2º módulo



ATIVIDADE DE BIOLOGIA
Prof. Renan Jr.                      05/05/2020

Olá, gente!!!
Visto o reino monera, vamos conhecer agora o reino Protista. Para tanto acesse a vídeo-aula:

Semana que vem a gente exercita. Boa aula! Boa semana!
#ficaemcasa



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EDUCAÇÃO FÍSICA 29/04/2020
PROFESSOR: ERALDO GOMES


Atenção Estudantes!
Para acessar a atividade clique aqui.

https://drive.google.com/open?id=1yI7IA0UB5u8m1D3w0Mwc_Po4gIXi2wcR


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ATIVIDADE DE BIOLOGIA
Prof. Renan Jr.                      28/04/2020

Olá, gente!!!
Semana passada solicitei que respondessem um exercício acerca do reino monera. Agora, a título de curiosidade e ampliação de seu conhecimento, conheçam algumas das principais bacterioses (infecções causadas por bactérias) vendo o vídeo a seguir.



Espero que gostem! E, já sabem, se puder #ficaemcasa! 


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LÍNGUA INGLESA    28/04/2020
PROFESSOR: AFONSO TRAVASSOS


Atenção Estudantes! 

Dando continuidade as nossas atividades, segue a atividade de hoje. Fiquem bem e se puderem fiquem em casa!




NOME:____________________________________ II MÓDULO:_____

Adjetivos ( continuação)

Semana passada vimos os Adjectives. Vamos continuar e  enriquecer o nosso vocabulário?

Copie a tabela em seu caderno:

ADJETIVO                      OPPOSITES( ANTÔNIMO)
Tall – (alto)........................Short – (baixo)
Big – (grande)...................Small – (pequeno)
Rich – (rico)......................Poor – (pobre)
Long – (longo)..................Short – (curto)
Fat – (gordo).....................Thin – (magro)
Old – (velho).....................New – (novo -coisas)
Old – (velho).....................Young – (jovens - pessoas)
Good – (bom) ...................Bad – (mau)
Dirty – (sujo)......................Clean – (limpo)
Beautiful–(bonito)..............Ugly – (feio)
Wrong – (errado)................Right – (certo)
Cheap – (barato)................Expensive – (caro)


1)                    Escolha e assinale a tradução mais adequada para os termos em negrito.

A. Ela é muito legal.
(     ). Nice
(      ). Legal
(       ). Fine

B. O tempo está limpo.

(    ). Raining
(     ). Clean
(     ). Cloudy


C. Está barato. Não está caro.

(     ). Cheap / cost
(     ). Cheap / Low
(      ). Cheap / expensive

2) Reescreva a frase abaixo trocando as palavras em destaque para seu opposites (antônimo). Utilize a tabela. Siga o exemplo da letra A:

A)                  My friend is very shortMy friend is very tall
(Meu amigo é muito pequeno:     Meu amigo é muito alto.)

B)                   Your friend  is fat:________________________________
(Seu amigo é gordo: ___________________________________)
C)                   I am poor. : ____________________________________
           (Eu sou pobre:_________________________________)
D)                  Your car is very dirty:____________________________
      (Seu caro está muito sujo:___________________________)

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FÍSICA 28/04/2020
PROFESSORA: CARLA OLIVEIRA


Atenção Estudantes!

Para acessar a atividade clique aqui.

https://drive.google.com/open?id=1Dm8FI7i15MHgeNx1XWY9RwO-vLdx5EuN

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QUÍMICA 28/04/2020
PROFESSORA: CARLA OLIVEIRA


Atenção Estudantes!

Para acessar a atividade clique aqui.

https://drive.google.com/open?id=112GPBvxR4-4Dux-w1STNyyYIUrg2fL1c

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MATEMÁTICA 27/04/2020
PROFESSORA: ELIZANGELA DEODATO

Atenção!

Para acessar a atividade clique no link abaixo

https://drive.google.com/open?id=1l2z4n7DFyCPxgIYgDkpdVcMPltCcwjoo


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MATEMÁTICA 24/04/2020
PROFESSORA: ELIZANGELA DEODATO

Escola São José
Aluno (a):
Série:
Turma:

ATIVIDADE DE raciocínio lógico

1-     Joana tem 7 figurinhas e Mário tem 19 figurinhas. Para que Joana e Mário fiquem com a mesma quantidade de figurinhas, Mário tem que dar a Joana:
a)     13 figurinhas.
b)     12 figurinhas.
c)     9 figurinhas.
d)     6 figurinhas.
e)     5 figurinhas.
2- A negativa da afirmação "Todos os homens carregam todas suas malas" é
A)Todos os homens carregam apenas uma de suas malas.
B) Pelo menos um homem não carrega nenhuma de suas malas.
C) Todos os homens não carregam nenhuma de suas malas.
D) Pelo menos um homem não carrega todas suas malas.
E) Nenhum homem carrega todas suas malas.

