parou, oh oh oh
No dia em que a Terra parou, oh oh
No dia em que a Terra parou
E nas Igrejas nem um sino a badalar
Pois sabiam que os fiéis também não 'tavam lá
E os fiéis não saíram pra rezar
Pois sabiam que o padre também não 'tava lá
E o aluno não saiu para estudar
Pois sabia o professor também não 'tava lá
E o professor não saiu pra lecionar
Pois sabia que não tinha mais nada pra ensinar
No dia em que a Terra parou, oh oh oh oh
No dia em que a Terra parou, oh oh oh
No dia em que a Terra parou
No dia em que a Terra parou
O comandante não saiu para o quartel
Pois sabia que o soldado também não 'tava lá
E o soldado não saiu pra ir pra guerra
Pois sabia que o inimigo também não 'tava lá
E o paciente não saiu pra se tratar
Pois sabia que o doutor também não 'tava lá
E o doutor não saiu pra medicar
Pois sabia que não tinha mais doença pra curar
No dia em que a Terra parou oh yeah
No dia em que a Terra parou, foi tudo
No dia em que a Terra parou, oh oh oh
No dia em que a Terra parou
Essa noite eu tive um sonho de sonhador
Maluco que sou, acordei
No dia em que a Terra parou, oh yeah
No dia em que a Terra parou, ohh
No dia em que a Terra parou, eu acordei
No dia em que a Terra parou, acordei
No dia em que a Terra parou, justamente
No dia em que a Terra parou (eu não sonhei acordado)
No dia em que a Terra parou
No dia em que a Terra parou
No dia em que a Terra parou, oh yeah
No dia em que a terra parou
Fonte: LyricFind
Compositores: Claudio Roberto Andrade De Azeredo / Raul Seixas











































43 anos depois, há quem diga que Raul teria profetizado este momento ímpar em que a humanidade enfrenta - a quarentena contra o Covid-19.

Numa folha, sem anotações, faça cabeçalho e responda, para me entregar no retorno, as sequintes indagações:

1 - Você também acredita que o sonho de Raul Seixas teria sido uma profecia para o que está ocorrendo agora, na quarentena contra o Covid-19, haveria perturbações na época para levá-lo a sonhar assim ou teria outra explicação? (Comente!)

2 - A música está atendendo plenamente a tudo que está ocorrendo no momento? (Em caso negativo, mencione as divergências)

#ficaemcasa


___________________________________________________________________
FILOSOFIA 16/04/2020
PROFESSORA: CARLA OLIVEIRA


ATENÇÃO ESTUDANTES!

Para acessar a atividade de Filosofia, clique no link abaixo. Responda e aguarde as orientações posteriores para sua apresentação ao professor.


Não perca o FOCO!
_________________________________________________
Escolher, ler, compartilhar! 2ª ETAPA
Projeto Protagonismo Leitor na EJA 





Esta é uma atividade coordenada pela biblioteca em parceria com os seus professores. Portanto, estamos organizando uma lista com o nome dos estudantes que estão enviando  sua participação para entregar aos professores para as devidas pontuações. PARTICIPE!!!!!

Vamos lá!
Ficha de Leitura

Estudante:  _______________________________________Série:  __________      Turma:____
Obra escolhida: ____________________________________________________________
Autor:____________________________________________________________________
Classificação da obra lida  ( excelente, boa, regular ou fraca):________________________
Resenha critica ( justificativa da classificação da obra lida). Ou seja, por que você achou a obra excelente, boa, regular ou fraca?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Copie a ficha de leitura em uma folha do seu caderno, fotografe e envie para o 
zap: 994508620 ( Professora da Biblioteca- Soledade Vieira)

Lembretes:
Enviem juntamente com as fotos de vocês lendo a fábula, no celular.
Prazo para envio: Até segunda-feira 20 de abril de 2020.
Bom trabalho!!!
__________________________________________________________________________
MATEMÁTICA 15/04/2020
PROFESSORA: ELIZANGELA DEODATO

ATENÇÃO ESTUDANTES!