3- Um professor de matemática aplicou aos seus alunos uma prova com 30 questões de múltipla escolha, cuja pontuação foi distribuída da seguinte maneira:
• as questões de 1 a 10 tinham valor de 3 pontos;
• as questões de 11 a 20 tinham valor de 4 pontos;
• as questões de 21 a 30 tinham valor de 5 pontos;
• cada questão errada pelo aluno, acarretava uma perda de pontos correspondente a 25% do valor da questão.
A fim de que nenhum aluno tivesse pontuação negativa nessa prova, o professor verificou que à nota final de cada um deles deveria ser somada uma quantidade de pontos, no mínimo, igual a

A) 3.
B) 5.
C) 15.
D) 30.
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EDUCAÇÃO FÍSICA 22/04/2020
PROFESSOR: ERALDO GOMES

Para acessar a atividade clique no link abaixo

https://drive.google.com/open?id=1_MSQp-J_LF9Wk1rgjDk3Rwxa_N8MJazN


____________________________________________________________________ MATEMÁTICA 22/04/2020
PROFESSORA: ELIZANGELA DEODATO

Escola São José
Aluno:
Série:
Turma:

ATIVIDADE DE MATEMATICA


Resolva as seguintes proporções :
1)     Sabendo que a + b = 55, determine a e b na proporção .



2)  A soma da idade do pai e do filho é 45 anos. A idade do pai está para a idade do filho, assim como 7 está para 2. Determine a idade do pai e do filho.


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ARTES - 22/04/2020
PROFESSORA: KATIANE




Copie em seu caderno e responda as questões para apresentação ao professor na volta as aulas.

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MATEMÁTICA 20/04/2020
PROFESSORA: ELIZANGELA DEODATO

Atenção Estudantes!

Para acessar a atividade de hoje clique no link abaixo.

https://drive.google.com/open?id=1fKzRQbBiDlMHTWQP3_eb_jkmCvhwz0m2

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ATENÇÃO SENHORES PAIS!
HORÁRIO PARA A ENTREGA DOS CARTÕES ALIMENTAÇÃO.

Nos dias 22/04 e 23/04 acontecerá a entrega dos Cartões/Alimentação para os pais e/ou responsáveis os alunos identificados na relação nominal postada anteriormente, de acordo com os horário descritos a abaixo

Solicitamos também que não leve acompanhante e compareça com sua máscara de proteção.
SE PROTEJA E NOS PROTEJA! um abraço
GRATA
EQUIPE GESTORA

22/04 

Manhã
08:00  às 09:30 h  EJA eTravessia
10:00  às 11:00 h  6 º Anos

Tarde
13:00  às 13:30 h  9 º Anos
13:40  às 15:30 h  1 º Anos

23/04

Manhã

08:00 às 09:30 h 8 º Anos
09:40 às 11:00 h 2 º Anos

Tarde

13:00 às 14:00 h 7 º Anos
14:20 às 15:30 h 3 º Anos 

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ATIVIDADE DE BIOLOGIA
Prof. Renan Jr.                      21/04/2020

Olá, gente!
Na aula anterior (se você não viu, desça a barra de rolagem desse feed de atividades até encontrar), postei uma aula sobre o reino monera.

Agora é hora de exercitar o que aprendeu. Clique AQUI, imprima e responda as questões deste exercício.

No retorno às aulas presenciais me entreguem para minha avaliação, heim!

Já sabem, #ficaemcasa, se puder!!!
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QUÍMICA 20 /04/2020
PROFESSORA: CARLA OLIVEIRA


ATENÇÃO ESTUDANTES!



Para acessar a atividade de Química, clique no link abaixo. Responda e envie para o e-mail 
accarla_oliver@hotmail.com



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Física  20 /04/2020
PROFESSORA: CARLA OLIVEIRA


ATENÇÃO ESTUDANTES!



Para acessar a atividade de Física, clique no link abaixo. Responda e envie para o e-mail 
accarla_oliver@hotmail.com


https://drive.google.com/open?id=1e9pbmlRr1-T3kLFsBOMjm7mFchiy9ebE

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ATIVIDADE DE LÍNGUA INGLESA    20/04/2020
PROFESSOR: AFONSO TRAVASSOS


NOME:______________________________________ MÓDULO II:

                        Vocabulário: ADJETIVOS

Responda a atividade em seu caderno e envie para o email afonso.tqx@gmail.com
Revisão: Os adjetivos (adjectives) são palavras que caracterizam os substantivos (seres, animais, objetos, etc). Essa caracterização pode expressar qualidade, defeito, estado ou condição.
Antônimo é a palavra cujo significado seja contrário, oposto ou inverso ao de outra
Sinônimo é a unidade significativa da língua que tem significado idêntico ou muito semelhante ao de outras
1. Traduza para o português os adjetivos abaixo:
a) fat
b) old
c) young
d) clean

2. Traduza para o inglês os adjetivos:
a) alto
b) bonito
c) pequeno
d) amável
e) rico

3) Relacione as colunas :
a) good                              (     ) barato
b) strong                           (      ) bom
c) bad                                (      ) forte
d) cheap                            (     ) mal
4) Com ajuda de um dicionário ou da internet enumere a segunda coluna com o seu ''antônimo''. Siga o modelo
Thin (magro) é antônimo de fat ( gordo)

a) rich      (  D ) fat
b) good    (  ) clean
c) dirty     (  ) bad
d) thin       (  ) poor
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MATEMÁTICA 17/04/2020
PROFESSORA: ELIZANGELA DEODATO

Escola São José
Aluno(a):
Série:         .                         Turma:

 

Vamos de Desafio Matemático?