Respondas as questões de raciocínio lógico e deixe no seu caderno para apresentação ao professor!
Para acessar a atividade, clique no link abaixo


______________________________________________________________________

ATIVIDADE DE ARTES 15/04/2020
PROFESSORA: KATIANE


Olá Estudantes!

Sou a Professora Katiane e assumi as aulas que eram ministradas pela Professora Silvana Gomes e, a partir de agora, nos comunicaremos por aqui. Em breve nos encontraremos pessoalmente.  Daremos continuidade ao planejamento iniciado pela professora Silvana. Então vamos lá!

Vocês farão a atividade abaixo e deixarão em seus cadernos para apresentação assim que nos encontrarmos. Um abraço!




______________________________________________________________________

ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA 15/04/2020
PROFESSOR: ERALDO GOMES 

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS – EDUCAÇÃO FÍSICA
EJA MÉDIO, 1° MÓDULO
Ginástica: Identificar, sistematizar, ampliar e aprofundar práticas alternativas de ginásticas: Pilates

PILATES

Pilates é uma forma de exercício, desenvolvido por Joseph Pilates no início do século XX, enfatizando o desenvolvimento equilibrado do corpo através dos núcleos força, flexibilidade e consciência, a fim de apoiar movimentos graciosos e eficientes.
Chamado primeiramente de "contrologia", o Pilates é um tipo de atividade física que busca o controle dos músculos do corpo, fortalecendo a musculatura e melhorando seu tônus, além de conferir maior flexibilidade ao corpo. Hoje, alguns médicos a consideram uma forma de terapia, por ser um exercício individualizado. A técnica é mais próxima a um exercício de força e é conhecida por melhora do contorno corporal, além de trazer mais força, ajustar a postura e melhorar a musculatura do centro do corpo, chamada de core.
O Pilates pode ser praticado por qualquer pessoa que deseje experimentar esse tipo de atividade física. Tanto que ele é amplamente indicado para pessoas com problemas articulares, lesões após atividade físicas e outros problemas de saúde. O Pilates é um método que estimula o corpo de forma global durante cada exercício, visando aumentando de mobilidade, flexibilidade força e tônus muscular.
Para tanto, ele faz uso principalmente da respiração e de movimentos que usam o peso do corpo ou o auxílio/resistência das molas em seus aparelhos.
Com isso, ele traz alguns benefícios como:
Melhora da postura: A consciência corporal obtida com o Pilates e o foco nos músculos do centro do corpo (conhecidos como core) fazem com que as curvas naturais da coluna sejam respeitadas, o que melhora a postura. Com isso, o exercício pode reduzir dores nas costas.
Aumento do tônus muscular: Os exercícios do Pilates trabalham com a contração e força dos músculos, além de sua flexibilidade. Com isso, as fibras musculares são rompidas e reconstruídas, possibilitando a troca de massa gorda por muscular e um melhor contorno corporal, com redução de medidas.
Maior mobilidade articular: Como os exercícios trabalham o corpo de forma global, as articulações também são estimuladas, o que torna o corpo mais móvel e facilita os movimentos do dia a dia.
Alívio de tensões: Por focar na respiração e na concentração na hora de executar um movimento, o Pilates pode ajudar na redução do estresse. Esse benefício é incrementado pelo ambiente em que o exercício é realizado: normalmente salas tranquilas e com som ambiente agradável e calmo.
Evolução da marcha e corrida: Como movimentos globais são estimulados durante o Pilates, isso faz com que movimentos comuns, como a caminhada, se tornem mais simples e melhor executados.
Além disso, por meio da reeducação da respiração e da concentração adquiridas no método, correr pode se tornar uma atividade mais prazerosa e com resultados mais rápidos. Além disso, a consciência corporal desenvolvida no Pilates auxilia o equilíbrio do corredor e o alinhamento do corpo.
Incremento da flexibilidade: Os exercícios voltados para este benefício são aqueles que enfatizam o alongamento global do corpo. Trabalhando a extensão de músculos e articulações, percebemos mudanças positivas em atividades como amarrar os sapatos e vestir as calças, por exemplo.

EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO

1º) O que é o PILATES?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2º) O que busca ou propõe o Pilates?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3º) Quais os principais benefícios do Pilates?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________
ATIVIDADE DE LÍNGUA INGLESA  13/04/2020 

PROFESSORA: NILDA


PALAVRAS COGNATAS E FALSOS COGNATAS

Aprecie a leitura e tire suas conclusões, aproveitem para dar uma revisada nas anotações sobre Estrangeirismos.

Uma das questões que mais causa problemas no aprendizado de inglês são as palavras cognatas do idioma, juntamente com aquelas que até parecem cognatas mas não são. Já está confuso, não é? Vamos por partes: as palavras cognatas são aquelas que têm o mesmo significado e uma grafia semelhante em dois idiomas, enquanto as falsas cognatas são aquelas que possuem uma grafia parecida mas um significado diferente para cada língua.

AS PALAVRAS COGNATAS
As palavras cognatas entre o inglês e o português têm o mesmo significado e uma grafia similar nos dois idiomas.  Alguns exemplos são os seguintes:
Comedy – comédia
Different – diferente
Emotion – emoção
Future – futuro
Human – humano
Idea – ideia
Music – música
Other – outro
Present – presente
Television – televisão
FALSOS COGNATOS
Já os falsos cognatos não têm o mesmo significado nos dois idiomas, mas possuem grafias semelhantes. Confira alguns dos termos que mais confundem os estudantes de inglês:
Actual – estrutura similar a “atual”, mas significa “verdadeiro”.
Anthem – estrutura similar a “antena”, mas significa “hino”.
Application – estrutura similar a “aplicação”, mas significa “inscrição”.
Beef – estrutura similar a “bife”, mas significa “carne de boi/vaca”.
Cafeteria – estrutura similar a “cafeteria”, mas refere-se à “cantina” ou “lanchonete”.
Fabric – estrutura similar a “fábrica”, mas significa “tecido”.
Lecture – estrutura similar a “leitura”, mas significa “palestra”.
Parents – estrutura similar a “parentes”, mas significa “pais”.
Pretend – estrutura similar a “pretender”, mas significa “fingir”.
Shoot – estrutura similar a “chute”, mas significa “atirar” ou “fotografar/filmar”.
E você, conhece outros termos cognatos ou falsos cognatos em inglês? Comenta aqui pra gente ver! 

👉 Copiem esta anotação em vossos cadernos.
#bons estudos!
#fiquem em casa!



__________________________________________________________________ 

CARTÃO ALIMENTAÇÃO!

Segue a lista com o nome dos estudantes que a princípio, receberão o cartão alimentação do Governo do Estado de Pernambuco. Aqueles estudantes que não constam dessa lista, devem aguardar as orientações da Secretaria de Educação de Pernambuco. Em breve publicaremos o dia e local para que você possa receber o seu cartão.
Grata

Equipe Gestora

Série
Estudante
1MOD A
ALINE IASMIN DOS SANTOS

CARLA VANESSA DOS SANTOS OLIVEIRA

EDIMILSON LUCAS DOS SANTOS

ELIVELTON ALVES TAVARES

JOÃO PAULO SOUZA SILVA

JÔNATAS LOURENÇO DE MOURA GOMES

LWAN DA SILVA LIMA

Silvania Maria Ramos

WELLINGTON LUIZ NASCIMENTO DE OLIVEIRA

_________________________________________________________________

QUÍMICA - 14/04/2020
PROFESSORA: CARLA OLIVEIRA

ATENÇÃO ESTUDANTES!

Realize a atividade proposta e deixe-a em seu caderno para posterior apresentação ao professor.