1-             A mãe de Takada tem cinco filhos: Tanako, Taneko, Taniko, Tanoko.
Qual é o quinto filho? 



2-             Em janeiro de 2020 a capinha de celular da Viúva Negra custava R$20,00 . Ao final de cada ano, o valor aumenta 10% em relação ao valor que estava sendo vendido. Sabendo disso, quanto custará a capinha em Março de 2022?



3-             Uma pessoa se encontra no degrau na metade de uma escada. Sobe 5 degraus, desce 7, volta a subir 4 e depois mais 9 para chegar ao último degrau. Quantos degraus a escada tem?




Enviar as respostas das atividades para: eliz.deo18@gmail.com

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ATIVIDADE DE FILOSOFIA 16/04/2020
PROFESSORA: ADRIANE VALÉRIA


Atividade de Filosofia

Esta atividade deverá ser enviada para o seguinte e-mail: adriane.valeria@hotmail.com

1°) Pesquise em livros ou na internet sobre o seguinte tema: O Mito da Caverna.

ATENÇÃO! Para ser registrado no caderno!
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ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA 16/04/2020
PROFESSORA: ADRIANE VALÉRIA

Atividade de Sociologia

Essa atividade deve ser enviada para o seguinte e-mail: adriane.valeria@hotmail.com

1°) Faça uma pesquisa em livros ou na internet sobre o seguinte assunto: A vida em sociedade versus problemas sociais.

ATENÇÃO! Para ser registrada em seu caderno.

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MATEMÁTICA 15/04/2020
PROFESSORA: ELIZANGELA DEODATO

ATENÇÃO ESTUDANTES!

Respondas as questões de raciocínio lógico e deixe no seu caderno para apresentação ao professor!
Para acessar a atividade, clique no link abaixo

https://drive.google.com/open?id=1rmkc-oyOzHyWb4OqIekqTij9IqSwJWse

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ATIVIDADE DE ARTES 15/04/2020
PROFESSORA: KATIANE


Olá Estudantes!

Sou a Professora Katiane e assumi as aulas que eram ministradas pela Professora Silvana Gomes e, a partir de agora, nos comunicaremos por aqui. Em breve nos encontraremos pessoalmente.  Daremos continuidade ao planejamento iniciado pela professora Silvana. Então vamos lá!


Vocês farão a atividade abaixo e deixarão em seus cadernos para apresentação assim que nos encontrarmos. Um abraço!



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ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA 15/04/2020
PROFESSOR: ERALDO GOMES

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS – EDUCAÇÃO FÍSICA
EJA MÉDIO, 2° MÓDULO


Jogo: Compreensão dos diferentes jogos esportivos

JOGOS ESPORTIVOS
Jogos esportivos são atividades cujo fim é a diversão e o entretenimento dos participantes (denominados jogadores). A sua prática implica o respeito de uma série de regras que regem a dinâmica do jogo. Existem jogos nos quais participa um único jogador e outros onde participam vários, inclusive equipes.
Os jogos promovem o desenvolvimento de habilidades práticas e psicológicas, contribuindo simultaneamente para o estímulo mental e físico. Os jogos esportivos são atividades que combinam, em maior ou menor medida, diferentes facetas dos jogos e do desporto, como o entretenimento, o desenvolvimento físico, o estímulo mental, o desempenho e a competição. Resumindo, os jogos esportivos são entendidos como um tipo especifico de jogo que possui características parecidas com as do esporte, mas dele se diferencia por não ter a formalização institucional requerida, ou seja, os jogos esportivos não têm uma federação que oficialize regras e regulamente competições. Esses jogos supõem a comparação de desempenho entre adversários em uma determinada pratica motora, e também possuem regras, mas essas regras não podem ser consideradas oficiais no sentido exposto acima, já que normalmente são estipulados de acordo com os interesses e necessidades de um determinado grupo de praticantes. Os jogos esportivos são atividades com características de lógica interna similares aquelas dos esportes oficiais.

ATIVIDADE PROPOSTA
 
  APÓS A LEITURA DO TEXTO ACIMA, A PARTIR DO ENTENDIMENTO DESSE ESTUDO, PESQUISE AS DIFERENÇAS ENTRE OS JOGO ESPORTIVO E ESPORTE, E ESCREVA O FRUTO DESSA SUA PESQUISA EM PAPEL PAUTADO. PARA NO RETORNO ÀS AULAS SER ENTREGUE AO PROFESSOR.


CARTÃO ALIMENTAÇÃO!

Segue a lista com o nome dos estudantes que a princípio, receberão o cartão alimentação do Governo do Estado de Pernambuco. Aqueles estudantes que não constam dessa lista, devem aguardar as orientações da Secretaria de Educação de Pernambuco. Em breve publicaremos o dia e local para que você possa receber o seu cartão.
Grata



Equipe Gestora

Série
Estudante
2 MOD
AMANDA TAIS DA SILVA LOPES

ELTON FRANCO JUNIOR

TIAGO FERREIRA DE ARAUJO

WILLIENNE LARISSA NASCIMENTO DE FREITAS

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QUÍMICA - 14/04/2020
PROFESSORA: CARLA OLIVEIRA

ATENÇÃO ESTUDANTES!

Realize a atividade proposta e deixe-a em seu caderno para posterior apresentação ao professor.

Para acessar a atividade, clique  no link abaixo:




CONTINUE SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES E FIQUE EM CASA!
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FÍSICA - 14/04/2020
PROFESSORA: CARLA OLIVEIRA

ATENÇÃO ESTUDANTES!

Assistam a vídeo aula disponível no link abaixo e, em seguida, realize a atividade proposta. Deixe em seu caderno para posterior apresentação ao professor.


Para acessar a atividade, clique  no link abaixo:



CONTINUE SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES E FIQUE EM CASA!
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ATIVIDADE DE BIOLOGIA
Prof. Renan Jr.                      14/04/2020

Olá, gente!
Depois de estudarmos a Taxonomia e serem apresentados aos cinco reinos, agora é hora de conhecer um por um. Para início de estudo, estudaremos o Reino Monera. Para tanto, assistam a seguinte aula:


Semana que vem, adiantaremos um pouco mais. Até lá!   #ficaemcasa


ATIVIDADE DE LÍNGUA INGLESA - 13/04
  PROFESSOR: AFONSO TRAVASSOS

Responda atividade em seu caderno e envie as fotos para o email: afonso.tqx@gmail.com


NOME:__________________________________________ II Módulo:
Professor: Afonso Travassos


My Family
I am Bruce.
Eu queroapresentarminha family.
Peter is meu father.
Kate is meu mother.
Peter and Kate são meus pais
Johnny is meu brother and Andrea minhapequena sister.
Vocabulário:
I = Eu
Am = Sou
Is = é

1)            Responda as perguntasabaixo:
A)          Who is the father?( Quem é o pai?)
_______________________
B)           Who is the mother?( Quem é a mãe?)
_______________________
C)           Who is the brother?( Quem é o irmão?)
_______________________
D)          Who is the sister?( Quem é a irmã?)
___________________________

2)            Escreva:
a) Há quantos homens nessa família? _________
b) Há quantas mulheres? _____________
c) E quantas pessoas há nessa família? ________
3) Quem apresenta a família?
a.(   )Bruce
b.(   )Peter
c.(   )Johnny
d.(   )Andrea
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MATEMÁTICA - 3ª ATIVIDADE
  PROFESSORA: ELIZÂNGELA DEODATO

Escola São José
Aluno(a): .......................................................................................

                       Atividade de Matemática do 2° módulo

VAMOS TENTAR? TENHO CERTEZA QUE CONSEGUIRÃO!


1-        Uma escola possui 2500 alunos matriculados e 1200 foram selecionados para participar de um concurso de redação. Qual é a razão que representa o total de alunos selecionados?





2-        Uma loja de móveis fez o balanço da quantidade de sofás que foram vendidos. A razão entre o número total de sofás e o número de sofás vendidos foi de 8 para 5. Sabendo que na loja foram vendidos 10 sofás, calcule a quantidade total de sofás.





3- Encontre a razão entre:
a) 10 cm e 25 cm
b) 1 semana e 10 dias
c) 3 metros e 35 cm
d) 6 meses e dois anos


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EDUCAÇÃO FÍSICA - 2 ª ATIVIDADE
PROFESSOR: ERALDO GOMES

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS – EDUCAÇÃO FÍSICA
EJA MÉDIO, 2° MÓDULO
JOGOS


PROPOSTA DE ATIVIDADE

                PESQUISE E COPIE EM SEU CADERNO “OS CONCEITOS DE JOGOS DE SALÃO E DE JOGOS ESPORTIVOS”, NO RETORNO ÀS AULAS, A ATIVIDADE SERÁ CONFERIDA.


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LÍNGUA INGLESA - 3ª ATIVIDADE
PROFESSOR: AFONSO TRAVASSOS


NOME:_______________________________________ 2º MÓDULO_____
Professor: Afonso Travassos
Enviar a atividade respondida para o e-mail: afonso.tqx@gmail.com


01. Pesquise no dicionário a tradução do inglês para o português das seguintes
palavras:
a) show
b) happy
c) wizard
d) sky
e) brother
f) clean

02. Usando o dicionário, passe as palavras do português para o inglês:
a) esperança
b) beijo
c) jovem
d) mamão
e) campeão

f)frango
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SOCIOLOGIA- 2ª ATIVIDADE
PROFESSORA: ADRIANE VALÉRIA

Leia o texto a seguir e elabore um resumo destacando as principais ideias nele apresentadas.
Obs: Mínimo 10 linhas, deixar no caderno.