Para acessar a atividade, clique  no link abaixo:




CONTINUE SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES E FIQUE EM CASA!
_____________________________________________

FÍSICA - 14/04/2020
PROFESSORA: CARLA OLIVEIRA

ATENÇÃO ESTUDANTES!

Assistam a vídeo aula disponível no link abaixo e, em seguida, realize a atividade proposta. Deixe em seu caderno para posterior apresentação ao professor.


Para acessar a atividade, clique  no link abaixo:


CONTINUE SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES E FIQUE EM CASA!
_____________________________________________

ATIVIDADE DE BIOLOGIA
Prof. Renan Jr.                      14/04/2020

Olá, gente!
Depois de estudarmos a citologia (estudo da célula) agora é hora de conhecer os seus grupos - o tecidos (histologia). Para início de estudo, assistam a seguinte aula:

Semana que vem, adiantaremos um pouco mais. Até lá!   #ficaemcasa

_________________________________________________________________

MATEMÁTICA - 3ª ATIVIDADE
PROFESSORA: ELIZÂNGELA DEODATO

Escola São José
Aluno(a): .......................................................................................

                       Atividade de Matemática do 1° módulo

Assista esses  dois vídeos e responda essas questões : VAMOS TENTAR? TENHO CERTEZA QUE CONSEGUIRÃO!






1-  Resolva as equações a seguir:
a)18x - 43 = 65



b) 23x - 16 = 14 - 17x


2) Encontre o valor de x na equação a seguir: 3x26=x2
____________________________________________________________________

LÍNGUA INGLESA - 3ª ATIVIDADE
PROFESSORA: JOSENILDA VICENTE

VAMOS DE PROFISSÕES?


IDENTIFIQUE AS PROFISSÕES COM NÚMEROS DA LISTA  AO LADO.
USE UM DICIONÁRIO.
BOA PÁSCOA! FIQUE EM CASA !
______________________________________________________________________________________

EDUCAÇÃO FÍSICA - 2 ª ATIVIDADE
PROFESSOR: ERALDO GOMES

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS – EDUCAÇÃO FÍSICA
EJA MÉDIO, 1° MÓDULO
Ginástica


PROPOSTA DE ATIVIDADE

                PESQUISE E COPIE EM SEU CADERNO “AS MODALIDADES DA GINÁSTICA COM FINS FISIOTERAPÊUTICOS”, NO RETORNO ÀS AULAS, A ATIVIDADE SERÁ CONFERIDA.

_________________________________________________________________

SOCIOLOGIA - Prof. Renan Jr.
02/04/2020

Prezados(as) alunos(as), com base nas informações contidas neste site, clique neste link: https://www.significados.com.br/ciencias-sociais/ sobre Ciências Sociais, e escreva e responda no caderno as seguintes questões:

1 - O que são as Ciências Sociais?

2 - Quais são as três áreas das ciências sociais? (Defina cada uma!)

3 - Como se chama o profissional dos estudos sociais?

4 - Qual a diferença entre ciências sociais e ciências humanas?

Ao regressarmos, vou conferir os cadernos, heim! #ficaemcasa



FILOSOFIA- 2ª ATIVIDADE
PROFESSORA: CARLA OLIVEIRA

Aluno: ______________________________________________________
Série: 1º módulo                             turma:_______data: ___/___/___

2 Lista de atividade de Filosofia

No contexto filosófico, ética e moral possuem diferentes significados. A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade.
Os termos possuem origem etimológica distinta. A palavra “ética” vem do Grego “ethos” que significa “modo de ser” ou “caráter”. Já a palavra “moral” tem origem no termo latino “morales” que significa “relativo aos costumes”.
Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral.
Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau.
No sentido prático, a finalidade da ética e da moral é muito semelhante. São ambas responsáveis por construir as bases que vão guiar a conduta do homem, determinando o seu caráter, altruísmo e virtudes, e por ensinar a melhor forma de agir e de se comportar em sociedade.
1. Analise as afirmações abaixo:

I. Conjunto de normas que orientam o comportamento humano tendo como base os valores próprios a uma comunidade ou cultura.