COMO SURGIU O SOCIALISMO?
No final do século XVIII, a Europa passava por um processo que gerou mudanças em todas as esferas da sociedade: a Revolução Industrial. Essa revolução não só modificou a economia dos países europeus, mas também causou grandes transformações sociais. Com a modificação dos meios de produção e, por consequência, o surgimento do ambiente fabril, o sistema capitalista entrava em uma nova fase: ele deixava de ser o capitalismo comercial mantido desde o século XV para assumir a forma de um novo capitalismo industrial. Com a crescente expansão das indústrias, as cidades cresciam rapidamente, sem qualquer planejamento. Ao mesmo tempo, muitos trabalhadores migraram do meio rural para as cidades, onde a produção fabril empregava a maior parte da mão-de-obra.
Enquanto isso, a sociedade europeia se dividia entre dois grandes grupos: de um lado, um proletariado que nada possuía além da própria mão-de-obra; do outro, uma classe burguesa que detinha a maior parte da riqueza produzida. Essa segregação social se refletia na organização da cidade, com os trabalhadores pobres sendo deslocados para as margens da área urbana, onde predominava a miséria.
Esse novo proletariado fabril encontrava-se sob as mais duras condições de trabalho, onde não existia qualquer meio legal de proteção: os salários eram baixos e as jornadas diárias de trabalho chegavam a 16 horas, não possuíam direito a nenhum dia de descanso; não existia limite de idade, as crianças trabalhavam desde cedo e os idosos não tinham direito à aposentadoria; além disso, contavam com péssimas condições de segurança no ambiente de trabalho.
Neste contexto de pleno desenvolvimento do capitalismo, mas ao mesmo tempo de rápido aumento da miséria, alguns intelectuais passaram a buscar alternativas que pudessem melhorar esse cenário social. Foi em resposta a esses problemas que pensadores criaram a teoria socialista, como um caminho para organizar uma sociedade onde não houvesse desigualdades. Os primeiros pensadores dessa corrente foram Saint-Simon, Charles Fourier e Robert Owen. Cada um à sua maneira, esses autores fizeram parte da primeira forma de apresentação da ideologia socialista, mais tarde denominada socialismo utópico.

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SOCIOLOGIA- 2ª ATIVIDADE
PROFESSORA: ADRIANE VALÉRIA

Leia o texto abaixo para responder as questões propostas:
O que é desigualdade social?
A desigualdade social é um processo existente dentro das relações da sociedade, presente em todos os países do mundo. Faz parte das relações sociais, pois determina um lugar aos desiguais, seja por questões econômicas, de gênero, de cor, de crença, de círculo ou grupo social. Essa forma de desigualdade prejudica e limita o status social dessas pessoas, além de seu acesso a direitos básicos, como: acesso à educação e saúde de qualidade, direito à propriedade, direito ao trabalho, direito à moradia, ter boas condições de transporte e locomoção, entre outros.
Sociedades em que as pessoas são diferentes, optam por vestir roupas de determinado jeito ou viver sua vida de maneiras diferentes não são formas de desigualdade. O fenômeno da desigualdade se manifesta no acesso aos direitos, como dito anteriormente, mas principalmente no acesso a oportunidades. De acordo com Rosseau, a desigualdade tende a se acumular.
Logo, determinados grupos de pessoas de classes sociais e econômicas mais favorecidas têm acesso a boas escolas, boas faculdades e, consequentemente, a bons empregos. Ou seja, vivem, convivem e crescem num meio social que lhe está disponível.
É um ciclo vicioso: esses grupos se mantêm com seus privilégios e num círculo restrito, relacionando-se social e economicamente por gerações a fio. A grande questão é: o que fazem aqueles que estão à margem dessa bolha social?

Perpetuação da desigualdade

As pessoas que são marginalizadas sofrem os maus efeitos da existência dessas bolhas sociais e econômicas, sem lhes ser concedidas oportunidades de vida, de estudo e de crescimento profissional da mesma maneira que às outras pessoas. Nesse sentido, quem é de uma família pobre tem menos probabilidade de ter uma excelente educação e instrução; assim, com baixo nível de escolaridade, terão destinados a si certos empregos sem grande prestígio social e com uma remuneração modesta, mantendo seu status social intacto.
Por essa razão, a meritocracia é um mito: não há como clamar que uma classe social alcança bons feitos por mérito, frente a outra que sequer consegue acessar as mesmas oportunidades. Um princípio do direito prega em tratar os iguais como iguais e os desiguais como desiguais, com o intuito de reconhecer como a força das vivências, dos locais de origens e da vida social tendem a se manter os mesmos por décadas.