II. Estuda os diversos sistemas morais elaborados pelos seres humanos, que busca compreender a fundamentação das normas e interdições próprias a cada um e explicitar seus pressupostos, ou seja, as concepções sobre o ser humano e a existência humana que os sustentam e significa “modo de ser”, “comportamento”.

As afirmações I e II referem-se respectivamente a:
a) A moral e a ética.
b) A códigos morais e a ética.
c) A valores e códigos morais.
d) A valores éticos e a ética.

2. Comente sobre as grandes questões que a ética procura investigar e responder nos dias atuais.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Bom desempenho
 _________________________________________________________________________
Língua Inglesa - 2ª Atividade
Professora: Josenilda Vicente



TEMA: ESTUDO  DAS PRONÚNCIAS DOS CUMPRIMENTOS E SAUDAÇÕES EM INGLÊS.

 AULA DE LEITURA- READING

Caros alunos!

Abram o link,  (http://www.cursandoingles.net/pronuncia_cumprimentos_ingles.html ) e apreciem com muita atenção, repetindo a pronúncia das saudações (GREETINGS)  em inglês.

Aproveitem para reforçar também a tradução.!

GOOD STUDIES!
GOOD HEALTH!

STAY AT HOME!
___________________________________________________

Escolher, ler, compartilhar!

Projeto Protagonismo Leitor na EJA 

Prezado Estudante,

Diante da situação de isolamento social, estamos dando um novo redirecionamento para serem desenvolvidas as atividades do projeto Escolher, ler, compartilhar! O protagonismo leitor na EJA.
Contamos com você para atingir o objetivo geral do projeto, que é estimular a leitura e a produção de textos. Vamos trabalhar com textos curtos, que você poderá ler pelo celular.
Vamos escolher!

1°- Acesse o site:
FÁBULAS
( imitadas de Esopo e La Fontaine)
Autor: Justiniano José da Rocha


2°- Escolha uma fábula e comece a ler

3°- Tirem fotos lendo e enviem para o zap: 999428620 ( Professora da Biblioteca, Soledade Vieira)

Lembretes:•Quando for tirar fotos, usar a blusa da escola ou uma blusa composta.
• Teremos 08 dias para ler e enviar as fotos.

Boa leitura!

 _____________________________________________________________________________
ATIVIDADE DE QUÍMICA - 2ªATIVIDADE
PROFESSOR: CARLA OLIVEIRA

ATENÇÃO ESTUDANTES!

Para não perdermos o ritmo dos estudos, convido-os a fazerem as leituras e, em seguida, responderem as questões propostas. Deixe-as em seu caderno para apresentação ao professor na volta as aulas.

https://drive.google.com/open?id=1Ht-kxJ9Lwr5gi98Y6VQa3mnE4wF7oRoO

SIGA AS ORIENTAÇÕES E FIQUE EM CASA!

___________________________________________________________________
ATIVIDADE DE FÍSICA - 2ª ATIVIDADE
PROFESSOR: CARLA OLIVEIRA

ATENÇÃO ESTUDANTES!

Para não perdermos o ritmo dos estudos, convido-os a fazerem as leituras e, em seguida, responderem as questões propostas. Deixe-as em seu caderno para apresentação ao professor na volta as aulas.



SIGA AS ORIENTAÇÕES E FIQUE EM CASA!
______________________________________________________________________________
Atividade de Língua Inglesa
Professora: Josenilda Vicente


Atenção Estudantes!! 

Em virtude da suspensão das aulas, por conta da COVID 19 enviaremos por aqui, algumas atividades para serem realizadas em casa e apresentadas ao professor na volta às aulas. Assistam o vídeo disponível no link abaixo  para o reforço dos cumprimentos em inglês: Greetings.



Em seguida, reforcem copiando e respondendo  a seguinte atividade:


Exercise 1

Text: Talking to the class
Teacher: Good morning, class!
Class: Good morning!
Teacher: My name’s Rose Silva. I’m your English Teacher.
Class: Hello, Miss Silva!
Teacher: Let’s call the roll…
               Number one?
Girl: Present!
Teacher: What’s your name, number one?
Girl: My name’s Amanda.
Teacher: Number two?
Boy: Present!
Teacher: What’s your name, number two?
Boy: My name’s Daniel. I’m Dan!
Teacher: Thank you, Dan!

1) Que expressão a professora usa para cumprimentar os alunos?
2) Em que período do dia a aula está acontecendo?
3) Com que frase, em inglês, a professora diz o seu nome?
4) Com que frase Rose diz a disciplina que vai lecionar?
5) Com que frase a professora pergunta o nome do primeiro aluno?
6) Com que expressão a professora agradece a Daniel?

7) Que cumprimentos usamos...
In the morning?__________
In the afternoon?_________
In the evening?_________
At night?__________

8) Quais cumprimentos podemos usar a qualquer hora do dia?
9)  Quando nos despedimos de alguém usamos...
a) à noite- __________
b) a qualquer hora do dia- ______


10) De acordo com as respostas ao exercício anterior, responda: Qual a diferença entre Good Evening e Good Night?

___________________________________________________
Atividade de Matemática
Professora: Elizângela Deodato

Atenção Estudantes!

Resolva essas atividades de acordo com o assunto estudado e deixe em seu caderno para apresentá-lo na volta às aulas.


1-             O número que, colocado no lugar de x, torna verdadeira a sentença   x  +  9  =  13   é:
a)             3       b)   4      c) 12   d) 21

2-             Resolva as seguintes equações:

a)               ×  +  5  =  8     b)  x    +  9  =  -1    c)  x  +  28  =  11      d)  x  -  109  =  5


 3-             Resolva as seguintes equações:

a)             2 x  =  20           b)  4 x  =  1            c)84  =  6 x       d) – 4 x  =  8


4-             Dada a equação  8 x  - 3  +  ×  =  5  -  2 x , responda:

a)             Qual é o 1° membro?                                          
b)             Qual é o 2° membro?
c)              Quais são os termos do 1° membro?
d)             Quais são os termos do 2° membro?

5-             Resolva as seguintes equações:

a)             X   =   7        b)     2 x    =  - 10   c)3  x   =  30
___             ______
  3              3       4


APÓS RESPONDER ENVIE PARA O EMAIL: eliz.deo18@gmail.com ____________________________________________________________
ATIVIDADE DE BIOLOGIA - Prof. Renan Jr.



          Prezados alunos e alunas dos primeiros módulos, prosseguindo com os temas propostos, dêem uma boa lida neste site (clique aqui) sobre A CÉLULA e (clique aqui) A CITOLOGIA - um assunto reforça e complementa o outro - buscando localizar cada parte nos esquemas apresentados. Semana que vem, publicarei, aqui no blog, um exercício acerca dos temas.

Acesse, imprima, responda e me entregue o exercício no retorno das aulas. Clique: Exercício 1º módulo.       31/03/2020.


Deus abençoe a todos e #ficaemcasa (se puder)!

_______________________________________________________________________________
ATIVIDADE DE FÍSICA
PROFESSORA: CARLA OLIVEIRA

Atenção Estudantes!

Como o conteúdo Movimento Uniforme já foi vivenciado em sala de aula, sugiro que assistam essa vídeo aula disponível no link abaixo para que possamos fazer uma revisão do conteúdo. 