Questões
1)      O que é desigualdade social? E o que ela determina? Explique.
2)      Como o fenômeno da desigualdade se manifesta?

3)      Pesquise no dicionário ou na internet o significado de meritocracia.
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QUÍMICA -  2ª ATIVIDADE
PROFESSOR: CARLA OLIVEIRA

ATENÇÃO ESTUDANTES!

Para não perdermos o ritmo dos estudos, convido-os a fazerem as leituras e, em seguida, responderem as questões propostas. Deixe-as em seu caderno para apresentação ao professor na volta as aulas.


SIGA AS ORIENTAÇÕES E FIQUE EM CASA!

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 FÍSICA  - 2ª ATIVIDADE
PROFESSOR: CARLA OLIVEIRA

ATENÇÃO ESTUDANTES!

Para não perdermos o ritmo dos estudos, convido-os a fazerem as leituras e, em seguida, responderem as questões propostas. Deixe-as em seu caderno para apresentação ao professor na volta as aulas.



SIGA AS ORIENTAÇÕES E FIQUE EM CASA!
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Atividade de Matemática
Professora: Elizângela Deodato

ATENÇÃO ESTUDANTES!!!

Resolva as atividades de acordo com o que foi estudado, para melhor rendimento segue o link do conteúdo: 

https://youtu.be/3fRPrvXJgY4

1)         A idade de Pedro é 30 anos e a idade de Josefa é 45 anos. Qual é a razão entre as idades de Pedro e Josefa?


2)         Uma caixa de chocolate possui 250g de peso líquido e 300g de peso bruto. Qual é a razão do peso líquido para o peso bruto?



3)         Pedrinho resolveu 20 problemas de Matemática e acertou 18. Cláudia resolveu 30 problemas e acertou 24. Quem apresentou o melhor desempenho?


4)         Uma equipe de futebol obteve, durante o ano de 2010, 26 vitórias, 15 empates e 11 derrotas. Qual é a razão do número de vitórias para o número total de partidas disputadas?


5) Calcule a razão do 1º para o 2º número, nos pares apresentados abaixo:
a) 30 e 50
b) 39 e 26
c) 3/8 e 6/5
d) 2/3 e 13/14

6) Numa sala com 50 alunos, 15 são mulheres. Determine:
a) a razão do número de homens para o número de mulheres.
b) a razão do número de mulheres para o total de alunos.
c) de cada 10 alunos, quantos são homens ?

d) de cada 20 alunos, quantas são mulheres ?

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ATIVIDADE DE BIOLOGIA - Prof. Renan Jr.



          Prezados alunos e alunas do 2º módulo, prosseguindo com os temas propostos, dêem uma boa lida neste site (clique aqui) sobre A TAXONOMIA - este conteúdo reforça o que abordamos em sala. Semana que vem, publicarei, aqui no blog, um exercício acerca do tema.

Olhem também estas informações complementares, clicando em Reinos para auxiliar a responder o exercício. 
Acesse, imprima, responda e me entregue o exercício no retorno das aulas.
Clique: exercício 2º módulo.    31/03/2020

Deus abençoe a todos e #ficaemcasa (se puder)!

_______________________________________________________________________________ Disciplina: Química
Professora: Carla Oliveira

Atividade de Química 

As soluções são misturas homogêneas, ou seja, que apresentam um aspecto visual uniforme com uma única fase que podem se apresentar nos estados físicos sólido, líquido ou gasoso, compostas por partículas menores que 1 nm e que são compostas basicamente por soluto e solvente. Devido às reduzidas dimensões das partículas que compõe as soluções, não é possível realizar a separação da mistura através dos processos tradicionais, como filtros por exemplo.
Soluto: O soluto é uma substância que está dispersa em um solvente, ou seja, é a substância que será dissolvida em um meio chamado solvente afim que formar uma solução qualquer desejada. Os solutos são normalmente compostos iônicos, mas podem se apresentar também como compostos moleculares polares.
Solvente: O solvente é uma substância onde o soluto é disperso, ou seja, é a parte que se apresenta em maior quantidade em uma solução e onde o soluto é dissolvido. O solvente mais utilizado é a água, que também é conhecido como solvente universal.
As soluções podem ser classificadas de diferentes maneiras, pelo estado físico em que se encontram, com relação à natureza do soluto ou ainda pela quantidade de soluto e solvente que compõe a solução.
Com relação ao estado físico de agregação em que se encontram, podemos classificar as soluções em:
Soluções sólidas: ouro 18 quilates, latão e outras ligas metálicas diversas.
Soluções líquidas: soro fisiológico, álcool comercial e água com açúcar.
Soluções gasosas: ar atmosférico entre outras misturas gasosas de interesse comercial.
Em casos onde todos os componentes da solução se encontram no mesmo estado físico, considera-se o soluto o composto presente em menor quantidade e solvente o composto presente em maior quantidade na mistura.
Com relação à natureza do soluto, classificamos as soluções em:
Soluções iônicas: São compostas de solutos iônicos, por exemplo, NaCl em água.
Soluções moleculares: São compostas por solutos de origem molecular, por exemplo, água com açúcar (C12H22O11 + água).
Há casos especiais onde há presença de compostos iônicos e moleculares compondo a solução, como o caso do ácido acético em água, que possui moléculas CH3COOH e íons CH3COO- e H+.
Com relação entre a quantidade de soluto e solvente que compõe a solução (saturação da solução), classificamos as mesmas em:
Soluções insaturadas: Possuem menor quantidade de soluto em relação à quantidade de solvente.
Soluções saturadas: Possuem a máxima quantidade de soluto em determinada quantidade de solvente.
Soluções supersaturadas: Possuem maior quantidade de soluto em relação à quantidade de solvente.

Use o texto acima como base para responder as questões

1. O que são soluções?
2. De exemplos de soluções solidas, liquidas e gasosas.
3. Como as soluções podem ser classificadas?
4. Defina soluções iônicas e moleculares
5. Em relação a quantidade de soluto, como podem ser classificadas as soluções?


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1ª semana da quarentena
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUASTECNOLOGIAS – EDUCAÇÃO FÍSICA
EJA MÉDIO, 2° MÓDULO
Jogo: Abordagem histórica dos jogos populares, de salão e esportivos

Conceituações de jogos
“O jogo define-se como uma atividade ou ocupação voluntária, em que o real e a fantasia se encontram” . Melo (1989, p. 61)
“O jogo é uma atividade física e/ou mental que favorece a socialização, e é realizado obedecendo a um sistema de regras, visando a um determinado objetivo". Ferreira (2003)
                “O jogo é uma atividade ou ocupação voluntária, exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias".  Huizinga,( 1999, p.33 )
“O jogo é uma invenção do homem, um ato em que sua intencionalidade e curiosidade resultam num processo criativo para modificar, imaginariamente, a realidade e o presente”   (COLETIVO DE AUTORES, 2009, p. 65).
Com base nos conceitos anteriores, podemos dizer que o jogo é:
“uma atividade física e/ou mental, de ocupação voluntária, inventada pelo homem que favorece a socialização, e é capaz de modificar, imaginariamente, a realidade e o presente. Essa atividade é vivenciada em determinados limites de tempo e espaço, sobre regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias.”

Historicidade dos jogos
                A arqueologia registra a presença dos jogos na humanidade desde 2600 a.C, fazendo este parte da atividade do homem mesmo que de forma intuitiva;
 Pré-história: jogos presentes como forma de lazer e de representar atividades cotidianas, além de servir como instrumento para passar herança cultural e conhecimentos entre as gerações.
- Idade Média: jogos proibidos pela Igreja de serem praticados na escola.
- Renascimento: com a Pedagogia Moderna, que estava baseada na participação lúdica e afetiva do aluno, mostra a importância do jogo no processo de ensino-aprendizagem.
- Atualidade: o jogo apresenta várias funções: instrumento educativo, meio de lazer, meio de expressar sentimentos e emoções etc.

Conceitos de jogos populares
                Os jogos ou brincadeiras populares fazem parte da cultura e são criados pelas pessoas ao longo do tempo passando de geração para geração. Nesses jogos, não existem regras fixas, elas podem ser criadas pelo grupo que está brincando e modificadas sempre que necessário. Para brincar, não são necessários materiais ou espaços específicos, podemos brincar em qualquer lugar. São aqueles conhecidos também como jogos de rua ou jogos tradicionais, que não exigem recursos materiais mais sofisticados, pois sua gênese está na cultura popular. Alguns jogos populares, com o passar do tempo, ainda conservam suas características iniciais, outros se modificaram, criando variantes.
Os jogos e as brincadeiras infantis populares propiciam o desenvolvimento da imaginação, o espírito de colaboração, a socialização e ajudam a criança a compreender melhor o mundo.
                Os jogos podem proporcionar grandes contribuições para a qualidade de vida. A dinâmica motora de alguns jogos e as suas práticas lúdicas possibilitam melhoria para a saúde do praticante. A ocupação do tempo livre com bom entretenimento favorece a um lazer prazeroso e canalizador de energias. As suas contribuições para o trabalho são inquestionáveis. Contribui com dinâmicas de convivência social, com o desenvolvimento do espírito de liderança e de cooperação. Os jogos se apresentam como “ferramenta de trabalho” de recreadores, ludo terapeutas, psicólogos empresariais, professores de Educação Física e outros.  

Historicidade dos jogos populares
                Os jogos populares são transmitidos pela oralidade, sendo desconhecida sua origem, e foram provenientes de fragmentos de romances, poesias, mitos e rituais religiosos. Logo, foram transmitidos de geração em geração, através do conhecimento empírico e permaneceram presentes na memória infantil.
                Verificamos que a maioria dos jogos populares tiveram sua origem ainda na antiguidade egípcia e greco/romana.
Na Idade Média, muitos jogos surgiram e outros foram modificados a partir das transformações na sociedade e nos indivíduos.