Peço que aproveitem e façam em seu caderno as atividades que estão presentes ao final da vídeo aula.
Bons Estudos e continuem seguindo as orientações. FIQUE EM CASA!

https://youtu.be/OBkdQSY-gFA

_______________________________________________________________________________
Disciplina: Química
Professora: Carla Oliveira

Atividade de Química



1. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a um exemplo de matéria.
a. Água d. Ar
b. Madeira e. Arvore
c. Espaço

2. Classifique os sistemas abaixo em homogêneo ou heterogêneo
a. Água + gasolina: ________________________________
b. Areia + álcool: __________________________________
c. Água + sal de cozinha: _____________________________
d. Água + álcool: ___________________________________

3. Qual a diferença entre corpo e objeto? Dê exemplos.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. A água mineral filtrada (sem gás) é:

a) uma substância pura.
b) uma mistura heterogênea.
c) uma mistura homogênea.
d) uma substância composta.
e) um elemento.

5. O que você entende por “a matéria pode ser transformada, mas não pode ser destruída”

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



________________________________________________________________________________

1ª semana da quarentena
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUASTECNOLOGIAS – EDUCAÇÃO FÍSICA
EJA MÉDIO, 1° MÓDULO
Ginástica: Identificar, sistematizar, ampliar e aprofundar práticas alternativas de ginásticas: Holística

O QUE É A GINÁSTICA HOLÍSTICA?
A Ginástica Holística é, basicamente, um método de trabalho corporal baseado em movimentos de baixo impacto, que atuam em 3 níveis distintos:
1.            preventivo;
2.            terapêutico;
3.            pedagógico.
As técnicas utilizadas permitem que o indivíduo desenvolva suas capacidades perceptivas, sensoriais e motoras, trabalhando ao mesmo tempo com equilíbrio, respiração e musculatura.
Os exercícios levam em consideração a anatomia, a fisiologia e a biomecânica humana, sendo que os alunos têm a liberdade para experimentarem movimentos que solicitem novas respostas neuromusculares.
A prática foi criada pela médica alemã LilyEhrenfried (Berlim, 1896 — Paris, 1994), em meados do século XX, período em que diversos pesquisadores se dedicaram aos estudos da movimentação humana.

BENEFÍCIOS DA GINÁSTICA HOLÍSTICA
São quatro os principais benefícios que a Ginástica Holística:
1. Alívio das dores musculares e das articulações
Seja graças à prática de esportes ou em virtude de questões profissionais, quem sofre com as dores no corpo pode se beneficiar e muito das técnicas de Ginástica Holística.
A dinâmica dos exercícios se atém a técnicas leves e suaves, que visam a alongar e fortalecer o corpo, sem contar que auxiliam na prevenção ou no tratamento de algumas doenças, como osteoporose (enfraquecimento dos ossos) e tendinite (inflamações nos tendões).
2. Redução do estresse e da ansiedade
Outro benefício bastante claro é a redução do estresse e da ansiedade. Por treinar o controle da respiração e do equilíbrio, o aluno acaba aprendendo que pode utilizar esses conhecimentos para lidar com uma série de situações que normalmente levariam ao estresse e/ou à ansiedade.
3. Realinhamento da postura
Para quem se queixa de dores nas costas, a Ginástica Holística pode ser o remédio que faltava!
Acontece que muitos desses incômodos são causados pelo desalinhamento vertebral, que geralmente é resultado de péssimos hábitos em relação à postura ou graças a determinadas exigências profissionais.
Dessa forma, é preciso “reorganizar” a teia muscular — e isso requer um trabalho direcionado exclusivamente à coluna. Com aulas frequentes e bem administradas, é possível obter o realinhamento definitivo da postura.
4. Relaxamento da mente
A Ginástica Holística não envolve apenas a parte física, mas também a mental e espiritual. Os exercícios promovem um bem-estar extenso e duradouro, favorecendo o sono, a concentração e o equilíbrio emocional.

EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO

1º) O que é a ginástica holística?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2º) Quais os níveis de atuação da Ginástica holística?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3º) Quais os principais benefícios da ginástica holística?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

PODE RESPONDER E DEIXAR EM SEU CADERNO PARA POSTERIOR APRESENTAÇÃO AO PROFESSOR.