Exemplos de jogos populares
       Academia ou amarelinha 
       Queimado 
       Cabo-de-guerra 
       Esconde-esconde, manja
       Barra-bandeira ou rouba-bandeira
       Boca-de-forno
       Tá pronto, seu lobo? 
•     Passarás 
       Esconde a peia
       Adedonha ou stop
       Cabra-cega
       Quebra-panela
       Bola de gude
       Pobre e rica
       Sobra um
       O coelho sai

ATIVIDADE PROPOSTA: AMPLIAÇÃO DA VISÃO

Muitas crianças e adolescentes passam horas isolados
em seus quartos ou nas “Lans” jogando.

Assista: Counter-Strike: Global Offensive Trailer
Assista: Assassin's Creed 3 Gameplay Trailer - Legendado

            APÓS ASSISTIR OS VÍDEOS ACIMA, PRODUZA UM TEXTO A SER ENTREGUE NO RETORNO AS AULAS, ABORDANDO OS SEGUINTES TEMAS:
“Isolamento social, violência na tela e sedentarismo”.

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ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA 
PROFESSORA: ADRIANE

 Leia o texto a seguir e elabore um resumo destacando as principais ideias nele apresentadas.
 Obs: Mínimo 10 linhas



A família patriarcal no Brasil:




A família, como quaisquer outras instituições humanas, transformou-se ao longo do tempo. E em cada continente do planeta, em cada civilização e cultura específica, a estrutura da organização familiar assumiu formatos que se ajustaram às condições econômicas e sociais ou mesmo influenciou tais condições. Na história da formação da sociedade brasileira, especialmente no período da colonização do Brasil, o modelo de família que se formou foi o modelo patriarcal.
O modelo patriarcal, como o próprio nome indica, caracteriza-se por ter como figura central o patriarca, ou seja, o “pai”, que é simultaneamente chefe do clã (dos parentes com laços de sangue) e administrador de toda a extensão econômica e de toda influência social que a família exerce. A extensão
No Brasil, esse modelo de família começou a formar-se logo no primeiro século da colonização, século XVI, a partir da herança cultural portuguesa, cujas raízes ibéricas estavam, nessa época, fortemente vinculadas com o passado medieval europeu – sem contar a forte influência do modelo de patriarcado muçulmano, de quem os portugueses absorveram muitas características. As diversas regiões brasileiras, inicialmente divididas em capitanias hereditárias, foram controladas por poucas famílias que se apoderaram dos mecanismos de desenvolvimento econômico dessas regiões. O exemplo mais notório foi o das fazendas de engenho de açúcar no Nordeste brasileiro, especialmente em Pernambuco. Esse modelo atravessou séculos e, até os dias de hoje, pode-se perceber no Brasil traços desse tipo de dominação familiar regional.
O modelo da família patriarcal no Brasil gerou, assim, uma forma específica de organização social, que teve grande implicação em nossa organização política. Trata-se do “patronato político”. Você já deve ter ouvido falar nas aulas sobre República Velha da prática do “apadrinhamento” e do “clientelismo” por parte dos chamados “coronéis” — líderes políticos locais. Pois bem, essas práticas que consistem em “estender os domínios privados”, o âmbito familiar, para a esfera pública, para os domínios da atividade política, têm suas raízes no patriarcalismo.



ATIVIDADE DE FILOSOFIA 
PROFESSORA: ADRIANE


 Pesquisar sobre: As teorias socialistas

 PS: para ser feita no caderno.


ATIVIDADE DE INGLÊS  DIA 01/04/2020
PROFESSOR: AFONSO


Enviar a atividade para o email afonso.tqx@gmail.com



Every Day Life (O dia-a-dia)
Ted, Bob, Mary and Jane like sports.
They são new no clube
Ted likes football e Mary likes basketball
Jane likes tennis e Bob likes volleyball
E you? Qual é o seu favorite sport?

Vocabulário.
New: Novo
They: Eles
You: Você
Football:  Futebol.
Basketball: Basquete.
Volleyball: Vôlei.


Qual será o significado das palavras like e likes?
Trata-se do verbo to like = gostar, conjugado no presente simples.

EXERCISES

1) Agora chegou a hora de um novo tipo de exercício, trata-se de compreensão de
texto, copie em seu caderno.

1.2 .Ted, Bob, Mary and Jane:
a) (  ) like music
b) (  ) like sports

1.3. Ted likes:
a) (  ) football
b) (  ) volleyball

1.4. Mary Iikes:
a) (  ) basketball
b) (  ) tennis

1.5. Jane likes:
a) ( ) tennis
b) ( ) football

1.6. Bob likes:
a) ( ) basketball
b) ( ) volleyball
2) Complete a frase com o seu esporte favorito.
I like__________________
(Eu gosto de_____________)

3) Pesquise e escreve o nome de dez esportes em inglês. Use Google tradutor, sites ou dicionários

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